REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7988090
Luan Estrela Pietro1
Letícia Oliveira de Menezes
Aline Rodrigues de Avila
Carmen Carballo Dominguez
Mateus Estrêla Pietro
Marcelo Caldeira Gouvêa
Resumo: O presente estudo planeja analisar o perfil e as particularidades dos atendimentos médicos prestados pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) no período de agosto de 2022 a maio de 2023. Foram considerados dados como número total de atendimentos, perfil dos pacientes atendidos, gênero, procedimento realizado, modalidade de atendimento, grupo de diagnósticos mais comuns segundo o CID-10, documentos emitidos em consulta e o desfecho.
Palavras Chave: Assistência em Saúde Mental, Assistência Integral à Saúde, Cuidados Médicos, Medicina de Família e Comunidade, Transtornos Mentais.
Introdução: A atenção à saúde do servidor no contexto da Universidade Federal do Rio Grande começou visando atender às necessidades da própria Instituição, como: exames admissionais, atestados médicos, consultas médicas com clínico geral, atendimento de enfermagem e odontológico. Durante os anos, com as novas leis em vigor, o setor de Segurança do Trabalhador foi incluído no setor de saúde. À medida que o crescimento das demandas e necessidades surgiram, novos profissionais foram adicionados aos seus quadros funcionais. Após a reforma de alguns setores da Universidade, houve a organização e divisão dos serviços de saúde. A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) está dividida em Coordenação de Promoção à Saúde (CPS) e Coordenação de Segurança do Trabalho (CST), atualmente. Desta forma, o conhecimento do perfil e das características de atendimento deste setor é crucial para melhorar a eficiência dos serviços prestados e direcionar as políticas públicas de saúde institucionais1. Neste estudo, analisamos os dados dos atendimentos prestados pela DAS ao longo de dez meses, para identificar o perfil dos usuários, as principais demandas de saúde, as modalidades de atendimento e os desfechos principais das consultas.
Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de base populacional, cujas unidades de análise foram obtidos a partir dos registros dos atendimentos médicos realizados na Diretoria de Atenção à Saúde, no período de agosto de 2022 a maio de 2023, em Rio Grande/RS e do sóftwar Jamovi2. O instrumento de coleta adotado foi a Planilha de Atendimento Médico, preenchida pelo Médico de Família e Comunidade no momento dos atendimentos. Foram consideradas variáveis como: número total de atendimentos, perfil dos usuários, gênero, procedimentos e modalidades de atendimento mais frequentes, além da avaliação dos grupos de diagnósticos e desfechos mais prevalentes. Para a exposição das variáveis qualitativas nominais foram utilizados cálculos analíticos percentuais, já para as variáveis quantitativas serão realizados calculo de média e desvio padrão.
Resultados: Observou-se que a maioria dos usuários atendidos pela DAS eram compostas por acadêmicos (56%), predominantemente gênero feminino (60%), que eram avaliados em acolhimentos iniciais (58%), na modalidade presencial (90%).
Tabela 1 – Distribuição de frequência dos gêneros, quanto ao tipo de perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde, entre agosto/22 e maio/2023.
Figura 1 – Distribuição gráfica do Perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde vs. Quantidade de Atendimento, entre agosto/22 e maio/2023.
Tabela 2 – Distribuição dos valores de n, média e desvio padrão do tipo de atendimento realizado na Diretoria de Atenção à Saúde, entre agosto/22 e maio/2023
Figura 2 – Distribuição gráfica do Perfil de paciente atendido na Diretoria de Atenção à Saúde vs. Procedimento realizado, entre agosto/22 e maio/2023.
Tabela 3 – Distribuição do perfil dos atendimentos de acordo com a modalidade de consulta.
Figura 3 – Distribuição do perfil dos atendimentos de acordo com a modalidade de consulta.
Quanto às doenças mais prevalentes, destacaram-se os Transtornos mentais e comportamentais (CID F00 – F99) (56%), seguidos por Doenças do aparelho respiratório (CID J00 J99) (13%), Doenças do aparelho geniturinário (CID N00 – N99) (6%) e Doenças do sistema nervoso (CID G00 – G99) (6%).
Figura 4 – Distribuição de Atendimentos por perfil de usuário vs Diagnósticos vinculados à Transtornos mentais e comportamentais (F00 – F99)
Diversos documentos foram emitidos durante as consultas, com destaque para: prescrições iniciais (50,4%%), renovações de medicamentos (23,3%) e atestados médicos de afastamento laboral (15,5%). Também foram realizados encaminhamentos para assistência psicológica (55,7%), atendimento médico especializado (6,7%), solicitação de exames (11,4%).
Em relação ao desfecho das consultas, mesmo que 42,3% dos casos tenham sido tratados integralmente, culminando na alta do episódio, ou seja, a resolução do problema de saúde que motivou o atendimento, 57,7% dos pacientes necessitaram de cuidados continuados, demonstrando a necessidade de acompanhamento a longo prazo.
No entanto, quando foram necessários tratamentos complementares (36,4%), houve uma maior incidência de encaminhamentos para Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (30,6%), seguidas pelos encaminhamentos para Unidades de saúde do Município de Rio Grande (21,3%), e Unidade de Pronto Atendimento (10,2%).
Discussão:
A análise epidemiológica dos dados revelou um perfil variado de usuários atendidos pela DAS, com uma grande quantidade de acadêmicos buscando atendimento. Essa característica pode ser atribuída à concentração de estudantes na instituição. A predominância do sexo feminino nos atendimentos está de acordo com estudos que mostram que as mulheres usam mais os serviços de saúde3.
Os acolhimentos4 se sobressaíram como o procedimento mais comum, o que indica a relevância do primeiro contato com os profissionais de saúde para uma triagem adequada dos pacientes e encaminhamento posterior, quando necessário.
Dentre as doenças classificadas pelo CID-10, os Transtornos Mentais foram as que mais se destacaram, o que demonstra a crescente demanda por cuidados psicológicos na população5. Dessa forma, a atenção a essas condições deve ser dada como prioridade, para assegurar um atendimento adequado aos indivíduos afetados.
O atendimento presencial foi o mais utilizado, sugerindo que os pacientes preferem esse tipo de interação. Contudo, os atendimentos remotos também tiveram um papel relevante, sobretudo considerando a necessidade de acesso à saúde em situações específicas ou para grupos com dificuldades de locomoção até o consultório médico.
Os documentos que são emitidos durante as consultas refletem a variedade de demandas e necessidades dos pacientes, como a prescrição de medicamentos e a renovação de medicamentos, o que mostra a relevância do acompanhamento farmacoterapêutico e o acesso a medicamentos essenciais. Os encaminhamentos para a assistência psicológica e o atendimento médico especializado demonstram a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e a relevância da integração dos serviços de promoção em saúde.
Por um lado, os desfechos das consultas evidenciam que uma parcela significativa dos pacientes precisou de retorno para cuidado continuado, enfatizando a importância do acompanhamento regular e da continuidade do cuidado terapêutico. Por outro lado, os encaminhamentos para outros serviços de saúde refletem a necessidade de um sistema integrado, em que diferentes níveis de atenção possam ser acessados de acordo com a complexidade dos casos.
Teste Binomial
Referências
- de Avila AR, Mioto RCT, da Rosa Mendes JM, de Oliveira Oliveira SS. Saúde do trabalhador na Universidade Federal do Rio Grande. Universidade Catolica de Pelotas; 2016. Available from: http://tede:ucpel:edu:br:8080/jspui/handle/tede/558.
- Jamovi. The Jamovi Project [Computer Software].; 2021. Available from: https:// www:jamovi:org.
- Copeland T, y Koller T, Murrin J. Real Options; 2000.
- Ministério da Saúde. ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA. Cadernos de Atenção Básica. 2013;1(28).
- Costa VA, Cardoso MD. Do sofrimento psicológico entre universitários. Universidade Federal de São Carlos; 2010. Available from: https://repositorio:ufscar:br/handle/ ufscar/237.
1Diretoria de Atenção à Saúde–Universidade Federal do Rio Grande
luanpietro@furg.br