REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th102501130922
Cássio Barbosa Noronha1
Aldo José Conceição da Silva2
RESUMO
A Robótica educacional (RE) é uma ferramenta que pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes devido sua possibilidade de engajamento, motivação e por possuir um caráter interdisciplinar. Sua popularização e democratização no Brasil ainda é um desafio a ser superado. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de estudos publicados que abordam robótica educacional no Brasil. Foram selecionadas obras em português, publicadas entre os anos de 2020 e 2024,que estão indexadas ao Google Acadêmico e Semantic Scholar. A partir da literatura visitada, foi possível perceber a crescente utilização da robótica na prática educativa interdisciplinar e seus benefícios para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais nos estudantes.
Palavras-chave: Robótica; Educação; Robótica Educacional.
ABSTRACT
Educational Robotics (ER) is a tool that can contribute to the teaching and learning process of students due to its potential for engagement, motivation, and its interdisciplinary nature. Its popularization and democratization in Brazil is still a challenge to be overcome. This work aims to present the results of a Systematic Literature Review (SLR) of published studies that address educational robotics in Brazil. Works in Portuguese, published between 2020 and 2024, indexed in Google Scholar and Semantic Scholar, were selected. From the visited literature, it was possible to perceive the growing use of robotics in interdisciplinary educational practice and its benefits for the development of technical and social skills in students.
Keywords: Arduino; Lego; 3D Modeling; Educational Robotics.
1 INTRODUÇÃO
A transformação digital, oriunda do grande crescimento das tecnologias da informação e comunicação, tem impactado os processos e métodos de ensino, desafiando os docentes a buscarem inovação em suas práticas pedagógicas. A robótica educacional, por exemplo, tem se consolidado como uma ferramenta que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais. Para Ferreira e Costa (2023), a RE é uma metodologia promissora, que proporciona autonomia, motivação, interdisciplinaridade e consegue unir aspectos teóricos e práticos para a resolução de problemas.
Estudos na área, como o realizado por Verge e Mon (2019), apresentam que a RE vem sendo utilizada de forma crescente em sala de aula, com impacto bastante positivo, pois instiga os estudantes a solucionar problemas e a desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento computacional. Sobre o pensamento computacional, Wing (2021, p. 2) afirma que:
O pensamento computacional envolve a resolução de problemas, a conceção de sistemas e a compreensão do comportamento humano, tirando partido dos conceitos que são fundamentais para a ciência informática. O pensamento computacional inclui um leque de ferramentas mentais que reflete a amplitude do ramo das ciências informáticas.
A literatura existente demonstra vários benefícios da utilização da robótica na sala de aula. Por isso, é importante compreender as principais tendências no uso da robótica educacional no Brasil. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, foi utilizada a RSL como metodologia, com o objetivo de mapear os estudos mais recentes sobre robótica educacional e fornecer insights para a comunidade acadêmica, destacando as principais tendências relacionadas ao uso da robótica na educação.
Com base na consulta realizada nas bases de dados Google Acadêmico e Semantic Scholar, filtradas por obras revisadas por pares e publicadas entre os anos de 2020 e 2024, buscou-se responder às questões de pesquisa propostas.
Para uma melhor compreensão das fases do estudo, do processo de seleção das obras, bem como da proteção e tabulação de dados, o presente artigo está estruturado da seguinte forma: 1 – Introdução, 2 – Metodologia Utilizada – RSL, 3 – Resultados e Discussões e 4 – Considerações Finais.
2 METODOLOGIA UTILIZADA – RSL
Nesta seção serão apresentados os aspectos metodológicos relacionados à busca, seleção e definição das obras utilizadas. É importante ressaltar que a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT foi utilizada para a correção ortográfica deste trabalho e que o artigo foi submetido a ferramenta CopySpider para a verificação de plágio.
2.1 REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA – RSL
A RSL é uma metodologia de pesquisa que permite a análise de obras publicadas com o objetivo de obter novos conhecimentos (Atallah e Castro, 1998). Para Kitchenham, Brereton e Budgen (2011), uma RSL é capaz de fornecer ao pesquisador uma visão geral sobre o tema e elucidar lacunas relacionadas ao tema pesquisado.
Durante a realização do processo de RSL, é fundamental a definição de um protocolo de pesquisa, especificando claramente as bases consultadas, os critérios de inclusão e exclusão de obras, as perguntas de pesquisa, a seleção de obras e a síntese e extração dos dados. A definição de uma estratégia clara de pesquisa é essencial para o sucesso na elaboração desse tipo de trabalho (Galvão e Ricarte, 2019).
2.2 PERGUNTAS DE PESQUISA
Para a elaboração de uma RSL, é fundamental a definição das questões de pesquisa, uma vez que elas nortearão o processo de busca nas plataformas utilizadas. Com o objetivo de identificar as principais tendências no uso da robótica educacional no Brasil, foram elaboradas as questões de pesquisa apresentadas na Tabela 1.
Tabela 1
Perguntas de pesquisa | |
P1 | Qual o público-alvo dos estudos analisados? |
P2 | Quantas obras apresentam práticas de robótica educacional em atividades interdisciplinares? |
P3 | Quais plataformas de Hardware e Software foram utilizadas? |
P4 | Quais os tipos de obras analisadas? |
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
2.3 AS BASES DE DADOS
Para a seleção dos artigos desse estudo, foram utilizados trabalhos indexados às plataformas Google Acadêmico e Semantic Scholar, ambas de acesso aberto e que permitem a visualização e realização do download das obras selecionadas.
Tabela 2
Plataformas consultadas | |
Google Acadêmico | https://scholar.google.com.br/ |
Semantic Scholar | https://www.semanticscholar.org/ |
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
2.4 CRITÉRIOS DE BUSCA E SELEÇÃO
A busca das obras foi realizada utilizando os termos: “Robótica Educacional” e “Educational Robotics”.
Os critérios de busca e seleção de obras precisam ser claros para garantir a integridade do estudo. Nazareth, Kalil e Kalil (2021) afirmam que, antes da realização de uma RSL, é necessária a definição dos critérios de inclusão e exclusão. Na condução deste estudo, foram adotados os critérios apresentados na Tabela 3.
Tabela 3
Critérios de Inclusão e Exclusão | |
Critérios de Inclusão | Critérios de Exclusão |
Obras revisadas por pares | Obras não brasileiras |
Trabalhos completos | Revisões Sistemáticas de Literatura |
Publicados entre 2020 e 2024 | Menor Relevância (N° de citações) |
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
2.4 AS OBRAS UTILIZADAS
Após o levantamento realizado, com a utilização da estratégia de pesquisa relatada anteriormente, foi possível identificar 12 trabalhos que atendiam aos critérios estabelecidos pela estratégia de pesquisa. A tabela 4 apresenta uma lista com as informações das obras selecionadas, para uma melhor leitura e compreensão dos resultados.
Tabela 4
ID | BASE | TÍTULO | AUTOR(ES) | ANO |
1 | Google Acadêmico | A dimensão da robótica educacional como espaço educativo | Santos e Junior. | 2020 |
2 | Google Acadêmico | A robótica educacional: entendendo conceitos | Santos e Silva. | 2020 |
3 | Semantic Scholar | Cidades Inteligentes: Entendendo um semáforo inteligente com simulações usando robótica educacional | Cambruzzi, Scolari e Oliveira. | 2023 |
4 | Semantic Scholar | Metodologia Ativa e Robótica Educacional: Uma Proposta para o Estudo do Sistema Solar | Gonçalves e Benite. | 2022 |
5 | Google Acadêmico | Perspectivas da robótica como recurso pedagógico aplicada a educação 4.0: Uma análise bibliométrica sobre robótica educacional | Nunes, Viana e Viana. | 2021 |
6 | Semantic Scholar | Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio | Moraes, Duran e Bittencourt. | 2023 |
7 | Semantic Scholar | Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social | Santos Et. al. | 2023 |
8 | Google Acadêmico | Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem | Cardoso Et. al. | 2020 |
9 | Semantic Scholar | Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio para Área de Computação: Um Relato de Experiência | Rodrigues Et. al. | 2023 |
10 | Google Acadêmico | Robótica Educacional no contexto do Novo Ensino Médio: uma aplicação de código de aberto | Carius, Baldner e Maiworn. | 2023 |
11 | Semantic Scholar | Robótica educacional para alunos surdos da rede pública do município de Niterói | Goudinho, Braz e Pinto. | 2023 |
12 | Google Acadêmico | Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação | Pontes e Victor. | 2021 |
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
Com o intuito de responder às perguntas de pesquisa, realizou-se o fichamento digital das obras selecionadas por meio da ferramenta NotebookLM, desenvolvida pela empresa Google. Essa ferramenta distingue-se por sua integração com inteligência artificial, sendo capaz de processar, ler e interpretar simultaneamente diversos arquivos em formato PDF. Além disso, possibilita a realização de consultas direcionadas aos conteúdos dos documentos, o que facilita a extração de informações relevantes para a pesquisa.
3.1 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nesta seção serão apresentados os resultados obtidos da extração e sintetização dos dados para responder as perguntas de pesquisa.
3.2 Pergunta 1 : Qual o público-alvo dos estudos analisados?
A distribuição do público-alvo (Gráfico 1), dos estudos analisados revela uma predominância de pesquisas voltadas para o Ensino Médio, representando 50% (6 de 12) do total das investigações. Esse resultado pode indicar uma maior atenção acadêmica para este nível de ensino, possivelmente devido à transição crítica que ele representa na trajetória educacional dos indivíduos e às suas implicações no acesso ao ensino superior ou ao mercado de trabalho.
Em contraste, o Ensino Fundamental corresponde a 25% (3 de 12) dos estudos, evidenciando uma menor, mas ainda relevante, representação nas pesquisas. O foco nesta etapa pode estar associado às necessidades de intervenções pedagógicas iniciais e ao desenvolvimento de habilidades básicas, fundamentais para o sucesso educacional ao longo da vida.
Já o Ensino Superior apresentou uma representatividade mais baixa, abrangendo apenas 8,3% (1 de 12) das publicações incluídas. Tal resultado sugere uma lacuna ou um menor direcionamento das pesquisas revisadas para esse segmento, o que pode refletir uma menor quantidade de estudos relacionados ou a seleção específica dos critérios da revisão sistemática.
Por fim, 16,7% (2 de 12) dos estudos não mencionaram nenhum nível educacional específico como público-alvo, o que pode ser interpretado como uma abordagem mais generalista ou de caráter exploratório das investigações.
Essa distribuição dos públicos-alvo aponta para um possível desequilíbrio no foco das pesquisas, com uma concentração em determinados níveis educacionais, especialmente o Ensino Médio, em detrimento de outros segmentos. Esse panorama pode ser relevante para orientar futuras investigações, destacando a importância de ampliar o escopo para outras etapas educacionais, a fim de garantir uma compreensão mais abrangente das práticas e intervenções pedagógicas.
Gráfico 1
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
3.3 Pergunta 2 : Quantas obras apresentam a robótica educacional em contexto interdisciplinar?
O Gráfico 2 apresentado ilustra a distribuição percentual das obras analisadas na presente revisão sistemática de literatura, com foco na utilização da robótica educacional. Observa-se que 100% das 12 obras investigadas abordam a robótica em contexto interdisciplinar, não sendo identificados estudos que apresentem essa abordagem em outros contextos.
Esse resultado evidencia uma forte tendência no uso da robótica educacional como uma ferramenta que promove a integração entre diferentes disciplinas, corroborando com a literatura existente sobre o tema. A interdisciplinaridade, característica essencial da robótica educacional, favorece a construção de conhecimentos de forma mais holística e significativa, unindo áreas como ciências exatas, linguagens e ciências naturais. Isso reforça a importância de abordagens pedagógicas que promovam a conexão entre saberes.
Portanto, os resultados obtidos não apenas validam a robótica educacional como uma estratégia interdisciplinar predominante, mas também destacam a necessidade de expandir essa abordagem, explorando novas possibilidades de aplicação no cenário educacional.
Gráfico 2
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
3.4 Pergunta 3 : Quais plataformas de Hardware e Software foram utilizadas?
O Gráfico 3 ilustra as plataformas de hardware e software mencionadas nos artigos analisados na revisão sistemática de literatura (RSL) sobre robótica educacional. No eixo referente ao hardware, destaca-se a utilização da Placa Arduino como uma das tecnologias mais mencionadas, evidenciando sua popularidade no contexto educacional devido à sua acessibilidade e flexibilidade. Além disso, plataformas como LEGO Mindstorms EV3, Impressoras 3D e ESP32 também foram citadas, indicando um interesse em soluções que variam entre modelos prontos para uso e recursos que permitem maior customização e criatividade em projetos educacionais.
No eixo referente ao software, observamos uma diversidade de ferramentas utilizadas, refletindo o caráter interdisciplinar da robótica educacional. Soluções como Arduino IDE, Scratch e suas variações (S4A e S2A) aparecem com destaque, evidenciando a preferência por ambientes de programação acessíveis e voltados para iniciantes. Ferramentas como Tinkercad, mBlock e Otto Blockly mostram o potencial de integração entre software e hardware, facilitando o desenvolvimento de projetos que envolvem simulação, design e prototipagem. Esse panorama reforça a relevância de uma abordagem pedagógica baseada em tecnologia.
Gráfico 3
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
3.5 Pergunta 4 : Quais os tipos de obras analisadas?
O Gráfico 4 ilustra a distribuição dos tipos de obras analisadas na revisão sistemática de literatura sobre robótica educacional no Brasil. Dentre as 12 obras avaliadas, a maioria (10) corresponde a relatos de experiência, evidenciando que a produção acadêmica na área privilegia estudos de caráter prático. Esses relatos destacam a implementação de projetos de robótica em diferentes contextos educacionais, contribuindo para a compreensão de aplicações reais e seus impactos pedagógicos.
Além disso, foram identificados um estudo bibliográfico e um estudo bibliométrico, que juntos representam uma parcela menor da amostra. Esses trabalhos oferecem abordagens teóricas e analíticas, fornecendo uma visão abrangente sobre o estado da arte e as tendências de pesquisa na área. Essa distribuição sugere que, embora os relatos de experiência sejam predominantes, há espaço para um maior aprofundamento em análises teóricas e quantitativas, contribuindo para o fortalecimento da base científica sobre robótica educacional.
Gráfico 4
Fonte: Elaborado pelos autores (2025)
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo foi conduzido por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com o objetivo de analisar a produção acadêmica sobre robótica educacional no período de 2010 a 2024. A pesquisa concentrou-se em artigos completos revisados por pares e publicados em língua portuguesa. Como estratégia de delimitação, foram excluídas outras revisões sistemáticas de literatura sobre o tema. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados os 12 trabalhos considerados mais relevantes, sendo 6 provenientes do Google Acadêmico e 6 do Semantic Scholar.
A análise dos dados permitiu responder às perguntas de pesquisa, evidenciando que 50% da literatura examinada aborda a aplicação da robótica educacional no ensino médio, enquanto 25% se concentra no ensino fundamental e aproximadamente 8,3% no ensino superior. Os demais 16,7% dos estudos realizados não foram aplicados na prática, pois consistem em investigações de cunho bibliográfico. Além disso, todas as obras evidenciadas destacaram a robótica educacional como uma abordagem de caráter interdisciplinar.
Entre as plataformas de hardware e software utilizadas, destacam-se o Arduino e o Kit Lego Mindstorms, amplamente utilizados pelas suas origens e adequação ao ambiente educacional. O Arduino foi elogiado por seu baixo custo e integração com o software Arduino IDE, que facilita o aprendizado da programação. O Kit Lego Mindstorms, por sua vez, destacou-se pela interface intuitiva e suporte educacional. Além disso, o uso de impressoras 3D e do ESP32 também foi apresentado em projetos que oferecem maior personalização e conectividade. No âmbito dos softwares, o Arduíno IDE e o Scratch e suas variações surgiram como ferramentas importantes para o desenvolvimento de competências lógicas e a criação de interfaces visuais interativas. Entre as obras, destacam-se os relatos de experiência, que oferecem contribuições práticas e aplicáveis ao contexto educacional.
A pesquisa realizada permitiu identificar as principais tendências no uso da robótica educacional na literatura recente. Observamos um interesse crescente por abordagens interdisciplinares, que integram diferentes áreas do conhecimento, e pela utilização de plataformas acessíveis, para promover o aprendizado prático e colaborativo. Portanto reafirmamos o potencial da robótica educacional como uma ferramenta pedagógica inovadora, capaz de transformar práticas de ensino e aprendizagem em diferentes níveis educacionais.
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1 Mestre em Teologia Instituto Federal da Bahia (IFBA) Eunápolis, Bahia, Brasil. cassio.noronha@ifba.edu.br
2 Mestre em Matemática Instituto Federal da Bahia (IFBA) Eunápolis, Bahia, Brasil ajcdasilva@gmail.com