LOGÍSTICA E SEUS PRINCIPAIS PILARES NA ATUALIDADE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202408102148


Helen Sandy Nogueira Pinheiro1
Marijones Nogueira Pinheiro2
Paulo Sérgio Santos Paiva3


RESUMO

O seguinte resumo sobre a Logística e seus principais pilares na atualidade, buscaremos compreender de forma objetiva à perspectiva conceituais de forma fidedigna em relação ao nosso tema abordado. Através de método dialético, buscou-se efetuar pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos científicos. Os resultados obtidos foram primordiais para contribuir na pesquisa do nosso tema. A conclusão da pesquisa introduz um grande volume de conhecimento na temática que foi abordada que correlaciona os aspectos da Logística e seus principais pilares na atualidade. Conforme Sousa (2006) “a redação do resumo de um artigo para publicação é uma etapa muito importante na comunicação dos resultados de uma pesquisa”.

Palavras-chave: Logística; método dialético; resultados obtidos; conclusão.

1 INTRODUÇÃO

Os desafios Logísticos e os principais pilares na atualidade são a parte em que o principal desafio está em garantir operações com eficiência, eficácia e efetividade nos serviços, demandando um planejamento mais eficiente com roteirização do cumprimento de horários. A parte operacional envolve as condições precárias das estradas, segurança nas cargas, alto custos nas operações e defasagem na tecnologia e terceirização dos serviços Logísticos.

O propósito é identificar à integração da Contabilidade e Logística, conceituando-os e identificando-os, os 04 principais pilares da Logística, e correlacionar a importância de dados logísticos e de obter informações de como eles atuam no cotidiano de uma organização. Através de análises de informações e coleta de dados que evidenciam a importância da logística. Comparando as informações dos primórdios e dos dias atuais das operações logísticas, obtendo informações e posteriormente compreendendo de como a logística veio compor um papel importante no ciclo operacional de uma empresa.

De acordo com Oliveira e Estender (2012, p.2) “[…] a logística estuda como a administração pode melhorar o nível da rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores através de planejamento, organização e controle das atividades de movimentação e armazenagem, visando simplificar o fluxo de produtos”. De acordo com o trecho evidenciamos a importância do papel da logística sobre os produtos no que tange na pesquisa bibliográfica.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA

Afirma Ribeiro (2015, p. 15), “contabilidade, portanto, é uma ciência social que tem por objetivo o patrimônio das entidades econômicos administrativos. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrências de suas variações.” Constata-se a definição de contabilidade.

 Para Silva (2010, p. 18) “a logística é um campo fascinante e em plena expansão, que produz impactos diretos nos resultados obtidos pela organização. Um dos principais desafios da logística empresarial é gerenciar adequadamente a relação entre os custos o nível de serviço.”

De acordo com Maciel (2023) “as redes logísticas desempenham um papel crítico para garantir a entrega eficiente e pontual de mercadorias. Clientes cada vez mais esperam uma entrega rápida e confiável de seus fornecedores, e quaisquer atrasos ou problemas podem levar à insatisfação e à perda de negócios.” A eficiência e a eficácia são primordiais para o desempenho do papel logístico.

Para Paura (2012, p. 19) “a busca pela satisfação do cliente é essencial para a vida de uma empresa nos dias atuais. A concorrência é ampla e, às vezes, até desleal. O que imediatamente vem à mente quando se fala a satisfação do cliente é a qualidade; porém é um mudo globalizado isso passou de diferencial para obrigação”.

Na visão de Silva (2010, p. 21) “a logística deve ser a interface entre as áreas responsáveis por essas atividades. É dessa integração que surge o Supply Chain management (Gestão de Cadeia de Suprimento), o moderno conceito de logística integrada que permite o sincronismo entre as estratégias das diversas áreas da organização e seus fornecedores”.

O autor Larrañaga (2015) “enquanto os princípios logísticos são os mesmos, globalmente o ambiente operacional é mais complexo e custoso. Esses custos e complexidades são normalmente representados pelos quatros. As Distâncias, Documentação, Diversidade cultural e Demanda”. Os princípios logísticos são de suma importância para desenvolver novos aspectos para diminuir custos e complexidades.

3. A importância da Contabilidade e a Logística na Atualidade

A importância da Contabilidade e a Logística na Atualidade, está sendo um dos vetores de preocupações na visão questionadora da nossa pesquisa. Com o decorrer da pesquisa comporemos ideias fixas que vão nortear de como podemos melhorar o cenário da Contabilidade e a Logística na Atualidade. Para aprofundar mais a pesquisa, primeiramente devemos entender os conceitos das principais a seres citados “a Contabilidade e a Logística”.

           Destaca-se a Contabilidade conforme Marion (2006, p. 23)

“A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para tomada de decisões”.

Em se tratando do conceito da Logística, buscamos compreender da melhor forma, de como é importante o papel da Logística na atualidade. Por isso a Logística entende-se que é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinados.

           De acordo com González (2002, p. 27).

“Visando à melhoria na competitividade e, consequentemente, em sua oportunidade global, as empresas devem aceitar o desafio de estar sempre um pouco mais à frente das expectativas de seus clientes, no que respeita ao desenho, produção e entrega do novo produto no menor tempo, condições que devem estar enquadradas em padrões de alta qualidade e baixos custos, de tal forma que esse conjunto de habilidades permita às empresas diferenciarem-se de seus concorrentes”.

A Contabilidade e a Logística tem um amplo contexto quando abordamos especificamente, tanto no que tange na situação financeira, econômica e demonstrações contábeis, e com isso a logística se torna umas das funcionalidades para o progresso das vantagens para a organização.

O papel da Logística na atualidade é essencial para qualquer entidade, desde que a mesma estabeleça metas e objetivos que irão desencadear um importante desempenho no âmbito organizacional e na finalidade de lucrar mais.

Conforme Paura (2011, p. 19), “com a otimização de recursos, a Logística pode proporcionar a qualquer empresa uma maximização dos lucros, ou mesmo vislumbrar novas possibilidades de mercado”. O trecho se refere a multiplicidade dos resultados a serem alcançados na vida de uma empresa.

Para podemos melhor entender sobre a Logística, devemos compreender os 04 principais pilares da Logística. São eles a Gestão de Estoques, Transporte, Armazenagem e Processamento de Pedidos.

3.1 A GESTÃO DE ESTOQUES

Conforme Corrêa e Corrêa (2004), “O estoque é um meio que a empresa utiliza para atender as necessidades imediatas de seus clientes, podendo suprir suas necessidades no momento em que a mercadoria for solicitada”. Através do trecho constata-se a importância de ter em estoques qualquer eventual produto para agilizar na hora que o cliente necessitar a aquisição do produto ou matéria prima. Bertaglia (2010, p. 330), “a gestão dos estoques é um elemento imprescindível na agenda dos administradores”. A estratégia para administrar estoques de acordo com o Bertaglia (2010, p. 331), “o gerenciamento de estoque é um ramo da administração de empresas que está relacionado com o planejamento e o controle de estoque de materiais ou produtos que serão utilizados na produção ou na comercialização de bens ou serviços”. Os objetivos e políticas de estoque, afirma Bertaglia (2010, p. 333) “a compreensão dos objetivos estratégicos da existência e o gerenciamento dos estoques é fundamental para se definir metas, funções, tipos de estoque e a de como elas afetam as organizações em suas atividades produtivas e de relacionamento com o mercado”. E o nível de serviço ao cliente afirma Bertaglia (2010) “organizações preocupadas com as necessidades dos clientes, e voltadas para elas, utilizam o conceito de serviço ao cliente para avaliar o desempenho do sistema de controle de estoques”.

3.2 TRANSPORTE

O transporte é definido como o deslocamento, seja de pessoas e/ou bens, de um lugar a outro do espaço, ao longo de um percurso, durante um certo período de tempo.   

“O transporte é, em geral, responsável pela maior parcela dos custos logísticos, tanto numa empresa, quanto na participação dos gastos logísticos em relação ao PIB em nações com relativos grau de desenvolvimento. Por essas razões, existe uma preocupação contínua para a redução de seus custos. Dentro dessas iniciativas, cabe destacar a integração entre os diversos modais de transporte, também conhecida como intermodalidade, e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, capaz de gerar economias de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes”. (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2014, p. 125).

O transporte é um dos pilares primordiais para a Logística, desempenha um papel crucial na venda e na compra de produtos e matérias primas no deslocamento eficaz e eficiente no modal de transporte.

“A seção 4.1, Papel de transporte, na estratégia lógica, comenta a importância do transporte para a economia e para a empresa, detalhando não apenas não as características de custo e confiabilidade dos principais modais, más também sua adequação aos diferentes perfis de operação”. (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2014, p. 125).

“A seção 4.2, Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos, trata de discutir o impacto dos operadores logísticos não apenas no transporte, mas também na execução de outras atividades que compõem o sistema logístico”. (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2014, p. 125). Para Bertaglia (2010, p. 193) o transporte “corresponde à movimentação física de um produto, que pode se dar em várias circunstâncias considerando o destino do produto como movimentação direta ao cliente, movimentação ao centro da distribuição próprio, movimentação ao ponto e movimentação a terceiros para retalho”.

3.3 ARMAZENAGEM

A armazenagem são uns dos pilares que constituem as funcionalidades da Logística para uma entidade alcance seus objetivos e suas metas, para garantir a qualidade de seus produtos. Ballou (2008), “a armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes fundamentais do conjunto de atividades logísticas”.

“A armazenagem, uma das áreas mais tradicionais da Logística, tem passado nos últimos anos por profundas transformações, por isso exige uma nova abordagem gerencial. Essas mudanças refletem-se na adoção de novos sistemas de informação aplicados ao gerenciamento da armazenagem, em sistemas automáticos de movimentação e separação de produtos e até mesmo na revisão do conceito do armazém como uma instalação cuja finalidade principal é estocagem de produtos”. (FLEURY; WANKE; FIGUEIREDO, 2014, p. 153).

3.4 PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

O Processamento de pedidos é parte final dos 04 pilares da Logística, nesse processo o produto é processado para não haver nenhuma troca ou extravio, devido que o pedido do cliente deve chegar ao destino, para ter devida satisfação do cliente quanto ao serviço.

Na visão de Arima e Capezzutti (2002, p. 6) “o processamento de pedidos necessita de informações referentes a todo o ciclo do negócio, modo a caracterizar procedimentos e parametrizar eventuais sistemas de informação.”

4 METODOLOGIA

O método utilizado na pesquisa para formulação do artigo é o método dialético, com o objetivo de seguir a lógica das premissas das formulações de questões e argumentações no que tange a Contabilidade e Logística na atualidade, concluindo uma decisão formulada de acordo com apresentação de fundamentos apresentados no artigo.

O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor (MACIEL,213).

Com esta finalidade buscaremos formular e compreender as questões e argumentações na dialética do artigo.

Para a síntese da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos científicos. A organização para o estudo foi essencialmente a qualitativa no que relaciona a contabilidade e a logística, o estudo na sua formulação é utilizado quando os valores numéricos e estatísticos não conseguem representar as opiniões, atitudes de indivíduos e grupos nos seus comportamentos relativo a um assunto.

A metodologia contém vários aspectos funcionais para parametrizar a formulação das ideias que viabilizam a síntese da pesquisa científica de modo coerente e conciso, para citar conceitos de ideias e comparações de critérios, que fundamentarão a pesquisa. Racionalmente, isto é, indispensável para que a síntese da pesquisa seja organizada para a compreensão e validação do objetivo principal, o questionamento de questões e soluções para solucionar os problemas, formulando questionamentos, hipóteses e consequentemente a obter soluções, que envolvem o nosso dia a dia.

Na busca de uma perspectiva de uma abordagem melhor dos questionamentos propostos, buscou-se a pesquisa de autores nos renomados livros que atualmente compõem o cenário da contabilidade e a logística, através da pesquisa bibliográfica, em conformidade de proporcionar com exatidão os conceitos, e posteriormente encontrar forma dialética dos assuntos abordados afim de concretizar soluções. A pesquisa qualitativa busca evidenciar através de critérios de pesquisa para obtenção de soluções de acordo com a dialética de pesquisas bibliográficas.

Na pesquisa online, buscamos nos bancos de dados da internet no “Google Acadêmico” e “Scielo”. Onde foi encontrado diversos autores com seus respectivos artigos, compondo a importante busca para correlacionar as perspectivas inerentes na síntese do processo da formulação do artigo. Neste contexto em conformidade da pesquisa podemos citar informações verídicas.

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS

A pesquisa para a formulação do artigo foi muito satisfatório, devido à amplitude de informações coletadas nas pesquisas bibliográficas em livros, revistas e artigos científicos. A partir destes vetores de conceitos e de informações, foi feito a comparação entre as pesquisas para a fundamentação do tema e ampliar o conhecimento conceitualmente na atualidade em que ela está inserida. O tema “Logística e seus principais pilares na atualidade”, buscamos aprofundar mais um pouco os conceitos sobre a Logística, questionando questões relevantes, apresentando informações e conclusões que ajudarão a entender sobre os principais pilares da Logística e como eles compõe no cenário atual de uma organização. Através de pesquisas encontramos várias informações sobre os principais pilares da logística, “a gestão de estoques, transporte, armazenagem e processamento de pedidos.” O embasamento da pesquisa baseiou-se nestes 04 principais pilares da logística, conforme o andamento da pesquisa obtemos informações necessárias que facilitaram a solução dos problemas, quando falamos sobre a Logística.

6 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em síntese, a pesquisa sobre a Logística e seus principais pilares na atualidade, evidenciamos vários aspectos primordiais que vão melhorar e contribuir o entendimento sobre a Logística. Uma delas foi a compreensão de questionamentos no cenário atual, para que uma empresa busque melhorar o desempenho diante das emblemáticas condições sociais, naturais, geográficos e politicos. No conteúdo discutido, observou-se que para melhorar devemos sempre buscar conceituar e detalhar os novos aspectos encontrados na pesquisa. Portanto, conseguimos estabelecer novos horizontes, que projetarão a aprimoração e novas pesquisas.

REFERÊNCIAS

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ARIMA, Carlos Hideo; CAPEZZUTTI, David. Controladoria e processamento de pedidos. A necessidade de uma visão logística integrada. Contexto, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2º semestre 2004.

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FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística Empresarial. A Perspectiva Brasileira. São Paulo. Editora Atlas S.A. – 2014. 1. ed. 2000; 17. Reimpressão 2014.

SILVA, Silvana Ferreira Pinheiro e. Materiais e Logística. Silvana Ferreira Pinheiro e Silva. -2. ed, ver. e ampl. – Florianópolis: Publicações do IF-2010.

PAURA, Glávio Leal. Fundamentos da Logística. Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/imagens/stories/pdf/proeja/fundamentos_logistica.pdf.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2006.              

CORRÊA, Henrique Luiz; Corrêa, Carlos Alberto. Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços. São Paulo: Atlas, 2004.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 2008.

MACIEL, Willyans. Dialética. 2013. Disponível em: http://www.infoescola.com/filosofia/dialetica/. Acesso em 08 de agosto de 2024.

OLIVEIRA, Fabiana Silva de; ESTENDER, Antonio Carlos. O Papel da Logística na Distribuição e Transporte de Mercadoria. CAD Vol. 7, n. 1. Jan – De. 2012, p.2.


1Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Avenida Calha Norte, N/S, Cachoeirinha, São Gabriel da Cachoeira-Amazonas. E-mail: hellenp264@gmail.com

2Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Avenida Calha Norte, N/S, Cachoeirinha, São Gabriel da Cachoeira-Amazonas. E-mail: marijonespinheiro74@gmail.com

3Mestre em Ciências Contábeis. Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Avenida Calha Norte, N/S, Cachoeirinha, São Gabriel da Cachoeira-Amazonas. E-mail: paulosergio.paiva1961@gmail.com