REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102501250802
Mestranda: Marinalva Oliveira Sanches
Orientadora: Profª. Dra. Jaqueline Mendes Bastos
RESUMO:
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada no banco de dados da Capes, no site Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações, tendo como foco as produções acadêmicas relacionadas à atuação dos coordenadores pedagógicos na zona rural, identificando mudanças, desafios e estratégias adotadas no período de 2014 a 2024, com base em estudos comparativos. Propôs-se enquanto objetivo específico: a) investigar os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos na zona rural no período de 2014 a 2024, considerando fatores socioeconômicos, geográficos e culturais, b) mapear as estratégias pedagógicas implementadas pelos coordenadores para superar os desafios locais e melhorar a qualidade da educação na zona rural e c) comparar as práticas pedagógicas dos coordenadores no início e no final do período estudado, destacando avanços, retrocessos e aspectos que necessitam de aprimoramento. O levantamento identificou 15 (quinze) produções que, em geral, abordam questões ligadas à formação, práticas pedagógicas e desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos, com destaque para a precariedade das condições de trabalho, as dificuldades de acesso a recursos educacionais e a importância da formação continuada para lidar com as especificidades de trabalho. Os estudos também ressaltaram o impacto das políticas públicas educacionais no período, evidenciando avanços relacionados à inclusão digital e à valorização do trabalho pedagógico, mas também apontaram uma lacuna no que tange a elaboração de trabalhos da coordenação pedagógica em escolas rurais. Nestes termos, a análise comparativa demonstrou que, apesar de algumas melhorias, os desafios permanecem significativos, exigindo ações concretas para promover a equidade educacional e fortalecer o papel dos coordenadores pedagógicos como mediadores entre as demandas das comunidades rurais e as diretrizes educacionais. Esses resultados indicam a necessidade de ampliar as discussões sobre políticas específicas para a zona rural, com foco na formação de profissionais e na criação de estratégias adaptadas às realidades locais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Rural. Políticas Educacionais. Estratégias Pedagógicas. Coordenação Pedagógica.
INTRODUÇÃO
Historicamente, a identidade do profissional de orientação, supervisão e coordenação pedagógica sofreu alterações nas funções, modificações nas atribuições e recebeu diversas denominações ao longo do tempo. De acordo com Franco e Nogueira (2016) na década de 1950, as escolas públicas possuíam, em sua estrutura administrativa, cargos como orientação educacional, direção escolar, auxiliar de direção e supervisão (ou inspeção) pedagógica, sendo esta última desempenhada de maneira externa às instituições.
Nesse cenário, Franco e Nogueira (2016) enfatizam que a presença de múltiplos cargos administrativos, somada às funções previamente delimitadas dos docentes, impedia a consolidação da coordenação pedagógica como um espaço de atuação efetiva. Contudo, à medida que novas demandas surgiram no ambiente escolar, a figura do coordenador pedagógico se consolidou como essencial para integrar e articular a prática pedagógica. Esse profissional tornou-se estratégico para promover a qualidade do ensino e alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pelas políticas públicas, destacando-se como um agente fundamental no desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas.
Acerca das funções do coordenador pedagógico, Nascimento; Carvalho (2018) consideram ser de natureza complexa, posto que envolve diversas dimensões, dentre as quais citam-se “a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, a promoção do trabalho coletivo, a orientação e formação dos professores, a gestão e avaliação das práticas pedagógicas, entre outras” (Nascimento; Carvalho, 2018, p. 112). Assim, na atualidade, a coordenação pedagógica tem espaço consolidado nas escolas, sendo reconhecida como um importante agente de transformação e melhoria da educação. A sua atuação é fundamental para garantir a qualidade do ensino, a formação integral dos alunos e o desenvolvimento de uma escola democrática e participativa. Contudo, embora tenha conquistado espaço consolidado nas escolas, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido por esses profissionais.
Ressalta-se que a atuação dos Coordenadores/as Pedagógicos/as não deve ser limitada apenas à dimensão técnica, mas também deve incluir uma dimensão política e social, estando atento às demandas e necessidades da comunidade escolar, bem como aos desafios e dilemas enfrentados pela escola e pela educação em geral. Nesse sentido, os profissionais que atua na área devem estar atentos às questões relacionadas à inclusão, diversidade, equidade, dentre outras, buscando desenvolver estratégias que permitam a superação dos desafios e a promoção de uma educação de qualidade para todos.
Nesse sentido, este estudo busca responder a seguinte problemática: Quais são os principais desafios e estratégias adotadas pelos coordenadores pedagógicos na zona rural, considerando as peculiaridades locais e as mudanças ocorridas entre os anos de 2014 a 2024, e como esses fatores impactam a qualidade da educação?
De modo geral, o estudo busca enquanto objetivo analisar a atuação dos coordenadores pedagógicos na zona rural, identificando mudanças, desafios e estratégias adotadas no período de 2014 a 2024, com base em estudos comparativos. Em seus aspectos específicos, o trabalho busca: a) investigar os desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos na zona rural no período de 2014 a 2024, considerando fatores socioeconômicos, geográficos e culturais, b) mapear as estratégias pedagógicas implementadas pelos coordenadores para superar os desafios locais e melhorar a qualidade da educação na zona rural e c) comparar as práticas pedagógicas dos coordenadores no início e no final do período estudado, destacando avanços, retrocessos e aspectos que necessitam de aprimoramento.
METODOLOGIA
Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, escolhida por sua maior adequação aos objetivos e à problemática apresentada. De acordo com Chizzotti (2009), a abordagem qualitativa valoriza as múltiplas nuances envolvidas no processo de investigação, considerando os sujeitos como produtores de conhecimento e de práticas eficazes para lidar com os problemas identificados. Flick (2004) complementa que essa abordagem é orientada por ideias específicas, exigindo a escolha de métodos e teorias coerentes com o objeto de estudo. Além disso, ela privilegia as perspectivas e a diversidade dos participantes, demandando reflexividade contínua do pesquisador ao longo de toda a pesquisa.
Diante disto, a aproximação com o objeto de estudo bem como a produção de dados, as posteriores análises e construção de todo o conhecimento construído e sistematizado ao longo desta pesquisa deu-se a partir de um viés bibliográfico, que modo bem claro tratam-se de uma forma de produção de conhecimento proposto com base em referenciais teóricos já publicados, que possibilitam que o pesquisador parta de um conhecimento já existente para a “operacionalização no campo das hipóteses formuladas” (Minayo 2010, p. 61). Nesse sentido, o estudo ocorreu a partir da leitura de textos científicos produzidos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em sua preferência teses e dissertações nos bancos de dados da Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICIT) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior.
Destaca-se que a elaboração dos Estados de Conhecimento serve como uma ferramenta para mapear e compreender o conjunto de estudos existentes sobre determinado tema. Esse processo possibilita ao pesquisador uma visão abrangente das metodologias e abordagens já empregadas, aprofundando sua compreensão dos elementos constitutivos do campo de estudo, como contexto geográfico, temporal e sócio-histórico. Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021) ressaltam que os Estados de Conhecimento organizam sistematicamente o conhecimento acumulado até então, envolvendo a identificação, catalogação e classificação das informações disponíveis, essenciais para a análise reflexiva e a construção de uma síntese informativa sobre o acervo científico de uma área específica, delimitada por um período temporal.
Assim, essa abordagem metodológica é amplamente valiosa para diversos tipos de pesquisa, capacitando o investigador a se situar dentro do panorama atual de estudos sobre o fenômeno em questão, identificar lacunas no conhecimento e traçar caminhos para futuras investigações inovadoras.
Na etapa de busca da fonte de produção, buscando responder ao objetivo proposto neste estudo, com relação às produções acadêmicas-científicas ocorreu a busca e a seleção dos trabalhos de forma criteriosa, visando assegurar a relevância e a abrangência dos trabalhos analisados, optando-se pela inclusão teses e dissertações de mestrado cujos títulos, palavras-chave ou resumos estivessem diretamente relacionados à temática proposta, garantindo a pertinência e coerência dos estudos incorporados.
Na busca realizada no site da Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações, a partir dos descritores enunciados não resultou em nenhum trabalho encontrado. Assim, a pesquisa centrou-se unicamente em produções encontradas no site da CAPES. A primeira de busca realizada no banco de dados da CAPES, utilizando os descritores “coordenação pedagógica – educação do campo”, porém, não foram encontrados resultados relevantes. Da mesma forma, a busca com os descritores “coordenação pedagógica – Cametá” também não apresentou trabalhos que atendessem aos critérios do estudo. Ao realizar a busca com os descritores “gestão escolar – Cametá”, identificou-se apenas um trabalho, mas este não abordava a atuação do coordenador pedagógico no contexto do campo e tampouco se enquadrava no recorte temporal definido para a pesquisa.
Diante disso, optou-se por ampliar a busca utilizando o descritor “atuação da coordenação pedagógica”. Essa busca resultou em 316 produções, sendo 241 dissertações de mestrado e 44 teses de doutorado. No entanto, os trabalhos encontrados abrangiam o período de 1989 a 2022, o que exigiu a aplicação do filtro “ano” para delimitar a análise ao intervalo de 2014 a 2022, conforme os objetivos da pesquisa. Após o refinamento temporal, restaram 34 produções, sendo 18 dissertações e 11 teses, destas, as 15 (quinze) primeiras foram selecionadas para análise detalhada, por apresentarem potencial para atender aos critérios e objetivos propostos no estudo.
Para a seleção destas, adotou-se enquanto critérios de exclusão, foram removidas duplicatas para evitar redundâncias, e desconsideradas publicações fora do intervalo temporal estabelecido com anuência do orientador, assegurando a consistência temporal da análise. Também foram excluídos materiais que tratem de temas periféricos ou que não apresentavam alinhamento direto com os objetivos da pesquisa, garantindo uma análise concentrada e relevante para o campo de interesse. Tais medidas foram tomadas para manter a consistência e a atualidade dos dados analisados, priorizando apenas as contribuições que estivessem alinhadas com o escopo temporal definido para a pesquisa.
Os trabalhos catalogados encontram-se no quadro 01, a seguir:
Quadro 01. Estado da Arte
Título do trabalho | Autor | Ano | Tipo de trabalho | Area de Concentração | |
1 | Sistema de ensino e apoio pedagógico: perfil e atuação de Professores Coordenadores de Educação Especial do Núcleo Pedagógico – PCNP-EE – da rede estadual de educação de São Paulo | Cintia Souza Borges | 2022 | Dissertação | História, Política, Sociedade |
2 | Atuação da coordenação pedagógica nas turmas multisseriadas das escolas do campo no município de Cordeiros, Bahia: políticas e práticas | Marinêz Luz da Silva Nascimento | 2020 | Dissertação | Educação |
3 | Para além da implementação: o coordenador pedagógico como reformulador de política educacional | Antonio Jovem de Jesus Filho | 2022 | Dissertação | Educação |
4 | Orientação Técnica para Coordenadores Pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores | Michael de Oliveira Lemos | 2021 | Dissertação | Educação/Formação de Professores |
5 | Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da eja | Renato Antônio Ribeiro | 2014 | Dissertação | Educação, linguagem e tecnologias |
6 | O desenvolvimento da identidade profissional de professores e a atuação da coordenação pedagógica na sua promoção | Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel | 2021 | Dissertação | Educação/Teorias da Educação e Processos Pedagógicos |
7 | A atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do amazonas | Eliamara Nascimento de Lima | 2016 | Dissertação | Gestão e Avaliação da Educação Pública |
8 | Contributos do curso de pedagogia para a função de coordenação pedagógica: o que dizem pedagogos em atuação na rede de ensino do moreno-pe | Rosângela Dias Simões Nunes | 2017 | Dissertação | Educação |
9 | Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola | Lindinalva Ferreira de Queiroz | 2018 | Dissertação | Educação/Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem |
10 | Atuação dos orientadores pedagógicos nos centros de educação infantil da rede municipal de sorocaba | Sabrina Aparecida Galão | 2022 | Dissertação | Educação/Formação de Professores e Práticas Educativas. |
11 | A atuação do coordenador pedagógico nas escolas de ensino médio em tempo integral no programa escola do novo tempo | Luciana Regina Nobre | 2018 | Dissertação | Educação |
12 | A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à educação especial em escola profissional técnica | Vanessa Messias da Silva | Dissertação | Educação/Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. | |
13 | Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional | Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira | 2021 | Tese | Educação |
14 | Práticas de Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Atendimento Educacional Especializado no contexto de uma Escola Municipal: um estudo sobre a Inclusão Escolar | Teresa Cristina Coelho dos Santos | 2022 | Tese | Educação |
15 | Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental | Gerson Luiz Buczenko | 2017 | Tese | Educação |
Fonte: elaboração própria
Após a realização da catalogação na plataforma selecionada, os trabalhos identificados foram baixados em sua totalidade. A partir da leitura de seus resumos, foram coletadas informações relevantes, incluindo ano de publicação, autor, título, programa acadêmico, palavras-chave, objetivos, área de conhecimento, epistemologia adotada, metodologia aplicada e os principais resultados apresentados. Esse processo possibilitou organizar os dados de forma sistemática, favorecendo a identificação de padrões e singularidades nas produções analisadas, além de permitir uma compreensão mais aprofundada das abordagens teóricas e metodológicas predominantes. É importante ainda destacar que essa etapa foi fundamental para elaborar um panorama sobre as discussões relacionadas ao letramento digital e suas implicações no ensino da língua materna, considerando as diferentes perspectivas trazidas nos estudos.
Na etapa seguinte, dedicada à análise dos dados, foram adotados os pressupostos de Bardin (2016). A condução da análise baseou-se em categorias analíticas que, como afirmam Oliveira e Neto (2011, p. 164), “[…] provenientes das primeiras leituras sobre o tema do estudo, conceitos que estão nas discussões teóricas em torno do objeto de estudo”. Para organizar e examinar as categorias identificadas durante o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a técnica de categorização, que Bardin (2016, p. 145), descreve como “uma operação de classificação de elementos em um conjunto por diferenciação e, seguidamente, por reagrupamento segundo o gênero (analogia), com os critérios previamente definidos”. Assim, os dados foram inicialmente separados e classificados com base em características específicas, de acordo com os critérios estabelecidos.
Em seguida, os elementos foram agrupados em categorias que apresentavam semelhanças ou relações, aplicando o princípio da analogia. Assim os 15 trabalhos catalogados foram organizados em cinco categorias principais, refletindo as diversas áreas de enfoque da atuação da coordenação pedagógica a saber: Coordenação Pedagógica e Educação do Campo, Coordenação Pedagógica e Educação Especial, Coordenação Pedagógica, Formação Continuada e Identidade Profissional, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, e Coordenação Pedagógica e Políticas Educacionais.
As pesquisas voltadas a atuação de coordenadores pedagógicos foram organizadas e apresentadas de forma sistemática no Quadro 2, seguidas dos trabalhos que se encontram organizados nestas.
Quadro 2 – Categorias oriundas da análise das pesquisas referentes a atuação de coordenadores pedagógicos nos trabalhos produzidos entre os anos 2014 a 2024.
Categorias | Trabalhos |
Coordenação Pedagógica, Formação Continuada e Identidade profissional | – Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. – Orientação técnica para coordenadores pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores. – Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional. – Contributos do curso de pedagogia para a função de coordenação pedagógica: o que dizem pedagogos em atuação na rede de ensino do Moreno-PE. – O desenvolvimento da identidade profissional de professores e a atuação da coordenação pedagógica na sua promoção. |
Coordenação Pedagógica e Políticas Educacionais | – Para além da implementação: o coordenador pedagógico como reformulador de política educacional. – Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da EJA. |
Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar | – A atuação do coordenador pedagógico nas escolas de ensino médio em tempo integral no programa Escola do Novo Tempo. – A atuação dos orientadores pedagógicos nos centros de educação infantil da rede municipal de Sorocaba. – A atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. |
Coordenação Pedagógica e Educação Especial | – Sistema de ensino e apoio pedagógico: perfil e atuação de Professores Coordenadores de Educação Especial do Núcleo Pedagógico – PCNP-EE – da rede estadual de educação de São Paulo. – Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar. – A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à educação especial em escola profissional técnica. |
Coordenação Pedagógica e Educação do Campo | – Atuação da coordenação pedagógica nas turmas multisseriadas das escolas do campo no município de Cordeiros, Bahia: políticas e práticas. – Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental |
Fonte: elaboração própria
Com base no quadro 02, percebe-se que as categorias Coordenação Pedagógica e Educação do Campo contempla pesquisas que abordam o papel deste profissional em contextos rurais e áreas de proteção ambiental. Já a categoria Coordenação Pedagógica e Educação Especial destaca estudos voltados ao apoio pedagógico e à formação docente para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas. A categoria Coordenação Pedagógica, Formação Continuada e Identidade Profissional explora o desenvolvimento profissional, a formação continuada e a construção identitária dos coordenadores pedagógicos. Em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, os trabalhos analisam a relação entre a coordenação e as práticas de gestão no ambiente escolar. Por fim, a categoria Coordenação Pedagógica e Políticas Educacionais discute a atuação desse profissional na implementação e reformulação de políticas públicas voltadas à educação. Essas categorias demonstram a amplitude das contribuições acadêmicas sobre o tema e a diversidade de perspectivas apresentadas.
A categorização apresentada proporciona uma visão abrangente das principais áreas de destaque no campo de estudo, sendo fundamental para compreender as múltiplas abordagens e perspectivas adotadas nas pesquisas acadêmicas voltadas às práticas educativas orientadas pelos princípios dos direitos humanos. Além disso, essa análise evidencia tendências emergentes e os aspectos contemporâneos desse domínio do conhecimento.
Na fase final de elaboração do Estado do Conhecimento, foi desenvolvida a Bibliografia Propositiva. De acordo com Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), essa etapa consistiu em revisar o número de trabalhos catalogados, as categorias de análise identificadas, os principais achados da pesquisa, e, finalmente, apresentar as proposições do estudo, bem como novas sugestões que emergiram durante o processo. Os detalhes dessa última etapa serão explorados nos tópicos subsequentes.
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE PROFISSIONAL
Quadro 3- Trabalhos que compõem a Categorias Coordenação pedagógica, formação continuada e identidade profissional
Título do trabalho | Autor | Objetivos |
Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola. | Lindinalva Ferreira de Queiroz | Analisar os sentidos que emergem do discurso dos/as professores/as em processo de formação continuada centrada na escola sobre os saberes-fazeres do coordenador pedagógico |
Orientação técnica para coordenadores pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores. | Michael de Oliveira Lemos | Identificar como a formação via Orientação Técnica realizada pela Diretoria de Ensino é recebida pelos Professores Coordenadores Pedagógicos, na percepção deles; – – identificar como os Professores Coordenadores Pedagógicos se percebem a partir das Orientações Técnicas. |
Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional. | Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira | Compreender os processos de formação continuada e as perspectivas para o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico (CP) iniciante, a partir da análise de documentos e dos dados empíricos do sistema municipal de ensino de Paranaíba-MS. |
Contributos do curso de pedagogia para a função de coordenação pedagógica: o que dizem pedagogos em atuação na rede de ensino do Moreno-PE. | Rosângela Dias Simões Nunes | Analisar contributos do curso de Pedagogia para a atuação na coordenação pedagógica a partir do que dizem pedagogos em função na Rede Pública de Ensino do Moreno/PE. |
O desenvolvimento da identidade profissional de professores e a atuação da coordenação pedagógica na sua promoção. | Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel | Identificar componentes significativos da identidade profissional do professor conforme aparecem na pesquisa acadêmica; Compreender a importância dos saberes da docência no desenvolvimento da identidade profissional; Indicar, com base em estudos e pesquisas sobre atribuições do Coordenador Pedagógico, formas de atuação na escola que podem promover o desenvolvimento da identidade profissional de professores. |
Fonte: elaboração própria
A dissertação de mestrado “Escuta de professores e professoras sobre os sentidos da atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola”, de autoria de Lindinalva Ferreira de Queiroz, originou-se da seguinte problrmática: “Quais sentidos emergem dos discursos dos/as professores/as, em processo de formação continuada centrada na escola, sobre a atuação do coordenador pedagógico?”
A partir disto, Queiroz (2018) destaca que a formação busca destacar o processo colaborativo, a interlocução em torno das práticas, necessidades e interesses dos professores/as envolvidos na construção e gestão do plano de formação, sendo corresponsáveis pelo seu desenvolvimento. Assim, sua principal função é promover a criação de situações que possibilitam o desenvolvimento do pensamento e a adoção de novas formas de ação. “Essa modalidade de formação vislumbra a valorização do trabalho desses sujeitos e permite emergir uma legitimação de saberes que envolvem diferentes práticas que apontam concepções e teorias que norteiam tais práticas (Queiroz, 2018, p. 11).
Na realização desta pesquisa, a autora adotou como aspecto teórico-metodológico a Análise do Discurso, à luz das ideias de Orlandi, tendo como principal categoria para a análise dos dados – Sentidos –, que se entende como uma relação determinada do sujeito – afetado pela linguagem – em diálogos com a história, configurando-se como um ato de interpretação que possibilita estabelecer a relação do sujeito com a língua, a história e os sentidos, considerando que não há discurso sem sujeito. No campo empírico, a pesquisa foi conduzida em duas instituições de referência em ensino médio do município de Vitória de Santo Antão/PE, com a participação de nove professores de diferentes áreas do conhecimento.
Os resultados evidenciaram diversos significados atribuídos ao papel do coordenador pedagógico, incluindo: percepção de positividade; transmissor de conteúdos predefinidos pela Secretaria de Educação; confiança; mediador; valorizador do trabalho coletivo; desvios de função; submissão; cumplicidade voluntária ou involuntária; dependência pedagógica; descaracterização do coordenador como mediador dos processos de ensino-aprendizagem; protagonismo nas relações interpessoais; agente responsável pelo cumprimento de metas; e negação da função, manifestada pela ausência de liderança e falta de empatia com as atribuições da coordenação.
No que se refere à formação continuada no contexto escolar, foram identificados aspectos como canal de transformação, aprendizagem colaborativa entre pares e o distanciamento entre teoria e prática. Com base nesses achados, a autora conclui que o coordenador pedagógico permanece submetido, ainda que de forma inconsciente ou involuntária, a um sistema que oprime e marginaliza sua atuação, sustentado por uma lógica de performatividade em nome da qualidade educacional.
Adiante, a dissertação de mestrado de Michael de Oliveira Lemos, adotou como epistemologia as contribuições de Imbernón (2010), Zeichner (1993), Almeida (2019), Placco e Souza (2015b), Souza e Placco (2017), Silva (2019) e Pessoa (2015), dentre outros. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa qualitativa foi o fundamento dos instrumentos utilizados, com base nas referências de André (2017; 2018) e Lüdke e André (2018). Este estudo contou com dois instrumentos para a produção de informações: entrevista reflexiva (Almeida; Prandini; Szymanski, 2018; Szymanski, 2000) e questionário (Mielzynska, 1989).
Dentre os achados Lemos (2021) evidencia a importância das Orientações Técnicas para os Professores Coordenadores Pedagógicos, fato que é convalidado a partir das falas dos participantes do estudo, que oferecem subsídios para a construção das formações de educadores nas escolas, apresentando fundamentações teóricas essenciais aos Professores Coordenadores Pedagógicos e informando sobre as necessidades da SEE-SP. No entanto, os resultados destacam a necessidade de que essas Orientações sejam desenvolvidas com maior frequência, que as formações estejam mais alinhadas às realidades vivenciadas, priorizando a formação crítica e reflexiva, em vez de apenas transmitir informações. Além disso, a formação em cascata deve promover a reflexão em diferentes instâncias que impactam a prática pedagógica.
O terceiro trabalho, de autoria de Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira, trata-se de uma tese de doutoramento na área de Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp – Campus de Araraquara, cujo título é “Coordenador pedagógico iniciante: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional” ressalta que o coordenador pedagógico possui “uma importante função articuladora do e no processo de ensino e aprendizagem na instituição escolar” (Oliveira, 2021, p. 8).
A problemática que norteou a investigação foi: como se caracteriza a formação continuada e as perspectivas para o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico iniciante no sistema municipal de ensino de Paranaíba-MS? O quadro teórico adotado tem base nos estudos de Almeida, Day, Domingues, Fernandes, Gatti, Huberman, Marcelo Garcia, Marin, Nóvoa e Placco. Na construção metodológica, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa no campo educacional. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores pedagógicos iniciantes no município analisado, complementadas por uma análise documental. As fontes incluíram legislações e resoluções que abordam a formação continuada e o papel da coordenação pedagógica no sistema de ensino municipal de Paranaíba.
Os dados revelam que a capacitação contínua dos profissionais que ingressam na função de Coordenação Pedagógica (CP) é construída ao longo de sua atuação nas escolas públicas. Nesse processo, destacam-se como fatores determinantes para o aprimoramento profissional dos coordenadores em início de carreira: a formação continuada com foco no contexto escolar e/ou nas experiências práticas das instituições; o apoio de colegas mais experientes; a realização de estudos, pesquisas e leituras individuais; a análise de documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico e o regimento interno; as lembranças do trabalho de coordenadores pedagógicos que servem como inspiração; e as vivências adquiridas na docência. Essas e outras ações formativas, adaptadas à realidade de cada escola, são essenciais para que o CP desenvolva uma atuação mais eficaz, independente e integrada à dinâmica pedagógica da instituição.
No entanto, outras ações formativas são necessárias e devem ser consideradas para um desenvolvimento profissional mais abrangente e eficiente. Assim, é fundamental que redes e sistemas de ensino desenvolvam políticas públicas de formação continuada, com a criação de ações específicas para esses profissionais, sobretudo quando realizadas em colaboração com universidades, focando nos desafios enfrentados no cotidiano escolar.
Rosângela Dias Simões Nunes, na dissertação “Contributos do curso de pedagogia para a função de coordenação pedagógica: o que dizem pedagogos em atuação na rede de ensino do Moreno-PE”, adotou como base teórica os estudos sobre coordenação pedagógica, utilizando como referência autores como Aguiar (2002), Ferreira (2002, 2009), Pinto (2006, 2014), Vasconcellos (2013), Domingues (2015), Placco e Almeida (2015). O campo da pesquisa foi a Rede Pública de Ensino do município de Moreno, com a participação de 22 coordenadores pedagógicos, sendo 18 atuantes diretamente nas escolas e 4 na Secretaria de Educação. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários e realização de entrevistas, e a análise seguiu uma abordagem baseada em eixos temáticos, conforme proposto por Bardin (2011), abordando aspectos como o perfil dos profissionais que desempenham a função de coordenação pedagógica, as concepções sobre essa função e os contributos do curso de Pedagogia para a atuação dos pedagogos nessa área.
Nunes (2017) aborda a coordenação pedagógica como uma função de mediação e articulação entre professores e alunos. Os resultados da pesquisa destacam que a Rede Pública de Ensino do município de Moreno apresenta um perfil predominante de coordenadores pedagógicos, majoritariamente mulheres, com idade superior a 50 anos, formação em Pedagogia concluída até 2006 (ainda sob o formato de habilitações) e experiência tanto na docência quanto na função de coordenação pedagógica. Em relação à concepção de coordenação pedagógica, destaca-se a visão dessa função como mediadora entre o professor e o aluno.
No que tange aos contributos do curso de Pedagogia, além da experiência, foram mencionados tanto o curso quanto alguns componentes curriculares. Os resultados indicam que a vivência docente e em coordenação pedagógica em outras instituições desempenharam um papel relevante durante o curso, proporcionando um diálogo entre o referencial teórico estudado e a prática aplicada, incentivando a escolha por atuar nessa área. Assim, é possível afirmar que a Rede Pública de Ensino do Moreno reúne um grupo de coordenadores pedagógicos cujas concepções estão em sintonia com os debates contemporâneos e reconhecem a Pedagogia como uma base fundamental para o desempenho da função.
Por fim, o último trabalho analisado nesta categoria, trata-se da dissertação de mestrado de Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação. Linha de Pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. O trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás. Este estudo apresenta-se como uma pesquisa documental de caráter exploratório, com o intuito de explorar a temática da identidade profissional dos professores e as possíveis formas de seu desenvolvimento, especialmente através da atuação do Coordenador Pedagógico.
As buscas realizadas permitiram algumas conclusões relevantes: primeiramente, identificaram-se lacunas na formação inicial e continuada no que diz respeito aos elementos que constituem a identidade profissional docente. Em segundo lugar, destacou-se a predominância de desvios de função nas atribuições do Coordenador Pedagógico, frequentemente sobrecarregado com tarefas burocráticas, em detrimento do apoio e da assistência pedagógica aos professores. Por fim, os estudos consultados apontaram a valorização das atribuições pedagógico-didáticas do Coordenador Pedagógico, evidenciando a necessidade de fundamentação em conhecimentos teóricos e práticos da didática. Assim, Cruvinel (2021) conclui que a atuação do Coordenador Pedagógico é indispensável para a constituição ou reconstituição dos elementos da identidade profissional dos professores e que a Didática Desenvolvimental trata-se de um elemento central no âmbito escolar.
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Quadro 4- Trabalhos que compõem a Categorias Coordenação pedagógica e políticas educacionais
Título do trabalho | Autor | Objetivos |
Para além da implementação: o coordenador pedagógico como reformulador de política educacional. | Antonio Jovem de Jesus Filho | Analisar as repercussões do gerencialismo e da performatividade, materializadas no MMR, sobre a atuação do coordenador pedagógico da rede estadual paulista |
Rompendo barreiras: a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da EJA. | Renato Antônio Ribeiro | Refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada / em exercício dos professores da EJA. |
Fonte: elaboração própria
O estudo “Para além da implementação: o coordenador pedagógico como reformulador de política educacional”, Antonio Jovem de Jesus Filho, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional – da Universidade Municipal de São Caetano do Sul como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação ancorou-se nos conceitos de performatividade e gerencialismo, discutidos por Ball (2005), e na teoria de atuação (policy enactment), desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016).
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando levantamento bibliográfico e análise documental como principais métodos. A coleta de dados foi realizada por meio de grupos de discussão (GD), com o objetivo de explorar as concepções dos coordenadores pedagógicos sobre o MMR, analisar seu papel na gestão escolar, descrever as estratégias de atuação desses profissionais na implementação do MMR e identificar como se posicionam diante das exigências de desempenho e cumprimento das metas estabelecidas pela SEDUC através do programa. Para a análise dos dados empíricos, foi empregada a metodologia de análise de prosa (AP), buscando uma interpretação detalhada das informações coletadas.
Jesus Filho (2022) menciona que no cenário atual, marcado pelo avanço do neoliberalismo na educação pública brasileira e pela predominância da performatividade e do gerencialismo nas políticas educacionais formuladas pela SEDUC, este estudo teve como objeto o Programa Gestão em Foco – Método de Melhoria de Resultados (MMR). Baseado na concepção de gestão orientada por resultados, o MMR foi implementado gradualmente nas escolas da rede estadual paulista entre 2016 e 2019, ocasionando mudanças expressivas no planejamento escolar, na rotina das instituições, e nas práticas de gestão e ensino.
Dito isto, os resultados revelaram que os coordenadores pedagógicos da rede estadual paulista, embora pressionados a cumprir metas e atender às demandas de desempenho estabelecidas, não se limitam a agir como simples replicadores das diretrizes da SEDUC. Ao contrário, eles desenvolvem discursos autorais e adotam estratégias que recontextualizam o MMR, ajustando-o às particularidades e ao contexto escolar. Com base nas descobertas desta pesquisa, foi desenvolvido, como Produto Final, um Plano de Ação Pedagógica (PAP) focado na adaptação do MMR às particularidades da escola e na promoção da autonomia do coordenador pedagógico.
O estudo de Renato Antônio Ribeiro, apresentado ao Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás – UEG, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias, abordou a atuação do coordenador pedagógico e seu papel no suporte aos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco em uma escola localizada na cidade de Anápolis, dedicada exclusivamente a essa modalidade de ensino.
Para isso, a metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa, incluindo além de um estudo teórico, a realização de entrevistas com coordenadores pedagógicos da instituição, observação do cotidiano escolar e análise de relatórios elaborados por esses profissionais.
Segundo Ribeiro (2014), uma das principais atribuições do coordenador pedagógico é promover a formação continuada dos professores, além de orientar e supervisionar as atividades pedagógicas da escola, alinhando-as ao Projeto Político-Pedagógico.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa formação torna-se ainda mais crucial devido às particularidades do público atendido, que requer um atendimento pedagógico diferenciado. No entanto, a pesquisa identificou diversas barreiras para a atuação efetiva dos coordenadores na EJA, como a sobrecarga de trabalho, a priorização de tarefas burocráticas em detrimento das pedagógicas, e a falta de conhecimento sobre formação continuada. Além disso, a escassez de tempo foi destacada como o maior obstáculo, gerando insatisfação entre os coordenadores e fazendo com que questões secundárias muitas vezes sobreponham-se à função essencial de fomentar a formação docente em exercício.
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Quadro 5- Trabalhos que compõem a Categorias Coordenação pedagógica e educação especial
Título do trabalho | Autor | Objetivos |
Sistema de ensino e apoio pedagógico: perfil e atuação de Professores Coordenadores de Educação Especial do Núcleo Pedagógico – PCNP-EE – da rede estadual de educação de São Paulo. | Cintia Souza Borges | Verificar como se organizam as ações de apoio pedagógico na área da educação especial no sistema de ensino paulista, sobretudo, no que concerne à formação continuada; |
Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar. | Teresa Cristina Coelho dos Santos | Analisar como pesquisadora as práticas dos gestores, coordenador pedagógico e Atendimento Educacional Especializado de um contexto educacional de uma escola pública de Natal / RN, tendo como base a inclusão escolar. |
A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à educação especial em escola profissional técnica. | Vanessa Messias da Silva | Discutir a atuação do coordenador pedagógico na formação docente continuada relacionada à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola de ensino Profissional Técnico pertencente ao Centro Paulo Souza, no interior do estado de São Paulo. |
Fonte: elaboração própria
Cintia Souza Borges, na realização da pesquisa de mestrado “Sistema de ensino e apoio pedagógico: perfil e atuação de Professores Coordenadores de Educação Especial do Núcleo Pedagógico – PCNP-EE – da rede estadual de educação de São Paulo”, defendida em 2022, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, debruçou-se na análise da estrutura da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seduc-SP) especificamente no que compete ao apoio pedagógico para a formação continuada na área da Educação Especial, abordando ações centralizadas e descentralizadas. Em relação às ações centralizadas, a análise documental revelou a oferta de diversos cursos voltados para o “aprender a fazer”, caracterizados por superficialidade, falta de sequência e desconexão com a prática cotidiana dos profissionais da rede estadual. Além disso, o estudo evidenciou a relevância atribuída ao PCNP-EE (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Educação Especial) enquanto articulador entre as iniciativas dos órgãos centrais da Seduc-SP e as práticas das escolas vinculadas às Diretorias de Ensino.
Em relação às ações descentralizadas, os dados foram obtidos por meio de um questionário eletrônico aplicado em 2021 aos PCNP-EE, com 44 respostas, correspondendo a 49% dos profissionais que desempenhavam a função na época. Os achados mais relevantes apontam que: a) em termos do perfil profissional, a maioria é composta por mulheres, predominantemente brancas, com mais de 40 anos e com mais de 16 anos de experiência no magistério; b) no aspecto formativo e atuação, observa-se que, embora a maioria tenha formação em Pedagogia, há uma diversidade significativa nas atividades realizadas, com diferentes ênfases e pouca padronização, demonstrando a ausência de uma diretriz mais estruturada por parte da Seduc-SP nesse campo.
Dessa forma, a política de inclusão escolar de estudantes com deficiência na rede estadual paulista apresenta características marginais, refletindo também na atuação dos profissionais envolvidos. Esse cenário resulta em um campo de trabalho com menor regulação por parte da Seduc-SP, ficando amplamente sujeito às iniciativas individuais de cada PCNP-EE, conforme suas práticas e experiências.
Por conseguinte, a dissertação intitulada “Práticas de gestão escolar, coordenação pedagógica e atendimento educacional especializado no contexto de uma escola municipal: um estudo sobre a inclusão escolar”, de Teresa Cristina Coelho dos Santos analisou as práticas dos gestores, do coordenador pedagógico e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto de uma escola pública de Natal/RN, com foco na inclusão escolar. A autora argumenta que o processo inclusivo não busca eliminar boas práticas ou descaracterizar a escola, mas sim atender aos direitos fundamentais de inserção de todas as pessoas em uma instituição que historicamente excluiu grupos específicos, incluindo pessoas com deficiência. A abertura para todos os indivíduos e a afirmação de sua acolhida transformam a escola em um espaço verdadeiramente democrático e inclusivo.
Em seus aspectos metodológicos, a pesquisa foi conduzida em uma unidade da rede municipal de ensino de Natal, proporcionou uma imersão que revelou aspectos cotidianos muitas vezes ignorados, permitindo novas interpretações sobre práticas institucionais. Foi ainda adotada uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, com análise documental, observação, entrevistas e questionários. Na pesquisa, foi adotada uma formação com cinco participantes, cujos dados foram analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2010).
A pesquisa partiu do pressuposto de que as práticas integradas entre gestão escolar, coordenação pedagógica e AEE são fundamentais para a efetivação da inclusão em escolas regulares. Esse trabalho conjunto cria conexões entre os diversos segmentos escolares, contribuindo para a elaboração de projetos pedagógicos com base em princípios democráticos e inclusivos, atendendo alunos com e sem deficiência. Um processo formativo voltado à prática colaborativa pode fortalecer as interações profissionais e intrapessoais, promovendo atitudes que consolidem a inclusão escolar. Entre os principais autores que embasaram a discussão estão Freire (1983; 1987; 1986; 2000; 2004), Mantoan (1999; 2000; 2004; 2008; 2016; 2021), Martins (1988; 2000; 2003; 2004; 2020; 2021), Mittler (2003), Pires (2006; 2019; 2015), Silva (2006; 2014) e Stainback e Stainback (1999). As obras desses autores foram fundamentais para abordar temas como gestão escolar, democracia e inclusão.
O estudo apresenta um caráter propositivo, apontando direções para a transformação das práticas pedagógicas, especialmente no âmbito da gestão escolar, da coordenação pedagógica e do AEE, sob a perspectiva da inclusão. Ao mesmo tempo, provoca reflexões e questionamentos sobre a garantia do direito à educação para todos, conforme o artigo 205 da Constituição de 1988, frequentemente negado a estudantes com deficiência. Por fim, destaca a importância de fortalecer os princípios constitucionais de gestão democrática e inclusão por meio de práticas formativas no contexto escolar (Santos, 2022).
O último trabalho analisado pelo viés da articulação da atuação do coordenador pedagógico a Educação Especial, trata-se da dissertação “A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à educação especial em escola profissional técnica”, de Vanessa Messias da Silva, defendida em 2022, junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Campus de Araraquara, para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Linha de Pesquisa: Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas.
Silva (2022) ressalta que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na escola e, “especialmente, no que se refere à formação docente continuada, desenvolvendo projetos em conformidade com o projeto político pedagógico que visam ampliar o espaço de estudo, reflexão e discussão conjunta sobre a prática docente” (Silva, 2022, p. 12). Nesse sentido, os novos desafios e demandas enfrentados pelas escolas devem ser considerados na elaboração de propostas formativas. A Educação Especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, como realidade vivenciada pelas instituições de ensino, deve ser abordada na formação docente, com o objetivo de desenvolver novas práticas.
Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada de docentes em relação à Educação Especial, no âmbito da Educação Inclusiva, em uma escola de ensino Profissional Técnico vinculada ao Centro Paula Souza, no interior do estado de São Paulo. A formação docente apresenta diversas lacunas quando se trata de Educação Especial e Inclusiva, e essa situação se agrava ainda mais em um ambiente específico de ensino, cuja principal preocupação está voltada para a formação técnica e a preparação para o mercado de trabalho.
Por tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados o levantamento bibliográfico e documental, com foco nos descritores formação docente, coordenação pedagógica, Educação Especial e Inclusiva no Ensino Profissional Técnico. A construção dos dados empíricos foi realizada por meio do uso de entrevista semiestruturada. A entrevista foi conduzida com uma coordenadora pedagógica, e os dados do estudo de caso foram organizados com base na Análise de Conteúdo.
Os dados foram categorizados em eixos: a formação do coordenador pedagógico em relação à Educação Especial no Centro Paula Souza; o processo de formação continuada promovido pelo coordenador pedagógico aos professores em relação à Educação Especial; o compartilhamento de práticas de formação promovidas pelo coordenador pedagógico; e as possibilidades e limitações enfrentadas pelo coordenador pedagógico na promoção da formação continuada sobre Educação Especial aos professores de uma escola de ensino Profissional Técnico.
Como principais resultados, Silva (2022) identificou que, apesar da relevância da temática, ainda há pouca exploração nos processos formativos, uma vez que: há uma formação específica limitada destinada ao coordenador; enfrentam-se dificuldades para desenvolver ações efetivas de formação aos professores em um contexto marcado pela itinerância, contratação temporária e ausência de horário específico para reuniões sistemáticas; embora existam avanços legais significativos em relação à Educação Especial e Inclusiva, bem como na Educação Profissional Técnica, ainda são necessárias ações institucionalizadas para ampliar os espaços de formação a todos os docentes.
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR
Quadro 6- Trabalhos que compõem a Categorias Coordenação pedagógica e gestão escolar
Título do trabalho | Autor | Objetivos |
A atuação do coordenador pedagógico nas escolas de ensino médio em tempo integral no programa Escola do Novo Tempo | Luciana Regina Nobre | Analisar como os Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia concebem seu papel quanto à operacionalização do Programa Escola do Novo Tempo tendo em vista a reestruturação de suas atribuições |
A atuação dos orientadores pedagógicos nos centros de educação infantil da rede municipal de Sorocaba | Sabrina Aparecida Galão | Conhecer a perspectiva do Orientador pedagógico a respeito do seu papel profissional; Investigar os desafios, potencialidades e características do trabalho e vivências significativas sobre a atuação na área. |
A atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. | Eliamara Nascimento de Lima | Desenvolver um trabalho junto à Coordenação Adjunta Pedagógica do Ensino Médio, no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2016. |
Fonte: elaboração própria
O primeiro trabalho “A atuação do coordenador pedagógico nas escolas de ensino médio em tempo integral no programa Escola do Novo Tempo”, de autoria de Luciana Regina Nobre, sinaliza para o fato de que a atuação do profissional denominado Coordenador Pedagógico tem experimentado mudanças significativas, tanto em decorrência das alterações na formação inicial do Pedagogo Escolar, influenciadas por modificações na legislação, quanto em resposta às demandas decorrentes da implantação de políticas públicas, como a educação integral.
O estudo é uma pesquisa descritiva e exploratória, com fases bibliográfica e empírica, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por questões tanto abertas quanto fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco Coordenadores Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral no Estado de Rondônia, vinculadas ao Programa Escola do Novo Tempo. O lócus da investigação empírica abrangeu cinco Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral localizadas nos municípios de Alta Floresta, Ariquemes, Cacoal, Espigão D’Oeste e Rolim de Moura.
A pesquisa fundamentou-se nos postulados de autores como Gadotti (2009), Coelho e Maurício (2016), Costa (2008), Cavaliere (2002), Arroyo (2012) e Moll (2012), entre outros, que proporcionam subsídios para a reflexão sobre a educação integral em tempo integral. Em relação ao ensino médio em tempo integral, o estudo busca analisar a legislação vigente em níveis nacional e estadual para compreender o contexto da política educacional na qual os coordenadores pedagógicos investigados estão inseridos. Para delinear os fundamentos teóricos que embasam a atuação do coordenador pedagógico, foram utilizados textos de Lima (2001), Pimenta (2002), Libâneo (2004), Saviani (1999 e 2003), Martins (2007), Oliveira e Correia (2011) e Pinto (2011).
Com base nas respostas dos sujeitos da pesquisa, os resultados indicam que os Coordenadores Pedagógicos estão adaptando-se às bases teóricas e metodológicas que sustentam o modelo pedagógico atualmente utilizado nas escolas onde atuam, e apoiam seu papel no contexto escolar. Nesse sentido, Nobre (2018) conclui que com os resultados obtidos, que há uma necessidade de consolidação do papel do coordenador pedagógico, visando a implementação e o fortalecimento do projeto pedagógico das escolas de ensino médio em tempo integral.
O segundo trabalho trata-se da dissertação intitulada “A atuação dos orientadores pedagógicos nos centros de educação infantil da rede municipal de Sorocaba”, de autoria de Sabrina Aparecida Galão, defendida em 2021, junto ao Programa de Pós Graduação em Educação como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas.
A pesquisa fundamentou-se na Teoria Histórico-Cultural e envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com 5 Orientadores Pedagógicos que ocupam o cargo há mais de cinco anos. As informações coletadas destacam a importância do trabalho desses profissionais e abrangem diversas dimensões de seu papel na Educação Infantil, incluindo ações relacionadas ao planejamento, ao processo de ensino-aprendizagem e à formação de professores e auxiliares de educação.
Segundo Galão (2021), os principais desafios incluem lacunas na formação inicial, a ausência de formação continuada, a atuação em múltiplas unidades escolares e a realização de atividades que ultrapassam as funções relacionadas ao Orientador Pedagógico. As potencialidades do trabalho envolvem a criação de um ambiente escolar mais propício à observação do desenvolvimento infantil, fundamentado em estratégias pedagógicas implementadas pelos professores, além da formação de educadores e ações pedagógicas mais integradas com os agentes escolares.
Quanto às vivências, as participantes compartilharam momentos significativos de suas trajetórias profissionais, destacando a interconexão de aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Discute-se que, diante da complexidade da atuação do Orientador Pedagógico, é necessário valorizar esse e outros profissionais da Educação, especialmente os que atuam na Educação Infantil, reconhecendo que o trabalho do Orientador Pedagógico é crucial para a qualidade educacional oferecido na primeira infância.
O último trabalho analisado nesta categoria trata-se da dissertação de Eliamara Nascimento de Lima, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objeto de estudo foi a atuação dos coordenadores pedagógicos em relação aos desafios enfrentados no seu cotidiano e ao cumprimento de suas atribuições em três escolas do ensino médio pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 03 (CDE-03) da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM).
O referencial teórico está fundamentado nos estudos de Placco (2012), Souza (2012), Almeida (2012), Freitas (2000), Soares (2005), Strada (2014), Libâneo (1996) e Veiga (1995). A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos, gestores e professores, realizadas entre 7 de abril e 3 de maio de 2016. Com base nos dados coletados, foi elaborado um plano de ação educacional com o objetivo de aprimorar a prática do coordenador pedagógico, conforme orientações estabelecidas no Regimento Geral das Escolas Estaduais do Amazonas e no Manual de Orientações Pedagógicas da CDE-03, além de propor ações específicas para a gestão das três escolas investigadas.
- COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Quadro 7- Trabalhos que compõem a Categorias Coordenação pedagógica e educação do campo
Título do trabalho | Autor | Objetivos |
Atuação da coordenação pedagógica nas turmas multisseriadas das escolas do campo no município de Cordeiros, Bahia: políticas e práticas. | Marinêz Luz da Silva Nascimento | Investigar quais as políticas educacionais direcionadas para as escolas multisseriadas e como estas estão sendo implementadas em Cordeiros/BA; |
Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental | Gerson Luiz Buczenko | Analisar se há articulação entre a tendência crítica de educação ambiental e a concepção de educação do campo, no trabalho do coordenador pedagógico de escola pública localizada em APA de manancial. |
Fonte: elaboração própria
A dissertação “Atuação da coordenação pedagógica nas turmas multisseriadas das escolas do campo no município de Cordeiros, Bahia: políticas e práticas”, produzida por Marinêz Luz da Silva Nascimento, no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) enquanto requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação buscou responder a institui a seguinte questão-problema: quais os desafios vivenciados pelo Coordenador Pedagógico nas turmas multisseriadas das escolas do campo do município de Cordeiros?
O trabalho fundamenta-se principalmente nas obras de Abrúcio (2010), Almeida (2018), Arroyo (1999), Azevedo (2007), Dubar (2005), Ferreira (2002), Fusari (1997), Franco (2008), Garrido (2006, 2008), Libânio (2004, 2017), Lukas Santos (2006), Vasconcellos (2002, 2007, 2013) e Veiga (2004). Como método de análise, o estudo utiliza a dialética, sob a perspectiva do materialismo histórico, com referências teóricas que abordam tanto essa abordagem quanto sua aplicação no campo das pesquisas em políticas educacionais, como Frigotto (2011), Gil (1999), Konder (2009), Kosik (1965), Marx (2007, 2011), Mészáros (2013), Minayo (2004) e Triviños (1987).
O estudo foi realizado na Rede Municipal de Educação, no Ensino Fundamental, em Cordeiros, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa envolveu a análise documental e o desenvolvimento de um instrumento de coleta de dados, composto por questionários e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da investigação foram quatro coordenadoras pedagógicas e seis professores que atuam em escolas do campo. Os resultados indicaram que ainda há uma ausência de clareza sobre a função dos coordenadores que trabalham com turmas multisseriadas nessas instituições, além da falta de políticas públicas que valorizem e reconheçam esses profissionais. Esse cenário reflete a situação nacional, na qual há uma necessidade urgente de legislações que reafirmem a identidade do coordenador como formador no âmbito das instituições educacionais. Por fim, para que o Coordenador Pedagógico desempenhe um papel eficaz, é fundamental o resgate de sua identidade profissional, bem como a implementação de programas de formação continuada.
Adiante, na tese “Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental”, de Gerson Luiz Buczenko, desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação, na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas – Elementos Articuladores da Universidade Tuiuti do Paraná.
O estudo investigou o trabalho pedagógico relacionado à educação ambiental, com foco no coordenador pedagógico das escolas municipais situadas no campo, inseridas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Manancial na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O problema de pesquisa foi formulado para avaliar, com base na aproximação entre a educação ambiental crítica e a educação do campo, quais tendências de educação ambiental são observadas no trabalho desse coordenador pedagógico em escolas públicas municipais localizadas em APA. A pesquisa concentrou-se em analisar se o coordenador pedagógico, diante da realidade escolar, conhece, compreende, adota e aplica a educação ambiental sob uma perspectiva crítica, em sua atuação junto à comunidade escolar.
A tese defendida por Buczenko (2017) aponta que a educação ambiental no contexto do coordenador pedagógico das escolas situadas no campo, localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de manancial, nos municípios de Piraquara e São José dos Pinhais, não se alinha com tendências críticas e emancipatórias. Além disso, não há uma integração entre educação do campo e educação ambiental, embora os discursos pedagógicos e os documentos nacionais contemplem a abordagem educacional crítica em ambas as temáticas – ambiental e “do” campo.
Com base nas análises realizadas, observou-se a ausência de articulação entre uma perspectiva crítica de educação ambiental, visto que essa não se manifesta no trabalho do coordenador pedagógico dessas escolas situadas no campo e em APA de manancial, cumprindo assim o objetivo geral proposto para a pesquisa. A partir da pergunta de pesquisa, verificou-se que prevalecem as macrotendências conservadora e pragmática ao tratar a educação ambiental na escola.
Dessa forma, reafirma-se a tese inicial de que a educação ambiental, no contexto do coordenador pedagógico das escolas situadas no campo, em APA de manancial nos municípios de Piraquara e São José dos Pinhais, se distanciada de tendências críticas e emancipatórias. Também foi identificado que, na realidade estudada, não há uma integração clara entre educação do campo e educação ambiental, apesar de os discursos pedagógicos e os documentos nacionais refletirem a presença da concepção educacional crítica nas duas áreas – ambiental e “do” campo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A pesquisa realizada se fundamentou em uma análise comparativa entre teses e dissertações relacionadas à atuação dos coordenadores pedagógicos na zona rural, com ênfase nos estudos realizados entre os anos de 2014 e 2024. Inicialmente, o levantamento foi realizado nos bancos de dados da Capes e da BDTD. No entanto, no banco de dados da BDTD, não foi encontrado nenhum trabalho com temática que se relacionasse diretamente ao objeto de estudo desta pesquisa. No banco de dados da Capes, foram catalogados 15 trabalhos, sendo 12 dissertações e 3 teses.
Após a leitura dos resumos dessas produções, foram coletadas informações relevantes, incluindo o ano de publicação, autor, título, programa acadêmico, palavras-chave, objetivos, área de conhecimento, epistemologia adotada, metodologia aplicada e os principais resultados apresentados. Posteriormente, os trabalhos foram categorizados em 05 categorias de análise, a saber: Coordenação Pedagógica e Educação do Campo, Coordenação Pedagógica e Educação Especial, Coordenação Pedagógica, Formação Continuada e Identidade Profissional, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar, e Coordenação Pedagógica e Políticas Educacionais. Essa categorização permitiu uma compreensão mais abrangente e detalhada das diversas abordagens e contribuições dos estudos sobre a atuação dos coordenadores pedagógicos na zona rural.
A análise dos principais achados na categoria “Coordenação Pedagógica, Formação Continuada e Identidade Profissional” revela que a formação continuada centrada na escola como um espaço colaborativo que valoriza a interlocução entre professores e coordenadores pedagógicos, promovendo o desenvolvimento de novos saberes e práticas. A atuação do coordenador pedagógico é posta enquanto fundamental na mediação entre teoria e prática, favorecendo a formação crítica e reflexiva, além de contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores.
Outro ponto destacado é a necessidade de superar desvios de função, como tarefas burocráticas, para garantir que o foco esteja no apoio pedagógico efetivo e na gestão das práticas educativas. Além disso, a integração entre teoria e prática na formação, bem como a articulação com políticas públicas, são apontadas como essenciais para um desenvolvimento mais abrangente e alinhado às necessidades da escola e seus profissionais.
A categoria “Coordenação Pedagógica e Políticas Educacionais” destaca a complexidade do papel dos coordenadores pedagógicos no cenário educacional atual. As pesquisas indicaram que, apesar das pressões para o cumprimento de metas e a gestão baseada em resultados, esses profissionais desempenham uma função central na adaptação e recontextualização das políticas educacionais às particularidades das instituições escolares. No primeiro estudo, observou-se a criação de um Plano de Ação Pedagógica (PAP) como estratégia para promover a autonomia e a adequação às necessidades locais. Já no segundo estudo, a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) revelou desafios adicionais, como a sobrecarga de trabalho e a escassez de formação continuada, impactando a efetividade da ação pedagógica. Em ambos os casos, os coordenadores demonstram capacidade de intervenção crítica, ajustando as políticas educacionais às especificidades dos contextos escolares, mesmo diante das limitações impostas pelas demandas externas.
A categoria “Coordenação Pedagógica e Educação Especial” evidencia desafios e possibilidades na atuação dos coordenadores pedagógicos no contexto da Educação Inclusiva. Tais pesquisas destacam que, apesar dos avanços legais e institucionais, ainda existem lacunas na formação docente e na implementação de práticas sistematizadas para a Educação Especial e Inclusiva.
A categoria “Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar” destaca a relevância desse profissional no aprimoramento e adaptação das práticas educacionais em diferentes contextos. Os estudos abordam desde a atuação em escolas de ensino médio em tempo integral, até centros de educação infantil e escolas do ensino médio, demonstrando a diversidade de desafios enfrentados pelos coordenadores pedagógicos. Em cada pesquisa, ficou evidenciado que esses profissionais não apenas implementam políticas educacionais, mas também recontextualizam e adaptam essas políticas às especificidades das instituições onde atuam. As conclusões apontam para a necessidade de valorização do papel do coordenador pedagógico, com foco na formação continuada, planejamento integrado e na consolidação de um projeto pedagógico alinhado às necessidades educacionais locais.
As pesquisas sobre a “Coordenação Pedagógica e Educação do Campo” destacaram desafios e complexidades enfrentadas pelos coordenadores pedagógicos em contextos específicos. Nos trabalhos situados nesta categoria foi evidenciado que a função desses profissionais ainda não é plenamente compreendida, especialmente nas turmas multisseriadas, onde a ausência de políticas públicas direcionadas à valorização e formação contínua compromete sua atuação. Para além disso, observou-se que as investigações destacam a necessidade de uma formação mais robusta e a valorização da identidade do coordenador pedagógico, a fim de enfrentar as especificidades educacionais do campo.
A análise dos estudos realizados entre 2014 e 2024 sobre a atuação do coordenador pedagógico em escolas do campo evidencia uma escassez significativa de pesquisas, especialmente na região norte e no baixo Tocantins. Observa-se que, apesar da crescente relevância da educação do campo, essa temática ainda não é amplamente abordada, limitando-se a poucos estudos, que geralmente focam em outras regiões do Brasil. A ausência de investigações nessa área na região norte, particularmente no município de Cametá, representa uma lacuna científica importante, considerando que a região é predominantemente composta por escolas do campo. Assim, a realização de um estudo sobre a atuação do coordenador pedagógico em escolas do campo em Cametá teria grande relevância acadêmica, contribuindo não apenas para o conhecimento teórico, mas também para a formulação de políticas educacionais mais ajustadas às necessidades específicas dessa região.
REFERÊNCIAS
BARDIN, Laurece. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: edições 70, 2016. Acesso em: dez 2024. Disponível em: <https://madmunifacs.files.wordpress.com/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf>.
BORGES, Cintia Souza. Sistema de ensino e apoio pedagógico: perfil e atuação de Professores Coordenadores de Educação Especial do Núcleo Pedagógico – PCNP-EE – da rede estadual de educação de São Paulo.
CRUVINEL, Cinara Rejane V. A. O Desenvolvimento da Identidade Profissional de Professores e a atuação da Coordenação Pedagógica na sua promoção. (Dissertação de Mestrado). – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGE, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás, Goiânia, 2021.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
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GALÃO, Sabrina Aparecida. Atuação dos Orientadores Pedagógicos nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Sorocaba. Dissertação (Mestrado em Nome do Programa de Pós-Graduação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021.
JESUS FILHO, Antônio Jovem de. Para além da implementação: o coordenador pedagógico como reformulador de política educacional / Antonio Jovem de Jesus Filho – São Caetano do Sul – USCS, 2022.
LEMOS, Michael de Oliveira. Orientação Técnica para Coordenadores Pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
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