METODOLOGIAS ATIVAS: MICROSCÓPIO DE MATERIAL RECICLADO EM AULAS DE CIÊNCIA NO 6° ANO DO FUNDAMENTAL  

ACTIVE METHODOLOGIES: MICROSCOPE OF RECYCLED MATERIAL IN SCIENCE CLASSES IN THE 6TH GRADE OF FUNDAMENTAL

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th10248070949


Beatriz Alencar Santos1
Iara da Silva Barbosa2
Josefa Eleusa da Rocha3
Crislany Silva Nascimento4
Lucas Ferreira da Silva5
Valderson Silva dos Santos6
João Pedro Gomes da Silva Nascimento7


Resumo: Devido ao processo de aprendizagem ser bastante diversificado, o ensino pode acontecer de muitas maneiras, como através das metodologias ativas. Elas são formas inovadoras de transmitir a educação, auxiliando na autonomia, curiosidade, tomada de decisões e nas relações coletivas dos educandos; favorecendo uma maior participação deles e que tenham uma visão mais crítica e reflexiva sobre os conteúdos estudados. No ensino de Ciências, as Metodologias Ativas são muito importantes, pois o professor consegue permitir que o aluno vá além da sua criatividade, tornando-se um formador de opinião de novos conhecimentos. Nas aulas de ciências do fundamental II, os alunos veem conteúdos como o Microscópio, que é de fundamental importância a ser abordado em sala de aula. A maioria das escolas, sobretudo as da rede pública, não possuem laboratórios, incluindo o acesso a microscópios; por isso uma representação tridimensional de maneira didática, pode suprir essa falta. Com metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, o trabalho teve como objetivo apresentar para os alunos do sexto ano do fundamental II, um modelo de microscópio de material reciclado, suas partes e respectivas funções. A aula conseguiu com êxito, envolver a turma, transmitindo os conhecimentos acerca a temática da aula com o material didático.

Palavraschave: Metodologias ativas, Ciências, Microscópio.

Abstract: Due to the learning process being quite diverse, teaching can happen in many ways, such as through active methodologies. They are innovative ways of transmitting education, helping students’ autonomy, curiosity, decision-making and collective relationships; favoring their greater participation and that they have a more critical and reflective view of the studied contents. In Science teaching, Active Methodologies are very important, as the teacher is able to allow the student to go beyond their creativity, becoming an opinion maker of new knowledge. In fundamental II science classes, students see content such as the Microscope, which is of fundamental importance to be addressed in the classroom. Most schools, especially those in the public network, do not have laboratories, including access to microscopes; therefore, a three-dimensional representation in a didactic way can fill this gap. Using a qualitative research methodology, the aim of this work was to present a model of a microscope made from recycled material, its parts and functions, to sixthyear elementary school students. The class successfully managed to involve the class, transmitting knowledge about the theme of the class with the didactic material.

Keywords: Active methodologies, Sciences, Microscope.

Introdução 

Como o mundo vive em constantes transformações, o ambiente escolar também requer uma certa flexibilidade acerca de seus métodos de ensino; em razão do processo de aprendizagem ser bastante diversificado, o ensino pode acontecer das mais variadas maneiras (MORAN, 2017). Diante disso, como uma forma de ensino variada, tem-se as metodologias ativas.

As metodologias ativas (MA), podem ser explicadas como uma maneira inovadora de transmitir a educação na escola, sendo capaz de favorecer tanto a aprendizagem, quanto a participação do aluno que estará fazendo uso de todas as suas dimensões como mental/cognitiva, sensório/motor e afetivo/emocional (NASCIMENTO; COUTINHO, 2016). 

Quando inseridas no ensino de Ciências, as Metodologias Ativas se fazem muito importantes, pois diante dos assuntos abordados nas aulas, o professor consegue permitir que o aluno vá além da sua criatividade, tornando-se um formador de opinião de novos conhecimentos (NASCIMENTO; COUTINHO, 2016). A disciplina de ciências faz parte da grade curricular do Ensino Fundamental II, com isso o professor é o principal responsável por tornar as aulas mais atrativas, tendo em vista que para muitos alunos, as aulas de ciências podem ser “chatas” por ter termos e um linguajar mais complicado para a faixa etária desses estudantes.

Nas aulas de ciências do fundamental II, os alunos veem conteúdos como o Microscópio, que é de fundamental importância a ser abordado em sala de aula, pois também leva a compreensão de outros conteúdos. O microscópio ótico é um instrumento capaz de observar estruturas que não são visíveis a olho nu, ampliando a imagens dessas estruturas através de um sistema complexo de lentes de vidro; nele existem vários componentes mecânicos e óticos que juntos, vão garantir o seu funcionamento (MOREIRA, 2013).

Apesar de toda tecnologia dos dias atuais, infelizmente não são todas as escolas que possuem uma estrutura capaz de ofertar laboratório, sobretudo as de ensino público. Assim, o aluno fica restrito apenas a imagens em ilustrações e esquemas dos livros. Tendo em vista essa situação, Back (2019) diz que o uso de uma representação tridimensional de maneira didática, pode suprir essa falta, mesmo que momentaneamente, pois além de ser melhor visual e manualmente, torna a aula mais atrativa e auxilia a aprendizagem.

Em consonância com a aplicação das metodologias ativas, que visa estimular os alunos a aprenderem de forma  participativa por meio situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, terem iniciativa, debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento; o presente trabalho teve como objetivo apresentar para os alunos de uma turma do sexto ano do fundamental II um modelo de microscópio feito com material reciclado, suas partes e

respectivas funções, e simular seu manuseio.  Assim, esse trabalho apresenta uma importância no ensino aprendizagem dos educandos pelo uso de materiais didáticos práticos e acessíveis, que são capazes de tornar a aula mais prática e de fixação do conteúdo estudado.

Procedimentos metodológicos

Este trabalho apresenta uma metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, que de acordo com Martins (2004), é uma forma de pesquisa com certa flexibilidade acerca da maneira que se dá a coleta dos dados, onde se é trabalhada em sua maioria com o indivíduo, uma comunidade ou um grupo, e que tem uma proximidade entre o pesquisador e o pesquisado.

As aulas em que foi usado o microscópio, foram realizadas durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório, sendo uma disciplina obrigatória que compõe a grade curricular no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estágio ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Dom Pedro I, que fica localizada na zona rural da cidade de Feira Grande, no povoado Olho D’água do Meio, e funciona nas dependências do Município, sendo uma escola Pública Municipal.  A turma era do 6º ano do fundamental II, com 38 alunos matriculados de faixa etária de 11 a 12 anos de idade.

As referências de modelo para a construção do microscópio foram obtidas através de vídeos no YouTube, e aplicativos como Instagram e Pinterest. O microscópio (ver figura 1) foi construído inteiramente de material reciclado (embalagem de amaciante, cano de papelão, tampa de caixa de leite, papelão) para complementar a montagem, foi usado também cola quente, tinta guache e papel emborrachado.

Figura 1. Microscópio de material reciclado

Fonte: Arquivo do autor (2023).

Para complementação da aula com o microscópio, foi também impresso algumas figuras das células animal e vegetal e algumas organelas que as constituem, como a mitocôndria, cloroplastos, parede celular, vacúolo e núcleo; para que pudessem ser usadas pelos alunos como material de observação. Além disso, para ampliar as imagens das figuras na segunda aula com o material, foi usado também algumas lentes de óculos.

Resultados e discussão

Ao decorrer das aulas do estágio, os alunos iniciaram um novo capítulo do livro que falava sobre a Célula, dentro desse capítulo continha o tema “A invenção do microscópio e a descoberta da célula”, no qual mostrava a criação do microscópio, os principais cientistas envolvidos, a descoberta da célula através desse instrumento, e também apresentava o que seria o microscópio ótico, suas partes e funções.

Nicola e Paniz (2016) abordam em seu trabalho que o aluno vai perdendo o interesse na aula de ciências ou biologia, pelo fato de ser constantemente uma rotina, onde o professor responsável pela disciplina faz uso somente de giz, quadro e livro didático, e a aula acaba ficando menos atrativa e não prende tanto a atenção de boa parte dos educandos.

O acesso ao microscópio didático comercial não é tão simples, além de seu valor no mercado ser alto, esse instrumento demanda manutenções, equipamentos e um local adequado, o que não se encontra em várias escolas de rede pública; por isso Soga et al. (2017) complementa que a aplicação em sala de aula de um microscópio caseiro pode ser útil diante dessas situações.

A proposta desse trabalho foi pensada justamente para sair um pouco da rotina da aula realizada apenas pelo livro didático e o quadro. Além de mostrar para os alunos um instrumento que geralmente não é tão conhecido por eles, e mesmo este ter sido apenas uma representação, ainda assim conseguiria abarcar todo o conteúdo teórico já visto pelos alunos, como a sua funcionalidade, suas partes constituintes e suas funções.

As metodologias ativas conseguem ser aplicadas em diversos modelos e estratégias, e isso consequentemente gera uma gama de benefícios, assim como desafios nos mais diferentes níveis da educação (PAIVA et al., 2016).  O sistema de ensino aprendizagem que utiliza métodos como os de incentivos acerca dos conhecimentos e análises de problemas, permite que o aluno deixe de ser apenas um agente passivo para um agente ativo no ensino aprendizagem (GUIMARÃES, 2018).

Corroborando os estudos de Borges e Alencar (2014) e Lima (2017), durante a aplicação dessa metodologia ativa de ensino pode-se notar que ela auxilia na autonomia, na curiosidade, tomada de decisões e nas relações coletivas dos educandos; capaz de favorecer uma maior participação deles, fazendo com que tenham uma visão mais crítica e reflexiva sobre os conteúdos estudados, melhorando assim a sua proatividade, a relação entre a aprendizagem com os aspectos significativos da realidade, e o aprimoramento do raciocínio e de intervenção em sua realidade. Então, a proposta da aula com o microscópio de material reciclado iria abordar todos esses aspectos citados pelos autores nos alunos.

A escola não possuía laboratório e também não disponibilizava de materiais tecnológicos, como o microscópio. Com isso, foi proposto para a professora supervisora a construção de um microscópio caseiro feito de materiais reciclados, para que a aula se tornasse ainda mais atrativa, além de passar conhecimentos acerca do assunto, visto que os alunos se mostravam mais entretidos em aulas mais ativas, como jogos, aulas com instrumentos didáticos e oficinas.

O microscópio foi utilizado em dois dias de aulas, no primeiro dia a estagiária apresentou o objeto dando início na temática, destacou suas partes e as suas funções e ensinou os alunos como construir um microscópio em casa usando apenas materiais reciclados. Os alunos também puderam simular o uso do microscópio com as figuras das células e organelas com o auxílio da estagiária nesse primeiro momento (ver figura 2).

Figura 2. Alunos manuseando o microscópio

Fonte: Arquivo do autor (2023).

No segundo dia de aula, a professora supervisora responsável pela turma levou para complementar, algumas lentes de óculos que iriam aproximar mais as imagens, então os alunos usaram o microscópio com as lentes, podendo perceber que as imagens estavam mais ampliadas.

Essa prática realizada entra em concordância com o trabalho de Cardoso et al. (2021), em que professores puderam relatar que a elaboração de um microscópio caseiro favorece o bom desenvolvimento dos alunos, pois eles demonstram curiosidade tanto durante, quanto depois do uso deste recurso, além de serem participativos.

O uso do microscópio na aula costuma chamar atenção dos alunos, além de ser um recurso diferente, foge um pouco da rotina de livro didático e quadro, despertando neles a curiosidade por esse instrumento ser capaz de ampliar a visibilidade dos materiais pequenos, e mesmo sendo confeccionado em casa, é considerado um bom material lúdico (CARDOSO et al., 2021).

Inicialmente na aula, os alunos ficaram acanhados, demonstrando interesse em participar, mas ainda tímidos; aos poucos foram chegando e se envolvendo na aula com o microscópio. Logo já estava praticamente toda a turma próximos a mesa da professora e um por vez pôde olhar e manusear o microscópio.

No geral, a turma se apresentou empolgada com a aula, e ao decorrer dela, foram fazendo alguns questionamentos, queriam saber como o microscópio teria sido feito, como ele era usado, e quais eram aquelas figuras que usamos como instrumento de observação. A aula conseguiu com êxito, atingir toda a turma, apenas poucos dos alunos presentes nas atividades não foram, dos quais eram aqueles que menos participava das aulas no dia a dia.

Além de ser um material que é trabalho em aulas de microscopia e células, Cardoso et al. (2021) também menciona que o microscópio construído com materiais reciclados também pode se trabalhar associando a temática da questão ambiental, sobre a importância da reciclagem e formas como ela pode ser utilizada, como no caso da aula, transformada em um recurso didático.

Conclusão

As metodologias ativas têm sido amplamente adotadas nas aulas de ciências e em outros campos de ensino, com o objetivo de promover uma aprendizagem mais significativa, envolvente e participativa para os alunos. Essas abordagens pedagógicas colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, estimulando a sua participação ativa e colaborativa.

Elas têm o potencial de transformar a experiência de ensino e aprendizagem nas aulas de ciências, tornando-as mais dinâmicas, participativas e relevantes para os alunos. Ao incentivar o engajamento ativo dos estudantes e enfatizar a aplicação prática do conhecimento científico, essas abordagens podem preparar melhor os alunos para enfrentarem os desafios do mundo atual e futuramente contribuírem de forma significativa para a sociedade.

A utilização de microscópios feitos a partir de materiais reciclados em aulas de ciência oferece uma série de benefícios significativos. Em princípio, a utilização de materiais reciclados contribui para a conscientização ambiental e promove a importância da sustentabilidade, transmitindo aos alunos a mensagem de que é possível reduzir o desperdício e reutilizar recursos.

Além disso, o uso de microscópios de material reciclado pode ser uma opção mais acessível para escolas com recursos limitados, permitindo que mais alunos tenham a oportunidade de experimentar e se familiarizar com o manuseio desse instrumento. Isso pode auxiliar no despertar de interesse dos estudantes pelas ciências e incentivá-los a explorar mais o mundo ao seu redor.

Assim, o uso de microscópios de material reciclado em aulas de ciência é uma abordagem envolvente e econômica que pode enriquecer a experiência educacional dos alunos, promovendo o aprendizado prático, a criatividade e o interesse pela ciência.

REFERÊNCIAS

BACK, Amanda Knob. Aliando a aprendizagem de conceitos com a construção de modelos didáticos em aulas de Anatomia Vegetal. Revista Insignare Scientia. v. 2, n. 3 – Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. 2019.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudando do ensino superior. Cairu em Revista. Jul/Ago, 2014, ano 03, n. 04, p. 1 19-143. ISSN 22377719.

CARDOSO, Pollyana Cristina Alves et al. A riqueza dos detalhes da natureza através do microscópio caseiro: prática na formação continuada de professoras para uma educação científica, ambiental e inclusiva. Práticas experimentais para o ensino de ciência: construindo alternativas adequadas à realidade educacional brasileira. ed. 1, p. 89-103.  ISBN: 978-65-89499-19-0. 2021.

GUIMARÃES, Amanda Meireles. Metodologia ativa como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino fundamental I. Monografia. Paracatu. 2018.

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MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 30, n. 2, p. 289-300. maio/ago. 2004.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. v. II. 2017.

MOREIRA, Cataria. Microscópio ótico. Revista de Ciências Elementar. v. 1, n. 1. Out/Dez, 2013.

NASCIMENTO, Tuliana Euzébio; COUTINHO, Cadidja. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência Online. ISSN 2448-4148. 2016.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp. São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. SANARE. v. .15, n.02, p.145-153, Jun./Dez. 2016.

SOGA, Diogo et al. Um microscópio caseiro simplificado. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 39, n. 4. 2017.


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