GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS, DESAFIOS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410211322


Carina Luana Da Silva1
Claudia Da Silva Maniçoba Dos Santos2
Ligia Maria Oliveira Da Silva3
Luana Holanda De Sousa4
Maria Rivanilda De Freitas Gurgel5
Rutembergue Freitas Gurgel6
Ruth Ce Lia Freitas Gurgel De Castro7
Ti Lia Galgane De Oliveira Freire8


REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ediço es 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVA O, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

ALVES, R. P.; JUNIOR, R. M.; ROCHA, L. C. A gamificação como estratégia de engajamento no ensino superior. Revista Brasileira de Educaça o, v. 19, n. 58, p. 623-644, 2014. COSTA, F. R. da; SANTOS, M. C.; FERREIRA, L. M. Gamificação no ensino de matemática: um estudo de caso em escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informa tica na Educaça o, v. 25, n. 2, p. 79-92, 2017.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, M. S. Design educacional: qualidade e inovação em ambientes de ensino e aprendizagem. 2. ed. Sa o Paulo: Saraiva Educaça o, 2018.

MARCZAL, J. R. Gamificação e educação: conceituação, práticas e perspectivas. Revista Tecnologias na Educaça o, v. 7, n. 13, p. 45-58, 2015.

PRIMO, A. F. Tecnologia e gamificação na educação: desafios e possibilidades. Revista Educaça o e Tecnologia, v. 22, n. 1, p. 34-50, 2017.

SANTANA, T. R.; FRANÇA, M. G. Gamificação e aprendizagem adaptativa: um panorama das inovações educacionais. Revista Brasileira de Educaça o, v. 24, e240034, 2019. SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. A gamificação como estratégia pedagógica: conceitos e aplicações. Revista Novas Tecnologias na Educaça o, v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.

SILVA, A. L.; SILVA, M. C. Gamificação na educação: análise de práticas e tendências.Revista Educaça o em Foco, v. 21, n. 1, p. 99-113, 2018.


1Graduada em Pedagoga pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, carina.luana10@gmail.com; 

2 Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, claudia.am.silva@hotmail.com;

3Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, ligiaprofaba@gmail.com;

4Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, luanahollan@gmail.com;

5Graduada em Leras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, rivanildagurgel@gmail.com;

6Graduado em Ciências Biológica pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Bacharel em Direito pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, Pós-Graduado em Educação Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – FTDR, Pós-Graduado em Advocacia Cível pela Fundação Escola Superior do Ministério Público RS – FMP, Pós-Graduando em Advocacia Trabalhista e Previdenciária pela Fundação Escola Superior do Ministério Público RS – FMP, Mestrando em

Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, rutemfgurgel@hotmail.com;

7Graduada em Leras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Pós-Graduada em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, ruthceliagurgel@gmail.com;

8 Graduada em Pedagoga pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar – FACEP, Mestranda em Ciências da Educação pela World University Ecumenical – WUE, tiliapodi@hotmail.com.