IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM: ANALISAR COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PLATAFORMAS DE E-LEARNING E APLICATIVOS EDUCATIVOS INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES

IMPACT OF DIGITAL TECHNOLOGIES ON LEARNING: ANALYZING HOW DIGITAL TOOLS SUCH AS E-LEARNING PLATFORMS AND EDUCATIONAL APPLICATIONS INFLUENCE STUDENTS’ LEARNING AND DEVELOPMENT

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410280534


Ana Cristina Teles Duarte
Ana Karolina de Abreu Freitas
Edna Cristina Alves Freire
Darlan Luis Moreira da Costa
Francisco Edilberto Rodrigues de Farias
Jeany Monteiro da Silva
Judith Maria Carvalho de Nojoza
Katianne Jamilia Oliveira Nunes
Lyssa Thais Viana Almeida
Luciana Cruz de Freitas
Maria Cláudia Santos Aguiar
Radamese Lima de Oliveira
Raimundo Nonato Ferreira Mota
Rosiane Belém Onofre
Temilce Maria Queiroz Viana


RESUMO

O presente artigo “Impacto das tecnologias digitais na aprendizagem: analisar como as ferramentas digitais como plataformas de e-learning e aplicativos educativos influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento dos discentes” tem como objetivo analisar o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem, focando em como ferramentas como plataformas de e-learning e aplicativos educativos influenciam o desenvolvimento dos discentes. A pesquisa aborda a evolução das tecnologias educacionais, suas aplicações práticas e os resultados obtidos em ambientes de ensino. A metodologia utilizada inclui uma revisão bibliográfica e análise de estudos de caso que demonstram a eficácia dessas ferramentas no processo educativo. A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender como as tecnologias digitais estão moldando a experiência educacional contemporânea. A problemática apresentada fez parte do questionamento sobre as plataformas de e- learning e aplicativos educativos influenciam positivamente o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes. O objetivo geral foi analisar o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem dos discentes, trazendo a luz a discussão em como plataformas de e-learning e aplicativos educativos influenciam seu desenvolvimento educacional e pessoal. A metodologia faz parte dom caminho a ser percorrido, ao que se pretende transitar e alcançar. O recurso aplicado neste estudo tem um caráter predominante predominantemente bibliográfica, com uma revisão sistemática da literatura existente sobre o tema. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica. Autores importantes como Barbosa (2018); Pereira (2018); Mezzari (2011); Garbin (2003) e outros contribuem de forma especial para estas questões.

Palavras-chave: Aprendizagem. Discentes. E-Learning. Tecnologias digitais.

1  INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, as tecnologias digitais têm transformado o cenário educacional. Com a chegada da internet, com a aplicação de recursos tecnológicos da comunicação virtual e da popularização de dispositivos móveis dá-se o início de novas formas de aplicação do ensino e da aprendizagem. Uma nova “lente” de um olhar mais minuciosos sobre a educação passa a ser colocado em pauta; os recuso aplicados da informatização passa a ser a nova ferramenta de transmissão do saber, de uma informação mais célere frente ao conhecimento.

A aplicação desses recursos tecnológicos voltados ao cenário do portal educacional veio de certo modo facilitar o acesso à informação e trazer uma prática mais célere de compartilhamento do saber entre docentes e discentes. Faz-se necessário frisar que essa mudança de acesso à informação digital levanta questões relevantes sobre os impactos reais dessas ferramentas na aprendizagem e no desenvolvimento dos discentes.

As plataformas de E-learning, como Coursera e Moodle, bem como a aplicação de outros aplicativos de caráter educativo, têm se tornado cada vez mais comuns nas instituições de ensino. Este artigo busca compreender como essas ferramentas impactam a aprendizagem dos alunos, promovendo um ambiente mais interativo, informativo e acessível.

Com a rápida evolução das tecnologias digitais tem transformado diversos setores da sociedade, incluindo a educação. O advento de ferramentas digitais como plataformas de e-learning e outros recursos digitais voltados a educação tem contribuído de forma expressiva para o ensino e a aprendizagem.

Com a crescente adoção de métodos de ensino híbridos e online, é importante levantar a bandeira do questionamento e investigar se essas ferramentas realmente contribuem para um aprendizado mais eficaz ou se apresentam limitações que podem comprometer o desenvolvimento dos alunos.

A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender como as tecnologias digitais estão moldando a experiência educacional contemporânea. Compreender a importância desses recursos tecnológicos e seu uso pode vir a contribuir o cenário educacional, auxiliando professores e gestores assim como frente a criação de projetos, da implantação de estratégias pedagógicas mais próximas a realidade dos alunos.

A problemática apresentada faz parte do questionamento sobre até que ponto as plataformas de e-learning e aplicativos educativos influenciam positivamente o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes?

O objetivo geral é analisar o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem dos discentes, trazendo a luz a discussão em como plataformas de e- learning e aplicativos educativos influenciam seu desenvolvimento educacional e pessoal. Os objetivos Específicos são: Identificar as principais características das plataformas de e-learning e aplicativos educativos utilizados na educação; avaliar os efeitos do uso dessas ferramentas na motivação e engajamento dos discentes. Examinar as percepções de educadores sobre a eficácia das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, é essencial explorar tanto os benefícios quanto os desafios associados ao uso dessas ferramentas, considerando aspectos como engajamento, motivação, autonomia do aluno e resultados acadêmicos.

REFERENCIAL TEÓRICO

EFEITOS DAS PLATAFORMAS DE E-LEARNING NA APRENDIZAGEM

A priori, a literatura sobre o impacto das tecnologias digitais na educação é bastante complexa. As plataformas de e-learning oferecem flexibilidade e personalização no aprendizado. […] o que os jovens aprendem, e como aprendem, parece ter se transformado com as tecnologias digitais, frequentemente para formatos e lugares distantes daquilo que se relaciona com ambientes formais, como a escola ou a biblioteca (Selwyn, 2009, p. 367). O conceito aplicado de “nativos digitais” sugere que os discentes se sentem cada vez mais a vontade com a aplicação tecnológica do ensino aplicado.

A teoria da aprendizagem colaborativa também é importante, pois muitas dessas ferramentas auxiliam os professores e alunos diante do saber.

Segundo Mezzari (2011, p. 45):

Hoje, o e-learning trabalha através de um ambiente virtual de aprendizagem, utilizando as ferramentas e os recursos de uma plataforma digital, especialmente em termos de distribuição de conteúdos, gestão e comunicação. Há tudo o que uma sala de aula, ou treinamento, precisa para que haja aprendizado e troca de experiências e conhecimentos.

As plataformas de e-learning têm transformado a forma como os alunos acessam o conhecimento e interagem com o conteúdo educacional. Essas plataformas oferecem uma variedade de recursos, como vídeos, quizzes interativos e fóruns de discussão, que podem enriquecer a experiência de aprendizagem. Frente a esta tecnologia aplicada o professor precisa estar capacitado para esta nova forma de transmissão e construção do conhecimento.

Barbosa, (2018, p.12) sobre o papel do professor:

(…)o papel atual do professor em sala de aula é de um mediador atuante que norteia o conhecimento em suas aulas, direcionando por meio de metodologias sejam elas tradicionais, mas que se associem a novas metodologias com a utilização de ferramentas digitais e on-line, a fim de promover a construção do conhecimento em sala de aula, utilizando essa atual linguagem que já é vivenciada pela clientela escolar.

A combinação de metodologias tradicionais com novas abordagens permite que os professionais da docência utilizem uma variedade de estratégias didáticas e pedagógica e mais que isto, é importante que eles estejam capacitados para este novo portal de transmissão do conhecimento digital. A aulas expositivas podem ser complementadas por atividades colaborativas online, onde os discentes possam trabalhar em parceria com a criação de projetos, pesquisas e a utilização de recursos como Google Classroom ou plataformas similares.

É preciso lembrar que a emancipação e o empoderamento digital que são atributos extrapolam o simples acesso às tecnologias, visto que demandam apropriação crítica, participação ativa e autoria colaborativa dos estudantes em processos educativos que se desenvolvem atrelados aos meios digitais (Dias; Strecker, 2019, p. 22).

Mesmo diante das metodologias tradicionais ainda tenham seu lugar no espaço das escolas, a integração de novas práticas pedagógicas e os recursos tecnológicos aplicados passa a atender a uma nova clientela moderna de alunos que estão cada vez mais familiarizados com ferramentas digitais e plataformas online.

Segundo Paulino et al (2018, p. 18) “Ambientes de aprendizagem são cenários disponíveis para a prática de processos de ensino e aprendizado”. A flexibilidade do e-learning permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, o que pode ser particularmente benéfico para aqueles que têm diferentes estilos de aprendizagem ou compromissos pessoais.

As plataformas de e-learning frequentemente utilizam algoritmos para personalizar a experiência do usuário, adaptando o conteúdo às necessidades individuais dos alunos. Isso pode resultar em um aumento da motivação e do engajamento, pois os alunos se sentem mais conectados ao material quando ele é relevante para suas vidas. “A IA não substitui o professor, mas pode ser um complemento eficaz para o processo de ensino e aprendizagem, ajudando na personalização do ensino e no desenvolvimento de habilidades específicas dos alunos”. (Pereira, 2018, p. 23). A utilização dessas ferramentas digitais pode levar a melhores resultados acadêmicos, especialmente em ambientes onde os alunos têm acesso limitado a recursos tradicionais.

Desafios da Implementação das Tecnologias Digitais na Educação

Mesmo frente aos benefícios das tecnologias digitais na aprendizagem, existem desafios associados à sua implementação e construção do saber. Segundo Carvalho (2007, p. 2) “(…)à medida que as TCI ganham espaço na escola, o professor passa a se ver diante de novas e inúmeras possibilidades de acesso à informação e de abordagem dos conteúdos, podendo se libertar das tarefas repetitivas e concentrar-se nos aspectos mais relevantes da aprendizagem(…)”. O uso de tecnologias torna as aulas mais dinâmicas e interativas.

Um dos principais obstáculos é a desigualdade no acesso à tecnologia aplicada, pois a questão econômica, social e cultural compactua com estas diferenças. É importante frisar que nem todo os discentes têm dispositivos adequados ou conexão à internet. Isso pode criar uma disparidade e desigualdade nas oportunidades educacionais.

Segundo Silva (2019, p. 30):

A formação do professor usando tecnologias pedagógica-digitais desenvolve- se numa abordagem que privilegia as múltiplas interações entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem […]As tecnologias e mídias digitais devem fazer parte do repertório do professor que ao incorporá- las ao processo de ensino e aprendizagem deverá refletir sobre suas finalidades enquanto ferramenta de aprendizagem.

Outro desafio é a necessidade de formação adequada para professores e educadores sobre como integrar efetivamente essas ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. Sem essa formação, há um risco elevado de subutilização das tecnologias disponíveis ou até mesmo da implementação inadequada delas, o que pode prejudicar o processo educativo.

A mídia eletrônica se apresenta como um avanço tecnológico capaz de modificar nosso comportamento, com um discurso que ele assume (Garbin, 2003, p.121). A mídia eletrônica diz respeito a qualquer forma de comunicação que utiliza dispositivos eletrônicos para transmitir informações. Isso inclui televisão, rádio, internet e plataformas digitais como redes sociais.

A evolução dessas mídias tem sido rápida e abrangente, alterando a forma como as pessoas consomem informação e interagem umas com as outras. A educação faz parte desta construção do conhecimento na sua totalidade onde os recursos aplicados da tecnológica digital fazem parte deste ciclo de evolução da transmissão do saber.

Pontua Kalinke (1999, p. 15) que:

Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A internet, os canais de televisão à cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e participantes deste mundo globalizado.

Os avanços tecnológicos na mídia eletrônica têm permitido uma disseminação mais rápida e ampla das informações. A internet, as redes sociais contribuem para um nível cada vez mais célere de informação dos nossos alunos. A comunicação virtual aproximou mais o mundo onde estas acabam compartilhando

experiencias e vivências afins. Trocando informações, conhecendo outras culturas, compartilhando o saber na sua totalidade, no aprendizado continuo e inacabado.

3. OS APLICATIVOS EDUCATIVOS E SEU PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

Os aplicativos educativos desempenham um papel crucial no desenvolvimento das habilidades dos discentes. Eles são projetados para serem interativos e envolventes, promovendo não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas. Segundo os PCNs (1997, p. 126) “a tecnologia é um instrumento capaz de aumentar a motivação dos alunos, se a sua utilização estiver inserida num ambiente de aprendizagem desafiador”. Muitos aplicativos educativos incorporam elementos de gamificação, que incentivam os alunos a progredir através de recompensas virtuais e desafios.

O uso desses aplicativos também pode facilitar o aprendizado colaborativo entre pares, permitindo que os alunos compartilhem experiências e aprendam uns com os outros em um ambiente digital.

(…)vivemos em um cenário de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. (…)Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações (Proinfo, 2008, p. 20).

Os avanços científicos e tecnológicos são fundamentais para entender como as mudanças ocorrem. Com isto, a revolução digital trouxe uma nova forma de comunicação e interação social. Tecnologias como inteligência artificial (I.A), big data, internet das coisas (IoT) assim como a aplicação da biotecnologia mudaram o modo como as pessoas se comunicam e com isto acabam por influenciar setores importantes como a educação, a saúde, a segurança, a engenharia, a justiça etc. As novas tecnologias aplicadas com os recursos digitais cada vez mais modernos trouxe para a humanidade uma nova forma de pensar o mundo.

Segundo Oliveira et al. (2020, p. 12) fundamentam que:

O ensino remoto não se configura como a simples transposição de modelos educativos presenciais para espaços virtuais, pois requer adaptações de planejamentos didáticos, estratégias, metodologias, recursos educacionais, no sentido de apoiar os estudantes na construção de percursos ativos de aprendizagem.

Os educadores precisam desenvolver planos que considerem a interação online, o tempo de atenção dos alunos em telas e as diferentes formas de engajamento que podem ser utilizadas em um espaço digital. O uso de tecnologias interativas, como fóruns de discussão, quizzes online e vídeos educativos, pode facilitar uma aprendizagem mais ativa. Essas ferramentas permitem que os alunos participem ativamente do processo educativo, promovendo um aprendizado colaborativo e significativo.

Segundo Oliveira e Mercado (2016, p. 213) “[…]as tecnologias móveis podem ser utilizadas como um catalisador de uma mudança no paradigma educacional, que promovam a aprendizagem ao invés do ensino, que insiram o controle do processo de aprendizagem nas mãos do estudante”. Com a aplicação das tecnologias móveis, há uma mudança expressiva para um modelo que prioriza o saber. Este novo enfoque valoriza a curiosidade do discente e incentiva a exploração ativa do conhecimento. Os discentes são incentivados a fazer perguntas, buscar respostas e colaborar com seus colegas em projetos conjuntos.

Nós, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta – A TV, o vídeo, a telefonia celular. A informática aplicada à educação tem dimensões mais profundas que não aparecem à primeira vista (Almeida, 2000. p. 78)

A evolução tecnológica tem transformado o ambiente educacional, assim como as metodologias de ensino e aprendizagem fazem parte da construção do conhecimento. É importante que educadores compreendam essas mudanças e se adaptem a elas. É importante que os discentes possam aprender a usar ferramentas tecnológicas de forma mais eficaz. Isso envolve não apenas o manuseio de dispositivos educacionais, mas também a compreensão de como buscar informações confiáveis online e avaliar fontes.

4  METODOLOGIA

A metodologia faz parte dom caminho a ser percorrido, ao que se pretende transitar e alcançar. O recurso aplicado neste estudo tem um caráter predominante predominantemente bibliográfica, com uma revisão sistemática da literatura existente sobre o tema.

A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, analisando artigos acadêmicos, livros e o uso de tecnologias digitais na educação atual. A pesquisa bibliográfica, segundo Fonseca (2002), “[…]Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto”. Serão analisados artigos acadêmicos, livros, teses e dissertações que abordem o impacto das tecnologias digitais na educação.

Este estudo incluirá fundamentos teóricos que discutam as implicações do uso de plataformas de e-learning e aplicativos educativos no aprendizado dos alunos. A análise crítica desses materiais com fundamentos de autores renomados e atuais permitirá identificar tendências, lacunas na pesquisa atual e oferecer uma visão abrangente sobre como essas ferramentas estão moldando a educação contemporânea. Autores importantes como Barbosa (2018); Pereira (2018); Mezzari (2011); Garbin (2003) e outros contribuem de forma especial para estas questões.

5  RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados da pesquisa referendam de forma coesa que as tecnologias digitais têm um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos discentes, mas que isso, estimula com que os professores procurem cada vez mais estarem atualizados a nova forma de transmissão e construção do conhecimento. As plataformas de e- learning proporcionam acesso a uma vasta gama de recursos educacionais, permitindo que os alunos aprendam no seu próprio ritmo. Os aplicativos educativos estimulam o engajamento dos discentes através de jogos interativos e feedback instantâneo, promovendo um aprendizado mais ativo e dinâmico.

Por um outro lado faz-se necessário abordar que os desafios associados ao uso dessas tecnologias, como a necessidade de formação adequada para professores e questões relacionadas à desigualdade no acesso à tecnologia entre os alunos faz parte de um processo complexo, calcado em discussões de políticas públicas e dos parâmetros curriculares vigentes, mas que isso, professores, gestores e comunidade escolar por um todos também fazem parte desta discussão.

6  CONSIDERAÇÕES FINAIS

As plataformas de e-learning e aplicativos educativos não apenas facilitam o acesso ao conhecimento, mas também promovem metodologias ativas que podem melhorar significativamente a experiência de aprendizagem dos discentes. No entanto, para maximizar esses benefícios, é fundamental investir em formação docente contínua e garantir que todos os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para sua educação.

Se compreendeu que as tecnologias digitais têm transformado de forma cada vez mais célere o cenário educacional, oferecendo novas oportunidades e desafios para a aprendizagem. As plataformas de e-learning e aplicativos educativos são exemplos claros de como essas ferramentas podem influenciar o desenvolvimento dos discentes.

Uma nova forma de ter acesso ao saber tende a ser cada vez mais presente frente as tecnologias aplicadas nas plataformas digitais. Estas ferramentas possibilitam uma certa dinâmica desafiadora do processo do aprender. Portanto, aplicativos educativos frequentemente utilizam algoritmos para adaptar o conteúdo às habilidades e ao progresso do aluno, proporcionando um aprendizado mais direcionado e eficaz.

Com o uso de plataformas de e-learning, os alunos podem acessar conteúdos educacionais a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham uma conexão à internet. Isso permite que estudantes com diferentes ritmos de aprendizagem possam adaptar seus estudos às suas necessidades individuais.

Conclui-se, portanto, que as tecnologias digitais desempenham um papel relevante na transformação do processo educativo. No decurso desse trabalho se observou que a pergunta apresentada assim como os objetivos constituídos foram fundamentados e alcançados. As tecnologias digitais têm reflexo profundo diante frente a aprendizagem dos discentes através da acessibilidade, interatividade e monitoramento do desempenho escolar.

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