VALIDAÇÃO DE E-BOOK: ATUALIDADES TECNOLÓGICAS EM ENDODONTIA CLÍNICA E CIRÚRGICA

E-BOOK VALIDATION: TECHNOLOGICAL UPDATES IN CLINICAL AND SURGICAL ENDODONTICS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202501231028


Thiago Cardoso Vianna1; Lyncoln Eduardo Alves Silva2; Clara Maria Vitória Araújo3; Raianny de Souza4; Lorena de Oliveira Tannus5; Amanda da Costa Silveira Sabbá6; Charles Alberto Villacorta de Barros7.


Resumo 

O presente estudo teve como objetivo validar um e-book desenvolvido sobre atualidades e inovações tecnológicas em Endodontia, no âmbito clínico e cirúrgico. Para tanto, foi utilizada a metodologia quantitativa de validação de conteúdo de uma ferramenta educativa na área da saúde intitulada “Atualidades Tecnológicas em Endodontia Clínica e Cirúrgica”, avaliada por 11 juízes especialistas da área. A coleta de dados ocorreu por meio de um formulário digital, no qual as perguntas foram organizadas em 3 etapas: “Objetivos”, “Estrutura”, “Apresentação” e “Relevância”, utilizando uma escala de Likert de 5 pontos. Foram avaliadas a consistência e qualidade deste questionário de validação para coleta de dados utilizando do cálculo do Coeficiente de Alfa de Cronbach e, para a análise dos dados, realizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Dos 11 avaliadores, 54,5% eram homens e 45,5% mulheres, com média de 48,5 anos de idade, 24,4 anos de formação em odontologia e 21,7 anos de atuação profissional. O cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach indicou alta consistência interna, com 0,822 para “Objetivos”, 0,862 para “Estrutura” 0,847 para “Apresentação” e 0,791 para “Relevância”, com média de 0,831. O IVC apresentou a média de 0,923, sendo 0,927 o índice da avaliação de “Objetivos”, 0,932 da avaliação da “Estrutura”, 0,932 da “Apresentação” e 0,841 em relação ao parâmetro “Relevância”. Incluindo todos os critérios avaliados, o produto obteve um índice de validade de conteúdo de 0,923, com 97,6% de aprovação geral de conteúdo, podendo ser, dessa forma, considerado como uma ferramenta efetiva de suporte para os profissionais de Odontologia na área de Endodontia. 

Palavras-Chave: Endodontia. Tecnologia em saúde. Tecnologia educacional. Estudo de validação. 

1 INTRODUÇÃO 

A Endodontia é a especialidade odontológica que tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças da polpa e dos tecidos periodontais adjacentes (Campos et al.., 2018), objetivando a permanência do dente na cavidade oral, permitindo sua função sem comprometer a saúde do paciente (Torabinejad, 2016). Entretanto, para que esses objetivos sejam alcançados, o tratamento endodôntico deve seguir os princípios de limpeza, modelagem e obturação tridimensional dos sistemas de canais radiculares (Schilder, 1967; Schilder, 1974). Este processo de limpeza do sistema de canais radiculares recebem as seguintes nomenclaturas: Preparo Químico-cirúrgico (Volpato, 2006), Preparo Biomecânico (da Silva, 2016) e Preparo Químico-mecânico (Mora, 2020). 

Entretanto, algumas limitações podem por aumentar o grau de complexidade e dificultando o procedimento e dificultar o sucesso da terapia endodôntica, como por exemplo: canais atrésicos e calcificados (Legatti et al., 2023), raízes com dupla curvaturas ou curvaturas acentuadas (Mittal, 2023), necrose pulpar de dentes com rizogênese incompleta (Lourenço, Silva e Pagliosa, 2023) e microcirurgias endodônticas (Lio et al., 2021) Para resolução dessas complexidades endodônticas, avanços tecnológicos são usados objetivando aumentar a taxa de sucesso da terapia endodôntica (Pop et al., 2023).  

Nas últimas duas décadas, aproximadamente, as pesquisas e a dedicação no desenvolvimento de novas tecnologias permitiram uma evolução significativa da endodontia, revolucionando   os   métodos   e   técnicas   tanto para tratar o canal radicular, quanto para sua visualização e diagnóstico por imagem (Kishen et al., 2016). O uso da tomografia computadorizada de feixe cônico (CTCB) revolucionou os diagnósticos em endodontia. Isto se deve ao fato desse exame 3D ser mais preciso. Com isso, é possível antecipar anatomias difíceis, fraturas radiculares e reabsorções internas ou externas, além de ajudar e avaliar casos complexos como sinusites maxilares origem endodôntica e lesões periapicais (Iandalo, 2023).  

Além disso, foram desenvolvidas novas tecnologias como as limas de liga de níqueltitânio (NiTi) e suas variáveis, altamente flexíveis, os diferentes sistemas motorizados de instrumentação de canais radiculares, os localizadores apicais eletrônicos, a terapia fotodinâmica, a tomografia computadorizada de feixe cônico, cimento MTA, o uso do microscópio e a irrigação ultrassônica (Campos et al., 2018). Como também, houve a introdução de técnicas que utilizam de tecnologia 3D, também conhecida como Endoguide, para resolução de casos endodônticos complexos como canais calcificados (Buchgreitz, 2016; Zehnder, 2016; Krastl, 2016; Lara-Mendes et al., 2018), remoção de pino de fibra de vidro (Maia et al., 2018) e microcirurgia periapical (Strbac et al., 2018; Tavares et al., 2019).  

Sendo a educação permanente em saúde uma grande aliada na construção e manutenção do conhecimento dos profissionais de saúde e os instrumentos educativos ferramentas valiosas para tal fim, o objetivo deste estudo foi apresentar a elaboração e validação de um e-book referente as atualidades tecnológicas na Endodontia, no âmbito clínico e cirúrgico. 

2 METODOLOGIA 

Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, com a elaboração e validação de conteúdo de um e-book por meio da avaliação de juízes (Pereira et al., 2018). Essa pesquisa metodológica tem foco em processos de produção de ferramentas específicas, coleta de dados, testagem e/ou validação com o objetivo de proporcionar melhorias, confiabilidade e validade dos instrumentos (Polit, Beck, 2019). 

O e-book intitulado “Atualidades Tecnológicas em Endodontia Clínica e Cirúrgica” (Figura 1) é composto por 301 páginas distribuídas em 11 capítulos, com ISBN: 978-65-5611283-1. O estudo percorreu quatro etapas: elaboração do conteúdo, validação do conteúdo, análise dos dados e divulgação do e-book para os profissionais de odontologia.  

De acordo com a Convenção de Helsinque, as Resoluções 466/12 e 510/16, que tratam das normas para pesquisas envolvendo seres humanos, a pesquisa respeitou todos os aspectos éticos. Por se tratar de uma pesquisa de opinião pública, de abordagem quantitativa, descritiva, analítica, sem intervenção, coleta de dados ou pesquisa com seres humanos, sem possibilidade de identificação do participante, não houve necessidade de submissão e autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).  

Figura 1: Capa do e-book Atualidades tecnológicas em Endodontia Clínica e Cirúrgica.

Fonte: Elaborada pelos autores (2024) 

2.1 Elaboração do conteúdo do e-book 

Para elaboração do e-book, foi realizada uma revisão de literatura científica em saúde, em bases de dados eletrônicos, PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de documentos nacionais como livros, manuais, sites comerciais e cartilhas, não sendo encontrado nenhum outro produto de tecnologia educativa do tipo e-book em endodontia sobre atualidades tecnológicas em Endodontia clínica e cirúrgica em língua portuguesa o que confere ineditismo ao material. Dessa forma, ausência de material interativo na literatura sobre o tema, gera uma oportunidade para contribuir com novos conhecimentos e informações, o que pode contribuir de maneira significativa na área odontológica. 

Desta maneira então, foi desenvolvido o e-book “Atualidades tecnológicas em endodontia clínica e cirúrgica”. Este possui 301 páginas, distribuídas em 11 capítulos e 1 anexo, sob o registro ISBN: 978-65-5611-283-1 e foi diagramado e editorado pela Editora Multifoco (Rio de Janeiro). Os capítulos são: 1. Diagnóstico endodôntico contemporâneo por imagem; 2. Magnificação com lupas e microscópios em endodontia; 3. Inovações durante o preparo químicocirúrgico; 4. Irrigação em endodontia; 5. Ultrassom: do acesso à obturação; 6. Cimentos endodônticos e cimentos biocerâmicos; 7. Obturação endodôntica moderna; 8. CAI/CAD/CAM: contextualização histórica e seu início na endodontia; 9. Endodontia Guiada; 10. Navegação dinâmica em endodontia; 11. Outros avanços tecnológicos em endodontia; Anexos. Além disso, e-book conta também com 5 vídeos didáticos complementares com assuntos relacionados ao ebook, e todos eles possuem registro na Agência Nacional de Cinema (ANCINE). Os vídeos são: Obturação endodôntica termoplastificada por ondas contínuas em canais simulados (Registro 

Nº B24-002450-00000); Instrumentação endodôntica em canais simulados com limas rotatórias EASY S2® Amarelo (Registro Nº B24-002451-00000); Instrumentação endodôntica em canais simulados com limas reciprocantes R-Pilot® e Reciproc Blue® 25 (Registro Nº B24-00245200000);Agitação de solução irrigadores endodôntica com EASY Clean® em canais simulados (Registro Nº B24-00243-00000), e Instrumentação endodôntica em canais simulados com limas rotatórias Protaper Ultimate® (Registro Nº B24-002454-00000).  

2.2 Validação de conteúdo 

Foi elaborado um questionário destinado aos juízes para que, através dele, pudessem determinar a validade do e-book.  Para seleção dos juízes, foi utilizada a amostragem por conveniência e amostragem em rede (técnica bola de neve), caracterizada como uma amostragem não probabilística, no qual os juízes selecionados indicavam outros possíveis participantes (Teixeira et al., 2011; Vinuto, 2014). A validação do conteúdo do e-book levou em consideração as recomendações em relação ao número de juízes que deve ser de, no mínimo, seis e ímpar (Pasquali, 1998; Reis, et al., 2019). Nesta pesquisa, foram considerados para inclusão como avaliadores os profissionais com no mínimo 5 anos de formação em odontologia e com conhecimento e atuação na área de endodontia. Os profissionais poderiam ter titulações de especialistas, mestres ou doutores, participando de forma voluntária. A partir disso, entre os convidados, 11 (onze) profissionais aceitaram participar como juízes. 

Para participação, foi enviada uma carta-convite via e-mail ou aplicativo de celular contendo os objetivos do estudo e instruções de participação. Os 11 profissionais que aceitaram participar receberam via e-mail a versão finalizada do e-book, juntamente com o questionário, que era composto de duas partes: a primeira avaliava o perfil dos avaliadores, e a segundo era o instrumento de avaliação do conteúdo do produto, que continha instruções de como realizar o seu preenchimento sob endereço eletrônico: https://forms.gle/qurCD8563rphLZ8h7. Por fim, os juízes foram informados do prazo de 15 dias para registro das respostas, a partir da data de envio dos questionários por e-mail. 

O instrumento de coleta de dados no processo de validação foi um questionário validado e já utilizado para validação de manuais, livros, guias e cartilhas (Alexandre et al., 2021; Lima et al., 2023). Este questionário, elaborado de acordo com a temática avaliada, possui 17 perguntas que foram divididas em três partes: I – objetivos, com quatro questões; II – de estrutura e apresentação das orientações, com nove questões e III – de relevância, com quatro questões e foi disponibilizado um espaço para sugestões.  Os avaliadores atribuíram as notas que julgaram adequadas e cada questão foi respondida pela escala de Likert de cinco (5) pontos, sendo: (1) discordo totalmente, (2) discordo parcialmente, (3) nem concordo nem discordo, (4) concordo parcialmente e (5) concordo totalmente.  

2.3 Análise dos dados

Para realização da análise estatística, duas etapas foram estipuladas.  Primeiramente, foi realizado a análise da consistência e qualidade do questionário de avaliação para coleta de dados, utilizado o índice de Alfa de Cronbach, com o objetivo de verificar o questionário respondido pelos juízes e analisar a consistência do instrumento, através da avaliação da variância entre os juízes e das pontuações atribuídas a cada pergunta (Cronbach, 1951). 

Na segunda etapa do estudo estatístico, para a avaliação do e-book em sua integralidade, foi elaborada a análise quantitativa dos dados coletados através do IVC (Índice de Validade de Conteúdo), que é o grau em que o conteúdo de um instrumento reflete adequadamente o construto que está sendo medido (Souza et al., 2021). Em termos práticos, o IVC é a razão entre as respostas que consideraram o conteúdo relevante e o total de respostas. Geralmente, a literatura considera adequado um IVC acima de 0,78 como o desejável para a validade de um conteúdo (Alexandre e Coluti, 2011; Polit e Beck, 2011), de modo que, quanto mais próximo de 1, maior é o consenso dos juízes quanto à validade. Desse modo, o IVC mede a concordância de opinião entre os especialistas, avaliando itens do instrumento, como os objetivos, estrutura, apresentação e relevância do livro (Santos et al., 2020). 

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 

RESULTADOS 

Para assegurar a qualidade da pesquisa, foi solicitada a avaliação juízes especialistas voluntários, que foram selecionados com base em sua experiência clínica e acadêmica. A partir da validação, busca-se conferir maior credibilidade ao e-book e provocar maior refinamento do conteúdo, caso seja necessário. Para isso, participaram do processo de validação 11 juízes. De acordo com o perfil dos juízes avaliadores (Quadro 1), foi observado que, 54,5% (7) eram homens e 45,5% (5) mulheres. Todos possuíam formação em odontologia, sendo que, quatro (4) possuíam especialização, cinco (5) tinham mestrado e dois (2) possuíam doutorado.  

Quadro 1 – Perfil dos juízes avaliadores de conteúdo. 

Fonte: Autoria própria. 

A tabela 1, por sua vez, revela os resultados das análises conduzidas, mostrando as pontuações obtidas e o percentual de aprovação de cada elemento avaliado por meio do questionário. Foram considerados os aspectos “Objetivos”, “Estrutura”, “Apresentação”e “Relevância”  do e-book para serem submetidos à avaliação dos juízes. 

Tabela 1 – Resultados das análises dos juízes

Fonte:  Autoria própria

Por fim, a Tabela 2 organiza os resultados das avaliações referentes à pontuação global, percentual geral de aprovação, Alfa de Cronbach e o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de cada seção, proporcionando uma visão abrangente do quantitativo geral.  

Tabela 2 – Pontuação global do IVC e do Cronbach

Fonte: Autoria própria.

O coeficiente alfa de Cronbach é uma ferramenta eficiente para medir a confiabilidade de uma pesquisa, o que facilita o processo de validação, tornando-o mais simples e direto (Cronbach, 1951; Cronbach, 1996; Shavelson, 2009). Em relação ao Alfa de Cronbach, o dos objetivos foi de 0,822, e para a estrutura, 0,862, o que indica uma alta consistência das respostas entre os especialistas nesses critérios. A apresentação também apresentou boa consistência, com um valor de 0,847. O critério com a menor consistência foi a relevância, com um Alfa de 0,791, ainda assim considerado adequado, visto que valores acima de 0,7 indicam uma consistência aceitável. O Alfa geral foi de 0,831; esse alto valor indica que os fatores associados ao desempenho estão fortemente relacionados entre si e são capturados de maneira eficaz por um único conceito ou dimensão (Zakariya, 2022; Souza, 2021). Desta forma, consistência interna do instrumento de avalição aferida pelo Alfa de Cronbach, demonstrou uma boa confiabilidade, após análise dos resultados. 

A análise dos resultados apresentados na Tabela 2 mostra uma validação sólida e consistente do instrumento, tanto em termos de concordância entre os especialistas quanto de consistência interna. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que mede a adequação dos itens avaliados pelos especialistas, obteve valores elevados, próximos ao ideal de 1, que indica consenso entre os juízes (Polit e Beck, 2019). O IVC dos objetivos foi de 0,927, o que demonstra uma boa concordância entre os avaliadores sobre a clareza e a adequação dos objetivos do instrumento. A estrutura foi o critério com o IVC mais alto (0,932), sugerindo que os especialistas consideraram a organização e o formato do conteúdo muito adequados. A apresentação também teve um desempenho elevado, com IVC de 0,932, evidenciando que os especialistas avaliaram positivamente a forma como o material foi apresentado, e relevância apresentou IVC de 0,841. No geral, o IVC total foi de 0,923, confirmando uma forte validação do conteúdo como um todo, por obter valores elevados dentro dos limites definidos pela literatura (Carvalho & Oliveira, 2014; Mello et al., 2020). 

Os dados gerais mostram que tanto o IVC quanto o Alfa de Cronbach apresentam valores elevados, demonstrando que o instrumento possui forte validade e confiabilidade para a avaliação dos itens em estudo, conforme as pontuações atribuídas pelos juízes. Isso reforça a qualidade do instrumento utilizado, validando-o como apropriado para o objetivo de avaliação. 

DISCUSSÃO 

No ano de 2019, Reis et al., elaboraram e validaram um manual obstétrico para ser utilizado em consultas pré-natal, por profissionais da atenção primária. Para isso os autores avaliaram como instrumento de avaliação um questionário utilizando a escala Likert, onde todos os itens avaliados apresentaram IVC maior que 78%. O manual, foi então considerado validado em conteúdo e aparência por especialistas. 

Castro et al. (2021), descreveram o processo de elaboração e validação de uma cartilha eletrônica auxiliar no diagnóstico de desordens potencialmente malignas da cavidade oral. Os pesquisadores utilizaram o tipo de estudo metodológico, e realizaram a aplicação de um questionário de validação por juízes, como instrumento de coleta de dados. O estudo apresentou como resultado IVC global de 0,97 e dessa forma o material foi considerado válido e confiável, podendo assim ser utilizada por profissionais da área. 

Em outro estudo de 2021, Alexandre et al., desenvolveram e validaram um manual para manejo clínico da amamentação na atenção primária. O instrumento de coleta de dados utilizado pelos autores para processo de validação foi um questionário já validado. A consistência do questionário de avaliação foi analisada utilizando o cálculo de Alfa de Cronbach, com o resultado de 0,866. Em relação ao índice de validação do conteúdo, o resultado foi de 0,91. Com isso o manual desenvolvido e avaliado pelos pesquisadores foi considerado válido para uso por profissionais da área.  

Rodrigues et al. (2023), desenvolveram um estudo para validar um e-book com o título: farmacoterapia anti-hipertensiva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). O processo de validação se deu por 7 juízes profissionais de saúde experientes. O instrumento de avaliação consistiu de um questionário com escala de Likert de cinco pontos. E após a avaliação dos juízes especialistas, o e-book obteve avaliação de Índice de validação de Conteúdo (IVC) de 0,97. Sendo dessa forma considerado validado, e com isso de grande importância para profissionais da área, em especial, aqueles que lidam com manejo da hipertensão. 

Em outro estudo do ano de 2023, Lima et al., desenvolveram e validaram um e-book intitulado: Urgência e emergência clínico-cirúrgica odontológica na atenção primária. Para o  processo de validação, participaram 23 juízes, que receberam o e-book e o questionário de avaliação. Nesse questionário, continham perguntas referentes ao e-book, quanto a estrutura apresentação e relevância. Os critérios avaliados não mostraram diferença estatisticamente significativa tanto no Coeficiente de Alfa de Cronbach como no Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Com isso, o produto obteve um índice de aceitação geral de 93% de aprovação do conteúdo, apresentando condições de circular no meio clínico-cirúrgico como ferramenta de suporte aos profissionais da odontologia da atenção primária. 

Dessa forma, com base nos resultados dos cálculos apresentados para avaliar a validação, podemos dizer que a análise revelou uma avaliação geral positiva do e-book Atualidades tecnológicas em endodontia clínica e cirúrgica, com os juízes concordando em sua grande maioria sobre a precisão e relevância do conteúdo apresentado e a coerência da apresentação do mesmo, dentro do formato e-book. O cálculo do IVC foi aplicado rigorosamente, indicando índices bastante satisfatórios para cada necessidade contínua de atualização e revisão do conteúdo e a contribuição valiosa dos juízes especialistas para garantir sua qualidade e relevância para a comunidade odontológica. O índice de alfa de Cronbach também numa média acima de 0,8 atesta a confiabilidade do instrumento aplicado para a avaliação dos juízes, reforçando a confiança no resultado do IVC obtido. 

O e-Book “Atualidades Tecnológicas em Endodontia Clínica e Cirúrgica” surge como uma ferramenta estratégica para divulgar essas inovações. Ele reúne informações sobre as últimas tendências e técnicas na área, facilitando o acesso ao conhecimento por meio de seu formato digital prático além de contar vídeos didáticos complementares.  

A inserção contínua dessas tecnologias em contextos educacionais se mostra um importante facilitador de aprendizagem. Dessa forma, considera-se que a publicação e divulgação do e-book provocará um impacto direto na promoção da compreensão e prática das técnicas e de recursos disponíveis atualmente dentro da endodontia. No entanto, é fundamental que o conteúdo seja criteriosamente validado para garantir sua qualidade e relevância científica, assegurando que o material educativo atenda às necessidades do público e contribua para o avanço da endodontia. 

Os materiais educativos impressos ou digitais contribuem com o processo de comunicação, aumentando a adesão e compreensão pelo público alvo para o qual o material foi elaborado. Desta forma, tecnologias digitais são produtos que surgem de processos educacionais concretizados, a partir da experiência ou da pesquisa. (Gigante, et al., 2023). E essas tecnologias educacionais em saúde tornam mais efetivas as ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, oferecendo assim maior qualificação profissional, padronização da assistência e respeito pela individualidade de cada paciente (Alexandre et al., 2021). 

O e-book é considerado um material prático, de acesso rápido e que dispõe de recursos digitais que permitem, anotações, aumentar o tamanho da letra, sublinhar textos e ir para fontes secundárias com apenas um clique. Podendo assim ser compartilhado e acessado por seu público, através de celulares, tablets e computadores. E dessa poderá ser acessado onde quer que esteja, durante sua prática profissional (Guaraná, 2020). 

Porém, a tecnologia educacional deve passar pelo processo de validação, onde será possível avaliar a legitimidade e a credibilidade do produto antes que seja difundido e/ou distribuído no meio acadêmico (Gigante, et al., 2023). Nesse sentido, o processo de validação é essencial para assegurar que o conteúdo do e-book seja confiável e relevante para o públicoalvo. É interessante mencionar que diversas publicações, tanto na odontologia quanto na área da saúde como um todo, utilizaram-se do formato de e-book e passaram pelo mesmo processo de validação, com juízes especialistas nas respectivas áreas de atuação (Brandão, 2021; Guaraná et al., 2020). E a quantidade mínima deve ser de 6 juízes (Pasquali, 1998). 

A Endodontia tem avançado significativamente com o desenvolvimento de novas técnicas, materiais e equipamentos, proporcionando melhores resultados funcionais e clínicos. Esses progressos, incluindo métodos diagnósticos mais precisos e o uso de materiais bioativos, elevam as taxas de sucesso nos tratamentos. Além disso, a formação contínua dos profissionais, por meio de recursos educacionais atualizados, torna-se essencial para acompanhar essas inovações tecnológicas e aprimorar a prática clínica.   É importante destacar que as tecnologias mais recentes disponíveis para a prática endodôntica, como: microscópio operatório, pontas ultrassônicas, limas rotatórias de nova geração, dispositivos para ativar irrigação e melhorar a limpeza, e técnicas que permitam a obturação tridimensional realizada com guta-percha termoplastificada são essenciais para favorecer resultados clínicos seguros e reprodutíveis, além de para evitar lesões iatrogênicas (Iandolo et al., 2016). Estes recentes avanços tecnológicos são fundamentais para resolução de casos complexos como, canais calcificados, raízes com curvaturas acentuadas, dentes com rizogênse incompleta e necrose pulpar, e microcirurgias endodônticas (Legatti et al., 2023; Mittal, 2023; Lourenço, Silva e Pagliosa, 2023; Lio et al., 2021). 

4. CONCLUSÃO 

A validação do e-book se deu de forma satisfatória, com Coeficiente Alfa de Cronbach de 0,831 e IVC médio de 0,923. Desta forma, valor atingido está acima do preconizado pela literatura, o que atesta a consistência interna do instrumento de validação desse conteúdo. Estes fatores deixam claro que as informações e a forma como elas são apresentadas tem coerência e relevância para os profissionais da odontologia. A concordância dos juízes em relação aos parâmetros também fortalece tanto a importância do e-book para a comunidade científica quanto a coerência do questionário como instrumento de validação desse conteúdo, podendo o e-book: “Atualidades Tecnológicas em endodontia clínica e cirúrgica” enfim ser divulgado como uma ferramenta valiosa para os profissionais da odontologia que queiram acessar uma fonte segura sobre atualizações em endodontia.  

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1Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) da Universidade
do Estado do Pará (UEPA). e-mail: thiago.cvianna@aluno.uepa.br
2Discente do Curso Superior de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus VIII – Marabá.
e-mail: lyncoln.easilva@aluno. uepa.br 3 Discente do Curso Superior de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus VIII – Marabá. e-mail: clara.mvaraujo@aluno.uepa.br
4Mestra em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). e-mail: raianny.sg@gmail.com
5Mestra em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). e-mail: lorena.otannus@uepa.br
6Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Doutora pela Universidade do Estado do Pará/Instituto Evandro Chagas (UEPA/IEC). e-mail: amanda.silveira@uepa.br
7Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Doutor pela Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP). e-mail: charles_villacorta@hotmail.com