TRABALHO DE CONCLUSÃO DO PROJETO: NA CONSTRUÇÃO DOS DESAFIOS DE  SÍNTESE DE EVIDÊNCIA, O PROCESSO DE METODOLOGIAS ATIVAS FOI INTEGRADO E REFLEXIVO NA POLÍTICA INFORMADA POR EVIDÊNCIA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202504301735


Roseli Cícera da Silva
Orientadora: Luzia Sandra de Paula


RESUMO

Este Trabalho tem como objetivo buscar pontos de convergência entre as MA-metodologias ativas de ensino e outras abordagens já consagradas do âmbito da prática, e desvendar os segredos e adentrar pelos caminhos da PIE-Política Informada por Evidências. Para tanto, esse trabalho teve uma trajetória bastante significante, utilizando MA nos problemas e nas questões de aprendizagem evidenciadas pelo grupo de trabalho. Trabalhamos as ferramentas SUPPORT, para embasar nosso conhecimento e prática sobre estudo de Revisões Sistemáticas das principais abordagens teóricas voltadas para os processos de gestão e ensino com uso de evidências. Esses resultados foram frutos de um processo de aprendizado pelas metodologias ativas como escolha metodológica. Na minha vivência prática, fazer gestão com uso da PIE por meio de formação em MA, nos desafia constantemente por mais que haja consensos, considerando que não está instituído no cotidiano em RO. Desse modo, me desafiei a escrever minha narrativa sobre essa experiência para compreender os usos das metodologias ativas nas dinâmicas das Políticas Informadas por Evidências.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizado. Política Informada por Evidência e desafios.

ABSTRACT

This work aims to find points of convergence between the active MA-teaching methodologies and other approaches already established in the scope of practice, and to unveil the secrets and enter the paths of the PIE-Policy Informed by Evidence. For this purpose, this work had a very significant trajectory, using AM in the problems and in the learning issues evidenced by the work group. We work with SUPPORT tools, to base our knowledge and practice on the study of Systematic Reviews of the main theoretical approaches focused on management and teaching processes using evidence. These results were the result of a learning process using active methodologies as a methodological choice. In my practical experience, doing management with the use of PIE through training in MA, challenges us constantly no matter how much there is consensus, considering that it is not established in everyday life in RO. In this way, I challenged myself to write my narrative about this experience to understand the uses of active methodologies in the dynamics of Policies Informed by Evidence.

Keywords: Active methodologies. Leaning. Evidence-informed Policy.

1. INTRODUÇÃO

No caminhar do Projeto gestão de políticas de Saúde Informadas por Evidências, visando contribuir para qualificação profissional, voltadas para evidências, utilizando desenvolver a capacidade e habilidades no uso do conhecimento científico. Diante de todas as perspectivas do ensino deste projeto buscando novas tendências para as ações que visem à melhoria da Saúde dos Usuários do SUS de Rondônia. Discutindo novos modelos e organizações de gestão de saúde para alcançarem níveis de excelência na prestação de serviços integrativos e focados nos objetivos. Assim levanto alguns modelos da Gestão da Qualidade, das Redes de Atenção à Saúde – RAS, da Gestão Estratégica e da Gestão Participativa – Cogestão, como algumas possibilidades para o enorme desafio nesta área, mesmo assim não devemos desistir focando na melhoria da saúde e o melhor remédio. Diante deste o objetivo propõe alguns segredos dos usos das Metodologias Ativas no contexto do uso busca de políticas informadas por evidências buscando melhores resultados e transparência, confiabilidade, e aplicabilidades mediante o conhecimento para desvendar os problemas enfrentados. Assim, mesmo considerando as mais diversidades e barreiras enfrentadas pelo seu uso. 

Diante de todos obstáculos vivenciado como profissional de linha de frente nos atendimentos aos pacientes pediátricos no HICD – Hospital Infantil Cosme e Damião, vejamos diariamente as necessidades, por faltas leitos, superlotação, faltas de especialidades médicas, estrutura física, RH, equipamentos, levando uma situação caótica, aumento no tempo de espera pelo primeiro atendimento, agravo à saúde de pacientes na fila de espera, queda na qualidade do atendimento, sobrecarga de profissionais de saúde, escassez de recursos materiais e financeiros, equipes de saúde exaustas e desmotivadas por não ser valorizada, aumento na quantidade de situações de crise e no tempo dedicado para solucioná-las.

Diante de todo esse cenário enxergamos que nossos gestores esqueceram da nossa Atenção Básica, que muito falam-se em reestruturação, e nada acontece fazendo com que nossos usuários ficam  sem um fluxo definido, peregrinando de um local para outro, muitas vezes sobrecarregando a médias  e alta complexidade, com situação que deveria ser resolvido em um único local.  Dessa forma esperamos que haja uma linha guia definida para o acesso da população e que os problemas sejam resolvidos.

Em reflexão sobre os obstáculos encontrados no decorrer do projeto foram muitos desde ao manuseio das plataformas de pesquisas devidos a não habilidades, falta de dados, o não conhecimento da nova metodologia de ensino, o projeto buscou uma maior aproximação com a realidade complexa de revisões sistemáticas sujeitas a múltiplas vulnerabilidades. A perspectiva desta nova metodologia de ensino é ampliar a percepção social e profissional de cada participante e criar o fortalecimento das conexões entre a realidade e os processos de formação de especialização profissional, requer aprofundamento dos dados e das informações, como as fontes concretas com maior dinamismo. O Projeto ESPIE veio para nos ajudar a identificar as situações problemáticas e priorizá-las, através de revisões sistemáticas, utilizando as ferramentas SUPPORT de pesquisa na elaboração da síntese por evidências, e após com a conclusão com o Plano de Ação.

2. METODOLOGIA 

2.1 MUITO PRAZER!!! CONHECI AS METODOLOGIAS ATIVAS E AS ESTRATÉGIAS PROGRAMADAS PARA O PROJETO ESPIE

A metodologia utilizada para elaboração do TCP (Trabalho de Conclusão de Projeto). Revisões Sistemáticas. A busca de evidências foi realizada nas bases de Plataformas para Políticas informadas por evidências (PIE) Health Evidence (Universidade Mc Master) – Para problemas de saúde pública. Health Systems Evidence (Universidade Mc Master) – Direcionada para sistemas de saúde, contém mais documentos do que revisões; importante ferramenta na fase de implementação do projeto, Epistemonikos (Fundação Epistemonikos) – é um repositório mais amplo, com estudos primários, estudos de saúde pública, de intervenção individual. Foram selecionadas Revisões Sistemáticas em português e inglês, sendo textos escolhidos para leitura completa. Na qual estivemos o caderno do projeto como guia, foi utilizada a série histórica do portfólio que é um instrumento de aprendizagem de avaliação com pensamentos críticos e reflexivos1, que foi planejada e articulada pelos mediadores desde início do projeto, onde encontra -se todas as atividades descritas do trabalho com fundamentação teórica e prática por encontro, por fim, o caderno de anotação diária.  Diante de todas as organizações o portfólio e o caderno do projeto serviu de caráter somativo para a elaboração do TCP.

As metodologias ativas de ensino aproximam-se cada vez mais dos espaços formais de ensino, por trazerem contribuições positivas nos processos de ensino e de aprendizagem. Estratégias de ensino norteadas pelo método ativo têm como características principais: o aluno como centro do processo, a promoção da autonomia do aluno, a posição do professor como mediador, ativador e facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem e o estímulo à problematização da realidade, à constante reflexão e ao trabalho em equipe2.

2.2 METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE SÃO SEGUNDO PESQUISA REALIZADA, QUAIS AS MAIS UTILIZADAS E COMO APLICAR

Metodologia ativa é um conceito amplo, que pode englobar diferentes práticas em sala de aula. Em comum, todas têm o objetivo de fazer do aluno o protagonista, participando ativamente de sua jornada educativa. A ideia é estimular uma maior responsabilidade do estudante pela construção do próprio saber em instituições de ensino. Assim, ele se envolve no processo de aprendizado de maneira ativa, superando a ideia de aulas expositivas e com pouca interação do processo de ensinar padrão3.

Primeiramente, existem várias abordagens que podem ser trabalhadas isoladamente ou em conjunto dentro de sala de aula. Aprendizagem baseada em problemas, em projetos, por pares, design thinking e sala de aula invertida são apenas alguns exemplos.

2.3 UTILIZAÇÃO DA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA NO DECORRER DO PROJETO ESPIE E DA POLÍTICA INFORMADA POR EVIDÊNCIA E USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

O uso da metodologia ativa, da espiral construtivista como estratégia educacional deu sustentação para que os grupos afinidade iniciassem o desafio de fazer uma síntese de evidência, juntamente com PIE foi de suma importância na utilização das plataformas de pesquisa. No início do projeto, não foi fácil estávamos a acostumado a trabalhar do modo tradicional, o professor ensina e você aprende, mas quando deparamos  com a nova proposta do método foi até assustador, tínhamos que sair da zona de conforto e começar agir, sendo que a nova proposta do projeto, utiliza uma abordagem construtivista, devem ser construída com capacidade enfrentar desafios diante das questões de aprendizagem levantadas através dos problemas vivenciados. 

Nós éramos estimulados a elencar problemas, hipóteses, em seguida as questões de aprendizagem, na qual era realizado através debates no grupo diversidade. Sempre buscando evidências direcionadas ao problema. O professor assumia o papel de mediador, facilitador, orientador, e o observador, e nós éramos o protagonista do aprendizado, o mediador esclarecia pontos conflitantes para a compreensão do conteúdo, toda essa demanda visando aos especializados desenvolver capacidade crítica e adotar as melhores práticas e mais efetivas para qualificar  a gestão da saúde.

2.4 OS MOVIMENTOS DA VIAGEM EDUCACIONAL

Dentro das metodologias ativas, tivemos a oportunidade de experimentar várias estratégias educacionais além da espiral construtivista: aprendizado baseado em equipe, baseado em problema, realização de plenária (compartilhamento de saberes entre os grupos) reflexões da trajetória  da prática vivenciada; viagem educacional na qual assistíamos um filme, em seguida fazíamos uma resenha crítica e reflexiva, que contribuiu para o aprendizado, particularmente por meio de emoções e sentimentos.

As viagens educacionais são desenvolvidas em dois movimentos: o primeiro, em grande grupo, destinado à exposição dos participantes à vivência; e o segundo, em pequenos grupos, destinado ao compartilhamento de emoções e sentimentos mobilizados pela atividade4.

Para além do compartilhamento, o processo reflexivo pode ganhar maior densidade ao ser solicitada, ao fim da atividade, a elaboração de uma narrativa reflexiva individual que dialogue com as reflexões produzidas com a proposta de perfil de competência que orienta a iniciativa educacional. Essa narrativa usualmente é compartilhada com o docente em momentos específicos, destinados ao acompanhamento do portfólio de cada educando5.

2.5 PORTFÓLIO UM GRANDE DESAFIO COM BELAS EXPERIÊNCIAS NARRATIVA E REFLEXIVA

Ao final de cada encontro o apoiador estimulava cada participante elaborar sua reflexão crítica, para constar nossas aprendizagens e experiências vivenciadas nas diferentes atividades desenvolvidas, seus significados e práticas. durante os encontros tínhamos um momento individual ou coletivo para construção e acompanhamento da trajetória de cada participante, destacando-se as facilidades e dificuldades na aprendizagem e desenvolvimento no perfil de competência, e as avaliações formativas e somativas a todo e momento, no final de cada encontro no CONVAS. A formação de indivíduos críticos-reflexivos, proporcionada pelo portfólio, foi especialmente verificada quando os estudantes relataram a transformação da visão negativa que tinham sobre o sistema de saúde – uma política ineficiente e precária6.

Além dessas atividades, foram desenvolvidas as Atividades Auto Dirigidas (AAD) e a Educação a Distância (EAD), a AAD, busca de reflexões individuais e EAD é uma modalidade educacional realizada nos espaços em espaço virtuais de aprendizagem. Sendo que CONVAS, uma plataforma interativa é utilizada como ferramenta e dispositivos de mediações das atividades educacionais realizadas a distância. 

A formação reflexiva estimula a capacidade de mudanças de paradigma. Quais são os benefícios das metodologias ativas7:

  • Adquirem maior autonomia;
  • Desenvolvem confiança;
  • Passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
  • Tornam-se aptos a resolver problemas;
  • Tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados e;
  • Tornam-se protagonistas do seu aprendizado.

Para a instituição de ensino, os benefícios se mostram principalmente com:

  • Maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula;
  • Melhora da percepção dos alunos com a instituição;
  • Aumento do reconhecimento no mercado e;
  • Aumento da atração, captação e retenção de alunos.

Portanto, a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação, especialmente no Brasil, onde o setor necessita de transformações substanciais. Por isso, é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para educar é algo extremamente relevante3.

2.6 OUTRAS ESTRATÉGIAS QUE EXISTEM COM BASE NAS METODOLOGIAS ATIVAS, NÃO VIVENCIEI, MAS PESQUISEI POR INTERESSE QUE ME DESPERTOU O PROJETO ESPIE

2.6.1 APRENDIZAGEM BASEADAS EM PROJETOS (ABP)

Faz com que os alunos construam seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. O educador pode incluir tecnologias como vídeos ou fóruns digitais, além de propor atividades que envolvam elementos concretos – como cartazes e maquetes. A fim de desenvolver nos alunos um perfil investigativo e crítico diante das situações propostas. O ponto principal é permitir que o estudante busque o saber por si mesmo. E não significa que o professor não deva estar presente: cabe a ele atuar como orientador de caminhos, dando feedbacks e mostrando erros e acertos ao longo do processo8.

2.6.2 APRENDIZAGEM BASEADAS EM PROBLEMAS (ABP)

Aqui se propõe a construção de conhecimento através de debates e júris, discutindo em grupo um problema. Na prática, o aluno estuda um determinado assunto antes da aula. A metodologia quebra o paradigma de aula tradicional, com disciplinas curriculares distanciadas umas das outras. Assim, a participação de cada um se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação entre saberes de diferentes áreas do currículo escolar9

2.6.3 GAMIFICAÇÃO

Pode-se entender como gamificação a utilização de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula. A metodologia é principalmente utilizada para gerar maior engajamento, motivar a ação, promover a aprendizagem ou resolver problemas de modo criativo10

A gamificação está entre as novas metodologias de treinamento, que é uma abordagem didática baseada na estrutura do jogo, com um componente atraente para os alunos11.

Dessa forma, o professor gamifica aspectos normais de sala de aula, como aprender sobre ligações químicas. De quebra, conquista-se um maior engajamento dos alunos. Por mais simples que pareça, a gamificação é uma excelente maneira de ajudar estudantes a perderem a resistência diante de temas complexos. Por meio de desafios individuais ou em grupo, é possível promover um maior engajamento em sala de aula. Cabe ao professor desenvolver dinâmicas atrativas e inteligentes. Que sejam capazes de gerar o aprofundamento didático – e não só um momento de interação coletiva12.

2.6.4 SALA DE AULA INVERTIDA

A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, é uma metodologia ativa amplamente conhecida, derivada do ensino híbrido. Seu diferencial reside no uso da tecnologia – especialmente a internet, pois mistura a experiência digital e de sala de aula, potencializando o aprendizado13. Logo, a sala de aula invertida funciona em dois momentos:

  • Online: antecede a aula em grupo. É onde o aluno estuda sozinho, aproveitando materiais da internet.
  • Presencial: é onde o aluno compartilha com o grupo sua compreensão do tema, trocando saberes com o professor e os colegas14.

Para que a sala de aula invertida funcione, é preciso que os alunos apoiem a proposta, comprometendo-se com o desafio no novo cenário, o discente é amplamente responsável pela qualidade do ensino que irá receber. Já do educador espera-se um bom planejamento de aula, capaz de conectar de forma dinâmica e didática os conteúdos trazidos para a classe. Os direcionadores para a aprendizagem baseada no aluno manifestaram-se em modelos de aprendizagem baseada em equipes, problemas e casos15.

2.6.5 APREDIZAGEM EM PARES

O aprendizado em equipe liderado por pares é um modelo de aprendizado ativo bem definido, que envolve interações em pequenos grupos entre os alunos Conhecida também como instrução pelos colegas, a metodologia foi desenvolvida na década de 1990 na Universidade Harvard, nos Estados Unidos16.

Com o propósito de apoiar a aprendizagem durante as aulas de Física, utilizando um aplicativo no qual os alunos, divididos em duplas, respondiam questões. Promover o trabalho em duplas mostrou-se extremamente benéfico, tornando mais simples a forma como os conceitos eram explicados. Além disso, contribui tanto na formação do pensamento crítico, quanto na capacidade dos alunos de respeitarem opiniões divergentes17.

Ao decorrer do projeto foi utilizado  avaliação dos mediadores pelos especializandos e vice versa e entre pares, com objetivo de detectar os pontos fracos e positivo de cada participante de maneira sutil, para criar habilidades de argumentação, comunicação e criar vínculos entre os pares, sendo um dos objetivos do projeto formar gestores estimulando o trabalho em equipe.

3. O QUE É POLÍTICA INFORMADA POR EVIDÊNCIAS (PIE)

As Ferramentas SUPPORT foram apresentadas em um conjunto de artigos publicados em 2009 na revista Health Research Policy and Systems. Estes papers foram elaborados no âmbito de projeto internacional que agregou pesquisadores de instituições líderes no estudo do uso de evidências em políticas de saúde. Estas ferramentas são endereçadas principalmente aos tomadores de decisão, formuladores de políticas e seus apoiadores, e foram elaboradas para utilização em diferentes cenários, incluindo países de alta, média e baixa renda18.

Essas ferramentas são muito úteis para equipes que queiram elaborar, com o máximo rigor, produtos de tradução do conhecimento sobre opções para abordar um determinado problema de saúde, estes documentos são conhecidos como sínteses de evidências para políticas de saúde (ou Evidence Brief for Health Policy, em inglês)18. Uma síntese de evidências tem como características:

1) descrever um problema de saúde definido como altamente prioritário e o seu contexto; 2) descrever o que se sabe sobre esse problema, os custos e consequências das opções para lidar com o problema e os pontos-chave para a implementação das opções; 3) informar sobre os métodos empregados para identificar, selecionar e analisar os dados da literatura, que devem ser sistemáticos e transparentes; 4) tecer considerações sobre a qualidade dos estudos selecionados, a aplicabilidade dos resultados ao contexto local, e equidade com relação a cada uma das opções identificadas para lidar com o problema; 5) ter um formato de apresentação, tamanho e linguagem que facilite a leitura pelas partes interessadas; 6) conter informação sobre uma revisão de mérito do ponto de vista da qualidade metodológica e relevância do problema analisar18.

Surgiu para identificar as melhores estratégias disponíveis, nos processos de tomada de decisão, em políticas Públicas, utilizando revisões sistemáticas para  que ocorra depende do acesso de conhecimento científico, Entretanto há um grande abismo que se tem de evidências científica e o que é utilizado na prática, tendo necessidade de apoiar e aprender com a abordagem para fortalecer o relacionamento entre as comunidades de pesquisa e política19.

Neste contexto, contemplamos no decorrer do curso as diversidades culturais, individuais e coletivas, na qual aprendemos a respeitar as ideias e limites do grupo, sempre com suporte do coordenador do projeto por mídia, das facilitadoras de ensino, viagem educacional (filme) e leituras de artigos de revisões sistemática sendo discutido em grupo20

O PIE nos aproxima do processo de tomada de decisão em políticas públicas informadas pelas melhores evidências disponíveis, que deverá ser utilizado de forma transparente, sistemática e criteriosa, o seu uso é de grande importância no processo de aprendizagem do projeto para construir a síntese de evidência, usando as ferramentas SUPPORT, com estratégia de busca, com revisões21.

A PIE é essencial para que se tenha bons resultados nas definições dos problemas, na decisões de opções no processo de tomada de decisão, em especial, na saúde, onde se observam inúmeros fatores que influenciam diretamente esse processo.Os avanços tecnológico foi utilizado no contexto educacional de forma que o processo de ensino e de aprendizagem se torne mais dinâmico e produtivo, com desenvolvimentos de habilidades intelectuais de ensino fazendo esse contraste com  as Políticas Informadas por Evidências  utilizando os seguintes bancos de dados: LILACS, MEDLINE Health Systems Evidence, Epistemonikos, e SciELO8.

A rede support foi base para nós, no início não foi fácil o manuseio, por falta de conhecimento e habilidades  mas demonstrou ótimos resultados de pesquisas, evitando viés, com uso da metodologia ativa e revisões sistemáticas informadas por evidências21

3.1 PICOS

Foram utilizadas estratégias de busca para as revisões sistemáticas, como ponto de partida. PICOS. (população, intervenção, comparação, resultado, tipo de estudo) e as Plataforma de tradução de conhecimento Políticas Informadas por Evidências (PIE). Health Evidence, Epistemonikos, Helth Sistens Evidence/Descritores: palavra (busca), operadores booleanos: OR, AND e AND NOT.

Essa metodologia tem papel essencial em estudos na área da saúde, visto que através dela torna-se possível a construção da pergunta de pesquisa e de fundamentar bibliográfica, além disso, pode influenciar a tomada de decisão clínica nas instituições de saúde22.

No que se refere a estratégia PICO é importante enfatizar, que a atuação dos profissionais de saúde tem sido cada vez mais imprescindíveis para fundamentar as decisões terapêuticas nas melhores evidências disponibilizadas.

3.2 COMO INOVAR AS POLÍTICAS INFORMADAS POR EVIDÊNCIAS NA GESTÃO DA SAÚDE

As transformações da sociedade contemporânea demandam capacidade de aprendizado, sujeitos cada vez mais qualificados e profissionais com perfil diferenciado. Isso tem colocado em questão os aspectos relativos à formação profissional com perfil criativo, inovador e autônomo. 

A fim de formar esse profissional, as instituições de ensino, independente do nível, precisam oferecer currículo que leve em conta esse perfil. Para tanto, a abordagem tradicional, baseada unicamente na transmissão de conteúdos pelo professor, precisa dar lugar a práticas de ensino inovadoras2.

Com bases nessas inovações Eu, especializanda me despertei em buscas de novos desafios e resultados para melhorar no meu aprendizado, mesmo sabendo que seria desafiadora método da metodologia utilizada, me embarquei com grande luta, formada desde 2010 no curso de bacharel e licenciatura em enfermagem pela Faculdade São Lucas, residente no município de Porto velho a 14 anos, oriunda do interior do estado. Após término da graduação atuei na área técnica saúde mulher/idoso com indicadores sistema na Gerência de Programa estratégico de Saúde GPES/SESAU, onde tive a oportunidade de realizar diversos cursos: Pós graduação em saúde pública com ênfase em PSF (Programa Saúde da Família), Vigilância de Óbito Materno Infantil e Fetal e de Atuação em Comitês de Mortalidade. FIOCRUZ/2014. Aperfeiçoamento de Gestão Para Educação Permanente dos Profissionais Redes de Urgência/Hospital Alemão Osvaldo Cruz/PROADI-SUS/MS. E continuei atuando na área de enfermagem assistencial/hospital Infantil Cosme Damião/ Unidade Pronto Atendimento e com grandes benção de Deus fui aprovada no processo seletivo do ESPIE e  tendo esse grande privilégio de ter sido contemplada neste novo desafio do  projeto pelo Sírio Libanês. Sendo assim essas transformações fizeram parte do meu contexto de vida e de trabalho, de ser formada em metodologia tradicional garantiu o aporte necessário para me colocar em um lugar no mundo do trabalho, considerando que a concorrência é real e estamos envoltos com ela.  Sempre enfatizando  nos filmes das viagens educacionais, que fizeram com que o grupo individual e coletivo enxergasse a realidade de várias maneiras, saindo do obscuro e dando – nos inspiração para renovação de força para seguirmos em frente.

Diante das transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas das últimas décadas têm impactado de forma significativa a vida das pessoas, as relações estabelecidas entre elas, o mundo do trabalho e, por conseguinte, a escola. Esta última talvez seja a que mais tem sido “sacudida”, dada a solidez histórica de sua estrutura1.

3.3 CONSTRUINDO A SÍNTESE DE EVIDÊNCIA

E foi no grupo afinidade (GAF C) que tudo deu início aos trabalhos de gestão informadas por evidências, estimulando as práticas de habilidades para busca sistemáticas de evidências sobre as políticas de saúde, na elaboração no mês 06/2019 etapa I a síntese de evidência, definindo o problema para a gestão de saúde, implementação das opções  informadas por evidências: barreiras e estratégias, sendo  realizadas  oficinas em grupos. Na qual começava aqui uma jornada árdua de trabalho para o grupo,  correr em busca onde encontrar as revisões sistemáticas, para evitar viés de análise na revisão sistemática, a revisão sistemática iniciou se com a elaboração, da questão problema, ou seja, o objetivo principal, e de um projeto de revisão. Identificando a sua origem e os principais pontos que chamam atenção para ele, sua magnitude e sua causa.

Decidindo as opções para a política

Devem ser consideradas questões como: quais opções foram apresentadas? O que se sabe sobre seus impactos e seus efeitos? Qual o nível de certeza que se tem sobre esses resultados? Como posso adaptá-las? Para o meu problema , para selecionar as opções que melhor se adequam ao seu problema, é preciso  considerar mecanismos alternativos de prestação, financiamento e governança21.

Considerações para a implementação das opções de políticas

Implementar ações não é uma tarefa fácil, pois requer mudanças em vários níveis, como  a mudança de comportamento de atores chaves,e mudanças organizativas.

Por fim,é necessário sintetizar essas informações utilizadas e deixar claro a evidência e os critérios utilizados para concretizar essas barreiras, informar as vantagens e desvantagens das estratégias de implementação. Quanto mais sistemático  e transparente esse processo, maiores as chances na implementação de uma ação21.

A seguir foi realizada uma ampla busca da literatura usando a evidência para o processo PIE com o objetivo de se identificar o maior número possível de estudos relacionados à questão, os resultados foram  finalmente sintetizados numa metanálise.

Diálogo deliberativo

Uma importante etapa do processo da Síntese de Evidência envolve conversações propositadas e facilitadas entre pessoas interessadas para alcançar consenso sobre prioridades em serviços de saúde e decidir coletivamente sobre estratégias para ação utilizando síntese de evidências de pesquisas e experiência contextual23.

Após a construção da síntese de evidência  foram convidados  grupos de interesse para participar do diálogo deliberativo: gestores, profissionais de saúde e pesquisadores  que buscaram agregar  valores para sínteses, ajudando a esclarecer os problemas e as soluções, buscando um entendimento comum. Com o problema intitulado: Melhorando o cuidado à criança com doenças respiratórias no Hospital Infantil Cosme e Damião.

DebateDiálogo
OposiçãoColaborativos
VencerDenominador comum
Afirmação na perspectivaAumenta perspectiva
Busca das diferençasBusca entendimento
Causa críticaCausa introspectiva
Buscam-se debilidadesBusca se fortaleza
Defesas de valoresReavalia valores
Escuta para oposiçãoEscuta para entender
Implica conclusãoPermanece aberto

Os diálogos deliberativos são direcionados para atingir grupos específicos, para o desenvolvimento e a implementação de políticas efetivas da governança e da democracia (evipNet).

4. RESULTADO DO DIÁLOGO DELIBERATIVO DA PIE – POLÍTICAS DE SAÚDE INFORMADA POR EVIDÊNCIA PROBLEMA.

Dentre os agravos mais comuns à saúde da criança, estão as doenças do trato respiratório. No Estado de Rondônia, as infecções de ouvido, nariz e garganta tiveram uma tendência crescente nos anos de 2008 a 2017. Em Porto Velho, no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) essas doenças foram responsáveis por aproximadamente 27% das internações, nos anos de 2012 a 201824.

Houve algumas dificuldades no desenvolvimento e implementação do diálogo, principalmente na escolha certa das pessoas interessadas, para garantir que nossos objetivos fossem alcançados, por isso requer um planejamento importante antes e depois da reunião.

Diante dos desafios o diálogo deliberativo envolveu conversações propositadas e facilitadas entre as pessoas interessadas para alcançar consenso sobre prioridades em serviços de saúde ofertadas no âmbito municipal e estadual, (equipes gestoras, pesquisadoras, alunos), relacionada a aumento da demanda de internação com crianças com problemas respiratórios, Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), mediada pelos facilitadores do Projeto ESPIE, garantindo envolvimento e contribuição de todos que decidiram coletivamente sobre as estratégias para ação utilizando a síntese de evidências desta pesquisa. Ficou acordado para os especializando fazer as revisões dos pontos em divergência pela equipe participativa convidada, destacando-se as opções do problema, e as barreiras e estratégias de Implementação a serem enfrentadas.

Quanto ao diálogo deliberativo, cabe enfatizar, que esse método usa uma abordagem coletiva, contemplando a evidência, a interpretação e a criação de novos dados através de discussão, definição de prioridades e criação de soluções. O entendimento das evidências e a geração de novos dados são influenciados pelo conhecimento tácito dos participantes, o que contribui para a interpretação geral dos dados25

5. PLANO DE AÇÃO

Diante de todo cenário construtivista das revisões sistemática chega a dimensão para a elaboração do plano de ação com grandes desafios em frente pandemia COVID-19.

A Influência da pandemia sobre o funcionamento dos Serviços de Saúde e Estratégia de Implementação do plano de ação ESPIE, Diante de todo ajuste das dificuldade do sus, o projeto ESPIE estava andando com limite, pelas conexões entre redes, sobrecarga das  tarefas e de responsabilidades dos especializando, falta de estímulo institucional, mesmo assim estava concretizando – se, aí vem essa onda de Pandemia covid 19 que a princípio pensávamos que tudo era passageiro, engano já se vão quatro meses, e ainda circunda-se entre nós, devastando-se vidas, levando caos: financeiro, psicológico, e desemprego em massa do povo brasileiro, viver esse distanciamento não está sendo fácil, falta de perspectiva nos assombra, sentimos na pele  a falta do despreparo dos nossos gestores e estabelecimento de saúde, falta de leitos UTI, respiradores, monitores, até um simples oxímetro de pulso, medicamentos, vacinas, equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde na linha de frente, bem como a falta de recursos humanos em quantidade e habilitação para lidar com este vírus desconhecidos.

Isto considerado, se observarmos a repercussão fartamente veiculada pela mídia no enfrentamento da doença neste país de dimensão continental, que para alguns desses governantes muitos querem aumento estatísticas das mortes para que venham recursos, muitos desses desviados, e muitas vidas perdidas, e a economia estrangulada, desemprego, doentes sem condições de comprar as medicações, a falta dessas pelos SUS, até quando suportaremos a precariedade do serviço de saúde, mesmo criticamente, podemos arriscar a dizer que houve uma mudança na percepção da população em relação à importância do SUS, uma maior empatia com os profissionais de saúde que estão se doando para dar conta da sobrecarga nos hospitais, apesar das limitações e percalços aqui reconhecidos. Surpreendentemente, a pandemia provocada pelo novo coronavírus fez com que a importância do SUS fosse reconhecida de maneira inédita no Brasil.

Fazendo uma análise crítica nesse momento como profissional de linha de frente, trabalhando todos dias com pacientes leves, moderados e graves, em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), referência para a Afecção, sobrecarregada nem tanto de trabalho físico, mas sim com uma turbulência a de informação sem nenhuma evidência confirmada. Contaminada pela  COVID 19, e levando essa contaminação para nossos familiares, sofrendo uma batalha de guerra, em quarentena, isolada dentro de casa, afastada de tudo e todos, sentimos impotente de tantas mazelas do setor público, convivendo com a morte de frente todos os dias, sabemos que muitas vezes nossos governantes só querem aumento da estatísticas óbitos para que venham recursos, sendo estes desviados para outros interesses, e assim muitas vidas são perdidas, com a economia estrangulada, desemprego, pessoas doentes, sem condições de comprar uma simple medicação. 

Uma desestruturação dos nossos serviços básicos, tenho medo de esbarrar em nossas fraquezas, porque estamos chegando ao limite. Estudamos evidências  e sabemos a sua importância , mas em época de pandemia não temos muito tempo, vidas estão se perdendo, tratamento está sendo empírico e surtindo resultados, tudo tem seus efeitos colaterais, deste que cautela seja tomada. A uma guerra política e comercial em benefício próprio sendo justificado pelas vidas perdidas.

Cabe destacar que “A importância do diálogo na busca do consenso constitui elemento imprescindível para o bom desenvolvimento do trabalho em equipe. Isso aponta à possibilidade do desenvolvimento de uma prática comunicativa. O trabalho em equipe “provoca” a escuta do outro. O que pressupõe o estabelecimento de um canal de comunicação”26.

Para refletir, diante de todo esse cenário  de pandemia mundial, onde todos vivem com medo de algo invisível que se vê falar, que tem nome e sobrenome COVID 19”, na qual essa doença ainda é um desenho para a pesquisa, sabemos que dias difíceis virão, mas não podemos perder a nossa essência de Deus, ele nunca nos abandonará. aqueles que estão doentes fazendo toda diferença para seu tratamento para um bom prognóstico, trazer brilho, risadas e conforto nesses tempos sombrios e nublados. 

O plano de ação cujo objetivo é reduzir a situação problemática abordada pela Síntese de Evidências: Melhorando o cuidado à criança com doenças respiratórias no Hospital Infantil Cosme e Damião em Porto Velho/RO e pelo Diálogo de Políticas realizado no dia 04 de dezembro de 2019 com sete participantes, atores relevantes relacionados ao escopo político do problema; segue em anexo a síntese de evidências e o relatório do respectivo diálogo serão apêndices deste documento. 

A metodologia proposta para elaborar a síntese de evidências científicas foi baseada na ferramenta SUPPORT– SUPporting POlicy relevant Reviews and Trials. Na etapa de transferência de conhecimento, foram desenvolvidas as seguintes atividades: 

1) Definição do problema; 

2) Busca das evidências e seleção das sínteses – A busca de evidências foi realizada nas bases de dados Health Systems Evidence, Epistemonikos. Foram selecionadas Revisões Sistemáticas em português e inglês. Sendo 49 textos escolhidos para leitura completa e posteriormente definiu-se as opções para abordar o problema; 

3) Avaliado a qualidade das revisões sistemáticas utilizando o instrumento AMSTAR e;

4) Finalização da Síntese e realização do diálogo deliberativo. 

O diálogo deliberativo, permitiu que fosse observado juntamente com as evidências encontradas o contexto local e a visão daqueles que estarão envolvidos ou serão afetados pelas decisões futuras relacionadas às opções apresentadas. A partir da contribuição do mesmo, foi possível definir a opção prioritária para o desenvolvimento do plano de ação. 

Continuamos enfrentando o COVID-19, mas é chegada a hora de implementar o Plano de Ação.

Com grandes dificuldades diante deste cenário turbulento, de reunir em grupos devido os distanciamento social e vários colegas doente sem perspectivas devido todo cenário a nível mundial, de concretizar nossa implementação do plano e ação não foi uma das mais positivas, requereu paciência no novo processo de trabalho para que não houvesse uma descontinuidade do plano, novas adaptações e ajustes foram necessárias, porque o futuro da COVID 19 é incerto. 

Por isso a colaboração dos especializando e principalmente nossos mediadores do ESPIE SESAU e SEMUSA, foi de suma importância e que sentimos a necessidade de debater com a gestão de saúde, foram criadas parcerias de dialógicas para expandir possibilidades de vínculos no apoio na construção de novos saberes  a serem enfrentados. A saúde pós-Covid-19, que atualmente está sendo desafiada.

Tudo se iniciou com parcerias através da socialização do plano de Ação, com intuído obter ideias, apoio matricial para andamento significante  do processo. A priori nós especializando tinha uma visão em pauta, mas ao decorrer do diálogo a coordenadora Educação Permanente apresentou-nos outro cenário havendo assim mudanças. Ficando acordado entre as partes, que nos especializando iríamos fazer um levantamento de dados territoriais por bairro de maior demanda de internação de crianças com problemas respiratórios – Hospital Infantil Cosme e Damião. Posteriormente, com essa demanda em mãos, o NUGEP (Núcleo de Educação Permanente) nos apresentaria a equipe piloto escolhida para alinhar demandas para implementação do plano. Mesmo diante da influência da pandemia sobre o funcionamento dos Serviços de Saúde, foi criada essa Estratégia, para viabilizar o andamento do plano de ação ESPIE. 

Pois, diante do contexto vivido,  começamos as readaptações, envolvendo os atores-chave no apoio matricial, criando o fortalecimento para a continuidade do processo através da socialização do plano de Ação online (videoconferência). Com Proposta e discussões pertinente no tange o Intercâmbio entre profissionais Atenção básica e Hospitalar, como realizar o monitoramento das crianças internadas. E assim seguindo a proposta do ESPIE com todos parceiros institucionais.

6. CONSIDERAÇÕES 

Como reflexão final, se vê, a inovação através do uso das MA, é necessária para alcançar mudanças e objetivos bem sucedidos, pode se dizer as PIE  devem ser processos sistemáticos e transparentes para o acesso, avaliação, adaptação, e aplicação de estudos científicos, precisamos pensar na integração das tecnologias digitais de forma criativa, crítica e que possam ser usadas em todo o seu potencial.

O uso de evidências científicas na tomada de decisão poderia ser ampliado mediante o engajamento da sociedade civil para exigir dos governos políticas de saúde informadas por evidências, sendo que durante toda construção da síntese foi utilizado o uso de metodologias ativas nas dinâmicas dos problemas que fundamentam as políticas de saúde pública. o foco é desenvolver competências entre os participantes que apoiem ações que gerem mudanças nos sistemas de saúde locais ampliando a efetividade do serviço oferecido ao usuário do SUS.  Por fim, adaptar-se pelas mudanças  não é uma escolha casual ou um capricho ainda mais vivendo em uma pandemia mundial,  sendo que na maioria das vezes incerto, quando falamos de mudanças importantes, falamos de um ato de necessidade, e acima de tudo, de coragem, na qual passamos até o fim do nosso projeto, muitas barreiras enfrentadas, reuniões Online, distanciamento social, desmotivação dos colegas especializando, dificuldade de reunir se, mas com convicção que tudo daria certo.

7. REFERÊNCIA

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