REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/ra10202412090940
Ana Eduarda Magalhães Leite; Blenda Turibio Oliveira; Geysana Magalhães Neres Gomes; Giovana Mara Fonseca Valente; Gustavo Demetrios Furtado; Gustavo Henrique Duarte Almeida; Josafá Costa Sousa Junior; Kaio Lima; Kamilla Alves da Cunha; Lara Maria Pereira de Souza; Maria Rita De Paula Menezes; Maria Rita Pereira Batista; Mayk Sander da Silva Guimarães Batista; Sofia Araújo Póvoa; Thais Alves Caetano; Edinaura Rios Cunha.
RESUMO
O projeto “Semeando Conhecimento: Ações Educativas e Interativas na AABB” buscou promover a educação em saúde de forma lúdica para crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade. A ação ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), oferecendo estações temáticas com tópicos como importância de valores como saúde, aprendizado e sonhos. O método envolveu o uso de jogos pedagógicos e atividades interativas que estimularam o aprendizado e a participação ativa das crianças. Os resultados mostraram engajamento significativo dos participantes e reforçaram a importância de ações comunitárias integradas à formação médica, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
Palavras-chave: Atividades lúdicas; saúde infantil; educação em saúde.
1 INTRODUÇÃO
A promoção de saúde por meio de ações educativas é uma ferramenta essencial para a transformação de comunidades e para o fortalecimento de comportamentos saudáveis desde a infância. Em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), projetos que integram a universidade e a sociedade desempenham um papel fundamental ao proporcionar oportunidades de aprendizado interativo. Nesse contexto, o projeto “Semeando Conhecimento” foi desenvolvido como uma estratégia para promover educação em saúde de forma prática e divertida, atendendo às necessidades específicas do público infantil. Com atividades direcionadas ao desenvolvimento motor e cognitivo, e a valorização dos sonhos de cada criança, a iniciativa se alinha aos princípios da extensão universitária, que valorizam a formação acadêmica voltada ao impacto social e à promoção da equidade em saúde.
A ação teve como objetivo: motivar e promover o desenvolvimento pessoal, cognitivo e social de crianças por meio de atividades educativas e interativas, que favorecessem a aprendizagem prática e contribuíssem para a formação cidadã e a qualidade de vida.
2 METODOLOGIA
A ação intitulada “Semeando Conhecimento” foi realizada no dia 23 de outubro de 2024, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Porto Nacional, Tocantins. O público-alvo consistiu em crianças e jovens de 7 a 14 anos. A proposta foi concebida para promover a educação em saúde de maneira prática, interativa e acessível, destacando a importância de valores como saúde, aprendizado e sonhos.
O desenvolvimento do projeto seguiu etapas bem definidas. Inicialmente, realizou-se a fase de planejamento, onde a equipe organizadora elaborou as atividades e estruturou o cronograma do dia, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O espaço da AABB foi preparado para receber as crianças, com áreas destinadas às diferentes etapas da ação, visando o conforto e a interação dos participantes.
A ação teve início com uma palestra motivacional com a seguinte temática: “ Encontramos propósito em tudo que fazemos”, conduzida por membros da equipe organizadora. Durante a palestra, foram enfatizados os sonhos e aspirações de cada criança, incentivando-as a refletir sobre seu potencial e a importância de acreditar em si mesmas. A abordagem foi cuidadosamente planejada para ser inspiradora e adequada à faixa etária das crianças, utilizando exemplos práticos e uma linguagem acessível.
Na sequência, foram realizadas diversas brincadeiras e jogos educativos, tais como:
jogo dos plurais, dança da cadeira, torta na cara com perguntas de conhecimentos gerais. Essas atividades foram selecionadas para estimular a participação ativa, promover o aprendizado de forma lúdica e fortalecer o senso de cooperação entre as crianças. Durante as brincadeiras, a equipe facilitadora conduziu os momentos de interação com empatia e atenção, garantindo que todas as crianças pudessem participar e se sentir incluídas.
Ao final das atividades, foi oferecido um lanche preparado com foco em promover a integração e um momento de confraternização entre os participantes. Esse momento final não só reforçou o vínculo estabelecido durante as atividades, mas também garantiu um encerramento acolhedor e festivo para a ação.
Todos os passos foram planejados e executados seguindo princípios éticos rigorosos, priorizando a segurança e o bem-estar dos participantes. A metodologia adotada demonstrouse eficaz na criação de um ambiente de aprendizado significativo e de fortalecimento comunitário, atingindo os objetivos propostos pelo projeto.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
O projeto apresentou resultados bastante positivos, evidenciados pelo alto nível de engajamento das crianças, que demonstraram interesse e aprendizado significativo ao longo das atividades. As estratégias lúdicas, embasadas em estudos como os de Souza, PanúncioPinto e Fiorati (2019), comprovaram-se ferramentas eficazes na promoção de um aprendizado interativo e significativo, refletindo a importância da educação em saúde para o desenvolvimento infantil. Essas atividades favoreceram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, fundamentais para o crescimento integral das crianças e o fortalecimento comunitário.
Os efeitos imediatos foram perceptíveis na interação dinâmica entre participantes e no aumento do interesse das crianças em temas relacionados à saúde e bem-estar. Já os impactos de médio e longo prazo incluem a possibilidade de consolidar hábitos saudáveis e reforçar a importância da educação em saúde nas comunidades atendidas, como destaca Freire (1987), ao tratar da educação como um processo contínuo de transformação social e fortalecimento coletivo.
Além disso, o projeto ofereceu aos estudantes de medicina a oportunidade de aplicar a teoria em um contexto prático e interdisciplinar. Experiências como essas são destacadas por Teixeira et al. (2018) como fundamentais para a formação de profissionais da saúde, pois proporcionam o desenvolvimento de competências essenciais, como empatia, comunicação e trabalho em equipe, que são indispensáveis para uma prática médica humanizada.
Portanto, os resultados deste projeto reforçam a relevância de iniciativas educativas que não apenas promovem a transmissão de conhecimento, mas também estimulam a criação de vínculos sociais e comunitários. A abordagem adotada demonstrou ser eficaz na construção de um ambiente de aprendizado significativo, alinhando-se a objetivos educacionais e sociais de longo alcance.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto “Semeando Conhecimento” destacou-se como uma ação de grande relevância, cumprindo seus objetivos de promover saúde e educação de maneira acessível e divertida. A experiência reforçou a importância da integração entre a universidade e a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e para a formação humanizada dos futuros profissionais de saúde. A continuidade de ações como essa é fundamental para ampliar o acesso à informação e promover a equidade em saúde.
REFERÊNCIAS
BEZERRA, Maria Socorro Sales. AABB Comunidade: Projeto Político Pedagógico. Educadores Sociais, p. 115, 2011.
DA SILVA, Wagner Pires. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020.
SOUZA, Larissa Barros de; PANÚNCIO-PINTO, Maria Paula; FIORATI, Regina Célia. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 27, n. 2, p. 251-269, 2019.