VALIDAÇÃO DE E-BOOK: PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS OBSTÉTRICOS COM FETO INTRAUTERO E A IMPORTÂNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS

VALIDATION OF E-BOOK: OBSTETRIC SURGICAL PROCEDURES WITH INTRAUTERO FETUS AND THE IMPORTANCE OF NEW TECHNOLOGIES

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202508271029


Jackson Luís Ferreira Cantão1
Thiago da Silva Paulo1
Mariseth Carvalho de Andrade2
João Vitor Dias Pereira2
Ana Flávia Oliveira de Souza3
João Benedito Gomes Cantão4
Mariana de Sousa Ribeiro de Carvalho5
Anderson Bentes de Lima5


Resumo

Objetivo: Elaborar e validar um e-book intitulado “Procedimentos cirúrgicos obstétricos com feto intraútero e a importância de novas tecnologias”, destinado a profissionais, docentes e discentes da área da saúde, com foco na cirurgia fetal e nas inovações tecnológicas aplicadas à prática obstétrica. Métodos: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa analítica. O e-book foi desenvolvido em quatro etapas: definição do conteúdo, design gráfico, revisão técnica e validação por especialistas. A amostra foi composta por sete juízes selecionados por meio da Plataforma Lattes, todos com titulação mínima de mestrado nas áreas da saúde ou educação. A avaliação foi realizada com questionário estruturado dividido em três blocos (objetivos, estrutura/apresentação e relevância), utilizando escala de Likert. Os dados foram analisados com base no Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e no coeficiente Alfa de Cronbach. Resultados: Dos 15 especialistas convidados, 7 participaram da avaliação (n=7). O perfil dos juízes revelou predominância do sexo feminino (71,4%), com formação em enfermagem (57,1%), medicina (28,6%) e pedagogia (14,3%). O Alfa de Cronbach global foi de 0,93, indicando alta consistência interna. O IVC médio foi de 0,83, com destaque para os domínios “Objetivos” (0,87), “Estrutura” (0,86), “Relevância” (0,81) e “Apresentação” (0,78), todos considerados satisfatórios conforme a literatura científica. Conclusão: O e-book foi considerado válido e adequado pelos especialistas quanto ao conteúdo, estrutura e aplicabilidade. Os resultados confirmam a qualidade e a relevância do material como ferramenta educacional e científica na formação e atualização de profissionais da saúde envolvidos com a prática obstétrica e a cirurgia fetal intrauterina. O instrumento de avaliação utilizado também demonstrou alta confiabilidade, consolidando a proposta como um produto educacional consistente e promissor.

Palavras-chave: Livro; Estudos de Validação; Cirurgia pediátrica; Obstetrícia.  

1 INTRODUÇÃO

A Medicina Fetal constitui uma subárea da Obstetrícia voltada à avaliação detalhada do feto ainda em desenvolvimento no útero materno, utilizando uma abordagem propedêutica que integra aspectos genéticos, morfológicos e fisiopatológicos. Essa especialidade tem papel fundamental na identificação precoce de condições que podem comprometer o desenvolvimento fetal, possibilitando intervenções clínicas e cirúrgicas tanto no ambiente intrauterino quanto no período neonatal, com o objetivo de preservar a vitalidade fetal e garantir uma assistência perinatal mais segura e eficaz1.

Com isso a genética médica contemporânea abrange um conjunto de práticas clínicas destinadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças genéticas. Recentemente, tem se destacado na orientação de indivíduos assintomáticos submetidos a testes preditivos. Conforme evidências científicas, aproximadamente 5% dos nascidos vivos apresentam anomalias do desenvolvimento com componente genético2,3

Nesse contexto, a intervenção intrauterina é um procedimento que busca não apenas corrigir as anomalias. Mas, considera dimensões éticas fundamentais que permeiam cada decisão clínica, o que inclui a mulher grávida e o feto. Dessa forma, ao longo deste capítulo, será explorado os fundamentos da cirurgia fetal, sua evolução histórica, os principais procedimentos realizados atualmente e os desafios enfrentados nesse campo4.

O Projeto de Lei nº 478/2007, aprovado em 2010, assegura direitos aos seres humanos ainda não nascidos, garantindo acesso a intervenções médicas pré-natais mesmo na ausência de expectativa de vida após o parto. A legislação estabelece a obrigatoriedade de informações claras e completas aos pais sobre os procedimentos, seus riscos e benefícios, além de vedar a realização de práticas que apresentem riscos desnecessários ou desproporcionais para a gestante e o feto. Dessa forma, busca-se equilibrar os avanços da medicina fetal com a proteção ética e jurídica de todos os envolvidos5,6,7.

A cirurgia fetal representa um dos avanços mais significativos da medicina moderna, possibilitando a intervenção precoce em malformações congênitas e outras condições que podem comprometer a vida e o desenvolvimento do feto. Com o avanço das técnicas de imagem e das metodologias cirúrgicas, esse campo tem se expandido de maneira expressiva, aumentando as chances de sobrevivência e qualidade de vida dos bebês submetidos a esses procedimentos8.

A inovação na saúde avança continuamente, introduzindo novas tecnologias com aplicações práticas em diversos cenários assistenciais – desde clínicas até hospitais – que abrangem desde a promoção da saúde até o tratamento de doenças e reabilitação. Quando adequadamente implementadas, essas ferramentas tecnológicas não apenas potencializam o cuidado ao paciente, mas também apoiam a tomada de decisão clínica através do fornecimento de dados precisos e em tempo real9.

A tecnologia tem revolucionado a prática obstétrica, modificando profundamente os protocolos de assistência pré-natal, as condutas durante o parto e os cuidados no puerpério, oferecendo maior precisão diagnóstica e segurança às gestantes10.

 No século XXI, o impacto dessas inovações foi potencializado pela popularização de computadores pessoais, notebooks e o acesso à internet, que redefiniram interações industriais, econômicas, sociais e educacionais. Nesse cenário, surgiu o ciberespaço, um ambiente virtual caracterizado pela interconexão de dispositivos tecnológicos e pela troca colaborativa de informações, dando origem à cibercultura e a um novo contexto de comunicação social e cultural contemporâneo11.

No âmbito da Educação a Distância (EAD) e do ensino híbrido, os e-books (livros digitais eletrônicos) representam um exemplo significativo de produto educacional digital que utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além de apresentar conteúdo textual, esses materiais oferecem uma variedade de recursos interativos que potencializam o processo de aprendizagem11,12.

Diante a relevância deste estudo, a medicina fetal emergiu como um dos campos mais revolucionários da obstetrícia contemporânea, redefinindo os limites da intervenção cirúrgica pré-natal. Os avanços científicos recentes nesta área permitem não apenas diagnosticar, mas corrigir anomalias estruturais ainda no útero, com técnicas minimamente invasivas que reduzem riscos materno-fetais. Assim sendo, a pesquisa terá como objetivo elaborar e descrever o processo de validação pelos juízes do e-book intitulado “Procedimentos cirúrgicos obstétricos com feto intrautero e a importância de novas tecnologias”.

2 MÉTODO 

2.1 Tipo de estudo

Trata-se de uma pesquisa metodológica que objetiva a construção e validação de um e-book sobre o ramo da cirurgia obstétrica em feto intrautero, trazendo as inovações tecnológicas. O e-book será usado por profissionais, docentes e discentes da área da saúde. A forma de abordagem foi quantitativa analítica, abrangendo sujeitos, sem dor ou desconforto, sem coleta de material biológico e sem financiamento.

2.2 Amostra

Para a realização do estudo, foi utilizado a técnica de amostragem de análise dos dados obtidos pela busca do currículo na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pretende-se com a pesquisa viabilidade amostral relacionados aos critérios de inclusão que foram os seguintes: profissionais da área da saúde (obstetras, cirurgiões pediátricos, neonatologistas) com nível mestrado ou doutorado; profissionais de linguística aplicada e/ou profissionais graduados em pedagogia, preferencialmente com experiência em validação de materiais educativos, seguindo a recomendação da literatura, para o processo de validação, é necessário o número de seis a vinte especialistas para formar o comitê de juízes, de preferência que o número seja ímpar para evitar empate de opiniões13. No total foram contactados quinze juízes, mas apenas 7 responderam, sendo eles, dois médicos, 4 enfermeiros e 1 pedagogo. 

2.3 Busca do currículo na plataforma lattes

Na busca para encontrar os profissionais utilizando a Plataforma Lattes, um sistema de currículo virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na busca de currículo pela Plataforma foi acessado o link: https://lattes.cnpq.br/, após entra no site a opção desejada é “Currículo Lattes” e seguindo do botão “Buscar currículo”, onde no modo de busca será selecionado a opção “Assunto (Título ou palavra-chave da produção)” com a descrição da palavra “Cirurgia Obstetra”, selecionando as opções “Doutores” e “Demais pesquisadores: Mestres” de nacionalidade brasileira. Mediante a isso serão aplicados os filtros “Formação Acadêmica/Titulação” e “Área de atuação profissional” com os critérios de: Grande área, Ciências da saúde e Ciência da educação; e Área, Enfermagem, Medicina, Linguística, Pedagoga. 

2.4 Coleta de Dados

Para a realização do estudo, com o objetivo de garantir o anonimato, os participantes serão identificados como P1, P2, P3, sucessivamente. A coletada de dados foi dividida em etapas. 

Na primeira etapa, que consistiu em realizar busca na plataforma do CNPq e abordando os profissionais pela plataforma lattes com a finalidade de realizar o convite para a participação da pesquisa. 

A segunda etapa, após a intermediação concluída, o participante recebeu um link para ter acesso ao questionário, sendo ele redirecionado a plataforma do Google Forms, no qual a primeira página estava descrita em texto o TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido) onde tem-se todas as informações de como a pesquisa se desenvolveu, os objetivos do estudo, possíveis riscos que poderiam vir a ocorrer e as medidas para minimizá-los e dos parâmetros que foram avaliados. Na ocasião todos os participantes foram assegurados e tiveram autonomia, respeitando sempre sua vontade de participar da pesquisa, sendo garantido o direito de permanecer informado sobre a pesquisa, e podendo desistir em qualquer fase dela. O participante só deu início a pesquisa a início ao preenchimento dos parâmetros de avalição contendo as assertivas após informar o seu e-mail pessoal, e concordar com a pesquisa respondendo o seguinte questionamento “Li e concordo em participar da pesquisa” marcando a opção de SIM para participar ou de NÃO para desistir, esse foi o seu consentimento digital assentido concordar com todos os termos do TCLE. Disponibilizou-se ao participante uma cópia do TCLE através de um link disponível ao final da descrição do termo no Google Forms, onde ele poderá baixar o documento que estará armazenado no google drive, essa cópia está assinada pelo orientador/pesquisador e assistente de pesquisa. Após o consentimento o participante será redirecionado ao preenchimento parâmetros a serem avaliados.

Link do questionário no Google Forms: https://forms.gle/3jmPMP1HQgHahrHL8

Na terceira etapa, após o preenchimento do questionário semiestruturado, foi analisado as respostas utilizando os critérios de inclusão e exclusão, conseguinte feito sua análise, dados esse que foram valiosos para o continuar da pesquisa.

2.5 Procedimentos: desenvolvimento do e-book

Ocorreu em 4 etapas conforme o quadro abaixo.

Quadro 1 – Etapas de desenvolvimento do e-book, UEPA – Marabá-Pa, 2025

Fonte: Protocolo de pesquisa

2.6 Elaboração do e-book 

Para iniciar o estudo, foi realizada uma busca nas principais publicações do Ministério da Saúde, bem como nas bases de dados eletrônicas SCIELO, PUBMED, LILACS E BDENF. Foram utilizados como Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Procedimento Cirúrgico”, “Obstetra”, “Tratamento fetal” e “Inovações Tecnológicas”. Com base na literatura levantada, irá ser elaborada o conteúdo do e-book.

Depois da seleção do conteúdo adequado para o e-book, foi produzido um roteiro com informações, tópicos e textos que deveriam estar presentes no material. A estrutura do livro foi elaborada mediante a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde sobre procedimentos cirúrgicos fetais e as novas tecnologias emergentes. O produto foi composto de 5 capítulos, abordando as seguintes temáticas: a importância do pré-natal no contexto cirúrgico intrauterino; anomalias congênitas e intervenções cirúrgicas; cirurgia fetal: princípios e práticas; procedimentos invasivos diagnósticos: amniocentese e cordocentese na medicina fetal; considerações práticas e futuras. O material foi entregue a um profissional especialista na área de designer para diagramação do material, com acompanhamento dos pesquisadores.

Logo após a adaptação do e-book, foi realizado uma reunião entre os pesquisadores (Orientador e coorientador) para avaliar o conteúdo e, se necessário, fazer modificações pertinentes ao material.

Em seguida, o material foi enviado por meio da plataforma do google forms que junto dele o formulário para a avaliação e qualificação pelo comitê de juízes. Nessa etapa, o material é avaliado por sua relevância e clareza, com o intuito de uniformizar o conteúdo para melhor alcançar o público-alvo.

2.7 Parâmetros avaliados

 Realizou-se o desenvolvido de um questionário para os grupos de participantes (juiz da área da saúde e afins). O instrumento é composto por 16 (dezesseis) perguntas, dividido em três blocos. O bloco 1 relacionado objetivos do e-book, bloco 2 estrutura e apresentação e bloco 3 a relevância, conforme ilustra o Quadro 2.

Quadro 2 – Parâmetros avaliados, UEPA – Marabá-PA – 2025

Fonte: Protocolo de pesquisa

2.8 Análise estatística

Para verificar o grau de concordância ou discordância dos participantes, optou-se pela escala de resposta psicométrica de Likert, com cinco alternativas para cada assertiva (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente e concordo totalmente)14. As informações extraídas dos questionários, foram digitados e agrupados diretamente em uma planilha do programa Microsoft Excel 2021, em seguida passaram por codificação em forma de gráficos e tabelas por intermédio do software IBM SPSS versão 22.0. 

Os testes utilizados para análise das variáveis foram:  o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) aplicado para mensurar o grau de concordância e o Coeficiente Alfa de Cronbach para medir o grau de confiabilidade15.

Para a realização da análise estatística, foram definidas duas etapas. Na primeira, procedeu-se à verificação da consistência e da qualidade do questionário de avaliação utilizado na coleta de dados. Para isso, foi aplicado o coeficiente Alfa de Cronbach, com o intuito de avaliar a confiabilidade do instrumento respondido pelos juízes, considerando a variância entre as respostas e as pontuações atribuídas a cada item do questionário16.

Na segunda etapa da análise estatística, procedeu-se à avaliação do e-book em sua totalidade, por meio de uma análise quantitativa fundamentada no Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Esse índice corresponde ao grau em que os itens avaliados refletem, de maneira adequada, o construto teórico que se pretende mensurar17. Para o cálculo do IVC, utiliza-se a razão entre o número de juízes que consideraram o conteúdo relevante e o total de respostas obtidas. De acordo com a literatura especializada, valores superiores a 0,78 são considerados satisfatórios para assegurar a validade do conteúdo de instrumentos avaliativos18,19. Dessa forma, quanto mais próximo o IVC estiver de 1, maior será o grau de concordância entre os especialistas consultados. Essa análise permite verificar a consistência e a adequação do material proposto, contemplando aspectos como objetivos, estrutura, apresentação e relevância do conteúdo do e-book20.

2.9 Aspectos éticos 

O estudo foi conduzido em estrita conformidade com os princípios éticos internacionais da Declaração de Helsinki e as diretrizes nacionais estabelecidas pelas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/2012 e 510/2016. Todos os especialistas participantes foram devidamente informados sobre: Objetivos da pesquisa; Metodologia empregada; Procedimentos envolvidos.

Considerando a natureza não intervencionista do estudo que não envolveu: Coleta de dados com seres humanos; Intervenções diretas; Manipulação de amostras biológicas. Optou-se pela dispensa de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme previsto no item III. da Resolução CNS 510/2016, que isenta pesquisas que utilizam exclusivamente informações de domínio público ou dados agregados sem identificação.

3 RESULTADO 

No processo de validação do e-book, dos 15 juízes convidados, 7 responderam ao questionário dentro do prazo pré-estabelecido, sendo então, utilizado para esta pesquisa 7 juízes (n=7).

Com relação ao perfil dos juízes participantes da avaliação, (Tabela 1) a maior predominância é do sexo feminino 71,4 % (n=5) e apenas 28,6% (n=2) do sexo masculino, em relação a profissão, 57,1% (n=4) eram enfermeiros, 28,9% (n=2) foram médicos e 14,3% (n=1) era pedagogo. Quanto à titulação, todos os sete possuíam título de mestre (n=7). E a maioria atua na área da docência. O tempo de formação, atuação na área e na docência variaram entre 3 e 9 anos, de 3 a 8 anos e de 3 a 6 anos respectivamente (Tabela 2).

Tabela 1 – Perfil dos juízes avaliadores do conteúdo 

Fonte: Autoria própria.

Tabela 2 – Tempo de experiência profissional

Fonte: Autoria própria.

A Tabela 3 apresenta os resultados obtidos a partir das análises realizadas, evidenciando as pontuações atribuídas e os percentuais de aprovação referentes a cada item avaliado por meio do questionário. A avaliação dos juízes contemplou quatro aspectos centrais do e-book: “Objetivos”, “Estrutura e Apresentação” e “Relevância”, os quais foram criteriosamente examinados com base nos critérios previamente estabelecidos para aferição da qualidade do material proposto.

Tabela 3 – Resultados das análises dos juízes

Fonte: Autoria própria.

Por fim, a Tabela 4 apresenta de forma organizada os resultados consolidados das avaliações, abrangendo a pontuação global, o percentual geral de aprovação, o coeficiente Alfa de Cronbach e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) correspondentes a cada seção analisada. Esses indicadores proporcionam uma visão abrangente do desempenho geral do material avaliado, permitindo uma análise quantitativa mais precisa quanto à consistência, relevância e validade do conteúdo do e-book.

Tabela 4 – Pontuação global do IVC e do Cronbach

Fonte: Autoria própria.

O coeficiente Alfa de Cronbach é amplamente reconhecido como uma ferramenta eficaz para mensurar a confiabilidade de instrumentos de pesquisa, contribuindo para um processo de validação mais preciso e objetivo 16,21,22. No presente estudo, os resultados obtidos demonstram alta consistência interna nas respostas dos juízes. O valor do Alfa de Cronbach para o critério “Objetivos” foi de 0,96, enquanto para “Estrutura” foi de 0,94, ambos indicando excelente consistência. A dimensão “Relevância” também apresentou resultado satisfatório, com coeficiente de 0,95. O critério “Apresentação ” obteve o menor valor (0,88), embora ainda dentro do parâmetro considerado aceitável, visto que coeficientes superiores a 0,70 são interpretados como indicativos de confiabilidade. O Alfa de Cronbach geral foi de 0,93, o que evidencia uma forte relação entre os fatores avaliados e reforça que o instrumento utilizado é capaz de mensurar adequadamente uma dimensão unificada17,23. Dessa forma, a consistência interna verificada confirma a confiabilidade do instrumento de avaliação adotado neste estudo.

A análise dos dados apresentados na Tabela 4 evidencia uma validação robusta e consistente do instrumento, tanto no que se refere à concordância entre os especialistas quanto à sua consistência interna. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC), utilizado para avaliar a adequação dos itens segundo os especialistas, apresentou valores expressivos, próximos ao valor ideal de 1, o qual representa elevado grau de consenso19. Especificamente, o IVC atribuído aos objetivos foi de 0,87, revelando elevada concordância quanto à clareza e pertinência desses elementos. O critério “estrutura” obteve um índice de 0,86, indicando que a organização e o formato do conteúdo foram amplamente aprovados pelos avaliadores. A dimensão “apresentação” também alcançou IVC de 0,78, demonstrando aceitação quanto à forma como o material foi disposto. Já o critério “relevância” obteve um IVC de 0,81, ainda considerado satisfatório dentro dos parâmetros da literatura. De forma geral, o IVC total foi de 0,83, confirmando a validação do conteúdo do instrumento, com índices que evidenciam forte concordância entre os especialistas e respaldo teórico para sua aplicação24,25.

Os resultados obtidos demonstram que tanto o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) quanto o coeficiente Alfa de Cronbach apresentaram valores satisfatórios, confirmando a confiabilidade e a validade do instrumento de avaliação. Esses indicadores evidenciam a qualidade metodológica do material, assegurando que o instrumento é apropriado para mensurar, de forma precisa e consistente, os itens analisados a partir das respostas fornecidas pelos juízes.

4 DISCUSSÃO

A adoção de tecnologias digitais no sistema de saúde proporciona uma série de benefícios, como o aumento da eficiência nos cuidados prestados, a redução de custos operacionais e a melhoria das estruturas de governança. Além disso, essas tecnologias ampliam significativamente o acesso aos serviços de saúde, superando barreiras geográficas e estruturais, o que permite alcançar um número maior de pessoas26. Nesse contexto, os e-books representam uma ferramenta prática e acessível, oferecendo vantagens como a possibilidade de ajuste do tamanho da fonte, marcação de trechos relevantes e acesso facilitado a conteúdos complementares por meio de simples comandos, o que otimiza a experiência do leitor 27,28.

A participação de especialistas na validação de instrumentos é fundamental para fortalecer sua credibilidade e refinar seu conteúdo, assegurando uma linguagem clara, acessível e compatível com o contexto profissional29. O e-book em questão foi desenvolvido com o propósito de aprimorar o conhecimento técnico-científico na area da cirurgia intrauterina e, por essa razão, passou por um processo de validação conduzido por juízes com expertise na área temática, evidenciando a expressiva experiência profissional de cada avaliador. Para a composição do grupo de especialistas, foram seguidas as orientações da literatura, que indicam um mínimo de seis juízes e, nesse cenário, uma taxa de Índice de Validade de Conteúdo (IVC) igual ou superior a 0,76 como critério de adequação19,30. Assim, a análise conduzida por sete juízes, que resultou em um IVC de 0,83, é considerada confiável e metodologicamente válida.

As tecnologias educacionais aplicadas à saúde, especialmente no contexto da atenção primária, têm se mostrado eficazes ao fortalecer ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde. Isso se deve à sua capacidade de qualificar melhor os profissionais, padronizar os cuidados prestados e, ao mesmo tempo, respeitar as particularidades de cada indivíduo31. Nesse sentido, o presente e-book apresenta potencial para fomentar a adesão do público-alvo às boas práticas assistenciais. Ressalta-se que essa ferramenta foi submetida a um processo de validação por meio de um questionário, cuja análise de confiabilidade revelou um índice “muito alto”, com Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,93.

Em 2019, Reis et al. desenvolveram e validaram um manual voltado à prática obstétrica, destinado a ser utilizado por profissionais da atenção primária durante consultas de pré-natal. Para o processo de validação, os autores utilizaram um questionário estruturado com base na escala Likert, como ferramenta de avaliação. Os resultados demonstraram que todos os itens analisados atingiram um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) superior a 78%, o que permitiu concluir que o material foi validado satisfatoriamente, tanto em termos de conteúdo quanto de aparência, conforme a avaliação dos especialistas envolvidos29.

A validação de materiais educativos representa uma etapa fundamental na elaboração de produtos que atendam aos critérios metodológicos e científicos exigidos, conferindo maior confiabilidade ao conteúdo abordado. A participação de especialistas na área é indispensável nesse processo, pois permite identificar e ajustar eventuais falhas, assegurando a qualidade e a adequação do material desenvolvido32.

Conforme demonstrado na Tabela 4, os percentuais de aprovação atribuídos a cada componente avaliado revelam um nível expressivo de concordância entre os especialistas, sobretudo nas categorias objetivo, estrutura/apresentação e relevância, todas com índices superiores a 80%. Esse resultado reforça a confiabilidade do material proposto. Dados semelhantes foram identificados no estudo conduzido por Caldas no ano de 2021, o qual também obteve aprovações acima de 80% nos mesmos critérios durante a validação de um e-book, ressaltando a relevância do desenvolvimento de recursos educativos voltados ao aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais de saúde e, consequentemente, ao aprimoramento da qualidade da assistência prestada33.

O autor Rodrigues e seus colaboradores, realizaram uma pesquisa voltada à validação de um e-book intitulado Farmacoterapia Anti-hipertensiva, desenvolvido no âmbito da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A validação foi conduzida com a participação de sete juízes especialistas da área da saúde – Tendo o mesmo número de juízes da pesquisa em questão – Para a análise, utilizou-se um questionário estruturado com escala de Likert de cinco pontos. Após a avaliação, o material obteve um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de 0,97, valor considerado elevado, o que atesta sua validação. Assim, o e-book se configura como um recurso relevante para profissionais da saúde, especialmente aqueles envolvidos no cuidado e controle da hipertensão arterial34.

É importante destacar que as anomalias podem ser diagnosticadas no primeiro trimestre de gestação, sendo elas responsáveis por cerca de 30% dos defeitos identificáveis por meio do pré-natal e incluem a maioria dos defeitos do tubo neural e da parede abdominal, megabexiga e anomalias esqueléticas e cardíacas, principalmente em casos graves35. Sendo assim, é fundamental que os profissionais da Atenção primário/hospitalar tenham conhecimento para essa assistência, e o e-book apresenta-se de maneira que atende de forma integral todos os aspectos da saúde.

De forma semelhante ao estudo conduzido por Fedocci e coloboradores, evidenciou índices satisfatórios de concordância durante a validação de um e-book, ressaltando a importância da participação de juízes especialistas para assegurar a clareza, pertinência e adequação do material, o presente e-book também foi avaliado com um excelente índice de aprovação, atingindo 98,8%, o que o qualifica como um recurso valioso para disseminar o conhecimento de forma estruturada36

Paralelamente, outra pesquisa validou um e-book voltado à área odontológica, apresentando resultados semelhantes aos deste estudo. Os autores verificaram alta confiabilidade do instrumento de avaliação utilizado, com o Coeficiente Alfa de Cronbach indicando 0,917 no critério “Objetivo”, 0,939 em “Estrutura e Apresentação” e 0,820 em “Relevância”, obtendo um índice geral de 0,892. Além disso, não foram observadas variações significativas nas respostas dos avaliadores, e todos os critérios apresentaram índices satisfatórios conforme o IVC total de 0,99, confirmando a robustez do material analisado37.

Com base nos resultados obtidos na validação, pode-se afirmar que a análise indicou uma avaliação geral positiva do e-book Procedimentos cirúrgicos obstétricos com feto intrautero e a importância de novas tecnologias. Os especialistas demonstraram amplo consenso quanto à precisão, relevância e coerência do conteúdo apresentado, assim como à adequação do formato digital adotado. A aplicação rigorosa do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) evidenciou índices bastante satisfatórios, confirmando a importância da contínua atualização e revisão do material. A valiosa contribuição dos juízes especialistas foi fundamental para assegurar a qualidade e a pertinência do conteúdo para a comunidade odontológica. Além disso, o coeficiente alfa de Cronbach, com média superior a 0,8, reforça a confiabilidade do instrumento utilizado para avaliação, consolidando a credibilidade dos resultados do IVC.

O e-book Procedimentos cirúrgicos obstétricos com feto intrautero e a importância de novas tecnologias destaca-se como uma ferramenta estratégica para disseminar inovações na área, reunindo informações atualizadas sobre as tendências e técnicas mais recentes, e facilitando o acesso ao conhecimento por meio de seu formato digital e recursos complementares. A incorporação contínua dessas tecnologias nos ambientes educacionais tem se mostrado um fator importante para potencializar o aprendizado. Assim, espera-se que a publicação e a divulgação deste e-book promovam impacto significativo na compreensão e na aplicação das técnicas e recursos atualmente disponíveis em obstetrícia e ginecologia. Contudo, ressalta-se a necessidade de uma validação criteriosa do conteúdo para garantir sua qualidade científica, atendendo às expectativas do público-alvo e contribuindo efetivamente para o progresso da área.

5 CONCLUSÃO

O e-book foi submetido à avaliação e considerado válido pelos profissionais da saúde que compuseram o grupo de juízes responsáveis pela validação. A validação se deu de forma satisfatória, com Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,93 e IVC médio de 0,83. Dessa forma, a obra pode cumprir seu propósito principal de facilitar a compreensão sobre o pré-natal e a importância do rastreia de anomalias ainda dentro do útero. A concordância dos juízes em relação aos parâmetros também fortalece tanto a importância do e-book para a comunidade científica quanto a coerência do questionário como instrumento de validação desse conteúdo, podendo o e-book: “Procedimentos cirúrgicos obstétricos com feto intrautero e a importância de novas tecnologias” enfim ser divulgado como uma ferramenta valiosa para os profissionais da ginecologia e obstetrícia, até mesmo para os estudantes que queiram acessar uma fonte segura sobre atualizações a temática.

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1 Acadêmico do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Pesquisa e Cirurgia Experimental (PPGCIPE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus II
2 Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Pesquisa e Cirurgia Experimental (PPGCIPE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus II.
3 Graduação em Medicina pelo Centro Universitário do Pará – CESUPA.
4 Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Aracajú (UVA).
5 Docente permanente dos cursos do Programa de Pós-graduação em Pesquisa e Cirurgia Experimental (PPGCIPE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus II.