TUDO SOBRE OS CAVALOS HOLSTEINERS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202409262024


Luanna Mello Valença Correa1; Livia dos Santos Vieira2; Maiara Marques Alvarenga3; Maria Eduarda de Souza Carvalho Pereira4; Alana Camargo Poncio5


Resumo

O cavalo Holsteiner, originário da Alemanha, tem mais de 700 anos de história. Inicialmente criado para trabalhos de tração, a raça evoluiu após a Revolução Industrial e Guerras Napoleônicas, tornando-se referência em esportes equestres, principalmente em salto de obstáculos e adestramento. Conhecido por sua força, elegância e versatilidade, o Holsteiner passou por cruzamentos com raças como o Puro Sangue Inglês e Anglo-Árabe para melhorar seu desempenho. Embora a raça seja saudável, ela pode ser propensa a problemas genéticos e de saúde relacionados ao treinamento intenso.

Palavras-chave: Holsteiner. Cavalo de salto. Adestramento. Genética equina. Saúde equina.

1 HISTÓRIA E ORIGEM

A raça Holsteiner tem sua origem na Alemanha  sendo utilizados no passado como animais de tração, trabalhando em fazendas e fazendo transportes de mercadorias. Hoje, conhecido por sua agilidade, versatilidade, são excepcionais em esportes como salto.

Sua história tem mais de 700 anos, inicialmente a raça foi criada por monges para uso de trabalhos como transporte de mercadorias, utilizar máquinas estacionárias para o plantio, ao ocorrer a revolução industrial passam a não utilizar a raça para esse tipo de trabalho, foram também utilizados para montaria, com isso a raça começou a obter valor por sua força e elegância, levando em consideração a incluí-los em esportes equestres.

Durante o período das guerras napoleônicas a raça teve uma diminuição na Europa, tendo que ser feita preservação dos que ficaram e exportação de novos cavalos de outras raças para um melhoramento genético e assim podendo manter as características principais da raça.

Hoje a raça continua ligada a esportes equestres, é reconhecida por ser uma raça que apresenta destaque em competições, principalmente saltos de obstáculos, também é reconhecida em adestramento por sua elegância, flexibilidade, entre outras capacidades que consegue obter assim como a disciplina requer.

1.1 UTILIZAÇÃO HISTORICA

Na antiguidade, eram usados para trabalhos árduos, o que resultou em cavalos grandes, resistentes, fortes e resilientes.

Os primeiros cavalos Holsteiner foram cruzados com cavalos Orientais e Andaluzes, e eram considerados os melhores cavalos de carruagem do mundo pelo seu grande porte, força, andamentos elevados e flexibilidade.

Posteriormente, foram cruzados com garanhões Puro Sangue Inglês, Anglo-Árabes e    Anglo-Normandos, para atender à demanda de cavalos para os esportes hípicos.

1.2. REGISTRO DA RAÇA

Os garanhões devem cumprir requisitos adicionais de ensaio e desempenho para manter o seu estado de aprovação. Para que um cavalo da raça Holsteiner seja aprovado pelo studbook da raça, devem ter no mínimo 1,62 m de cernelha e as éguas 1,57 m.

O registro de um cavalo é importante para formalizar a propriedade do animal e para valorizá-lo no mercado. A documentação do cavalo registrado inclui o seu pedigree, com as informações genéticas do pai, mãe e avós.

2 CARACTERISTICAS

O Holsteiner Verband avalia os cavalos da raça Holsteiner com base na conformação, andamentos e capacidade de desempenho, alinhados aos objetivos de criação desportiva

Os cavalos Holsteiner têm uma aparência que equilibra força e elegância. Com altura geralmente entre 1,63 m e 1,73 m, eles se destacam pela estrutura robusta e moderna. Características como patas traseiras poderosas, costas fortes, pescoço alto e arqueado, ombros inclinados e cabeça pequena com olhos expressivos são típicas da raça. Essas características físicas permitem movimentos elegantes e um auto-transporte eficiente. Embora alguns exemplares ainda apresentem traços mais antigos, como pescoços mais pesados ou narizes romanos, o padrão atual favorece uma conformação mais refinada e elegante.Não se trata de apenas revisar o que já foi publicado sobre o tema, mas demonstrar que o problema encontra sustentação na literatura e que a sua compreensão ainda requer estudos mais aprofundados ou metodologias alternativas para ser compreendido.

2.1 CORES

Os Cavalos dessa raça originalmente tinham cores escuras, com poucas marcas brancas. Hoje, as pelagens preto, baio, castanho e cinza são as mais comuns e a pelagem no padrão pinto não é considerada aceitável nessa raça

2.2 TEMPERAMENTO

O temperamento dos Holsteiners pode variar, tendo linhagens com temperamentos mais calmo, sendo mais apropriados para iniciantes e linhagens que é necessário mais experiência. O foco da criação moderna é produzir cavalos equilibrados, corajosos e confiáveis, adequados tanto para condutores iniciantes quanto para os mais experientes.

3 DISCIPLINAS

Os Holsteiners são conhecidos por seu talento para o salto, e a raça tem tido muito sucesso em competições internacionais. Um bom exemplo disso é o cavalo Classic Touch, que, montado por Ludger Beerbaum, ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Além do salto, os Holsteiners também se destacam em competições de adestramento e condução combinada. Pesquisas mostram que a habilidade para salto e adestramento pode ter uma base genética, com variantes de DNA herdadas de linhagens anteriores que possuíam essa capacidade..

4 SAÚDE DO CAVALO HOLSTEINER

Os cavalos dessa raça  são saudáveis, porém , tendentes  à problemas de saúde  mais específicos em cavalos de sangue quente.

Apesar da genética poder  influenciar em alguns problemas de saúde na raça , diversos  deles estão ligados principalmente a práticas de gestão .

4.1 DOENÇAS GENÉTICAS

Devido a contribuições desiguais de fundadores , os cavalos sofreram uma recente perda de diversidade genética, que provavelmente foi ocasionada pelo intensivo uso de linhas de pai famosos .

Os Holsteiners possuem uma variabilidade genética menor do que algumas raças de sangue quente, devido a redução de número de garanhões  exteriores  a serem aceitos para reprodução . Com o  acesso mais aberto a garanhões estrangeiros, houve uma melhora significativa no polo genético . Os potros de Holsteiner , podem ser infectados pela síndrome do potro frágil ( doença fatal no tecido conjuntivo ) Algumas  pesquisas sugerem  que os Holsteiner tem menos probabilidade de serem portadores de mutação genética responsável por esta doença do que outras raças de sangue quente .

Os cavalos desta raça também são vulneráveis à miopatia de armazenamento de polissacarídeos (PSSM- docência muscular hereditária) , um  estudo apontou a raça com terceira maior incidência de PSSM entre as taças de sangue quente, atrás dos Hanoverianos e Holandeses. Cavalos acometidos por esta doença possuem um acúmulo anormal de glicogênio em seus músculos, podendo causar amarração e dor muscular .Investigadores identificaram o gene GYS1 , responsável pelo PSSM tipo 1 na população de cavalos Holstein .

4.2 PROBLEMAS DE SAÚDE

Cavalos dessa raça também correm risco de carcinoma de células escamosas oculares  . ( câncer ocular comumente encontrado em cavalos ) É um tipo de tumor malígno que afetam os  olhos e as estruturas circundantes, habitualmente afiliados à exposição excessiva ao sol e à radiação UV.

Devido ao aumento de estresse em treinamentos intensivos de competição, os cavalos de alto desempenho tem facilidade a problemas de saúdes mais específicos, tendo também  relação com uma gestão nutricional inadequada . Problemas articulares como distúrbios de saúde e úlceras gástricas são mais comuns em equinos de eventos. Através de um estudo , 42,2% dos equinos apresentavam úlceras gástricas e 37,7% apresentavam problemas articulares .

Pesquisas de comparação entre cavalos de de diferentes disciplinas apontaram que saltar aumentava o risco de claudicação relacionada ao pé. Os cavalos holsteiners, comumente são usados para saltar , consequentemente esses problemas podem ser mais persistentes na raça

5 CUIDADOS E GESTÃO

Podem surgir diversos problemas comuns em cavalos de desempenhos devido a intensa exigência de treinamento e competição.

É possível reduzir os riscos para a saúde, concentrando nos  cuidados básicos que qualidade que possam atender as necessidades de saúde emocional, física e mental do cavalo.

Esteja Juntamente de um veterinário , ferrador e treinador para assegurar que o seu cavalo terá um plano de bem- estar adequado que inclua exames veterinários regulares, vacinas, cuidados odontológicos, ( cavalos idosos são mais suscetíveis a ter esse tipo de problema, portanto é podem necessitar de atendimentos  mais frequentes.  ) desparasitação e cuidados frequentes com os ferreiros, já que os cavalos de desempenho com mau equilíbrio de casco correm maior risco de lesões dos membros e problemas músculo esqueléticos.

REFERÊNCIAS

MAD BARN USA. The Holsteiner horse is a warmblood breed from the Schleswig-Holstein region of northern Germany. Disponível em: [https://search.app/ghh963LtLyuXApGU7]  (https://search.app/ghh963LtLyuXApGU7).


1Acadêmica de Medicina Veterinária
Faculdade Univassouras
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
Email: melloluanna22@gmail.com

2Acadêmica de Medicina Veterinária
Faculdade Univassouras
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
Email: liviamsn123@gmail.com

3Acadêmica de Medicina Veterinária
Faculdade Univassouras
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
Email: maiaramarques278@gmail.com

4Acadêmica de Medicina Veterinária
Faculdade Univassouras
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
Email: maduxc869@gmail.com

5Mestre em Ciências Veterinárias
Universidade Federal do Espírito Santo
Mimoso do Sul, ES, Brasil
Email: alanacp@id.uff.br