PROJETO DENTE SORRIDENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SMILING TOOTH PROJECT: EXPERIENCE REPORT

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/pa10202407312152


Debora Noeme da Silva Botelho1; Lorrany Gonçalves Luiz1; Mírian Celerino dos Anjos Lima1; Noemi Celerino dos Anjos1; Pedro Henrique Leal Carneiro1; Lorraine Cristina Pereira Barbosa2


Resumo

Os esforços da odontologia encontram-se voltados, principalmente, para a prevenção das doenças bucais. Além de destacar a necessidade de ensinar e ajudar a desenvolver hábitos de higiene bucal. Os métodos de educação e motivação têm a finalidade de esclarecer aos pacientes sobre as doenças bucais e mudar seus hábitos de higiene. O objetivo deste trabalho é descrever o Programa Dente Sorridente, programa de educação em Saúde Bucal para crianças, jovens, adultos e idosos. O presente trabalho tem o foco nos alunos da Escola João Rodrigues da Silva da turma EJA (Educação de Jovem e Adultos) da cidade de Altamira- Pa. Para o sucesso deste trabalho, as inovações nas atividades propostas do programa foi criado uma cartilha educacional com orientação em saúde bucal e distribuído kits de higienização bucal para os alunos. Portanto, o desenvolvimento de programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas são indispensáveis para a busca de uma saúde bucal plena.

Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal. Higiene Bucal. Escolas.

Abstract

Dentistry efforts are mainly focused on preventing oral diseases. In addition to highlighting the need to teach and help develop oral hygiene habits. Education and motivation methods aim to inform patients about oral diseases and change their hygiene habits. The objective of this work is to describe the Smiling Tooth Program, an oral health education program for children, young people, adults and the elderly. This work focuses on students from the João Rodrigues da Silva School of the EJA class (Youth and Adult Education) in the city of Altamira- Pa. For the success of this work, the innovations in the proposed activities of the program, an educational booklet was created with oral health guidance and distributed oral hygiene kits to students. Therefore, the development of education and motivation programs for oral health in schools is essential for the search for full oral health.

Keywords: Oral Health Education. Oral Hygiene. Schools.

Introdução

A cárie e a doença periodontal estão  entre as doenças bucais com maior prevalência no cenário mundial, ambas causadas a partir da placa bacteriana. O Brasil é um dos países que apresenta, para todas as idades, um dos os maiores índices de cárie dentária (VASCONCELOS et.al., 2009). Os esforços da odontologia encontram-se voltados, principalmente, para a prevenção das doenças bucais. Além de destacar a necessidade de ensinar e ajudar a desenvolver hábitos de higiene bucal. Os métodos de educação e motivação têm a finalidade de esclarecer aos pacientes sobre as doenças bucais e mudar seus hábitos de higiene. Se a educação em saúde bucal fosse iniciado  assim que a criança desenvolve a coordenação motora (GARBIN et.al., 2009) os problemas odontológicos seriam minimizados, a implantação de projetos em educação em saúde bucal em escolas é de suma importância visto que a escola representa um ambiente educacional e social propício para trabalhar o conhecimento e mudanças de comportamento (VASCONCELOS et.al., 2009). Para que haja uma escovação eficaz  que combata à placa bacteriana, a mesma precisa ser orientada e supervisionada pelo profissional, sendo a motivação do paciente fundamental para os melhores resultados.  Grande parte das pessoas sabem que para ter saúde bucal é preciso escovar os dentes diariamente. Mesmo assim, na maioria das vezes, a higiene bucal é deficiente. A saúde bucal é parte integrante e indissociável da saúde geral. Diante dessas justificativas, um programa de educação em saúde bucal em escolas foi desenvolvido para minimizar os problemas odontológicos.

O objetivo deste trabalho é descrever o Programa Dente Sorridente, programa de educação em Saúde Bucal para crianças, jovens, adultos e idosos. O presente trabalho tem o foco nos alunos da Escola João Rodrigues da Silva, da turma EJA (Educação de Jovem e Adultos) da cidade de Altamira- Pa. Para o sucesso deste trabalho, as inovações nas atividades propostas do programa foi criado uma cartilha educacional com orientação em saúde bucal e distribuição de kits de higienização bucal para os alunos da EJA. Portanto, o desenvolvimento de programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas são indispensáveis para a busca de uma saúde bucal plena.

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência desenvolvido a partir  da ação sobre saúde bucal  realizada na escola João Rodrigues da Silva.  O Projeto Dente Sorridente foi criado por cinco alunos do curso  de odontologia do sétimo período da Faculdade Serra Dourada do ano 2024/1, tendo como objetivo minimizar os problemas odontológicos dos alunos através da educação em saúde bucal em escolas e consequentemente prevenir doenças bucais, colaborar para aquisição de hábitos saudáveis e desenvolver a autonomia nos cuidados pessoais, devolvendo a auto estima das pessoas. As atividades realizadas com os alunos foram planejadas durantes as reuniões semanais, eram colocadas em práticas os temas mais relevantes com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o tema exposto. Foram utilizados métodos participativos através de um Quiz de perguntas além de de distribuição de  kits de higiene bucal e cartilha educativa.  

Projeto Dente Sorridente: Relato de Experiência

     O presente trabalho irá descrever a atuação do projeto com  foco nos alunos da Escola João Rodrigues da Silva da turma EJA (Educação de Jovem e Adultos) da cidade de Altamira- Pa.

Figura 1 – Escola beneficiada com a ação do projeto, EMEF João Rodrigues da Silva

Para o sucesso deste trabalho, as inovações nas atividades propostas do programa foi criado uma cartilha educacional com orientação em saúde bucal e distribuido kits de higienização bucal para os alunos.

Figura 2 – Cartilha educativa promovendo orientação em Saúde Bucal.

Figura 3 – Kit de Higiene bucal, contendo creme dental, fio dental e escova dental.

As cartilhas educativas foram desenvolvida pelos alunos criadores do Projeto Dente Sorridente.
Todo conteúdo teve embasamento teórico em livros e estudos realizados durante todo o semestre, ao final teve aprovação da orientadora do projeto, Profª. Dra. Lorraine Barbosa. Os assuntos abordados na cartilhas foram: higiene bucal, técnicas de escovação, doença cárie, gengivite e periodontite, o que é, e como tratar?, bruxismo, doenças da cavidade oral e as últimas paginas foram reservadas para jogos interativos fazendo assim, com que os alunos possa aprender de forma lúdica. O projeto recebeu apoio e patrocínios de outros profissionais da área da saúde, a cirurgiã dentista Dra. Danthielle Rodrigues, Enfº. Jaime Rodrigues, com impressão das cartilhas e da distriduidora de produtos odontológicos VISA, que forneceu os kits de higienização bucal para realização da ação do projeto.

A ação do projeto Dente Sorridente foi realizado de forma única na turma de Educação de Jovens e Adultos no dia 29 de Maio do presente ano do artigo, com a participação de 21 alunos, a meta do Projeto é alcançar todas as escolas que possuem o programa EJA na cidade, além disso o Projeto também visa o atendimento odontológico através de um odonto móvel, para realização de procedimentos específicos em cada paciente. Até a referente apresentação não foi possível realizar os atendimentos nos alunos pois depende de órgãos municipais para realização do mesmo, mas, não deixa de ser uma questão que desejamos mostrar no referente artigo.

Figura 4 – Alunos da EMEF João Rodrigues da Silva,Turma EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Para a apresentação em sala de aula foi utilizado equipamentos tecnologicos, datashow e internet, materiais de apoio como boca gigante, dentes ilustrativo do desenvolvimento da cárie. As palestras foram iniciadas mostrando qual a importância de uma higienização bucal correta, técnicas de escovação, a quantidade ideal do uso de creme dental para cada faixa etária, a importância do uso do fio dental e como os pais podem ajudar na escovação dos filhos.

Figura 5 – Materiais de apoio para apresentação

Figura 6 – Palestrante Noemi Celerino falando sobre escovação correta e doença cárie. 

Outros assuntos abordados que fazem parte da cartilha educacional foram as doenças periodontais como: gengivite e periodontite, após a apresentação do conteúdo percebemos que a maioria dos alunos ainda não tinham ouvido falar ou não se lembravam que esses problemas bucais podem ser causada por um acúmulo de bacterias em cima dos dentes, formados por placas bacterianas devido a má higiene bucal ou muitas das vezes podem estar associados a fatores genéticos.

Figura 7 – Palestrante Lorrany Gonçalves falando sobre gengivite e periodontite. 

Algumas doenças na cavidade oral são mais recorrente: como o herpes, que simples representa a doença viral mais comum no homem moderno (FATAHZADEH et.al., 2007), o Câncer de Boca que é um tipo de tumor maligno, que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua e assoalho da boca (INCA 2012) vale ressaltar a importância do auto exame. Entre outros fatores podemos encontrar como problema odontológico o bruxismo que é uma desordem funcional caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes de forma involuntária e ritmada, durante o sono ou quando a pessoa está acordada, que pode ser tratada através de acompanhamento com cirurgião dentista e também psicólogos. Por se tratar de uma doença que acometem muitas pessoas nos últimos anos o mesmo foi abordado durante a ação.

Figura 8 – Palestrante Pedro Leal falando sobre Doenças que acometem a cavidade oral e Bruxismo. 

Além das apresentações em sala de aula, distribuição das cartilhas e kits de higiene bucal, foi realizado com os alunos um momento de descontração com a apresentação de um Quiz projetado no Datashow, contendo perguntas e respostas sobre os assuntos palestrados.

Figura 9 – Modelo do quiz com perguntas e respostas. 

Figura 10 – Modelo do quiz com perguntas e respostas.    

Figura 11 – Equipe do projeto Dente Sorridente com a turma EJA. 

Resultados

Realizando uma análise descritiva do trabalho, pode-se verificar que o projeto apresentou resultados positivos  no quesito palestras educacionais em saúde bucal, tendo em vista a participação ativa e interesse dos alunos durante o desenvolvimento da ação, estes resultados foram pautados  e verificados através de um formulário de perguntas no qual todos  os alunos presentes participaram da pesquisa, através da tabela abaixo podemos analisar como é a comunidade e de que forma elas podem ser mais assistidas através do projeto.

Fonte: Elaboração Própria
Tabela1. Variáveis individuais relacionadas com a saúde bucal dos estudantes.

Sobre o ambiente escolar relacionado com a saúde bucal, podemos observar que apesar dos meios de informações e comunicação, 52,4% da turma entrevistada disseram que não tem interesse em atendimento odontológico, esse motivo se deve ao fato de costumes e crenças errôneas sobre saúde bucal adotados ainda na infância e acaba sendo refletido durante a vida adulta, a  conscientização dos pais e familiares é um fator muito importante para que ocorra um desempenho na educação e prevenção da criança. O mesmo é responsável por desenvolver e familiarizar os hábitos bucais e enfatizar a saúde bucal e do corpo (AREIAS et.al.,2010), por isso a implantação de um projeto em educação em saúde bucal em escolas não somente infantil mais também de jovens e adultos se faz necessário, como mostra no gráfico 100% dos alunos aprovaram o Projeto Dente Sorridente nas escolas e ainda estimulou a autoavaliação de saúde bucal.

Conclusão

A partir dos resultados obtidos podemos concluir que apesar das dificuldades de acesso ao dentista os alunos que participaram da pesquisa demonstrou saber da importância da saúde bucal. Uma vez que a educação e motivação estabelecida na escola têm grande impacto sobre o desempenho do jovem ou adulto.

Diante da exposto vimos que a educação em saúde bucal é o processo pelo qual as pessoas ganham conhecimento, se conscientizam e desenvolvem habilidades necessárias para alcançar a saúde bucal e aumentar a qualidade de vida delas. Para que possamos alcançar uma odontologia preventiva, o papel dos pais é fundamental no desenvolvimento de hábitos de higienização correta da criança,  assim como os alunos participantes da pesquisa precisam ter em mente que a educação em saúde bucal precisa ser permanente, diminuindo assim o foco na odontologia curativa.  

Referências

AQUILANTE, A.G.; ALMEIDA, B.S.; MARTINS DE CASTRO, R.F.; XAVIER, C.R.G.; SALES PERES S.H.C; BASTOS, J.R.M. The importance of dental health education for preschoolchildren. Rev Odontol UNESP, 2003; 32(1):39-45.

AREIAS, C.; MACHO, V.; RAGGIO, D.; MELO, P.; GUIMARÃES, H.; ANDRADE, C.; PINTO, G. Cárie precoce da infância – o estado da arte. Acta Pediatrica Portuguesa, 2010

FATAHZADEH, M.; SCHWARTZ, R. A. Human herpes simplex infections: epidemiology, pathogenesis, symptomatology, diagnosis and management. Clin. Exp. Dermatol., Oxford, v. 32, no. 5, p. 625-630, Nov. 2007

GARBIN, C.A.S.; GARBIN A.J.I.; SANTOS K.T.; LIMA D.P. Oral health education in schools: promoting health agents. Int J Dent Hygiene. 2009; 7: 212–6.

INCA. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. In: Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro : Inca, editor. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Prevenção e Vigilância.: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação Geral de Ações Estratégicas.; 2011.

SÁ, L.O.; VASCONCELOS, M.M.V.B. A Importância da educação em saúde bucal nas escolas de Ensino Fundamental – Revisão de literatura. Odontologia Clín-Científic 2009;8(4):299-303.


1Alunos do curso de Odontologia pela Faculdade Serra Dourada de Altamira- PA, 7º período. Ano 2024. Criadores do Projeto Dente Sorridente. E-mail: grupodetrabalhoodonto@gmail.com.
2Graduada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil (2017) Orientador Educacional De Odontologia da Faculdade Serra Dourada – Altamira, Brasil. E-mail: lorrainepereira@faculdadeserradourada.com.br