REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202409230816
Michelly Amarante da Silva Gomes¹;
Elis Gomes².
RESUMO
O presente estudo de caráter qualitativo buscou através de pesquisa bibliográfica descrever o uso das tecnologias em algumas escolas públicas de nosso país. A pesquisa utilizou como recorte temporal o período de 2018 a 2024 e as bases de dados utilizadas no estudo foram do Google Acadêmico, periódico do CAPES e SciELO. Durante o levantamento foram considerados os trabalhos de maior relevância e que retratassem o uso da tecnologia no ensino da educação pública. Foram utilizados os seguintes descritores durante o levantamento: tecnologias digitais; escola pública e ensino. Os resultados comprovaram a potencialidade de utilizar as tecnologias como estratégias para promover aprendizagens mais ativas e significativas. Outro aspecto relevante encontrado nos estudos é o apontamento da falta de formação de professores para atuarem com as tecnologias, bem como, a falta de estrutura das escolas para incorporar esse recurso como prática pedagógica. Assim, a presente pesquisa conclui por incentivar maiores investimentos e políticas públicas que fomentem e proporcionem que as tecnologias nas salas de aulas das redes públicas de ensino.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Escola Pública. Ensino.
ABSTRACT:
This qualitative study sought to describe the use of technologies in public schools in our country through bibliographic research. The research used the period from 2018 to 2024 as a time frame and the databases used in the study were Google Scholar, CAPES journals and SciELO. During the survey, the most relevant works that portrayed the use of technology in public education were considered. The following descriptors were used during the survey: digital technologies; public school and teaching. The results proved the potential of using technologies as strategies to promote more active and meaningful learning. Another relevant aspect found in the studies is the lack of teacher training to work with technologies, as well as the lack of structure in schools to incorporate this resource as a pedagogical practice. Thus, this research concludes by encouraging greater investments and public policies that promote and provide technologies in classrooms in public education networks.
Keywords: Digital Technologies. Public School. Teaching.
1. Introdução
Esta pesquisa dedicou-se a caracterizar o uso das tecnologias em sala de aula de escolas públicas, bem como, os desafios e as possibilidades encontradas no processo de implementação dessas. As tecnologias digitais fazem comumente parte do dia a dia e costumam facilitar e otimizar as atividades do cotidiano.
Se por um lado as tecnologias estão impregnadas em nossos afazeres diários a escola enquanto instituição pública ainda enfrenta diversas dificuldades na sua utilização. As possibilidades de potencializar o ensino com o uso das tecnologias digitais são variadas e podem ser aplicadas desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
Com vistas a promover o uso das tecnologias digitais nas escolas públicas esse objeto de estudo dedicou-se a caracterizar em um primeiro momento as tecnologias na educação, destacado as potencialidades dessas no ensino e por fim os desafios do uso nas escolas públicas.
2. As Tecnologias na Educação Pública
As crianças presentes na escola fazem parte da geração tecnológica alpha, estes possuem uma agilidade e facilidade de manuseio das tecnologias digitais impressionantes. Além disso, costumam consumir conteúdos nas mídias e tecnologias, bem como, produzir materiais através de aplicativos e sites. Independente dos contextos sociais o acesso a artefatos e conexão tem se popularizado e começado cada vez mais precoce de acordo com Müller (2019).
Ao chegar na escola essa geração altamente tecnológica tem seu contato, no geral, com um ensino tradicional e desplugado das tecnologias digitais, ou seja, uma prática pedagógica com estratégias analógicas, repetitivas e descontextualizadas da realidade destes alunos. Inevitavelmente, um ensino mecânico e tradicional não irá proporcionar um ensino significativo aos alunos.
Nesse sentido, De Almeida, Cordeiro, & De Lima Palmeira (2020) destacam que as tecnologias digitais são uma excelente estratégia para inovar e dar sentido ao ensino. Convém destacar que, Garcia & Laebre (2021) ressaltam que os atuais alunos são altamente tecnológicos, afinal, são da geração alpha da tecnologia, em outros termos, um ensino permeado com tecnologias digitais possui muito mais chances de ser significativo e despertar o interesse destes alunos (Delmondes, 2022).
As Tecnologias Digitais quando usadas com intencionalidade e propósito metodológico proporcionam uma aprendizagem dinâmica, ativa e significativa. Contudo, a solução não está em somente incorporar as tecnologias e manter a mesma metodologia de ensino tradicional, mas inclui uma ressignificação da prática pedagógica em envolver os alunos de forma mais ativa, tornando-os protagonistas em seu processo de aprendizagem. A seguir iremos analisar as potencialidades de uso das tecnologias no ensino da escola pública.
2.1. Possibilidades de uso das Tecnologias em sala de aula
As possibilidades de usar variadas tecnologias no ensino são amplas e diferentes pesquisas abordam práticas pedagógicas que utilizaram esse recurso na Educação Pública. A pesquisa dos autores Da Silva Lopes et al. (2022) nasceu da constatação do problema que é a demanda enfrentada pelos docentes do contexto do estudo em incorporar as tecnologias ao currículo escolar frente a nova clientela de alunos. O projeto foi desenvolvido em uma escola municipal em Maceió com 15 crianças da Educação Infantil.
Os pesquisadores elencaram como tecnologia mais produtiva para ser utilizada os jogos digitais atrelado a contação de histórias, justificam sua escolha por considerar que os jogos digitais são artefatos culturais e que já fazem parte do contexto dos alunos. (Da Silva Lopes et al., 2022).
Em suas considerações finais os pesquisadores destacam que a experiência foi enriquecedora e que no que diz respeito a contação de história o uso dos jogos digitais proporcionou:
Como grande parte das crianças estão envolvidas com o uso das TD, atividades rotineiras escolares como a contação de histórias também ganham novos significados interagindo com os jogos digitais, uma vez que essa junção pode propiciar um ambiente de ensino e aprendizagem mais aprofundados (Da Silva Lopes et al., 2022).
Nos resultados encontrados pelos estudiosos Narciso et al. (2024), os benefícios da aplicação da realidade aumentada são denotados, esta por sua vez, “dentro desse espectro, a realidade aumentada (RA) destaca-se como uma ferramenta tecnológica emergente, que permite a criação de um ambiente interativo, onde objetos virtuais são integrados ao mundo real, proporcionando uma nova dimensão ao processo educativo” (Narciso et al., 2024, p. 829).
Em suas conclusões salientam que “as possibilidades que a RA oferece para visualizar conceitos abstratos de maneira concreta e interativa demonstram sua capacidade de apoiar diversas formas de aprendizagem, incluindo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças” (Narciso et al., 2024, p. 842). Á vista disso, conseguimos dimensionar a aplicabilidade da realidade aumentada na Educação Pública.
Nos estudos aplicados de Muniz (2023), foi elaborado uma sequência didática com as tecnologias digitais para promover a cultura digital. O problema enfrentado no contexto da investigadora foi como promover práticas pedagógicas que tenham as tecnologias digitais como estratégias, com vistas a, desenvolver a cultura digital (Muniz, 2023). Em sua sequência didática criada para três dias de aula a autora teve por objetivo que os alunos se familiarizassem com aparatos eletrônicos como computador e notebook, aprendessem a usar o mouse e realizar comandos como dar play e selecionar itens. Para isso as tecnologias elencadas na sequência foram os vídeos e jogos digitais.
Notamos nas pesquisas que os jogos digitais, a realidade aumentada e os vídeos foram utilizados com sucesso em estudos com abordagem prática na Educação Pública. Contudo, outra perspectiva que deve ser analisada são os desafios enfrentados ao utilizar as tecnologias conforme veremos a seguir.
2.1.2. Desafios no uso das Tecnologias Digitais na Educação Pública
O acesso à tecnologia digital não é democrático, contudo, até em populações mais carentes o uso de aparatos eletrônicos é cada vez mais precoce. A escola por sua vez, principalmente no contexto do ensino público, ainda demonstra certa resistência ao seu uso (Dos Santos et al., 2024; Müller, 2019; Furtado & Oliveira, 2020).
A escola se define como um espaço que pode promover a democratização do uso das tecnologias por promover o acesso, uso consciente e de qualidade. Pois há de se respeitar o tempo e limite de acesso para cada idade, além de, promover uma conscientização do aluno em parceria com a família quanto a conteúdos próprios ou não (Bueno, et al., 2024; Da Costa Nascimento et al., 2024; Barbosa & Shitsuka, 2020).
As tecnologias podem contribuir para uma educação mais atraente e aumentar habilidades como interesse pela leitura e escrita, expressão corporal, percepção espacial, exploração das capacidades corporais e vivências variadas (Barbosa, & Shitsuka, 2020; De Almeida, Cordeiro, & De Lima Palmeira, 2020; Romão et al., 2022).
Contudo, para utilizar as tecnologias os professores das escolas públicas encaram diversos desafios, entre as dificuldades para usar esse recurso as pesquisas de Santos et al. (2024) e Pedro et al. (2023), destacam ao entrevistar professores que esses enfrentam a falta de formação, as desigualdades sociais e econômicas dos discentes e do próprio contexto educacional. Nos estudos analisados os professores usaram recursos próprios para incorporar a tecnologia a sua prática pedagógica. Outrossim, os professores apontam que em muitos casos não usam as tecnologias por não ter aparatos pessoais e da própria escola disponíveis ao uso com os alunos (Santos, 2024; Pedro et al., 2023).
Os autores Ribeiro, Sant’Ana, & Sant’Ana (2021), nas suas pesquisas implementaram uma formação continuada aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental para uso das tecnologias digitais no ensino matemático. Quanto aos desafios de introduzir propostas pedagógicas com tecnologias destacam que: A inclusão das tecnologias para o ensino de Matemática é um processo que necessita da reflexão, aprendizado detalhado dos recursos e principalmente da mudança de postura de professores e estudantes, a criação de novo espaço educacional, e o investimento na aquisição de matérias adequados à demanda (Ribeiro, Sant’Ana, & Sant’Ana, 2021, p. 15).
Outro fator impeditivo apontado por Dos Santos et al. (2023), é uma resistência por parte dos docentes em incluir as tecnologias em seu fazer pedagógico, isso em razão da falta de conhecimento e até mesmo por esses professores serem de diferentes gerações tecnológicas o que proporcionam diferentes posturas frente as tecnologias. Contudo, os mesmos autores avaliam que essa resistência quanto ao uso pode ser dirimida por meio de formação prática aos professores.
3 Considerações Finais
As mudanças ocorridas no contexto da Educação, não dizem respeito somente as perspectivas pedagógicas, sobretudo também houve mudança na clientela, ou seja, os alunos atuais não são os mesmos que vinte anos atrás. Obviamente, as mudanças são continuas, contudo, os alunos frequentantes possuem características singulares da geração nativa digital.
Se por um lado os alunos da geração Alpha consomem e até mesmo produzem conteúdos tecnológicos, a escola pública em especial tem sido cada vez mais analógica. A escola pública parou no tempo com relação as transformações sociais. A vista disso, a escola tem se configurado como uma ilha isolada na sociedade altamente tecnológica. Em muitos casos o aprendizado é ofertado em um método tradicional de exposição de conteúdos e desplugado das tecnologias.
Diferentes autores que versaram suas pesquisas sobre o fazer pedagógico com uso das Tecnologias Digitais destacam que a demanda para o professor da educação pública é trabalhosa no sentido de requerer vencer seus medos e receios quanto as tecnologias, buscar por formação e por aparatos eletrônicos para implementar as tecnologias como estratégia.
Inegavelmente, as Tecnologias Digitais quando usadas com intencionalidade e propósito metodológico proporcionam uma aprendizagem dinâmica, ativa e significativa. Além disso, há de se considerar que no contexto educacional diferentes gerações tecnológicas convivem, ou seja, pode haver professores que possuem pouca familiaridade.
A premissa tão necessária para a atuação do professor na sociedade altamente tecnológica é o entendimento de que ao ensinar também se aprende, ensinar não é transferir conhecimento e o processo de ensino-aprendizagem é linear. Assim, professor e aluno podem aprender juntos durante a utilização das tecnologias, contudo, torna-se necessário que o professor e a escola compreendam que suas funções e seu espaço se transformaram assim como a sociedade e seus indivíduos.
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¹Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. E-mail: micchellyamarantedasilva@gmail.com
²Graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Psicopedagogia. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: ellisgomesagostinho@yahoo.com.br