GOVERNANÇA DIGITAL E EDUCAÇÃO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE IMPLANTAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLA PÚBLICA DO TOCANTINS

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th10247310108


Adriana Alencar Feitosa


Resumo 

Integrar tecnologias com o campo educacional é uma questão emergente que ainda enfrenta uma série de desafios no atual momento social brasileiro. Na rede pública de ensino os desafios são ainda maiores, provocando retardo gerencial no uso destas tecnologias em comparação com a rede privada. No estado do Tocantins, a disposição de equipamentos eletrônicos como notebooks e chromebooks para professores e alunos da rede pública é uma política em andamento, mas, que encontra barreiras que dificultam o uso destes recursos nas unidades de ensino. Nos últimos anos da formação básica o aperfeiçoamento do uso de tecnologias é ainda mais relevante, principalmente em modalidades específicas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dada a emergência de se capacitar os sujeitos para interagir com searas sociais que, cada dia mais, atrelam os desempenhos econômicos ao uso destas tecnologias. O objetivo central desta propositura de pesquisa é desenvolver uma proposta interdisciplinar de Governança Digital para implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias em uma escola pública do Tocantis. Proposta esta que dialoga diretamente com a Linha 1 de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital, bem como com a experiência da candidata que atual como Orientadora Educacional em unidade pública de ensino, dedicada à EJA, vinculada como servidora pública pela Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC – TO). Considerando as dificuldades da EJA, justifica-se a realização da pesquisa reconhecendo que a efetivação do uso destes recursos pode ampliar a qualidade do ensino-aprendizagem, favorecendo assim uma formação mais aproximada das experiências que os sujeitos terão em sociedade.

Abstract 

Integrating technologies with the educational field is an emerging issue that still faces a series of challenges in the current Brazilian social moment. In the public school system, the challenges are even greater, causing managerial delay in the use of these technologies compared to the private network. In the state of Tocantins, the provision of electronic equipment such as notebooks and chromebooks for teachers and students in the public school system is an ongoing policy, but it faces barriers that hinder the use of these resources in educational units. In the last years of basic education, the improvement of the use of technologies is even more relevant, especially in specific modalities such as Youth and Adult Education (EJA), given the emergency of training subjects to interact with social fields that, more and more, link economic performance to the use of these technologies. The main objective of this research proposal is to develop an interdisciplinary proposal of Digital Governance for the implantation and improvement of the use of technologies in a public school in Tocantins. This proposal dialogues directly with Line 1 of research of the Graduate Program in Governance and Digital Transformation, as well as with the experience of the candidate who currently works as an Educational Advisor in a public teaching unit, dedicated to EJA, linked as a public servant by the Department of Education of Tocantins (SEDUC – TO). Considering the difficulties of EJA, it is justified to carry out the research recognizing that the effective use of these resources can increase the quality of teaching-learning, thus favoring a formation closer to the experiences that the subjects will have in society.

Palavras-chave : Educação; Gestão Tecnológica; Governança Digital; Tecnologias.

Introdução

Muito se fala na integração do uso de tecnologias na educação que, no Brasil, ainda é uma questão embrionária e emergente, principalmente na rede pública de ensino. De acordo com a Constituição Federal (CF) de 1988, a educação é o meio de formação plena dos sujeitos, a qual deve prepará-los para o exercício da cidadania e uma experiência social digna e igualitária (Brasil, 1988). Tendo por base o reconhecimento de que as tecnologias integram boa parcela das relações sócio econômicas contemporâneas, atrela-se à educação o dever de capacitar os sujeitos para tal uso (Gómez, 2014).

Pischetola (2016) cita que a evolução tecnológica atribuiu ao campo educacional a necessidade de readequação da cultura pedagógica, devendo ela ser conduzida sob um viés cultural tecnológico. Para a integração do uso das tecnologias no campo educacional é preciso reestruturação plena do ambiente pedagógico, perpassando pelos processos que vão desde a disponibilização dos recursos tecnológicos, da formação digital para professores, de políticas internas receptíveis, de planos de ensino tecnológicos e outras necessidades estruturantes para o cabimento de uma gestão educacional digital (Leite, 2023).

O regimento do sistema educacional brasileiro por uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), válida desde o ano de 2017, traz consigo a idealização de uniformização entre a qualidade educacional pública e privada (Brasil, 2017). Uniformização essa que se atém também para a questão do uso das tecnologias que, atualmente, é uma realidade mais favorável ao campo educacional privado (Klein et al., 2020). Félix (2021) destaca, no entanto, que a realidade tecnológica na educação pública ainda é caótica, não sendo palpável em inúmeras unidades de ensino vinculadas ao Estado, ao Município ou mesmo à União.

A caoticidade da situação tecnológica na educação pública ficou mais evidente após a vigência do período marcado pela pandemia da Covid-19 no Brasil, iniciado a partir do mês de março de 2020, revelando assim o despreparo das unidades públicas de ensino para a disposição, gestão e uso destes recursos (Félix, 2021). Segundo Klein et al. (2020), os cenários tecnológicos nas instituições públicas de ensino do país carecem de intervenções dispostas a impulsionar a efetivação da integração do uso de tecnologias digitais, as quais são condutoras de ampliação da formação dos sujeitos, preparando-os para interagirem de forma mais eficiente com uma sociedade tecnológica.

O processo de integração do uso das tecnologias em diferentes contextos organizacionais, para Souza et al. (2019), pode ser conduzido de forma eficaz por meio da Governança Digital, a qual é denominada pelos autores por uma Governança Digital 4.0, sendo ela mais focada no trabalho das transformações digitais que impactam diferentes realidades em organizações distintas. Gabriel (2023) destaca que na organização educacional, a gestão das tecnologias encontra desafios significativos, os quais podem inibir a implantação e uso eficiente destes recursos. Desafios e dificuldades estas que, para Souza et al. (2019), podem ser alvo de um processo estruturado de Governança Digital. 

Atendo-se para um recorte territorial de interesse da autora e que, diante da perspectiva da linha de pesquisa e da localização da unidade de ensino cedente, demonstra-se favorável, é preciso aqui citar, como mencionado por Gilioli, Melo e Trindade (2019), que unidades de ensino públicas do Tocantins lidam com desafios e dificuldades que temi inibido a integração do uso de tecnologias na educação, mesmo com a disposição real dos recursos digitais necessários. Desta forma, a proposta de pesquisa inclina-se para o viés investigativo neste campo geográfico, tendo por base a Governança Digital aplicada ao ambiente da educação pública.

Objetivo Geral

Desenvolver uma proposta interdisciplinar de Governança Digital para implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias em uma escola pública do Tocantis.

Objetivos Específicos
  1. Falar sobre a necessidade de integração do uso de tecnologias no ensino público, com recorte para a modalidade de ensino da EJA;
  2. Discorrer sobre a Governança Digital na Transformação tecnológica do ensino público brasileiro;
  3. Realizar um estudo de caso diagnóstico em uma unidade de ensino pública do Tocantins para levantar as questões que dificultam a implantação do uso das tecnologias disponíveis para a unidade de ensino;
  4. Produzir uma proposta interdisciplinar de implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias na unidade estudada, tendo por enfoque as diretrizes da Governança Digital.
Justificativa

O uso das tecnologias na educação possui comprovação de benefícios favoráveis para a formação discente, preparando-os para lidarem com relações sócio econômicas de forma mais plena e capacitada. Todavia, como mencionado pelo estudo de Gilioli, Melo e Trindade (2019), unidades públicas de ensino, como as instituições localizadas no estado do Tocantins, enfrentam desafios e dificuldades que, até o atual momento social, inibem a efetivação da integração do uso destes recursos em salas de aula. No referido estado, há disponibilidade de recursos tecnológicos, tais como notebooks e chromebooks, os quais ainda encontram-se inoperantes em algumas escolas públicas.

No ambiente pedagógico da EJA, a educação lida com maiores desafios e dificuldades, estimulados pela diversidade de questões subjetivas que compõem o corpo discente, como a diversidade de realidades sociais, de idade e outras. A própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional – Lei n. 9.934 de 1996 – menciona que as pedagogias trabalhadas na EJA devem ser modeladas de acordo com as características e necessidades dos discentes (Brasil, 1996). É cediço que na EJA o corpo discente lida com ambientes sócio econômicos significativos, como os ambientes educacional, profissional e social e que, de posse do conhecimento do uso de tecnologias, podem obter conhecimentos que irão se consagrar como vantagens competitivas no mercado e como veículo de igualdade sócio econômica.

De posse dos argumentos acima apresentados, o enfoque desta pesquisa é a realização de um diagnóstico das dificuldades encontradas para implantação e gestão do uso dos equipamentos fornecidos pelo estado do Tocantins, dispondo de proposta interdisciplinar de intervenção que possa viabilizar a efetivação da integração destas tecnologias na unidade educacional, tendo por alvo turma educacional da EJA. Portanto, a produção dos resultados pretendidos irá contribuir de forma significativa na unidade de ensino alvo da intervenção almejada pela pesquisa final, favorecendo ainda a replicação dos possíveis resultados em outros ambientes pedagógicos similares, contribuindo positivamente com as comunidades científica, profissional e social.

Trazendo então como justificativa social a necessidade de se intervir proficientemente para que seja possível implantar e aperfeiçoar o uso dos recursos tecnológicos na educação pública da região demarcada. Por justificativa científica, trazse a relevância de se produzir conhecimentos que possam validar a replicação de ações favoráveis para a expansão da implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias na educação pública de diferentes níveis de ensino. Como justificativa profissional, sustenta a responsabilidade sócio profissional, assim como defendida por Freire (1967), sob uma necessidade de investigação e mediação de melhorias favoráveis ao ambiente organizacional pedagógico. Enquanto por justificativa pessoal, a autora desta proposta de pesquisa traz a sua relação direta com a unidade de ensino onde a intervenção será realizada.

Questões Problemas
  1. Quais os desafios e dificuldades existentes na unidade de ensino e que inibem a implantação e aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos disponíveis?
  2. Como a Governança Digital pode contribuir para contornar os desafios e dificuldades identificadas?
  3. Quais processos interdisciplinares devem integrar a intervenção gerencial em prol da implantação e aperfeiçoamento do uso das tecnologias na unidade de ensino?
Materiais e Métodos

 O desenvolvimento da pesquisa final se dará por meio do uso das metodologias de revisão bibliográfica (obrigatória), de análise documental e de estudo de caso. As quais, de acordo com Gil (2019), respectivamente, possibilitam a fundamentação dos resultados com indicativos extraídos de estudos científicos, livros, legislações, normas e avaliação prática. 

 Esta será uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório-descritivo e procedimento monográfico. Lakatos e Marconi (2021) definem a configuração deste tipo de pesquisa como aquela que busca analisar os resultados produzidos com enfoque na qualificação final do problema, por meio de uma intervenção aplicada ao campo de reprodução do objeto de estudo, explorando o problema e descrevendo os resultados com as devidas citações de autorias, sob procedimento monográfico que, no caso desta especialização, será em formato de dissertação.  Os estudos científicos serão buscados nas bases de dados da Biblioteca Digital

Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Scientific Electronic Library Online (Scielo) e outras, mediante aplicação das palavras-chave com termos em português. Os critérios de seleção aplicados serão: a- ano de publicação entre 2019 e 2024; b- idioma português; c- e formatos de artigo científico, dissertação ou tese. Já os critérios de exclusão serão: a- incompletude ou resumo do estudo; b- pouco aprofundamento ao objeto de análise; c- e impertinência temática.

 O estudo de caso será realizado em uma unidade pública de ensino, localizada no estado do Tocantins, tendo por público-alvo classe de discentes da EJA e, por público secundário, os professores responsáveis por lecionares e coordenador de ensino. Será realizado por meio de uma intervenção direta, assentada na pesquisa-ação defendida por Thiollent (2018), sob a qual a pesquisadora irá realizar análises e entrevistas que favorecerão a identificação dos recursos tecnológicos disponíveis, os desafios e dificuldades para uso e outras questões que viabilizarão a produção da proposta interdisciplinar de implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias na unidade de ensino, tendo por suporte as diretrizes da Governança Digital. Os instrumentos de pesquisa serão a entrevista e o questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas.

 Por produto técnico final será produzido o relatório em forma de dissertação, com anexo da proposta desenvolvida, a qual poderá ser transformada em material impresso ou digital, a ser disponibilizado à unidade de ensino estudada e a outras unidades educacionais interessadas e que possam fazer uso da mesma intervenção.

 Na organização dos resultados será adotado o uso das técnicas procedimentais de fichamento e resumo, por meio do suporte dos recursos tecnológicos do Word e do Excel, o que possibilitará a organização estratégica de todos os resultados alcançados. Na análise dos resultados será aplicada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2015), a qual consiste numa análise triangular entre os resultados práticos, teóricos e as percepções pessoais da autora/pesquisadora.

Referencial Teórico

É preciso reconhecer que a educação dialoga diretamente com o ambiente social e, portanto, deve prover uma formação capaz de aperfeiçoar cidadãos que possam interagir com todas as nuances do ambiente sócio econômico (Klein et al., 2020). Freire (1992) menciona que a educação possui um condão transformador das realidades sociais deletérias, por meio de uma pedagogia que seja capaz de induzir a uma formação plena, crítica, humanizada e reflexiva, a qual prepare cidadãos para agir de forma proativa com estas realidades, buscando alterá-las e, consequentemente, alterando suas realidades de vida.

Na EJA, o corpo discente lida com uma multiplicidade de fatores que exigem a disposição de pedagogias mais favoráveis para a incorporação de conhecimentos que possam validar uma interação sócio econômica mais positiva para a vida destes cidadãos, principalmente com relação ao campo profissional, sendo essa a finalidade pedagógica atribuída a este nível educacional pela LDB (Brasil, 1996). França, Costa e Santos (2019) citam que a integração das tecnologias na formação educacional capacita os sujeitos para lidarem com o uso destes recursos em diferentes ambientes sócio econômicos, a exemplo do ambiente laborativo, viabilizando assim conhecimentos que irão enriquecer as experiências de vida deles, promovendo maior igualdade.

Na educação pública, a integração das tecnologias ainda é um campo a ser explorado por intervenções que viabilizem a efetivação da implantação e do aperfeiçoamento do uso destes recursos (Klein et al., 2020). Prata, Santos e Rodrigues (2018) citam que, no estado do Tocantins, a realidade tecnológica educacional nas instituições públicas de ensino ainda apresenta carências que precisam ser supridas por processos interventivos capazes de aprimorar a integração destes recursos com as pedagogias trabalhadas.

Na gestão da implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias em diferentes organizações sócio econômicas, Souza et al. (2019) citam a Governança Digital como um conjunto de estratégias, políticas e processos capazes de implantar e gerir o uso eficaz, ético e seguro das tecnologias em distintos ambientes, como no ambiente educacional. Por meio da Governança Digital, é possível avaliar os desafios e dificuldades, propor estratégias de superação, bem como estratégias de redução dos riscos identificados, regulando a tomada de decisões, a conformidade regulatória, a segurança da informação e outras questões relevantes para eficientizar os resultados pretendidos (Souza et al., 2019).

Souza et al. (2019) mencionam que, na educação, a Governança Digital pode revolucionar o processo de implantação e aperfeiçoamento do uso das tecnologias. Klein et al. (2020) e Bruno (2021), destacam como desafios e dificuldades para integração das tecnologias na educação, com ênfase para a educação pública, a restrição da disponibilidade dos recursos, o desconhecimento dos professores e discentes, a inflexibilidade do currículo pedagógico e muitas outras questões. Questões estas que, para Souza et al. (2019), podem ser enfrentadas pela intervenção da Governança Digital. 

Por isso, a pesquisa final se propõe a realizar um diagnóstico de campo em unidade pública de ensino, localizada no Tocantins, com destaque para a pedagogia trabalhada na EJA, de modo a identificar questões que inibem a implantação do uso das tecnologias disponíveis, dispondo de proposta interventiva positiva assentada na Governança Digital.

Resultados Esperados

Espera-se, por meio dos resultados a serem produzidos, a repercussão de contribuições subdivididas em três nuances de alcance, sendo elas: a- a contribuição educacional, com resultados que irão possibilitar a implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias na unidade de ensino estudada e em outras unidades interessadas; b- a contribuição profissional, com resultados que irão nortear outros profissionais da educação a disporem de ações positivas sob sua responsabilidade sócio profissional no referido campo; c- e a contribuição social, com resultados que irão contribuir para o processo de implantação e aperfeiçoamento do uso de tecnologias no ensino público da EJA, o que irá refletir em uma formação mais ampla e condizente com as necessidades do mercado sócio econômico.

Referências Bibliográficas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2015.

BRASIL. [Constituição Federal – CF]. Constituição da República Federativa do Brasil de        1988.   Disponível      em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases – LDB]. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.

BRUNO, Adriana R. Formação de professores na cultura digital. 1. ed. Salvador: Edufba, 2021.

FÉLIX, Carlos M. C. Escola pública, formação docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, [s.l.], v. 2, n. 5, p. 1-19, jul./set., 2021. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 20 fev. 2024.

FRANÇA, Fabiane F.; COSTA, Maria L. F.; SANTOS, Renata O. As novas tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas: possibilidades de luta e resistência. ETD – Educação Temática Digital Campinas, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 645-661, jul./set., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687. Acesso em: 20 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GABRIEL, Martha. Educação na era digital. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GILIOLI, Suzana; MELO, Igor B.; TRINDADE, Sara D. Avaliação do nível de proficiência digital de professores: um estudo no Estado de Tocantins. Revista Educação Online, [s.l.], v. 13, n. 3, p. 113-138, set./dez., 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed. Acesso em: 20 fev. 2024.

GÓMEZ, Ángel I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Tradutor: Bartira Costa Neves Marisa Guedes. 1. ed. São Paulo: Penso, 2014.

KLEIN, Daniel R. et al. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez., 2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Fernanda-Sanches-Canevesi/publication/345870598_TECNOLOGIA_NA_EDUCACAO_EVOLUCAO_HISTORICA_E_APLICACAO_NOS_DIFERENTES_NIVEIS_DE_ENSINO/links/5fbd1a35299bf104cf718579/TECNOLOGIA-NA-EDUCACAO-EVOLUCAO-HISTORICA-E-APLICACAO-NOS-DIFERENTES-NIVEIS-DE-ENSINO.pdf?_sg%5B0%5D=started_experiment_milestone&origin=journalDetail&_rt d=e30%3D. Acesso em: 20 fev. 2024.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Fundamentos de metodologia científica.9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LEITE, Bruno S. Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2016.

PRATA, David N.; SANTOS, George F.; RODRIGUES, Waldecy. Tecnologias educacionais no Tocantins – face a face. 1. ed. Palmas: EDUFT, 2018.

SOUZA, Daniela E. et al. Governança digital 4.0. 1. ed. São Paulo: Brasport, 2019.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2018.