PRINCIPAIS TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA GORDURA LOCALIZADA

MAIN AESTHETIC TREATMENTS FOR LOCALIZED FEAT

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8009937


Ana Clara Alves Campos1
Barbara Salvate Santos2
Sabrina Salatiel Alencar Braga3
Polyana Martins Neiva Porfírio4


Resumo 

A busca pelo corpo ideal e a exigência da mídia quanto aos padrões de beleza fazem com que a sociedade procure clínicas de estética para a redução da gordura localizada. Diante desse cenário, o estudo tem como objetivo buscar informações das possíveis interpretações dadas pelos diferentes autores em relação aos procedimentos estéticos que tratam a gordura localizada, deixando, como última opção, as cirurgias plásticas pelo seu grau de invasividade e possibilidades de complicações. A fim de alcançar os objetivos utilizou-se a revisão bibliográfica como ferramenta de revisão especializada. Foram captados artigos das bases de dados eletrônicos Scientific Electronic Library Online (SciELO) e LILACS, como também foi utilizado o buscador Google Acadêmico. Os resultados da pesquisa dos artigos obtiveram um total de 45 artigos analisados, sendo que apenas 28 foram utilizados na pesquisa, pois estavam dentro dos critérios de inclusão/exclusão elencados na metodologia da pesquisa. Diante deste estudo observou-se a importância de realizar tais procedimentos estéticos com profissionais capacitados. 

Palavras-chave: Estética; Adiposidade; Exercício físico; Nutrição. 

Abstract  

The search for the ideal body and the demands of the media regarding beauty standards make society seek aesthetic clinics for the reduction of localized fat. Given this scenario, the study aims to seek information about the possible interpretations given by different authors regarding the aesthetic procedures that treat localized fat, leaving plastic surgery as the last option due to its degree of invasiveness and possibilities of complications. In order to achieve the objectives, the bibliographic review was used as a tool for specialized review. Articles from the electronic databases Scientific Electronic Library Online (SciELO) and LILACS were collected, and the Google Academic search engine was also used. The results of the article search yielded a total of 45 analyzed articles, of which only 21 were used in the research because they met the inclusion/exclusion criteria listed in the research methodology. In view of this study it was observed the importance of performing such aesthetic procedures with trained professionals.

Keywords: Aesthetics; Adiposity; Physical Exercise; Nutrition. 

1. Introdução 

A indústria cosmética lança a cada dia facilidades tecnológicas e tratamentos ultra modernos que permitem não só mulheres, mas também os homens a chegar mais perto do que se considera belo. Séculos de estudos e de práticas cosméticas nos permitem moldar, formar e tratar nosso corpo como um delicado instrumento (MATARAZZO, 2000). 

Devido à busca do corpo perfeito, homens e mulheres aderem aos tratamentos estéticos. Dessa maneira, Witt e Shineider (2011) mencionam que esse público está preocupado com a imagem que o seu corpo transmite ao outro. O hábito de utilizar produtos dietéticos ou de realizar dietas emagrecedoras estão presentes na vida de quase todo ser humano.  

As clínicas de estética disponibilizam uma série de tratamentos que, isolados ou associados a outras técnicas, favorecem a redução de medidas. A grande maioria está preocupada com a quantidade de “gordura localizada” e logo procura os tratamentos de estética especializados como, radiofrequência, lipocavitação, intradermoterapia, ultrassom, carboxiterapia entre outros. 

Diante dos fatos mencionados, procedimentos estéticos vêm se tornando cada vez mais populares nas redes sociais, sendo objeto de desejo de mulheres e homens que buscam saúde, beleza e a melhora da autoestima. É comum ver propagandas nas redes sociais de pessoas anunciando procedimentos estéticos com valores promocionais, e muitas vezes bem abaixo dos praticados por clínicas mais tradicionais. 

Ao falar sobre tratamento estético, logo, pensamos em resultados não só internos como também externos. Muito mais do que atuar na aparência, a estética cuida da pessoa. Os benefícios de tratamentos estéticos geram reflexos não só no aspecto físico, mas também trabalham o lado emocional e trazem mudanças na autoestima.  

Não podemos esquecer de mencionar nesta pesquisa o papel do esteticista. O esteticista é um profissional que atua realizando procedimentos que visam não só a beleza, mas também a saúde e bem-estar da população. 

Portanto, o presente estudo vem trazer à discussão os procedimentos técnicos para o tratamento da gordura localizada. Apresenta-se como objetivo principal a busca de informações das possíveis interpretações dadas pelos diferentes autores em relação aos procedimentos estéticos não invasivos e assim, deixar como última opção as cirurgias plásticas pelo seu grau de invasividade e possibilidades de complicações. 

2. Metodologia  

O tipo da pesquisa é uma revisão bibliográfica, a qual proporciona uma avaliação entre as literaturas, analisando os estudos relevantes acerca da temática. Realizando interpretações e chegando a resultados fundamentados pelos artigos publicados. Para a realização da pesquisa bibliográfica foi necessário a utilização de critérios de inclusão e de exclusão. Como critérios de inclusão, foram utilizadas apenas as referências publicadas em idioma português e inglês, com textos completos para acesso nas bases de dados atualizados, publicações cujos objetivos fossem a identificação ou a descrição do tratamento de estética contra a gordura localizada. Foram excluídas referências anteriores ao ano de 2000, bem como publicações que embora dentro da temática, não davam resposta aos objetivos do estudo, ou o texto não se encontrava na íntegra. Foram utilizados como referenciais materiais publicados entre 2000 e 2020. 

Efeitos benéficos podem ser percebidos até mesmo antes de começar um tratamento estético, se iniciam pelo simples fato da consciência de despertar para a possibilidade de que algo de bom pode ser feito no intuito de cuidar desse veículo precioso que é o nosso corpo. Isso inclui dizer que, estes efeitos provocam uma onda de estímulos positivos, que, não só enchem a mente de prazer como também fortalecem a estruturação da autoestima. Cuidar do corpo como um todo envolve ter consciência das suas necessidades. Tratar o nosso corpo com amor e respeito significa também, alimentá-lo não só com comida adequada, mas também com tudo que gere positividade, acolhimento e confiança. 

Foi realizada neste estudo uma atualização de conceitos bibliográficos, sendo os artigos coletados nas bases de dados da biblioteca virtual Scielo e Lilacs, além de Manuais do Ministério da Saúde que estavam relacionados ao tema abordado e aos objetivos pretendidos. Além dessas bases de dados eletrônicos foi utilizado o buscador Google Acadêmico. 

A análise dos dados é uma revisão narrativa da literatura, por compreender uma publicação ampla, descrevendo um determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual. A pesquisa descritiva é o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois tem como preocupação central identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. As amostras utilizadas na pesquisa foram obtidas de artigos científicos, os quais passaram pelo processo de busca através do cruzamento dos descritores gerais “estética”, “adiposidade”, “nutrição”, e “exercício físico”, utilizando o conectivo “and”. Também foram utilizados descritores específicos como “criolipólise”, “eletrolipólise”, “ultrassom”, “carboxiterapia”, “mesoterapia” “hidrolipoclasia” “intrademoterapia”, “terapia manual” e “radiofrequência”. 

3. Resultados e Discussão 

A imagem corporal tem se destacado como um dos valores presentes na sociedade, e tem se propagado numa dimensão cada vez maior. Mostrando que a beleza física está relacionada à ideia de pessoas inteligentes, bem sucedidas e felizes, assim a população tem buscado ter essa realização nos padrões estabelecidos pela mídia alcançando o que se deseja para se sentirem satisfeitos (VENTURA et al, 2014). 

No século XXI tanto a mulher como o homem moldam seu corpo como almeja, através de exercícios físicos, demonstrando uma preocupação com uma alimentação consciente e também através de procedimentos estéticos e cirurgia plástica. É a geração dos implantes de silicone, da lipoescultura, da abdominoplastia que transformam as pessoas a qualquer período, possibilitando que ela se aproxime mais facilmente do ideal da beleza do momento. 

A estética corporal foi ganhando espaço e se tornando um dos maiores mercados de consumo da sociedade devido a grande publicidade exposta, provocando o desejo que cada um possui em ter um corpo semelhante ao que se é propagado nas mídias sociais, assim podendo transformá-lo através dos recursos tecnológicos (MONTEFUSCO; SEVERIANO; TELLES, 2009). 

Nos últimos anos a busca pela beleza através de tecnologias mais simples empregadas pelas técnicas estéticas vem se expandindo e tendo grande aceitabilidade. Nesse mercado, o Brasil tem se mostrado com maior número de tratamentos e procedimentos para atender uma demanda de clientes que procura, além da melhoria corporal, também uma vida mais saudável (PAIXÃO; LOPES, 2014). 

A estética e a saúde devem andar juntas, e a nutrição tem um papel fundamental nesse processo, pois as pessoas estão dando mais prioridade para a estética do que à saúde, esquecendo-se dos princípios da nutrição. Embora nem sempre todos os nutrientes consigam ser ofertados ou biodisponibilizados pela alimentação, a suplementação se torna uma alternativa para suprir essas carências (XAVIER et al., 2015). 

A gordura localizada é o foco de tratamento em grande parte das clínicas de estética, mesmo que seja pouco, mas incomoda. Há diversos recursos utilizados para atenuar e tratar essa disfunção estética, incluindo técnicas manuais, cosméticas e de eletroterapia. 

É importante, antes de tudo, conhecer a anatomia e fisiologia do tecido adiposo, como também saber avaliar na íntegra o cliente. Assim, o profissional terá maior capacidade de escolher a melhor técnica e aplicar com maior segurança o recurso determinado, pois ele será personalizado se tornando um diferencial no mercado de trabalho presente (BORGES, 2016). 

Além dos procedimentos de técnicas manuais, cosméticas e de eletroterapia, temos também os injetáveis. Dentre vários profissionais que estão no mercado cada um seguindo sua legislação, a biomedicina estética é a pioneira nesse mercado da estética avançada, das quais trabalham com injetáveis e não injetáveis. 

A resolução Nº- 200, de 1º de julho de 2011, dispõe sobre critérios para habilitação em Biomedicina Estética, onde estão descritos vários procedimentos estéticos (CFBM, 2011). E com o avanço tecnológico, inúmeros outros requisitos vêm ganhando espaço para uma melhor harmonização, seja ela facial ou corporal. 

TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA GORDURA LOCALIZADA 

A estética vem numa crescente evolução, de forma contínua e acelerada com apresentações de procedimentos minimamente invasivos e não invasivos. A preocupação da população referente ao corpo e a beleza é evidente e dia após dia, mais pessoas buscam tais serviços para um aperfeiçoamento da sua característica física (BORBA; THIVE, 2012). 

A terapia manual bastante utilizada é a massagem modeladora, técnica realizada através de manobras rápidas e intensas sobre a pele, utilizando pressão através de movimentos de amassamento e deslizamento. Os benefícios presentes estão na melhora da oxigenação dos tecidos, melhora o fluxo do sistema linfático, a microcirculação e o retorno venoso, acelerando a eliminação de toxinas; aumenta a produção de ATP, aumenta o transporte de aminoácidos, aumenta a circulação nos plexos vasculares com aumento da captação de oxigênio local, auxilia na normalização do metabolismo e promove regeneração celular (MENDES; COSTA, 2016)

Um dos equipamentos utilizados na estética é o ultrassom, porém para cada tipo de disfunção existe um tipo de potência e frequência, sendo as frequências utilizadas na estética de 1 e 3 MHz. Assim, quanto mais alta a frequência, mais superficialmente a onda penetra no tecido. No tratamento da gordura localizada a frequência utilizada é de 3 MHz e a potência varia de 9 Watts a 13 Watts. O tamanho da “prega de gordura” do paciente também é levado em consideração, pois será feito a escolha do tipo de ultrassom a ser utilizado: alta ou baixa frequência. 

Se aplicado o ultrassom de baixa frequência de forma indevida apresentará riscos de atingir a musculatura, os ossos, alguns órgãos trazendo risco a saúde do indivíduo (BORGES, 2006). Conforme Haar (2003), a ultracavitação é uma onda de ultrassom com frequência englobando a vibração do tecido adiposo. Essas ondas ultrassônicas vão produzir bolhas de gás ou de vapor que serão submetidas a consideráveis pressões negativas ou positivas. 

Assim, para promover o extravasamento da gordura, as bolhas estarão próximas ao tecido subcutâneo que também responderão a frequência do ultrassom, sofrendo rompimento e por estarem próximas ao adipócito farão com que esse fragmente sua membrana. 

A hidrolipoclasia ultrassônica não aspirativa é um procedimento de injeção com uma solução hipotônica (soro fisiológico mais/ou água destilada) no tecido hipodérmico, em seguida utiliza-se o ultrassom que terá seu efeito potencializado com essa solução, o objetivo é a redução da gordura localizada (BORGES; SCORZA, 2016). 

O ultrassom possui seu efeito potencializado e influencia de maneira significativa nos adipócitos, promovendo a quebra do tecido adiposo através do seu efeito de cavitação instável. Para obter um resultado significativo, o ultrassom deve ser de 3MHz, e estar no modo contínuo, com a intensidade de 2W/cm² a 3W/cm² (BORGES; SCORZA, 2016). 

Dando continuidade ao procedimento é necessário que haja a eliminação do líquido intracelular dos adipócitos, após a ruptura da membrana, pois acontece a ativação da enzima lipase através de uma ligação entre glicerol e ácidos graxos livres, que depois de oxidados nos tecidos, utilizam energia e são liberados no fluído intersticial e naturalmente conduzidos via sistema vascular e linfático para o fígado (ROCHA, 2006). 

Ao chegar ao fígado, o órgão não faz distinção entre a gordura originária das células adiposas destruídas e a gordura derivada do consumo alimentar, então o metabolismo do adipócito ocorre fisiologicamente no organismo. Com isso se faz indispensável o exercício físico, pois a queima de gordura é potencializada, aumentando o metabolismo e estímulo ao sistema linfático para eliminar esses triglicerídeos da corrente sanguínea (ROCHA, 2006). 

Por ser uma substância que não causa danos à saúde ao paciente, a quantidade de soro fisiológico irá depender da quantidade de gordura na área a ser tratada e o objetivo do paciente a ser atingido. Assim, a quantidade ideal injetada deverá ser de responsabilidade do profissional, após uma anamnese minuciosa, feita antes do início do procedimento (ROSENTHAL, 2006). 

Quanto à radiofrequência, ele é um aparelho com efeitos fisiológicos, onde a cinética da corrente provoca uma ligeira fricção com os tecidos, desde a epiderme até as células musculares, aumentando a atividade enzimática, metabólica e térmica da parte mais profunda da pele. Com isso, há um aumento de excitação das células que compreende o tecido adiposo, proporcionando um elevado gasto calórico que auxilia na redução da espessura da gordura (MORAIS et al, 2015). 

A Eletrolipólise descreve-se na aplicação da agulha de acupuntura no tecido subcutâneo, a fim de atuarem como condutoras da corrente elétrica que estimula a lipólise, formando um campo elétrico que se origina entre as agulhas, provocando em nível local uma série de manifestações fisiológicas. O mecanismo de ação dessa microcorrente específica de baixa frequência, atua diretamente no nível dos adipócitos e dos lipídios acumulados, que produz sua destruição e favorece consecutivamente a sua eliminação (SORIANO et al., 2000). 

A Criolipólise é feita sob aplicadores de pressão a vácuo de diferentes tamanhos, capazes de extrair calor de ambos os lados de uma dobra cutânea, reduzindo o fluxo sanguíneo através da compressão do tecido e vasoconstrição induzida pelo frio (INACIO, 2017). É um método seguro e eficaz, não invasivo, onde inicialmente é estimulado a apoptose adipocitária, seguida pela fagocitose do adipócito. Em seguida, após o tratamento da criolipólise, a gordura subcutânea não apresenta alterações visíveis imediatas. Dois dias após a aplicação começa um processo inflamatório com células neutrófilas e mononucleares de migração. O pico de inflamação ocorre aproximadamente 14 dias após o tratamento. Dentre 14-30 dias, macrófagos iniciam a digestão de adipócitos apoptóticos, e nos próximos 90 dias, a eliminação dos adipócitos ocorre gradualmente. Nos pacientes em tratamento clínico, esse último período corresponde a uma diminuição na espessura da camada de gordura subcutânea (MANSTEIN et al., 2008; PRECIADOA; ALLISON, 2008). 

Para realizar essa terapia é necessário a manta de proteção sobre a pele antes da colocação da ponteira. Ao fim do procedimento, após a retirada do aplicador, deve-se massagear a área por dois minutos, essa atuação gera impacto direto no resultado final (KRUEGER et al, 2014). A criolipólise é um procedimento não invasivo, até o momento é considerado o melhor desempenho no tratamento de gordura. Porém, se o profissional não for qualificado e capacitado para realizar a técnica com segurança, seguindo as regras como o uso da manta protetora, o tempo e outros, provavelmente as intercorrências de queimaduras na pele e tecido subcutâneo apareceram devido à má aplicação (TOSCHIL et al., 2017). 

A mesoterapia ou intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo que apresenta  resultados rápidos e satisfatórios, de baixos riscos e possibilita a volta imediata para as atividades  rotineiras do paciente, não é uma atividade privativa do médico e nem considerada como invasiva. Para sua realização o profissional deve ter formação e estar habilitado para realizar o procedimento  (CASOTTI; SUAREZ; CAMPOS, 2008). A intradermoterapia é descrita na maioria dos artigos como  injeções intradérmicas de fármacos que são altamente diluídos e são próprios para seu sítio de ação. A  técnica tem por objetivo injeções intradérmicas ou subcutâneas de um fármaco específico ou de uma  mistura de vários ativos, chamada mélange (VEDAMURTHY, 2007). 

Além do tradicional kit de agulha e seringa, a intradermoterapia pode ser realizada com instrumentos  como as pistolas de mesoterapia, que são consideradas mais sofisticadas e onerosas (HERREROS;  MORAES; VELHO, 2011). 

4. Conclusão 

O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise sobre os principais tratamentos estéticos para gordura localizada, com menor índice de invasividade possível, levando em consideração a crescente procura por esses tipos de tratamentos, devido a grande preocupação com os padrões de beleza e necessidade de se encaixar nos mesmos.  

Referências  

ABIHPEC, 2010 Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Acesse o anuário 2010 da ABIHPEC. Disponível em:<https://abihpec.org.br/publicacao/anuario abihpec-2010/O>. 

AURICCHIO, A. M.; MASSAROLLO, M. C. K. B. Procedimentos estéticos: percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão. Rev Esc Enferm, n. 41, pp.13- 20. USP, 2007. 

BORBA, T.; THIVES, F. Uma reflexão sobre a influência da estética na autoestima, automotivação, e bem-estar do ser humano. 2012. Disponível em:<http://siaibib01.univali.br/pdf/Tamila%20Josiane%20Borba.pdf>.Acesso em: 20 novembro. 2021. 

BORGES, Fábio dos Santos. Dermatofuncional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006. 

BORGES, F. S; SORZA, F. A. Terapêutica em estética: conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte, 2016. 

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Brasil tem mais mulheres. 2010. 

CASOTTI, L.; SUAREZ, M.; CAMPOS, R. D. O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2008. 

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA, 2011. RESOLUÇÃO Nº- 200. Disponível em: http://crbm1.gov.br/RESOLUCOES/Res_200de01julho2011.pdf. 

HAAR, G. Princípios eletrofísicos e térmicos. In: KITCHEN, Sheila, BAZIN, Sarah. Eletroterapia: prática baseada em evidências, São Paulo: Manole, v.14, n.11, pag.211-228, 2003. 

HERREROS, F.O. C.; MORAES, A. M.; VELHO, P. E. N. F. Mesotherapy: a bibliographical review. An Bras Dermatol, v. 86, n.1, p. 96-101, jun. 2011. 

INACIO, R, F.; MOURA, T. C.; ROMANO; L. H. Evaluation of the inflammatory process through cryolipolysis technique with armored tip. Revista Saúde em Foco, n. 9, 2017, pp. 263. 

KRUEGER, Nils. et. al. Cryolipolysis for noninvasive body contournning efficacy and patient satisfaction. in CosmetInvestigDermatol. 2014; 7: 201–205. 

MATARAZZO, Cláudia. Beleza 10: um guia de cuidados para todas as mulheres. São Paulo: SENAC, 2000. 

MANSTEIN, D.; LAUBACH, H.; WATANABE, K.; FARINELLI, W.; ZURAKOWSKI, D.; ANDERSON, R.R. Criólise seletiva: Um novo método de remoção não invasiva de gordura. Lasers Surg Med. 2008. Trad. 

MENDES, T. C.; COSTA, E. G. Tratamento de Fibro Edema Geloide com o cosmético Adenilciclase. Rev. Inc. Cien. Univ. V., Rio Verde, 2011. Disponível em: http://revistas.unincor.br/index.php/iniciacaocientifica/article/view/485. Acesso em: 20 novembro 2021. 

MONTEFUSCO, E. V. R.; SEVERIANO, M. F. V.; TELLES, Y. X. Á. Metamorfoses corporais na sociedade de consumo: um estudo psicossocial da vigorexia e do uso de cosméticos como modalidades do transtorno dismórfico corporal. Encontro Anual da Abrapso: Psicologia Social e Políticas da Existência: fronteiras e conflitos, 15, 2009, Maceió. Anais… Maceió: ABRAPSO, 2009. 

MORAIS, B. B.. Atuação da radiofrequência na gordura localizada no abdômen: revisão de literatura. Universidade Vale do Rio Verde. 2015; 571-581. 

PAIXÃO, J. A; LOPES, M. F. Alterações corporais como fenômeno estético e identitário entre universitárias. Saúde em Debate, v.38, n.101, 2014, 267- 276. 

ROCHA, J. A. Utrassom antigordura localizada. Jornal do Brasil, 2006. 

ROSENTHAL, Kelli. Intravenous fluids: The whys and wherefores. Nursing, v.36, n.7, 2006. 

SILVA, J C Endermoterapia. Revista Brasileira de Fisioterapia Dermato Funcional. Rio de Janeiro, n. 1. p 20-22, 2002. 

VEDAMURTHY, Maya. Mesotherapy. Indiam J. Dermatol Venereol Leprol, v. 73, n. 2, p. 60-62, jun. 2007. 

WORTHINGTON A, LOPEZ JC. Carboxiterapia-Utilização do CO2 para fins estéticos, In:Yamaguchi C. II AnnualMeetingofAesthethic Procedures. São Paulo: Santos, 571-71, 2006. 

SORIANO, M. C. D.; PÉREZ, S. C.; BAQUES, M. I. C. Electroestética Profissional Aplicada: Teoria y Práctica para la Utilización de Corrientes en Estética. Espanha: Sorisa, 2000, p.120-123. 

TOSCHI, A.; TAGLIOLATTO, S.; BENEMOND, T. M. H.; WU, S. L. C.; YOKOMIZO, V.M. F. Criolipolise revisão da literatra, relato e análise de complicações. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 9, núm. 4, octubre-diciembre, 2017, pp. 324-327 Sociedade Brasileira de Dermatologia Rio de Janeiro, Brasil. 

VENTURA, T.; RODRIGUES, G.; KNIJNIK, J. Corpo Feminino: A imagem corporal de mulheres com deficiência física praticantes de exercícios físicos. Revista PULSAR. 2014; 3(1): 21-34. 

XAVIER, M. P.; MIAMOTO, J. M. Estética e nutrição: aliadas em busca do corpo perfeito. 2016. Disponível em: http://repositorio.unis.edu.br/bitstream/prefix/489/1/EST%C3%89TICA%20E %20NUTRI%C3%87%C3%83O%20ALIADAS%20EM%20BUSCA%20DO%20CORPO %20PERFEITO.pdf. Acesso em: 23 nov 2021. 

WITT, J. S. G. Z; SHINEIDER, A. P. Nutrição estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional. Ciência & Saúde Coletiva, Porto Alegre, 16(9): 3909-3916 2011. 


1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4925-1607
Universidade de Gurupi, Brasil
E-mail: Anaclaralvescampos3@gmail.com

2ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2623-5716
Universidade de Gurupi, Brasil
E-mail: basalvatte@gmail.com

3Sabrina Salatiel Alencar Braga
ORCID:https://orcid.org/0009-0008-9136-3400
Universidade de Gurupi , Brasil
E-mail:sabrina_salatiel@hotmail.com

4Polyana Martins Neiva porfírio
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8905-7649
Universidade de Gurupi, Brasil
E-mail: polyanaporfirio@hotmail.com.