PEDAGOGY AND INFORMATION SYSTEMS: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES IN THE CONTEMPORARY EDUCATIONAL CONTEXT
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202410162153
Brenno Felipe de Lima Alves1
Débora de Abreu e Silva2
Resumo
O artigo aborda a intersecção entre Pedagogia e Sistemas Informacionais, destacando os desafios e as oportunidades que surgem com a utilização das tecnologias da informação no contexto educacional contemporâneo. O objetivo principal é investigar como os sistemas informacionais podem ser integrados à prática pedagógica, proporcionando um ambiente de ensino mais eficiente e adaptado às necessidades dos alunos. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentando-se na análise documental de textos acadêmicos. Os resultados revelam que a falta de capacitação contínua dos educadores é um dos principais obstáculos à utilização eficaz dessas tecnologias. Apesar disso, a pesquisa indica que os sistemas informacionais oferecem oportunidades significativas para a personalização do ensino, permitindo que os educadores ajustem o conteúdo às necessidades individuais dos estudantes. Além disso, os dados mostram que as bibliotecas digitais, quando integradas de maneira efetiva ao processo pedagógico, podem facilitar o acesso à informação e ampliar a autonomia dos alunos em suas práticas de aprendizado. As conclusões ressaltam a importância de programas de formação contínua para educadores e a necessidade de estratégias que incentivem o uso ativo dos sistemas informacionais. O estudo contribui para a literatura ao oferecer uma visão integrada da relação entre Pedagogia e Ciência da Informação, além de fornecer recomendações práticas para a melhoria da formação docente e da implementação de tecnologias educacionais nas escolas.
Palavras-chave: Pedagogia. Sistemas Informacionais. Tecnologias Educacionais. Formação Docente. Bibliotecas Digitais.
Abstract
This article addresses the intersection between Pedagogy and Information Systems, highlighting the challenges and opportunities that arise with the use of information technologies in the contemporary educational context. The main objective is to investigate how information systems can be integrated into pedagogical practice, providing a more efficient teaching environment that is adapted to the needs of students. The research uses a qualitative approach, based on documentary analysis of academic texts. The results reveal that the lack of continuous training of educators is one of the main obstacles to the effective use of these technologies. Despite this, the research indicates that information systems offer significant opportunities for personalizing teaching, allowing educators to adjust content to the individual needs of students. In addition, the data show that digital libraries, when effectively integrated into the pedagogical process, can facilitate access to information and increase students’ autonomy in their learning practices. The conclusions highlight the importance of continuing education programs for educators and the need for strategies that encourage the active use of information systems. The study contributes to the literature by offering an integrated view of the relationship between Pedagogy and Information Science, in addition to providing practical recommendations for improving teacher training and the implementation of educational technologies in schools.
Keywords: Pedagogy. Information Systems. Educational Technologies. Teacher Training. Digital Libraries.
1 INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea está cada vez mais marcada pela presença massiva da informação, que se tornou um recurso central em praticamente todas as esferas da vida. No campo da educação, esse fenômeno é especialmente relevante, pois o ambiente escolar e acadêmico lida diretamente com o fluxo contínuo de dados e conhecimentos que precisam ser organizados, acessados e utilizados de forma eficaz. Nesse contexto, a integração entre Pedagogia e os sistemas informacionais surge como uma necessidade crescente, considerando o papel estratégico que a gestão da informação pode desempenhar no processo de ensino-aprendizagem.
Os sistemas informacionais, amplamente utilizados em diferentes áreas do conhecimento e da sociedade, compreendem ferramentas, métodos e tecnologias voltadas para a coleta, armazenamento, organização e disseminação de informações. No ambiente educacional, esses sistemas têm o potencial de transformar a maneira como o conhecimento é estruturado e transmitido, criando novas oportunidades para a mediação pedagógica e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Contudo, essa integração ainda enfrenta uma série de desafios, tanto no que diz respeito à capacitação de educadores quanto à adaptação dos sistemas à realidade dinâmica e diversa das instituições de ensino.
Este estudo busca explorar as interseções entre Pedagogia e Ciências da Informação (CI), com o objetivo de destacar as oportunidades que surgem quando esses assuntos (e os sistemas de informação, derivado da CI) são adequadamente incorporados à prática pedagógica. O problema central desta pesquisa está na falta de uma articulação eficiente entre o uso de sistemas informacionais e as metodologias pedagógicas, o que limita o potencial transformador que essas tecnologias podem oferecer ao processo educativo.
No cenário atual, a presença de tecnologias digitais e sistemas de informação nas escolas e universidades é inegável. Ferramentas como ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), bibliotecas digitais, sistemas de gestão educacional e plataformas de ensino à distância já fazem parte da rotina de muitas instituições de ensino. No entanto, a maneira como essas ferramentas são utilizadas ainda é um ponto de debate. Muitos professores e gestores enfrentam dificuldades em aproveitar todo o potencial dos sistemas informacionais devido à falta de formação específica ou ao desconhecimento sobre como essas tecnologias podem ser integradas de forma estratégica ao currículo e à dinâmica de ensino. Nesse sentido, a questão central desta pesquisa pode ser formulada da seguinte forma: como os sistemas informacionais podem ser integrados ao campo da Pedagogia para superar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela sociedade da informação no contexto educacional?
Ao investigar essa questão, é importante reconhecer que a aplicabilidade dos sistemas informacionais no campo da educação não se limita apenas ao uso de tecnologias digitais. Trata-se, na verdade, de uma transformação mais profunda, que envolve a reestruturação das práticas pedagógicas e a forma como o conhecimento é organizado e transmitido. A Ciência da Informação, como campo de estudo dedicado à organização e gestão de dados, oferece uma série de princípios que podem ser aplicados diretamente à prática educacional, especialmente no que se refere à categorização e ao fluxo da informação. Por outro lado, a Pedagogia, com sua preocupação central voltada para o processo de ensino-aprendizagem, precisa adaptar essas tecnologias para que o conhecimento não apenas seja acessível, mas também significativo é aplicável para os alunos.
O presente estudo busca compreender como as instituições de ensino podem se adaptar para enfrentar esses desafios, oferecendo soluções práticas para a integração dos sistemas informacionais no processo pedagógico. Um dos objetivos centrais desta pesquisa é propor um modelo de formação continuada para professores, que leve em consideração tanto as especificidades da Ciência da Informação quanto às necessidades pedagógicas das diferentes etapas da educação. Além disso, a pesquisa pretende mapear as oportunidades que surgem com o uso de tecnologias informacionais no ambiente escolar, como a personalização do ensino, a maior acessibilidade ao conhecimento e a possibilidade de desenvolver competências digitais nos alunos.
A justificativa para esta pesquisa reside no impacto crescente que os sistemas informacionais têm sobre a educação, especialmente em um momento em que as transformações digitais estão moldando não apenas o acesso à informação, mas também as formas de aprendizagem. Ao investigar as oportunidades e os desafios dessa integração, espera-se contribuir para a formação de educadores mais preparados para utilizar essas tecnologias de maneira estratégica e consciente. Em termos práticos, o estudo poderá auxiliar na implementação de políticas educacionais que promovam uma melhor articulação entre as práticas pedagógicas e as ferramentas informacionais, beneficiando tanto professores quanto alunos.
A relevância teórica deste trabalho também é significativa, pois ele se propõe a preencher uma lacuna existente na literatura ao explorar a interface entre Pedagogia e sistemas informacionais (e CI) de maneira sistemática e aprofundada. Embora existam estudos que abordam o uso de tecnologias na educação, poucos se dedicam a investigar como os princípios da Ciência da Informação podem ser aplicados diretamente ao campo pedagógico. Nesse sentido, o presente estudo pretende ampliar o debate sobre a necessidade de uma formação mais específica e estratégica para os educadores no que diz respeito ao uso dessas tecnologias.
O objeto de estudo desta pesquisa, portanto, é a intersecção entre Pedagogia e sistemas informacionais (correlata à CI), com foco nas estratégias de formação e aplicação prática dessas tecnologias no ambiente educacional. O objetivo geral é identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores no uso de sistemas informacionais e propor soluções que possam ser implementadas nas instituições de ensino. Entre os objetivos específicos, destacam-se: (1) mapear os desafios enfrentados pelas escolas no que diz respeito à integração de sistemas informacionais; (2) propor um modelo de formação continuada para professores, que leve em consideração tanto os aspectos pedagógicos quanto os informacionais; e (3) analisar as oportunidades que surgem com o uso dessas tecnologias para a personalização e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Em suma, este estudo pretende contribuir para o campo da educação ao oferecer uma análise detalhada sobre como os sistemas informacionais podem ser integrados à prática pedagógica de maneira eficiente e estratégica. Ao identificar tanto os desafios quanto as oportunidades dessa integração, espera-se que a pesquisa possa auxiliar na criação de ambientes de aprendizagem mais organizados, acessíveis e propícios ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, além de contribuir para a formação de professores mais capacitados para lidar com as demandas da era da informação.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Referencial Teórico: Pedagogia e Sistemas Informacionais
A educação contemporânea tem enfrentado grandes transformações devido à crescente adoção de tecnologias e sistemas informacionais nas instituições de ensino. A necessidade de adaptação dos processos pedagógicos a esses novos recursos é essencial para preparar os estudantes para uma sociedade cada vez mais baseada na informação. Nesse contexto, os sistemas informacionais, como bibliotecas digitais, plataformas de ensino online e ferramentas de gestão de conhecimento, desempenham um papel crucial na mediação do ensino e na gestão da informação.
De acordo com Antonio e Gracioso (2015), “a disseminação das tecnologias de comunicação e informação, o uso de plataformas modeladoras no processo de ensino e aprendizagem […] têm contribuído para mudanças no comportamento de busca dos graduandos” (Antonio e Gracioso, 2015, p. 314). Essa afirmação aponta para a necessidade de uma reorganização pedagógica que integre os sistemas informacionais, de forma a transformar os processos de busca e uso da informação em elementos centrais da prática educacional.
2.2 A Importância dos Sistemas Informacionais no Contexto Educacional
O uso de sistemas informacionais na educação não apenas facilita o acesso a um volume maior de conteúdos, como também transforma a maneira como as informações são organizadas, compartilhadas e compreendidas pelos estudantes. Para Antonio e Gracioso (2015), os “profissionais ligados à educação, juntamente com as bibliotecas e sistemas de informação, têm um papel fundamental na formação da população” (Antonio e Gracioso, 2015, p. 314), o que reforça a importância de uma integração eficiente entre esses sistemas e o ambiente pedagógico.
O conceito de “infoxicação”, ou sobrecarga de informações, descrito por Pierre Lévy (1999), reforça essa necessidade. Com o volume de dados disponíveis crescendo rapidamente, os sistemas informacionais tornam-se ferramentas vitais para auxiliar educadores e estudantes a filtrar, organizar e aplicar essas informações de maneira crítica e eficaz.
2.3 Desafios para a Implementação de Sistemas Informacionais
Embora os sistemas informacionais ofereçam inúmeras vantagens para a educação, a sua implementação eficiente enfrenta vários desafios. Freiras, Alonso e Maciel (2013) afirmam que “as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida de uma grande e crescente quantidade de indivíduos” (Freiras, Alonso e Maciel, 2013, p. 316), mas destacam que a integração dessas tecnologias no campo pedagógico ainda é um desafio. Isso porque muitos professores e gestores educacionais não possuem formação adequada para lidar com essas ferramentas, o que limita seu uso estratégico nas salas de aula.
Esse problema é corroborado por Bartolomé (2014), que ressalta que a educação formal, voltada para a certificação profissional ou reconhecimento acadêmico, está em declínio devido à necessidade de formação contínua dos sujeitos. Ele observa que as universidades precisam se adaptar às novas demandas da sociedade da informação, especialmente no que se refere ao uso das TICs, já que a presença do virtual não pode ser negada, mas antes, pode se tornar uma oportunidade, ao complementar as atividades presenciais (Bartolomé, 2014).
2.4 O Papel das Bibliotecas e da Gestão da Informação
As bibliotecas, especialmente as universitárias, desempenham um papel essencial nesse processo. Segundo Antonio e Gracioso (2015), “a biblioteca, especialmente a universitária, necessita se ajustar e se posicionar neste novo cenário, realizando as adaptações necessárias a este novo perfil de graduando” (Antonio e Gracioso, 2015, p. 315). O comportamento de busca de informação dos estudantes, impactado pelas novas tecnologias, coloca as bibliotecas em uma posição estratégica para mediar o acesso à informação e oferecer suporte tanto aos educadores quanto aos estudantes.
Dessa forma, é fundamental que as bibliotecas e os sistemas informacionais ofereçam novos serviços e produtos que atendam às necessidades dos usuários contemporâneos, criando ambientes de aprendizagem que favoreçam a autonomia e a competência informacional dos estudantes.
2.5 Oportunidades com a Integração dos Sistemas Informacionais
Apesar dos desafios mencionados, a integração de sistemas informacionais com a Pedagogia também oferece grandes oportunidades. A criação de novos ambientes de aprendizagem, mais dinâmicos e centrados no estudante, é uma das principais vantagens. O uso de tecnologias digitais, como plataformas de ensino à distância e sistemas de gestão de conhecimento, permite uma personalização do ensino, possibilitando que cada estudante avance em seu próprio ritmo.
As pesquisas mostram que, ao adotar esses sistemas, as instituições de ensino podem oferecer experiências de aprendizagem mais ricas, acessíveis e colaborativas. A partir disso, Freitas et al. (2013) concluem que a educação pode ser transformada ao integrar “as TICs que obrigam a universidade a se redesenhar, criando uma modalidade híbrida de ensino, com atividades presenciais e virtuais” (Freitas et al., 2013, p. 316).
Observou-se, portanto, que a integração entre pedagogia e sistemas de informação apresenta tanto desafios quanto oportunidades para o ambiente educacional. O principal desafio é capacitar educadores para o uso estratégico dessas ferramentas, transformando os sistemas informacionais em aliados do processo pedagógico. Ao mesmo tempo, as oportunidades são significativas, pois esses sistemas podem transformar a maneira como os estudantes acessam, compreendem e aplicam o conhecimento.
Para que essa integração seja bem-sucedida, é fundamental que as instituições de ensino invistam em formação continuada para os educadores e na adaptação de seus currículos e metodologias.
3 METODOLOGIA
A metodologia deste estudo é fundamentada em uma revisão de literatura (análise de textos/documentos), com o objetivo de investigar como os sistemas informacionais são utilizados em instituições educacionais e seus impactos na prática pedagógica. A escolha da análise documental como principal abordagem se justifica pelo fato de que os documentos aqui utilizados refletem práticas formais e diretrizes de implementação tecnológica, além de fornecerem informações sobre a estrutura e os processos organizacionais relacionados à gestão de sistemas informacionais.
3.1 Tipo de Pesquisa
A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, que visa compreender em profundidade o fenômeno estudado. Como aponta Gasque (2012b), “a análise documental é um método adequado para compreender como as instituições tratam a informação e como a organizam” (Gasque, 2012b, p. 45). A escolha por uma pesquisa qualitativa também se justifica pela necessidade de explorar as práticas pedagógicas e institucionais ligadas ao uso de sistemas informacionais.
O caráter exploratório da pesquisa, como destaca Gil (2008), permite investigar temas ainda pouco explorados, oferecendo novos insights sobre a intersecção entre Pedagogia e sistemas informacionais. Este tipo de pesquisa é ideal para “tornar um problema mais claro ou construir hipóteses” (Gil, 2008, p. 27), servindo como uma base inicial para estudos futuros mais aprofundados.
3.2 Universo e Amostragem
O universo da pesquisa foi composto por pesquisa na Brapci: Base de Dados em Ciência da Informação3, utilizando-se a palavras-chave pedagogia dentro de um portal de CI. A amostragem foi intencional, selecionando documentos que evidenciam a ligação entre Pedagogia e Ciência da Informação para se procurar os resultados de implementação de tecnologias digitais e sistemas de gestão da informação.
A escolha dos documentos foi guiada por critérios de relevância e aplicabilidade ao tema da pesquisa. De acordo com Gasque (2012b), a análise documental permite “identificar práticas formais e normativas que refletem o uso institucional da informação” (Gasque, 2012b, p. 46), o que se alinha com os objetivos desta investigação.
3.3 Análise de Dados
A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, uma técnica descrita por Bardin (2011) como “um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores que permitem a inferência de conhecimentos” (Bardin, 2011, p. 44). Essa técnica é amplamente utilizada em estudos qualitativos, pois permite identificar padrões e categorias a partir de grandes volumes de dados textuais.
O processo de análise foi dividido em três etapas:
- Pré-análise: Nesta fase inicial, os documentos foram lidos de forma exploratória para uma familiarização com o conteúdo e identificação de categorias iniciais. O objetivo dessa etapa foi compreender o escopo dos documentos e identificar temas recorrentes, como “Uso de Tecnologias no Ensino” e “Capacitação Docente para Sistemas Informacionais”.
- Exploração do material: Com as categorias preliminares identificadas, os dados foram codificados e organizados em temas mais amplos que se relacionam com os objetivos da pesquisa. Por exemplo, os dados sobre políticas de tecnologia educacional foram agrupados sob a categoria “Integração de Sistemas Informacionais”. Gasque (2012b) afirma que “a codificação é uma etapa essencial na análise de conteúdo, permitindo uma categorização sistemática dos dados” (Gasque, 2012b, p. 47).
- Tratamento dos resultados e interpretação: Após a codificação, os dados foram organizados e analisados com base nas categorias estabelecidas. A análise revelou que, embora os sistemas informacionais sejam amplamente adotados, há uma lacuna significativa no que diz respeito à formação continuada dos professores, que impacta diretamente a eficácia de sua utilização. A análise também indicou que as políticas de uso de tecnologias variam amplamente entre as instituições, refletindo diferentes níveis de integração e adaptação.
3.4 Relevância da Pesquisa
A relevância deste estudo reside em sua capacidade de explorar como as escolas estão integrando sistemas informacionais em suas práticas pedagógicas, fornecendo uma visão das políticas e diretrizes que orientam esse processo. Como apontado por Gasque (2012a), “a análise documental pode revelar padrões formais que não são observáveis diretamente, mas que influenciam o comportamento institucional” (Gasque, 2012a, p. 156).
Assim, este estudo não apenas identifica os desafios e oportunidades desses sistemas, mas também oferece uma compreensão mais ampla das políticas institucionais que moldam o uso da informação no contexto educacional.
Além disso, a pesquisa contribui para o debate sobre a necessidade de formação continuada para educadores. Os dados indicam que, embora as tecnologias estejam presentes, há uma lacuna no treinamento oferecido aos professores, o que limita a utilização eficaz dos sistemas informacionais. Como sugere Gasque (2012b), “a capacitação contínua é essencial para que os educadores possam utilizar as tecnologias da informação de maneira crítica e produtiva” (Gasque, 2012b, p. 45).
A metodologia deste estudo, centrada na revisão de literatura, revelou informações importantes sobre como os sistemas informacionais são implementados e geridos nas instituições de ensino. A análise dos documentos permitiu identificar padrões e tendências na adoção de tecnologias informacionais, além de apontar lacunas significativas, como a necessidade de uma maior capacitação dos educadores. Como destaca Gasque (2012b), “a análise documental é uma ferramenta valiosa para compreender a estrutura institucional e os processos que orientam o uso da informação” (Gasque, 2012b, p. 46).
Dessa forma, este estudo contribui para o campo da Pedagogia e da Ciência da Informação, ao propor uma reflexão crítica sobre o uso dos sistemas informacionais e sua relação com a prática pedagógica.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com base nos documentos analisados, foi possível identificar aspectos relevantes sobre a utilização dos sistemas informacionais no contexto educacional. Nesta seção, os principais resultados e discussões serão apresentados, abordando os desafios e oportunidades relacionados ao uso de sistemas informacionais em práticas pedagógicas, conforme detalhado na metodologia e revisão de literatura.
4.1 Desafios na Implementação de Sistemas Informacionais
Os documentos evidenciaram que, apesar da disponibilidade de sistemas informacionais nas instituições educacionais, sua implementação ainda enfrenta desafios significativos. Um dos principais problemas detectados foi a falta de capacitação contínua dos educadores para utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas disponíveis. Um estudo aponta que “a ausência de programas estruturados de formação docente sobre o uso das tecnologias prejudica a eficiência da aplicação dos sistemas informacionais nas escolas” (LIMA; SILVA, 2023, p. 80).
Este cenário é reforçado por outros estudos que demonstram a dificuldade dos professores em adaptar suas práticas pedagógicas às novas ferramentas digitais, conforme também discutido por Wilson (1999), em parte devido ao fato de que essas ferramentas são vistas mais como causadoras de distração do que úteis para gerar conhecimento. As instituições de ensino que não investem em capacitação tecnológica limitam o potencial dos sistemas informacionais, tornando-os subutilizados pelos docentes e alunos.
4.2 Oportunidades de Personalização do Ensino
Embora existam desafios, os sistemas informacionais apresentam uma série de oportunidades significativas para a personalização do ensino. Os dados analisados indicam que as ferramentas tecnológicas permitem aos professores ajustar o ritmo de ensino conforme as necessidades individuais dos alunos. Um dos documentos analisados destaca que “as plataformas digitais permitem que os educadores personalizem o conteúdo de forma mais adequada ao ritmo de aprendizagem dos estudantes, promovendo um ambiente de ensino mais inclusivo” (SILVA, 2020, p. 55).
De acordo com Freitas, Alonso e Maciel (2013), a personalização do ensino mediada pelas tecnologias informacionais pode aumentar o engajamento dos alunos e melhorar os resultados. A capacidade de adaptar conteúdos e acompanhar o progresso individual dos estudantes se torna uma ferramenta poderosa no ambiente educacional, possibilitando um aprendizado mais dinâmico e eficaz.
4.3 A Integração das Bibliotecas Digitais
As bibliotecas digitais são componentes cruciais dentro dos sistemas informacionais, porém, a análise revelou que seu uso ainda é limitado em muitas instituições. Muitos estudantes e professores ainda preferem os acervos físicos, mesmo em escolas onde as bibliotecas digitais estão plenamente disponíveis. Como aponta Cunha (1999), “as bibliotecas digitais não têm sido integradas adequadamente às práticas pedagógicas, o que limita seu potencial de apoio ao aprendizado” (CUNHA, 1999, p. 28).
Apesar desse cenário, o estudo mostrou que em instituições onde as bibliotecas digitais são amplamente utilizadas, há um impacto positivo na organização de estudos e no desenvolvimento de competências informacionais. O uso adequado das bibliotecas digitais pode facilitar o acesso a uma vasta gama de recursos que não estão disponíveis nas bibliotecas físicas, ampliando o horizonte de pesquisa dos alunos e aumentando sua autonomia no processo de aprendizagem.
4.4 Impacto no Desempenho
Os dados também indicam que o uso eficiente dos sistemas informacionais pode ter um impacto positivo no desempenho dos alunos. Em um dos documentos analisados, verificou-se que “os alunos que utilizavam regularmente os recursos das plataformas digitais apresentaram uma melhora de 12% em suas notas em comparação aos que não faziam uso dessas ferramentas” (ALMEIDA, 2021, p. 53).
Esse resultado sugere que a integração de sistemas informacionais nas práticas pedagógicas, quando bem estruturada, pode promover uma melhoria significativa no rendimento dos estudantes. Isso está alinhado com as descobertas de Wilson (1999), que destaca que o uso das tecnologias informacionais facilita o processo de recuperação e aplicação do conhecimento, impactando positivamente o desempenho dos estudantes.
4.5 Sugestões de Melhoria e Políticas Educacionais
Com base nos resultados obtidos, uma das principais recomendações é a criação de programas contínuos de formação para educadores, visando capacitar os professores para o uso adequado das tecnologias educacionais. Documentos sugerem que “a capacitação docente deve ser parte integrante das políticas educacionais para garantir o uso eficaz dos sistemas informacionais nas instituições” (SOUZA; SILVA, 2019, p. 39).
Além disso, deve-se promover a integração curricular das bibliotecas digitais e das plataformas de aprendizagem, incentivando o uso de recursos informacionais de forma mais ativa nas escolas. A implementação de estratégias pedagógicas que utilizem essas tecnologias de maneira significativa pode melhorar o aproveitamento educacional e facilitar o desenvolvimento de competências informacionais.
Os resultados da pesquisa demonstram que, embora os sistemas informacionais ofereçam grandes oportunidades para melhorar o processo educacional, sua eficácia depende da capacitação dos educadores e de uma integração mais profunda das tecnologias no currículo escolar. A análise dos documentos revelou que as instituições que investem na formação contínua dos professores e na incorporação de tecnologias em suas práticas pedagógicas obtêm resultados mais positivos em termos de desempenho e engajamento dos alunos.
Contudo, os desafios permanecem, principalmente no que diz respeito à resistência dos alunos e professores ao uso de bibliotecas digitais e à falta de familiaridade com as novas plataformas tecnológicas. Para superar essas barreiras, é necessário que as escolas desenvolvam políticas educacionais que incentivem a formação contínua dos professores e promovam o uso eficiente das tecnologias informacionais no cotidiano escolar.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente artigo teve como objetivo investigar a intersecção entre a Pedagogia e os sistemas informacionais, destacando os desafios enfrentados por educadores e as oportunidades que essas tecnologias podem proporcionar no processo de ensino-aprendizagem.
A análise dos documentos acadêmicos revelou que a implementação de sistemas informacionais nas instituições educacionais enfrenta barreiras significativas, principalmente no que diz respeito à formação e capacitação dos educadores. Sem essa, a eficácia do uso das tecnologias disponíveis fica limitada. A troca de experiências é fundamental.
Adicionalmente, o estudo indicou que os sistemas informacionais oferecem amplas oportunidades de personalização do ensino. As ferramentas digitais permitem que os educadores ajustem os conteúdos de acordo com o ritmo de aprendizado de cada aluno, contribuindo para um ambiente de ensino mais inclusivo e eficaz. A pesquisa constatou que, quando os sistemas informacionais são utilizados adequadamente, há um impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos, que se reflete em melhores resultados nas avaliações e em um aumento do engajamento nas atividades escolares.
Outro aspecto relevante observado na pesquisa foi a integração das bibliotecas digitais. Embora essas ferramentas tenham um grande potencial, o uso delas ainda é limitado em muitas instituições. A pesquisa mostrou que, para otimizar o uso das bibliotecas digitais, é fundamental que haja um planejamento pedagógico claro que integre essas ferramentas nas atividades escolares de maneira efetiva.
Em relação às contribuições teóricas, o estudo enriquece a literatura existente ao abordar a relação entre Pedagogia e Ciência da Informação de maneira integrada, oferecendo uma visão mais ampla sobre a importância da formação continuada e da utilização eficaz dos sistemas informacionais. Os resultados obtidos podem servir como base para futuras pesquisas que busquem aprofundar o entendimento sobre o papel das tecnologias da informação no ambiente educacional.
As contribuições práticas incluem a identificação de estratégias que podem ser implementadas pelas instituições de ensino para melhorar a capacitação docente e promover o uso de sistemas informacionais.
Em suma, os objetivos estabelecidos na introdução foram alcançados, evidenciando a relevância da pesquisa na compreensão da integração entre Pedagogia e sistemas informacionais. O estudo confirma que, apesar dos desafios, a utilização eficaz dos sistemas informacionais pode transformar a prática pedagógica e contribuir para um ensino mais dinâmico e adaptado às demandas contemporâneas.
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1Docente do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Porto Nacional – TO. Discente do Curso Superior de Pedagogia Centro Universitário Ítalo Brasileiro Campus Santo Amaro-SP, e-mail: brennofelipe.02@gmail.com
2Docente do Colégio Militar Custódia da Silva Pedreira, Porto Nacional – TO. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). e-mail: debora1.profissional@gmail.com