OS IMPACTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS COLÉGIOS MILITARES TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO

THE IMPACTS OF EDUCATIONAL MANAGEMENT AT THE TIRADENTES MILITARY COLLEGES OF THE MARANHÃO MILITARY POLICE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102501150927


João do Socorro Silva Rocha1
Ericson Robson de Sousa Santos2


RESUMO

Os impactos da gestão educacional nos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) é a temática deste artigo, vital para aprimorar a qualidade do ensino, englobando aspectos como planejamento, liderança e uso de recursos humanos. A gestão educacional deve ser colaborativa, promovendo a participação da comunidade escolar, influindo positivamente no desempenho acadêmico dos alunos. As escolas militares brasileiras, como os Colégios Militares Estaduais, destacam-se pela disciplina e formação cívica, com ênfase numa gestão que prioriza a formação docente e a adaptação às demandas educacionais contemporâneas. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os impactos da gestão educacional dos CMTs da PMMA e apresenta os seguintes objetivos específicos: descrever os aspectos históricos dos Colégios Militares no Brasil, identificar o contexto histórico e social dos CMTs da PMMA e apontar a contribuição dos CMTs da PMMA para a educação maranhense. Para o atingimento dos objetivos propostos, a metodologia deste artigo envolveu uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A revisão analisou publicações de 2015 a 2024, enquanto a pesquisa de campo aferiu dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre 2021 e 2023, sugerindo que boas práticas na escola, como metodologias ativas e suporte pedagógico adequado, são cruciais para o avanço educacional, destacando os impactos positivos dos CMTs da PMMA, evidenciando práticas de gestão eficazes.

Palavras-chave: Gestão Educacional. Colégios Militares. Desempenho escolar.

A gestão educacional é um campo crucial para o desenvolvimento de políticas e práticas que visam melhorar a qualidade da educação. Este tema abrange uma série de aspectos,incluindo planejamento, liderança, avaliação e o uso de recursos humanos, todos fundamentais para promover um ambiente de aprendizagem eficaz.

Segundo Abrucio (2018), a gestão educacional deve ser compreendida como um processo que envolve a articulação entre diferentes atores, como gestores, professores, alunos e a comunidade, visando a construção de um espaço educacional que responda às necessidades sociais e às demandas contemporâneas, de modo que, a articulação entre esses elementos é essencial para a criação de uma cultura escolar que favoreça a inovação e o desenvolvimento contínuo.

Sendo assim, a liderança educacional desempenha um papel central na gestão das instituições de ensino, fundamental para a implementação de mudanças e melhorias. De acordo com Pereira (2018), a liderança efetiva deve ser caracterizada por um estilo colaborativo, que incentive a participação de todos os membros da comunidade escolar.

Isso implica que os gestores educacionais precisam desenvolver habilidades de comunicação e de relacionamento interpessoal, além de serem capazes de motivar e engajar sua equipe. Em outras palavras, podemos afirmar que líderes que promovem um ambiente de trabalho positivo e colaborativo não apenas melhoram a satisfação e a retenção de professores, mas também impactam positivamente no desempenho acadêmico dos alunos.

Outro aspecto importante da gestão educacional é a utilização de dados para a tomada de decisões, de modo que, o uso de indicadores e avaliações sistemáticas permitem que as instituições identifiquem suas áreas de força e fraqueza, promovendo intervenções mais direcionadas.

Segundo Araújo et al. (2021), a análise de dados educacionais pode fornecer insights valiosos para o planejamento estratégico e para a avaliação de políticas educacionais. No entanto, os autores alertam que, para que essa prática seja eficaz, é necessário que os gestores tenham formação e acesso a ferramentas de análise que possibilitem a interpretação adequada dos dados coletados.

Importante destacar que a gestão educacional também deve considerar a importância da formação continuada dos profissionais da educação. A formação permanente é essencial para que os educadores possam se atualizar e aprimorar suas práticas pedagógicas, garantindo que suas abordagens estejam alinhadas com as novas demandas educacionais e as diretrizes curriculares.

Segundo De Oliveira Menezes et al. (2021), programas de formação continuada que são bem estruturados e que envolvem a colaboração entre educadores têm o potencial de gerar mudanças significativas na prática docente e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Assim sendo, a gestão educacional, ao priorizar a formação contínua, contribui para a construção de uma educação de qualidade e para o fortalecimento do sistema educacional como um todo.

Neste contexto, a presente pesquisa indaga qual é a relação entre as práticas de gestão educacional adotadas nos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) nos resultados acadêmicos e no comportamento dos alunos, tendo por objetivo geral analisar os impactos da gestão educacional nos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão e os objetivos específicos: (I) descrever os aspectos históricos dos Colégios Militares no Brasil; (II) identificar o contexto histórico e social dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão; (III) relacionar a contribuição dos Colégios Militares Tiradentes da PMMA para educação do Maranhão.

A pesquisa sobre os impactos da gestão educacional nos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão justifica-se pela relevância que essas instituições têm no cenário educacional maranhense. Os Colégios Militares no Brasil, ao longo de sua trajetória, têm se destacado por suas abordagens pedagógicas diferenciadas e pela ênfase na disciplina e na formação de cidadãos.

Compreender os aspectos históricos que permeiam a criação e a atuação desses colégios é fundamental para analisar como sua gestão educacional influencia o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, o contexto histórico e social específico do Maranhão deve ser considerado, uma vez que as características regionais podem impactar tanto na gestão quanto nos resultados educacionais.

Outro ponto importante que justifica esta pesquisa é a necessidade de identificar e relatar a contribuição dos Colégios Militares Tiradentes para a educação no Maranhão. Ao investigar como esses colégios têm impactado o desempenho acadêmico, a formação de valores e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho e a vida em sociedade, será possível não apenas reconhecer o papel dessas instituições na formação de cidadãos críticos e responsáveis, mas também contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à Educação e ao aprimoramento da Gestão Educacional no Estado. Essa análise poderá servir como referência para futuras discussões sobre a eficácia e a relevância dos Colégios Militares no sistema educacional brasileiro.

2  REVISÃO DE LITERATURA

A gestão educacional é um campo multidimensional que envolve práticas e teorias voltadas à administração das instituições de ensino. Segundo a UNESCO (2020), a gestão educacional inclui a implementação de políticas, práticas e processos que visam à promoção da educação de qualidade.

Essa gestão é crucial, pois a forma como as escolas são administradas pode afetar significativamente os resultados acadêmicos e o ambiente de aprendizagem. Sendo assim, a eficácia da gestão educacional depende, em grande parte, da capacidade de alinhar recursos, estratégias e objetivos educacionais.

A liderança educacional se destaca como um elemento-chave na gestão de instituições de ensino. Segundo Waham et al. (2020), a liderança eficaz é essencial para a melhoria do desempenho escolar. Líderes educacionais influenciam  o clima   escolar e a cultura organizacional, promovendo um ambiente colaborativo e motivador. A pesquisa de Laet et al. (2023) confirma que a liderança distribuída, onde as responsabilidades são compartilhadas entre a equipe, resulta em maior engajamento dos professores e em um impacto positivo nos alunos. Outra dimensão importante da gestão educacional é o planejamento estratégico, que segundo Laet et al. (2023), é uma ferramenta fundamental que permite às instituições estabelecer metas e direcionar seus esforços para alcançá-las.

O planejamento estratégico deve ser flexível, permitindo ajustes conforme as necessidades da comunidade escolar e as mudanças no contexto educacional. Além disso, a participação da comunidade escolar no planejamento é vital, pois garante que as decisões reflitam as necessidades e expectativas dos alunos, pais e professores.

Bauer (2019), afirma que a avaliação sistemática do desempenho escolar e das práticas pedagógicas fornece informações cruciais para a tomada de decisões. A utilização de dados para monitorar o progresso e avaliar a eficácia das estratégias implementadas permite que os gestores façam ajustes necessários para melhorar a qualidade do ensino, de modo que, é importante que as avaliações sejam utilizadas não apenas para medir resultados, mas também como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

A formação continuada de professores é outro componente essencial da gestão educacional, que para Bauer (2019), é fundamental para que os educadores se mantenham atualizados em relação às novas metodologias e tecnologias educacionais.

Programas de formação que promovem a colaboração entre professores não apenas melhoram suas práticas, mas também impactam positivamente na aprendizagem dos alunos, de modo que ,as instituições que investem na formação contínua de seus educadores conseguem implementar inovações pedagógicas de forma mais eficaz.

A integração de tecnologias na educação também é um tema relevante na gestão educacional. Conforme discutido por Pereira (2018), a tecnologia pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo novas oportunidades de interação e aprendizado. No entanto, a implementação eficaz das tecnologias requer uma gestão que priorize a formação dos educadores e o acesso equitativo aos recursos tecnológicos. Assim, é essencial que os gestores promovam um ambiente que favoreça a utilização das tecnologias de forma consciente e pedagógica.

Por sua vez, a inclusão e a diversidade são temas cada vez mais abordados na gestão educacional. Nestes sentido, a pesquisa de Moll e Barbosa (2019) ressaltam a importância de que as escolas sejam ambientes acolhedores que respeitem e valorizem a diversidade cultural, social e econômica dos alunos. A gestão educacional deve implementar práticas que garantam a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas origens. Isso envolve não apenas a adaptação do currículo, mas também a promoção de um ambiente escolar que celebre a diversidade e promova a equidade.

É importante destacar que as políticas públicas têm um papel significativo na gestão educacional, que para Abrucio (2018), a articulação entre as diretrizes governamentais e as práticas escolares é essencial para o sucesso das iniciativas educacionais. A formulação de políticas que considerem as especificidades locais e a realidade das instituições de ensino é crucial para garantir a efetividade das ações. Assim, a gestão educacional deve estar atenta às diretrizes nacionais, mas também às necessidades da comunidade escolar.

Os desafios enfrentados pela gestão educacional são diversos e complexos. Godoy e Machado (2011) apontam que a falta de recursos, a resistência à mudança e a desmotivação dos professores são obstáculos que dificultam a implementação de práticas de gestão eficazes.

Em outras palavras, para superar esses desafios, é fundamental que os gestores desenvolvam estratégias de comunicação e engajamento que promovam um clima escolar positivo e colaborativo. Isso inclui a criação de espaços para a participação da comunidade na gestão da escola, fortalecendo os laços entre a instituição e o entorno.

O futuro da gestão educacional está ligado à capacidade de adaptação das instituições às mudanças sociais e tecnológicas. Segundo Oliveira et al. (2021), a gestão educacional deve estar em constante evolução para responder às novas demandas do mercado de trabalho e às transformações sociais. Isso requer uma abordagem flexível que permita a implementação de novas metodologias e práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos alunos.

Portanto, é imprescindível que os gestores estejam abertos à inovação e dispostos a promover uma educação de qualidade que prepare os alunos para os desafios do futuro.

As escolas militares no Brasil, especialmente os Colégios Militares, têm uma longa tradição que remonta ao século XIX. Essas instituições são conhecidas por sua abordagem educacional diferenciada, que combina o ensino acadêmico com a formação cívica e moral dos alunos.

De acordo com Alves et al. (2018), a proposta pedagógica dos Colégios Militares é fundamentada em valores como disciplina, respeito à hierarquia e compromisso com a sociedade. Essa abordagem visa não apenas a formação intelectual, mas também o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais nos estudantes, preparando-os para serem cidadãos ativos e responsáveis.

A gestão educacional nas escolas militares é caracterizada por uma estrutura organizacional rígida e por procedimentos bem definidos. Segundo Martins (2019), essa organização hierárquica permite uma gestão eficiente dos recursos e uma clara definição de responsabilidades entre os educadores e a equipe administrativa. Além disso, a gestão das escolas militares prioriza a formação contínua de seus professores, promovendo programas de capacitação que alinham os docentes às diretrizes pedagógicas da instituição e às inovações educacionais.

Esta estratégia procura refletir a importância da gestão educacional para um ambiente escolar mais preparado para atender às demandas dos alunos e à complexidade do cenário educacional contemporâneo. Com as mudanças nas demandas educacionais e a crescente importância das habilidades socioemocionais, as escolas militares no Brasil devem se adaptar às novas realidades do ensino.

Por fim, de acordo com Ximenes et al. (2019), a inovação na gestão educacional é essencial para garantir que os alunos sejam preparados para os desafios contemporâneos e os colégios militares brasileiros tem a oportunidade de se tornarem modelos de excelência educacional, alinhando-se às necessidades da sociedade e contribuindo para a formação de líderes conscientes e responsáveis.

A metodologia adotada na pesquisa e a discussão da análise dos dados obtidos serão discorridos nos capítulos seguintes.

3  METODOLOGIA

A metodologia deste artigo sobre foi dividida em duas abordagens principais, a saber, a revisão bibliográfica e realização de pesquisa de campo. A primeira etapa consistiu em uma revisão bibliográfica sistemática que reuniu e analisou publicações acadêmicas relevantes sobre gestão educacional e os Colégios Militares no Brasil.

Foram selecionados artigos, livros, dissertações e teses publicadas entre 2015 e 2024, disponíveis em bases de dados como Google Scholar, Scielo e JSTOR. Essa revisão permitiu uma compreensão abrangente do estado do conhecimento sobre o tema, identificando as principais teorias, práticas e desafios enfrentados por essas instituições.

Em seguida, foi realizada uma da pesquisa de campo através de analise documental para coletar dados empíricos sobre a gestão educacional nos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A pesquisa envolveu análise de documentos da gestão pedagógica que envolveram os dados dos resultados dos trabalhos dos professores e alunos das instituições, visando entender suas percepções e experiências relacionadas à gestão educacional.

A escolha dessa abordagem qualitativa proporcionou uma visão mais aprofundada e rica sobre o funcionamento dessas escolas e suas práticas de gestão. Além disso, a aplicação de questionários permitiu coletar dados quantitativos sobre aspectos como satisfação, desempenho acadêmico e ambiente escolar, contribuindo para uma análise mais completa dos impactos da gestão.

Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, buscando relacionar os resultados da pesquisa de campo com as informações obtidas na revisão bibliográfica. A análise qualitativa permitiu identificar padrões e temáticas recorrentes nas experiências dos participantes, enquanto a análise quantitativa forneceu uma visão estatística dos aspectos abordados, possibilitando uma compreensão mais robusta dos efeitos da gestão educacional.

Sendo assim, essa abordagem integrada possibilitou uma análise mais rica e detalhada dos impactos      da gestão      educacional       nos Colégios                           Militares,     contribuindo para                   o desenvolvimento de recomendações que visam à melhoria contínua das práticas educacionais. A pesquisa foi realizada em cinco unidades dos Colégios Militares Tiradentes da

Polícia Militar do Maranhão, localizados em diferentes cidades do estado, a fim de garantir uma abrangência regional nas análises. Os colégios participantes incluíram o CMT I em São Luís, o CMT II em Imperatriz, o CMT III em Bacabal, o CMT IV em Caxias e o CMT V em Timon.

Essa escolha permitiu um levantamento diversificado das práticas de gestão educacional em contextos distintos, possibilitando a comparação de resultados e a identificação de particularidades e semelhanças nas abordagens adotadas por cada instituição. Assim, a pesquisa teve um caráter representativo e contribuiu para um entendimento relevante sobre os impactos da gestão educacional nos Colégios Militares Tiradentes do Maranhão.

4  ANÁLSE E DISCUSSÃO DE DADOS

A análise dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão revelam importantes insights sobre o desempenho educacional dessas instituições ao longo dos anos de 2021 a 2023. Ao observar a manutenção do índice do CMT I e o crescimento registrado no CMT II e CMT III, assim como a queda do CMT IV, torna-se evidente que a gestão educacional desempenha um papel crucial na formação e aprendizado dos alunos.

Essas variações nos resultados não apenas destacam as estratégias adotadas por cada colégio, mas também oferecem uma oportunidade para reflexões profundas sobre as práticas pedagógicas, os contextos socioeconômicos e os desafios enfrentados por cada instituição no cenário educacional atual.

O gráfico 1 apresenta os índices do IDEB dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, comparando os anos de 2021 e 2023. A partir dos dados, observa-se que o CMT I manteve seu índice de 6,9, o que indica uma estabilidade no desempenho educacional em comparação com o ano anterior. Essa manutenção é um indicativo positivo, pois sugere que a gestão educacional tem conseguido sustentar os resultados alcançados, mesmo diante de possíveis desafios enfrentados no contexto educacional.

Gráfico 1 apresentado ilustra os índices do IDEB.

Fonte: Colégio Militar Tiradentes V – MEC/INEP (2023).

No que diz respeito aos demais colégios, os dados mostram que o CMT II apresentou um leve aumento, passando de 6,8 em 2021 para 7,1 em 2023. Já o CMT III também registrou crescimento, com seu índice subindo de 6,6 para 7,3. Por outro lado, o CMT IV sofreu uma queda significativa, caindo de 6,2 em 2021 para 5,8 em 2023. Essa diminuição pode refletir mudanças na abordagem pedagógica ou desafios específicos enfrentados pela instituição, demandando uma análise mais aprofundada para entender os fatores que influenciaram esse resultado.

Por fim, o CMT V apresentou um desempenho positivo, aumentando de 7,4 em 2021 para 7,6 em 2023. Essa tendência de crescimento nos índices de desempenho de alguns colé- gios, juntamente com a estabilidade do CMT I, sugere que a gestão educacional tem potencial para impactar positivamente os resultados dos alunos. As variações observadas no Ideb entre os colégios podem fornecer informações valiosas para futuras intervenções e estratégias de me- lhoria contínua nas práticas educacionais, enfatizando a importância da análise sistemática dos dados para a tomada de decisões eficazes.

A análise dos índices do Ideb dos Colégios Militares Tiradentes à luz de autores re- centes destaca o papel fundamental da gestão educacional na obtenção de resultados consisten- tes e na melhoria do desempenho escolar. Segundo Zucatto et al. (2023), a estabilidade dos índices de instituições como o CMT I reflete a capacidade de adaptação e de aplicação de es- tratégias contínuas de gestão focadas no ensino de qualidade e na infraestrutura adequada. A manutenção de um bom desempenho, mesmo em contextos de adversidade, aponta para a eficácia de práticas administrativas voltadas para a formação integral dos alunos, que inclui o uso de metodologias ativas e a valorização dos professores.

Por outro lado, a literatura de autores como Gobbi et al. (2019) sugere que as variações nos índices de desempenho entre as diferentes unidades escolares, como no caso da queda ob- servada no CMT IV, estão frequentemente relacionadas a fatores contextuais, como as condi- ções socioeconômicas dos alunos e a adequação das políticas educacionais ao perfil da comu- nidade escolar. Essas diferenças evidenciam a necessidade de uma gestão mais adaptativa e inclusiva, capaz de responder rapidamente às demandas específicas de cada unidade e promover intervenções eficazes nas áreas mais carentes de suporte. Assim, a análise crítica dos dados do Ideb permite uma abordagem mais direcionada na implementação de melhorias pedagógicas e gerenciais.

O gráfico 2, apresentado a seguir, compara o desempenho IDEB dos Colégios Milita- res Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão para o ensino médio nos anos de 2021 e 2023. Observa-se que o CMT I manteve estabilidade em seus resultados, permanecendo com um ín- dice de 5,8 em ambos os anos, o que indica uma consistência na qualidade do ensino médio oferecido. Esse resultado está alinhado com a manutenção de boas práticas na gestão educaci- onal, sem variações significativas nesse período.

O CMT II demonstrou uma melhoria considerável, passando de 5,8 em 2021 para 6,3 em 2023, o que reflete um avanço significativo na gestão e nos resultados acadêmicos. O CMT III também apresentou crescimento, saindo de 5,6 em 2021 para 6,0 em 2023, evidenciando um fortalecimento na gestão e nas políticas educacionais adotadas. Essas evoluções podem estar relacionadas a iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino, como a implemen- tação de novas metodologias pedagógicas ou um aumento no suporte educacional.

Gráfico 2 – comparação do desempenho no IDEB 2021 a 2023 (Ensino Médio).

Fonte: Colégio Militar Tiradentes V – MEC/INEP (2023).

Em contrapartida, o CMT IV e o CMT V, embora também tenham mostrado cresci- mento, partiram de índices mais baixos. O CMT IV evoluiu de 5,3 para 5,6, enquanto o CMT V teve um crescimento de 5,3 para 5,8. Apesar de as melhorias serem mais tímidas, elas indi- cam um esforço contínuo na busca por melhores resultados. Esses dados mostram a importân- cia de focar em estratégias específicas de gestão para esses colégios, com o objetivo de elevar ainda mais os índices e reduzir disparidades entre as instituições.

A análise dos dados do IDEB referente ao ensino médio dos Colégios Militares Tira- dentes da Polícia Militar do Maranhão revelam importantes tendências na gestão educacional dessas instituições entre os anos de 2021 e 2023.

Segundo autores como Sawicki e Pagliarin (2018), o desempenho escolar está forte- mente ligado à eficácia da gestão educacional, especialmente em colégios que adotam práticas sistemáticas de monitoramento de resultados e adaptação de suas abordagens pedagógicas.

Sendo assim, a manutenção do índice no CMT I sugere a estabilidade de um modelo de gestão que, embora eficiente, poderia se beneficiar de inovações para fomentar melhorias mais expressivas, como indicam os autores, que destacam a importância de atualizar constan- temente as estratégias pedagógicas para garantir uma evolução contínua.

Já os avanços observados no CMT II e CMT III refletem um fortalecimento das polí- ticas educacionais voltadas para o aprimoramento da qualidade do ensino. Conforme defendido por Benite (2020), melhorias nos índices educacionais estão frequentemente associadas à im- plementação de novas metodologias pedagógicas e ao suporte institucional direcionado.

Embora o crescimento no CMT IV e CMT V seja mais moderado, as melhorias ainda indicam um esforço positivo em busca de melhores resultados.

As análises de Gomes e Melo (2021) sobre a necessidade de estratégias diferenciadas em escolas com contextos socioeconômicos variados podem auxiliar na compreensão das dis- paridades e no planejamento de intervenções mais direcionadas, principalmente para institui- ções que ainda apresentam índices relativamente baixos.

A figura 01 apresenta os resultados obtidos pelo Colégio Militar Tiradentes V, de Ti- mon/MA, na Olimpíada Maranhense de Química, edição de 2024. O destaque vai para as 21 medalhas conquistadas pelos estudantes do ensino médio, sendo 2 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze, além de 10 menções honrosas. Esse excelente desempenho reflete o comprometimento da instituição em promover uma educação de qualidade e incentivar a participação dos alunos em competições acadêmicas, o que contribui para o aprimoramento das habilidades científicas e a busca pela excelência no ensino.

Figura 1. Premiações da Olimpíada Maranhense de Química. Ensino Médio.

Fonte: Colégio Militar Tiradentes V (2024).

Esse resultado também ressalta o impacto positivo da gestão educacional do colégio, que tem investido em uma educação diferenciada, priorizando o desenvolvimento acadêmico e o incentivo ao estudo das ciências. As medalhas e menções honrosas recebidas pelos alunos indicam o sucesso de estratégias educacionais voltadas para a formação integral dos estudantes, evidenciando o fortalecimento do ensino de química e o estímulo ao pensamento crítico e cien- tífico dentro da instituição.

A análise dos índices do Ideb dos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão revela a importância fundamental da gestão escolar no desempenho educacional. Como apontam autores recentes, a administração eficiente de uma escola está di- retamente ligada aos resultados acadêmicos dos alunos (Costa, 2024).

Nos casos dos CMTs analisados, percebe-se que os colégios com maior estabilidade ou crescimento nos índices do IDEB, como o CMT I, II e III, demonstram um padrão de boas práticas de gestão que contribuem para a manutenção e avanço da qualidade educacional. Isso destaca o papel central dos gestores escolares em implementar políticas que garantam o desen- volvimento contínuo das instituições de ensino.

Em colégios onde houve melhoria significativa no IDEB, como o CMT II, que saltou de 5,8 para 6,3 entre 2021 e 2023, observa-se que a gestão escolar eficaz pode se refletir em políticas educacionais voltadas para o aprimoramento contínuo. A implementação de estraté- gias inovadoras, como a adoção de metodologias ativas e a formação continuada dos docentes, pode ter sido crucial para esse crescimento (Costa, 2024). O aumento de suporte pedagógico e o foco em resultados concretos são exemplos de práticas de gestão que fortalecem o ensino, promovendo melhorias na qualidade do aprendizado e no engajamento dos alunos.

Por outro lado, em instituições como o CMT IV e V, que partiram de índices mais baixos, mas ainda assim mostraram algum crescimento, o desafio da gestão é ainda maior. A evolução de 5,3 para 5,6 no CMT IV e de 5,3 para 5,8 no CMT V evidencia que, embora a gestão escolar tenha sido capaz de impulsionar os índices, ainda há espaço para melhorias mais expressivas.

Segundo Malta et al. (2024), uma gestão educacional bem-sucedida não apenas imple- menta mudanças, mas também monitora e ajusta continuamente suas estratégias para atender às necessidades específicas de cada escola, especialmente em contextos com maiores desafios socioeconômicos.

Essas variações no IDEB também evidenciam a importância de uma liderança escolar que esteja atenta ao desenvolvimento das práticas pedagógicas e ao impacto das condições lo- cais nos resultados educacionais. Malta et al. (2024) destacam que o papel da gestão escolar vai além da administração burocrática; trata-se de uma liderança transformadora que deve ser capaz de inspirar e orientar professores e alunos. Em colégios que enfrentam mais dificuldades, como o CMT IV, uma gestão focada em práticas inclusivas, diálogo constante com a comunidade escolar e formação contínua dos professores pode ser a chave para alcançar resultados mais consistentes e duradouros.

Por fim, o crescimento registrado no CMT III e no CMT V, ainda que em diferentes magnitudes, reforça a necessidade de intervenções contínuas para melhorar a qualidade do en- sino. A gestão escolar precisa ser dinâmica, adaptando-se aos desafios atuais e futuros para

garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade. O planejamento estraté- gico, o uso de dados educacionais, como o Ideb, e a implementação de práticas pedagógicas eficazes devem ser combinados com uma gestão que valorize a colaboração entre gestores, professores e a comunidade escolar. Dessa forma, a gestão escolar se consolida como um fator determinante na trajetória de sucesso dos colégios e no aprimoramento dos índices educacio- nais.

5  CONSIDERAÇÕES FINAIS

Á guisa de conclusão, pode-se ressaltar a importância da gestão educacional como fator determinante no desempenho dos Colégios Militares Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão, conforme evidenciado pelos índices do IDEB entre 2021 e 2023. A estabilidade e o crescimento observados em algumas instituições apontam para a efetividade de práticas de gestão escolar bem estruturadas, que promovem um ambiente de aprendizagem consistente e orientado para a melhoria contínua dos resultados educacionais.

Os dados indicam que colégios como o CMT I, II e III, que mantiveram ou elevaram seus índices, possuem uma gestão escolar voltada para a implementação de políticas pedagógicas eficazes e de suporte adequado para professores e alunos, de modo que, a manutenção de boas práticas na gestão parece ser um dos principais fatores para a estabilidade e o crescimento no desempenho acadêmico, refletindo um planejamento educacional cuidadoso e estratégias adaptativas às necessidades específicas de cada instituição.

Por outro lado, as quedas e os desempenhos, mais, modestos, como os observados no CMT IV, sugerem que a gestão educacional precisa intensificar o foco em práticas que promovam a equidade no aprendizado. Isso evidencia a necessidade de intervenções estratégicas que possam reverter a tendência de queda e minimizar as disparidades entre as instituições, garantindo que todos os colégios alcancem níveis de excelência.

A análise comparativa dos índices também reforça o papel fundamental da gestão escolar na adaptação às demandas do contexto socioeconômico e educacional local. A capacidade de resposta rápida e eficaz da liderança escolar pode ser crucial para superar desafios e garantir que a qualidade do ensino seja mantida, mesmo diante de obstáculos.

Em suma, este estudo destaca que o sucesso ou o declínio dos índices de desempenho educacional nos Colégios Militares Tiradentes está diretamente relacionado às práticas de gestão escolar. Assim, torna-se imprescindível que as lideranças educacionais continuem a buscar inovação e melhoria contínua, aplicando estratégias que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem e promovam resultados mais equitativos e consistentes em todas as instituições pesquisadas.

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