A EVOLUÇÃO DO MERCADO HOTELEIRO NA REGIÃO DAS ÁGUAS QUENTES COM O USO DO TIMESHARE TURÍSTICO E A BUSCA DA FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR APÓS O TÉRMINO DO PROGRAMA DE FÉRIAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10249031209


Valéria Pires De Rezende


RESUMO

Diante da explosão do Sistema Timeshare ou de venda compartilhada no Brasil, houve várias espécies desse tipo de vendas, a qual reduzimos a uma região somente para ser pesquisada, no caso desta tese foi a Região das Águas Quentes, a fim de mostrar como surgiu e expandiu esse sistema no mundo, chegando ao Brasil, na região estudada a venda de pacotes turísticos, trouxe uma grande evolução não só para o setor hoteleiro como também para outros tipos de negócios na região das águas quentes. O programa envolve todas as empresas, através de seus líderes, promotores de vendas e demais colaboradores. Este estudo investigou o sistema de venda de tempo compartilhado ou pacotes turísticos ou somente sistema timeshare, os quais foram aqui implantados e muito bem aceito pelos turistas, que visitam a região das águas quentes, no que se refere ao desenvolvimento das cidades e a fidelização entre as empresas com o consumidor/cliente, os quais na maioria das vezes adquirem apartamentos ou chalés dos próprios vendedores dos pacotes turísticos. A literatura básica principal para o estudo de caso, ora realizado foram livros, revistas, sites oficiais e especializados, congressos realizados no Brasil e no mundo, artigos, publicações, além de toda Legislação que abrange o direito do consumidor, com ênfase no estudo, ora realizado. A metodologia utilizada tem enfoques qualitativos de investigação social, por meio do desenho metodológico exploratório no que se refere ao estudo de caso, desenvolvida de forma sistematizada, como bem salienta Alvarenga (2012, p.51), segundo a qual “as investigações qualitativas examinam costumes, comportamentos, atitudes, experiências de vida, etc., tais como são sentidas pelos sujeitos envolvidos na investigação”. Dessa forma, é possível, mostrar a eficácia do sistema de tempo compartilhado ou pacotes turísticos e, em seguida provar a sua viabilidade para o desenvolvimento turístico da região e de todo o sistema empresarial das cidades pesquisadas, inclusive os seus reflexos positivos, com a fidelização do cliente/consumidor, na aquisição de imóveis na cidade, sem infringir a legislação consumerista; outro reflexo positivo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região com aumento de ofertas de empregos e notório avanço no ramo empresarial.

Palavras-chave: Tempo Compartilhado; Evolução do mercado; gestão eficiente e região das águas quentes.

ABSTRACT

Faced with the explosion of the Timeshare System or shared sales in Brazil, there were several types of this type of sales, which we reduced to a region just to be researched, in the case of this thesis it was the Águas Quentes Region, in order to show how it emerged and This system expanded around the world, reaching Brazil, in the region studied, the sale of tourist packages brought a great evolution not only to the hotel sector but also to other types of business in the hot water region. The program involves all companies, through their leaders, sales promoters and other employees. This study investigated the timeshare sales system or tourist packages or just the timeshare system, which were implemented here and very well accepted by tourists, who visit the Hot Waters region, with regard to the development of cities and loyalty among companies with the consumer/client, who most of the time purchase apartments or chalets from the sellers of the tourist packages. The main basic literature for the case study carried out were books, magazines, official and specialized websites, congresses held in Brazil and around the world, articles, publications, in addition to all legislation that covers consumer rights, with an emphasis on the study, now accomplished. The methodology used has qualitative approaches to social investigation, through an exploratory methodological design with regard to the case study, developed in a systematic way, as Alvarenga (2012, p.51) highlights, according to which “qualitative investigations examine customs, behaviors, attitudes, life experiences, etc., as felt by the subjects involved in the investigation”. In this way, it is possible to show the effectiveness of the time-sharing system or tourist packages and then prove its viability for the tourist development of the region and the entire business system of the cities researched, including its positive effects, with loyalty of the client/consumer, when purchasing properties in the city, without violating consumer legislation; Another positive reflection is the improvement in the quality of life of people in the region with an increase in job offers and notable progress in the business sector.

Keywords:  Shared Time; Market evolution; efficient management and warm water region.

INTRODUÇÃO

Com a globalização tornou-se evidente uma necessidade maior de produtos voltados para um melhor atendimento ao atuais consumidores. O marketing cria essa necessidade ao seu público alvo, mediante a ideia de fornecer mais qualidade de vida, com isso proporcionando maior satisfação, isso acontece todos os dias, onde quer que alcance amostra de produto. Os consumidores, atualmente vistos como clientes, são convidados a consumir um produto ou serviço e assim nasce uma nova identidade social para os cidadãos. Tudo isso, não é diferente no que concerne a compra dos programas de férias ou tempo compartilhado, os quais vem ganhando adesão de centenas de pessoas a cada dia no mundo, pois todas as camadas da sociedade vêm aderindo a este sistema. A lucratividade dos fornecedores dos programas timeshare, tem impulsionado a economia do turismo no mundo, vez que tem crescido a participação dos consumidores ou mesmo grupo determinado de pessoas, que vêm de distintas classes sociais, porém compõem um mesmo grupo com a mesma finalidade que é adquirir esses programas de férias, também são chamados de tempo compartilhado, constituindo assim, uma mola-mestra para uma economia em crescimento, o que no caso da pesquisa realizada se torna bastante evidenciada. Com as necessidades do mundo capitalista em que se vive atualmente, o lazer deixa de ser um luxo e passa a ser uma necessidade na vida das pessoas. Dessa forma, com a proposta de viabilizar à todas as camadas da população, uma viagem internacional usufruindo de hotéis de luxo, deixa de ser sonho e passa ser possível, o que tem contagiado, a cada ano milhares de pessoas no mundo a adquirirem referido programas de pacotes turísticos, para ser usado por período determinado. Esse lapso temporal, visto de forma moderna ou globalizada, vem difundindo uma nova cultura da massa mundial. Com isso adquirindo mudanças no significado de ser consumidor e cidadão, fornecedor e consumidor. Porém, essa inovadora percepção de programas de férias tem gerado uma preocupação para o futuro no Brasil, vez que, a Lei não prevê regulamentação para esse tipo de negócio. Entretanto, a legislação brasileira, não veda de forma expressa esse tipo de investimento. Como se trata de negócio novo no Brasil, realmente a legislação carece de respaldo a essa explosão de mercado, e a estratégia de marketing usada neste tipo de venda é muito forte e o seu poder de conquista do cliente tem um excelente alcance, trazendo resultados positivos para os empreendedores, o que a cada dia faz crescer tanto os investimentos para empresários do ramo, assim como dos compradores/consumidores do negócio jurídico ofertado pelo fornecedor dos serviços. Entretanto, problemas podem surgir com um novo negócio, sem respaldo expresso de lei. Mas, no caso do estudo tem sido normal, considerando qualquer tipo de negócio, os problemas advindos da compra de pacotes turísticos ou tempo compartilhado, e isso tem ocorrido, haja vista, ser um sucesso no mundo, inclusive na região das águas quentes, que tem se destacado no mercado mundial. Nesse estudo, todavia, se tornará evidente que através desse programa de vendas de pacotes turísticos na região das águas quentes, investindo numa qualidade de atendimento diferenciado ao público a que se destina o sistema timeshare viabilizará, conjuntamente, com a lucratividade um lazer agradável e satisfatório ao consumidor, suprindo a necessidade do cliente e, de consequência, a fidelização desse consumidor junto aos empreendedores da região das águas quentes, com uma tendência forte em se mostrar referência no mercado mundial, no que se refere ao perfil de profissionais que sabem conquistar a fidelidade dos consumidores do sistema timeshare, não utilizando dos métodos agressivos de abordagem ao cliente desses produtos ofertados.

METODOLOGIA

Quanto à metodologia do estudo, a escolha da pesquisa exploratória teve como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Assim, envolveu levantamento bibliográfico; entrevistas com informantes que têm experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulam a compreensão.

 Neste caso, a população selecionada foi os gerentes gerais, gerentes comerciais e líderes de vendas, oriundos dos três resorts que adotam o mesmo sistema, ora em estudo, com opiniões relevantes acerca do futuro das organizações com a fidelização dos clientes/consumidores, lucratividade dos resorts e consequentemente a evolução da região das águas quentes. Envolveu, ainda, a observação sistemática e o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados.

Em geral, pode-se dizer que assumiu a forma de levantamento (survey), a partir de um questionário semi-estruturado por combinar perguntas fechadas (ou estruturadas) e abertas, oferecendo ao entrevistado a possibilidade de discorrer o tema proposto, sem respostas ou condições prefixadas pelo pesquisador. A organização dos dados foi feita através de técnicas quantitativas e qualitativas. Assim, foram utilizadas técnicas quantitativas, por exemplo, porcentagem e tabelas e qualitativas, por exemplo, categorias temáticas ou reunião de significados semelhantes, das falas coletadas, o que visou análise e interpretação posteriores. Nesta fase, também foi utilizada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2004). A análise foi previamente feita, por meio da frequência simples das respostas entrevistados, em cada resort estudado. As respostas foram agrupadas por categorias.

Nos dizeres de Chizzotti (1995, p. 102), o estudo de caso “é a pesquisa para coleta e registro de dados de um ou vários casos, para organizar um relatório ordenado e crítico ou avaliar analiticamente a experiência com o objetivo de tomar decisões ou propor ação transformadora.” GIL (1987, p. 58) tem o entendimento de que “é o estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos para permitir um amplo e detalhado conhecimento.” LAKATOS e MARCONI (1991, p. 155) afirmam que, a pesquisa é “…um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais…”. O estudo, ora apresentado, se utiliza da pesquisa exploratória, pois estabelece os critérios, métodos e técnicas de elaboração de uma pesquisa com o fito de oferecer informações sobre o objeto da pesquisa, além de orientar a formulação de hipóteses. A pesquisa de exploração representa, nos dias de hoje, um importante instrumento de competitividade no que se refere à concorrência.

Neste artigo adota-se o método exploratório para o estudo, eis que o mais cabível ao assunto ora em questão. CLEMENTE e GIL (2007), entendem que uma pesquisa pode ser considerada de natureza exploratória, quando esta envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram, ou têm, experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. As pesquisas exploratórias visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo.  Pelas explanações acima, e a visão de vários nomes da literatura, o entendimento para a tese é de que seja adotado este método de pesquisa, vez ser o melhor para a realização dos levantamentos a serem realizados durante os estudos. COLLIS, Jill e HUSSEY (2005), falam acerca da pesquisa exploratória que é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses. Ainda, afirmam COLLIS e HUSSEY (2005), que a ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese. As técnicas tipicamente utilizadas para a pesquisa exploratória são estudos de caso, observações ou análise históricas, e seus resultados fornecem geralmente dados qualitativos ou quantitativos. A pesquisa exploratória avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a um determinado problema ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos

Delimitação do estudo

A pesquisa, ora proposta, limitar-se-á ao estudo acerca da A EVOLUÇÃO DO MERCADO HOTELEIRO DA REGIÃO DAS ÁGUAS QUENTES, COM O USO DO TIMESHARE TURÍSTICO E A BUSCA DA FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR APÓS O TÉRMINO DO PROGRAMA DE FÉRIAS O foco principal da pesquisa delimita-se na preservação da relação de consumo do entre a empresa e o cliente após o término do serviço adquirido pelo sistema timeshare ou tempo compartilhado, tendo como resultado esperado a fidelização desse consumidor provisório. Dessa forma a pesquisa se limita a realizar o estudo em dados da empresa Rio Quente Resorts, Lagoa Quente Resort e Grupo diRoma, até mesmo porque esse grupo se encontra no rol das empresas que mais se utiliza do sistema no Brasil. Por tais fatos é possível chegar a um resultado que condiz mais com a realidade acaso a pesquisa fosse realizada em todo o território nacional, nos demais grupos de mesmo segmento da região das águas quentes, eis que há necessidade de preencher alguns requisitos para que esses grupos façam parte do rol de rede de hotéis filiadas na RCI (Resort Condominiums International). Entretanto, é de bom alvitre se tomar certa cautela no que tange às informações colhidas, haja vista que as informações atinentes ao sistema timeshare são bastante novas e, possível de ser alcançadas somente por meios de pesquisa de campo, revistas turísticas, jornais e sites. Fato esse que dificulta bastante a realização do estudo. Enfim, a pesquisa se limita em mostrar a evolução do timeshare, os benefícios trazido a uma classe social e sua expansão nos últimos anos, além de provar que a relação que existe entre o vendedor e o cliente/consumidor do sistema timeshare, deve preservar os direitos e deveres de cada uma das partes contratantes, bem como as garantias atinentes ao caso e por fim, a preocupação da fidelização desse adquirente do serviço ofertado, onde terá destaque mundial, no quesito qualidade de atendimento do consumidor dos serviços timeshare, a partir do que se tornará referência no mercado mundial e a permanência do cliente na região como consumidor dos serviços da empresa, satisfazendo as necessidades destes num mercado de constantes transformações.

ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Nesse estudo escolheu-se como método para análise dos dados a do conteúdo sistematizado por Bardin (2004), o qual se expressa a partir da interpretação e interferência dos resultados.

Referida análise foi selecionada por ser constituída de uma técnica de investigação destinada a formular, a partir de certos dados, inferências reprodutivas e válidas que se podem aplicar a um contexto.

A técnica de análise de conteúdo abrange algumas fases dentre elas citamos: pré-análise, exploração material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. A análise das questões semi-estruturadas utilizadas nas entrevistas estruturadas utilizadas nas entrevistas individuais desta pesquisa foi realizada a partir da leitura completa de todos os comentários, ou seja, a apuração das entrevistas foi feita através de um discurso individual e coletivo, reunindo as principais abordagens dimensionadas pelos entrevistados para que se permitisse tanto o consenso quanto o antagonismo de opiniões sobre o tema em comento.

 ALVARENGA (2012, p.90), diz que na modalidade de entrevista semiestruturada é utilizada “em uma investigação de enfoque misto. O entrevistador pode dispor de um guia, mas tem a liberdade de mudar a ordem das perguntas ou de se aprofundar em algum tema de interesse da investigação”.

RESULTADOS DA PESQUISA

A visualização do sistema timeshare – planejamento estratégico das empresas diante à crise econômica mundial.

Direcionando o marco inicial das questões de fundamento deste estudo: “Identificar se existe vulnerabilidade no atendimento do cliente para que não haja queda nos objetivos e metas implementadas para o futuro da empresa; Criação de ações que possa desenhar um perfil ideal para o profissional fidelizar o consumidor, acompanhando toda a trajetória do cliente desde a aquisição do pacote turístico, e a adequação desse profissional quanto ao modo de atuar junto ao consumidor, ao fim dos primeiros pacotes timeshare vendidos, em momentos de intensas transformações como nos dias atuais; Desenvolver um modelo para que o cliente do timeshare possa se tornar proprietário de uma unidade habitacional ou do sistema de cotas ou ainda, continuar consumidor dos novos serviços ofertados pelo empreendimento turístico. Numa análise geral, as respostas mais citadas pelos entrevistados foram:

1) Relações de Trabalho Inteligentes

Esta é uma forte tendência que se demonstra inevitável nas organizações do futuro. Isso porque as relações de trabalho serão transformadas. Observou-se necessário haver um constante investimento na qualificação dos profissionais que atuam como líderes e promotores de vendas do sistema timeshare. Além do que, os novos profissionais que ingressarem nas empresas que adotam esses sistemas devem se preparar para se inserir no mercado de forma a não macular a imagem e o nome do resorts. De igual forma, as gerações que ocupam importantes espaços nas organizações também almejam ver novas formas de relação entre o fornecedor e cliente consumidor, feito de forma eficaz pelo seu colaborador.

O diferencial do bom promotor de vendas:

Os novos profissionais que procuram ingresso no mercado de trabalho se preocupam muito com suas carreiras, com desejo de realização de novos desafios. Tal geração deseja inovações em sistemas que possam lhes proporcionar isso. Um exemplo disso é o timeshare, que vem crescendo no mercado mundial a cada ano, e o desempenho desse profissional pode leva-lo a um destaque como colaborador e, no futuro vir a ser um líder de equipes, inclusive com inovações nos programas com os quais trabalham, o que vem a somar junto aos resorts estudados, que com isso ganham mais credibilidade junto ao cliente/consumidor, com a ajuda destes profissionais.

 Fato é que existe uma nova geração no mercado de trabalho que questionará, no presente estudo, sobre os valores da empresa, imagem no mercado, plano de carreira e, até mesmo, o modelo de gestão adotado pela empresa, visto que esta geração quer participar, quer liberdade para inovar e opinar ao compreenderem que o dinheiro não pode ser o valor final de uma profissão, porém a realização profissional. Tal fato inspira cuidado para não tornar vulnerável essa vontade de ganhar destaque no resort e perder a qualidade no atendimento do cliente e de tornar vulnerável o sistema atual do resort que é a fidelização do cliente/consumidor.

Verifica-se que com a globalização passou a existir no mundo uma competição acirrada, sendo que prevalecerá a inovação, como no caso em estudo, os novos sistemas de viagens, através de tempos compartilhados. Por conseguinte, será o grande diferencial a capacidade das empresas de estimular a criatividade, além de o espírito empreendedor.

Dessa feita, ressalta-se, que esta nova realidade precisará ser amadurecida para os resorts e seus colaboradores, eis que tanto os empreendedores quanto os colaboradores, ganharão mais com melhores profissionais, os quais serão livres para inovar e os mesmos também ganharão mais conforme sua capacidade de mostrar resultados.

Contudo, a tendência de ocorrer um grande investimento para conservar o colaborador saudável mentalmente, fisicamente e espiritualmente. As empresas não medirão esforços para investir em educação financeira para que os colaboradores reflitam no futuro e não furtem o seu potencial criativo com problemas financeiros. Um indivíduo pleno pessoalmente, certamente, transmitirá essa energia profissionalmente e vice-versa. As empresas entenderão a importância de ajudar seus profissionais a organizarem o seu tempo com eficiência e qualidade, possibilitando-o a se concentrar no presente, para assim, conquistar resultados na vida e na carreira, tudo que os empreendedores necessitam para não ficar vulnerável quanto à qualidade no atendimento das necessidades de seu cliente/consumidor.

O objetivo dos resorts estudados é o sucesso nas suas vendas, entretanto, para isso, devem ficar atento à necessidade de estimular seus colaboradores a produzir resultados, sem deixar de lado os valores fundamentais, respeito aos direitos do consumidor e principalmente, a forma de abordagem destes, além do tipo de contrato celebrado com o cliente. Igualmente, esses valores deverão ser difundidos, sobretudo, nos relacionamentos internos.

Assim, mantendo esse elo de ligação entre os resorts e seus colaboradores, serão facilmente identificados onde está a vulnerabilidade do serviço ofertado eis que a finalidade dos resorts é a lucratividade, com todos esses aparatos com os colaboradores do sistema timeshare, realmente essa vulnerabilidade tende a ser extinta, pelas razões acima, pautando por valores como respeito ao cliente/consumidor, ética e flexibilidade, essa troca de competências resultam em  satisfação de todos, vez que todos ganham, o promotor de vendas/colaborador, o cliente/consumidor e os resorts, com os lucros planejados.

2) Proximidade Com o Consumidor

Criação de ações que possa desenhar um perfil ideal para o profissional fidelizar o consumidor, acompanhando toda a trajetória do cliente desde a aquisição do pacote turístico, e a adequação desse profissional quanto ao modo de atuar junto ao consumidor, ao fim dos primeiros pacotes timeshare vendidos, em momentos de intensas transformações como nos dias atuais.

Clareza – Os direitos e deveres dos consumidores que adquirem esses serviços do timeshare têm que ver preservados os seus direitos no contrato de aquisição, vez que isso definirá sua confiança nos resorts que trabalham com esses sistemas. Trata-se de uma condição sine qua non. Na ideia dos consumidores atuais e do futuro este é o valor que prevalecerá. Os resorts que conseguirem ser transparentes neste quesito conquistará a admiração e o respeito dos consumidores. Transparência requer responsabilidade, e os consumidores procuram resorts autênticos, que não precisam disfarçar suas ações.

Compreende-se que esses resorts, atuais e do futuro continuarão sendo honestos ao ofertar seus produtos e serviços, e, acima de tudo, buscando a qualidade. Cada vez mais, o consumidor se mostrará exigente e não mais se contentará com produtos e serviços padronizados, buscando, portanto, produtos personalizados e serviços exclusivos. Nesse sentido, o grande desafio dessas organizações será formar um perfil ideal para seus promotores de vendas e demais colaboradores, como forma de integrar os elementos necessários para edificar aquilo que o cliente almeja. Assim sendo, há uma forte tendência de alianças logística entre esses resorts e seus líderes/colaboradores, para facilitar os processos, ou seja, minimizar os custos maximizar os lucros, com o perfil funcional de qualidade e eficácia.

3) Gestão Profissional

Verifica-se um mundo cada vez mais competitivo. Esses resorts no futuro sobreviverão se tiverem eficiência nos seus processos treinamento e investimentos nos seus líderes/colaboradores, tornando-se ágeis, com rápida tomada de decisão e tornando-se menos burocráticas. Entretanto, isso apenas será possível com a obtenção da maturidade no momento decisivo que é a qualidade nos serviços ofertados ao consumidor/cliente. A excelência na gestão continuará sendo uma grande solução para a sustentação das organizações, afinal se hoje em dia as empresas são avaliadas pela eficiência em sua gestão, no futuro, de igual forma, ninguém investirá em uma empresa que não se atente com a evolução do negócio de forma eficiente e transparente, como é o caso do timeshare.

Desse modo, a profissionalização dentro dos resorts com seus colaboradores é, e continuará sendo, o motor impulsionador desses grandes empreendimentos. Contudo, esses resorts não haverá de que se preocupar com a avaliação de resultados constantes em seus processos internos e externos, observando esses quesitos, evidentemente.

 4) Tecnologia de Ponta

Vale lembrar que vários dos itens supracitados somente terão sua implantação consolidada com alto investimento em tecnologia, esta que continuará facilitando a vida desses resorts em diferentes aspectos, conforme descrito abaixo:

Comunicação com colaboradores remotos, controle de resultados e processos com ferramentas de colaboração.

Viabilizando inovações em produtos e serviços, tornando-os melhores, reduzindo custos e somando lucratividade.

Implementar dentro dos resorts novos produtos e serviços, fazendo com que estas se tornem mais rentáveis e enxutas, aumentando canais de compra e venda por meio da internet; terceirizando diversas áreas, pois a tecnologia permitirá o controle remoto. Tudo vai estar interligado. Haverá informação em todo lugar, e aquele que conseguir canalizar esse processo terá uma estrutura diferenciada, rápida e ágil.

A criação de novos serviços, através da tecnologia, comportará a criação de novos negócios, promovendo um cenário muito bom para os resorts, bem como para todo o microempreendedorismo.

5) Crescimento Sustentável

 Preocupação com questões socioambientais.

Investimento em tecnologias que minimizam os impactos ambientais com ações realizadas pelos próprios resorts.  Cada um dos resorts estudados mostrou que faz parte de seus investimentos futuros realização de obras para o crescimento sustentável da região das águas quentes, o que foi mostrado separadamente, quais ações e projetos desenvolvidos pelos resorts estudados.

6) Relações lucrativas

Estas relações tendem a mostrar quão grandes é o significado de investimentos na qualificação dos profissionais de vendas do sistema timeshare. Isso porque se o trabalho realizado por estes colaboradores for de excelência, os resultados serão vantajosos financeiramente, ou seja, o negócio não será alcançado pela crise econômica.

Dessa feita, observou-se ser impossível sustentar a pressão econômica vigente, sem que haja um investimento firme e duradouro com os colaboradores da empresa que adota esse tipo de sistema de pacotes turísticos. Além disso, a nova geração de profissionais já se prepara para inserir no mercado, facilitando em parte os gastos com o investimento na qualificação do profissional/colaborador.

De igual modo, as gerações que ocupam importantes espaços nas organizações, buscam inovadoras formas dentro das atividades por estes desenvolvidas, agindo como verdadeiros cientistas nas organizações, o que corrobora ainda mais com as organizações e facilitam um maior espaço na seara mundial dessas grandes empresas, como é o caso das empresas pesquisadas, sem aumentar de forma considerável os investimentos em qualificação dos colaboradores.

CONCLUSÃO

 Diante de todo o exposto, considera-se, que a ferramenta timeshare, na região das águas quentes, trouxe uma grande evolução para todos os segmentos da população local, melhorando diversos ramos da economia da referida região, gerando, contudo milhares de novos empregos.

A partir da missão de cada um dos resorts estudados, restou provado a busca da fidelização do cliente/consumidor timeshare, fez como que os resorts investissem mais na profissionalização de seus colaboradores, qualificando-os para a busca de uma melhor colocação dentro das organizações estudadas.

Esses perfis do novo profissional dos resorts estão fazendo a diferença nos novos serviços lançados por essas organizações e pela expansão dos lucros em cada resort estudado. O colaborador motivado exerce suas funções captando os clientes/consumidores não só pensando no hoje, mas no futuro da organização para a qual trabalha.

Pois esse novo perfil de colaborador busca fidelizar o cliente a fim de expandir o negócio do resort e conquistar a confiança de seu líder para, então num futuro não muito distante ser um líder também e, ainda, ter oportunidade de continuar o trabalho com aquele cliente que confiou no serviço oferecido por este, o qual faz questão de continuar no grupo e ser sempre atendido pelo seu fidelizador, que se tornou um líder.

Essas são as transformações que faz o sucesso da empresa e contribui com a evolução de toda a região das águas quentes. Isso tem sido o diferencial nesse tipo de sistema, que é o timeshare, na região das águas quentes, a coragem dos administradores dos resorts em investir na qualificação de seus profissionais, visando um objetivo fim que é a fidelização do cliente/consumidor dos serviços ofertados por estes e manter esse consumidor na região, fazendo novos investimentos e mais lucrativos e duradouros para esses empreendimentos, porém, usando como ferramenta o timeshare.

Em relação aos objetivos deste artigo, Identificar se existe vulnerabilidade no atendimento do cliente para que não haja queda nos objetivos e metas implementadas para o futuro da empresa; verifica-se que a situação é perfeitamente clara, no que concerne a esta vulnerabilidade, o que os resorts estudados já verificaram e resolveram, quase na totalidade essa falha, quando existente, pois basta uma melhor qualificação do colaborador na hora de captar o cliente/consumidor, a fim de deixa-lo a vontade e desfrutar com tranquilidade as belezas do resort apresentado pelo colaborador.

Seguindo aos objetivos do mesmo, criação de ações que possa desenhar um perfil ideal para o profissional fidelizar o consumidor, acompanhando toda a trajetória do cliente desde a aquisição do pacote turístico, e a adequação desse profissional quanto ao modo de atuar junto ao consumidor, ao fim dos primeiros pacotes timeshare vendidos, em momentos de intensas transformações como nos dias atuais; o mostra uma eficácia incontestável com sistema utilizado nos resorts, pois estes investem no profissional para o futuro, onde este colaborador já profissionalizado também almeja a fidelização desse cliente/consumidor, a fim de também crescer junto com a empresa e trazer lucros para esta e conquistar uma carreira definida no resort e continuar tendo esse mesmo consumidor como seu cliente no futuro, com a inovações que estes profissionais almejam.

Como último objetivo do estudo em questão, desenvolver um modelo para que o cliente do timeshare possa se tornar proprietário de uma unidade habitacional ou do sistema de cotas ou ainda, continuar consumidor dos novos serviços ofertados pelo empreendimento turístico. Esse modelo está inserido no corpo de todo o estudo realizado, vez que se trata da gestão eficiente de pessoas, pois somente com as percepções de grandes líderes é possível proporcionar esse resultado que no caso em estudo é o investimento do cliente/consumidor provisório em um investidor na região das águas quentes, seja no resort que o captou ou mesmo na região, mas conseguir fazer esse consumidor ver que sua necessidade somente será integralmente suprida se ele se tornar um investidor definitivo na região das águas quentes, para o qual foi apresentado, inicialmente, somente para um programa de férias.

Por fim, o estudo feito, serve para mostrar que o investimento no capital intelectual faz a diferença em um negócio como é o caso do estudo em comento, haja vista que o mesmo utiliza um sistema como ferramenta para se chegar a um outro objetivo que é o investimento na região das águas quentes o que mostra a eficácia do mesmo.

Em síntese, pode-se afirmar que o profissional capacitado por estes resorts estudados, possuem a habilidade de se reinventar, capacidade de gerir seus próprios talentos para usá-los bem – com o propósito de fortalecer as empresas que utilizam desse sistema-, tornando-se um profissional de forma integral rumo aos desafios que esses resorts colocam nas mãos de seus profissionais. Esse é o colaborador do  mundo corporativo de hoje que, cada vez mais, tem se transformado, a fim de não permitir prejuízos às empresas, o que mais se conhece por gestão eficiente. A partir da capacidade de assumir a responsabilidade de se tornar empreendedor da própria empresa que é colaborador, independente da sua posição ou escolha, visto que seu o maior patrimônio é uma construção de uma carreira de sucesso, de uma reputação que deve ser organizada dia após dia.

O estudo, também, permitiu concluir que são os quatro principais investimentos a serem feito, para as organizações se manterem operativas nos próximos anos. São os seguintes; Profissionalização do colaborador; Tecnologia; Ações socioambientais e meios mais eficazes para se chegar mais rápido ao consumidor.

E, por final, o estudo concluiu que sob a ótica empresarial e especial a da região das águas quentes, o ambiente desses resorts do futuro, deverá apresentar as seguintes características; ter relações de trabalho inteligentes; ter maior e melhor proximidade com o consumidor; ter gestão profissional; ter tecnologia de ponta e ter crescimento sustentável.

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Valéria Pires de Rezende – (valeria.piresderezende@hotmail.com) – Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (2002), Mestre em Ciências Jurídicas – Universidad Americana (2014) e Doutora em Administração – Universidad Americana (2016). Atualmente é analista judiciário -escrevente – Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente no seguinte tema: ciências jurídicas.