USO DA TECNOLOGIA MÓVEL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO

USE OF MOBILE TECHNOLOGY IN SPECIAL EDUCATION: PEDAGOGICAL STRATEGIES FOR INTEGRATION AND INCLUSION

USO DE TECNOLOGÍA MÓVIL EN EDUCACIÓN ESPECIAL: ESTRATEGIAS PEDAGÓGICAS PARA LA INTEGRACIÓN Y LA INCLUSIÓN

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202512101050


Aila Maria Holanda Albuquerque1
Emídia Gláucia Tavares Gonçalves2
Francisco Nazareno Torres Nobre3
Jamilly Ellen Rodrigues Leite4
Maria Elenilda do Nascimento5
Maria Eliene da Silva6
Maria Euzeli de Sousa Costa7


RESUMO 

A utilização dos recursos tecnológicos móveis como ferramenta educacional, especificamente para estudantes, público da Educação Especial, contribui significativamente para a aprendizagem escolar, considerando suas necessidades educacionais específicas, garantindo-lhes as adaptações e suportes para que os mesmos possam participar das vivências educacionais propostas, sejam elas através do uso de softwares e aplicativos especializados, materiais acessíveis e/ou estratégias de ensino diferenciadas. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo, problematizar, a luz da produção acadêmica, as dimensões do uso dessas tecnologias no processo de acessibilidade e promoção de uma educação para todos, tendo como base teórica do estudo as práticas pedagógicas e os recursos tecnológicos móveis na inclusão escolar. Nesse sentido, o estudo é realizado empregando o mapeamento sistemático da literatura, buscando compreender as tendências recentes na Educação Especial por meio da utilização das ferramentas tecnológicos móveis, além de analisar e discutir o movimento de inclusão por meio da educação digital em tempos de informatização, observando as contradições e as expectativas em torno das tecnologias disponibilizadas à educação escolar com vistas à construção de um ambiente digital de aprendizagem, suscitando reflexões a respeito das práticas pedagógicas implementadas no contexto escolar. 

Palavras-chaves: Educação Especial; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas.

ABSTRACT

The use of mobile technological resources as an educational tool, specifically for students with special educational needs, significantly contributes to school learning, considering their specific educational needs and guaranteeing them the adaptations and support necessary to participate in the proposed educational experiences, whether through the use of specialized software and applications, accessible materials, and/or differentiated teaching strategies. Therefore, this research aims to problematize, in light of academic production, the dimensions of the use of these technologies in the process of accessibility and promotion of education for all, based on the theoretical framework of pedagogical practices and mobile technological resources in school inclusion. In this sense, the study is carried out using systematic literature mapping, seeking to understand recent trends in Special Education through the use of mobile technological tools, as well as analyzing and discussing the inclusion movement through digital education in times of computerization, observing the contradictions and expectations surrounding the technologies made available to school education with a view to building a digital learning environment, raising reflections on the pedagogical practices implemented in the school context.

Keywords: Special Education; School Inclusion; Pedagogical Practices

RESUMEN

El uso de recursos tecnológicos móviles como herramienta educativa, específicamente para estudiantes con necesidades educativas especiales, contribuye significativamente al aprendizaje escolar, considerando sus necesidades educativas específicas y garantizándoles las adaptaciones y el apoyo necesarios para participar en las experiencias educativas propuestas, ya sea mediante el uso de software y aplicaciones especializadas, materiales accesibles o estrategias didácticas diferenciadas. Por lo tanto, esta investigación busca problematizar, a la luz de la producción académica, las dimensiones del uso de estas tecnologías en el proceso de accesibilidad y promoción de la educación para todos, con base en el marco teórico de las prácticas pedagógicas y los recursos tecnológicos móviles en la inclusión escolar. En este sentido, el estudio se realiza mediante un mapeo sistemático de la literatura, buscando comprender las tendencias recientes en Educación Especial a través del uso de herramientas tecnológicas móviles, así como analizar y discutir el movimiento de inclusión a través de la educación digital en tiempos de informatización, observando las contradicciones y expectativas en torno a las tecnologías puestas a disposición de la educación escolar con miras a la construcción de un ambiente de aprendizaje digital, suscitando reflexiones sobre las prácticas pedagógicas implementadas en el contexto escolar.

Palabras clave: Educación Especial; Inclusión Escolar; Prácticas Pedagógicas.

1. INTRODUÇÃO 

A rápida evolução das tecnologias móveis têm impactado diversos aspectos da sociedade contemporânea, incluindo a Educação. O potencial dessas tecnologias como ferramenta educacional tem sido explorado em diversos contextos, incluindo a Educação Especial, onde se busca oferecer adaptações e suportes para atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, visto que os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e similares, apresentam oportunidades significativas capaz de minimizar barreiras diversas de aprendizagens.

A Educação Especial se destina a proporcionar igualdade de oportunidades educacionais, para estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Para alcançar esse objetivo, as práticas pedagógicas inclusivas têm sido fundamentais, direcionando-se para uma abordagem aberta e adaptativa, em que se valoriza a diversidade e se busca atender às necessidades individuais de cada estudante.

Diante desse cenário, a pesquisa tem como base o mapeamento sistemático da literatura, a partir do prisma investigativo das dimensões do uso das tecnologias móveis no âmbito da Educação Especial, com ênfase na promoção da acessibilidade e na construção de um ambiente digital de aprendizagem inclusiva. Sendo assim, foram utilizados critérios de inclusão para a seleção dos artigos, estudos que envolvem as práticas pedagógicas inclusivas e os impactos dos recursos tecnológicos móveis na promoção de competências e habilidades dos estudantes públicos da Educação Especial.

Como ponto relevante da pesquisa é substancial destacar que a partir de discussões e leituras de algumas publicações anteriores a respeito do tema, levaram-nos a despertar o interesse em desenvolver levantamentos bibliográficos relevantes e mapear a importância dessa abordagem pelo mundo, compreendendo assim, em pesquisas futuras, como a integração das tecnologias móveis pode contribuir para uma educação de qualidade.

A metodologia empregada envolveu a utilização do programa rankIn – que ranqueou os artigos pesquisados de acordo com número de citações, fator de impacto e ano de publicação –  e o pacote de programas Bibliometrix, no qual ao utilizar o programa RStudio, a partir da análise bibliométrica, pôde oferecer uma visão panorâmica da produção científica sobre o tema, revelando padrões, tendências e contribuições de diferentes países e instituições.

Neste sentido, de acordo com as abordagens mencionadas, foi possível ranquear os artigos mais relevantes, levando-nos a traçar um panorama acadêmico a respeito do tema proposto, uma vez que o estudo investigativo visa contribuir para a compreensão das potencialidades e desafios da utilização das tecnologias móveis na Educação Especial, promovendo reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras, de acessibilidade e inclusão.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Diante do contexto que envolve o campo de intervenção e as práticas educacionais inclusivas, é fulcral iniciarmos nosso estudo, na perspectiva de Educação para todos, sinalizando que a escola inclusiva é aquela que pensa em adequações curriculares, formação continuada de professores, espaço, tempo e recursos didático-pedagógico que possam contribuir para o acesso, permanência e aprendizagens de todos os sujeitos.

Sendo assim, o ambiente escolar considerado inclusivo deve compreender e valorizar a presença do que é diferente e da diversidade, procurando atender as demandas atuais da inclusão, refletindo constantemente a respeito das práticas pedagógicas na busca da transformação do fazer pedagógico, tornando-se um o espaço cada vez mais significativo, criando condições para que os estudantes estejam inseridos nas propostas educativas e proporcionando aprendizagem capaz de garantir autonomia e independência.

De acordo com Glat; Pletsch; Fontes (2007, p.334), a inclusão só é significativa se proporcionar ao aprendente o sucesso escolar, respeitando suas peculiaridades de aprendizagem e desenvolvimento, uma vez que a Educação Inclusiva não consiste apenas em matricular o estudante com deficiência na escola ou turma regular como um espaço de convivência para desenvolver meramente sua participação social.

Já em relação ao “fazer pedagógico”, Vasconcelos (2000, p.162) destaca que há uma necessidade do trabalho docente estar pautado em uma dimensão essencialmente coletiva, uma vez que um sujeito isolado dificilmente terá êxito no que se quer alcançar. Com isso é fundamental que a prática pedagógica seja pensada a partir de ações e reflexões conjuntas, levando em consideração as abordagens colaborativas que envolvam todos os corresponsáveis pelo desenvolvimento e o sucesso acadêmico dos estudantes.

Portanto, diante desses pressupostos, as práticas pedagógicas inclusivas, junto às necessidades educacionais especiais dos estudantes, nos últimos anos, constituem-se como estratégias essenciais utilizadas pelos professores para mediar e promover aprendizagens no espaço escolar, através de métodos e técnicas inovadoras que sejam capazes de possibilitar igualdade de oportunidades para os estudantes.

É relevante destacar que conforme Mantoan (2003, p.31), inovar não tem necessariamente o sentido do inusitado. As grandes inovações estão, muitas vezes, na centralização do óbvio, do simples, do que é possível fazer, mas que precisa ser desvelado, para que possa ser compreendido por todos e aceito sem outras resistências, de tal modo que de fato o estudante consiga aprender, respeitando suas peculiaridades e interesses.

Deste modo, na busca de promover a inclusão nas escolas, é importante que as práticas pedagógicas sejam adaptadas e individualizadas, levando em consideração as mudanças globais da atualidade e necessidades de cada estudante, através da diversificação das estratégias de ensino, flexibilização curricular, adaptação do ambiente físico, promoção da cultura de respeito à diversidade e a formação dos docentes.  

Em suma, a dinâmica educacional vem propondo tendências pedagógicas inclusivas que buscam garantir que todos os estudantes, independentemente de suas características ou dificuldades, tenham acesso a uma educação de qualidade, mediante salas de aula, espaços e recursos variados, atividades inovadoras, flexíveis, abrangentes em seus objetivos, nas quais os estudantes se encaixam, segundo seus interesses, inclinações e habilidades, contribuindo para a construção de uma sociedade  democrática e acessível.

2.2 RECURSOS TECNOLÓGICOS MÓVEIS NA INCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL  

Nas últimas décadas as tecnologias têm alterado de maneira circunstancial o modo de vida da sociedade. Diante desse contexto, a escola tem sido um nicho especial quando se trata da inserção de tecnologias digitais, e, principalmente, da inclusão de aplicativos incorporados ao próprio processo de ensinar e aprender.

É perceptível que os recursos pedagógicos digitais têm se mostrado uma ferramenta importante para promover a inclusão escolar dos estudantes com necessidades educacionais especiais, uma vez que a utilização da tecnologia torna o aprendizado mais atrativo, pois é possível criar ambientes que se adaptam às diversas necessidades e estilos de aprendizagem. 

Mendonça (2020, p.10) ressalta que a escola não pode ficar à margem da mudança tecnológica, em especial, as escolas inclusivas, mas que possa ser constituído de ressignificados educacionais, através de novas abordagens e concepções, novos estilos de trabalho, principalmente, novas maneiras de conduzir e ter acesso ao conhecimento, e que seja pautado no ideal de uma “Escola para Todos”.

Conforme Abreu (2019), a utilização de recursos como jogos, atividades interativas e multimídia otimiza a participação dos estudantes com ou sem deficiência, nas atividades propostas, facilitando a interação, tanto entre os estudantes, quanto com seus professores, garantindo-lhes assim sua participação plena e consequentemente o desenvolvimento gradativo de competências e habilidades escolares.

Neste sentido, a proposta da pesquisa é utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, especificamente a Tecnologia Móvel, como ferramenta estratégica, na perspectiva de minimizar as barreiras de aprendizagem dos estudantes público alvo da Educação Especial, visto que, ainda de acordo com Abreu (2019, p.13), as tecnologias digitais e seus dispositivos – como microcomputadores, softwares, jogos educativos e, especialmente, os tablets – contribuem como uma perspectiva educacional que surge diante da atual demanda da inclusão escolar.

É válido destacar que os PC/desktop e os laptops, ainda hoje, destacam-se como uma das principais tecnologias empregadas no ambiente escolar, pois são dispositivos que possuem características interativas, possibilitando aos usuários ferramentas e mídias diversas, auxiliando-lhes em produções, trabalhos e estudos com imagens, sons, cores, vídeos, áudios, games, entre outras possibilidades, mostrando-se como uma adequada alternativa educacional para serem utilizadas com os estudantes.

Partindo desses pressupostos, destacamos as possibilidades do uso dos recursos tecnológicos móveis, entre eles os celulares, smartphones e tablets, que representam ferramentas estratégicas importantes para contribuir com uma minimização das barreiras de aprendizagens dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e altas habilidades/superdotação. Essas ferramentas tecnológicas oferecem várias funcionalidades que podem ser utilizadas pelos professores e estudantes, de maneira a incrementar as práticas pedagógicas de forma inovadora.

Mobilidade, interatividade e recursos multimídias, ambientes virtuais de aprendizagem, uso síncrono ou assíncrono da ferramenta, além de possibilidade de acesso on-line como off-line, bem como a praticidade de conectividade, são algumas das possibilidades da aprendizagem móvel, que vem se destacando pela autogestão da aprendizagem aliada a rede apoio disponibilizada aos discentes.

Neste aspecto, Moran (2013, p.30) destaca que as tecnologias digitais móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional, em que o professor é o centro, para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros com atividades a distância, implicando em um minucioso planejamento e acompanhamento sistemático para avaliar o que se pretende alcançar, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando muitas das vezes, professores e estudantes, juntos virtualmente. 

No entanto, é importante enfatizar que o uso das ferramentas digitais móveis não substitui o papel do professor. Ressaltamos sua importância para mediar o processo pedagógico, adaptando e direcionando os recursos, avaliando o progresso e os resultados alcançados, bem como fornecendo feedback e suporte, pois não basta usar os recursos digitais móveis para conseguir propor aos estudantes atividades consideradas capazes de contribuir com a participação e  sucesso escolar.

Reis (2018, p.210) ressalta que os professores precisam se sentir confiantes e motivados a usar dispositivos móveis e aplicativos em suas vivências, para isso os mesmos precisam de formação adequada e específica para que estejam preparados para atuar diante da globalização e utilizar de forma correta as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. 

Outro ponto imprescindível destacar no estudo é que mesmo com os avanços que vem acontecendo no mundo em relação à utilização dos recursos digitais, percebe-se falta de investimentos em aparelhamentos tecnológicos  nas escolas públicas brasileiras, além disso, muitos docentes precisam de formação quanto ao uso e compreensão dos recursos digitais de informação e comunicação para estarem aplicando em sala de aula.

Em resumo, os recursos pedagógicos digitais são ferramentas poderosas para promover a inclusão escolar dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Eles proporcionam flexibilidade, individualização, motivação e facilitam a comunicação, contribuindo para que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e se desenvolvam plenamente. No entanto, é fundamental haver uma integração adequada entre os recursos digitais e o trabalho do professor, para que a inclusão seja efetiva e significativa.

3. METODOLOGIA 

Esta pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso da tecnologia móvel na Educação Especial como estratégia pedagógica. Para alcançar esse propósito, a metodologia adotada consistiu em duas etapas principais: 1ª etapa ranqueamento dos artigos utilizando a metodologia Rankln, a fim de definir os documentos considerados mais relevantes segundo essa abordagem. 2ª etapa utilização do programa Bibliometrix para análises bibliométricas. 

Na etapa do Ranqueamento dos artigos, primeiramente, os artigos foram coletados a partir da base de dados da Scopus, utilizando as seguintes palavras-chave: “technology, special education, mobile learning”. A base de dados da Scopus é amplamente reconhecida por sua abrangência e diversidade de fontes acadêmicas, tornando-a uma escolha adequada para nossa pesquisa. Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos foram os seguintes: a) Publicação nos anos compreendidos entre 2019 e 2024; b) Abordagem relacionada ao uso da tecnologia móvel na Educação Especial como estratégia pedagógica.

Após a coleta dos artigos que atendam aos critérios de inclusão, procedemos ao ranqueamento utilizando a metodologia Rankln. Essa abordagem nos permitiu identificar os artigos mais relevantes para a nossa revisão integrativa, considerando critérios como citações, relevância das palavras-chave nos títulos e resumos, bem como o prestígio das revistas em que foram publicados, em vista que a utilização dessa metodologia de ranqueamento garantiu que nossa análise se concentre nos artigos mais relevantes dentro do escopo da pesquisa.

Na etapa da análise dos artigos selecionados, com base nos resultados do ranqueamento, os artigos considerados mais relevantes foram submetidos a uma análise qualitativa de caráter documental. As informações a serem coletadas e analisadas incluem:

a) Principais Informações dos Artigos: Dados como intervalo de tempo, número de artigos pesquisados, taxa de crescimento anual, entre outros.

b) Distribuição dos Artigos ao Longo dos Anos: Foi realizado um levantamento para verificar a distribuição dos artigos selecionados ao longo do período de 2019 a 2024. Isso nos permitiu identificar possíveis tendências e mudanças ao longo do tempo em relação ao uso da tecnologia móvel na Educação Especial.

c) Distribuição de Acordo com o País/Regiões: A pesquisa investigou a distribuição geográfica dos estudos selecionados, identificando os países e regiões que mais têm contribuído para a produção acadêmica nessa área. Essa análise pode revelar disparidades regionais e fornecer insights sobre o alcance global do tema.

d) Distribuição Segundo as Universidades Afiliadas dos Autores: Além disso, foi verificada a afiliação das universidades dos autores dos artigos selecionados, permitindo identificar as instituições que têm se destacado na produção de pesquisas sobre o uso da tecnologia móvel na Educação Especial.

Ao final da análise, todas as informações obtidas foram cuidadosamente sintetizadas e discutidas de forma a oferecer uma visão abrangente e crítica sobre o uso da tecnologia móvel na Educação Especial como estratégia pedagógica, de acordo com os artigos mais relevantes e impactantes encontrados na literatura científica disponível na base de dados da Scopus.

Resultados e discussão

Nesta seção, apresentaremos os resultados e discussões relacionados à aplicação da metodologia RankIn para selecionar os artigos mais relevantes no contexto do uso da tecnologia móvel na Educação Especial como estratégia pedagógica, bem como o pacote de programas Bibliometrix. Inicialmente, destacamos que, durante a pesquisa nas bases de dados utilizando as palavras-chaves especificadas, obtivemos um retorno relativamente baixo de artigos, totalizando apenas 14 (catorze) publicações.

Resultados do RankIn

A metodologia RankIn foi utilizada para classificar os 14 artigos encontrados, a fim de identificar tanto os mais relevantes quanto os menos relevantes em nossa revisão. O critério de relevância adotado nesta análise foi baseado em uma combinação de fatores que é expresso pelo InOrdinatio.

Com base nos resultados do RankIn, os cinco artigos mais relevantes em relação ao tema são os seguintes:

Tabela 1 – Título dos artigos mais relevantes.

NúmeroTítulo do artigoRevista
1The study of ar-based learning for natural science inquiry activities in taiwan’s elementary school from the perspective of sustainable developmentSustainability (Switzerland)
2Technologies in the education of children and teenagers with autism: evaluation and classification of apps by work areasEducation and Information Technologies
3Teachers’ preparedness to deliver remote adapted physical education from different European perspectives: Updates to the European Standards in Adapted Physical ActivityEuropean Journal of Special Needs Education
4The Potentials of Using Mobile Technology in Teaching Individuals with Learning Disabilities: A Review of Special Education Technology LiteratureTechTrends
5Effect of mobile teaching on students who need special educationQuality and Quantity

Fonte: Autoria própria, 2024

Além disso, identificamos os cinco artigos considerados menos relevantes para nossa análise:

Tabela 2 – Título dos artigos menos relevantes

NúmeroTítulo do artigoRevista
1An extended mobile application design for special education to teach numbersFolklor/Edebiyat 
2Observation and Improvement of Mobile-Assisted Learning of Students with Visual Impairment: An Action-Research StudyEgitim ve Bilim 
3The use of mobile technology in the development of cognitive skills of high school students with special educational needsAula Abierta 
4Implications of Mobile Learning for Sustainable Inclusive Education: A Systematic ReviewElectronic Journal of e-Learning
5The development of an educational outdoor adventure mobile appEducation Sciences 

Fonte: Autoria própria, 2024.

Discussão dos resultados

É importante destacar que, apesar do número relativamente baixo de artigos encontrados, a metodologia RankIn nos permitiu identificar uma seleção de publicações que são consideradas mais relevantes na área de estudo em questão.

A decisão de não excluir artigos com base em sua posição no ranqueamento, foi tomada com o objetivo de garantir a robustez da análise bibliométrica. Dessa forma, ao considerar todos os 14 artigos encontrados, permitimos uma análise mais abrangente e diversificada sobre os dados bibliométricos.

Em resumo, a aplicação da metodologia RankIn permitiu a identificação dos artigos mais relevantes e menos relevantes, enriquecendo a revisão e proporcionando uma análise mais abrangente da literatura disponível sobre o uso da tecnologia móvel na Educação Especial como ferramenta pedagógica.

Resultados da Análise Bibliométrica

O pacote de programas Bibliometrix implementado junto ao RStudio foi utilizado para fornecer uma visão abrangente, sistemática e objetiva da produção acadêmica relacionada ao tema em estudo. Os seguintes parâmetros foram considerados mais relevantes nessa pesquisa:

A) Principais informações dos artigos;
B) Distribuição dos artigos ao longo dos anos;
C) Distribuição de acordo como país/região;
D) Distribuição segundo as universidades afiliadas dos autores.

Principais informações dos artigos: Os primeiros dados obtidos do Bibliometrix são as informações gerais dos artigos pesquisados, como podemos ver na tabela abaixo, dentre as informações tabelada as mais importantes é o intervalo de tempo (2019 a 2024), número de artigos (14) e a taxa de crescimento anual em % (-12,94) o que demonstra um crescimento  negativo sobre o tema estudado.

Tabela 3 – Informações gerais dos artigos pesquisados

DescriçãoResultados
PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS DADOS 
Intervalo2019:2024
Fontes (jornais, livros, etc.)14
Artigos14
Taxa de crescimento anual %– 12,94
Idade média dos artigos2.43
Média de citações por documento5.5
Referências1
CONTEÚDO DOS ARTIGOS
Palavras-chaves63
AUTORES
Autores45
Autores de autoria única3

Fonte: Autoria própria, 2024.

Distribuição dos artigos ao longo dos anos: Nesta etapa da pesquisa é examinada a distribuição dos artigos entre os anos de 2019 a 2024. Neste estudo 14 artigos foram obtidos por meio da base de dados Scopus utilizando a plataforma de periódicos CAPES, cuja distribuição é apresentada na tabela a seguir:

Tabela 4 – Distribuição das produções científicas entre os anos de 2019 a 2024.

AnoArtigos
20192
20202
20211
20225
20233
20241

Fonte: Autoria própria, 2024.

Ao analisar as pesquisas realizadas nesse período, sobre aprendizagem móvel na educação especial, é verificado que o ano de maior número de estudos é o de 2022 que coincide com o pico da pandemia, logo após há uma diminuição nos artigos publicados.

Distribuição de acordo como país/região: Quando analisamos os países em que os estudos sobre o tema foram realizados, revela-se que a maioria das pesquisas foram feitas na Turquia, Chile e Espanha.

Tabela 5 – Produções científicas dos países no período de 2019 a 2024.

RegiãoPesquisa
Turquia5
Chile, Espanha4
Chipre, Eslovênia, USA3
China, Irlanda2
Bangladesh, Bulgária, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia, Portugal, Arabia Saudita, Emirados Árabes Unidos.1

Fonte: Autoria própria, 2024.

Distribuição segundo as universidades afiliadas dos autores: Ao averiguar as informações de quais universidades os autores são oriundos, em relação ao tema estudo, percebe-se que o autor que mais publicou pertence a Universidad Católica de La Santísima Concepeción.

Tabela 6 – Universidades com mais publicações entre os anos de 2019 a 2024.

Universidade (Afiliação)Artigo
UNIVERSIDAD CATÓLICA DE LA SANTÍSIMA CONCEPCIÓN3
NOTREPORTED2
UNIVERSITY OF GRANADA (SPAIN)2
BALL STATE UNIVERSITY1
BRITISH UNIVERSITY IN DUBAI1
BULGÁRIA1
CISIAN ELEMENTARY SCHOOL1
CLEMSON UNIVERSITY1
FINANCIAL UNIVERSITY1
FO-GUANG UNIVERSITY1
I.M. SECHENOV FIRST MOSCOW STATE MEDICAL UNIVERSITY1
INSTITUTE ANTON MARTIN SLOMŠEK1
ISTANBUL AYDIN UNIVERSITY1
KAZAN (VOLGA REGION) FEDERAL UNIVERSITY1
KING KHALED UNIVERSITY1
LATVIAN ACADEMY OF SPORT EDUCATION1
LITHUANIAN SPORTS UNIVERSITY1
MIGUEL HERNÁNDEZ UNIVERSITY1
MUNSTER TECHNOLOGY UNIVERSITY1
NORTH SOUTH UNIVERSITY1
NORTH-EASTERN FEDERAL UNIVERSITY1
PRIMARY SCHOOL MUTA1
SIIRT UNIVERSITY1
UNIVERSIDAD SANTO TOMÁS1
UNIVERSITY OF COIMBRA1
UNIVERSITY OF EASTERN FINLAND1
UNIVERSITY OF JAEN1
UNIVERSITY OF LIMERICK1
UNIVERSITY OF MARIBOR1
UNIVERSITY OF THE AEGEAN1
WESTERN WASHINGTON UNIVERSITY1
Total35

Fonte: Autoria própria, 2024.

Discussão sobre a Análise Bibliométrica

A análise bibliométrica realizada por meio do pacote de programas Bibliometrix, implementado no RStudio, proporcionou uma visão abrangente e objetiva da produção acadêmica relacionada ao uso da tecnologia móvel na Educação Especial como Estratégia Pedagógica. Os parâmetros considerados mais relevantes nesta pesquisa incluíram as principais informações dos artigos, a distribuição dos artigos ao longo dos anos, a distribuição de acordo com o país/região e a distribuição segundo as universidades afiliadas dos autores.

Na seção que abordou as principais informações dos artigos, foi possível observar que a análise foi realizada em um intervalo de tempo compreendido entre 2019 e 2024, totalizando 14 artigos. No entanto, chama a atenção o fato de que a taxa de crescimento anual apresentou um valor negativo de -12,94%, o que indica uma diminuição na produção de estudos sobre o tema ao longo do período analisado. Esse dado pode sugerir diferentes possibilidades, como o esgotamento da pesquisa no tema ou uma necessidade de incentivo para novas investigações no campo da aprendizagem móvel na educação especial.

Ao examinar a distribuição dos artigos ao longo dos anos, destaca-se que o ano de 2021 apresentou o maior número de estudos sobre o tema. Esse aumento pode estar relacionado com o contexto da pandemia de COVID-19, que impulsionou a adoção de tecnologias educacionais e ferramentas móveis para atender às necessidades dos estudantes com deficiência em ambientes de ensino remoto e híbrido.

No que diz respeito à distribuição dos estudos de acordo com o país/região, foi observado que a maioria das pesquisas foi conduzida na Turquia, Chile e Espanha. Essa distribuição pode indicar uma maior concentração de interesse e investimento nessas regiões específicas em relação à utilização da tecnologia móvel na Educação Especial.

Ao analisar a distribuição segundo as universidades afiliadas dos autores, percebeu-se que a Universidad Católica de La Santísima Concepción se destacou como a instituição com o maior número de publicações sobre o tema estudado. Esse dado sugere que essa universidade tem se mostrado ativa e envolvida na produção acadêmica relacionada à utilização da tecnologia móvel na Educação Especial.

Em síntese, a análise bibliométrica realizada forneceu uma visão abrangente e sistemática sobre a produção científica no campo da aprendizagem móvel na educação especial. Os resultados destacaram uma diminuição na produção de estudos ao longo do tempo e uma concentração de pesquisas em países como Turquia, Chile e Espanha e o papel ativo da Universidad Católica de La Santísima Concepción na contribuição para a literatura científica sobre o tema.

É relevante salientar que, embora a análise bibliométrica tenha fornecido informações valiosas, existem algumas limitações a serem consideradas, como o escopo restrito dos termos de pesquisa e a disponibilidade de dados em bases de dados específicas.

Dessa forma, a análise bibliométrica representa um importante ponto de partida para a revisão de literatura, oferecendo informações fundamentais para a compreensão do panorama acadêmico e incentivando a busca por novas perspectivas e estudos futuros sobre o uso da tecnologia móvel na Educação Especial como Estratégia Pedagógica.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir do mapeamento sistemático da literatura, pode-se perceber a utilização da tecnologia móvel pelos estudantes públicos da Educação Especial, como campo de pesquisa emergente. É importante considerar que as inovações tecnológicas em toda a sua amplitude dispõem de possibilidades oferecidas aos usuários que são de grande relevância para o trabalho de inclusão, especialmente aos estudantes com deficiência, propiciado pelas novas tecnologias de informação e de comunicação.

O estudo denominado “Uso da tecnologia móvel na Educação Especial: estratégias de integração e inclusão” buscou traçar um panorama da pesquisa e verificou-se que o tema é recente e que cresce rapidamente o número de publicações em âmbito internacional. A temática é complexa e demanda abordagem de pesquisa que estabeleça relações interdisciplinares para que alcance maior abrangência. No Brasil verifica-se que estudos acadêmicos sobre o tema têm ainda pouca expressividade em publicações internacionais.

Diante de um conjunto de circunstâncias crescente da mobilidade dos sujeitos, facilitado pela disponibilidade cada vez maior das tecnologias móveis, decorrente da globalização, compreende-se que há necessidade da escola promover práticas pedagógicas inovadoras voltadas para o uso dos dispositivos móveis como estratégias para minimizar as barreiras de aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Esta, contudo, precisa focalizar não apenas os aspectos tecnológicos, mas também as novas práticas educacionais que têm nos recursos tecnológicos o instrumento de apoio e não o único apetrecho para determinado fim.

Por fim, a pesquisa procurou contribuir com reflexões que possam estimular o uso das tecnologias móveis na Educação Especial, visto que, a utilização desses recursos pode promover mudança dos processos de ensino, como especificidade da aprendizagem e a emancipação do estudante com deficiência. 

5. REFERÊNCIAS

ABREU, Denize Pacheco. O uso da tecnologia digital na inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar. Santa Catarina, 2019. disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1879. acesso em: 15 nov. 2022.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. In: Revista em Educação. Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 343-356. 2007.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MENDONÇA. Ana Abadia dos Santos. A educação inclusiva e as novas tecnologias. Anais VII CONEDU – Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. 

MORAN, José M. Tablets e ultrabooks na educação. ECA – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/tabletseduc.pdf >. Acesso em: 18 março 2021.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.


1Especialista em língua portuguesa. Instituição: URCA Universidade Regional do Cariri. Endereço: Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. E-mail: cacaholanda1403@gmail.com
2Especialização em Língua Portuguesa. Instituição: Faculdade Kurios – FAK. Endereço: Maranguape, Ceará, Brasil. E-mail: glauciaemidia@gmail.com
3Mestre em Educação Inclusiva. Instituição: Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Endereço: Maranhão, São Luís, Brasil. E-mail: fntnobre@gmail.com
4Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Instituição: Centro Universitário INTA. Endereço: Sobral, Ceará – Brasil. E-mail: jamillyellenrodriguesleite@gmail.com
5Mestre em Educação. Instituição: Florida Christian University. Endereço: Orlando, Flórida – EUA. E-mail: elenilda.qxda@gmail.com
6Especialista em Educação Especial Inclusiva. Instituição: Flated – Faculdade Latino Americano. Endereço: Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: elienesilvaqx@gmail.com
7Especialista em Neuropsicopedagogia clínica e institucional. Instituição: FAESDO – Faculdade Escola Sobral de Oliveira. Endereço: Guaiuba, Ceará, Brasil. E-mail: euzeligestaoqx@gmail.com