THE IMPORTANCE OF ATYPICAL PARENTS AS MEMBERS OF THE SCHOOL COUNCIL FROM THE PERSPECTIVE OF MEDIATORS AND SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE (AEE)
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202511131707
Benedito José dos Santos Júnior1
Flaviana Conceição da Silva2
Livia Maria dos Santos3
Ana Izabel da Silva Lima4
Julianna Menezes de Olegário Nascimento5
Ana Karla Lima Santos6
Laiza Kelly de Lima Teodoro7
Josefa Maria Duarte Gomes8
Diógenes José Gusmão Coutinho9
Resumo
Este artigo investiga a relevância da participação de pais atípicos no conselho escolar, a partir da ótica de professores mediadores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ausência desses pais nos espaços deliberativos pode resultar na invisibilidade das demandas de estudantes com deficiência e comprometer a construção de práticas inclusivas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental em Rio Largo-AL, o estudo discute os benefícios dessa representatividade, como a humanização da gestão e colaboração entre escola e família. Os resultados revelam avanços na articulação com as famílias, apoio emocional e adaptação de estratégias pedagógicas, demonstrando a necessidade de fortalecer esse vínculo no contexto escolar para a promoção da inclusão plena.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Conselho Escolar. Educação Especial. AEE. Participação da família.
1. INTRODUÇÃO
Para a construção de um ambiente escolar humanizado e inclusivo, a escola que não tem um pai atípico como componente do Conselho Fiscal Escolar negligencia o tema. É de grande valor a perspectiva e o conhecimento desse pai em relação às necessidades especiais dos estudantes. Sem essa representação, perde-se uma visão mais ampla e específica sobre as necessidades e direitos dos estudantes com necessidades especiais, o que é fundamental para garantir que o Atendimento Educacional Especializado seja oferecido de forma eficaz.
A relevância desse estudo reside na necessidade de fortalecer a educação especial sob a perspectiva da inclusão e na percepção de mediadores e Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo empatia, equidade e redução das necessidades de apoio às famílias, aos mediadores e à AEE. Ao promover um ambiente mais democrático, justo e humanizado, este trabalho é fundamental para assegurar os direitos e interesses dos estudantes com necessidades especiais e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
O objetivo dessa pesquisa é investigar o impacto da presença de pais atípicos na composição dos conselhos escolares para o desenvolvimento da inclusão, visando garantir a permanência e o sucesso dos estudantes da educação especial, por meio de uma aprendizagem significativa e apoio personalizado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
A construção de práticas inclusivas no contexto escolar requer a compreensão da democracia como um espaço político, cultural, empático, humanizado e pedagógico, valorizando a diversidade presente nos grupos escolares à luz dos conceitos de inclusão e direitos humanos. Esses conceitos são fundamentais para garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais e sejam tratados com dignidade e respeito. Conforme discutido por Sassaki (2009), os direitos humanos e a inclusão não são limitados, mas sim compostos pelo diálogo, realidade, identidades e trajetórias do sujeito que integram o espaço escolar. Essa perspectiva teórica é essencial para o presente estudo, que busca compreender a importância da inclusão de pais atípicos na composição dos conselhos escolares, visando promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Ao se basear nas ideias desses autores, este estudo pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
3. METODOLOGIA
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, buscando compreender, a partir da realidade escolar, como um pai atípico pode contribuir para a inclusão aprofundada na percepção de mediadores e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A abordagem qualitativa foi escolhida por permitir uma análise aprofundada da prática, experiência e possibilidades vivenciadas pelos sujeitos em questão. A investigação foi realizada em uma escola pública municipal de ensino fundamental, situada na rede municipal de Rio Largo-AL, que conta com o suporte de mediadores e AEE em seu quadro pedagógico.
Foram utilizados dois instrumentos principais: análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise documental foi realizada por meio do acesso a registros pedagógicos referentes à necessidade do pai atípico compor o quadro do conselho escolar. As entrevistas foram realizadas com professores, incluindo mediadores e profissionais de AEE, que atuam atualmente na unidade, buscando entender sua visão e percepção sobre a necessidade em ênfase. Os dados obtidos foram organizados e analisados com base na análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2016), que permitiu identificar as necessidades temáticas emergentes relacionadas à mediação pedagógica, AEE e flexibilização do conselho escolar para a colaboração docente. Além disso, outras abordagens de análise de conteúdo, como a proposta por Krippendorff (2013) e Moraes (1999), também poderiam ser utilizadas para analisar os dados.
A análise de conteúdo é uma técnica de análise de dados que permite identificar padrões e temas emergentes nos discursos dos sujeitos, o que é fundamental para compreender a complexidade da inclusão escolar. Ao utilizar essa abordagem, foi possível identificar as necessidades e desafios enfrentados pelos professores e profissionais de AEE no contexto escolar.
Todos os procedimentos éticos foram respeitados, garantindo o sigilo da identidade dos participantes e a autorização institucional para a realização da pesquisa.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
A inclusão de pais atípicos no conselho fiscal escolar é fundamental para garantir que as necessidades e desafios enfrentados por estudantes com necessidades especiais sejam considerados nas decisões educacionais. Nossa análise revelou que a presença de um pai atípico no conselho pode ser um fator-chave para melhorar a articulação entre a escola, o mediador, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as famílias desses estudantes.
Os resultados da nossa pesquisa mostraram que a presença de um pai atípico no conselho fiscal escolar pode trazer benefícios significativos, incluindo:
– Melhoria na comunicação entre o conselho, o mediador, o AEE e as famílias dos estudantes;
– Aumento do apoio emocional e orientação para outras famílias de estudantes atípicos;
– Compartilhamento de experiências e conhecimentos que podem contribuir para a permanência do educando na escola.
Um pai atípico no conselho fiscal escolar pode trazer uma perspectiva valiosa e informada sobre as necessidades dos estudantes com necessidades especiais. Isso pode ajudar a garantir que as demandas desses estudantes sejam atendidas e que seus direitos sejam respeitados.
Retomando a problemática que motivou essa análise, a ausência de um pai atípico no conselho fiscal escolar pode levar a uma falta de perspectiva clara sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas famílias de estudantes atípicos. Isso pode resultar em:
Dificuldades de comunicação entre o conselho, o mediador e o AEE com as famílias dos estudantes;
– Falta de conhecimento suficiente sobre o tema, tornando o conselho menos humanizado e democrático;
– Dificuldades em garantir o currículo, adaptação, estratégias de ensino e flexibilidade da aprendizagem dos estudantes com deficiência.
Por outro lado, os resultados da nossa pesquisa também mostraram que a presença de um pai atípico no conselho fiscal escolar pode facilitar a implementação de políticas públicas e programas que atendam às necessidades dos alunos com necessidades especiais. Isso pode contribuir para uma educação mais inclusiva e eficaz, garantindo que os direitos e interesses desses estudantes sejam respeitados. Destacando a importância da presença de pais atípicos no conselho fiscal para garantir que as necessidades e desafios enfrentados por estudantes com necessidades especiais sejam considerados nas decisões educacionais.
5. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presença do pai atípico na formação do conselho escolar representará um avanço importante nas políticas de inclusão, mas sua atuação dependerá de condições concretas para produzir efeitos transformadores na aprendizagem e permanência do estudante especial na escola. Além de comprovar essa lacuna, esta pesquisa aponta a urgência da participação deste membro compondo o conselho e repensar as estruturas do conselho fiscal na corresponsabilidade em que todos os participantes se reconheçam como agentes da inclusão.
Para que isso ocorra, é essencial investir em formação continuada que contemple tanto aspectos legais quanto metodológicos, permitindo que esses participantes atuem com firmeza em suas atribuições. Além disso, é importante que o conselho escolar seja um espaço de diálogo e colaboração, onde todos os membros possam compartilhar experiências e conhecimentos.
Dessa forma, a inclusão deixa de ser um esforço isolado e passa a ser compreendida como um compromisso coletivo com a aprendizagem. Portanto, agregar a presença de um pai atípico dentro do conselho escolar não significa apenas oferecer suporte aos estudantes, mediadores, professores e famílias de estudantes atípicos, mas transformar a própria concepção de ensino, currículo e escola.
REFERÊNCIAS
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Krippendorff, K. (2013). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage Publications.
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.
SASSAKI, R. K. Políticas e práticas inclusivas no Brasil. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
1Mestrando em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: juniorbeni2022@gmail.com
2Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: silvaflaviana.c@gmail.com
3Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: liviamariadossantos84@gmail.com
4Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: ana_arielizabel@hotmail.com
5Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: juliannamenezes284@gmail.com
6Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: karlalince@hotmail.com
7Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: laiza_teodoro@hotmail.com
8Mestranda em Ciências da Educação – Christian Business School (CBS). E-mail: josefamdg@gmail.com
9Docente do Curso de Pós Graduação Stricto Senso em Ciências da Educação da Christian Business School -CBS. Doutor em Biologia Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com
