REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202411301118
Edilene Tupari1
Hallyne Galdino Freitas2
Francisco Wenderson Pereira de Souza3
RESUMO
A gestão de recursos humanos na administração pública, com estratégias para atração e retenção de talentos está apresentada e desenvolvida no projeto com o objetivo de descrever o que é gestão de recursos humanos, identificar os tipos a de estratégias de recrutamento e seleção utilizadas pelos setores públicos, e descrever qual método é utilizado para retenção de talentos de colaboradores no setor público, sendo desenvolvido com pesquisas bibliográficas, chegando às conclusões das principais estratégias utilizadas para tal feito.
Palavras-chave: Administração pública. Retenção de talentos. Estratégia. Recursos Humanos.
ABSTRACT
Human resources management in public administration, with strategies for attracting and retaining talent, is presented and developed in the project with the aim of describing what human resources management is, identifying the types of recruitment and selection strategies used by public sectors, and describe which method is used to retain employee talent in the public sector, being developed with bibliographical research, reaching conclusions on the main strategies used for this purpose.
Keywords: Public administration. Talent retention. Strategy. Human Resources.
1. INTRODUÇÃO
O projeto destacado a seguir possui como tema gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos dentro do setor público, que por sua vez é um conjunto de técnicas que visa gerenciar a comunicação entre pessoas e organizações. Também conhecida como Gestão de Pessoas, tem por objetivo o sucesso do negócio e o bem-estar dos colaboradores, empregando estratégias como: a estruturação de programas de gamificação, posicionar os colaboradores de acordo com as suas aptidões, criar uma cultura de feedbacks, investir em um ambiente de trabalho agradável, em determinadas situações ser flexível, visar a qualidade de vida e balanço entre vida profissional e pessoal dos colaboradores, ter reconhecimento de pessoal e possibilitar plano de carreira, para a retenção de talentos e no alcance dos objetivos de interesse público, através da execução das políticas públicas e gestão de recursos humanos.
Para se obter uma boa gestão dentro do setor público deve-se obter bons servidores, onde se faz necessário um bom planejamento estratégico dentro de cada setor. O planejamento estratégico é de extrema importância para os setores públicos, gerando organização e eficiência das suas atuações com relação ao seu trabalho realizado. “Simplificadamente, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar ideias com relação a um certo tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinado resultado. “(ANDREUZZA, 2008, pag.04)
A Gestão do Capital Humano (GCH) é parte integrante do processo de Gestão de Pessoas e serve de base à Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Esta baseia-se no princípio de que as pessoas são um ativo e que investir nelas gera valor acrescentado. É frequente ouvirmos que “as pessoas são o nosso ativo mais importante” no mundo corporativo. Por conseguinte, é necessário demonstrar a contribuição das mesmas para o valor organizacional, pois em causa está a credibilidade dos recursos humanos enquanto função de gestão (Rego et al., 2018).
A pesquisa destaca se dedica a responder a problemática do setor de gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos dentro do setor público, nessa perspectiva se caso na gestão pública não houver um bom planejamento estratégico pode se obter algumas adversidades, entre tais desafios encontram-se a adequação do quadro de servidores ao tamanho da máquina estatal, a conciliação entre gastos com pessoal e o orçamento estipulado para cada esfera da administração pública, e a desburocratização das rotinas de trabalho, que por sua vez devem ser evitadas dentro da administração pública, fugindo de transtornos, visando a administração eficiente e do crescimento.
Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é analisar a gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos, onde para alcançá-lo se estabeleceu os seguintes objetivos específicos: a) descrever o que é gestão de recursos humanos; b) identificar os tipos a de estratégias de recrutamento e seleção utilizadas pelos setores públicos; e c) descrever qual método é utilizado para retenção de talentos de colaboradores no setor público;
Sendo assim o tema proposto será desenvolvido realizando pesquisas bibliográficas na área selecionada, para que possa alcançar o contexto do projeto de destacar os principais pontos a serem observados em organizações públicas, o mesmo será uma base e auxílio para os conhecimentos a serem cada vez mais aprimorados, tornando mais habilitada à compreensão do assunto.
A contribuição prática do projeto consiste na geração de um entendimento que pode ser aplicado por gestores públicos, pois poderão compreender o papel dos gestores de recursos humanos no âmbito público. Com isso também incentiva o desenvolvimento de novas pesquisas com foco em cenários não identificados na literatura.
2. DESENVOLVIMENTO
Esta pesquisa propõe-se a averiguar a gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos dentro do setor público, destacando suas estratégias utilizadas e a importância dos mesmos. Para tal, encontra-se neste capítulo, a identificação dos parâmetros conceituais que determinam essas abordagens.
2.1 Pessoas e seu papel na Organização
As pessoas que trabalham em uma organização são fundamentais para o seu sucesso, e o seu papel dentro da mesma é de extrema importância, pois são o capital intelectual do negócio. Elas são responsáveis pela produtividade e pela realização dos objetivos da empresa.
Conforme descreve SILVA 2023, p. 11.
Hoje em dia, as pessoas são vistas como um dos recursos estratégicos para a sustentabilidade das organizações; São a verdadeira fonte de vantagens competitivas pelo seu valor, pela sua raridade, pelas suas qualidades inimitáveis e insubstituíveis, num contexto cada vez mais imprevisível. Tanto do ponto de vista externo quanto interno, os recursos humanos são uma das principais apostas de adaptabilidade à mudança, flexibilidade, criatividade e inovação, o que contribui diretamente para a capacidade competitiva da empresa. Os fatores tradicionais de competitividade podem, mais cedo ou mais tarde, ser copiados, permanecendo as pessoas como o único fator-chave inimitável.
Sendo as pessoas um dos recursos mais importantes da organização, faz se necessário a gestão estratégica de RH definir a visão estratégica da empresa, sem as pessoas certas nos lugares apropriados será muito difícil fazer com que a estratégia organizacional prospere sem uma estratégia de Recursos Humanos alinhada aos objetivos do negócio. Assim, a mesma assume um papel muito importante para a organização, onde se faz necessário à aplicação da ética na administração pública, é que o seu foco é o de assegurar os interesses e o bem estar geral da população e seus colaboradores. “A Abordagem Estratégica à gestão de recursos humanos permite a utilização consistente de ferramentas modernas para gerir os recursos humanos de uma empresa. Isso permite que as empresas alcancem uma integração próxima de diferentes sistemas de gestão de recursos humanos e aumentem sua eficácia” (CASCIO, 2017).
2.2 Recrutamento e Seleção de Pessoal
Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma avaliação que acontece por meio de entrevistas, testes de competências e fit cultural. Segundo CHIAVENATO (2010), “o processo de recrutamento e seleção é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados pelas organizações para identificar e atrair os melhores candidatos para as vagas disponíveis.”
A diferença entre recrutamento e seleção é que recrutamento tem como objetivo a atração de candidatos para uma vaga de emprego, e por outro lado a seleção está pertinente ligada à escolha dos candidatos mais apropriados para cada vaga, do setor que está necessitando. A seleção vem após o recrutamento, é a etapa do processo seletivo em que a equipe de RH escolhe os melhores candidatos para a contratação. É feita uma análise detalhada, verificando se o profissional há as aptidões e capacidades imperativas para desempenhar suas funções.
Os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial, quando fazem perguntas que convertem a estratégia em ação e quando concebem práticas de RH que se ajustam à estratégia empresarial. Como parceiros estratégicos, os profissionais de RH devem ser capazes de identificar as práticas que fazem com que a estratégia aconteça. (ULRICH, 2003, p.43)
Outro conceito dentro do recrutamento e seleção de extrema importância é o de perfil profissional, pois se menciona ligado a habilidades, conhecimentos, experiências e competências necessárias para o desempenho de uma determinada função ou cargo.
Diante disso, outro conceito proeminente é o de diversidade e inclusão no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Segundo Nascimento (2019), a diversidade e inclusão nesta etapa são fatores que contribuem para a construção de um ambiente mais inclusivo e inovador dentro das empresas e do setor público. Assim, a promoção da diversidade e inclusão no processo de recrutamento e seleção de pessoal pode contribuir para a atração de profissionais qualificados e aumentar a competitividade das empresas.
O Instituto Ethos (2010, p. 5), afirma que:
Implementar eficazmente estratégias de diversidade da mão de obra pode ser um fator crítico para o sucesso dos negócios. As políticas de diversidade incrementam a competitividade, ao possibilitar que as empresas usufruam de todo o potencial resultante das diferenças positivas entre seus empregados. Também é crescente a tendência de valorização de marcas e bens produzidos por organizações que projetam uma imagem pluralista e de responsabilidade social.
Figura 1: Recrutamento online
fonte: https://www.gupy.io/blog/recrutamento-online acesso em 12 nov 2024.
2.3 Atração e Retenção de Talentos
A atração de talentos é a capacidade de trazer profissionais qualificados para a empresa, enquanto a retenção é a capacidade de manter esses funcionários por um longo período. Atrair e reter os melhores talentos é efetiva para se destacar e ter uma vantagem competitiva. A atração de talentos ajuda a trazer profissionais qualificados para a organização, enquanto a retenção garante que eles permaneçam e contribuam para o sucesso contínuo.
Em seu conjunto, as pessoas constituem o capital humano da organização. Esse capital pode valer mais ou valer menos na medida em que contenha talentos e competências capazes de agregar valor à organização e torná-la mais ágil e competitiva. (CHIAVENATO, 2009, p. 173).
Atração e retenção de talentos é um conjunto de ações estratégicas de modo a despertar o desejo de profissionais de maior talento a permanecerem na empresa. A isso, juntam-se práticas capazes de demonstrar o quanto a organização pode contribuir para seu crescimento e desenvolvimento profissional, onde deve se realizado a análise do cargo em que se deseja preencher para que possa se atingir os objetivos traçados, sendo de extrema importância dentro da etapa de atração e retenção de talentos dentro do setor público “A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregados dentro do perfil desejado, atendendo às necessidades das atividades que o empregador deseja.” CHIAVENATO (2000, p.
De acordo com Ferreira (2014), ele destaca que o processo de retenção de talentos se dá quando todo o esforço é feito por uma instituição para manter os possíveis talentos no seu quadro de colaboradores, sendo este um processo desafiador, onde se demanda de bons gestores públicos e de recursos para promover condições agradáveis para incentivar o desejo de permanecer na instituição ou empresa privada.
2.4 Papel do líder na retenção de talentos
Um líder dentro de uma organização precisa se destacar em suas competências técnicas, e comportamentais, podendo ser exemplo para outros colaboradores como em comunicação e mediação de conflitos, mantendo a ética profissional do âmbito de trabalho para sustentar sua credibilidade e legitimidade.
O papel do líder é fundamental no sucesso de uma organização, por contribuir com o processo de retenção de talentos, conhecendo as habilidades e competências de cada talento. O conceito de liderar está diretamente ligado à influência do gestor sobre seus liderados, direcionando-os e motivando-os para potencializar as aptidões de cada um (Nunes; Martins; Mendonça, 2021).
O bom líder busca a obtenção de resultados da melhor maneira possível realizando seu trabalho estimulando a cooperação entre os membros de cada setor e transforma o clima organizacional. A liderança desempenha um papel fundamental na cultura organizacional de uma empresa. Ela influencia diretamente a maneira como os funcionários se sentem e se engajam no ambiente de trabalho, além de ser um fator decisivo na fixação de talentos.
3. METODOLOGIA
A abordagem da pesquisa em destaque é qualitativa que por sua vez coleta informações e as descreve, é de natureza básica, também chamada de pesquisa teórica, que por sua vez investiga os princípios básicos e as razões para a ocorrência da importância da gestão de Recursos humanos no setor público. Visando atender a todos os objetivos de descrever o que é gestão de recursos humanos; identificar os tipos de estratégias de recrutamento e seleção utilizadas pelos setores públicos; e descrever qual método é utilizado para retenção de talentos de colaboradores no setor público. “A gestão de recursos humanos, enquanto função, tem como principal objetivo obter, integrar e desenvolver as pessoas necessárias para atingir os objetivos estratégicos traçados pela organização.” (SOARES, 2021.pag. 26)
A metodologia utilizada para a elaboração do artigo foi pesquisa bibliográfica destacando principais pesquisadores e profissionais da área, demonstrando a gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos, de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade em benefício da sociedade, baseada nas concepções de autores com o objetivo de investigar o pensamento dos mesmos acerca do tema escolhido.
A fonte de dados utilizada foi de fontes secundárias, onde os dados secundários são coletados por meio de: Publicações de organizações governamentais, empresas privadas, livros e registros. Elas organizam e facilitam o acesso às informações que são descritas no projeto, também são fontes secundárias análises, interpretações, resumos e sínteses das fontes primárias.
O instrumento de coleta de dados utilizado para a realização do artigo de revisão bibliográfica, foi a análise de artigos já publicados e foram assim utilizadas as informações sintetizadas dos artigos científicos selecionados para a pesquisa. Sendo assim o artigo científico de revisão bibliográfica gera conhecimento a novos profissionais que se interessa pela área, podendo utilizar o mesmo como exemplo de passos a seguir para garantir um bom desenvolvimento do setor de recursos humanos da gestão pública, tornando mais acessível e simplificado as estratégias utilizadas e os principais desafios encontrados para atrair e reter talentos.
Com a realização do projeto pode se assim atingir os objetivos elencados pela acadêmica, onde foi de suma importância observar e conhecer mais sobre a gestão de recursos humanos do poder público, tendo assim uma análise dos principais pontos a serem levados em consideração para uma boa administração pública no setor de RH.
4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS
Os resultados desta pesquisa são baseados em que o recrutamento e seleção são a chave para o poder público funcionar de maneira coerente e com eficácia, onde um bom líder deve ter alguns comportamentos e atribuições para atrair e reter talentos, como: Ser autêntico: Os líderes devem ser transparentes, honestos, e admitir erros. Eles também devem ser exemplos de integridade e ética. Promover um ambiente saudável: Os líderes devem criar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, onde os funcionários se sintam motivados e engajados. Comunicar-se abertamente: Os líderes devem ouvir as opiniões e preocupações dos funcionários, e compartilhar informações relevantes.
Relação com os objetivos: Com relação aos objetivos propostos foram todos alcançados, pois pode se destacar as principais características das pessoas envolvidas do meio de recrutamento e seleção do setor público e suas características. Onde pode se destacar a pesquisa descritiva, que por sua vez descreve, verifica e explica problemas e fatos da realidade.
Onde os dados coletados de forma sintetizada foram descritos no decorrer do trabalho podendo assim se destacar as pessoas e o seu papel na organização pública, as maneiras de recrutamento e seleção, e também para a atração e retenção de talentos e o papel do líder na retenção de talentos, onde pode se destacar os principais autores como ANDREUZZA, CASCIO, CHIAVENATO, ULRICH, NUNES, MARTINS, MENDONÇA e SILVA.
Discussão dos resultados: Após a coleta de dados, foi feita a análise dos mesmos, identificando e mensurando a percepção dos respondentes. Ulrich (2003) destaca que os profissionais da área se tornam parceiros estratégicos quando participam do processo de definição da estratégia empresarial.
Conforme Nunes, Martins, Mendonça (2021) destaca é papel do líder o sucesso de uma organização, pois o mesmo é fundamental para designar e nortear toda e qualquer organização sendo ela pública ou privada trazendo assim aos gestores o encargo de responsabilidade de escolher de forma racional os seus colaboradores, por contribuir com o processo de retenção de talentos, conhecendo as habilidades e competências de cada talento.
Discussão de limitações: Algumas das limitações que foram observadas no decorrer do estudo foi a sintetização de informações, onde a cada artigo e livro as informações são de maneira extensa, porém com os materiais selecionados foi de grande valia os materiais utilizados para a resolução do artigo. Sendo que com o presente artigo facilitará o entendimento de futuros pesquisadores.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante a pesquisa foi alcançado o objetivo geral do projeto sendo este analisar a gestão de recursos humanos na administração pública, apresentando as estratégias para atração e retenção de talentos, e também os objetivos específicos de a) descrever o que é gestão de recursos humanos; b) identificar os tipos a de estratégias de recrutamento e seleção utilizadas pelos setores públicos; e c) descrever qual método é utilizado para retenção de talentos de colaboradores no setor público, com as respectivas pesquisas bibliográficas realizadas.
Sendo como contribuições mais relevantes para a área de estudo o saber de que o gestor público tem grande função dentro dos recursos humanos, onde possui papel desenvolvedor e inspirador dentro da organização a outros colaboradores. Os líderes devem ser flexíveis e estar abertos ao diálogo, para perceber as reivindicações dos colaboradores, acarretando diretamente em uma gestão de recursos humanos na administração pública de excelência.
A pesquisa acima destacada foi realizada através de meios bibliográficos, alguns desafios que surgiram ao realizar a mesma foram verificar a veracidade dos dados obtidos, procurando por contradições ou incoerências nas obras e escolher a profundidade adequada do tema, para não se perder no trabalho. Logo, como lições aprendidas a revisão bibliográfica garante a confiabilidade e a qualidade técnica e científica do trabalho. Por sua vez pode ser utilizada como base para novas pesquisas já obtendo o mesmo como manual de pesquisa, explorando ainda mais novas técnicas.
Com isso o processo de recrutamento e retenção de talentos é de suma importância em qualquer instância, obtendo êxito do âmbito de recursos humanos se cria um ambiente de trabalho saudável. Além de garantir que a organização funcione em pleno estado, uma administração pública que funciona pensando no crescimento da sociedade de modo geral é um grande passo para o sucesso do país.
REFERÊNCIAS
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ULRICH, Fernando Duarte. Os campeões de Recursos Humanos: inovando para obter os Melhores. Edição: 8, Editora: Futura, 2003. São Paulo
1Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Pública e-mail: Edilenetupari10a@gmail.com
2Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Pública e-mail :hallynegaldinogaldino@gmail.com
3Mestre em Políticas Públicas – UNILA, Administrador e Gestor Público, Professor orientador IFRO e-mail: wendersongrimes@gmail.com