CASE REPORT – MENTAL HEALTH AND ORGANIZATIONAL CLIMATE AT WORK
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411291032
Alexandra Corsino Borges
Alice Barbosa Moreira da Silva
Ana Bárbara Fernandes Rodrigues
Crisleimar Silva Teixeira Filho
Débora Zalasko Arruda
Eva Letticia do Vale Santos
Júlia Costa Cardoso
Leticia Amaral de Paula Araújo
Maria Amélia Alves Viso
Maria Eduarda Machado Moreira
Maria Gabriela dos Santos Lima
Milena Natália Miranda Gonçalves
Thaís Fernandes Pitombeira
Vanessa Mariana Alves
Vitória Borges de Oliveira
RESUMO
Este artigo tem como intuito apresentar através de pesquisas feita em campo como o clima organizacional influencia na saúde mental dos trabalhadores. Em uma entrevista realizada com colaboradores de uma indústria alimentícia vimos que as maiores queixas dos trabalhadores é a falta de um local específico para lazer durante os períodos de descanso entre uma jornada e outra, falta de comunicação e empatia, segregação de setores pois alguns recebem benefícios e outros setores não, entre outras situações observadas que serão apresentadas ao longo do artigo. Com base nas queixas apresentadas existem hipóteses de solução que podem ser aplicadas pelas empresas para melhorar o rendimento e a saúde mental de seus colaboradores como realização de palestras motivacionais, atendimento das áreas da saúde, rodízio de turnos, atividades de extensão para melhorar a extensão, ginástica laboral, mensagens motivacionais, com as hipóteses apresentadas as organizações poderão notar uma melhora no rendimento dos colaboradores que pode ser causada consequentemente por uma melhora na saúde mental dos colaboradores.
Palavras–chave: Saúde mental; Clima organizacional; Trabalho.
ABSTRACT
This article aims to present, through research carried out in the field, how the organizational climate influences the mental health of workers. In an interview carried out with employees of a food industry, we saw that the biggest complaints of workers are the lack of a specific place for leisure during rest periods between one shift and another, lack of communication and empathy, segregation of sectors because some receive benefits and other sectors do not, among other observed situations that will be presented throughout the article. Based on the complaints presented, there are hypotheses for solutions that can be applied by companies to improve the performance and mental health of their employees, such as holding motivational lectures, attending to the health areas, rotating shifts, extension activities to improve extension, labor gymnastics, motivational messages, with the hypotheses presented the organizations may notice an improvement in the performance of the collaborators that can consequently be caused by an improvement in the mental health of the collaborators. Keywords: Mental health; Organizational climate; Work.
1. INTRODUÇÃO
Devido às várias mudanças impactadas pela globalização, as empresas têm tentado compreender melhor a dinâmica da vida organizacional, buscando entender o comportamento e as atitudes das pessoas dentro do ambiente de trabalho. Qualidade de vida e desempenho são fatores importantes para aumentar a eficiência da motivação. Vários estudos sobre clima organizacional, como fator de cuidado com a saúde mental, têm sido realizados, e a contribuição de Luz (1995) define o clima como o resultado do estado de espírito ou ânimo das pessoas que predomina em um ambiente organizacional em um determinado período. No atual contexto, o clima dentro da organização pode ser afetado por conflitos e situações positivas e negativas que ocorrem no ambiente de trabalho, bem como por fatores externos no contexto social, econômico e político. No entanto, são os acontecimentos internos que mais impactam o clima.
É fundamental a relação entre clima e motivação, pois o ambiente influencia a motivação, e o clima é a qualidade do ambiente organizacional. Wallow (2003, p. 136) destaca que o “trabalho faz com que o homem encontre significado e razão para viver quando configura-se com experiência saudável, necessária à sobrevivência e também enriquecida pelas trocas afetivas entre as pessoas.” As empresas, os profissionais e as pessoas em geral estão cada vez mais em busca de qualidade de vida, de trabalho, de produtos, de profissionais e de serviços. Assim, Deming (1990, p. 1) define qualidade de vida como o “que o seu desempenho o satisfaz”, enquanto Chiavenato (2004a, p. 245) a define como “Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) refere-se à preocupação do bem-estar geral e à saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.”
Importa destacar que esse conceito envolve tanto os aspectos físicos e ambientais quanto os aspectos psicológicos do local de trabalho. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, participantes ativas no trabalho que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições, pois a competitividade organizacional, que atribui na qualidade e produtividade, passa obrigatoriamente pela QVT (CHIAVENATO, 2004a). Considerando esses aspectos, clima organizacional se define segundo Chiavenato:
Constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização; (…) é o ambiente humano dentro dos quais as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho; (…) a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes e que influencia o seu comportamento (CHIAVENATO, 2006, p. 50).
As pessoas permanecem em seu local de trabalho durante a maior parte do tempo e, portanto, formam ali o seu habitar. Para as empresas bem-sucedidas, tornou-se essencial fazer do ambiente de trabalho um local agradável, pois ele facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, além de reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal (CHIAVENATO, 2010). Nesse contexto, para identificar as percepções dos trabalhadores em relação a fatores presentes nas organizações e se esses fatores satisfazem ou não, e quais as carências existentes dentro de cada setor quanto ao bem-estar físico e emocional, o presente trabalho analisou o clima organizacional de uma empresa de grande porte do ramo alimentício da cidade de Araguari-MG. Buscou-se compreender os processos envolvidos sobre clima organizacional que podem ser mais relevantes na tomada de decisões envolvendo bem-estar, qualidade de vida dos trabalhadores e saúde mental em ambas as partes. Dessa forma, o objetivo foi identificar quais fatores internos e externos podem afetar a saúde mental no trabalho e analisar, por meio de hipóteses, o que pode ser adotado para melhorar o clima organizacional dentro do contexto organizacional no qual o trabalhador está inserido.
2. METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a aplicação de um questionário com seis perguntas abertas, cujos temas abordavam o bem-estar mental dos colaboradores, a visão sobre a perspectiva do seu ambiente de trabalho. Os
colaboradores foram questionados sobre o maior desafio que encontram em seu ambiente de trabalho, como descrevem o clima organizacional na sua equipe, se apresentam sono regular, descansam e realizam momentos de lazer fora do ambiente de trabalho, e a percepção de cada um sobre seus colegas. Além disso, foi questionado como os funcionários avaliam o próprio desempenho relacionado à saúde mental, quais medidas poderiam ser adotadas pela empresa para melhorar os aspectos relacionados ao desempenho e saúde mental, e, por fim, além dos benefícios que a empresa oferece, quais outros benefícios gostariam de receber relacionados ao seu bem-estar.
O questionário foi respondido de forma anônima, a fim de preservar a identidade dos colaboradores. A coleta dos dados foi realizada com trabalhadores de vários setores, com o intuito de obter uma percepção diferenciada sobre o tema proposto pela pesquisa.
Visando ampliar e dar um norteamento sobre clima organizacional, as referências utilizadas são de artigos científicos atualizados, juntamente com algumas referências anteriores que são de grande importância para um conhecimento mais abrangente sobre o clima organizacional. Foram utilizados o Google Acadêmico, livros da biblioteca virtual, dissertações e teses acadêmicas, bem como conteúdos estudados nas disciplinas do Projeto Integrador: A prática do psicólogo nas organizações e da disciplina de Gestão de Pessoas.
3. TEORIZAÇÃO
O clima organizacional de uma empresa interfere diretamente no desempenho dos seus funcionários. A empresa é o local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia. Se o colaborador não se sente confortável e acredita que seu papel não é importante para o crescimento da organização, o desempenho e a motivação diminuem, o que, consequentemente, leva à redução do lucro da empresa. A empresa é responsável por promover um ambiente agradável onde o colaborador se sinta confortável e possa realizar suas obrigações de forma harmônica, mantendo-se motivado (SAFE, 2019).
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para medir a percepção dos colaboradores em relação à organização. Através desse tipo de pesquisa, o colaborador consegue refletir sobre suas próprias características, bem como sobre os aspectos da organização na qual atua. A responsabilidade pelo clima organizacional é compartilhada por todos, do nível estratégico ao operacional. As organizações devem garantir que os trabalhadores se sintam satisfeitos e realizados para alcançar produtividade e qualidade nos produtos e serviços que oferecem (TAGLIOCOLO; ARAÚJO, 2011, p. 1).
De acordo com Chiavenato (2004, p. 119), “o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e influencia o seu comportamento”. Para que os resultados esperados pelas organizações em relação aos seus colaboradores sejam positivos, é necessário que estes se sintam em um ambiente de trabalho favorável. O ambiente de trabalho é caracterizado por condições físicas e materiais, bem como por condições psicológicas e sociais. De um lado, os aspectos ambientais que afetam os sentidos podem influenciar o bem-estar físico, a saúde e a integridade física das pessoas. De outro lado, os aspectos ambientais que podem afetar o bem-estar psicológico e intelectual, a saúde mental e a integridade moral também desempenham um papel significativo (CHIAVENATO, 2010).
Assim, segundo Chiavenato (2005, p. 52), o termo clima organizacional refere-se aos aspectos internos de uma organização, à atmosfera psicológica e às características da empresa. Este pode ser sentido psicologicamente e está relacionado às propriedades motivacionais do ambiente interno da organização. O clima organizacional compõe a qualidade do ambiente da empresa, sendo percebido pelos colaboradores e influenciando diretamente seu comportamento. Motivação dos empregados, para alcançar altos níveis de satisfação, desempenho e produtividade, constitui o ponto central da Psicologia do Trabalho. Muitos autores têm contribuído para esse entendimento, formulando teorias, definindo conceitos e situações motivadoras, interpretando comportamentos e atitudes, estabelecendo metas e propondo modelos e planos de ação, ainda que apresentando diversidade em seus pontos de vista.
Apesar das divergências de opinião, há um consenso generalizado em considerar o fenômeno da motivação como um processo de tomada de decisões que, na situação de trabalho, leva os indivíduos a executarem suas tarefas e a desempenharem suas funções de acordo com suas melhores capacidades e esforços. A compreensão da motivação permite que as organizações tomem decisões mais eficazes e acertadas, aproveitando melhor seus recursos e prevendo seus resultados.
Além disso, Feldman (2015) afirma que o conceito de motivação se refere a fatores que direcionam e energizam o comportamento, envolvendo aspectos biológicos, cognitivos e sociais. A motivação é vista como um processo que envolve a intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar uma determinada meta, ou seja, pelo esforço, foco e manutenção na realização de tarefas organizacionais até que os objetivos sejam atingidos. A valorização e motivação dos colaboradores facilita todo tipo de processo desenvolvido pela empresa. Por isso, grandes líderes enfrentam a complexidade de lidar com as diversas variáveis do ambiente de trabalho e a influência sobre os colaboradores.
O estudo da motivação humana tem raízes na antiguidade, começando com a Escola de Relações Humanas, a primeira a estudar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas relações internas e externas, analisando sistematicamente os aspectos humanos dentro da organização. Os temas motivacionais tiveram início com o aprimoramento dos estudos sobre o desenvolvimento até a teoria humana (SANTANA, 2015).
Sardinha (2013) destaca que, embora a motivação tenha surgido desde os primeiros tempos da humanidade, foi a partir da Revolução Industrial que ela começou a ser estudada sistematicamente, com o surgimento das teorias humanas. No período pré- histórico, o homem era motivado por sua necessidade de sobrevivência, como, por exemplo, o uso do fogo para se aquecer do frio, e assim foi se constituindo ao longo da história, com posturas motivadoras e novas descobertas.
Nas teorias clássica e científica, o enfoque motivacional estava baseado na remuneração. Contudo, com o tempo, surgiu uma maior preocupação por parte do empregado em manter seu emprego do que em focar apenas na remuneração, tornando o aspecto econômico um dos fatores motivacionais, entre vários outros.
Como destaca Santana (2015), a teoria das necessidades humanas surgiu da necessidade de humanizar e democratizar a administração, transformando os conceitos rígidos e mecanicistas das teorias anteriores, adequando-os aos novos padrões de vida e de trabalho.
Diante dos fatos mencionados, o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga três determinantes do comportamento nas organizações: os indivíduos, os grupos e a estrutura. A área aborda tópicos importantes, entre os quais se destaca a motivação, entendida como um dos componentes básicos para o desenvolvimento produtivo tanto individual quanto organizacional. Assim, os conceitos de motivação devem considerar tanto aspectos intrínsecos (próprios do indivíduo) quanto extrínsecos (fatores ambientais) ou as condições motivacionais internas trazidas pelo colaborador e as condições organizacionais que favorecem essa parceria produtiva.
4. HIPÓTESE DE SOLUÇÃO E APLICAÇÃO À REALIDADE
De acordo com os dados coletados por meio do questionário e da observação da realidade, conforme a metodologia do Arco de Maguerez, sobre o clima organizacional, o maior desafio do trabalhador em seu ambiente de trabalho, relacionado à saúde mental, refere-se ao que interfere no seu bem-estar dentro e fora da organização. Observou-se também o que afeta o desempenho e motivação da equipe e o ambiente de trabalho. Com base nas informações levantadas, foi possível identificar uma demanda que se apresenta como o maior gerador de conflitos para os colaboradores, os quais demonstram insatisfação com a carga horária de trabalho extensa, a falta de plano de saúde para o colaborador e seus dependentes, além da ausência de palestras motivacionais e de ginástica laboral.
Deste modo, visando uma hipótese de solução para as queixas apresentadas, podem ser inseridas as seguintes estratégias:
- Atendimento mensal pelo Expresso Saúde Imepac: Essa ação pode ser uma forma de oferecer mais qualidade de vida aos trabalhadores, proporcionando um atendimento e acompanhamento que visam promover cuidado e prevenção por meio de consultas e exames periódicos.
- Realização de palestras motivacionais com temas relacionados à saúde mental no trabalho e inteligência emocional, com o intuito de oferecer suporte emocional e aprimorar o equilíbrio psicológico dos colaboradores.
- Atividades de extensão: Essas atividades promovem a interação entre os colaboradores, ampliam o conhecimento e enriquecem a experiência profissional dos trabalhadores da empresa, favorecendo o desenvolvimento contínuo.
- Ginástica laboral no início do expediente: Implementar a ginástica laboral como uma prática diária pode melhorar a condição física do colaborador, promovendo mais disposição e mobilidade. Essa ação é particularmente importante para trabalhadores que executam movimentos repetitivos ou permanecem em pé por longos períodos.
- Mensagens motivacionais: A utilização de mensagens motivacionais visa incentivar os colaboradores, tanto no que diz respeito à produtividade quanto à satisfação pessoal, autoestima e capacidade de superação. Esse tipo de incentivo fortalece a autoconfiança e a eficiência no trabalho, resultando em um serviço de melhor qualidade. Com colaboradores motivados, a empresa pode obter resultados mais positivos, impulsionados pela produtividade e engajamento dos seus funcionários.
5. CONCLUSÃO
Destaca-se a metodologia ativa na realização de um diagnóstico baseado em hipóteses, por meio da entrevista com os colaboradores da empresa. Esses colaboradores contribuíram para a coleta de informações com o intuito de promover uma análise e entendimento das questões do âmbito profissional, visando um conjunto de melhorias, com foco na inter-relação e adicionando benefícios à saúde mental.
É necessário que cada pessoa viva com qualidade e consiga lidar com todas as dificuldades cotidianas no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Um ambiente de trabalho adequado auxilia na produtividade de todas as pessoas presentes nele. É importante que o profissional saiba que é essencial para a empresa, o que o leva a valorizar o seu próprio trabalho, enquanto a empresa retribui com incentivos à sua equipe.
Buscamos compreender o reflexo da motivação dos colaboradores, visto que é fundamental que os funcionários estejam motivados dentro do ambiente laboral e como isso reflete diretamente na produtividade da empresa. Torna-se notável a necessidade de mudanças internas, como igualdade, benefícios, políticas de reconhecimento e flexibilidade de horários, uma vez que essas ações são necessárias para compreender as necessidades e percepções dos colaboradores.
É importante destacar a importância do feedback de qualidade, um indicador crucial para que o colaborador tenha ciência do seu próprio desempenho. Esse retorno deve ser sempre construtivo, afirmando os pontos fortes e trabalhando de forma respeitosa os aspectos que precisam ser melhorados. A falta dessa conversa pode desmotivar o profissional e afetar negativamente o clima organizacional da empresa.
Além disso, ao longo do desenvolvimento do estudo, aprofundamos o conhecimento e as habilidades de solução de problemas no contexto de clima organizacional, autoconfiança e gosto pela aprendizagem. A percepção apresentada é de extrema importância, principalmente ao atentarmos para questões relacionadas ao adoecimento mental e ao esgotamento, uma pauta muito relevante que tem causado muitos desgastes no ambiente organizacional.
Deste modo, após a apresentação dos dados coletados durante o período de entrevistas com os colaboradores, os resultados foram apresentados ao Gestor da empresa, considerando os aspectos positivos e negativos, bem como os pontos de melhoria. Para promover mais conhecimento entre os colaboradores, propôs-se a realização de uma palestra sobre o tema Saúde Mental e Clima Organizacional, na qual será abordada a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho e as formas de como o clima organizacional pode interferir nesse processo, mostrando as melhores formas de lidar com a pressão no ambiente de trabalho.
REFERÊNCIAS
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APÊNDICE A
Questionário utilizado para a realização de pesquisa em campo:
Além dos benefícios fornecidos pela empresa, quais outros benefícios você gostaria de receber relacionado ao seu bem estar.
Em sua opinião, qual o maior desafio no seu ambiente de trabalho?
Como você descreve o clima organizacional na sua equipe de trabalho?
Você tem conseguido dormir bem, descansar e ter momentos de lazer fora do ambiente de trabalho? E qual sua percepção de quem trabalha com você?
Como você avalia o seu desempenho relacionado à sua saúde mental?
Na sua opinião, quais medidas poderiam ser adotadas pela empresa para melhorar os aspectos relacionados ao desempenho e saúde mental?