CONTOS E ENCANTOS DA LITERATURA INFANTIL PARA AS CRIANÇAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202408222240


Gislaine Schon1; Karina de Azevedo Santiago2; Lurdes Maciak3; Maria Cecília Generoso da Silva4; Marisalva Alves da Silva5; Raquel Rocha Drews Valadares6; Silvana Thiago das Neves7; Sílvia Cristina da Silva e Silva8; Sueli Aparecida Corrêa De Oliveira9; Valeska Lucas Filgueiras Silva10


Resumo: O artigo explora a importância dos contos e encantos da literatura infantil no desenvolvimento das crianças, destacando como essas histórias desempenham um papel fundamental no crescimento emocional, cognitivo e social. Os contos infantis proporcionam uma rica experiência de aprendizado ao expor os jovens leitores a diferentes perspectivas, desafios e emoções, ajudando no desenvolvimento da empatia, resolução de problemas e habilidades linguísticas. A fantasia e o encantamento presentes nas histórias estimulam a criatividade e a imaginação das crianças, enquanto as narrativas também oferecem lições morais e valores culturais. Além dos benefícios individuais, a literatura infantil contribui para a formação da identidade cultural e pode ser uma ferramenta educacional eficaz. O artigo também aborda a necessidade de garantir que as histórias sejam inclusivas e representem a diversidade, ressaltando o papel essencial da literatura infantil no preparo das crianças para um futuro criativo e bem-informado.

Palavra chaves: Literatura infantil. Desenvolvimento Emocional, Cognitivo E Social. Fantasia. Criatividade. Imaginação.

Introdução

A literatura infantil é um universo mágico que encanta e educa, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Os contos e encantos presentes nas histórias infantis não apenas proporcionam momentos de diversão e fantasia, mas também oferecem oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento. Através de narrativas envolventes e personagens fascinantes, a literatura infantil estimula a imaginação, promove a empatia e ensina lições importantes sobre o mundo e a vida.

Este artigo explora a importância dos contos e encantos na literatura infantil, analisando como essas histórias contribuem para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças. 

Além disso, discute como a literatura infantil pode servir como uma ferramenta poderosa para a formação de valores culturais e a promoção da diversidade, preparando as crianças para um futuro enriquecedor e bem-informado.

Desenvolvimento

A literatura infantil ocupa um espaço especial no universo das crianças, oferecendo não apenas entretenimento, mas também valiosas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Os contos e histórias encantadas têm o poder de transportar os jovens leitores para mundos imaginários, estimular a criatividade, e abordar questões universais de forma acessível e envolvente. Este artigo explora a importância dos contos e encantos da literatura infantil, destacando como esses elementos contribuem para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças.

[…] Afinal, não ouvem discos, não escutam rádio? E os discos não são ouvidos bem mais de uma única vez? Não deveríamos esquecer nunca que o destino da narração de contos é o de ensinar a criança a escutar, a pensar e a ver com os olhos da imaginação (ABRAMOVICH, 1994, p. 23).

Os contos infantis são mais do que simples histórias; eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Ao mergulharem em narrativas repletas de aventuras, heróis e desafios, as crianças são expostas a diferentes perspectivas e aprendem a lidar com conflitos e emoções de maneira segura. As histórias permitem que os pequenos se identifiquem com personagens, vivenciam experiências que ampliam sua compreensão do mundo e desenvolvem habilidades de empatia e resolução de problemas.

A literatura constitui a modalidade mais privilegiada da leitura, onde o prazer e a liberdade são virtualmente ilimitados. O leitor infantil e juvenil que queremos formar é aquele que atribui significação ao texto e às imagens, segundo o sentido dado pelo autor, estabelecendo diálogo com sua própria vivência. Formado nesse processo, será um homem que pensa, avalia, crítica e escolhe. Quem sabe fazer escolhas é um homem livre. Escola não é confinamento. É libertação (ABRAMOVICH, 1995, p. 41-4).

A literatura infantil contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Contos e histórias incentivam a imaginação e a criatividade, ajudando as crianças a pensar de forma crítica e a resolver problemas. A exposição a novas palavras e estruturas linguísticas enriquece o vocabulário e promove habilidades de linguagem, essenciais para a comunicação eficaz e o sucesso acadêmico futuro. Além disso, as histórias frequentemente introduzem conceitos abstratos e morais de maneira que as crianças conseguem compreender e internalizar, fortalecendo seu desenvolvimento intelectual e ético.

Os contos infantis também desempenham um papel crucial no desenvolvimento emocional e social das crianças. As narrativas ajudam os pequenos a explorar e entender suas próprias emoções e as dos outros, promovendo a empatia e a compreensão. “[…] A criança vê o mundo e ouve a língua antes de lê-la e escrevê-la.” (Cadermatori, 2008 p. 76). Através dos desafios enfrentados pelos personagens e das resoluções encontradas, as crianças aprendem sobre resiliência, solidariedade e a importância de valores como a amizade e a justiça. Essas lições são transmitidas de maneira acessível e envolvente, facilitando a internalização desses conceitos pelas crianças.

A fantasia é um elemento central na literatura infantil, proporcionando um escape para mundos mágicos e aventuras inexploradas. O encantamento presente nas histórias estimula a criatividade das crianças e amplia sua capacidade de sonhar e imaginar. Contos de fadas, lendas e histórias encantadas não apenas encantam e entretém, mas também incentivam a exploração da própria imaginação e a construção de um pensamento mais flexível e inovador.

Além de seus benefícios individuais, a literatura infantil tem um impacto cultural e educacional mais amplo. As histórias e contos refletem valores culturais e históricos, contribuindo para a formação da identidade cultural das crianças e promovendo o entendimento das tradições e diversidades. Além disso, a literatura infantil pode ser uma ferramenta educacional eficaz, utilizada para ensinar conceitos acadêmicos de forma lúdica e envolvente.

Esse fato se dá, em parte, devido à facilidade de congregar todos em uma mesma atividade, uma vez que as salas de aula são quase sempre bastante numerosas. Em decorrência, a oralidade se constitui também em um dos atrativos da literatura na escola, pois cria um clima de comunidade onde todos estão envolvidos na mesma experiência imaginária (Amarilha, 2009, p. 21).

Apesar dos muitos benefícios, a literatura infantil enfrenta alguns desafios. É fundamental garantir que as histórias sejam inclusivas e representem a diversidade das experiências e culturas das crianças. Além disso, os educadores e pais devem escolher com cuidado os livros que promovem valores positivos e oferecem representações adequadas e respeitosas.

Os afetos presentes nos contos de fadas são formas imaginárias de representar o que se passa dentro das pessoas, por exemplo, os conflitos. Tomar contato com esses sentimentos expressos em uma história é importante para a construção de nossos valores, principalmente os das crianças. Ao se deparar com uma situação que envolve a inveja, por exemplo, o leitor traz a experiência da leitura para a sua história de vida. E o conto pode até ajudar o leitor a lidar melhor com seus próprios conflitos (PARREIRAS, 2009, p. 80).

Os contos e encantos da literatura infantil são mais do que mera diversão; eles são ferramentas poderosas para o desenvolvimento integral das crianças. Ao promover o crescimento cognitivo, emocional e social, a literatura infantil desempenha um papel essencial na formação de jovens leitores criativos, empáticos e bem-informados. Investir na literatura infantil e incentivar a leitura desde cedo é fundamental para preparar as crianças para um futuro onde a imaginação e o conhecimento caminham lado a lado. Assim, os contos e encantos permanecem como pilares fundamentais na jornada de descoberta e aprendizado das crianças, proporcionando-lhes um alicerce sólido para o futuro.

Conclusão

Os contos e encantos da literatura infantil desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, oferecendo mais do que apenas entretenimento. Eles são ferramentas valiosas para o crescimento emocional, cognitivo e social, proporcionando experiências que estimulam a imaginação, promovem a empatia e ensinam lições morais essenciais. 

Através das narrativas ricas e envolventes, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes perspectivas e enfrentar desafios de forma segura e criativa. Além disso, a literatura infantil contribui para a formação da identidade cultural e para a promoção da diversidade, refletindo e respeitando a variedade de experiências e contextos dos leitores. Investir na literatura infantil e incentivar a leitura desde cedo é crucial para preparar as crianças para um futuro onde a criatividade, o conhecimento e a compreensão são valorizados. 

Assim, os contos e encantos continuam a ser um alicerce importante na jornada de aprendizado das crianças, oferecendo um caminho mágico e educativo para o desenvolvimento de um futuro promissor.

Referencial Bibliográfico

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1995.

___________, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. Ed. Scipione. 1994.

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Prefácio de Eliana Yunes.8. Ed. – Petrópolis, Vozes, 2009.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 11-43.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. Ler e Escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. São Paulo: Autêntica, 2011.

 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. 

BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

____________, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Editora Brasileira, 1986.

PARREIRAS, Ninfa, Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: RHJ, 2009.


1Graduada em Pedagogia. Especialização em: Docência da Educação Infantil e anos Iniciais/ Alfabetização e Letramento e professora na Rede Municipal/Estadual de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
2Graduação em: Pedagogia; Especialização em: Autismo. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
3Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Alfabetização e Letramento Educação Infantil e Séries Iniciais. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
4Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
5Graduação em: Pedagogia; Especialização em: Educação Infantil e letramento/Educação Infantil/Neurociência e Aprendizagem e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
6Graduação em: Pedagogia; Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional/ Neurociência Aplicada a Aprendizagem/ABA e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso. 
7Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar/AEE-Atendimento Educacional Especializado. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
8Graduação em: Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.
9Graduação: Pedagogia; Especialização em: Educação Infantil e Alfabetização e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso. 
10Graduada em: Pedagogia e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.