REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411080940
Sidney Cezar Dos Santos Rocha1
Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro2
RESUMO
O projeto de recuperação do sistema viário em Humaitá, Amazonas, inclui recapeamento de vias, construção de calçadas e instalação de sistemas de drenagem urbana. Essas melhorias têm como objetivo assegurar uma mobilidade mais eficiente, prevenir alagamentos e promover maior segurança para pedestres e motoristas. Com o recapeamento, busca-se reforçar a qualidade do pavimento, aumentando sua durabilidade e resistência às condições climáticas locais. A construção de calçadas visa oferecer acessibilidade e conforto aos pedestres, enquanto a drenagem é essencial para escoar a água das chuvas, evitando acúmulo de água nas vias. Essas intervenções são parte de um esforço para aprimorar a infraestrutura urbana, elevando a qualidade de vida dos moradores e apoiando o desenvolvimento socioeconômico de Humaitá.
ABSTRACT
The road system recovery project in Humaitá, Amazonas, includes road resurfacing, sidewalk construction, and the installation of urban drainage systems. These improvements aim to ensure more efficient mobility, prevent flooding, and enhance safety for pedestrians and drivers. The resurfacing work seeks to strengthen the pavement’s quality, increasing its durability and resistance to local weather conditions. Sidewalk construction aims to provide accessibility and comfort for pedestrians, while drainage is essential for channeling rainwater, preventing water accumulation on the roads. These interventions are part of an effort to improve urban infrastructure, enhance the quality of life for residents, and support the socioeconomic development of Humaitá.
1.INTRODUÇÃO
A infraestrutura viária desempenha um papel estratégico não apenas na mobilidade urbana, mas também na promoção do desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Conforme assinalam Souza e Ribeiro (2018), estradas em boas condições possibilitam o acesso a serviços básicos, facilitam o transporte de mercadorias e estimulam atividades econômicas locais, como o comércio e o turismo. Em regiões da Amazônia, como Humaitá, as condições climáticas e geográficas representam desafios adicionais para a durabilidade e a qualidade das vias, devido à alta incidência de chuvas e solos suscetíveis a erosão (Oliveira e Castro, 2021).
A execução de projetos que contemplam tanto o recapeamento das vias quanto a criação de calçadas e sistemas de drenagem é essencial para mitigar os impactos das condições ambientais e garantir a segurança dos usuários. O planejamento urbano voltado para uma infraestrutura completa e integrada, que inclui vias adequadas para veículos e áreas seguras para pedestres, contribui para a inclusão social e acessibilidade, fatores fundamentais para uma cidade mais inclusiva e sustentável (Martins e Pereira, 2019). Portanto, a recuperação do sistema viário em Humaitá é uma iniciativa que almeja não apenas resolver problemas estruturais das vias, mas também proporcionar uma rede viária mais resiliente e adaptada às necessidades da população local.
Além da importância para o tráfego, a qualidade da infraestrutura viária impacta diretamente a saúde pública e a segurança da população. Em áreas urbanas, a ausência de pavimentação adequada pode causar problemas como poeira excessiva no período seco e lama no período chuvoso, o que afeta não apenas a mobilidade, mas também a qualidade do ar e a higiene urbana (Lima e Gonçalves, 2020). Segundo estudos de Fonseca e Silva (2018), a falta de drenagem eficiente agrava os problemas de alagamento, erosão do solo e formação de buracos nas vias, reduzindo a vida útil do pavimento e aumentando os custos de manutenção.
Portanto esse artigo tem com objetivo melhorar o recapeamento, calçadas e drenagem, o projeto busca criar um ambiente urbano mais adequado às necessidades dos moradores de Humaitá, preparando a cidade para os desafios de crescimento futuro e promovendo um espaço urbano mais organizado e acessível para todos.
2.METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste artigo tem como as principais abordagens descritiva e explicativa e será estruturada em três fases principais: Planejamento, Execução e Monitoramento e Avaliação. Cada uma das fases será composta por etapas específicas, conforme o fluxograma a seguir:
Figura 01: Fluxograma da metodologia
OBJETIVOS:
Objetivo Geral
Promover a recuperação e a melhoria da infraestrutura viária em Humaitá, Amazonas, por meio da execução de serviços de recapeamento, construção de calçadas e instalação de sistemas de drenagem urbana, visando aumentar a durabilidade do pavimento, melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança e acessibilidade para pedestres e motoristas.
Objetivos especificos
- Executar o recapeamento asfáltico das vias principais e secundárias para melhorar a qualidade do pavimento, aumentar a durabilidade das vias e reduzir a necessidade de manutenções frequentes.
- Construir e adequar calçadas para garantir acessibilidade e segurança aos pedestres, conforme as normas de acessibilidade, proporcionando um ambiente inclusivo.
- Implementar sistemas de drenagem eficientes nas vias urbanas para reduzir problemas de alagamento, erosão do solo e danos ao pavimento.
3. RESULTADOS E DISCURSSÕES
3.1 CONTEXTO HISTÓRICO
A recuperação e a manutenção das vias urbanas no Brasil têm um histórico que remonta aos anos de urbanização acelerada, principalmente a partir do século XX, quando o aumento da frota de veículos e a expansão das cidades passaram a demandar melhorias nas infraestruturas viárias. No entanto, a falta de planejamento urbano de longo prazo e os limitados investimentos em infraestrutura resultaram em problemas recorrentes, como pavimentos deteriorados, falta de drenagem adequada e calçadas ineficazes (Ferreira, 2017). As regiões da Amazônia, como Humaitá, enfrentam desafios adicionais devido às condições climáticas intensas, como chuvas frequentes e solos que requerem tratamentos específicos, o que agrava a deterioração das vias e aumenta a necessidade de soluções de drenagem eficientes (Alves e Martins, 2019).
Nas últimas décadas, o aumento da conscientização sobre a importância da acessibilidade e da mobilidade urbana sustentável tem impulsionado a criação de projetos que priorizam a qualidade das vias e a inclusão de calçadas e sistemas de drenagem. A legislação brasileira, incluindo o Plano Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei Brasileira de Inclusão, regulamenta essas melhorias para garantir que as cidades proporcionem mobilidade segura e acessível a todos os cidadãos (Souza, 2020).
3.1.2 Revisão da Literatura
A literatura sobre recuperação de infraestrutura viária e mobilidade urbana destaca três eixos principais: qualidade e durabilidade do pavimento, importância da acessibilidade e eficácia dos sistemas de drenagem.
Qualidade e Durabilidade do Pavimento
A durabilidade do pavimento está diretamente ligada ao tipo de material utilizado e à execução das técnicas de recapeamento. Segundo Souza e Pereira (2018), a utilização de asfalto de alta qualidade e a aplicação de técnicas modernas de pavimentação, como o uso de misturas asfálticas modificadas, podem prolongar a vida útil das vias e reduzir os custos com manutenções recorrentes. Em cidades amazônicas, onde o índice pluviométrico é elevado, pavimentos de alta resistência são essenciais para evitar problemas como buracos, rachaduras e desníveis (Moura e Lopes, 2019). O recapeamento, portanto, não é apenas uma medida corretiva, mas preventiva, contribuindo para a redução de acidentes e para a melhoria do fluxo de veículos (Santos et al., 2021).
3.1.3 Importância da Acessibilidade
A criação e a adequação de calçadas acessíveis são elementos fundamentais para uma infraestrutura viária inclusiva. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/2015), calçadas e vias públicas devem ser adaptadas para garantir acessibilidade a todos, incluindo pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Conforme Lopes e Almeida (2020), calçadas bem planejadas e adequadas não só facilitam o deslocamento de pedestres, mas também incentivam o transporte ativo, como caminhadas e o uso de bicicletas, promovendo uma cidade mais saudável e sustentável. Em Humaitá, onde os desafios de infraestrutura são amplificados por condições naturais, o investimento em calçadas acessíveis é essencial para assegurar que todos os cidadãos possam se locomover de maneira segura e confortável.
3.1.4 Eficácia dos Sistemas de Drenagem
O sistema de drenagem urbana é um componente responsável para a preservação das vias e a prevenção de enchentes e alagamentos, especialmente em áreas de alta pluviosidade. Estudos apontam que a falta de drenagem adequada não só danifica a estrutura das vias, mas também compromete a segurança dos moradores, levando a riscos de acidentes e doenças (Costa e Santos, 2019). Em locais como a Amazônia, onde o clima é predominantemente úmido, um sistema de drenagem bem planejado pode reduzir significativamente os problemas causados pelo acúmulo de água. Almeida e Fonseca (2021) destacam que a instalação de sistemas de drenagem eficientes deve considerar o escoamento de águas pluviais e a estrutura do solo, garantindo que o pavimento e as áreas adjacentes permaneçam em boas condições.
4. ESTUDO DE CASO
4.1 LOCALIZAÇÃO DO OBJETO
Município Brasileiro localizado no Estado do Amazonas à margem esquerda do Rio Madeira, distante a 595 km da capital do Amazonas, Manaus, e a 165 km da capital de Rondônia, Porto Velho. Tem uma população estimada, segundo o IBGE, de 56.144 habitantes e extensão territorial de 33.111,143 Km ².
Figura02: Município de Humaitá
Fonte: IBGE,2020
Figura 03: Malha Urbana de Humaitá
Fonte: Google, 2024
O presente artigo tem por finalidade descrever as obras e serviços necessários para a RECUPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO, COM EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE RECAPEAMENTO, CALÇADA E DRENAGEM URBANA da cidade de Humaitá – AM.
Os serviços a serem executados são respectivamente: Canteiro de Obras, Placas de Obras, Terraplenagem, Compactação de Aterro, Pavimentação, Imprimação, Pintura de Ligação, Concreto Asfáltico, Drenagem, Sarjetas e Meio Fio, Sinalização Viária e Serviços Diversos. conforme descritos e especificados no desenvolvimento deste documento. Os viários definidos como objeto desse estudo são aqueles abaixo apresentados:
Figura 04: Viários passíveis de recapeamento
Como pode ser observado todas as vias padecem de patologias que fragilizam a base do pavimento, tendo em vista que a evolução dessa patologia ocorre de forma exponencial, o interim entre a aprovação dos estudos, contratação da executora e efetivo início das obras foi considerada um trabalho em base com quantitativo proporcional a 20% da extensão das vias, durante a execução dos trabalhos todo o material comprobatório da execução deverá ser providenciado pela executora, bem como validado pela fiscalização. Quanto a construção de bocas de lobo, foram consideradas caixas novas em substituição as caixas existentes, que não estão em condições de reaproveitamento, em diversas ruas está previsto o aproveitamento de meio fio, e execução apenas de calçada, por isso não necessariamente a extensão de calçadas executadas será exatamente igual a extensão de meio fio novo.
4.2 Especificação de serviços a serem executados.
4.2.1. Administração da obra.
A Contratada, tão logo receba a Ordem de Serviço expedida pela Contratante, apresentará formalmente a equipe de condução da obra. Tendo esta, amplos poderes para representar, decidir e dá a melhor forma de conduzir as atividades do contrato. Esta equipe devidamente aprovada pela Contratante, somente poderá ser substituída em caso de anuência da Fiscalização, devendo apresentar profissional com acervo técnico similar ou superior em atividades correlatas. Canteiro de obras. Os canteiros de obra Os canteiros de obras são constituídos por áreas operacionais e edificações onde se desenvolvem atividades ligadas diretamente à produção e por áreas de vivência destinadas a suprir as necessidades básicas de higiene pessoal, descanso, alimentação, ensino, saúde, lazer e convivência. Dentre as edificações, estruturas e áreas ligadas diretamente à produção, podem ser destacadas:
- Escritório e seção técnica;
- Refeitório e cozinha;
- Banheiro e vestiário;
- Ambulatório;
- Almoxarifado;
- Depósito de cimento;
- Oficina;
- Topografia;
- Laboratório de solo, concreto e asfalto;
- Guarita em container;
- Usina de Asfalto;
Toda a área externa será trabalhada para facilitar a locomoção de pessoas, máquinas e equipamentos, além de abrigar de forma segura os insumos que podem ser armazenados a céu aberto.
4.2.2 Placa de obras.
Deverá ser instalada placa de identificação de obra em lona digitalizada, com seus respectivos responsáveis técnicos e anotações de responsabilidade técnicas junto ao CREA/ AM.
4.2.3 Terraplenagem.
Compreendendo Escavação, carga e transporte. Nas áreas onde houver a necessidade de remoção/ corte de material, este processo deverá ser executado com a utilização de pá carregadeira e transporte para local de bota fora com caminhão basculante.
Nas figuras a seguir será demonstrada alguns serviços de terraplanagem.
Figura 05: Serviços de terraplanagem
Fonte: Construtora pontual,2022
Figura 06: Serviços de terraplanagem
Fonte: Construtora pontual,2022
4.2.4 Compactação de aterro.
Nas faixas de corte do projeto, conforme mapa de cubação, haverá a necessidade de aterro com material de 1ª categoria proveniente de jazida, e devidamente transportado até o local de sua execução com caminhões basculantes.
Essa compactação será realizada com Rolo compactador pé de carneiro e auxiliado com motoniveladora para espalhamento de material, grade de discos puxado por trator agrícola para escarificação de material e caminhão pipa para umedecimento do material (quando necessário).
Figura 07: Compactação de Aterro
Fonte: Construtora pontual,2022
Figura 08: Via compactada e Umidificada
Fonte: Construtora pontual,2022
4.2.5 Pavimentação.
Compreendendo remoção mecanizada de camada granular em todas as áreas, conforme projeto específico.
Imprimação.
Imprimação consiste na aplicação de material, emulsão asfáltico, sobre a superfície da base concluída, antes da execução do revestimento asfáltico, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado. A escolha desta emulsão em detrimento do uso de CM-30 se deve ao fato da aplicação ser realizada em bases com cimento (tanto na reciclagem que adiciona cimento na mistura quanto na base que possui cimento em seu traço). A aplicação é feita sobre toda a área pavimentada, A taxa de aplicação depende do tipo de emulsão usada, sendo a imprimação com asfalto diluído com taxa de 0,0012 t/m² e a imprimação com emulsão asfáltico com taxa de 0,0013 t/m².
Figura 09: Serviços de Pavimentação
Fonte: Construtora pontual,2022
4.2.6 Pintura de ligação.
Para realizar uma ligação entre o revestimento asfáltico que será realizado e a camada de revestimento, é necessário a aplicação de uma camada de pintura de ligação ao longo de toda a pista de rolamento. A aplicação é feita sobre toda a área onde será aplicado o revestimento asfáltico (capa de rolamento). A taxa de aplicação é de 0,00045 t/m². 11.9. Concreto asfáltico. A última camada do pavimento a ser executada é a responsável pelo conforto e segurança dos usuários e proteção do pavimento Será realizado em Concreto asfáltico Tipo C (faixa definida no padrão DNIT), sendo basicamente uma mistura de CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) com agregados (areia, brita, pedrisco) e Cal hidratada em proporção definida pelo seu tipo e misturada e aquecida em usina específica para isso. A camada de concreto asfáltico terá uma espessura padrão de 5,00 cm ao longo de todas as vias, conforme especificadas em Projeto Geométrico. O serviço é executado levando em consideração principalmente seu peso em tonelada, com peso específico médio de 2,40 t/m³ de asfalto aplicado.
Figura 10: Serviços de pavimentação
Fonte: Construtora pontual,2022
Figura 11: Serviços de pavimentação
Fonte: Construtora pontual,2022
4.2.7 Drenagem.
Os dispositivos de drenagem que serão executados ao longo das vias e logradouros tem como objetivo conduzir as águas serão confeccionados com material resistente e seu acabamento deve ser bem liso para facilitar o escoamento das águas. Os dispositivos de drenagem existentes serão recuperados, sempre que possível.
Sarjetas e meio fios. Consistindo no fornecimento de guias pré-fabricadas em concreto Fck 11,0 Mpa, a sarjeta deverá ser construída em concreto Fck 11,0 Mpa, sobre base de solo compactado no mínimo 95% Próctor Simples normal e onde é necessária base de bica corrida com espessura de 10 cm. Os meios-fios utilizados nos passeios serão de concreto pré-fabricado de boa qualidade e com as seguintes dimensões por unidade: 100 cm x 30 cm x 15 cm e com Fck mínimo de 11,0 Mpa.
4.2.8 Diversos.
Após conclusão dos trabalhos a Desmobilização de Pessoal, Máquinas e Equipamentos, terá que obter o aval da Fiscalização; numa forma de respaldo aos serviços e obras provisoriamente ou definitivamente a serem entregues. Estando a Contratada devidamente legal quanto os EPIs, leis sociais, responsabilidade técnica e outras obrigações referentes ao Objeto concluído.
CONCLUSÃO
O projeto de recuperação do sistema viário de Humaitá, com serviços de recapeamento, construção de calçadas e drenagem urbana, representa uma iniciativa fundamental para a melhoria da infraestrutura local. Essas ações visam resolver problemas críticos de mobilidade, acessibilidade e segurança, além de promover um ambiente urbano mais sustentável e inclusivo. A execução do recapeamento asfáltico contribuirá para a durabilidade do pavimento, reduzindo a necessidade de manutenções frequentes e melhorando a experiência de motoristas e pedestres.
A instalação de sistemas de drenagem é especialmente relevante em regiões com alta pluviosidade, como a Amazônia, pois evita alagamentos e erosões que podem comprometer a estrutura das vias. Adicionalmente, a construção de calçadas acessíveis assegura que pedestres, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, possam se deslocar com segurança.
Ao abordar as necessidades específicas da região, o projeto não apenas responde aos desafios estruturais atuais, mas também prepara Humaitá para enfrentar os impactos futuros do crescimento urbano e das condições climáticas. Assim, o investimento em infraestrutura viária é estratégico para o desenvolvimento econômico e social da cidade, proporcionando uma base sólida para a qualidade de vida dos seus habitantes e para o desenvolvimento sustentável do município.
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PRIETO, Valter. Notas de Aula: Superestrutura Rodoviária. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.
1Discente de Engenharia Civil pela Universidade Nilton Lins (UNL). Instituição: Universidade Nilton Lins (UNL)
Endereço: Av. Prof. Nilton Lins, 3259, Flores, Manaus –AM E-mail: sidney.rocha110@hotmail.com
2Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia Industrial pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) – Florianópolis, Especialista em Didática do Ensino Superior – Tutoria e Docência em EAD. Docente dos cursos de Engenharia pela Universidade Nilton Lins (UNL)
Instituição: Universidade Nilton Lins (UNL) Endereço: Av. Prof. Nilton Lins, 3259, Flores, Manaus – AM, Brasil. E-mail: erikamarquespinheiro@gmail.com