CURRÍCULO E ENSINO NA PRÁTICA DOCENTE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202502031126


Rosana Louzada Da Silva1
Ruth Leia Pinheiro dos Santos2
Maria Bárbara da Costa Cardoso3


Resumo

Esta produção visa analisar a relação entre currículo e ensino na prática docente, destacando como a construção e implementação do currículo impactam diretamente o processo de ensino e aprendizagem, bem como, pontuar concepções de currículo, identificar os desafios e as possibilidades que os professores enfrentam ao articular as diretrizes curriculares com as necessidades e especificidades do contexto escolar. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e utilização com análise de documentos curriculares e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de diferentes etapas da educação básica. As análises focaram em compreender como os docentes percebem o currículo e de que forma adaptam suas práticas pedagógicas para torná-las mais efetivas e significativas. Os resultados indicam que, embora o currículo seja uma ferramenta fundamental para a organização do ensino, sua aplicação depende de uma interpretação crítica e contextualizada pelos professores. Além disso, a flexibilidade curricular é essencial para atender às diversidades culturais, sociais e individuais presentes nas escolas. Conclui-se que a formação continuada dos docentes e a construção coletiva do currículo são estratégias indispensáveis para fortalecer a prática docente e promover uma educação de qualidade.

Palavras chaves: Currículo, Prática docente. Educação básica. 

ABSTRACT

This production aims to analyze the relationship between curriculum and teaching in teaching practice, highlighting how the construction and implementation of the curriculum directly impacts the teaching and learning process, as well as highlighting conceptions of curriculum, identifying the challenges and possibilities that teachers face when articulating curriculum guidelines with the needs and specificities of the school context. The methodology used was based on a qualitative approach, with a literature review and the use of analysis of curriculum documents and semi-structured interviews with teachers from different stages of basic education. The analysis focused on understanding how teachers perceive the curriculum and how they adapt their teaching practices to make them more effective and meaningful. The results indicate that although the curriculum is a fundamental tool for organizing teaching, its application depends on a critical and contextualized interpretation by teachers. In addition, curricular flexibility is essential to meet the cultural, social and individual diversities present in schools. The conclusion is that continuing teacher training and the collective construction of the curriculum are indispensable strategies for strengthening teaching practice and promoting quality education.

INTRODUÇÃO 

O currículo desempenha um papel central na organização do ensino, orientando os conteúdos, metodologias e objetivos que compõem a prática educativa. Ele não é apenas um documento técnico, mas também um reflexo das intenções pedagógicas e das demandas socioculturais de uma determinada época e contexto. Para os docentes, o currículo representa tanto um guia quanto um desafio, pois sua aplicação exige uma articulação entre as diretrizes oficiais e as necessidades específicas de seus alunos.

No entanto, a prática docente vai além de uma mera reprodução do que está prescrito nos documentos curriculares. Ela requer uma interpretação crítica e contextualizada, que permita ao professor adaptar o currículo à realidade da sala de aula, promovendo aprendizagens significativas. Nesse sentido, a formação continuada e o diálogo coletivo entre os profissionais da educação tornam-se indispensáveis para alinhar as práticas pedagógicas aos objetivos educacionais.

Este artigo busca explorar a relação entre currículo e ensino, analisando como os professores utilizam e adaptam o currículo em suas práticas cotidianas. Com base em uma abordagem qualitativa, discute-se a importância de um currículo flexível, que valorize a diversidade e possibilite a construção de uma educação inclusiva e transformadora.

IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA PRÁTICA DOCENTE

A importância do currículo na prática docente reside na sua influência direta e determinante na qualidade da educação que é oferecida aos estudantes ao longo de seu processo de aprendizado e desenvolvimento. O currículo desempenha um papel crucial como um guia estruturante que orienta e organiza o conteúdo a ser ensinado, as variadas estratégias de ensino que podem ser empregadas e os métodos de avaliação que poderão ser utilizados ao longo de todo o percurso educativo. Essa estruturação impacta de maneira significativa o processo de aprendizagem, moldando não apenas o que é ensinado, mas também como isso é apresentado e assimilado pelos alunos, facilitando a articulação entre teoria e prática (Lopes, 2024).

Compreender e valorizar essa importância é fundamental para promover uma atuação pedagógica que seja eficaz, relevante e verdadeiramente significativa, contribuindo assim para a formação integral dos educandos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Esse entendimento proporciona uma base sólida para a inovação e a melhoria contínua do ensino, levando em consideração a diversidade de estilos de aprendizagem presentes em cada turma. 

Segundo Dourado (2023), as teorias do currículo buscam compreender e analisar as diferentes concepções e práticas profundamente relacionadas ao currículo escolar e suas implicações no processo educativo. Essas teorias abrangem desde o currículo prescrito, que se refere aos documentos oficiais e diretrizes que estabelecem o que deve ser ensinado nas escolas, até o currículo em ação, que diz respeito à implementação dessas diretrizes na prática docente, ou seja, como os professores colocam em prática as orientações pedagógicas em suas aulas, e o currículo realizado, que se refere ao que é efetivamente aprendido pelos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem. 

É fundamental compreender essas teorias, pois elas são essenciais para a atuação do professor na sala de aula e ajudam a conduzir a maneira como o conhecimento é transmitido e assimilado pelos alunos, permitindo uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica.

CURRÍCULO PRESCRITO, EM AÇÃO E REALIZADO

O currículo prescrito corresponde aos conteúdos, objetivos e metodologias estabelecidos nos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são fundamentais para a construção de um sistema educacional coerente e alinhado com as diretrizes nacionais. Já o currículo em ação refere-se à forma como essas diretrizes e conteúdo são colocados em prática pelo professor, levando em consideração a realidade dinâmica da sala de aula e as necessidades diversas dos estudantes, que podem variar muito de acordo com suas experiências pessoais e contextos sociais (Bueno, 2024). 

Por fim, o currículo realizado diz respeito ao que de fato é assimilado e aprendido pelos alunos ao longo do processo educacional, considerando suas vivências, individualidades e também as interações que ocorrem durante o aprendizado e a influência que isso tem no desenvolvimento de suas competências e habilidades.

As abordagens tradicionais do currículo enfatizam fortemente a transmissão de conteúdos, padronização rigorosa e uma centralização do conhecimento que muitas vezes privilegia determinadas vozes e perspectivas. Em contrapartida, as abordagens críticas não se contentam com essa visão unidimensional e buscam questionar a pretensa neutralidade do currículo, abrindo espaço para a reflexão e discussão sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam o contexto educativo (Oliveira, 2021).

Enquanto a abordagem tradicional valoriza a autoridade do professor como um transmissor de saberes e dá ênfase nos conteúdos disciplinares, a abordagem crítica propõe uma interação mais dinâmica, promovendo a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Essa abordagem se concentra no diálogo significativo e na formação de um pensamento crítico que capacita os alunos a questionar e analisar o mundo ao seu redor, visando uma educação que seja verdadeiramente mais inclusiva e emancipatória.

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

O desenvolvimento curricular é um processo bastante dinâmico e continuamente em evolução, que envolve uma série abrangente de etapas importantes. Essas etapas incluem a fase de elaboração, a implementação efetiva e a avaliação criteriosa do currículo escolar. Esse processo metódico visa promover significativamente a melhoria da qualidade do ensino ministrado, levando em consideração as diversas necessidades e realidades dos alunos em suas singularidades, assim como as crescentes demandas e desafios da sociedade contemporânea (Duarte, 2021).

Essa preocupação com a adequação ao contexto social é fundamental para garantir que o ensino permaneça relevante e impactante. Além disso, o desenvolvimento curricular busca assegurar a coerência e a articulação entre os diferentes componentes curriculares. Isso inclui as diversas disciplinas, como matemática e literatura, bem como as atividades extraclasse, que enriquecem a formação dos estudantes. 

Proporcionando assim uma experiência educativa integrada e profundamente significativa para os estudantes, este processo se torna um pilar central na formação integral dos indivíduos. É essencial que o desenvolvimento curricular e suas adaptações levem em conta as inovações pedagógicas, as práticas de ensino modernas e as metodologias que possam ser aplicadas de forma eficaz, a fim de enriquecer ainda mais o aprendizado dos alunos, promovendo um ensino que não apenas informe, mas que também transforme e prepare os estudantes para serem cidadãos críticos e ativos na sociedade (Almeida, 2024). 

O planejamento e a organização curricular são etapas essenciais e imprescindíveis no processo de desenvolvimento do currículo educacional. Durante a fase de planejamento, os professores dedicam tempo para definir com clareza os objetivos educacionais a serem perseguidos, selecionam cuidadosamente os conteúdos que serão abordados, e escolhem os recursos didáticos mais apropriados. Além disso, estabelecem as estratégias de ensino que se mostram mais adequadas para cada situação específica (Almeida, 2024).

Já a organização curricular envolve uma série de ações como a estruturação minuciosa e sequenciamento lógico dos conteúdos abordados, a definição precisa da carga horária necessária para cada atividade, e a distribuição das diversas atividades ao longo do período letivo. Ambas as etapas são fundamentais e cruciais para garantir não apenas a eficácia do currículo, mas também para assegurar a promoção do aprendizado efetivo dos alunos ao longo de todo o processo educacional.

CURRÍCULO E DIVERSIDADE

O currículo e diversidade são temas interligados na prática docente, uma vez que a diversidade se faz presente de diversas formas e maneiras no ambiente escolar. Este aspecto é essencial a ser considerado por educadores e instituições que buscam oferecer um ensino de qualidade e que respeite as individualidades dos alunos. É fundamental que o currículo, em sua estrutura e na sua concepção, leve em consideração a pluralidade cultural, étnica, social e de gênero, assegurando a representatividade de todos os alunos, independentemente de suas origens familiares, culturais ou sociais (Souza, 2022).

A abordagem da diversidade no currículo não somente enriquece o processo educativo, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Isso acontece ao promover a valorização da pluralidade e o respeito às diferenças que existem entre os estudantes e suas realidades. Ao incorporar essas múltiplas perspectivas e realidades diversas, o ensino não só enriquece a formação dos alunos, mas também os prepara para um convívio harmonioso e respeitoso em um mundo que se torna cada vez mais diversificado e interconectado (Bernadino, 2021).

A educação deve, portanto, ser um reflexo dessa diversidade, permitindo que cada estudante se sinta parte ativa de sua comunidade escolar e, por extensão, da sociedade em geral. A educação inclusiva é um aspecto extremamente relevante e fundamental a ser cuidadosamente considerado ao desenvolver o currículo educacional, com o objetivo de garantir a participação plena e o aprendizado significativo de todos os estudantes, independentemente de suas particularidades (Bernadino, 2021).

Isso implica em criar um ambiente pedagógico que atenda de maneira eficaz às necessidades específicas de cada aluno, incluindo aqueles que apresentam deficiência, transtornos do espectro autista e outras condições que possam dificultar seu processo de aprendizagem. A abordagem inclusiva no currículo não apenas contribui para a promoção da equidade educacional, mas também assegura a garantia do direito à educação para todos os indivíduos, respeitando suas diferenças e potencializando suas capacidades. É essencial que as escolas implementem práticas que favoreçam a inclusão, proporcionando recursos e apoio adequados, para que todos os alunos se sintam valorizados e tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial máximo no ambiente escolar.

CURRÍCULO MULTICULTURAL

O currículo multicultural visa a incorporar uma ampla gama de diversas e ricas perspectivas culturais e étnicas no processo educativo, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda, bem como uma valorização significativa da diversidade cultural. Essa abordagem envolve a inclusão cuidadosa de conteúdos e práticas pedagógicas que representem de maneira fiel e respeitosa as diferentes culturas que estão presentes na sociedade. O currículo multicultural não se limita apenas a transmitir informações, mas também incentiva a reflexão crítica sobre identidade, diferenças, relações sociais e interações culturais (Martins, 2022).

Isso contribui, assim, para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e respeitosos da pluralidade cultural que caracteriza o nosso mundo contemporâneo. Além disso, essa abordagem educacional é fundamental para ajudar a construir um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor, promovendo a convivência harmoniosa e enriquecedora entre estudantes que vêm de diversas origens, etnias e crenças (Moreira, 2024).

A promoção da diversidade no currículo é essencial para preparar os alunos para um futuro em que as interações globais serão cada vez mais frequentes e necessárias. Assim, a educação multicultural não apenas enriquece a experiência escolar, mas também é uma ferramenta indispensável para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa. 

As tecnologias educacionais vêm desempenhando um papel cada vez mais crucial e significativo na elaboração do currículo escolar, proporcionando a integração eficiente de ferramentas digitais e recursos tecnológicos variados no processo de ensino e aprendizagem. A utilização dessas tecnologias no currículo educacional não só permite a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e atraentes, como também possibilita a personalização do ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno (Martins, 2022).

Além disso, a promoção da participação ativa dos alunos no desenvolvimento das atividades se torna uma realidade mais palpável, favorecendo um aprendizado mais engajado e colaborativo. Por meio da implementação dessas inovações tecnológicas, os educadores conseguem diversificar suas abordagens pedagógicas, estabelecendo uma conexão mais forte com os estudantes e estimulando seu interesse em participar ativamente do processo educativo.

Segundo Moreira (2024), a integração de tecnologias no ensino envolve a utilização de diferentes recursos, como computadores, tablets, softwares educacionais, internet, entre outros, de forma a enriquecer as práticas pedagógicas e expandir os horizontes do conhecimento. A inserção de tecnologias no ensino possibilita a criação de novas metodologias de ensino, a promoção da colaboração entre os alunos e o acesso a um vasto e diversificado acervo de informações e materiais didáticos.

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

O desenvolvimento do currículo, com certeza, está diretamente ligado à formação docente, pois os professores precisam estar adequadamente preparados para compreender, planejar e implementar o currículo de forma eficaz e proficiente. A formação docente abrange tanto a capacitação para lidar com as diversas e diferentes abordagens curriculares que existem, quanto a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, visando a melhoria contínua e efetiva do processo de ensino e aprendizagem. Essa formação é essencial para garantir que os educadores possam adaptar suas estratégias de ensino às necessidades dos alunos, contribuindo assim para um ambiente educacional mais dinâmico e inclusivo (Lima, 2024).

As competências e habilidades do professor no contexto curricular não se limitam apenas à simples execução de tarefas, mas envolvem uma série de aptidões essenciais. Essas aptidões incluem a capacidade de compreender as necessidades e as diferenças individuais dos alunos, levando em consideração que cada estudante possui um modo único de aprender e se desenvolver. Adaptar o currículo para promover a inclusão e a equidade entre os alunos é uma tarefa fundamental, pois garante que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado. Além disso, o professor deve utilizar estratégias de ensino inovadoras e eficazes, que estimulem o interesse e a participação ativa dos alunos nas atividades propostas (Nascimento, 2024).

É igualmente importante que o professor desenvolva habilidades de comunicação, que lhe permitam interagir de forma clara e compreensível com seus alunos, pais e colegas. A liderança e o trabalho em equipe são também habilidades indispensáveis, pois o educador deve gerenciar grupos e atuar em colaboração com outros profissionais da educação. Dessa forma, buscar sempre aprimorar sua prática pedagógica torna-se essencial para um ensino de qualidade.

Logo, as tendências e inovações curriculares representam a busca por práticas educacionais mais dinâmicas, flexíveis e adaptadas às necessidades dos estudantes. Isso pode envolver a implementação de novas metodologias de ensino, a inclusão de temas e conteúdos contemporâneos, a integração de tecnologias educacionais, entre outras estratégias inovadoras. A constante atualização do currículo é essencial para acompanhar as transformações na sociedade e no mundo do trabalho, proporcionando uma formação mais completa e relevante para os alunos.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

A integração de tecnologias no currículo educacional não só traz consigo oportunidades significativas, mas também desafios que são realmente importantes e que precisam ser superados de forma eficaz. Um dos principais desafios é a necessidade urgente de formação docente específica e continuada, que permita que os professores possam utilizar essas novas ferramentas tecnológicas de maneira eficaz e produtiva. Além disso, é essencial a garantia da infraestrutura adequada e necessária nas escolas, para que todos os alunos tenham acesso aos recursos tecnológicos indispensáveis para o aprendizado (Barboza, 2021).

Para isso, cada escola deve contar com computadores, acesso à internet, e outros recursos que possibilitem o uso dessas tecnologias de forma plena. Outro aspecto que não pode ser ignorado é a promoção de um uso crítico, consciente e responsável das tecnologias que estão disponíveis. Isso inclui educar os alunos sobre a segurança digital, a pesquisa crítica na web e a ética relacionada ao uso de tecnologias. Por outro lado, as oportunidades que surgem com essa integração são inúmeras e extremamente promissoras. Incluem, por exemplo, a ampliação do acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica (Nascimento, 2024).

Ademais, há também a inovação contínua no processo de ensino-aprendizagem, onde metodologias ativas e uso de tecnologias podem transformar a sala de aula tradicional em um ambiente mais dinâmico e engajante. Outro ponto relevante é a preparação efetiva dos alunos para o mundo digital e globalizado no qual estamos inseridos atualmente, o que é fundamental para que eles se tornem cidadãos críticos e atuantes. Portanto, é realmente essencial que as instituições educacionais e os educadores estejam sempre bem preparados para lidar com essas novas demandas que surgem de maneira tão rápida e constante no cenário atual.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, ao final deste trabalho, torna-se cada vez mais evidente a significativa importância do currículo na prática docente contemporânea, enfatizando a necessidade essencial de uma integração eficaz de tecnologias educacionais inovadoras. Além disso, ressalta-se a promoção da educação inclusiva e multicultural, que é um elemento vital para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa, bem como a reflexão crítica sobre as políticas educacionais existentes. É igualmente fundamental considerar as tendências e inovações curriculares, visando não apenas adaptar o currículo às constantes mudanças sociais, mas também ao desenvolvimento contínuo e profissional do docente. 

Diante dos múltiplos desafios e perspectivas discutidos neste contexto, é crucial que as considerações finais levem em conta a complexidade e a diversidade do cenário educacional atual. Assim, propõe-se a contínua reflexão e aprimoramento do currículo e do ensino, sempre na prática docente, buscando sempre melhores resultados e uma educação de qualidade para todos os alunos.

A adaptação do currículo às mudanças sociais requer uma análise crítica e reflexiva das demandas e desafios presentes na sociedade contemporânea. Isso inclui a consideração de questões como diversidade, inclusão, sustentabilidade, globalização, entre outros aspectos relevantes. A atualização do currículo para atender a essas mudanças implica não apenas na seleção de conteúdo, mas também na forma como o conhecimento é abordado e aplicado, estimulando a construção de competências e habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional dos estudantes.

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1Graduação em licenciatura plena em História pela universidade Federal do Pará – UFPA (2009).
Especialização em Metodologia de Ensino de história e geografia pelo Centro universitário internacional – UNINTER (2014). Graduação em pedagogia pelo centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2022). Mestranda no programa de pós-graduação em ciências da educação pela faculdade de ciências sociais interamericana – FICS.
2Graduação: Pedagogia (Universidade do Estado do Pará – UEPA). Especialização em Educação Infantil, UEPA. Mestranda em Educação pela FICS. Profissional: Especialista em Educação. Professora da rede estadual de ensino SEDUC PA.
3Doutora em educação -UFPA; Mestrado em educação _UFPA; Especialização em gestão escolar -UFPA.