REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102501180754
Lincoln Nilo Pereira1
Na atualidade as organizações têm buscado, de diversas maneiras, acompanhar os avanços tecnológicos e as modificações pelas quais a sociedade passa. Isso tem exigido das empresas cada vez mais estratégias e métodos de gestão para gerir todos esses elementos e ainda não perder suas vantagens competitivas mediante ao mercado. A nova era da Indústria 4.0 vem exigindo maneiras adequadas e organizadas para armazenar e gerenciar seus dados e informações. Para tentar entender como essa tendência tem sido vivenciada pelas organizações e pelos pesquisadores, esta pesquisa investigou como está a produção científica sobre sistemas de informação e Internet das coisas quando utilizadas para apoio à tomada de decisão. Para isso, elegeu o seguinte objetivo geral: identificar a produção científica sobre às temáticas: sistemas de informação e Internet das coisas (IoT) nos últimos cinco anos. O método de busca desta pesquisa foi o método Ordinatio, que auxiliou na busca, seleção e classificação do material de análise. Ao final da pesquisa foi possível identificar que as principais abordagens dos trabalhos nos últimos anos envolvem o desenvolvimento de plataformas em IoT; aplicação de projetos em IoT em organizações; segurança informacional; as contribuições de IoT para a tomada de decisão.
Palavras–chave: Sistemas de Informação. Internet das coisas. Revisão sistemática.Método Ordinatio.
ABSTRACT
Nowadays, organizations have sought, in different ways, to keep up with technological advances and changes that society is going through. This has increasingly required companies to adopt strategies and management methods to manage all these elements and still not lose their competitive advantages through the market. The new era of Industry 4.0 is demanding adequate and organized ways to store and manage your data and information. To try to understand how this trend has been experienced by organizations and researchers, this research investigated how is the scientific production on information systems and Internet of things when used to support decision making. For this, he chose the following general objective: to identify scientific production on the themes: information systems and Internet of things (IoT) in the last five years. The search method for this research was the Ordinatio method, which helped in the search, selection and classification of the analysis material. At the end of the research it was possible to identify that the main approaches of the works in the last years involve the development of platforms in IoT; application of IoT projects in organizations; informational security; IoT contributions to decision making.
Keywords: Information systems. Internet of things. Systematic review. Ordinatio Method.
1 INTRODUÇÃO
A busca por informações e dados é uma essência das organizações da atualidade, conhecer meios de gerir e transformar informações, dados e conhecimentos de maneira que possam ser utilizadas para tomada de decisão tem se tornado a ambição de muitas empresas. Encontrar sistemas de informações que dão suporte às tomadas de decisão tem sido uma prioridade dentre as organizações, ter suas informações compactadas, em local seguro, de fácil acesso e de maneira ágil tem determinado o ritmo de trabalho de muitas empresas.
Os sistemas de informação são responsáveis por diversas coisas como, a contribuição entre empresas e colaboradores, apoio a tomada de decisão, serve para modificar as estratégias que a empresa usa para competir no mercado, cria base para que as organizações possam alavancar novas oportunidades de negócios, aumentando, dessa forma, seu crescimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores na empresa (ARAÚJO; RAZZOLINI FILHO, 2017).
À medida que as tecnologias e, por consequência, a sociedade avançam, assim também as organizações necessitam buscar meios nos quais possam favorecê- las na busca de se manter estrategicamente posicionadas no mercado perante seus clientes e concorrentes. A chegada da era da Indústria 4.0 trouxe diversas modificações e desafios a serem percorridos pelas empresas, em ambientes muitas vezes desconhecidos a certeza que se mantinha estava relacionada a necessidade que se há em ter e proteger suas informações. O ambiente robótico, digital e a Internet das Coisas (IoT) é cada vez mais presente e necessário no mundo corporativo de hoje.
Atualmente, a IoT tem ganhado atenção, tanto na academia e por seus pesquisadores, como na indústria, as pesquisas nessa área têm examinado continuamente os novos produtos e serviços ofertados pela Internet da Coisas e como elas vêm sendo introduzidas no mercado (TANG, 2020). “ O uso da IoT pelas empresas permite novas maneiras de criar valor de negócios”. (CÔRTE-REAL et al., 2020, p. 3).
Desta forma, esta pesquisa busca investigar como está a produção científica sobre sistemas de informação e Internet das coisas quando utilizadas para apoio à tomada de decisão. Para isso, elegeu o seguinte objetivo geral: identificar a produção científica sobre às temáticas: sistemas de informação e Internet das coisas (IoT), nos últimos cinco anos.
Para dar suporte durante esta busca foram associados os seguintes objetivos específicos: a) identificar nas bases de dados Scopus e Web of Science artigos sobre os temas sistemas de informação e internet das coisas (IoT); b) classificar os artigos encontrados a partir do método Ordinatio; c) analisar como está a produção científica nos últimos cinco anos das temáticas elencadas.
Os resultados encontrados por esta pesquisa apontam que as principais abordagens dos trabalhos nos últimos anos estão envolvidas com o desenvolvimento de plataformas ou aplicativos em IoT; aplicação de projetos em IoT em organizações; segurança informacional; as contribuições de IoT para a gestão, em especial como essas ações podem impactar a tomada de decisão.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Nesta seção, se verá alguns conceitos relevantes para subsidiar o presente trabalho, como sistemas de informação, internet das coisas (IoT), e a internet das coisas (IoT) no apoio a tomada de decisão.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Segundo Graciano Neto et al. (2017), atualmente a sociedade tem vivenciado o uso da conectividade, devido à alta interoperabilidade, onde diferentes sistemas e tecnologias têm se comunicado, com a intensão de trocarem e usarem informações. Esse acontecimento tem criado um novo paradigma que estabelece relações entre sistemas, pessoas e organizações, através da imposição dos artefatos tecnológicos. Os Sistemas de Informação (SI) estão atrelados a esse fenômeno, pois eles são elementos que estão envolvidos em diversas iniciativas que visam apoiar atividades sociais e empresariais (GRACIANO NETO et al., 2017).
De acordo com Araújo; Razzolini Filho (2017, p. 73) “os sistemas de informação precisam ser utilizados de maneira eficiente nas empresas para que com eles, as mesmas possam obter uma eficiência ótima e através dela uma forma de diferenciar a empresa de seus concorrentes”.
Por meio dos sistemas de informações as empresas passam a ter uma produção mais organizada, pois eles auxiliam os indivíduos a trabalhar com maior confiabilidade nos dados utilizados. Outro fator importante é que os gestores dos três níveis, operacional, médio e alto, podem tomar decisões mais apuradas mediante os dados que estão dentro do sistema, oportunizando uma tomada de decisão mais eficaz e eficiente. Esse processo pode contribuir com a estratégia da organização visando melhorar diversos setores (ARAÚJO; RAZZOLINI FILHO, 2017).
Nos dias de hoje, a habilidade de gerir e gerar informações e conhecimento aos gestores para a tomada de decisão é o que faz com que uma empresa se mantenha viva. O entendimento de como ocorre os fluxos informacionais permite aperfeiçoar ações que estão relacionadas ao processo decisório de sucesso, gerando assim, consequências positivas às organizações (MENDONÇA et al., 2018).
Conforme Araújo; Razzolini Filho (2017), os sistemas de informação têm papel estratégico no desenvolvimento de produtos, serviços e capacidade, que podem ser utilizados como uma vantagem estratégica competitiva no mercado global, e isso ocorre através da utilização das tecnologias de informação. É nesse ponto que a conectividade que há entre os Sistemas de Informação e a IoT (Internet das coisas).
Na sequência, se apresentam informações elementares sobre a internet das coisas (IoT), caracterizando como a mesma se integra ao dia a dia das organizações.
INTERNET DAS COISAS (IOT)
Até pouco tempo atrás a Internet era usada para interconectar computadores em qualquer momento e em qualquer lugar, algo que acabava exigindo mais das habilidades humanas para o monitoramento. Desde a chegada da IoT (Internet of Things, com tradução para o português como Internet das Coisas), um novo paradigma passou a existir na dimensão das tecnologias atuais de informação e comunicação, conhecidas com as TICs. Algo que possibilitou que “qualquer comunicação” fosse adicionada as práticas de comunicação, a IoT permite que as conectividades ocorram em qualquer lugar e em qualquer hora, conectando coisa virtuais e físicas, em uma única interação de espaço e tempo (KÖKSAL; TEKINERDOGAN, 2019).
A IoT permite que coisas, pessoas e processos sejam conectados em qualquer lugar e hora, com qualquer pessoa ou coisa e até mesmo utilizando-se de qualquer caminho de rede ou serviço. Sua definição pode ser de um processo que é capaz de integrar objetos inteligentes, recursos de rede, inteligência ativa e a interação dos usuários da rede (CÔRTE-REAL et al., 2020). A IoT pode ter diversos significados, uma vez que se trata de um progresso tecnológico de muitas áreas (KÖKSAL; TEKINERDOGAN, 2019).
Pode-se dizer que o resultado do progresso tecnológico de muitos campos e que, com frequências são sobrepostos, originou a IoT, a partir de sistemas incorporados, computação difusa e ubíqua2, telefonia móvel, comunicação e telemetria, máquinas, rede de sensores sem fim, redes de computadores, computadores móveis, tudo isso contribuiu. Além disso, o mais importante dentro dessa nova dimensão está relacionado as TICs atuais, que fornecem comunicação em qualquer lugar e em qualquer hora (KÖKSAL; TEKINERDOGAN, 2019).
Em continuação, se demonstra como a internet das coisas podem apoiar a tomada de decisão, uma vez que esse é o objetivo deste trabalho.
IOT NO APOIO À TOMADA DE DECISÃO
Muitas disciplinas tocam no assunto das tecnologias inteligentes e como a sua influência é vivenciada pelas organizações que passam a operar a partir desse ponto de vista mais específico, mas ainda que haja muita discussão sobre isso são poucas as abordagens que explicam o acontecimento e as suas consequências para os modelos de negócios existentes (SHIM et al., 2020). “Como a IoT é um desenvolvimento recente, há uma falta de estudos com foco nas preocupações comportamentais e gerenciais da IoT” (CÔRTE-REAL et al., 2020, p. 3).
Ao combinar as expectativas dos ecossistemas de serviço e os modelos de negócios a partir da tecnologia da IoT, é importante compreender como ocorrerá o avanço da tecnologia e as suas consequências. Os fluxos dos recursos podem ser as informações que estão conectadas entre diferentes coisas inteligentes, por meio da IoT e que passam de um ator para o outro. A extensão desse processo é o que determinará a parte dos fluxos informacionais, e com base nisso, ocorrerá o alcance e a riqueza no ecossistema de serviços (SHIM et al., 2020).
2 Termo usado para descrever a informática está presente em todos os lugares no cotidiano das pessoas.
As organizações que conseguem adaptar os seus modelos de negócios às novas tecnologias têm maiores oportunidades de inovar e de aumentar suas vantagens competitivas. Apesar disso, a IoT apresenta desafios para as empresas, desde o seu desenvolvimento entre os sistemas, até como lidar com seus parceiros industriais que não colaboram com o processo, além das questões contratuais, desafios de segurança e privacidade dos dados da empresa. Por isso, é importante compreender como coisas inteligentes podem transformar os modelos de negócios e como a criação desses ecossistemas será afetada pelo surgimento da IoT, algo que depende das configurações e das capacidades das coisas inteligentes (SHIM et al., 2020).
De acordo com Moraes et al. (2018) as organizações precisam de informações qualificadas se buscam se desenvolver e atuar frente à concorrência, conquistando cada vez mais mercado e clientes, investir em ferramentas tecnológicas e informacionais é indispensável para que o processo de tomada de decisão possa atingir os objetivos organizacionais. Os sistemas de Informação, tem como uma das suas primordiais contribuições a melhora no processo de tomada de decisão, em todos os níveis hierárquicos, pois é através deles que se tem acesso à dados fundamentais (ARAÚJO; RAZZOLINI FILHO, 2017).
3 METODOLOGIA
A presente pesquisa pode ser classificada como de caráter quantitativa e exploratória, pois para atender os objetivos propostos buscou, pelo uso do método Ordinatio, realizar a classificação da revisão sistemática. Esse método consiste em indicar um processo em que a qualidade dos trabalhos é destaque para a literatura científica.
Os dados obtidos para essa pesquisa foram encontrados em duas bases de dados no dia 17 de dezembro de 2020. A plataforma Scopus é um banco de dados
que oferta um extenso panorama de produção científica mundial dentro de diversas áreas como ciência, tecnologia, medicina, artes e ciências sociais e humanidades. Também foi utilizada a plataforma Web of Science que foi criada para apoiar os trabalhos acadêmicos e científicos nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades. Ambas as plataformas foram acessadas através do Portal de Periódicos da CAPES.
O algoritmo utilizado durante a busca nas bases foram: “information systems” AND “Internet of things”. Na Plataforma Scopus a primeira busca encontrou 2.535 trabalhos e na plataforma Web of Science foram encontrados 456 trabalhos. Após a pré-seleção foram elencados outros critérios de seleção, sendo eles:
- Apenas artigos de periódicos;
- Apenas pesquisas de acesso livre;
- Apenas trabalhos publicados entre 2016 a 2020;
- Apenas artigos publicados na língua inglesa.
Após esse refinamento de dados foram encontrados 140 artigos, onde 83 artigos foram obtidos na Scopus e 57 artigos na Web of Science, destes, 23 artigos se repetiam em ambas as bases. Após essa etapa foram selecionados os artigos a partir das leituras do resumo e das considerações/conclusão e então foi aplicada a fórmula do Inordinatio para classificar os artigos conforme a sua importância perante os critérios que o método Ordinatio estabelece. Dessa forma foi possível encontrar o material para a análise dessa pesquisa.
A metodologia Ordinatio se baseia na seleção, classificação e leitura sistemática dos trabalhos científicos publicados em periódicos que, através da equação InOrdinatio (EQUAÇÃO 1) classifica os artigos por meio de três critérios: ano de publicação, número de citações e fator de impacto das revistas (PAGANI et al., 2015).
Dentro da equação o IF é o fator de impacto, o α representa fator de relevância que varia de 1 a 10 que é atribuída pelo pesquisador. A Researchyear corresponde ao ano que a pesquisa está sendo desenvolvida, a Publishyear significa o ano de publicação do artigo analisado e o Ci elenca o Número de vezes que o artigo foi citado. Para esta pesquisa o valor de alfa empregado foi 8, pois buscou-se dar uma maior importância ao fator ano de cada publicação.
4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Após a aplicação do método Ordinatio, que possibilitou a seleção e a classificação dos artigos para esta análise, foi possível identificar diversos aspectos relacionadas as publicações analisadas, como é possível verificar no GRÁFICO 1, onde foram apontados a quantidade de artigos publicados por ano. Considerando que esta pesquisa buscou apenas artigos publicados entre os anos de 2018 a 2020.
GRÁFICO 1 – QUANTIDADE DE ARTIGOS PUBLICADOS POR ANO
FONTE: O autor (2021).
Dos dados levantados por esta pesquisa, é possível perceber que dos 16 artigos analisados, o ano de 2020 foi o ano que mais teve publicações, com 9 artigos, destacando-se, ainda, que nem todas as publicações do ano já se encontravam nas bases pesquisadas, no momento da pesquisa. Em 2018, a quantidade de publicações foi apenas de 4 trabalhos e no ano de 2019, foram 3 trabalhos, sendo esse ano o que apresentou o menor número de artigos.
Para esta pesquisa foram feitas buscas em duas bases de dados diferentes, a quantidade inicial de trabalhos encontrados também foi diferente, porém depois da aplicação da metodologia e das análises dos conteúdos foi possível identificar que foram encontrados 5 artigos na base Scopus e 5 artigos na base Web of Science. Além disso, foi detectado que 6 artigos que fazem parte dessa análise eram encontrados em ambas as bases de dados, conforme mostra o GRÁFICO 2.
GRÁFICO 2 – QUANTIDADE DE ARTIGOS PUBLICADOS POR BASE DE DADOS
FONTE: O autor (2021).
Outro ponto avaliado por esta pesquisa foi o número de publicação por país, considerando o país de origem das revistas que publicaram os trabalhos, como é possível verificar no GRÁFICO 3. As publicações do Reino Unido, com 5 artigos, correspondem à 32% do total da produção analisada. Seguido dos Estados Unidos da América, com 4 artigos, representando cerca de 25%, sendo acompanhado da Holanda, com 3 artigos, com 19% da produção. Os países da Austrália, Suíça, África do Sul e Japão, tem apenas um artigo que corresponde à 6% do total das produções que foram usadas para esta análise, respectivamente.
GRÁFICO 3 – NÚMERO DE PUBLICAÇÃO POR PAÍS
FONTE: O autor (2021).
A seguir, será apresentada a relação dos artigos e as suas respectivas classificações conforme o número InOrdinatio que cada publicação obteve após a aplicação da equação 1. Na TABELA 1 é possível encontrar os 16 artigos analisados; a classificação do artigo; o nome dos autores; o ano da publicação; o título de cada artigo e o valor do InOrdinatio.
TABELA 1 – RELAÇÃO DE ARTIGOS E A CLASSIFICAÇÃO INORDINATIO
Nº | AUTOR | ARTIGO | INORDINATIO |
1 | Sohal et al. (2018) | A cybersecurity framework to identify malicious edge device in fog computing and cloud-of-things environments. | 125,00434 |
2 | Dave et al. (2018) | A framework for integrating BIM and IoT through open standards | 103,00581 |
3 | Côrte-Real et al. (2020) | Leveraging internet of things and big data analytics initiatives in European and American firms: Is data quality a way to extract business value? | 95,00646 |
4 | Köksal; Tekinerdogan (2019) | Architecture design approach for IoT-based farm management information systems | 88,00384 |
5 | Erasmus et al. (2020) | The HORSE Project: The Application of Business Process Management for Flexibility in Smart Manufacturing | 81,00249 |
6 | Schroeder et al. (2020) | Digitally enabled advanced services: a socio- technical perspective on the role of the internet of things (IoT) | 80,00554 |
7 | Tang (2020) | Research on Smart Logistics Model Based on Internet of Things Technology | 80,00464 |
8 | Mantravadi et al. (2020) | Securing IT/OT Links for Low Power IIoT Devices: Design Considerations for Industry 4.0 | 80,00464 |
9 | Noori et al. (2020) | Scalable, efficient, and secure RFID with elliptic curve cryptosystem for Internet of Things in healthcare environment | 80,00219 |
10 | Prinsloo et al. (2020) | The value of a telemetry monitoring system in sustaining the operational performance of industrial information systems. | 80,00072 |
11 | Sung et al. (2020) | Improving performance of fit among strategies by using internet of things sensing architecture. | 80,00056 |
12 | Dai (2020) | A Data Management Strategy for Property Management Information System Based on the Internet of Things | 80,00033 |
13 | Tseng et al. (2019) | Threat Analysis for Wearable Health Devices and Environment Monitoring Internet of Things Integration System | 72,00464 |
14 | Silverio-Fernandez et al. (2019) | Evaluating critical success factors for implementing smart devices in the construction industry: An empirical study in the Dominican Republic | 72,00205 |
15 | De Vass et al. (2018) | The effect of “Internet of Things” on supply chain integration and performance: An organisational capability perspective | 71,001 |
16 | Zhang (2018) | Smart logistics path for cyber-physical systems with internet of things | 70,00464 |
FONTE: O autor (2021).
Após a apresentação da classificação, através do número InOrdinatio, foi elaborada a TABELA 2, que auxiliou a reunir as discussões que cada artigo aborda, para que, desse modo, possa ser possível a análise de como essas produções têm debatido sobre os sistemas de informação e Internet das coisas quando são utilizadas para o apoio à tomada de decisão.
TABELA 2 – PUBLICAÇÕES E SUAS DISCUSSÕES
INORDINATIO | AUTOR | DISCUSSÃO |
125,00434 | Sohal et al. (2018) | Este artigo propõe ver a utilização de três tecnologias de segurança cibernética, para identificar dispositivos nocivos à ambientes de computação em nuvem. Ao final do estudo os autores identificaram que essa proposta é bem-sucedida na identificação desses dispositivos prejudiciais a estrutura de segurança cibernética, reduzindo os alertas de invasão. |
103,00581 | Dave et al. (2018) | Esse artigo descreve uma plataforma que integra dados do ambiente com os sensores construídos a partir da IoT, que fornece informações sobre como utilizar a energia em Edifícios por meio de mensagens. Os resultados encontrados relatam que essa plataforma pode ser benéfica aos usuários em suas atividades diárias. |
95,00646 | Côrte-Real et al. (2020) | O estudo buscou compreender como a qualidade do big data e dos recursos de BDA e IoT podem impactar as organizações, uma vez que as pesquisas são focadas nas partes técnicas envolvida nesse processo, e não utilizam o big data como uma vantagem competitiva. |
88,00384 | Köksal; Tekinerdogan (2019) | O artigo apresenta um projeto de arquitetura para aplicativos FMISs baseando-se em IoT. Através desse projeto é possível orientar os recursos familiares por meio de um diagrama, que apresenta as informações de gerenciamento de recursos comuns e variantes. |
81,00249 | Erasmus et al. (2020) | O estudo apresenta os resultados do projeto de arquitetura para um sistema de gerenciamento de operações de manufatura. É baseado em aplicações e extensões de gerenciamento de processos de negócios voltados para a gerência de processos de manufatura. Esse projeto pode auxiliar no processo e no gerenciamento das operações. |
80,00554 | Schroeder et al. (2020) | O estudo buscou entender como a Internet das coisas (IoT) pode contribuir com o desenvolvimento de serviços e entregas organizacionais. Além disso, aborda implicações sobre como os gestores examinam as oportunidades que a IoT oferta. De acordo com os autores, a IoT não deve ser vista como um projeto técnico isolado. |
80,00464 | Tang (2020) | O artigo analisa o modelo de logística inteligente que se baseia na Internet das coisas. O sistema utiliza de uma combina de IoT e a tecnologia de nuvem, esses dados logísticos são coletados em tempo real e processados e analisados por meio da IoT. Esse modelo inteligente pode fornecer uma referência científica para um sistema de informação em tempo real para a área da logística. |
80,00464 | Mantravadi et al. (2020) | O artigo debate os desafios vivenciados pelo uso da IoT em sistemas de manufatura modular da Indústria 4.0. Para isso foi realizado um estudo de caso exploratório que determinou um protocolo para o gerenciamento de chaves criptográficas. Ao final da pesquisa foi possível determinar que para atender os requisitos da Indústria 4.0 se faz necessário o projeto de segurança para uma fábrica inteligente, e que o principal desafio está relacionado aos componentes sociotécnicos. |
80,00219 | Noori et al. (2020) | O artigo propõe um novo método de criptografia entre os cartões de RFID e leitores de cartão e servidores. A partir desse método proposto é possível garantir a segurança em menor custo computacional e em tempo reduzido de execução do ponto da curva elíptica, quando comparado a outros métodos. |
80,00072 | Prinsloo et al. (2020) | O artigo propõe a implementação de um sistema de monitoramento de telemetria em suma empresa sul-africana de serviços de energia. A pesquisa concluiu que os impactos positivos foram feitos a partir do monitoramento de equipamentos da indústria pesada, fato que se justifica o valor investido do sistema. Por se tratar de um sistema genérico ele pode ser utilizado em qualquer ecossistema de IoT, onde as redes de comunicação são utilizadas para transmissão de dados em tempo real, possibilitando que os conceitos da indústria 4.0 possam ser adotadas pela indústria pesada. |
80,00056 | Sung et al. (2020) | O artigo explorou os impactos das estratégias corporativas: manufatura; marketing; e sistemas de informação; para o desempenho organizacional. Além disso, propôs uma estratégia para melhor a eficiência da gestão ao utilizar da arquitetura de detecção disposta na IoT. Os resultados dessa pesquisa revelam que os ajustes que aconteceram a partir dessa estratégia tiveram um impacto positivo para a organização. |
80,00033 | Dai (2020) | O artigo apresentou uma estrutura de nove módulos de consulta de informação inteligente e de recepção de informações e conversão para boletins inteligentes. Esse modelo de serviço foi desenvolvido para auxiliar na seleção e filtragem de informações sobre a identidade dos usuários. Após essa etapa, também foi criada uma estratégia de gerenciamento de dados, tal proposta obteve bons resultados e foi percebido com algo desejável nas execuções de comandos. |
72,00464 | Tseng et al. (2019) | O artigo apresentou uma estratégia utilizada na apuração de segurança da informação e na avaliação de risco do no sistema de informação de saúde pessoal que é baseado em IoT. Foram simuladas possíveis hipóteses para ataques aos dispositivos. O estudo apresentou também os pontos fracos da arquitetura do sistema que podem ameaçar à segurança da informação. |
72,00205 | Silverio- Fernandez et al. (2019) | Esse artigo avaliou como quais eram os fatores críticos na implementação de dispositivos inteligentes em uma construção da República Dominicana. Após uma investigação que aconteceu por meio de questionários foi possível verificar que os principais fatores são a consciência tecnológica, tamanho da organização, custo de implementação e a interoperabilidade. |
71,001 | De Vass et al. (2018) | O artigo aborda a pesquisa de sistemas de informação que integram a cadeia de suprimentos, através da IoT que pode melhor o desempenho de toda a cadeia e no nível organizacional. Os resultados dessa pesquisa apontam que os efeitos são positivos para o desempenho da cadeia de suprimentos e o também para o desempenho organizacional como um todo. |
70,00464 | Zhang (2018) | O artigo tem objetivo de propor um método que decisão a partir de algoritmos inteligentes, baseando-se em um modelo de decisão do caminho logístico CPS, utilizando a IoT e as tecnologias de armazenamento de dados em nuvem. |
FONTE: O autor (2021).
Percebe-se que dos 16 artigos analisados, 6 apresentam projetos de plataformas ou aplicativos que envolvem IoT e podem ser usados como métodos para a tomada de decisão. Há também uma grande quantidade de trabalhos que envolvem projetos em IoT que foram aplicados em empresas, foram encontrados 5 artigos com essa proposta. Com relação à segurança de dados em IoT, foram identificados 2 artigos que abordam essa temática. Em outros 2 artigos foram discutidas as contribuições que a IoT tem trazido para a gestão empresarial, principalmente para tomada de decisão. Um estudo abordou como a qualidade e o uso de IoT impactam na tomada de decisão.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presente pesquisa buscou investigar como está a produção científica sobre sistemas de informação e Internet das coisas nos últimos cinco anos. O método empregado para encontrar os dados analisados por esta pesquisa foi o método Ordinatio, que auxiliou na coleta, seleção e classificação dos artigos considerando o seu grau de relevância.
Após a aplicação do método foram analisados 16 artigos em busca de descobrir respostas ao problema de pesquisa. Percebe-se que os trabalhos abordam principalmente os temas de desenvolvimento de plataforma e aplicativos de IoT e a aplicação de projeto já desenvolvidos sob o viés da tecnologia em IoT, que foram aplicados em organizações para avaliar como esses artefatos podem auxiliar na tomada de decisão.
Outros estudos ainda indicam que a há uma crescente preocupação em relação ao nível de segurança dos dados e informações que são armazenados em nuvens. Há também pesquisas que buscam compreender como a IoT tem contribuído com a gestão empresarial como um todo.
A pesquisa apresenta resultados satisfatórios em relação ao agrupamento das temáticas de IoT (Internet da Coisas), Sistemas de informação e apoio à tomada de decisão. Mais estudos são indicados para avaliar a percepção dos gestores em relação ao uso de tecnologias em organizações, visando a utilização das mesmas como um suporte para a tomada de decisão.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, L. O.; RAZZOLINI FILHO, E. Os sistemas de informação como suporte à tomada de decisão estratégica. Revista Competitividade e Sustentabilidade, v. 4,n. 2, p. 66–75, 2017. Disponível em: <http://e- revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/18128>. Acesso em: 22/1/2021.
CÔRTE-REAL, N.; RUIVO, P.; OLIVEIRA, T. Leveraging internet of things and big data analytics initiatives in European and American firms: Is data quality a way to extract business value? Information & Management, v. 57, n. 1, p. 103141, 2020. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0378720617308662>. Acesso em: 17/12/2020.
DAI, F. A Data Management Strategy for Property Management Information System Based on the Internet of Things. Ingenierie des Systemes d’Information, v. 25, n. 3, p. 337–343, 2020.
DAVE, B.; BUDA, A.; NURMINEN, A.; FRÄMLING, K. A framework for integrating BIM and IoT through open standards. Automation in Construction, v. 95, p. 35–45, 2018. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0926580517305964>. Acesso em: 17/12/2020.
ERASMUS, J.; VANDERFEESTEN, I.; TRAGANOS, K.; KEULEN, R.; GREFEN, P. The HORSE Project: The Application of Business Process Management for Flexibility in Smart Manufacturing. Applied Sciences, v. 10, n. 12, p. 4145, 2020. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2076-3417/10/12/4145>. Acesso em: 17/12/2020.
GRACIANO NETO, V.; DOS SANTOS, R.; ARAUJO, R. Sistemas de Sistemas de Informação e Ecossistemas de Software: Conceitos e Aplicações. . p.22–41, 2017.
KÖKSAL, Ö.; TEKINERDOGAN, B. Architecture design approach for IoT-based farm management information systems. Precision Agriculture, v. 20, n. 5, p. 926–958, 2019. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s11119-018-09624-8>. Acesso em: 17/12/2020.
MANTRAVADI, S.; SCHNYDER, R.; MOLLER, C.; BRUNOE, T. D. Securing IT/OT Links for Low Power IIoT Devices: Design Considerations for Industry 4.0. IEEE Access, v. 8, p. 200305–200321, 2020. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/9248023/>. Acesso em: 17/12/2020.
MENDONÇA, T. C.; VARVAKIS, G.; MENDONÇA, T. C.; VARVAKIS, G. Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n. 1, p. 104–119, 2018. Escola de Ciência da Informação da UFMG. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413- 99362018000100104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 22/1/2021.
MORAES, J. P.; SAGAZ, S. M.; SANTOS, G. L. DOS; LUCIETTO, D. A. Tecnologia da informação, sistemas de informações gerenciais e gestão do conhecimento com vistas à criação de vantagens competitivas: revisão de literatura. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 7, n. 1, p. 39–51, 2018. Disponível em: <https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1227>. Acesso em: 22/1/2021.
NOORI, D.; SHAKERI, H.; NIAZI TORSHIZ, M. Scalable, efficient, and secure RFID with elliptic curve cryptosystem for Internet of Things in healthcare environment. EURASIP Journal on Information Security, v. 2020, n. 1, p. 13, 2020. Disponível em: <https://jis-eurasipjournals.springeropen.com/articles/10.1186/s13635-020- 00114-x>. Acesso em: 17/12/2020.
PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citations, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109–2135, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11192-015-1744-x>. Acesso em: 15/1/2021.
PRINSLOO, J.; MATHEWS, M. J.; VOSLOO, J. C. The value of a telemetry monitoring system in sustaining the operational performance of industrial information systems. South African Journal of Industrial Engineering, v. 31, n. 2, p. 129–142, 2020.
SCHROEDER, A.; NAIK, P.; ZIAEE BIGDELI, A.; BAINES, T. Digitally enabled advanced services: a socio-technical perspective on the role of the internet of things (IoT). International Journal of Operations & Production Management, v. 40, n. 7/8,p. 1243–1268, 2020. Disponível em:<https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJOPM-03-2020- 0131/full/html>. Acesso em: 17/12/2020.
SHIM, J. P.; SHARDA, R.; FRENCH, A. M.; SYLER, R. A.; PATTEN, K. P. The Internet of Things: Multi-faceted Research Perspectives. Communications of the Association for Information Systems, p. 511–536, 2020. Disponível em:<https://aisel.aisnet.org/cais/vol46/iss1/21>. Acesso em: 17/12/2020.
SILVERIO-FERNANDEZ, M. A.; RENUKAPPA, S.; SURESH, S. Evaluating critical success factors for implementing smart devices in the construction industry: An empirical study in the Dominican Republic. Engineering, Construction and Architectural Management, v. 26, n. 8, p. 1625–1640, 2019.
SOHAL, A. S.; SANDHU, R.; SOOD, S. K.; CHANG, V. A cybersecurity framework to identify malicious edge device in fog computing and cloud-of-things environments. Computers & Security, v. 74, p. 340–354, 2018. Disponível em:<https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0167404817301827>. Acesso em: 17/12/2020.
SUNG, S.-F.; CHEN, Y.-Y.; HUANG, H.-L.; LIU, T.-P.; HUNG, K.-C. Improving performance of fit among strategies by using internet of things sensing architecture.Sensors and Materials, v. 32, n. 9, p. 3123–3136, 2020.
TANG, X. Research on Smart Logistics Model Based on Internet of Things Technology. IEEE Access, v. 8, p. 151150–151159, 2020. Disponível em:<https://ieeexplore.ieee.org/document/9166498/>. Acesso em: 17/12/2020.
TSENG, T. W.; WU, C. T.; LAI, F. Threat Analysis for Wearable Health Devices and Environment Monitoring Internet of Things Integration System. IEEE Access, v. 7, p. 144983–144994, 2019.
DE VASS, T.; SHEE, H.; MIAH, S. The effect of “Internet of Things” on supply chain integration and performance: An organisational capability perspective. Australasian Journal of Information Systems, v. 22, 2018.
ZHANG, N. Smart Logistics Path for Cyber-Physical Systems Internet of Things. IEEE Access, v. 6, p. 70808–70819, 2018. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/8531718/>. Acesso em: 17/12/2020.
1 lincolnpereira@ufpr.br