PERFIL E CARACTERÍSTICAS DOS ATENDIMENTOS DE UM AMBIENTE DE CUIDADOS EM SAÚDE UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DE UM MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE.

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7988090


Luan Estrela Pietro1
Letícia Oliveira de Menezes
Aline Rodrigues de Avila
Carmen Carballo Dominguez
Mateus Estrêla Pietro
Marcelo Caldeira Gouvêa


Resumo: O presente estudo planeja analisar o perfil e as particularidades dos atendimentos médicos prestados pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) no período de agosto de 2022 a maio de 2023. Foram considerados dados como número total de atendimentos, perfil dos pacientes atendidos, gênero, procedimento realizado, modalidade de atendimento, grupo de diagnósticos mais comuns segundo o CID-10, documentos emitidos em consulta e o desfecho.

Palavras Chave: Assistência em Saúde Mental, Assistência Integral à Saúde, Cuidados Médicos, Medicina de Família e Comunidade, Transtornos Mentais.

Introdução: A atenção à saúde do servidor no contexto da Universidade Federal do Rio Grande começou visando atender às necessidades da própria Instituição, como: exames admissionais, atestados médicos, consultas médicas com clínico geral, atendimento de enfermagem e odontológico. Durante os anos, com as novas leis em vigor, o setor de Segurança do Trabalhador foi incluído no setor de saúde. À medida que o crescimento das demandas e necessidades surgiram, novos profissionais foram adicionados aos seus quadros funcionais. Após a reforma de alguns setores da Universidade, houve a organização e divisão dos serviços de saúde. A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) está dividida em Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) e Coordenação de Segurança do Trabalho (CST), atualmente. Desta forma, o conhecimento do perfil e das características de atendimento deste setor é crucial para melhorar a eficiência dos serviços prestados e direcionar as políticas públicas de saúde institucionais1. Neste estudo, analisamos os dados dos atendimentos prestados pela DAS ao longo de dez meses, para identificar o perfil dos usuários, as principais demandas de saúde, as modalidades de atendimento e os desfechos principais das consultas.

Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de base populacional, cujas unidades de análise foram obtidos a partir dos registros dos atendimentos médicos realizados na Diretoria de Atenção à Saúde, no período de agosto de 2022 a maio de 2023, em Rio Grande/RS e do sóftwar Jamovi2. O instrumento de coleta adotado foi a Planilha de Atendimento Médico, preenchida pelo Médico de Família e Comunidade no momento dos atendimentos. Foram consideradas variáveis como: número total de atendimentos, perfil dos usuários, gênero, procedimentos e modalidades de atendimento mais frequentes, além da avaliação dos grupos de diagnósticos e desfechos mais prevalentes. Para a exposição das variáveis qualitativas nominais foram utilizados cálculos analíticos percentuais, já para as variáveis quantitativas serão realizados calculo de média e desvio padrão.

Resultados: Observou-se que a maioria dos usuários atendidos pela DAS eram compostas por acadêmicos (56%), predominantemente gênero feminino (60%), que eram avaliados em acolhimentos iniciais (58%), na modalidade presencial (90%).

Tabela 1 – Distribuição de frequência dos gêneros, quanto ao tipo de perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde, entre agosto/22 e maio/2023.

Figura 1 – Distribuição gráfica do Perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde vs. Quantidade de Atendimento, entre agosto/22 e maio/2023.

Tabela 2 – Distribuição dos valores de n, média e desvio padrão do tipo de atendimento realizado na Diretoria de Atenção à Saúde, entre agosto/22 e maio/2023

Figura 2 – Distribuição gráfica do Perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde vs. Procedimento realizado, entre agosto/22 e maio/2023.

Tabela 3 – Distribuição do perfil dos atendimentos de acordo com a modalidade de consulta.

Figura 3 – Distribuição do perfil dos atendimentos de acordo com a modalidade de consulta.

Quanto às doenças mais prevalentes, destacaram-se os Transtornos mentais e comportamentais (CID F00 – F99) (56%), seguidos por Doenças do aparelho respiratório (CID J00 J99) (13%), Doenças do aparelho geniturinário (CID N00 – N99) (6%) e Doenças do sistema nervoso (CID G00 – G99) (6%).

Figura 4 – Distribuição de Atendimentos por perfil de usuário vs Diagnósticos vinculados à Transtornos mentais e comportamentais (F00 – F99)

Diversos documentos foram emitidos durante as consultas, com destaque para: prescrições iniciais (50,4%%), renovações de medicamentos (23,3%) e atestados médicos de afastamento laboral (15,5%). Também foram realizados encaminhamentos para assistência psicológica (55,7%), atendimento médico especializado (6,7%), solicitação de exames (11,4%).

Em relação ao desfecho das consultas, mesmo que 42,3% dos casos tenham sido tratados integralmente, culminando na alta do episódio, ou seja, a resolução do problema de saúde que motivou o atendimento, 57,7% dos pacientes necessitaram de cuidados continuados, demonstrando a necessidade de acompanhamento a longo prazo.

No entanto, quando foram necessários tratamentos complementares (36,4%), houve uma maior incidência de encaminhamentos para Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (30,6%), seguidas pelos encaminhamentos para Unidades de saúde do Município de Rio Grande (21,3%), e Unidade de Pronto Atendimento (10,2%).

Discussão:

A análise epidemiológica dos dados revelou um perfil variado de usuários atendidos pela DAS, com uma grande quantidade de acadêmicos buscando atendimento. Essa característica pode ser atribuída à concentração de estudantes na instituição. A predominância do sexo feminino nos atendimentos está de acordo com estudos que mostram que as mulheres usam mais os serviços de saúde3.

Os acolhimentos4 se sobressaíram como o procedimento mais comum, o que indica a relevância do primeiro contato com os profissionais de saúde para uma triagem adequada dos pacientes e encaminhamento posterior, quando necessário.

Dentre as doenças classificadas pelo CID-10, os Transtornos Mentais foram as que mais se destacaram, o que demonstra a crescente demanda por cuidados psicológicos na população5. Dessa forma, a atenção a essas condições deve ser dada como prioridade, para assegurar um atendimento adequado aos indivíduos afetados.

O atendimento presencial foi o mais utilizado, sugerindo que os pacientes preferem esse tipo de interação. Contudo, os atendimentos remotos também tiveram um papel relevante, sobretudo considerando a necessidade de acesso à saúde em situações específicas ou para grupos com dificuldades de locomoção até o consultório médico.

Os documentos que são emitidos durante as consultas refletem a variedade de demandas e necessidades dos pacientes, como a prescrição de medicamentos e a renovação de medicamentos, o que mostra a relevância do acompanhamento farmacoterapêutico e o acesso a medicamentos essenciais. Os encaminhamentos para a assistência psicológica e o atendimento médico especializado demonstram a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e a relevância da integração dos serviços de promoção em saúde.

Por um lado, os desfechos das consultas evidenciam que uma parcela significativa dos pacientes precisou de retorno para cuidado continuado, enfatizando a importância do acompanhamento regular e da continuidade do cuidado terapêutico. Por outro lado, os encaminhamentos para outros serviços de saúde refletem a necessidade de um sistema integrado, em que diferentes níveis de atenção possam ser acessados de acordo com a complexidade dos casos.

Teste Binomial

Referências

  1. de Avila AR, Mioto RCT, da Rosa Mendes JM, de Oliveira Oliveira SS. Saúde do trabalhador na Universidade Federal do Rio Grande. Universidade Catolica de Pelotas; 2016. Available from: http://tede:ucpel:edu:br:8080/jspui/handle/tede/558.
  2. Jamovi. The Jamovi Project [Computer Software].; 2021.  Available from: https:// www:jamovi:org.
  3. Copeland T, y Koller T, Murrin J. Real Options; 2000.
  4. Ministério da Saúde.            ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA.    Cadernos de Atenção Básica. 2013;1(28).
  5. Costa VA, Cardoso MD. Do sofrimento psicológico entre universitários. Universidade Federal de São Carlos; 2010. Available from: https://repositorio:ufscar:br/handle/ ufscar/237.

1Diretoria de Atenção à Saúde–Universidade Federal do Rio Grande
luanpietro@furg.br