REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202505092111
Romulo Sandro Souza Vieira1
Dr. Paulo Wagner Palheta Viana2
RESUMO
Na contemporaneidade, a análise do desempenho dos jogadores pode ser feita de uma forma mais simplificada e abrangente por meio de sistemas que permitem analisar os diferentes aspectos relacionados aos atletas e jogadores. Dentre as ferramentas tecnológicas existentes no mercado, as mais reconhecidas no mundo são Catapult, StatSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro, que oferecem soluções para monitorar e analisar o desempenho do jogador. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como funcionam sistemas como o Catapult e outros semelhantes. A metodologia empregada na realização desta pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, pautada em livros, artigos, dissertações e sites que tratam do referido tema. Os resultados demonstram que a tecnologia e a Inteligência Artificial são muito empregadas no esporte e existem no mercado ferramentas e produtos tecnológicos que permitem melhorar o desempenho de atletas e jogadores e até mesmo prever possíveis lesões. O uso de ferramentas de sistema de desempenho das marcas Catapult, StatSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro tem sido desenvolvidas para a sua aplicação no âmbito esportivo, o que pode ser útil pois permite compreender de forma mais abrangente as métricas que envolvem principalmente o desempenho dos atletas, permitindo melhorar o desempenho dos atletas e jogadores em diferentes esportes. Conclui-se que qual ferramenta tecnológica mais adequada para usar no âmbito esportivo depende das necessidades que o técnico percebe com relação aos jogadores e atletas. As ferramentas analisadas oferecem soluções como GPS em coletes, análise preditiva, análise de desempenho, dados fisiológicos e táticos.
Palavras-chave: Tecnologia nos esportes. Inteligência Artificial nos esportes. Catapult. Statsports. Sistemas de desempenho de atletas.
1 INTRODUÇÃO
A análise do desempenho, em inglês denominado como performance analysis, diz respeito a um campo de conhecimento das Ciências do Esporte e é por meio dessa técnica que é possível reunir informações e evidências por meio de um determinado jogo ou treino, com o intuito de verificar de forma mais abrangente quais as principais circunstâncias podem influenciar o rendimento dos jogadores, permitindo especificar as circunstâncias relacionadas ao bom desempenho no esporte com o objetivo de melhorar a prática dos jogadores nos esportes (Glazier, 2010).
Na contemporaneidade, considerando que há um avanço na tecnologia e como é usada em diferentes áreas de conhecimento, a análise do desempenho de jogadores pode ser realizada por meio de softwares que tem revolucionado a forma como os técnicos esportivos e jogadores melhoram as suas práticas. Dentre as ferramentas tecnológicas existentes no mercado, uma delas é o sistema Catapult, que, assim como outras marcas como STATSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro, oferece soluções para monitorar e analisar o desempenho do jogador. O Catapult é uma ferramenta tecnológica que já está sendo utilizada em alguns times de futebol no Brasil: “[…]o Internacional anunciou sua parceria com a Catapult. A nova parceira do Colorado oferece serviços de avaliação de atletas para mais de 1500 equipes em mais de 30 modalidades em todo o mundo” (Mktesportivo, 2023).
O Sistema Catapult é uma ferramenta que permite analisar o desempenho dos atletas, validado pela Liga Nacional de Basquete, não havendo outra ferramenta que pode ser substituída. O representante da marca no Brasil fornece esse sistema exclusivo, reconhecido pelo Comitê Nacional de Clubes (Reis e Schafer, 2023).
Assim, surge a seguinte questão problema: Como os sistemas de desempenho funcionam e podem ser úteis para analisar o desempenho dos atletas e melhorar a sua performance nos esportes? A pesquisa justifica-se sobretudo considerando a necessidade de melhorar o desempenho dos jogadores, cujos dados coletados podem ser importantes para fazer com que as equipes esportivas aprimorem suas práticas esportivas. A hipótese defendida é que ferramentas tecnológicas como o Catapult podem ser úteis quando bem empregados e esse sistema pode ser melhor em termos de funcionalidade, usabilidade e influência no desempenho dos jogadores.
Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como funcionam sistemas como o Catapult e outros semelhantes. Já como objetivos específicos, têm-se os seguintes: analisar como as ferramentas tecnológicas podem ser usadas para melhorar a prática esportiva; analisar as funcionalidades do sistema Catapult em comparação com STATSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro e verificar quais os sistemas são usados hoje no meio esportivo.
A relevância dessa pesquisa reside principalmente no avanço contínuo das tecnologias e o emprego em diversas áreas de conhecimento, inclusive nas Ciências do Esporte em que é feito a análise do desempenho dos atletas, sendo que o uso de ferramentas como o sistema Catapult pode facilitar essa análise e melhorar consideravelmente a performance do jogador e de atletas.
Espera-se que a partir dessa pesquisa seja possível ter uma visão maior sobre o uso da tecnologia no âmbito dos esportes e compreender a aplicabilidade do sistema Catapult por treinadores, possibilitando realizar uma análise de desempenho mais precisa e melhorar como os jogadores conduzem suas práticas em jogo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentação teórica
A tecnologia tem desempenhado uma função fundamental no universo esportivo, trazendo progressos consideráveis no que diz respeito à performance, análise e segurança. Nesse aspecto, observa-se que o progresso da inclusão da tecnologia no esporte tem proporcionado muitas vantagens, tanto para os competidores quanto para os espectadores, melhorando a precisão, a segurança e a experiência como um todo das competições (Miranda et al., 2024). Em uma perspectiva histórica, ao longo do progresso da humanidade, principalmente com o surgimento e aprimoramento das ferramentas tecnológicas, a energia humana deixou de ser a única fonte de energia. Para o trabalho, sendo em diversas áreas substituída pela força de trabalho mecânica (Monteiro et al., 2004).
Na perspectiva de Conforme Santos (2019), o esporte passou por grandes mudanças ao decorrer dos anos, podendo ser categorizado em duas etapas: o esporte anterior aos progressos tecnológicos digitais e o esporte após os progressos digitais na tecnologia. Nesse aspecto, as mudanças antes e depois do uso da tecnologia nos esportes são perceptíveis a todos, esses progressos nas tecnologias digitais resultaram em investimentos de milhões de dólares para o setor esportivo.
Na contemporaneidade, é interessante destacar que com a crescente pressão por resultados na vida dos atletas, alcançar as metas se torna ainda mais difícil e com o avanço da tecnologia são criadas novas ferramentas para superar os objetivos estabelecidos por técnicos e clubes. Nesse aspecto, as tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho em práticas esportivas, o que resulta em uma busca por aprimoramento sobre os métodos de avaliação física, perceptiva e motora de seus praticantes (MARQUES et al., 2013).
A tecnologia empregada no esporte, além de melhorar o rendimento dos esportistas, também contribui para a evolução tecnológica, além de ter uma influência a longo prazo no próprio esporte. Nesse sentido, Guimarães (2013) considera que as mudanças e melhorias que ocorreram em alguns esportes foram significativas e o resultado da incorporação de tecnologias avançadas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
Assim, considerando a importância da tecnologia na prática esportiva, surgem marcas que tem como intuito oferecer tecnologia para ser utilizada por atletas e treinadores para melhorar o desempenho. Na contemporaneidade, dentre os principais sistemas disponíveis no mercado que são mais conhecidos estão o Catapult, STATSports, WIMU, K-Sports e Polar Team Pro, oferecendo diversas funcionalidades que podem ser úteis e atender as diferentes necessidades de treinamento esportivo.
A Catapult é uma empresa que oferece tecnologia com produtos que visam liberar o potencial dos atletas e equipes do mundo por meio da ciência do esporte e da análise, os diversos produtos são oferecidos visando melhorar o desempenho, evitar lesões e medir em números o regresso ao jogo. A empresa surgiu inicialmente por meio de uma parceria entre o Instituto Australiano do Desporto (AIS) e os Centros de Investigação Cooperativa (CRC) com o objetivo de melhorar o desempenho dos atletas australianos durante os Jogos Olímpicos e posteriormente a empresa foi criada oficialmente em 2006 na capital da Austrália. A Catapult desenvolve produtos para ser usado em atletas de diferentes modalidades de esporte e criou o dispositivo chamado Catapult One, que permite que os jogadores de futebol que ainda não são profissionais monitorem o seu desempenho de forma facilitada (Catapult, 2025).
A Catapult por meio da Inteligência Artificial (IA) empregada em sua tecnologia permite a prevenção de lesões nos atletas, permitindo analisar dados de diversas partidas e treinamento de jogos tem em sua tecnologia uma previsão de quando o jogador corre o risco de sofrer uma lesão. Assim, essa análise preditiva é revolucionária para o mercado, possibilitando que os treinadores elaborem treinamentos individuais, melhorem o desempenho e diminuam os riscos (Harrisson, 2024).
Para Yan (2022) o uso da IA na área dos esportes hoje é de grande relevância tanto para atletas quanto para treinadores e para a equipe, uma vez que essas ferramentas possibilitam o acesso a informações importantes que permitem melhorar a tomada de decisão e melhorar as técnicas de treinamento dos jogadores. Além disso, por meio do uso da IA nas principais ferramentas tecnológicas da área esportiva é possível obter “informações as quais são utilizadas no controle de cargas de treinamento dos atletas, permite um maior controle individualizado, prevenindo lesões e aperfeiçoando a performance do atleta em diferentes dimensões” (Toledo e Marocolo, 2019). A inteligência artificial permite realizar tarefas como a análise de dados e a personalização técnica dos treinos, o que possibilita ao treinador dedicar mais atenção aos aspectos emocionais e táticos (Ratten, 2019).
A marca Catapult oferece na área esportiva dispositivos portáteis, como coletes especiais, que os atletas vestem durante treinos e partidas, registrando informações sobre movimento, velocidade, ritmo cardíaco e impactos físicos. Essas informações produzidas pelos dispositivos são transmitidas em tempo real para a plataforma de análise da Catapult, onde são processadas por algoritmos de IA que avaliam indicadores como distância percorrida, quantidade de sprints, intensidade e intervalo entre as atividades. Uma das principais vantagens do Catapult é a sua capacidade de prever lesões, detectando quando um atleta está sobrecarregado ou mostra sinais de fadiga, possibilitando que os treinadores mudem a carga de trabalho e previnam lesões mais sérias (Soares, 2025).
Outra marca existente no mercado é a STATSports, uma empresa que oferece produtos voltados para o esporte, como é o caso do rastreador GPS, um dispositivo usado dentro de um colete oferecido pela marca que pode ser usado em partidas e treinos. Por meio do dispositivo é possível monitorar os movimentos para melhorar o desempenho dos atletas, sendo posteriormente esses dados enviados para um smartphone pelo aplicativo da marca, permitindo identificar as áreas mais importantes para melhorar o treinamento (Statsports, 2025).
Por sua vez, o software WIMU, desenvolvido pela marca Hudl é um sistema avançado de rastreamento de atletas que permite analisar o desempenho dos atletas e os dados táticos são apresentados em visualizações em tempo real por meio de rastreamento GPS, facilitando decisões baseadas em dados. Além disso, os rastreadores de desempenho possibilitam a análise de mais de 200 métricas validadas pela ciência, como dados fisiológicos, cinemáticos e táticos, todos integrados ao vídeo, o que permite uma análise mais abrangente. Já o histórico de dados de cada partida e jogo registrados pelos rastreadores esportivos da WIMU é armazenado na WIMU CLOUD, garantindo acesso de qualquer lugar, possibilitando melhorar a análise ao permitir comparações que ajudam na criação de relatórios completos sobre o atleta que está sendo monitorado (Wimu, 2025).
A marca K-Sports também atende ao mercado de esportes e disponibiliza produtos com tecnologia moderna, sendo esses: Tecnologia Vestível K-50, a plataforma Dynamix, serviço de rastreamento óptico e a engrenagem inteligente. O K-50 é um dispositivo vestível utilizado por mais de 50% das equipes profissionais italianas e apresenta a maior taxa de amostragem, com 50 Hz, e incorpora uma tecnologia revolucionária de fusão de sensores como GPS, UWB, acelerômetro, giroscópio e magnetômetro. O K-50 também mede a frequência cardíaca e o ECG diretamente pelo colete inteligente e/ou cinto de frequência cardíaca, oferecendo uma análise específica para cada esporte e posição, como jogadores de futebol, goleiros, rúgbi e futebol americano. A análise é realizada em tempo real e é totalmente personalizável na multiplataforma Dynamix. Além disso, o dispositivo é validado pela Universidade Técnica de Munique e possui certificação para uso em jogos pela FIFA e World Rugby (K-Sports, 2025).
Por sua vez, a marca Polar oferece aos atletas roupas e ferramentas tecnológicas que permitem monitorar o desempenho dos atletas, como por exemplo, estatísticas e a análise dos atletas são transmitidas ao vivo para um tablet. Além disso, os indicadores de desempenho como frequência cardíaca, nível de treino, velocidade e distância permitem compartilhar com o usuário informações que podem ser úteis para analisar o desempenho do atleta e evitar possíveis lesões. Para clubes esportivos profissionais a marca criou a tecnologia Polar Team Pro, que por meio de um dispositivo de GPS é possível analisar dados de movimento por meio de métricas de sensores e monitoramento da frequência cardíaca que estão integrados em um sistema de monitoramento de jogadores (Polar, 2025).
Na contemporaneidade, é possível encontrar no mercado receptores GPS e monitores de frequência cardíaca integrados no mesmo dispositivo, simplificando, assim, o uso e monitoramento de diferentes aspectos do organismo e do desempenho dos atletas
O acompanhamento de parâmetros ligados à carga externa de treinamento (como distância percorrida e velocidade de deslocamento) e à carga interna de treinamento (como a intensidade do treinamento) é importante principalmente garantir a carga de treinamento adequada para promover as adaptações desejadas e, por fim, aumentar o rendimento esportivo (Coutts e Duffield, 2010).
De acordo com Bazzo (2011) as ferramentas tecnológicas podem melhorar as atividades esportivas, tornando-as mais atrativas e mais otimizadas. O cenário esportivo tem sido influenciado para a implementação de tecnologias que trazem muitas melhorias na experiência de atletas, técnicos e espectadores, além de abrir novas oportunidades. Outro ponto importante sobre o uso e o aprimoramento das tecnologias no esporte é o seguinte:
O ferramental de que dispõem, hoje, as ciências do esporte, notadamente depois do surgimento da biotecnologia, ensejou o desencadeamento de uma disputada corrida aos métodos mais sofisticados de aperfeiçoamento e, ainda, fez surgir uma “indústria de investigações científicas”, de modo a tornar os métodos de melhoramento ou aperfeiçoamento uma questão estratégica na disputa esportiva, em todos os níveis (Drumond, 2011, p. 412).
Uma pesquisa feita pela IBM (2024) demonstrou que a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia empregada em diversas modalidades esportivas, sendo mais utilizado no futebol, principalmente para analisar o desempenho dos jogadores e fazer decisões em tempo real (Morning Consult, 2024). Para Kenski (2015) as tecnologias estão sendo utilizadas no âmbito dos esportes, especialmente em alto rendimento, existem diversas formas de competir. Nesse sentido, equipamentos avançados, equipados com tecnologias de ponta, aumentam a eficiência do atleta ou jogador, melhorando o rendimento e a integridade na disputa.
2.2 Metodologia
A metodologia empregada na realização desta pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, pautada em livros, artigos, dissertações e sites que tratam do referido tema. “A pesquisa bibliográfica implica em um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo, e que, por isso, não pode ser aleatório” (Lima, 2007, p. 38).
A revisão de literatura é o começo do estudo que embasará a pesquisa de literatura, cuja característica é marcada por ser uma pesquisa mais metódica e estruturada, ou seja, mais organizada, permitindo aprofundar o estudo e a investigação em uma área específica. Em relação aos métodos de coleta, este trabalho foi realizado seguindo as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica. Para Gil (1999), a pesquisa qualitativa é subjetiva ao objeto de estudo e é baseada na abordagem do problema investigado e tem como objetivo a análise e à quantificação dos fenômenos.
2.3 Resultados
Os resultados demonstram que a tecnologia e a Inteligência Artificial são muito empregadas em diversas áreas e estão em constante expansão e nos esportes isso não poderia ser diferente, existindo no mercado ferramentas e produtos tecnológicos que permitem melhorar o desempenho de atletas e jogadores e até mesmo prever possíveis lesões. Nesse sentido, o uso de ferramentas de sistema de desempenho das marcas Catapult, StatSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro tem sido desenvolvida para a sua aplicação no âmbito esportivo, o que pode ser útil pois permite compreender de forma mais abrangente as métricas que envolvem principalmente o desempenho dos atletas, permitindo melhorar o desempenho dos atletas e jogadores em diferentes esportes. O sistema Catapult pode ser uma ferramenta útil e completa que permite analisar a velocidade, distância e frequência cardíaca em tempo real, sendo útil para que os treinadores mudem as técnicas de treinamento e as ajustem conforme necessário. Outro ponto importante é que a análise preditiva por meio da inteligência artificial integrada no equipamento permite prever riscos e lesões, permitindo avaliar a saúde do atleta.
A pesquisa evidencia que o uso da tecnologia está cada vez mais presente no mundo e na área esportiva, pois permite uma melhor análise de diferentes aspectos importantes do desempenho de atletas e jogadores. Percebe-se que os sistemas tecnológicos desenvolvidos para práticas esportivas possuem diferentes funcionalidades e cabe ao treinador escolher qual o mais adequado segundo as suas necessidades e o tipo de esporte praticado. Nesse sentido, o Catapult, por exemplo, é mais utilizado em futebol, enquanto o StatSports é mais utilizado em esportes coletivos em geral.
2.4 Discussão
A partir do referencial teórico e das diversas fontes utilizadas, fica claro que na contemporaneidade, o desempenho no esporte de atleta e jogadores está relacionado ao uso da tecnologia que permite a análise e a melhoria do rendimento do atleta. Nesse aspecto, existem no mercado ferramentas das marcas Catapult, Statsports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro que são cada vez mais utilizados no mundo pois é possível obter informações precisas sobre os jogadores, os treinos e o seu desempenho, métricas importantes para que o treinador possa ajustar sua técnica e avaliar a performance dos jogadores. Além de facilitar a avaliação das condições físicas e do desempenho do atleta, os treinadores conseguem planejar como podem melhorar o jogo.
É possível monitorar condições como velocidade, distância, frequência cardíaca e análise preditiva, permitindo melhorar o desempenho dos atletas, a quantidade de treino e prevenir lesões. Foi possível perceber que dos sistemas citados, a análise preditiva é uma tecnologia inovadora que permite que os treinadores identifiquem padrões antes de se tornarem lesões, o que é muito útil para a saúde do atleta. Essa análise é fundamental, considerando principalmente que atletas e jogadores estão constantemente sob pressão para conquistar melhores resultados e os treinos muitas vezes podem ser intensos, o que pode fazer a diferença para que o jogador tenha um bom desempenho e não coloque a sua saúde em risco.
Além da questão física, a pesquisa também indica que a adoção de sistemas semelhantes a esse pode transformar a experiência de treinadores e atletas, uma vez que por meio de informações concretas é possível fazer uma análise com base em evidências, fazendo com que o treinador personalize treinos de acordo com as condições do atleta.
Ao comparar sistemas, como Catapult, STATSports e Wimu, o Polar Team Pro, percebe-se que cada um deles possui um foco, cabendo ao jogador ou o treinador qual seria o ideal para suas necessidades. Nesse aspecto, o Polar Team Pro tem um foco maior na saúde cardiovascular e na recuperação dos atletas, já o Catapult oferece análises preditivas com mais detalhes. Por sua vez, o Statsports se destaca sobretudo pela sua simplicidade e eficiência, possuindo um GPS nos coletes da marca, facilitando a análise de dados com base no movimento dos atletas durante as competições, permitindo que os técnicos esportivos identifiquem as áreas que precisam de melhorias. Já o Wimu, da empresa Hudl permite a análise de desempenho com dados táticos em tempo real com dados fisiológicos e táticos. Além disso, o armazenamento em nuvem do Wimu facilita o acesso a dados históricos, permitindo fazer comparações e análises ao longo do tempo.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir do desenvolvimento do artigo, foi possível perceber que na contemporaneidade, a tecnologia e a inteligência artificial passam a estar mais integradas na sociedade e na vida das pessoas. No esporte, o mercado conta com sistemas que podem ser úteis para melhorar o desempenho do atleta, prevenir lesões e até mesmo aumentar a sua performance durante as práticas esportivas. Dentre as ferramentas tecnológicas existentes há marcas reconhecidas no mercado e que já estão sendo usadas por diversas equipes para o treinamento de atletas e de jogadores, como por exemplo, Catapult, StatSports, Wimu, K-Sports e Polar Team Pro, que oferece soluções para monitorar e analisar o desempenho do jogador.
Além disso, não é possível afirmar qual a melhor tecnologia, pois isso depende principalmente das necessidades que o técnico percebe com relação aos jogadores e atletas. Conclui-se que as ferramentas analisadas oferecem soluções como GPS em coletes, análise preditiva, análise de desempenho, dados fisiológicos e táticos. Percebe-se que a tecnologia hoje é uma aliada em diversas áreas e nos esportes isso não poderia ser diferente, tanto que são diversas equipes no mundo estão optando por usar tecnologias modernas para melhorar o desempenho e preservar a saúde dos atletas.
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1Análise de Sistemas da Faculdade – FUCAPI
2Orientador, Professor Doutor em Ciência da Informação Univ. Fenando Pessoal, Portugal