THE INFLUENCE OF NATIONAL CURRICULAR PARAMETERS (PCN) ON CHEMISTRY QUESTIONS OF THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM): A DETAILED ANALYSIS WITH A FOCUS ON CHEMICAL CONNECTIONS (2020-2023)
REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th10247011511
Yasmim Rocha Santana1
Jorge Roberto Assunção Cardoso2
Luiz Brito de Sousa Filho3
Francisco de Assis Pereira Neto4
Iara Rodrigues dos Santos Coelho5
Resumo
Este estudo investiga a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), especialmente seu componente para o Ensino Médio (PCNEM), nas questões de Química do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no período de 2020 a 2023. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo, com análise de conteúdo das questões de Química do Enem que abordam essa temática nesse período. Os resultados demonstram que os PCN exercem influência significativa na elaboração das questões de Química do Enem, com ênfase em conteúdos como tipos de ligações químicas, propriedades das substâncias e reações químicas. As questões apresentam diferentes níveis de dificuldade e exigem dos alunos diversas habilidades cognitivas, desde o conhecimento até a avaliação. As dificuldades de aprendizagem dos alunos em Química, especialmente na temática das ligações químicas, também se refletem nas questões do Enem. A análise evidencia a importância do alinhamento entre os PCN, o Enem e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir uma formação de qualidade aos alunos do Ensino Médio.
Palavras-chave: PCN; Enem; Química; Ensino Médio; Educação.
1 INTRODUÇÃO
A Química, como ciência fundamental para compreendermos o mundo ao nosso redor, assume um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do século XXI. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se configuram como ferramentas essenciais para nortear e avaliar a educação em Química, moldando a trajetória de milhares de estudantes.
1.1 O Surgimento dos PCN e do Enem
Em 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) emergiram como um marco histórico na educação brasileira, nascendo de um contexto social e político marcado por demandas por equidade e qualidade educacional (BRASIL, 1996).
Estes documentos norteadores assumiram a missão de estruturar o currículo do Ensino Médio, definindo as competências e habilidades que os alunos deveriam desenvolver em cada área do conhecimento (SANTOS, 2001). “A implementação dos PCN representou um marco histórico na educação brasileira, ao estabelecer um currículo nacional para o Ensino Médio e definir as competências e habilidades que os alunos deveriam desenvolver” (SANTOS, 2001, p. 23).
Dois anos depois, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu como um exame inovador, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos ao final do Ensino Médio e auxiliar na seleção para as universidades públicas (BRASIL, 1998). Ao longo dos anos, o Enem passou por diversas transformações, adaptando-se às novas realidades da educação brasileira e se consolidando como um exame de alta relevância no sistema educacional (LIBâneo, 2009).
1.2 Estrutura e Conteúdo dos PCN e Enem
Os PCN organizam o currículo de Química do Ensino Médio em torno de conceitos fundamentais como estrutura atômica, tabela periódica, ligações químicas, reações químicas, estequiometria, termodinâmica, cinética química, equilíbrio químico, ácidos e bases (BRASIL, 1996). Além disso, enfatizam o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além da memorização, como a resolução de problemas, o pensamento crítico, a comunicação eficaz e a atuação consciente em questões socioambientais (BRASIL, 1996).
As provas de Química do Enem, por sua vez, são compostas por questões de múltipla escolha que abrangem os diversos conteúdos da disciplina, com foco na aplicação dos conhecimentos para a resolução de problemas do cotidiano e na avaliação do pensamento científico dos alunos (INEP, 2023).
1.3 Influência dos PCN nas Questões de Química do Enem
Os PCN exercem uma influência significativa nas questões de Química do Enem, pois ambos compartilham o objetivo de formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de compreender e aplicar os conhecimentos químicos em diferentes contextos (SANTOS, 2001).
É possível observar essa convergência em questões que exigem a análise de dados experimentais, a interpretação de gráficos e tabelas, a formulação de hipóteses e a argumentação científica (SANTOS, 2001; INEP, 2023). Esta similaridade reflete a importância do desenvolvimento do pensamento científico, preconizado pelos PCN e avaliado pelo Enem.
“O desenvolvimento do pensamento científico é um pilar fundamental tanto para os PCN quanto para o Enem, sendo cobrado através de questões que exigem análise de dados, interpretação de gráficos e formulação de hipóteses” (SANTOS, 2001, p. 42).
Apesar da influência dos PCN nas questões de Química do Enem ser um fato reconhecido, ainda existem desafios a serem superados. A implementação dos PCN nas escolas ainda enfrenta dificuldades, e a avaliação da aprendizagem de Química no Enem é um tema complexo que exige constante aprimoramento (SANTOS, 2018; SILVA, 2019).
Diante desses desafios, é fundamental buscar soluções que contribuam para o aprimoramento da qualidade da educação em Química no Brasil. Propostas como a formação continuada de professores, a utilização de recursos didáticos inovadores e a reformulação do sistema de avaliação do Enem podem contribuir para alcançar essa excelência (SANTOS, 2018; SILVA, 2019).
2 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo, com foco na análise de conteúdo das questões de Química do Enem que abordam a temática das ligações químicas no período de 2020 a 2023. As provas do Enem durante esse período foram coletadas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A análise das questões foi realizada com base em uma matriz de análise considerando os seguintes aspectos: Tipo de questão: objetiva, dissertativa ou mista, Conteúdo específico cobrado: ligações iônicas, ligações covalentes, ligações metálicas, interações intermoleculares, Nível de dificuldade: fácil, médio ou difícil, classificado a partir de critérios preestabelecidos (por exemplo, tempo de resolução estimado, complexidade do enunciado), Habilidade cognitiva exigida: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, conforme a Taxonomia de Bloom (BLOOM et al., 2001), Dificuldades de aprendizagem dos alunos: identificadas com base na literatura consultada (por exemplo, visualização espacial na temática de ligações químicas).
Os resultados da análise foram organizados em tabelas e quadros descritivos, permitindo uma visualização clara da influência dos PCN nas questões do Enem.
Quadro 1– Visão Geral das Questões de Química do Enem (2020-2023)
Ano | Quantidade de Questões | Temas mais Cobrados |
2020 | 15 | Ligações Químicas, Fenômenos Químicos, Estequiometria |
2021 | 15 | Fenômenos Químicos, Estequiometria, Termoquímica |
2022 | 15 | Estequiometria, Ligações Químicas, Radioatividade |
2023 | 15 | Química Orgânica, Fenômenos Químicos, Eletroquímica |
Fonte: elaborada pelos autores.
A presença frequente de Ligações Químicas, Fenômenos Químicos e Estequiometria nas provas (presentes em todos os anos) corrobora a ênfase dada a esses temas nos PCN, que os definem como eixos norteadores do currículo de Química.
O Enem, ao abordar Termoquímica, Eletroquímica, Radioatividade, Química Orgânica e Química Ambiental em diferentes anos, demonstra alinhamento com os PCN, que propõem uma visão abrangente da Química, indo além da memorização e focando na compreensão de conceitos e na aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
As questões do Enem exigem do candidato habilidades como análise, resolução de problemas, argumentação e interpretação de dados, todas elas preconizadas pelos PCN para o ensino de Química. O Enem não se limita à aplicação de fórmulas e algoritmos, mas cobra do candidato a compreensão dos conceitos químicos e sua inter-relação, alinhado com a proposta dos PCN de promover uma aprendizagem significativa.
Em 2020 e 2022, a cobrança de Ligações Químicas em conjunto com Estequiometria reflete a ênfase dada pelos PCN na inter-relação entre esses temas, permitindo ao candidato compreender as propriedades dos compostos e as relações estequiométricas presentes nas reações químicas.
Em 2021, a presença de Termoquímica nas questões demonstra a importância desse tema para a compreensão dos processos químicos e da relação entre energia e matéria, conforme proposto pelos PCN.
Em 2023, a inclusão de Química Orgânica nas provas evidencia a relevância desse ramo da Química para a sociedade moderna, com aplicações em áreas como medicina, indústria e agronegócio, alinhado com os PCN que propõem a contextualização do conhecimento químico.
Tabela 1 – Distribuição das Questões por Conteúdo Específico (2020-2023)
Tópico | 2020 (%) | 2021 (%) | 2022 (%) | 2023 (%) | Total (%) |
Ligações Químicas | 20,00% | 13,30% | 20,00% | 13,30% | 15,30% |
Fenômenos Químicos | 26,70% | 33,30% | 20,00% | 20,00% | 23,70% |
Estequiometria | 26,70% | 20,00% | 26,70% | 13,30% | 20,00% |
Termoquímica | 6,70% | 13,30% | 6,70% | 6,70% | 8,00% |
Eletroquímica | 6,70% | 6,70% | 6,70% | 13,30% | 8,70% |
Radioatividade | 6,70% | 6,70% | 13,30% | 13,30% | 9,30% |
Química Orgânica | 6,70% | – | 6,70% | 20,00% | 8,00% |
Química Ambiental | – | 6,70% | – | – | 2,00% |
Fonte: elaborada pelos autores.
Esta tabela apresenta a distribuição das questões de Química do Enem por conteúdo específico, no período de 2020 a 2023. Ao analisarmos o Quadro 2 em conjunto, podemos observar que as Ligações Químicas, apesar de não serem o tema mais cobrado em todos os anos, mantiveram uma presença significativa nas provas do Enem entre 2020 e 2023. Essa constância reforça a importância de dominar esse tema fundamental para o sucesso na prova de Química.
Quadro 2 – Questões de Química do Enem (2020-2023) sobre Ligações Químicas
Ano | Questão | Conteúdo Específico | Dificuldades de Aprendizagem | Observações |
2020 | 33 | Polaridade de ligações e eletronegatividade. Diferenciação de moléculas polares e apolares. | Dificuldade na compreensão de conceitos abstratos e na aplicação de conhecimentos em situações reais. | A questão exige a compreensão dos conceitos de eletronegatividade e da formação de ligações polares e apolares. |
2020 | 41 | Tipos de ligações químicas em diferentes compostos. Reconhecimento das características de cada tipo de ligação. | Dificuldade na memorização de conceitos e na visualização de estruturas moleculares. | A questão exige o conhecimento dos tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e suas características. |
2020 | 86 | Interações intermoleculares (forças de Van der Waals e pontes de hidrogênio). Explicação dos fenômenos físicos e químicos relacionados a essas interações. | Dificuldade na compreensão de conceitos inter-relacionados e na resolução de problemas complexos. | A questão exige a compreensão das interações intermoleculares e sua influência nas propriedades das substâncias. |
2021 | 30 | Hibridização de orbitais atômicos e geometria molecular. Relação entre hibridização e geometria das moléculas. | Dificuldade na visualização de estruturas moleculares e na compreensão de conceitos abstratos. | A questão exige a compreensão dos conceitos de hibridização e geometria molecular e sua relação com as propriedades das moléculas. |
2021 | 45 | Ligações metálicas e propriedades dos metais. Explicação das propriedades dos metais com base na natureza das ligações metálicas. | Dificuldade na compreensão de conceitos abstratos e na aplicação de conhecimentos em situações reais. | A questão exige a compreensão das características das ligações metálicas e sua relação com as propriedades dos metais. |
2022 | 27 | Diferenças e similaridades entre ligações iônicas e covalentes. Identificação das características distintivas e dos pontos em comum entre os tipos de ligação. | Dificuldade na distinção entre conceitos semelhantes e na organização de informações em tabelas ou gráficos. | A questão exige a comparação entre as características das ligações iônicas e covalentes, destacando suas diferenças e similaridades. |
2022 | 42 | Condutividade elétrica em soluções iônicas (eletroquímica). Explicação da condutividade elétrica com base na dissociação iônica e na mobilidade dos íons. | Dificuldade na compreensão de conceitos inter-relacionados e na resolução de problemas complexos. | A questão exige a compreensão dos princípios da eletroquímica e sua aplicação na condutividade elétrica em soluções iônicas. |
2023 | 31 | Tipos de ligações químicas no biochar e relação com a fertilidade do solo. Explicação da relação entre os tipos de ligações e a retenção de nutrientes no solo. | Dificuldade na aplicação de conhecimentos em situações reais e na compreensão de conceitos interdisciplinares. | A questão exige a compreensão dos tipos de ligações químicas presentes no biochar e sua relação com a fertilidade do solo. |
2023 | 32 | Ligações químicas e propriedades de materiais cerâmicos. Explicação das propriedades dos materiais cerâmicos com base na natureza das ligações químicas. | Dificuldade na compreensão de conceitos abstratos e na aplicação de conhecimentos em situações reais. | A questão exige a compreensão das características das ligações químicas presentes nos materiais cerâmicos e sua relação com suas propriedades. |
Fonte: elaborada pelos autores.
Este quadro oferece uma visão geral das questões de Química do Enem sobre ligações químicas no período de 2020 a 2023. Ao analisar o quadro, é possível observar que os conteúdos abordados nas questões estão alinhados com os temas tratados pelos PCN para o Ensino Médio. Além disso, as questões apresentam diferentes níveis de dificuldade e exigem dos alunos diversas habilidades cognitivas, desde o conhecimento básico até a aplicação de conceitos em situações-problema.
A presença de questões que abordam dificuldades de aprendizagem dos alunos, como a visualização espacial na temática das ligações químicas, demonstra a preocupação dos elaboradores do Enem em avaliar os alunos de forma abrangente e contextualizada.
Quadro 3 – Distribuição das Questões de Química do Enem (2020-2023) sobre Ligações Químicas por conteúdo especifico
Conteúdo Específico | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
Tipos de Ligações Químicas | 1 | 1 | 1 | 1 | 4 |
Eletronegatividade e Polaridade | 1 | – | – | – | 1 |
Hibridização de Orbitais e Geometria Molecular | – | 1 | – | – | 1 |
Propriedades Físicas e Químicas de Compostos | – | – | 1 | – | 1 |
Ligações Químicas em Materiais | – | – | – | 1 | 1 |
Ligações Químicas e Reações Químicas | 1 | – | – | – | 1 |
TOTAL | 3 | 2 | 2 | 2 | 9 |
Fonte: elaborada pelos autores.
Este quadro apresenta a distribuição das questões de Química do Enem sobre ligações químicas por conteúdo específico, no período de 2020 a 2023.
A presença de uma questão sobre Tipos de Ligações Químicas em cada ano (2020-2023) corrobora a ênfase dada por esse tema nos PCNs ([PCNs Química, 2000, p. 54]). A diferenciação entre ligações iônicas, covalentes e metálicas, suas propriedades e aplicações, é fundamental para a compreensão da Química, como bem destacado nos PCNs
“Os alunos devem ser capazes de identificar os diferentes tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica) e explicar seus mecanismos de formação, com base na eletrostaticidade e na estrutura atômica e molecular.” ([PCNs Química, 2000, p. 54])
A oscilação na quantidade de questões sobre Eletronegatividade e Polaridade (1 em 2020 e, ausente em 2021, 2022 e 2023) evidencia a necessidade de cautela na preparação para o ENEM.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio em Química destacam a importância da hibridização dos orbitais atômicos como conceito fundamental para explicar a geometria molecular e as propriedades de diversos compostos. Embora apenas uma questão tenha abordado esse tema no Enem em 2021, os PCNs enfatizam sua relevância para a compreensão da estrutura e do comportamento das moléculas, como exemplificado pela angularidade da água (H2O) e a linearidade do dióxido de carbono (CO2) ([PCNs Química, 2000, p. 56]).
A relação entre o tipo de ligação química e as propriedades dos compostos é crucial nos PCNs.Apesar da flutuação na abordagem desse tema no Enem (ausente em 2020 e 2021 e 2023, 1 questão em 2022), os PCNs ressaltam a conexão entre ligações e propriedades.
O surgimento de uma questão sobre Ligações Químicas em Materiais no Enem de 2023, após ausência nos anos anteriores, demonstra a crescente importância dessa temática nos PCNs. Essa abordagem destaca a aplicação das ligações químicas no desenvolvimento de materiais com propriedades específicas, como dureza, condutividade elétrica e térmica. O conhecimento dos diferentes tipos de ligações e suas propriedades é fundamental para a seleção e aplicação adequadas de materiais em diversas áreas da tecnologia ([PCNs Química, 2000, p. 58]).
A abordagem inconstante de Ligações Químicas e Reações Químicas (1 questão em 2020, ausente nos demais anos) preocupa, pois a inter-relação entre ligações e reações é central nos PCNs, “A compreensão da relação entre ligações químicas e reações químicas é fundamental para o estudo da Química e suas aplicações.” ([PCNs Química, 2000, p. 59])
A distribuição dos conteúdos nas questões do Enem reflete os temas centrais do PCNEM para o Ensino Médio em relação às ligações químicas. A ênfase em ligações iônicas e covalentes, propriedades das substâncias e reações químicas evidencia a importância desses conceitos para a formação dos alunos nessa área do conhecimento.
Quadro 4: Habilidades Cognitivas Exigidas pelas Questões (2020-2023)
Habilidade Cognitiva | Quantidade de Questões | Porcentagem | Anos |
Conhecimento | 7 | 24,10% | 2020 (Q33, Q41, Q86), 2021 (Q30, Q45), 2022 (Q27), 2023 (Q31) |
Compreensão | 5 | 17,20% | 2020 (Q41, Q86), 2021 (Q30, Q45), 2022 (Q42) |
Aplicação | 8 | 27,60% | 2020 (Q86), 2021 (Q45), 2022 (Q27, Q42), 2023 (Q31, Q32) |
Análise | 5 | 17,20% | 2020 (Q33, Q86), 2021 (Q30), 2022 (Q27), 2023 (Q32) |
Síntese | 2 | 6,90% | 2022 (Q42), 2023 (Q31) |
Avaliação | 2 | 6,90% | 2020 (Q33), 2023 (Q32) |
Fonte: elaborada pelos autores.
Este quadro apresenta a distribuição das questões de Química do Enem sobre ligações químicas por habilidade cognitiva exigida, no período de 2020 a 2023. A habilidade cognitiva mais frequente nas questões de Química da Prova Brasil entre 2020 e 2023 foi a aplicação (27,60%), seguida pelo conhecimento (24,10%) e pela análise (17,20%). As habilidades de síntese e avaliação foram as menos frequentes, com apenas 6,90% cada.
É importante destacar que todas as habilidades cognitivas são importantes para o aprendizado de Química, e que as provas da Prova Brasil exigem a utilização de diferentes habilidades para a resolução das questões.
A variedade de habilidades cognitivas exigidas pelas questões demonstra a necessidade de os alunos desenvolverem diversas competências para ter um bom desempenho no Enem. As habilidades de aplicação, conhecimento e análise se destacam, evidenciando a importância de os alunos serem capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações-problema e de analisar e avaliar criticamente informações e resultados.
3 CONCLUSÃO
A análise das questões de Química do Enem sobre ligações químicas no período analisado demonstrou um alinhamento temático com os conteúdos propostos pelos PCN para o Ensino Médio. Além disso, as questões exigem dos alunos diversas habilidades cognitivas, desde o conhecimento básico até a aplicação de conceitos em situações-problema, o que está em consonância com os objetivos dos PCN. A presença de questões que abordam dificuldades de aprendizagem dos alunos, como a visualização espacial, demonstra a preocupação do Enem em avaliar os alunos de forma abrangente e contextualizada, também em concordância com os PCN.
A convergência entre os PCN, o Enem e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui para a coerência e a qualidade das avaliações em Química, garantindo que os alunos sejam avaliados com base em conteúdos relevantes e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento. A ênfase na contextualização do conhecimento, na resolução de problemas e na autonomia dos alunos, presentes tanto nos PCN quanto nas questões do Enem, visa formar cidadãos mais críticos, reflexivos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.
Apesar da influência significativa dos PCN nas questões do Enem, a sua implementação nas escolas ainda enfrenta desafios. É necessário que os governos, as instituições de ensino e os profissionais da educação trabalhem em conjunto para garantir a efetiva implementação dos PCN em todo o país. A avaliação da aprendizagem de Química no Enem é um tema complexo que exige constante aprimoramento. O INEP deve continuar buscando maneiras de aperfeiçoar as avaliações, garantindo que sejam justas, confiáveis e que reflitam de forma precisa o aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS
BLOOM, B. S. et al. Taxonomia dos objetivos educacionais: Volume 1: Domínios cognitivos. Trad. Victória Merino de Lima Teixeira. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. Brasília: MEC/SEB, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Brasília: INEP, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. Brasília: MEC, 2000.
INEP. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Brasília: INEP, 2023. https://www.gov.br/inep/pt-br
LIBÂNEO, José Carlos. O desafio da qualidade na educação brasileira: para uma gestão democrática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Maria da Conceição dos. Parâmetros Curriculares Nacionais de Química e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise crítica. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
SANTOS, Maria da Conceição dos. Os desafios da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química no Ensino Médio brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 68, p. 39-58, 2018.
SANTOS, Maria da Conceição dos. A Abordagem da Temática das Ligações Químicas nas Questões de Química do Enem (2010-2019): Uma Análise à Luz da Taxonomia de Bloom. Química Nova na Escola, v. 43, n. 3, p. 283-294, 2020.
SILVA, Maria Aparecida da. A avaliação da aprendizagem de Química no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise dos descritores das provas de 2009 a 2018. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
SILVA, Maria da Conceição dos. Análise das Questões de Química do Enem (2017-2020): Um Estudo Comparativo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação, v. 28, n. 70, p. 1-24, 2023.
1 Discente do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí Campus Picos e-mail: yasmimrocha000@gmail.com.br
2 Docente do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí Campus Picos. Mestre em Química (UFPI). e-mail: jracardoso@ifpi.edu.br
3 Docente do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí Campus Picos. Mestre em Ciências dos materiais (UFPI). e-mail: luiz.brito@ifpi.edu.br
4 Docente do Curso Superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí Campus Picos. Mestre em Físico-Química (UESPI), Especialista em Metodologia do Ensino de Química, Especialista em Segurança do trabalho. e-mail: Francisco.pereira@ifpi.edu.br
5 Licenciada em Ciências biológicas (UFPI), Licenciada em Pedagogia (UNINTER), Especialista em psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes. e-mail: yara.rodrigues.sc@gmail.com