VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EVOLUÇÃO DOCENTE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411222205


João Victor Duarte Pereira
Arnaldo Gonçalves Campos
Haroldo Alves Pereira Jr*


RESUMO: No presente trabalho teve-se por objetivo apresentar um breve relato de experiência, a partir da vivenciada adquirida durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica, edital 102/2022. As ações do projeto aconteceram entre acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da natureza do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso – Centro de Referência de Jaciara e, estudantes do Ensino Médio do curso Técnico em Meio Ambiente, dessa mesma instituição. As atividades ocorreram na modalidade presencial, as quais propiciaram um ambiente fértil para a aquisição de novos saberes, a partir do cotidiano realista da escola. Sendo assim, é possível afirmar que a experiência no Residência Pedagógica promoveu uma ponte entre os acadêmicos da Licenciatura em Biologia com o mundo do futuro docente.

Palavras-chave: Ensino, Licenciatura, Experiência pedagógica, Formação de professores.

ABSTRACT: The aim of this work was to present a brief experience report, based on the experiences acquired during the development of the Pedagogical Residency Program, notice 102/2022. The project’s actions took place between academics from the Natural Sciences Degree course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso – Jaciara Reference Center and high school students from the Environmental Technician course, from the same institution. The activities took place in person, which provided a fertile environment for the acquisition of new knowledge, based on the realistic daily life of the school. Therefore, it is possible to affirm that the experience in the Pedagogical Residency promoted a bridge between the Biology Degree students and the world of future teachers.

Keywords: Teaching, Degree, Pedagogical experience, Teacher training.

INTRODUÇÃO

Oconhecimento teórico trabalhado durante o processo de formação acadêmica é importante para a carreira profissional em todas as áreas do saber.  Entretanto, em muitas profissões o desenvolvimento da aprendizagem alicerçado no lema “aprender a fazer fazendo”, é fundamental para consolidação das habilidades e competências da profissão. Nesse cenário, figura-se a formação docente, na qual a experiência da convivência no ambiente escolar, durante o processo de formação do professor se faz muito relevante e necessário para que tenhamos profissionais preparados para o enfrentamento aos desafios atuais demandados pela educação contemporânea para a formação da sociedade moderna.

A partir do contexto tratado anteriormente, percebe-se que programas como o Residência Pedagógica, manifestam-se como um instrumento importante para aprimorar a construção do processo formativo dos futuros docentes (UNIFESP, 2006, p.48). Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica surge como uma proposta inovadora que visa integrar teoria e prática desde os primeiros anos da formação acadêmica dos futuros educadores.

Quanto ao marco regulatório, no Brasil, o Programa Residência Pedagógica (PRP), foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio da Portaria nº 38/2018, passou a integrar a política de formação de professores (BRASIL, 2018).

Segundo educadores especialistas no assunto, a Residência Pedagógica está à parte da formação inicial, podendo ser considerada uma aprendizagem essencial, que acompanha a graduação e ganha sentido de especialização profissional (UNIFESP, 2006, p.48). De acordo os mesmos autores, essa proximidade dos cursos de especialização relaciona-se ao processo de imersão do estudante de licenciatura, no contato sistemático e temporário com práticas da educação, e com profissionais reais que atuam no contexto das escolas públicas.

No presente trabalho teve-se por objetivo apresentar um relato das principais experiências adquiridas durante processo de imersão vivenciado, no decorrer da realização do Programa Residência Pedagógica, do IFMT/CRJac., edital (2022).  

METODOLOGIA

Para realização do presente estudo adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando aobservação participante como principal instrumento de coleta de dados. No núcleo do PRP, vinculado ao IFMT Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara, participaram da experiência cinco estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia do IFMT, campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara, os quais interagiram com os estudantes do ensino médio do curso Técnico em Meio Ambiente, da mesma instituição. As observações foram realizadas em todas as etapas de desenvolvimento do programa, sendo submetidas a uma análise de conteúdo para identificação de categorias e temas recorrentes.

O Projeto de Residência Pedagógica foi desenvolvido em 5 etapas: preparação da equipe e alinhamento do projeto RP, ambientação escolar, observação em sala de aula, avaliação da experiência, e regência.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A partir das experiencias vivenciadas junto ao Programa Residência Pedagógica é possível afirmar que as oportunidades oferecidas durante o andamento do programa, foram amplamente valorizadas pelos participantes do subprojeto RP/CRJac. Constituindo assim, uma oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Entre as principais observações positivas, destacadas e discutidas pelos residentes, durante o andamento do programa, podem-se citar:  desenvoltura nas habilidades práticas; reflexão crítica sobre a prática docente; articulação entre teoria e prática e melhoria nas relações interpessoais.

Em relação ao desenvolvimento das habilidades práticas, os participantes da experiência relataram que a vivência nas escolas parceiras lhes proporcionou a oportunidade de acompanhar “in loco” a prática docente, desenvolvendo habilidades relacionadas ao planejamento de aulas, à gestão de sala de aula e ao relacionamento com os alunos. Conforme Gadotti (2010), o educador precisa construir conhecimento de sua experiência, devendo ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentido para o que fazer dos alunos.

Sobre a oportunidade de reflexão crítica sobre a prática docente, a inserção no contexto escolar estimulou nos estudantes uma postura reflexiva em relação à sua prática pedagógica, levando-os a questionar suas concepções prévias e a buscar novas estratégias de ensino. No contexto do princípio de formação pela reflexão, é imprescindível a análise constante no trabalho docente, pois é por meio da reflexão que as respostas às problemáticas intrínsecas à prática pedagógica são obtidas (FERREIRA e SIQUEIRA, 2020).

Quanto a articulação entre teoria e prática, os participantes destacaram a importância de poder aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade em situações reais de ensino, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conteúdos estudados. A possibilidade de ter contato com a prática a partir de um programa voltado para a formação inicial, favorece a construção de bases teóricas que fortaleça uma ação futura (FREITAS, FREITAS e ALMEIDA, 2020).

Outro aspecto importante a ser abordado, trata-se da melhoria nas relações estabelecidas com os professores, técnicos administrativos e, alunos das escolas parceiras. O relacionamento estabelecido com comunidade escolar em geral foi apontado como um dos aspectos mais enriquecedores da vivência no programa, proporcionando oportunidades de troca de experiências e de construção de vínculos afetivos. Nesta imersão, o estudante participa da rotina da escola parceira, inclusive das atividades extrassala promovidas pela escola, a partir do plano de atividade elaborado em conjunto (FREITAS, FREITAS e ALMEIDA, 2020).  A experiência no PRP é algo de imenso valor, visto que o residente ao ser inserido na escola pode fazer dela um laboratório de pesquisas onde ele pode desenvolver juntos com seus coordenadores estratégias educacionais para melhorar ensino básico (NASCIMENTO et al., 2022).

CONCLUSÃO

      O processo de imersão vivenciado através da experiência adquirida junto ao Programa Residência Pedagógica, evidencia a importância do mesmo, como uma estratégia eficaz para a formação inicial de professores, destacando os impactos positivos dessas vivências no contexto escolar, na aprendizagem e na preparação de futuros profissionais da educação. Ao propiciar uma imersão a partir da realidade educacional, promover a integração entre teoria e prática, o programa contribui para a construção de uma identidade profissional sólida. Dessa forma, as instituições engajadas no processo de desenvolvimento da educação brasileira, estarão sem dúvidas, contribuindo para o fortalecimento do compromisso dos futuros educadores com a transformação social através de uma educação pautada no contexto real das legítimas demandas da comunidade escolar.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência

Pedagógica. Diário Oficial da União, Brasília, 2018.

FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla Da Silva.Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de Linguagem, v. v.10, p. 7/n. 1-13, 2020.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente.Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

GADOTTI, Moacir. Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem. Pesquisa e Prática pedagógica, 2010.

NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do; SILVA, Joalisson Jeronimo da; AGUIAR, Joabe Barbosa; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. Residência Pedagógica e a Importância Prática na Formação Docente. VII Encontro de iniciação à docência a UEPB e V Encontro de formação de professores da educação básica, 2022.

UNIFESP. Plano pedagógico do curso de pedagogia. São Paulo, 2006/2010.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente, Mato Grosso, Brasil. *autor para correspondência: haroldo.junior@ifmt.edu.br