REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202501261333
Abilio Jorge Cunha Macedo1; Arnaldo Oliveira Silva Junior2; João Santos Costa3; Josemilson Garcia Pereira4; Jubenilson Santos Castro5; Juventina de Jesus R. Amorim6; Mirian Dias Pacheco7; José Antonio da Silva8; Shirley Macedo Silva e Silva9
Resumo
Este presente trabalho trata da tecnologia como fator necessário a formação educacional e tecnológica para construção da cidadania O objetivo principal desse trabalho foi mostrar que atualmente, vivemos em uma sociedade tecnológica caracterizada pela interatividade. Podendo assim, perceber a importante continuidade na formação docente e discente, cidadã e os cuidados necessários no uso das tecnologias. Dessa maneira, pode-se perceber como os avanços tecnológicos alteraram não apenas as relações humanas, como também um dos setores mais importantes de uma sociedade democrática e republicana, a educação. A tecnologia tem sido utilizada no processo de ensino-aprendizagem como um auxílio ao aluno, para um enriquecimento das aulas e fixação do conteúdo apresentado. Dessa maneira, pode-se considerar que o uso continuo dos recursos tecnológicos, é um movimento crescente e atual, levando em conta, a necessidade do profissional da educação à constante formação e/ou atualização. Na construção deste, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, leitura de livros, artigos e diversos autores como por exemplo: (Kenski, 2003), (Lévy, 1999), (Pretto & Pinto, 2006), (Sêmola 2014).
Palavras chave: Educação. Tecnologia. Cidadania.
ABSTRAT
This present work deals with technology as a necessary factor in educational and technological training for the construction of citizenship. The main objective of this work was to show that we currently live in a technological society characterized by interactivity. Thus, being able to perceive the important continuity in teacher and student training, citizenship and the necessary care in the use of technologies. In this way, one can see how technological advances have altered not only human relations, but also one of the most important sectors of a democratic and republican society, education. Technology has been used in the teaching-learning process as an aid to the student, to enrich the classes and fix the presented content. In this way, it can be considered that the continuous use of technological resources is a growing and current movement, taking into account the need of the education professional for constant training and/or updating. In the construction of this, bibliographic research was used, reading books, articles and several authors such as: (Kenski, 2003), (Lévy, 1999), (Pretto & Pinto, 2006), (Sêmola 2014).
Keywords: Education. Technology. Citizenship.
1. Introdução
O presente trabalho vem trazer algumas informações sobre a influencia das tecnologias no processo educacional, bem como, a sua influência na cidadania e seus riscos no contexto educacional. A pesquisa foi bibliográfica, a partir de pesquisa e leitura de diversos artigos, livros e outros. O objetivo principal desse trabalho foi mostrar que atualmente, vivemos em uma sociedade tecnológica caracterizada pela interatividade. Podendo assim, perceber a importante continuidade na formação docente e discente, cidadã e os cuidados necessários no uso das tecnologias.
No entanto, é preciso compreender a necessidade do uso das TIC´s, no contexto educacional, podendo pensar na escola como elo fortalecedor entre a democracia e cidadania.
2. Educação e tecnologia
Presentemente, convivemos em uma sociedade tecnológica marcada pela interatividade. A internet, o principal mediador da comunicação do planeta, aproximou indivíduos e permitiu a troca de conhecimentos. As melhorias tecnológicas proporcionaram evolução quanto a promoção à informação, ou seja, às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Elas foram ao longo do tempo se modernizando e se inovando, tornando-se nos dias de hoje recursos indispensáveis fora e dentro da escola. Corroborando com o exposto, (KENSKI, 2003, p. 32), afirmou que:
A evolução tecnológica conduziu o desenvolvimento humano para usos que vão da memória fluida dos relatos orais às interfaces com as memórias tecnológicas registradas nos equipamentos eletrônicos de última geração. A tecnologia moderna reestrutura ainda mais profundamente a consciência e a memória, impondo uma nova ordem nos nossos modos de compreender e de agir sobre o mundo.
Dessa maneira, a tecnologia modificou a realidade do processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes passaram a utilizar o computador para organizar os trabalhos, dispõem de softwares de apresentação de slides para exposição de seminários e podem relacionar os conteúdos desenvolvidos na escola.
De modo, mais recente, o celular passou a ocupar importante atenção nas discussões nos encontros pedagógicas das escolas, à medida que possui uma série de aplicativos de acesso às redes sociais e a internet tornou-se um vilão no âmbito escolar. Contudo, sabemos que esses mesmos recursos são repetidamente utilizados no mundo do trabalho e, deste modo, não podem ficar à margem do processo de ensino e de aprendizagem. Não se trata de impedir ou não o uso das TICs, mas sim de que maneira elas serão utilizadas na rotina escolar de forma consciente e educativa.
3. Cidadania e educação tecnológica
Nos dias atuais, observa-se uma sociedade modernizada, tecnológica e globalizada. Aprende-se e produz ao mesmo tempo obrigando o indivíduo a estar em constante aprendizado para não ser forçado a sair do mercado de trabalho. A Internet, a rede das redes e os computadores dispõem suporte para que uma organização horizontal e colaborativa funcione “dando origem à inteligência coletiva, encarnada em um novo lugar, o ciberespaço”. (PRETTO & PINTO, 2006 p. 24). Por esta visão plural, todas as pessoas podem contribuir para melhorias e transformações sociais e globais tornando a rede Internet uma estrutura de organizações em rede. Vale à pena ressaltar que as pessoas no mundo contemporâneo, não se enxergam mais sem este recurso tecnológico. A rede Internet conectou mundos, encurtou distâncias e promoveu integrações.
Nesse contexto, pode-se pensar na escola como elo fortalecedor entre a democracia e cidadania. Fomentando processos de ensino e aprendizagem que facilitem essa integração, ancorando as TIC nesse contexto. A tecnologia possibilita a promoção da cidadania na medida em que há o acesso tanto à informação quanto ampliação do conhecimento.
Implantar as TIC na educação na busca de novas formas de organização social, além de inovadora, é uma maneira de amenizar as distâncias entre os mundos dos incluídos e dos excluídos digitais. Muitas oportunidades são criadas pela tecnologia, mas ainda existe a exclusão social e isolamento de indivíduos que não podem desfrutar dessas vantagens devido a inabilidade de competência ou falta de acesso conforme já mencionado antes. Isso pode derivar a exclusão social de indivíduos em oportunidades, impondo empecilhos no exercício pleno da cidadania numa sociedade de força democrática. Para compreender melhor a colocação, têm-se as disparidades de acesso dos menos favorecidos com pouca renda familiar, pessoas com idade mais avançada e pouca escolaridade, bem como moradores de regiões geográficas pouca assistidas.
4. As práticas digitais no contexto escolar
As reflexões em volta das práticas pedagógicas no âmbito escolar têm aceitado a produção de inúmeras investigações sobre a produção das culturas escolares. Com relação à escola moderna e atualizada, a imersão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) leva os pesquisadores da educação a investigar e discutir sobre a transformação dos modos como a escola ensina, e as configurações como os alunos aprendem no contexto dos avanços tecnológicos digitais.
O termo cibercultura pode ser compreendido como um conjunto de elementos adjuntos às formas de comunicação mediadas pelos espaços virtuais, ou seja, pelos ciberespaços. De acordo com Lévy (1999, p. 94), a cibercultura se desenvolve junto ao desenvolvimento dos ciberespaços que se constituem como “espaço da comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”.
No entanto, a produção de uma alteração significativa das práticas pedagógicas na escola não é garantida apenas pela introdução dos novos recursos tecnológicos, e muito menos no uso de técnicas de determinadas ferramentas. É preciso que a comunidade escolar procure compreender todo o potencial das inovações tecnológicas educacionais. Para isso, torna-se basilar que haja uma formação inicial e continuada dos professores de maneira sólida e comprometida. A escola também necessita estabelecer um projeto pedagógico com objetivos abertos, abrangendo as necessidades dos alunos no processo de aquisição do conhecimento produzido em uma sociedade cibercultural.
5. Os riscos do mal uso das tecnologias no processo educativo
As tecnologias da informação estão abertas a todos os usuários que delas precisam, sob alguma circunstância. Por isso, é essencial que todas as pessoas envolvidas com tecnologias, tenha plenos conhecimentos sobre o contexto e estejam hábeis a lidarem com os mais variados meios tecnológicos, pois, presentemente, a sociedade está cada vez mais se adaptando ao uso de tecnologias que potencializam a administração dos dados pessoais, mas o admirável não é apenas o acesso a essas tecnologias, mas a otimização do uso dessas tecnologias. Com isso, verifica-se que é fundamental ter uma segurança da informação concreta, pois ter eficiência nos seus três pilares que são a integridade, disponibilidade e confidencialidade, tornou-se indispensável para continuação de negócio da organização, pois a mesma depende consideradamente das informações retidas ao longo de seu funcionamento para realização dos seus processos triviais (SÊMOLA, 2014).
O ensino remoto deu início a esse movimento no período da pandemia e mostrou o quanto a tecnologia é importante no ambiente educacional. Para que esse processo de transformação aconteça com segurança, é imprescindível que as instituições de ensino implementem plataformas de segurança digital para armazenar as informações de alunos e professores.
6. Considerações finais
A tecnologia tem potencialidade transformadora e em um conjunto cujas conexões imaginárias são responsáveis pela movimentação em tempo real de um ventilar infinito de conhecimentos pode, efetivamente, propor novos caminhos para aprendizagem. Diante disso, pode-se considerar a relevância desse trabalho em mostrar a necessidade da tecnologia na construção do conhecimento e na formação cidadã dos indivíduos. Portanto, é inadmissível deixar de lado os recursos necessários a proteção dos dados pessoais e coletivos.
7. Referências bibliográficas
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
PRETTO, Nelson. PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e Novas educações. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 31, jan/abr. 2006.
SÊMOLA, M. Gestão da Segurança da Informação – Uma Visão Executiva – 2 ed. São Paulo: Elsevier, 2014.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.