TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: BENEFÍCIOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

DIGITAL TRANSFORMATION IN HIGHER EDUCATION: BENEFITS FOR LEARNING ASSESSMENT

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8342966


José Leonardo Diniz de Melo Santos¹
Joel Manga da Silva²
José Ronaldo da Silva Bezerra³
Luciano Rodrigues Santana4
Creide do Nascimento Silva de Paula Azevedo5
Jeferson Carvalho Mateus6
Gláucia Leticia Vieira Santos da Costa7
Ewerton Domingos Tuma Martins8
Cássio José Silva da Costa9
Mariel Wágner Holanda Lima10
Lys Maria Ramos de Souza¹¹
Lucas Santos da Silva¹²
Cristine Rodrigues Fernandes Santos¹³
Michelly Silva Machado14
Artur Magno de Sousa15
Yolanda Abrantes Paletot16


Resumo

A transformação digital no ensino superior emergiu como um tópico de crescente relevância e interesse em todo o mundo, refletindo as mudanças significativas no cenário educacional impulsionadas pela revolução tecnológica. Assim, esta pesquisa é justificada pela necessidade de entender e otimizar os benefícios dessa revolução tecnológica para melhorar a qualidade da educação e promover o acesso equitativo no campo educacional, tendo como objetivo evidenciar através da literatura científica, os benefícios da transformação digital para o ensino superior. Assim, a pesquisa baseou-se em um estudo de revisão integrativa da literatura, realizado em bases de dados científicas. Os resultados evidenciados apontam que a introdução de tecnologias digitais no ensino superior tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade da aprendizagem e a experiência do aluno. Plataformas de ensino online, recursos multimídia e ambientes virtuais de aprendizagem oferecem aos estudantes acesso a uma ampla gama de materiais educacionais, permitindo que eles aprendam a seu próprio ritmo e revisem o conteúdo conforme necessário. A personalização do ensino, com base em dados e análises, também pode ser facilitada por meio da transformação digital, atendendo às necessidades individuais dos alunos. A transformação digital no ensino superior amplia o acesso à educação, permitindo que estudantes de diferentes locais geográficos participem de cursos e programas acadêmicos. Isso contribui para a diversificação do corpo discente e a inclusão de pessoas que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar a educação superior. É possível concluir que a transformação digital no ensino superior é um caminho para uma educação mais inclusiva, flexível e de alta qualidade, que pode preparar melhor os estudantes para os desafios do mundo moderno.

Palavras-chave: Tecnologia educacional; Educação; Ensino superior.

1. INTRODUÇÃO

O ensino superior está passando por uma profunda transformação impulsionada pela revolução tecnológica que vem moldando a educação nas últimas décadas. À medida que a sociedade se adapta às demandas de um ambiente cada vez mais digital, as instituições de ensino superior enfrentam desafios e oportunidades sem precedentes. A transformação digital no ensino superior é um tópico de grande relevância no cenário educacional contemporâneo, pois promete redefinir a forma como os estudantes aprendem, os professores ensinam e as instituições operam.

Nesta era da informação, as inovações tecnológicas estão alterando fundamentalmente a paisagem do ensino superior. Tradicionalmente, as instituições de ensino superior foram centros de aprendizado baseados em salas de aula, bibliotecas físicas e materiais impressos. No entanto, a rápida evolução da tecnologia da informação e comunicação (TIC) está transformando essa abordagem tradicional em um ecossistema educacional altamente digitalizado e interconectado.

A transformação digital no ensino superior é um processo complexo que abrange diversos aspectos, desde a infraestrutura tecnológica até a metodologia de ensino e a gestão institucional. Ela envolve a integração de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, realidade virtual, análise de dados e plataformas online, no currículo acadêmico e nas operações das instituições. O resultado é um ambiente de ensino mais dinâmico, acessível e personalizado, que atende às necessidades dos alunos do século XXI.

Para compreender plenamente a importância da transformação digital no ensino superior, é crucial contextualizar essa mudança dentro de um cenário educacional em constante evolução. Nas últimas décadas, a globalização, a digitalização e a automação tiveram um impacto profundo na economia e na sociedade. Essas forças transformaram não apenas a forma como as empresas operam, mas também as habilidades e competências necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Consequentemente, as instituições de ensino superior enfrentam o desafio de preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Os empregadores buscam profissionais que não apenas possuam conhecimento técnico, mas também sejam capazes de adaptar-se rapidamente, solucionar problemas complexos, comunicar-se eficazmente e colaborar em ambientes interdisciplinares. Essas habilidades, muitas vezes chamadas de competências do século XXI, são essenciais para o sucesso em uma economia globalizada e digitalizada.

Nesse contexto, a transformação digital surge como um meio fundamental para equipar os alunos com as habilidades necessárias para prosperar em um mundo em rápida evolução. Ela não se limita a incorporar a tecnologia no ensino, mas também impulsiona mudanças significativas na cultura acadêmica, na estrutura curricular e na forma como as instituições interagem com seus alunos. Em vez de uma simples adição de tecnologia, a transformação digital no ensino superior representa uma reimaginação completa da educação.

Frente ao exposto, a transformação digital no ensino superior emergiu como um tópico de crescente relevância e interesse em todo o mundo, refletindo as mudanças significativas no cenário educacional impulsionadas pela revolução tecnológica. Assim, esta pesquisa é justificada pela necessidade de entender e otimizar os benefícios dessa revolução tecnológica para melhorar a qualidade da educação e promover o acesso equitativo no campo educacional, tendo como objetivo evidenciar através da literatura científica, os benefícios da transformação digital para o ensino superior.

2. METODOLOGIA

Este estudo, baseia-se em uma pesquisa de revisão integrativa da literatura, que utiliza artigos como fontes de informações relevantes para o tema em análise. A revisão integrativa tem como objetivo principal embasar teoricamente o assunto estudado, apoiando-se em trabalhos de outros pesquisadores que previamente investigaram a mesma temática (Botelho, Cunha, Macedo, 2011).

A revisão integrativa, de forma organizada e compreensível, segue as seguintes etapas: formulação da pergunta de pesquisa, busca em bases de dados, coleta de informações, categorização, análise de dados e síntese dos estudos (Ercole et al., 2014).

Neste contexto, a pergunta de pesquisa orientadora deste estudo é a seguinte: “Quais os os benefícios da transformação digital para o ensino superior?”

A pesquisa por artigos primários foi conduzida de Julho à Agosto de 2023. abrangendo as seguintes bases de dados: Education Resources Information Center, Google Acadêmico e Scopus. Na busca foram aplicadas palavras chaves para alcançar resultados de estudos para a seleção. Em seguida, aplicou-se filtros para selecionar artigos que atendessem aos seguintes critérios: artigos completos disponíveis para download, escritos em português e publicados nos últimos cinco anos.

Após a busca, os títulos e resumos dos artigos identificados nas bases foram revisados. Os critérios de elegibilidade foram aplicados para incluir artigos que abordassem a temática e estivessem alinhados com os objetivos do estudo, excluindo duplicatas entre as bases de dados mencionadas.

Posteriormente, os dados foram extraídos integralmente e apresentados em tabelas. Realizou-se uma síntese descritiva e interpretativa dos resultados, discutindo-os à luz da literatura científica relevante para a temática em estudo.  A figura 1 apresenta o detalhamento do processo de seleção da amostra.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A amostra selecionada, está descrita no quadro 1, organizada nas respectivas informações de: Título do estudo, autor, ano de publicação, objetivo, periódico e país de origem.

Quadro 1: Descrição dos estudos selecionados para a amostra.

TÍTULO AUTOR/ANO OBJETIVO PERIÓDICO PAÍS DE ORIGEM
1A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior.Júnior et al., 2023Apresentar as atribuições da inteligência artificial no ensino superior, destacando seus benefícios, desafios e limitações.Rebena-Revista Brasileira de Ensino e AprendizagemBrasil
2Tecnologia da informação e comunicação na educação: O avanço da educação a distância na pandemia.França, 2022Analisar o impacto que a Tecnologia da Informação e comunicação (TIC).Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e EducaçãoBrasil
3Metodologias ativas de aprendizagem: avanços e desafios no ensino superior.Machado et al., 2022Analisar os desafios dos docentes na sua práxis pedagógica e a resposta da aprendizagem do estudante universitário.REDESBrasil
4Contribuições para a transformação digital no ensino superior em Angola.Ferreira, 2022Pretende-se  induzir a compreensão das diferentes abordagens à volta do conceito sobre transformação digital e, consequentemente, estimular e incentivar a investigação científica.Revista angolana de ciênciasAngola
5Transformação digital em feiras tecnológicas universitárias.Arrabal et al., 2022Explorar a Feira de Inovação e Empreendedorismo realizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), a fim de descrever os fatores pertinentes à sua realização por meio digital.Revista de Administração MackenzieBrasil
6Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Características.Cavalcanti, 2022Apresentar o estado da arte das pesquisas sobre as aplicações da IA no Ensino Superior.Revista ADM. MADEBrasil
7Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade.Pacheco, 2020Apresentar as atribuições da transformação digital para o ensino superior.Revista NupemBrasil
8Instituições de ensino superior brasileiras e sua jornada para a transformação digital.Luna, 2020Identificar o planejamento das IES na jornada para a Transformação Digital.Revista NupemBrasil
9Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios.Neves; Barbosa, 2020Analisar a experiência das IES e das agências de fomento no Brasil com relação ao fenômeno da internacionalização.SociologiasBrasil
Fonte: Autores, 2023.

A transformação digital tem sido um tema amplamente discutido e estudado no contexto do ensino superior. Este artigo propõe evidenciar, com base na literatura científica, os benefícios da transformação digital para o ensino superior. Com isso, ao analisar os estudos e pesquisas disponíveis, é possível identificar diversas vantagens que a adoção de tecnologias digitais traz para as instituições de ensino superior, os docentes e os estudantes (Neves; Barbosa, 2020).

A introdução de tecnologias digitais no ensino superior tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade da aprendizagem e a experiência do aluno. Plataformas de ensino online, recursos multimídia e ambientes virtuais de aprendizagem oferecem aos estudantes acesso a uma ampla gama de materiais educacionais, permitindo que eles aprendam a seu próprio ritmo e revisem o conteúdo conforme necessário. A personalização do ensino, com base em dados e análises, também pode ser facilitada por meio da transformação digital, atendendo às necessidades individuais dos alunos (Júnior et al., 2023).

A transformação digital no ensino superior amplia o acesso à educação, permitindo que estudantes de diferentes locais geográficos participem de cursos e programas acadêmicos. Isso contribui para a diversificação do corpo discente e a inclusão de pessoas que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar a educação superior. Além disso, a flexibilidade proporcionada pela modalidade de ensino online permite que os alunos conciliem seus estudos com outras responsabilidades, como trabalho e família (França, 2022).

A incorporação de tecnologias digitais no ensino superior enriquece a experiência de ensino tanto para os docentes quanto para os estudantes. Ferramentas de colaboração online, como videoconferências e sistemas de gerenciamento de aprendizagem, possibilitam a interação e a comunicação eficazes entre professores e alunos, mesmo em ambientes virtuais. Isso estimula a participação ativa dos estudantes e promove um maior engajamento no processo de aprendizagem (Luna, 2020).

A transformação digital também oferece a capacidade de coletar, analisar e utilizar dados de forma eficaz para melhorar o desempenho institucional e o ensino. Instituições de ensino superior podem usar análises de dados para identificar tendências, avaliar o sucesso dos programas acadêmicos e implementar medidas corretivas quando necessário. Isso possibilita uma tomada de decisões mais informada e baseada em evidências (Machado et al., 2022).

A automação de processos administrativos por meio de sistemas de gerenciamento institucional e outras ferramentas digitais pode aumentar significativamente a eficiência das operações das instituições de ensino superior. Isso inclui a gestão de matrículas, a distribuição de recursos e a administração de finanças. A transformação digital pode economizar tempo e recursos, permitindo que as instituições se concentrem mais em atividades acadêmicas essenciais (Cavalcanti, 2022; Arrabal et al., 2022) .

Em suma, a literatura científica apresenta uma ampla gama de benefícios da transformação digital para o ensino superior. Esses benefícios incluem a melhoria da aprendizagem e da experiência do aluno, o acesso ampliado, o enriquecimento da experiência de ensino e aprendizagem, a análise de dados e uma maior eficiência administrativa. Portanto, a incorporação estratégica de tecnologias digitais nas instituições de ensino superior pode ser uma abordagem valiosa para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos e proporcionar uma educação de alta qualidade e acessível (Pacheco, 2020; Pacheco, 2020).

4. CONCLUSÃO

O presente artigo se dedicou a explorar os benefícios e oportunidades da transformação digital no ensino superior com base na análise da literatura científica disponível. Ao longo da revisão, ficou claro que a transformação digital é um fenômeno que está moldando profundamente o cenário educacional e que traz consigo um vasto leque de vantagens para instituições de ensino superior, docentes e estudantes.

A transformação digital oferece uma perspectiva promissora para aprimorar a qualidade da aprendizagem e enriquecer a experiência do aluno, permitindo a personalização do ensino e o acesso a recursos educacionais diversificados. Além disso, ela estende as fronteiras da educação, promovendo a inclusão e a flexibilidade, tornando o ensino superior mais acessível a uma gama mais ampla de indivíduos.

No entanto, é importante destacar que a transformação digital não é um processo isento de desafios. Questões relacionadas à segurança de dados, desigualdades de acesso e a necessidade de capacitação de docentes e alunos são preocupações que devem ser abordadas com seriedade. Assim, a transformação digital no ensino superior é um caminho para uma educação mais inclusiva, flexível e de alta qualidade, que pode preparar melhor os estudantes para os desafios do mundo moderno.

REFERÊNCIAS

ARRABAL, Alejandro K. et al. Transformação digital em feiras tecnológicas universitárias. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 23, 2022.

CAVALCANTI, Wania Mello; TAVARES, Elaine; CASTRO PEREIRA JÚNIOR, Joel Lima. Aplicação da Inteligência Artificial no Ensino Superior: Áreas e Características. Revista ADM. MADE, v. 25, n. 1, p. 040-061, 2022.

FRANÇA, André Bretas. Tecnologia da informação e comunicação na educação: O avanço da educação a distância na pandemia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 5, p. 1877-1897, 2022.

FERREIRA, Albano Vicente Lopes. Contribuições para a transformação digital no ensino superior em Angola. Revista angolana de ciências, v. 4, n. 1, 2022.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 246-269, 2023.

LUNA, Francisco Djalma Silva. Instituições de ensino superior brasileiras e sua jornada para a transformação digital. Revista Nupem, 2020.

MACHADO, Fransilvia Barroso et al. Metodologias ativas de aprendizagem: avanços e desafios no ensino superior. REDES, v. 2, n. 1, 2022.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, v. 22, p. 144-175, 2020.

PACHECO, Roberto Carlos; DOS SANTOS, Neri; WAHRHAFTIG, Ramiro. Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista Nupem, v. 12, n. 27, p. 94-128, 2020.

PAIVA, Susana Isabel Conde Gaboleiro. A transformação digital das escolas e o seu impacto nas estruturas de gestão escolar, administrativas, pedagógicas e tecnológicas: estudo de caso. 2021. Tese de Doutorado.


¹Mestrando em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco. E-mail: dinizleonardo152@gmail.com
²Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Amapá. e-mail: joelmangaap@gmail.com
³Mestrado em Filosofia pela Puc-SP. E-mail: professor12.jose@gmail.com
4Mestrando em Educação pela FACMAIS, Formado em Pedagogia pela UEG. E-mail: admlucianosantana@gmail.com
5Mestra em Ensino de Ciências Naturais – UFMT. E-mail: creides827@gmail.com.br
6Mestre em História Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. E-mail: mateusjeferson@hotmail.com
7Mestrado em Gestão do Conhecimento  pela Universidade da Amazônia. e-mail: glaucialvs@yahoo.com
8Mestrado em Antropologia, PPGA-UFPA, Especialista em Docência no Ensino Superior. E-mail: ewertontuma@yahoo.com.br
9Mestrado em Gestão do Conhecimento pela Universidade da Amazônia. e-mail: cassiomarajo@yahoo.com.br
10Mestre em Ciências da Educação – ISEL e Mestrando Inovações em Tecnologias Educacionais – PPGITE- UFRN. E-mail: marielhoolanda@gmail.com
¹¹Mestranda em Comunicação e Sociedade, Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Tocantins . E-mail: lysmariia.ramos@gmail.com
¹²Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagem pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. E-mail: lucas44pinheiro@gmail.com
¹³Engenharia de Saúde e Segurança pela Universidade Federal de Itajubá. E-mail: cristinerodrigues93@gmail.com
14Doutoranda em Antropologia – PPGA pela Universidade Federal do Pará. E-mail: mih.machado02@gmail.com
15Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Especialização em Obstetrícia-IESM e Preceptoria em Saúde – UFRN. E-mail: arturmagno_k2@outlook.com
16Bacharel em Fonoaudiologia; Instituição: Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail: yolandaa.palelot@gmail.com