A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202410310827


Carmelita de Almeida Mendes1; Cristiane Aparecida de Oliveira Costa2; Danyelli Baptista da Silva3; Gislaine Schon4; Marilene Santana de Almeida5; Rafaella Freitas de Jesus6; Renilda Artiaga7; Roseli Aparecida Correa8; Suely Inácio Cardoso de Jesus9; Tamires Rodrigues de Oliveira10


Resumo

A inclusão na educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral da criança, promovendo o crescimento social e emocional por meio da convivência e da interação com a diversidade. Este artigo aborda como a inclusão na primeira infância favorecendo a formação de habilidades emocionais, a empatia e a construção de relações interpessoais saudáveis. A inclusão permite que as crianças compreendam e respeitem as diferenças, promovendo a criação de uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, são considerados os benefícios, os desafios e algumas estratégias práticas para tornar a educação infantil mais inclusiva.

Palavras – chave: Inclusão; Educação Infantil; Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Emocional.

Introdução

A educação infantil é um período decisivo para a formação do caráter e das habilidades sociais e emocionais das crianças. Nesse contexto, a inclusão assume um papel essencial para proporcionar um ambiente onde a diversidade é valorizada e respeitada. Mais do que uma prática pedagógica, a inclusão na educação infantil representa um compromisso social que visa acolher crianças com diferentes habilidades, origens e necessidades, oferecendo oportunidades iguais para todos.

Então, promover a inclusão desde cedo não só beneficia crianças com necessidades específicas, como também contribui para a formação de valores nos demais alunos, como empatia, cooperação e respeito. Em um ambiente inclusivo, as crianças aprendem a conviver com as diferenças, a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades emocionais que serão essenciais para sua vida adulta.

Portanto, este artigo aborda a importância da inclusão na educação infantil, evidenciando seus benefícios para o desenvolvimento social e emocional, além dos desafios e das estratégias que podem ser impostas para torná-la efetiva.

Desenvolvimento

A inclusão é um conceito fundamental na educação contemporânea, especialmente na educação infantil, onde o desenvolvimento social e emocional está em uma fase crucial. No contexto educacional, a inclusão é o processo de garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas, cognitivas, sociais, emocionais ou culturais, possam participar ativamente da vida escolar.

Na educação infantil, a inclusão desempenha um papel significativo, não apenas para as crianças que recebem apoio, mas para todos os alunos, pois promove a empatia, o respeito e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desde cedo. Pois.

“Habilidade que permite perceber, apreciar e expressar corretamente nossas emoções; a habilidade para acessar e ou gerar sentimentos quando estes facilitam nossos pensamentos; a habilidade para compreender as emoções e os conhecimentos emocionais; e a habilidade para regular as próprias emoções, no intuito de favorecer o crescimento emocional e intelectual. (Mayer; Salovey, 1997. p.10).”

Desse modo, o desenvolvimento social e emocional na primeira infância é um dos pilares da formação integral da criança. É nesse período que ela começa a compreender o mundo ao seu redor, a interagir com os colegas e a construir sua autoestima e autoconfiança. Habilidades como o autocontrole, a expressão de sentimentos, a empatia e a cooperação são desenvolvidas a partir das interações com outras crianças e com os adultos. Nesse sentido, a inclusão permite que as crianças aprendam a conviver com a diversidade e a lidar com as diferenças, promovendo um ambiente de aprendizagem acolhedor e seguro.

A inclusão traz uma série de benefícios para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Abaixo alguns dos impactos mais relevantes:

  • Desenvolvimento da Empatia e Respeito: Convivendo com colegas de diferentes origens, habilidades e condições, enquanto as crianças aprendem a ver o outro com respeito e empatia. Essa experiência contribui para que elas compreendam o valor das diferenças, desenvolvendo uma postura de acolhimento e solidariedade.
  • Aprimoramento das Habilidades Sociais: A inclusão favorece o desenvolvimento de habilidades como a cooperação, a comunicação e a resolução de conflitos. Por meio de atividades e brincadeiras em grupo, as crianças são incentivadas a trabalhar juntas, a ouvir e a valorizar as opiniões dos outros, estabelecendo laços de amizade e confiança.
  • Aumento da Autoconfiança e Autoestima: Para crianças com necessidades especiais, a inclusão é um fator de fortalecimento da autoconfiança. Estar em um ambiente que acolhe e valoriza suas características individuais proporciona uma sensação de pertencimento e facilidades, essencial para a autoestima.
  • Redução do Preconceito e da Discriminação: A inclusão na educação infantil ajuda a moldar uma sociedade mais igualitária, pois as crianças aprendem desde cedo a aceitar as diferenças e a lidar com a diversidade. Essa prática reduz a formação de preconceitos e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
  • Desenvolvimento Emocional Positivo: Ao conviver com a diversidade, as crianças aprendem a identificar e gerenciar suas próprias emoções e lidar com sentimentos como frustração, orgulho e empatia. Essas experiências são essenciais para a formação de adultos emocionalmente equilibrados.

Embora a inclusão seja fundamental para o desenvolvimento social e emocional, sua implementação enfrenta diversos desafios. Assim,

“Um dos papéis do educador emocionalmente inteligente consiste em estimular as competências emocionais de seus alunos […] o verdadeiro aprendizado se dá não quando compreendemos, mas quando sentimos” (Chabot, D.; Chabot, M., 2005, P.131).

No entanto, sabe-se que existem vários desafios enfrentados durante o processo inclusivo, entre eles a falta de capacitação de educadores, pois muitos professores ainda não possuem formação ou capacitação adequada para trabalhar em uma sala de aula inclusiva. E isso, pode gerar insegurança e dificultar a criação de um ambiente de aprendizado que respeite as necessidades de todos.

Outro é, a existência de infraestrutura inadequada, pois algumas escolas carecem de adaptações físicas que garantem a acessibilidade e a segurança de crianças com deficiência. A ausência de rampas, banheiros adaptados e mobília apropriada limita a participação de algumas crianças.

Além desses, existe também a resistência cultural e social que em alguns contextos, ainda existe resistência de famílias ou comunidades quanto à inclusão. Essa resistência pode ser baseada em preconceitos ou na falta de conhecimento sobre os benefícios da inclusão, o que torna essencial o trabalho de conscientização.

Também, o número elevado de alunos por sala de aula, pois, as mesmas apresentam um grande número de alunos dificultando a personalização do ensino e a atenção individualizada. Assim, sobrecarga de alunos dificulta a inclusão, já que limita o tempo e a atenção que o professor pode dedicar a cada criança.

Com todas as dificuldades apresentadas é necessário que algumas estratégias possam ser aplicadas pelos educadores e pelas instituições para tornar a educação infantil mais inclusiva, por exemplo:

  • Formação Contínua dos Professores: Capacitar professores para que estejam preparados para lidar com as diversidades dentro da sala de aula é fundamental. A formação deve incluir técnicas de ensino inclusivo e estratégias para promover o desenvolvimento social e emocional das crianças.
  • Adaptação do Espaço Físico: As escolas devem investir em adaptações que garantam a acessibilidade, como rampas, pisos reforçados e móveis ajustáveis. Essas adaptações protegem um ambiente seguro e acolhedor para todos.
  • Uso de Atividades Lúdicas e Cooperativas: Atividades que incentivam a interação e a cooperação entre as crianças promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Jogos, músicas e brincadeiras podem ser adaptados para incluir crianças com diferentes habilidades, incentivando a participação de todos.
  • :Promoção do Respeito e da Empatia no Ambiente Escolar: As crianças devem ser incentivadas a valorizar as diferenças e a tratar os colegas com respeito. A promoção de um ambiente inclusivo deve ser uma responsabilidade compartilhada entre toda a comunidade escolar, incluindo os alunos, professores e famílias.
  • Apoio às Famílias: Estabelecer uma comunicação clara e aberta com as famílias é essencial para promover a inclusão. As escolas podem organizar palestras, reuniões e eventos que incentivam a participação das famílias e promovem a conscientização sobre a importância da inclusão.

A inclusão na educação infantil é um processo que beneficia todas as crianças e proporciona uma formação social e emocional essencial para a vida. Por meio da convivência com a diversidade, as crianças aprendem a respeitar as diferenças e a valorizar o outro, desenvolvendo empatia e habilidades sociais fundamentais. Compreende-se que:

“Os fenômenos afetivos representam a maneira como os acontecimentos repercutem na natureza sensível do ser humano, produzindo nele um elenco de reações matizadas que definem seu modo de ser no mundo. Dentre esses acontecimentos, as atitudes e as reações dos seus semelhantes a seu respeito são, sem sombra de dúvida, os mais importantes, imprimindo às relações humanas um tom de dramaticidade. Assim sendo, parece mais adequado entender o afetivo como uma qualidade das relações humanas e das experiências que elas evocam (…).” (Pino, 2000 p. 130-131).

No entanto, para que a inclusão seja efetiva, é essencial o compromisso de educadores, famílias e instituições em proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e acessível. Ao investir na inclusão desde a primeira infância, promovemos a construção de uma sociedade mais justa, solidária e preparada para lidar com as diferenças.

Conclusão

A inclusão na educação infantil é fundamental para o crescimento integral das crianças, pois promove valores essenciais para a vida em sociedade. Ao aprender a conviver em um ambiente diverso, as crianças desenvolvem habilidades sociais e emocionais importantes, como o respeito às diferenças, a empatia e o espírito de cooperação.

 Para que a inclusão seja uma realidade eficaz, é necessário o comprometimento de educadores, famílias e instituições em criar um ambiente acolhedor e acessível para todos.

Portanto, investir na inclusão desde a infância é investir em uma sociedade mais justa e solidária, onde todos são valorizados e têm a oportunidade de participar e aprender juntos.

Referências Bibliográficas

Chabot, D.; Chabot, M.( 2005) Pedagogia Emocional: Sentir Para Aprender. Trad. Diego Ambrosini E Juliana Montoia De Lima. [S.L.]: Sá Editora, 2005.

MOREIRA, Andrea dos Santos Mangolin et al. Educação especial e inclusão. Projetos Integrados (PI), 2022.

PEREIRA, Ana Cristina Silva Camisao. CRIANDO PONTES PARA O APRENDIZADO: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 46, p. 25-35, 2023.

Pino, A. (1997) O biológico e o cultural nos processos cognitivos, em Linguagem, cultura e cognição: reflexão para o ensino de ciências. Anais do encontro sobre Teoria e Pesquisa em ensino de ciências. Campinas: gráfica da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, p. 5-24.

Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185–221. doi:10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG


1 Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação infantil. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
2 Graduação em: Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
3 Graduação: Pedagogia; Especialização em: Educação Infantil, Alfabetização e letramento/Psicopedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
4 Graduada em Pedagogia. Especialização em: Docência da Educação Infantil e anos Iniciais/ Alfabetização e Letramento e professora na Rede Municipal/Estadual de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
5 Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Psicopedagogia e Educação Infantil. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
6 Graduação em: Pedagogia. Especialista em: Psicopedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público nas cidades de Bacabeira e de São Luís, Maranhão.
7 Graduação em: Psicologia e Pedagogia. Especialização em: AEE – Atendimento educacional Especializado e Neuropsicologia e Orientação Escolar. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
8 Graduação em: Pedagogia. Especialização em: AEE – Atendimento educacional Especializado e Psicopedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
9 Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação infantil. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.
10 Graduação em: Pedagogia. Especialização em: AEE – Atendimento educacional Especializado e Psicomotricidade. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.