EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EM SAÚDE – UM OLHAR INTERNACIONAL PARA O FUTURO.
Dr. Fernando Eduardo Zikan (RJ)
CoordenadorFisioterapeuta; Mestre e Doutor em Saúde Coletiva – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Docente do Departamento de Fisioterapia da UFRJ; Coordenador de Ensino da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica – ABRAFITO.
Caros colegas Fisioterapeutas e estimados estudantes, na edição do COBRAF 2020, teremos uma inovação. A realização do 1º International Seminar on Innovative Learning an Healthcare Approaches in Physical Therapy. Um encontro onde, de forma estimuladora e reflexiva, abordaremos temas relacionados à aprendizagem e inovação relacionando-os ao contexto de novas abordagens em Fisioterapia.
De forma interativa, os participantes se sentirão parte do processo reflexivo, onde todos estarão convidados a pensar e a repensar sua forma de atuação profissional, seja na assistência, na gestão ou na educação em saúde. Um momento transdisciplinar com profissionais de outras áreas do conhecimento; uma experiência sensorial e instigante.
Desenvolveremos os temas: 1) “Globalizar o acesso é evoluir”, com palestras internacionais e debates relacionados à “Fisioterapia e Inclusión en Educación, la Innovación que deja atrás la Rehabilitación” e “Desafío 2030 interdisciplinario en rehabilitación y experiencia y versión App para el desarrollo de perfiles funcionales base CIF”; 2) Inteligência Artificial – um novo olhar no cuidado; 3) Hiper-realidade, Impressão 3D e Tecnologias Inovadoras facilitando a Assistência, com as termáticas “A Inevitável Tecnologia”, “Impressão 3D para além das fronteiras” e “Consultório tecnológico é possível?”; e por último, o 4º momento com a temática “Educação em saúde: o cotidiano das novas mídias de ensino”, onde debateremos os assuntos “Sobre Tecnologias e Metodologias no Ensino de Ciências Biológicas e Saúde” e “\” TeleReabilitação – o que o futuro nos espera?\”.
Uma experiência inovadora, onde a reflexão, a observação e o saber permearão um momento ímpar na vida dos participantes. Passado, presente e futuro se encontrarão nesses dias, na busca de um olhar diferenciado sobre que profissão tínhamos, qual temos e qual queremos ter. Ninguém sairá o mesmo desse Seminário.