PROFICIÊNCIA EM LEITURA: IMPEDIMENTOS E TÁTICAS NA INSTRUÇÃO E ABSORÇÃO DE CONHECIMENTO.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202411291145


Cristiane M. C. Alves
Izabel C. R. Moreno
Jânia V. Silva
Joeliton B. Lima
Rosângela H. Lara
Sandra M. Oliveira
Sirley A. Tristão
Sônia R. R. Moreno
Sueli M. Oliveira


RESUMO: A competência em leitura constitui um dos alicerces essenciais para o progresso acadêmico e profissional dos indivíduos, sendo imprescindível para a assimilação e interpretação de conteúdos informativos. O presente artigo, realizado por este grupo de professores pedagogos, visa dissertar sobre a relevância da competência leitora, os obstáculos enfrentados pelos discentes e as estratégias pedagógicas substanciais para sua promoção. Por meio de uma análise bibliográfica, são examinadas as correntes teóricas acerca da leitura, o impacto das práticas pedagógicas e os elementos que moldam o processo de aprendizagem. Conclui-se que a competência leitora transcende a mera decodificação de signos linguísticos, abrangendo a interpretação crítica e a análise dos textos, o que demanda abordagens pedagógicas plurais e flexíveis para atender à heterogeneidade dos discentes.

Palavras-Chave: Proficiência em leitura, ensino de leitura, estratégias pedagógicas, aprendizagem, compreensão textual.

INTRODUÇÃO

Entendemos que a leitura constitui uma exigência primordial, sendo imprescindível no processo educativo e na formação integral do sujeito. Por conseguinte, trata-se de um tema perenemente relevante, que abarca investigações, discussões e análises nas esferas social, educacional, acadêmica e governamental. Diante disso, nesta pesquisa, objetivamos refletir sobre a leitura proficiente em práticas que demandam a interpretação, o raciocínio lógico e o domínio do saber por parte do indivíduo.

A aquisição de proficiência em leitura envolve múltiplas facetas que vão desde a decodificação até a análise crítica, sendo influenciada por fatores cognitivos, sociais e pedagógicos (MACHADO, 2015, p. 112)

A leitura constitui um processo intricado e multifacetado, de extrema importância para a formação holística do indivíduo em diversas esferas, sejam elas acadêmica, profissional ou pessoal. A competência leitora é um conceito que ultrapassa a mera habilidade de decodificar grafemas, configurando-se como um elemento fundamental para o êxito educacional e o exercício pleno da cidadania. Conforme Solé (2009), a proficiência em leitura abarca a capacidade de apreender, interpretar e utilizar as informações extraídas de textos de maneira crítica e reflexiva.

Nas Matrizes de Referência de Língua Portuguesa do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica (BRASIL, 2011) consta que a competência leitora é entendida como:

[…] na perspectiva de Perrenoud, como sendo a “capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiando-se em conhecimentos, mas sem se limitar a eles”. Para enfrentar uma situação, geralmente, colocam-se em ação vários recursos cognitivos. Para Perrenoud, “quase toda ação mobiliza alguns conhecimentos, algumas vezes elementares e esparsos, outras vezes complexos e organizados em rede”.  Assim, as competências cognitivas podem ser entendidas como as diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas (BRASIL, 2011, p. 18). ₂ . ₃

A competência leitora encontra-se intrinsecamente vinculada ao desenvolvimento de habilidades cognitivas que capacitam o sujeito a interagir com o mundo circundante, apreender conteúdos acadêmicos e engajar-se de forma ativa em processos sociais e culturais. A relevância dessa temática se evidencia no âmbito educacional, onde os discentes enfrentam consideráveis obstáculos para atingir um nível satisfatório de compreensão e interpretação textual, frequentemente influenciados por elementos como a disparidade social, as práticas pedagógicas adotadas e a disponibilidade de recursos didáticos.

Perante tal contexto, o presente artigo objetiva analisar a relevância da competência leitora no âmbito educacional, identificar os obstáculos enfrentados pelos discentes e apresentar estratégias pedagógicas que possam ser implementadas para fomentar o aprimoramento dessa habilidade.

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

A proficiência em leitura é uma competência que transcende o simples entendimento de um texto; ela exige que o leitor seja capaz de analisar, refletir e formar opiniões sobre o conteúdo lido (SOARES, 2012, p. 54)

A competência leitora abrange diversos aspectos, como a capacidade de identificar vocábulos, compreender seus significados e correlacionar essas informações com saberes pré-existentes. Segundo Lajolo e Zilberman (2004), a leitura pode ser segmentada em dois processos distintos: o processo de decodificação, que diz respeito à habilidade de reconhecer palavras e enunciados, e o processo de compreensão, que envolve a interpretação e a reflexão crítica sobre o conteúdo textual.

Entretanto, numerosos discentes encontram-se com dificuldades para atingir um nível satisfatório de competência leitora, o que pode ser imputado a diversos fatores. Solé (2009) sublinha que uma das principais dificuldades reside na formação inadequada de leitores críticos, que não se restringem à mera compreensão do conteúdo explícito, mas também são aptos a interpretar, questionar e refletir sobre as ideias subjacentes nos textos. Ademais, fatores exógenos, como a escassez de recursos pedagógicos e a desigualdade no acesso a uma educação de qualidade, também prejudicam o desenvolvimento dessa competência.

No âmbito pedagógico, diversas estratégias podem ser implementadas para fomentar o aprimoramento da competência leitora. A adoção de metodologias ativas, como a leitura compartilhada e as rodas de leitura, favorece o engajamento dos discentes no processo interpretativo e analítico dos textos. Além disso, a adaptação das práticas pedagógicas a distintos níveis de proficiência leitora e a integração de tecnologias educacionais podem otimizar o processo de aprendizagem e promover a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas condições sociais e culturais.

Para que os alunos desenvolvam proficiência em leitura, é imprescindível que os professores adotem abordagens pedagógicas que incentivem a reflexão sobre o texto e a construção de significados a partir de múltiplas perspectivas (KLEIMAN, 2008, p. 94).

A apreensão global de um texto constitui uma competência que pode ser cultivada no ambiente educacional, por meio de práticas pedagógicas eficazes voltadas à leitura. É importante ressaltar que tais práticas devem levar em consideração o contexto significativo do texto, além de possibilitar ao leitor a formação de expectativas, a formulação de hipóteses, a construção e o desenvolvimento de sua compreensão, interpretação e, por fim, a habilidade de responder de forma crítica.

Dessa forma, a compreensão das manifestações linguísticas deve estar intrinsecamente relacionada à prática pedagógica de leitura desenvolvida pelo educador. É fundamental que o discente reconheça a existência de variedades linguísticas, compreendendo que estas são constitutivas da cultura dos sujeitos e do contexto sociocultural em que estão inseridos. A pluralidade de textos, oriundos de distintos gêneros, pode favorecer a apreensão das marcas linguísticas e propiciar um desempenho superior frente aos critérios avaliativos. 

Conforme SWIDERSKI, SILVA e COSTA-HÜBES (2014), para uma abordagem eficaz, o educador pode esclarecer ao discente que a variação linguística emerge de diversos fatores que constituem os atributos e fazem parte da individualidade do falante: fatores geográficos (linguagem urbana, rural, regional), históricos (discurso que remete ao passado ou ao presente), sociológicos (linguagem infantil, juvenil, adulta) e técnicos (linguagem científica ou específica de uma profissão). ₁₀ .

METODOLOGIA

Este estudo adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica de artigos, livros e investigações acadêmicas sobre a temática da competência leitora. A análise focaliza teorias e modelos de leitura, como a leitura decodificadora e a leitura crítica, bem como as metodologias pedagógicas que propiciam a formação de leitores proficientes. A seleção das fontes obedeceu aos seguintes critérios: pertinência ao tema, atualidade das publicações (dando preferência a estudos publicados nos últimos dez anos) e a credibilidade dos autores.

Foram consultadas obras de autores de destaque nas áreas da educação e da psicologia cognitiva, como Solé (2009), Lajolo e Zilberman (2004) e Machado (2015), além de artigos que abordam os desafios enfrentados por discentes em distintos contextos socioeconômicos e culturais. O estudo tem como objetivo identificar práticas pedagógicas eficientes que podem ser implementadas no ambiente escolar, com a finalidade de promover o aprimoramento da competência leitora.

CONCLUSÃO

A competência leitora constitui uma habilidade essencial para a formação de indivíduos críticos e aptos a participar de maneira ativa e consciente na sociedade. Este artigo destacou que, embora a leitura seja crucial para o êxito acadêmico e o desenvolvimento pessoal, numerosos discentes ainda enfrentam obstáculos substanciais para atingir o nível de proficiência almejado. Esses desafios estão intimamente relacionados à complexidade do processo de leitura e a fatores socioeconômicos que impactam o aprendizado.

Como educadores no ensino fundamental, podemos expandir as estratégias de ensino da leitura, contribuindo para a formação de leitores proficientes, capazes de ler, interpretar e interagir de forma construtiva nas mais variadas situações e contextos.

A adoção de práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas é crucial para ultrapassar essas dificuldades e fomentar o desenvolvimento da competência leitora. O trabalho com textos plurais, a implementação de metodologias ativas e o emprego de tecnologias educacionais são estratégias eficazes para formar leitores proficientes, aptos a compreender, interpretar e questionar as informações apresentadas em diferentes contextos.

REFERÊNCIAS

1. ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Etnografia da prática escolar. 17. ed. Campinas, SP: Papiros, 1995.

2. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Plano de desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC, 2011

3. BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resultados Prova Brasil 2013. Brasília: INEP, 2013. Disponível em http://download.inep.gov.br/mailing/2014/nota_explicativa_prova_brasil_2013.pdf.

4. COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; BARREIROS, Ruth Ceccon. Concepções e capacidades de leitura para o letramento. In: COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição et al. (Orgs.). Descritores da Prova Brasil (5º ano): Estudos e Proposições Didáticas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2014. p. 19-42.

5. KLEIMAN, A. (2008). Aprofundando o ensino de leitura e escrita. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

6. LAJOLO, F. e ZILBERMAN, A. (2004). Leitura: teoria e prática. São Paulo: Editora Ática

7. MACHADO, M. A leitura na escola: um estudo sobre os desafios e as práticas pedagógicas. Campinas: Papirus, 2015.

8. SOARES, M. O ensino da leitura e da escrita: o que os professores precisam saber. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

9. SOLÉ, I. (2009). Estratégias de leitura: compreender, aprender, ensinar. Porto Alegre: Artmed.

10. SWIDERSKI, SILVA. O que é fato? O que é opinião? Traçando um Paralelo. Estudos e Proposições Didáticas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores. 2014. p. 283-300.