QUESTÕES DE ELÉTRICA EM CONCURSOS PÚBLICOS DE ENGENHARIA CIVIL

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.11627262


Douglas Marques Silva


RESUMO

A base de questões de elétrica nos concursos de Engenharia civil, são bem focadas na  NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, a grande base das questões advêm  de detalhes que a norma regulamentadora rege, diante a necessidade que as obras civis  necessitam, assim obrigando o profissional de engenharia civil conhecer os principais  conceitos, e tendo a mesma regulamentação como base em seus trabalhos quando  houver necessidade, e assim as questões dos certames são baseadas em grande  intensidade para que o candidato conheça a norma que regulamenta parte de seu  trabalho, desde os conceitos minuciosos da norma até simples cálculos de  conhecimento, diferentemente do estudo na graduação que são cobrados os mesmos  conceitos porém com idealizações de grandes projetos e cálculos mais complexos,  com a ajuda de softwares, calculadoras específicas, já nos certames não pode utilizar  nenhum artifício facilitador externo, apenas o conhecimento pessoal. As estatísticas nos modelos de questões mais abordadas são baseadas nas provas anteriores expostas  em sites de concursos e de questões de concursos, além de análises de profissionais  gabaritados na área de Engenharia civil com foco em concursos públicos. 

Palavras-chave: questões, engenharia, elétrica, concurso.

ABSTRACT 

The basis of electrical issues in civil engineering tenders are well focused on NBR  5410 – Low voltage electrical installations, the great basis of issues arising from  details that the regulatory standard governs, given the need that civil works need,  thus obliging the civil engineering professional knows the main concepts, and having  the same regulation as the basis for their work when necessary, and so the questions  of the contests are based in great intensity so that the candidate knows the standard  that regulates part of their work, since the detailed concepts of the standard to simple  calculations of knowledge, unlike undergraduate studies where the same concepts are  charged, but with idealizations of large projects and more complex calculations, with  the help of software, specific calculators, you cannot use any artifices in the contests.  external facilitator, just personal knowledge. The statistics in the most discussed  questions models are based on previous tests exposed on tenders and tender  questions websites, in addition to analyzes by qualified professionals in the field of  Civil Engineering with a focus on public tenders. 

Keywords: issues, engineering, electrical, contest.

1. INTRODUÇÃO 

A análise inicial é observar as cobranças feitas pelos editais, e entender que cada  banca organizadora têm sua preferência em relação aos temas de suas questões, elas  variam também pelos cargos que são oferecidos nos certames em todo país.  Lembrando que o grau de dificuldade das questões de certa forma são inferiores aos  cálculos minuciosos realizados nas provas durante a graduação, até porque os  certames normalmente são compostos não só por questões referentes a engenharia,  mas também em outras disciplinas a depender do órgão a qual será preterido o  cargo. 

2. DESENVOLVIMENTO 

2.1 Bancas organizadoras 

2.1.1 Múltiplas escolha x Certo ou errado 

As questões dos concursos públicos na parte elétrica, são de múltiplas escolhas x  certo ou errado, evidencia-se que o primeiro modelo de avaliação que as bancas  utilizam, são compostas de 4 ou 5 alternativas, a,b,c,d ou a,b,c,d,e. Dentre elas o  objetivo é obter o êxito, perante a ordem da questão, diferentemente do modelo  certo ou errado, que busca uma análise de leitura no texto da questão e o  entendimento do assunto preposto em que o candidato tem que avaliar o texto e  concluir se o mesmo encontra-se certo ou errado. Lembrando que as bancas que  utilizam este método de avaliação, contabilizam menos um ponto a cada alternativa  avaliada de modo irregular. 

2.1.2 Principais bancas organizadoras  

Levando em consideração os últimos certames nos últimos três anos, nos  concursos de engenharia civil, a elétrica faz parte de cerca de 12% de toda a parte  específica da prova, sendo as bancas que mais cobram este conteúdo, “VUNESP”,  “INSTITUTO AOCP”, “ ADM & TEC”. Lembrando sempre que as bancas não  citadas, existem as que cobram de forma aleatória em seus certames sem muita  freqüência o conteúdo e algumas não têm o histórico de cobrança. (GARCIA, 2020)

2.2 Conteúdos mais cobrados 

2.2.1 – Instalações elétricas 

As Instalações Elétricas compõem parte imprescindível das obras de construção  civil. Por este motivo, é um dos assuntos mais cobrados em concursos públicos de  Engenharia Civil, ( EDITORA2B, 2020). 

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Esta norma é aplicada para instalações elétricas de casas, prédios, comerciais, industrial, agropecuário e etc.

2.2.2 – Divisão elétricos 

Para iniciar a divisão de circuitos, é recomendado que sejam separados entre  circuitos de iluminação e circuitos de força (tomadas). As tomadas são divididas  entre: 

– Tomadas de Uso Geral (TUG) – podem ser usadas para equipamentos de menor potência. 

– Tomadas de Uso Específico (TUE), para equipamentos de corrente superior a  10A e uso prolongado, como ar-condicionado e chuveiro elétrico.( CAMPITELI,  2019). 

2.2.3 – Quadro de distribuição 

O quadro de distribuição normalmente fica localizado em locais de fácil acesso,  porém discretos, como cozinhas ou áreas de serviço. O condutor que vai do medidor  ao quadro de distribuição chega com um neutro, um de proteção e a quantidade de  fases estabelecidas de acordo com o projeto. 

Ao chegar no quadro de distribuição, o fio de proteção deve ser diretamente ligado  ao barramento de proteção. Enquanto isso, o neutro e as fases vão para o dispositivo de proteção contra surtos do quadro, seguido pelo disjuntor diferencial residual e  logo após os disjuntores de cada circuito. ( EDITORA2B,2019). 

2.3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 

As teorias utilizadas pelos autores e sites são baseadas diretamente em cima de  provas anteriores avaliando os pareceres e preferências diante as questões formuladas  e aplicadas nas provas. Foi observado que a ideia de resumir os materiais mais  cobrados de Instalações elétricas são diretamente das questões o êxito dos acertos são  baseados no estudo em cima das questões cobradas e diante as dificuldades  encontradas é realizada um estudo mais direto na norma regulamentadora, a base de  dados estatísticos são as principais referências, bases essas que são definidas com  base nas questões dos certames que já aconteceram e que tem de acontecer com as  preferências das bancas organizadoras. 

2.4 METODOLOGIA 

Os métodos utilizados, foram baseados em uma pesquisa sucinta em sites de  questões de provas de concursos, como o Qconcursos, Tecconcursos, Estratégia  concursos, pesquisas em materiais físicos como livros, cadernos de questões de  editoras como “Didática”, “Editora2b”, resumos do site estratégia concursos, análise  e contagem de questões em bancas das mais diversas provas de concurso de  Engenharia civil, e priorizando o tema do trabalho como foco intenso em Instalações  elétricas. 

2.5 ANÁLISE DOS RESULTADOS 

A objetivação de análise sobre as questões de elétrica em Engenharia civil realizada pelos principais cursos preparatórios consegue evidenciar em suas  análises a importância da NBR 5410, voltada à norma para baixa tensão, desde a  diferenciação de redes elétricas, passando por divisões de circuitos aos quadros  de distribuição. Os sites de questões que trabalham hoje no mercado nacional em  suas estatísticas, também demonstram um resultado semelhante aos principais  cursos preparatórios.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Destarte os fatos mencionados as questões de elétrica em Engenharia civil, vem  sendo sempre cobradas nos principais certames de todo país, é sempre visível uma  preferência por referências das bancas organizadoras, focando na NBR 5410, já que a  para evitar também recursos dos candidatos para anulação das questões, segue-se a  base da norma diretamente expressa dentro da NBR 5410, sendo assim  explicitamente notório que a base das questões segue a norma regulamentadora com  o intuito de cobrar do candidato o conhecimento da mesma, assim podendo avaliar  de forma democrática e justa a capacidade e qualidade de conhecimento do  Engenheiro civil a que presta o certame a qual lhe interesse diante das oportunidades,  que surge no mundo dos concursos. 

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

Indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação  feita em um texto. Listar por ordem alfabética. 

EDITORA2B. Engenharia civil,Instalações elétricas, Quadros de distribuição https://www.editora2b.com.br/blog/instalacoes-eletricas-na-engenharia-civil 

ESTRATÉGIA CONCURSOS. Engenharia civil, Instalações elétricas, circuitos elétricos, Quadros de distribuição 

https://www.estrategiaconcursos.com.br

FREITAS, Marcio; Caderno de questões Engenharia civil, 1° volume Didática,  2018 

TEC CONCURSOS, Engenharia civil, Instalações elétricas, estatísticas de questões,  bancas organizadoras. 

https://www.tecconcursos.com.br

QUESTÕES DE CONCURSOS, Filtros, questões, engenharia civil, Instalações  elétricas, estatísticas, bancas organizadoras. 

NBR 5410/97, Instalações elétricas de baixa tensão

https://lgnservicos.com.br/wp-content/uploads/2020/02/nbr-5410-abnt-instalaes eltricas-de-baixa-tenso.pdf