PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM DOCENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA (RESUMO)

Autores:
*Rodrigo Torres Medeiros1;
Beatriz Maria Luna Rodrigues2;
Ana Patrícia Bastos Ferreira3.
Centro Universitário Maurício de Nassau, Paulista, PE, Brasil.
*e-mail: r.torres1163@gmail.com.


Introdução: A coluna lombar é uma das curvaturas da coluna humana, atua ativamente na sustentação de diferentes posturas adotadas no cotidiano, com iss tende-se a provocar dores e desconfortos nesta região, sendo o termo para denominar essa patologia, lombalgia. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) incluiu fatores para o desenvolvimento de lombalgia, tais como longos períodos em pé e adoção de posturas inadequadas ao sentar, sendo assim, os professores estão suscetíveis a serem acometidos por essa patologia por, muitas vezes, estarem sujeitos a esses e outros fatores de risco. Em um estudo transversal desenvolvido nas Filipinas, por exemplo, verificou-se a prevalência de 56% de queixas de lombalgia em um grupo de 200 docentes, sendo a segunda reclamação mais frequente entre eles. Objetivo: Verificar a prevalência de dor na região lombar dos docentes em geral. Método: Uma revisão de literatura, utilizando as bases de dados PubMed, PEDro e Scielo, sem intervalo de tempo de um ano, nem limitação de língua, sendo incluídos estudos transversais e que tratassem apenas de docentes, tendo como critérios de exclusão estudos que focavam em outros profissionais, com outro tipo de abordagem que não estudos transversais ou que investigavam a eficácia de algum tratamento para lombalgia. Resultados: Foram analisados 88 artigos, sendo utilizados 17 artigos por se enquadrarem nos critérios eletivos desta produção. Os estudos demonstram alta prevalência de lombalgia em docentes mundialmente e de diferentes graus de ensino. Dentre as principais queixas investigadas em cada um dos estudos transversais, a lombalgia destaca-se entre os principais distúrbios musculoesqueléticos referidos pela população investigada, nesse caso, os professores. Conclusão: Nesse sentido, este estudo mostra que a dor lombar em docentes está relacionada com um dos principais problemas decorrentes da sobrecarga de trabalho em posição inadequada por longos períodos e a importância de mapear a prevalência de casos, a fim de contribuir com a elaboração de protocolos de prevenção dessas queixas.

Descritores: lombar1; docentes2; dor3; prevalência4.