USO DO SISTEMA CAD/CAM PARA CONFECÇÕES DE PRÓTESES FIXAS

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10059976


Devandro José De Freitas Júnior¹
Renata Castro Silva²
Giselle Maria Ferreira Verde³


1. INTRODUÇÃO

Os grandes avanços tecnológicos que se vem sendo obtido em nossa sociedade em geral, também vem sendo verificado no ramo odontológico, que vem se modernizando constantemente. Essa evolução permite gerar uma maior longevidade e precisão na confecção de trabalhos protéticos [1].

Dentro da área odontológica temos aparelhos tecnológicos auxiliando os profissionais da área a ganharem tempo e qualidade em seus serviços, na atualidade dentro da área de prótese dentária, contamos com uma tecnologia de sistema CAD/CAM (que é uma palavra acrônimo de Computer Aided Design/ computer Aided Manufacturing) que descrevendo de modo objetivo é um sistema que é planejado com auxílio de um computador (CAD) e após que esse planejamento é realizado virtualmente ele é fabricado através de uma máquina (CAM). Esse sistema CAD/CAM permite que se possa realizar trabalhos odontológicos desde os mais simples até os mais complexos trabalhos, com planejamento, precisão, previsibilidade e longevidade [1].

Devido a essa realidade de otimização da produção e qualidade de trabalhos odontológicos por via da tecnologia CAD/CAM, muitas empresas desenvolveram seus próprios sistemas CAD/CAM, que é baseado em três principais componentes: sistema de leitura das malhas escaneadas (escaneamento), software de desenho da peça protética (CAD), e sistema de fresagem (CAM) [3-4- 5].

Com o surgimento de procedimentos minimamente invasivos, foi havendo uma procura cada vez maior por esse tipo de técnica o que se tornou consensual dentro da odontologia moderna a procura pela realização de desenhos de preparos mínimos, sem comprometer requisitos inerentes ao material de restauração e técnica de produção. Esse procedimento tem sido facilitado com a inovação e chegada de novas cerâmicas de alta resistência e com desenvolvimento da tecnologia CAD/CAM [6]. Porém, para que haja o uso com eficácia dessa tecnologia é necessário o cumprimento de alguns requisitos como margens contínuas e regulares e a inexistência de ângulos retos tanto cervicais como oclusais, para que possa ter passividade na instalação protética e boa adaptação da mesma, isso levará a uma longevidade satisfatória. Outro requisito importante para o uso dessa tecnologia se deve a capacidade de precisão do escâner digital para realizar um escaneamento preciso de todo limite marginal e da unidade fresadora de recriar a restauração confeccionada [7].

Recentemente, os desenvolvimentos em materiais e tecnologias dentárias originaram grande desenvolvimento na fabricação de restaurações dentárias indiretas que reforçam que a tecnologia assistida por computador design e fabricação (CAD/CAM) permite um resultado superior, mais eficiência de tempo, melhor previsibilidade e maior precisão em comparação com técnicas de fabricação convencionais [8-9-10]. O sucesso das restaurações dentárias é ditado por três principais fatores: pés marginais, resistência à fratura e estética [11]. A zircônia é o material de núcleo mais utilizado em todas as próteses cerâmicas devido à sua estabilidade química, excelente biocompatibilidade, alta resistência à compressão e estética aceitável [12].

Em busca sistemática foram identificados 67 títulos, foram selecionados 32 resumos e, posteriormente, três títulos completos, textos incluídos para extração de dados. Os ECRs analisados foram heterogêneos sem acompanhamento. Um estudo demonstrou que coroas dentárias totalmente produzidas digitalmente revelaram a viabilidade do próprio processo; no entanto, a margem a precisão foi menor para restaurações de dissilicato de lítio (LS2) (113,8 μm) em comparação com restaurações metalocerâmicas convencionais (92.4 μm) e coroas de dióxido de zircônio (ZrO2) (68,5 μm). Outro estudo mostrou que o reforço com leucita as coroas de vitrocerâmica foram esteticamente favorecidas pelos pacientes (8/2 coroas) e pelos dentistas (7/3 coroas). O terceiro estudo investigou coroas de implantes onde o fluxo de trabalho digital completo foi duas vezes mais rápido (75.3 min) em comparação ao fluxo de trabalho misto analógico-digital (156,6 min)[13].

Os objetivos deste artigo são: apresentar a aplicabilidade do sistema CAM/CAM na produção de prótese fixa unitária; identificar os materiais que são possíveis de serem usados no sistema CAD/CAM tanto como suas vantagens, indicações e limitações.

2. MÉTODOS

O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura integrativa. A coleta de dados ocorreu pela busca de artigos disponíveis na literatura existente, que incluiu na pesquisa de artigos originais em periódicos e dentro das bases de dados confiáveis, com o objetivo de encontrar referências que condizem com o tema abordado mediante a formulação do problema. O levantamento de dados foi realizado em bancos de dados online entre o período de 2018 a 2023 através das seguintes plataformas: Lilacs, Pubmed, Scielo, BVS salud. Utilizando as palavras-chave utilizadas foram: CAD/CAM, Odontologia, odontologia digital com os operadores booleanos AND e OR. Como critérios de inclusão dos artigos tivemos artigos sendo, pesquisa in vitro, estudos clínicos randomizados, revisão sistemática, em português e/ou inglês, com textos completos disponíveis em português e/ou inglês e ter relação com a temática com abordagem principal do tema CAD/CAM e sua aplicabilidade na confecção de próteses dentárias fixas. Como critérios de exclusão dos artigos: artigos em duplicidade (permanece o primeiro encontrado), artigos incompletos, artigos que não condiziam e/ou agregavam ao tema do trabalho.

3. RESULTADOS

FLUXOGRAMA DE RESULTADOS DOS ARTIGOS PESQUISADOS

Fonte: Elaborado pelos autores, 2023.

O estudo dos artigos analisados foi organizado em uma tabela que apresenta o ano de publicação, base de dados, título, metodologia e conclusão:

A tabela 1 aborda a caracterização dos artigos utilizados na revisão de literatura.

Tabela 1: Caracterização dos artigos. Teresina – PI 2023 (N= 12).

Fonte: Elaborado pelos autores, 2023.

A tabela 2 traz os dados referentes aos objetivos e conclusões dos artigos selecionados.

Tabela 2: Análise de conteúdo dos artigos. Teresina – PI 2023 (N=12).

Fonte: Elaborado pelos autores, 2023.

5. DISCUSSÃO

A ampla utilização de próteses fixas de método convencional, as metalo- cerâmicas, e por ter sua estrutura metálica proporciona resistência e longevidade [26]. Mas as próteses metalo-cerâmicas têm como principal fracasso devido à grande parte da questão biológica e biocompatibilidade, corrosão do metal limitando a restauração em sua longevidade, sensibilidade dos dentes ao metal e a limitada transmissão de luz, e esses fatores de fracasso de acordo com este autor há necessidade de novos métodos de confecção de próteses fixas com novos materiais que o cenário odontológico precisava para sua evolução [27]. Uma alternativa que se pode ter para confecção de próteses fixas para solucionar características indesejáveis da metalo- cerâmica, seria próteses fixas metal free, como por exemplo a utilização da zircônia [28].

A tecnologia CAD/CAM e sua possibilidade de transformar a produção de próteses dentárias fixas utilizando design digital, com aplicações de software odontológico e produção secundária assistida por computador com procedimentos rápidos de prototipagem, como fresagem ou impressão 3D, em um ambiente virtual sem nenhuma situação de modelo físico percebeu-se as vantagens desta tecnologia [4].

A facilidade de uso, qualidade e velocidade são uma das principais vantagens que o novo sistema apresenta. São mais fáceis que os protocolos de fabricação convencionais, porque moldeiras e materiais de moldagem são eliminados do processo, levando melhor conforto ao paciente [29]. A cópia de meia arcada pode ser realizada em torno de 40 segundos e uma 11 arcada completa pode ser escaneada levando apenas 2 minutos. A realização da fresagem do bloco para confecção da coroa ou restauração protética pode ser realizada em apenas 6 minutos. Esses fatos apresentados condizem com vários estudos [30-31-32-33-34].

O uso dessa tecnologia ainda inclui a simplificação do processo de seleção de cores, o monitoramento da progressão do desgaste dos dentes, a avaliação das preparações dentárias antes da fabricação da restauração definitiva bem como a fabricação de próteses fixas. Além disso, consegue criar um paciente odontológico virtual tridimensional através da combinação de exames intraorais, faciais e fotografias do paciente [35].

As restaurações dentárias unitárias fabricadas em CAD/CAM na região posterior, produzidas por um sistema de varredura digital intraoral, ofereceu uma precisão comparável, ou até melhor, de adaptação interna e marginal comparada as restaurações produzidas por impressões convencionais em combinação com a técnica de digitalização de laboratório [36]. Em termos de precisão na região de término do preparo, estudos afirmam que as estruturas de zircônia fabricadas digitalmente apresentaram-se semelhantes ou melhores do que as estruturas de metal convencionalmente fabricadas, no entanto, em regiões oclusais, as estruturas de metal fabricadas convencionalmente alcançaram um desempenho mais favorável do que as estruturas de zircônia CAD/CAM [37].

A dureza, resistência à flexão, módulo de flexão e hidrofobicidade do bloco plástico de PMMA convencional, feito durante um processo de CAD/CAM, foram maiores e a estabilidade dimensional – melhor. Enquanto isso, a rugosidade da superfície, a tenacidade à fratura, a resistência à flexão e a elasticidade do bloco foram maiores do que as feitas durante o processo convencional. A sorção de água e a solubilidade não diferiram estatisticamente entre os brancos de polimetilmetacrilato plástico processados de forma diferente [23].

As inovações na fabricação digital permitiram a fabricação de próteses dentárias fixas implanto-suportadas (ISFDPs) em uma ampla gama variedade de materiais introduzidos recentemente. Projeto auxiliado por computador e fresamento de fabricação auxiliada por computador (CAD-CAM) permite a fabricação de ISFDPs com alta precisão, reduzindo as etapas de fabricação de estruturas de grande vão. A longevidade dos ISFDPs depende das propriedades mecânicas gerais do material da estrutura, incluindo seu ajuste, e das propriedades físicas do material de revestimento e sua ligação com a estrutura. Esta revisão abrangente resume as informações recentes sobre materiais de estrutura CAD-CAM fresáveis, como ligas macias pré- sinterizadas, resinas compostas reforçadas com fibra, PEEK e PEKK na família de polímeros de alto desempenho e 4Y-TZP. Embora resultados promissores tenham sido obtidos com o uso de novos geração de materiais CAD-CAM fresáveis para ISFDPs, faltam estudos clínicos e pesquisas futuras devem se concentrar no desempenho geral desses materiais fresáveis em condições estáticas e dinâmicas.

Muitas vantagens são concedidas pelo sistema CAD/CAM, porém têm também algumas desvantagens, como o alto custo do equipamento, limitações de alguns softwares e hardware, a dificuldade inicial de aprender e se adaptar com os programas CAD e a maquinagem CAM, além de certa dificuldade de obter cor, adaptação e escultura da restauração. Porém são desafios que acrescentam em experiência para o cirurgião dentista e o protético [38].

CONCLUSÃO

A partir do exposto no trabalho é possível concluir que o surgimento do CAD/CAM na odontologia possui inúmeras vantagens para o tratamento reabilitador, tendo em vista que a moldagem convencional é mais suscetível a erros. Com isso o fluxo digital junto com a tecnologia CAD/CAM vem garantindo espaço ao se mostrar como ferramenta eficiente e que dispõe de maiores e melhores opções ao profissional para planejar e executar os tratamentos de maneira mais fácil e ágil quando utilizado corretamente.

Os estudos clínicos no uso a curto ou médio prazo reforçam que o uso do CAD/CAM trazem grande satisfação do paciente, integridade biológica, e baixas complicações mecânicas ou protéticas no seu uso. No entanto, para que o cirurgião dentista possa se beneficiar com essa tecnologia, se faz necessário analisar a relação custo-benefício, levando em consideração o movimento no seu consultório e o tipo de sistema que será utilizado, tendo como limitação alto custo de investimento para aquisição deste sistema.

REFERÊNCIAS

  1. Hilgert, L. A., Schweiger, J., Beuer, F., Andrada, M. A. C. D., Araújo, E., & Edelhoff, D. (2009). Odontologia restauradora com sistemas CAD/CAM: o estado atual da arte. Parte 1: princípios de utilização. Clín.int.j.braz.dent, 294- 303.
  1. Boening, D. W. 2000. Ecological effects, transport, and fate of Mercury: a general review. Chemosphere, 40: 1335-1351. Doi: https://doi.org/10.1016/S0045-6535(99)00283-0.
  2. Alghazzawi, T. F. (2016). Advancements in CAD/CAM technology: Options for practical implementation. Journal of prosthodontic research, 60(2), 72-84.
  3. Joda, T., Zarone, F., & Ferrari, M. (2017). The complete digital workflow in fixed prosthodontics: a systematic review. BMC oral health, 17(1), 1-9.
  4. Filgueiras, A., Pinto, D. G., Ferrarez, L. L., Oliveira, M. F. D., Freitas, T. A. D. C., & Sotto-Maior, B. S. (2018). Aplicabilidade clínica dos avanços da tecnologia CAD-CAM em Odontologia. HU rev, 29-34.
  5. Tsitrou, E., Helvatjoglou-Antoniades, M., Pahinis, K., & van Noort, R. (2009). Fracture strength of minimally prepared resin bonded CEREC inlays. Operative dentistry, 34(5), 537-543.
  6. Beuer, F., Schweiger, J., & Edelhoff, D. (2008). Digital dentistry: an overview of recent developments for CAD/CAM generated restorations. British dental journal, 204(9), 505-511.
  7. Lopez-Suarez, C., Rodriguez, V., Pelaez, J., Agustin-Panadero, R., & Suarez,M. J. (2017). Comparative fracture behavior of monolithic and veneered zirconia posterior fixed dental prostheses. Dental materials journal, 36(6), 816-821.
  1. Park, J. K., Lee, W. S., Kim, H. Y., Kim, W. C., & Kim, J. H. (2015). Accuracy evaluation of metal copings fabricated by computer-aided milling and direct metal laser sintering systems. The journal of advanced prosthodontics, 7(2), 122-128.
  2. Kim, M. J., Choi, Y. J., Kim, S. K., Heo, S. J., & Koak, J. Y. (2017). Marginal accuracy and internal fit of 3-D printing laser-sintered Co-Cr alloy copings. Materials, 10(1), 93.
  3. Gonzalo, E., Suárez, M. J., Serrano, B., & Lozano, J. F. (2009). A comparison of the marginal vertical discrepancies of zirconium and metal ceramic posterior fixed dental prostheses before and after cementation. TheJournalofprosthetic dentistry, 102(6), 378-384.
  4. Gupta, A. K., Gupta, R., & Gill, S. (2021). Evaluation of the failure modes and load-bearing capacity of different surface-treated polyether ether ketone copings veneered with lithium di-silicate compared to polyether ether ketone copings veneered with composite: An in vitro study. The Journal of the Indian Prosthodontic Society, 21(3), 295.
  5. Emam, M., & Metwally, M. F. (2023). Effect of coping materials zirconia or polyetheretherketone with different techniques of fabrication on vertical marginal gap and fracture resistance of posterior crowns with composite veneering. BMC Oral Health, 23(1), 546.
  6. Becker, M., Chaar, M. S., & Kern, M. (2023). Resin-bonded attachments made of monolithic zirconia ceramic: a minimally invasive and esthetic treatment approach. Quintessence International, 54(3).
  7. Ikusika, O. F., Idon, P. I., Alalade, O., Sotunde, A. O., Akinpelu, M. A., & Igweagu, C. E. (2022). Fixed-prosthodontics in Nigerian private practice settings. Ibom Medical Journal, 15(2), 116-125.
  8. Ikusika, O. F., Idon, P. I., Alalade, O., Sotunde, A. O., Akinpelu, M. A., & Igweagu, C. E. (2022). Fixed-prosthodontics in Nigerian private practice settings. Ibom Medical Journal, 15(2), 116-125.
  9. Libedinsky, J., Schlesinger, N., Chaple Gil, A. M., Fernández, E., & Jorquera,G. (2021). Tasa de supervivencia de prótesis fija unitaria de cerámica feldespática y feldespática reforzada. RevistaCubanadeEstomatología, 58(2).
  1. Rossi, N. R., Moreira Jr, C., Gomes, M. D. S. S., Grangeiro, M. T. V., Júnior, T.J. D. A. P., de Paiva Gonçalves, S. E., & Saavedra, G. D. S. A. (2021). Full digital workflow in fixed adhesive dental prosthesis: Description of a clinical technique. Brazilian Dental Science, 24(4)
  1. Zarone, F., Di Mauro, M. I., Spagnuolo, G., Gherlone, E., & Sorrentino, R. (2020). Fourteen-year evaluation of posterior zirconia-based three-unit fixed dental prostheses: A prospective clinical study of all ceramic prosthesis. Journal of Dentistry, 101, 103419.
  2. Bayarsaikhan, E., Eom, S., Jung, U. W., & Lee, J. H. (2020). Monolithic zirconia FPD on modified titanium bonding bases in limited interocclusal distance: A case report. Journal of Oral Implantology, 46(1), 57-61.
  3. Bayarsaikhan, E., Eom, S., Jung, U. W., & Lee, J. H. (2020). Monolithic zirconia FPD on modified titanium bonding bases in limited interocclusal distance: A case report. Journal of Oral Implantology, 46(1), 57-61.
  4. Amelya, A., Kim, J. E., Woo, C. W., Otgonbold, J., Lee, K. W., Kim, J. E., … & Lee, K. W. (2019). Load-Bearing Capacity of Posterior CAD/CAM Implant-Supported Fixed Partial Dentures Fabricated with Different Esthetic Materials.InternationalJournalofProsthodontics, 32(2).
  1. Jasiūnaitė, A., Verenis, A. M., Ivanauskienė, E., & Žilinskas, J. (2022). A comparison of mechanic properties regarding complete removable dentures, which were made from polymethylmethacrilate (PMMA) during conventional and CAD/CAM processes. Systemic literature review. Stomatologija, 24(1), 3- 12.
  1. Rodríguez, V., Tobar, C., López-Suárez, C., Peláez, J., & Suárez, M. J. (2021). Fracture load of metal, zirconia and polyetheretherketone posterior CAD-CAM milled fixed partial denture frameworks. Materials, 14(4), 959.
  1. Cevik, P., Schimmel, M., & Yilmaz, B. (2022). New generation CAD-CAM materials for implant-supported definitive frameworks fabricated by using subtractive technologies. BioMed research international, 2022.
  2. Zhang, Y., & Kelly, J. R. (2017). Dental ceramics for restoration and metal veneering. Dental Clinics, 61(4), 797-819.
  3. Bajaj, G. B. (2013). A comparative study of the effect of four consecutive firing cycles on the marginal fit of all: ceramic crown system and metal ceramic crown system. The Journal of Indian Prosthodontic Society, 13, 247-253.
  4. De Angelis, P., Gasparini, G., Camodeca, F., De Angelis, S., Liguori, M. G., Rella, E., … & Manicone, P. F. (2021). Technical and biological complications of screw-retained (CAD/CAM) monolithic and partial veneer zirconia for fixed dental prostheses on posterior implants using a digital workflow: A 3-year cross- sectional retrospective study. BioMed Research International, 2021.
  5. Davidowitz, G., & Kotick, P. G. (2011). The use of CAD/CAM in dentistry. Dental Clinics, 55(3), 559-570.
  6. Abdel-Azim, T., Rogers, K., Elathamna, E., Zandinejad, A., Metz, M., & Morton,D. (2015). Comparison of the marginal fit of lithium disilicate crowns fabricated with CAD/CAM technology by using conventional impressions and two intraoral digital scanners. The Journal of prosthetic dentistry, 114(4), 554-559.
  1. Ahrberg, D., Lauer, H. C., Ahrberg, M., & Weigl, P. (2016). Evaluation of fit and efficiency of CAD/CAM fabricated all-ceramic restorations based on direct and indirect digitalization: a double-blinded, randomized clinical trial. Clinical oral investigations, 20, 291-300.
  2. Alharbi, N., Wismeijer, D., & Osman, R. B. (2017). Additive Manufacturing Techniques in Prosthodontics: Where Do We Currently Stand? A Critical Review. International Journal of Prosthodontics, 30(5).
  3. Joda, T., & Brägger, U. (2015). Time-efficiency analysis comparing digital and conventional workflows for implant crowns: a prospective clinical crossover trial. International journal of oral & maxillofacial implants, 30(5).
  4. Miyazaki, T., & Hotta, Y. (2011). CAD/CAM systems available for the fabrication of crown and bridge restorations. Australian dental journal, 56, 97-106.
  5. AhmED, K. E. (2018). We’re going digital: the current state of CAD/CAM dentistry in prosthodontics. Primary Dental Journal, 7(2), 30-35.
  6. Rödiger, M., Heinitz, A., Bürgers, R., & Rinke, S. (2017). Fitting accuracy of zirconia single crowns produced via digital and conventional impressions—a clinical comparative study. Clinical oral investigations, 21, 579-587.
  7. Benic, G. I., Mühlemann, S., Fehmer, V., Hämmerle, C. H., & Sailer, I. (2016). Randomized controlled within-subject evaluation of digital and conventional workflows for the fabrication of lithium disilicate single crowns. Part I: digital versus conventional unilateral impressions. TheJournalofprostheticdentistry, 116(5), 777-782.
  8. MARRA, Allana Flávia. (2022). Sistema CAD/CAM: revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Estadual de Londrina.

¹ Acadêmico de Odontologia da UNINOVAFAPI. Teresina-PI.
https://orcid.org/0009-0009-4090-1966

² Acadêmico de Odontologia da UNINOVAFAPI
https://orcid.org/0009-0009-5820-2100

³ Docente de Odontologia da UNINOVAFAPI
https://orcid.org/0000-0001-8636-286X