RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE RELAÇÃO ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

EXPERIENCE REPORT: INTERVENTION PROJECT ON THE RELATIONSHIP BETWEEN PERIODONTAL DISEASE AND CARDIOVASCULAR DISEASES

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202503221202


Stefane Clívia Cavalcante Pinheiro Góes1
Artur da Costa Furtado2
Graciele Cristina Rodrigues Mafra3


Resumo

A doença periodontal é diretamente correlacionada com o acúmulo de biofilme nos dentes e na ausência de cuidados odontológicos, resultando a longo prazo em patologias nos tecidos de suporte e proteção do periodonto. A presença deste biofilme permite a entrada de bactérias gram-negativas e gram-positivas nos tecidos periodontais, e subsequente disseminação através da corrente sanguínea, alcançando o sistema vascular e atingindo o coração. O objetivo deste projeto foi educar e esclarecer aos membros da equipe e aos pacientes da Unidade Básica de Saúde da Família Humberto Cunha de Oliveira sobre a relação entre a doença periodontal e as doenças cardiovasculares. Inicialmente, observou-se uma falta de trabalhos informativos relacionados à doença periodontal, devido ao fato de que muitos pacientes afetados por essa condição desconhecem sua gravidade, sendo a falta de informação um dos fatores predominantes. Diante dessa constatação, foram elaborados materiais informativos, incluindo folders destinados à distribuição aos pacientes, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a doença periodontal e suas manifestações clínicas na cavidade oral. Adicionalmente, um cartaz foi desenvolvido para ser exibido nas instalações da Unidade Básica de Saúde.

Palavras-chave: Doenças-periodontais. Biofilme dentário. Cardiovascular. Estudo de intervenção. 

Abstract

Periodontal disease is directly correlated with the accumulation of biofilm on the teeth and the lack of dental care, resulting in long-term pathologies in the supporting and protective tissues of the periodontium. The presence of this biofilm allows the entry of gram-negative and gram-positive bacteria into the periodontal tissues, and subsequent dissemination through the bloodstream, reaching the vascular system and reaching the heart. The objective of this project was to educate and clarify to the staff members and patients of the Humberto Cunha de Oliveira Basic Family Health Unit about the relationship between periodontal disease and cardiovascular diseases. Initially, a lack of informative works related to periodontal disease was observed, due to the fact that many patients affected by this condition are unaware of its severity, with lack of information being one of the predominant factors. In view of this finding, informative materials were prepared, including folders intended for distribution to patients, with the aim of increasing awareness about periodontal disease and its clinical manifestations in the oral cavity. Additionally, a poster was developed to be displayed at the Basic Health Unit facilities.

Keywords: Periodontal diseases. Dental biofilm. Cardiovascular. Intervention study.

1. INTRODUÇÃO

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação das gengivas e do tecido ao redor dos dentes, levando à perda óssea e, em casos mais graves, à perda dentária. As principais causas da doença periodontal são: a má higiene bucal, o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes, o tabagismo, a predisposição genética e condições médicas como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias (RAMOS, 2013). 

Além de ser uma condição que afeta a saúde bucal, as doenças periodontais estão relacionadas a outras condições sistêmicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, parto prematuro, entre outras. Por isso, é de extrema importância manter uma boa saúde bucal e realizar visitas regulares ao dentista para prevenir e tratar a doença periodontal (ALMEIDA et al., 2006).                              

A relação entre a doença periodontal e a aterosclerose se dá principalmente pela disseminação de bactérias periodontopatogênicas presentes na placa bacteriana da doença periodontal para a corrente sanguínea. Estas bactérias podem desencadear uma resposta inflamatória sistêmica, contribuindo para o agravamento da inflamação nas lesões ateroscleróticas. É importante ressaltar que existe uma relação entre as doenças periodontais e as doenças cardiovasculares (ALMEIDA et al., 2006). 

Estudos têm demonstrado uma associação entre a presença de periodontite e um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, hipertensão arterial e infarto do miocárdio. Acredita-se que a inflamação crônica causada pela periodontite pode aumentar a resposta inflamatória sistêmica, que por sua vez contribui para o desenvolvimento e progressão das doenças cardiovasculares (TONETTI et al., 2015).

A Inflamação é um dos principais mecanismos envolvidos na progressão da aterosclerose. A presença de citocinas pró-inflamatórias, como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), aumenta a atividade inflamatória nas lesões ateroscleróticas, promovendo a ativação e migração de células imunes para o local da lesão. Além disso, a presença de radicais livres e espécies reativas de oxigênio também contribui para o processo inflamatório e para o dano oxidativo nas células endoteliais. (SILVA et al., 2021).

Contudo, o objetivo deste trabalho é elaborar  um artigo baseado em um relato de experiência, cujo a intenção foi conscientizar os pacientes e os profissionais da saúde como enfermeiros, médicos e cirurgiões-dentistas que atuam na Unidade Básica de Saúde da Família Santa Isabel, na cidade de Tucuruí, estado do Pará, sobre a relação entre doença periodontal e alterações cardiovasculares, as manifestações bucais da doença periodontal, e quais complicações podem trazer para o quadro de saúde do paciente.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

2.1 Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares (DCV) são classificadas como uma das principais causas de morbidade do mundo (RODRIGUES; CAMPOS; MOURA, 2023). A Organização Mundial da Saúde as define como um conjunto de enfermidades crônicas, inflamatórias e não-transmissíveis que acometem a funcionalidade do sistema cardiovascular, causando sintomas como cansaço em excesso, dor na região dos membros superiores e encéfalo, náusea, vômito, síncope, paralisia na região da face e dos membros superiores e inferiores (MEDEIROS et al, 2022).

A aterosclerose é considerada uma doença cardiovascular que apresenta caráter crônico e progressivo, consiste na formação de placas de colesterol e células imunológicas na parede endotelial devido às inflamações, podendo evoluir de forma silenciosa para quadros de trombose e ataques cardíacos, sendo influenciada pela obesidade, tabagismo, pressão arterial, má alimentação e sedentarismo (SILVA et al, 2021).

2.2 Fatores de risco para doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares sofrem influência de alguns fatores como pressão sanguínea alta, tabagismo, colesterol LDL elevado e o HDL baixo, além disso, a alimentação inapropriada, excesso de peso e o sedentarismo são considerados condições predisponentes, entretanto, a literatura afirma que esses fatores tradicionais explicam apenas metade das ocorrências de alterações cardiovasculares, dessa forma, a periodontite vem sendo apontada como uma possível condição que também afeta o sistema cardiovascular (LIMA et al., 2020).

2.3 Doença Periodontal

A cavidade oral apresenta uma grande variedade de espécies bacterianas que interagem de forma sistêmica, a ocorrência de alterações na flora bacteriana e o consequente acúmulo na região cervical dos dentes consiste uma das principais causas das alterações periodontais (PARISI; AZEVEDO; LIMEIRA, 2023).

A doença periodontal é considerada uma condição inflamatória e crônica, causada por microrganismos gram-positivos e gram-negativos anaeróbios, sendo a segunda maior causa de patologia dentária na população mundial, podendo causar a destruição dos tecidos de suporte dos dentes, devido a liberação de produtos tóxicos pelos microrganismos e pelo sistema imunológico do hospedeiro (RODRIGUES; CAMPOS; MOURA, 2023).

Além disso, a periodontite afeta a qualidade de vida do paciente e o sistema mastigatório causando repercussões no cuidado da saúde bucal (LIMA et al, 2020). A má higiene oral, o tabagismo e a utilização de medicamentos que afetam o fluxo salivar são considerados fatores de risco para doença periodontal, assim como indivíduos com quadro de obesidade e imunocomprometimento serão mais propensos a desenvolver a doença, apresentando quadros inflamatórios locais, perda tecidual, e evoluir para episódios de bacteremia e comprometimento sistêmico (SILVA et al., 2021).

2.4 Relação entre doença periodontal e alterações cardiovasculares

A doença periodontal e as doenças cardiovasculares são consideradas doenças inflamatórias e crônicas, e vários estudos longitudinais realizados demonstram que há uma relação entre a periodontite e alterações cardiovasculares, já que a presença de certos agentes infecciosos pode aumentar a chance de ocorrência de doenças cardiovasculares (NICARETTA et al., 2023).

A cavidade oral apresenta patógenos e mediadores inflamatórios que podem adentrar na circulação sanguínea e se disseminarem, causando alterações no nível de inflamação sistêmica, através da ulceração das bolsas periodontais, bactérias podem entrar na corrente sanguínea e se depositarem nas placas ateroscleróticas causando inflamação e instabilidade. Além disso, a inflamação derivada da periodontite pode causar mudanças na circulação sanguínea, como elevação da pressão arterial e acúmulo de mediadores inflamatórios na placa lipídica, contribuindo para formação de trombos (SILVA et al., 2021).

Dessa forma, é fundamental esclarecer aos pacientes que uma higiene oral adequada e o tratamento da doença periodontal influenciam positivamente nos marcadores cardiovasculares, já que a presença de microrganismos periodontais nas artérias coronárias influência no desenvolvimento e progressão da aterosclerose (NUNES et al., 2021).

3. METODOLOGIA 

A Doença Periodontal, uma condição inflamatória crônica das gengivas e tecidos de suporte dos dentes, tem sido proposta como um possível fator de risco para alterações cardiovasculares. Este projeto busca explorar e compreender melhor essa possível associação. Com isso, o presente trabalho consistiu em buscas significativas através de artigos científicos pelo Google Acadêmico, para aprofundar melhor e poder obter um melhor entendimento do assunto. 

Todos os artigos encontrados e selecionados se relacionam corretamente com o tema abordado no projeto, vale ressaltar, que todos eles foram publicados nos últimos cinco anos. A busca para verificação de informações foi realizada empregando os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “doenças cardiovasculares” e “doença periodontal”. Os critérios de exclusão foram os demais artigos que não apresentavam relevância ao tema abordado, com o objetivo de especificar ao máximo e ser direto com o projeto de intervenção.

Foram utilizados alguns métodos com o objetivo de conscientização sobre manifestações bucais clínicas em pacientes com doença periodontal e alterações cardiovasculares, através da criação de panfletos (figura 01 e 02) e um cartaz (figura 03). Nos panfletos, foram abordadas curiosidades sobre a doença periodontal e alterações cardiovasculares, falando sobre “o que são doenças cardiovasculares?”, “fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, “o que são doenças periodontais?”, “qual a relação entre as duas doenças?” e “sintomas das doenças cardiovasculares”. 

Meios que vão auxiliar os indivíduos para que possam ter um melhor entendimento do assunto de maneira mais fácil e eficaz. No cartaz, também foi acrescentado meios de comunicação voltados aos pacientes que possivelmente podem ter sintomas de DCV’s, utilizando imagens e linguagens de fácil entendimento aos indivíduos que passarem por esta UBS, com o objetivo de conscientizá-los sobre o risco desta doença.

Figura 01 – Frente do panfleto confeccionado para disseminação de informação.

Fonte: Autores (2025).

Figura 02 – Verso do panfleto confeccionado para disseminação de informação.

Fonte: Autores (2025).

Figura 03 – Cartaz confeccionado e anexado na Unidade de Saúde.

Fonte: Autores (2025).

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Através deste projeto foi possível realizar a disseminação de informações auxiliando na prevenção e redução dos danos causados por ambas as doenças, através de ações de promoção de saúde com os pacientes e profissionais da UBS. 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel, em Tucuruí-PA, apresenta um grande fluxo de atendimentos, oferecendo diversas ações e serviços em saúde. Entretanto, notou-se a ausência de projetos voltados para a divulgação da Doença Periodontal associada a doenças cardiovasculares, principalmente das manifestações relacionadas à cavidade oral, muitos pacientes não sabem a relação das doenças em si, com isso é fundamental o desenvolvimento de trabalhos com essa finalidade. 

Dessa forma, o desenvolvimento de folders e um cartaz abordando as principais informações sobre a relação doença periodontal X doenças cardiovasculares, como a sintomatologia sistêmica e as manifestações na cavidade oral é fundamental para possibilitar que o paciente seja capaz de diagnosticar os sintomas e procurar assistência médica e odontológica, além de permitir, que outros profissionais de saúde, como os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS), adquiram esse conhecimento e orientem estes pacientes. 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, R. F.; PINHO, M. M.; LIMA, C.; FARIA, I.; SANTOS, P.; BORDALO, C. Associação entre doença periodontal e patologias sistêmicas. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 22, n. 3, p. 379-390, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.32385/rpmgf.v22i3.10250.

LIMA, L. V. R. et al. Doença periodontal como fator de risco para alterações cardiovasculares: uma análise da literatura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 4370-4382, maio/jun. 2020. ISSN 2595-6825.

MEDEIROS, R. A. et al. Doenças cardiovasculares como principal fator de risco para medicina periodontal: revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 4, n. 6, p. 03-23, 2022.

NICARETTA, M. G. et al. Doença cardiovascular e doença periodontal: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 2556-2567, 2023.

NUNES, P. L. P. et al. Relação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 755-759, jan./fev. 2021.

PARISI, K. K. S.; AZEVEDO, S. M. A.; LIMEIRA, F. I. R. Doenças sistêmicas crônicas relacionadas à doença periodontal. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 12, 2023. ISSN 2178-6925.

RAMOS, M. M. B. et al. Associação entre a doença periodontal e doenças sistêmicas crônicas: revisão de literatura. Archives of Health Investigation, v. 2, n. 1, 2013.

RODRIGUES, J.; CAMPOS, B. O.; MOURA, G. B. Associação entre doença cardiovascular e a periodontite: revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 4, p. 713-728, 2023.

SILVA, I. S. et al. A doença periodontal pode influenciar a aterosclerose? Revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 3, n. 9, p. 06-16, 2021.

TONETTI, M. S. et al. Principles in prevention of periodontal diseases: consensus report of group 1 of the 11th European Workshop on Periodontology on effective prevention of periodontal and peri-implant diseases. Journal of Clinical Periodontology, v. 42, n. 16, p. 5–11, 2015.


 1Discente do Curso Superior de Odontologia pela Faculdade de teologia, filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG. e-mail: stefane.pinheiro@faculdadegamaliel.com.br
2Discente do Curso Superior de Odontologia pela Faculdade de teologia, filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG e-mail: artur.furtado@faculdadegamaliel.com.br
3Docente do Curso Superior de Odontologia pela Faculdade de teologia, filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG email: graciele.mafra@faculdadegamaliel.com.br