PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ÂMBITO DE PRÁTICAS E PROPEDÊUTICAS

NURSING STUDENTS’ PERCEPTION OF THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN THE CONTEXT OF PRACTICAL AND PROPAEDEUTIC ACTIVITIES

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202504301235


Werley Sebastião Lima de Albuquerque; Glaucia Railane de Oliveira da Penha Conceição; Paula Rodrigues da Silva; Carolayne Maria Duarte dos Santos; Rejane Araújo de Oliveira; Tuiane de Oliveira e Silva; Andrezza Germano da Silveira; Orientadora: M.A Luciana Quagliane Ribeiro.


Resumo 

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o uso de metodologias ativas no âmbito de práticas e propedêuticas, compreendendo suas contribuições para a formação prática, técnica e reflexiva dos estudantes. Trata-se de uma revisão de literatura que reúne e analisa produções científicas publicadas nos últimos cinco anos, selecionadas a partir de bases de dados como BVS, SciELO, LILACS e BDENF. Os critérios de inclusão consideraram estudos em português, com acesso completo, que abordassem a formação acadêmica em enfermagem, metodologias ativas e ensino de habilidades propedêuticas. Os principais temas identificados incluem a eficácia de estratégias como a simulação realística, a problematização e a aprendizagem baseada em casos, bem como as percepções dos estudantes quanto ao engajamento, motivação e desenvolvimento de competências clínicas. Os resultados apontam que, apesar de reconhecidas como inovadoras e eficazes, as metodologias ativas ainda enfrentam desafios de implementação, como a resistência docente e a limitação de recursos. A pesquisa reforça a importância de práticas pedagógicas que valorizem a participação ativa do discente e promovam o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o uso das metodologias ativas no ensino das medidas propedêuticas contribui significativamente para a qualificação da formação em enfermagem, embora ainda demande maior integração institucional e capacitação docente.  

Palavras-CHAVES: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Metodologias Ativas; Ensinoaprendizagem; Estudantes de Enfermagem.  

1 INTRODUÇÃO 

A utilização de metodologias ativas no ensino da enfermagem tem se destacado por estimular o protagonismo discente e favorecer a construção de um conhecimento mais crítico, reflexivo e aplicável à prática profissional. Ao adotar essas estratégias, os estudantes passam a ser mais envolvidos nas atividades pedagógicas, favorecendo a retenção do conteúdo e a autonomia na aprendizagem. Essa abordagem rompe com o modelo tradicional, tornando o processo de ensinoaprendizagem mais dinâmico e contextualizado com a realidade do cuidado em saúde (BARBOSA et al., 2021).  

A inserção de metodologias ativas na educação perioperatória possibilita a construção do saber por meio da prática vivenciada, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio clínico e da tomada de decisões em ambientes específicos e complexos. Essa proposta pedagógica contribui para a formação de enfermeiros mais preparados e seguros para atuar nas diferentes etapas do cuidado cirúrgico. Além disso, promove maior aproximação entre teoria e prática, essencial para a educação crítica e responsável (ALVAREZ; GIRONDI; KNIHS, 2018).  

Estudos apontam que a implementação de metodologias ativas na graduação em enfermagem estimula o engajamento discente e favorece o aprendizado significativo, uma vez que permite ao aluno interagir, refletir e construir conhecimento de forma colaborativa. A utilização de ferramentas como discussões em grupo, resolução de problemas e simulações clínicas é fundamental para fortalecer a autonomia intelectual e o pensamento crítico dos futuros profissionais (WEBER; FIRMINI; WEBER, 2019).  

A simulação clínica é uma metodologia ativa que se destaca por permitir que os estudantes pratiquem habilidades técnicas e comportamentais em ambiente controlado, semelhante à realidade. Essa estratégia contribui para a segurança do paciente, ao mesmo tempo em que oferece ao aluno uma oportunidade valiosa de experimentar a prática sem riscos. A experiência prévia, mediada por simulação, facilita a fixação do conhecimento e reduz a ansiedade frente ao atendimento real (COSTA et al., 2015).  

Apesar dos benefícios das metodologias ativas, sua adoção ainda enfrenta obstáculos, especialmente no que diz respeito à capacitação docente e à resistência à mudança no modelo de ensino. Muitos professores não se sentem preparados para conduzir aulas com essa abordagem, além de existirem limitações institucionais que dificultam a inovação pedagógica. A superação desses desafios requer apoio institucional, formação continuada e espaços de troca entre os educadores (MESQUITA; MENESES; RAMOS, 2016).  

Além de promover a aprendizagem técnica, as metodologias ativas também podem ser utilizadas para trabalhar valores éticos e humanísticos na formação do enfermeiro. A construção do saber por meio de atividades colaborativas e reflexivas estimula o respeito, a empatia, a solidariedade e a responsabilidade social. Esses elementos são fundamentais para o cuidado integral em saúde e devem ser desenvolvidos desde a graduação (MARQUES et al., 2018).  

As estratégias didáticas no ensino de gestão em enfermagem também se beneficiam das metodologias ativas, uma vez que possibilitam a simulação de contextos de liderança, organização de equipes e tomada de decisão. Por meio dessas práticas, os estudantes compreendem os desafios da gestão em saúde e adquirem habilidades essenciais para atuar como líderes em diferentes cenários de cuidado (SANTOS et al., 2018).  

O uso das metodologias ativas tem se intensificado com a incorporação de recursos tecnológicos e novas formas de interação entre estudantes e conteúdos. Ferramentas como quizzes, plataformas digitais e aplicativos educativos contribuem para tornar as aulas mais dinâmicas, personalizadas e voltadas às necessidades do aluno. Essa inovação pedagógica estimula a aprendizagem contínua e participativa (FERRAZ et al., 2023).  

A percepção dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística é, em geral, positiva, especialmente por permitir a vivência de situações clínicas complexas em ambiente seguro. Essa experiência contribui para o desenvolvimento da confiança e das competências necessárias para o cuidado direto, além de favorecer a reflexão crítica sobre os próprios erros e acertos (DE SANTANA et al., 2023).  

Os jogos de aprendizagem são recursos que vêm sendo explorados como facilitadores no processo de ensino das teorias de enfermagem. Essa estratégia proporciona uma maneira mais lúdica e  atrativa de trabalhar conteúdos densos, despertando o interesse dos estudantes e promovendo a participação ativa nas aulas. Além disso, favorece a fixação do conhecimento por meio da experiência e do desafio (DA SILVA et al., 2023).  

A aprendizagem baseada em equipes representa uma metodologia que estimula o trabalho colaborativo, o senso de pertencimento e a responsabilidade conjunta no processo de aprendizagem. Essa estratégia fortalece as habilidades de comunicação, liderança e cooperação entre os estudantes, sendo essencial para formar profissionais preparados para o trabalho em equipe na área da saúde (MELO et al., 2023).  

O ensino de cuidados paliativos, quando baseado em metodologias ativas, promove um ambiente de aprendizado sensível e reflexivo, onde os estudantes desenvolvem empatia, escuta ativa e compreensão sobre o sofrimento humano. A abordagem ativa permite a vivência de situações reais e simbólicas que ampliam a percepção do cuidado integral e humanizado (MEDEIROS et al., 2024).  Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a utilização de metodologias ativas no ensino das práticas propedêuticas, considerando suas contribuições para o desenvolvimento das habilidades técnicas, do raciocínio clínico e da autonomia no processo de aprendizagem. Parte-se da seguinte questão norteadora: como os estudantes de enfermagem percebem o uso de metodologias ativas no ensino das medidas propedêuticas e quais impactos essas estratégias geram em sua formação teórico-prática?  

2 METODOLOGIA  

A presente pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, metodologia que visa realizar uma análise abrangente dos estudos existentes sobre um determinado tema, proporcionando uma visão detalhada e aprofundada dos conceitos e achados relacionados. A pesquisa será conduzida por meio de seis etapas estruturais fundamentais, conforme proposto por (MENDES et al. 2008).   

A primeira etapa consiste na definição da questão de pesquisa, a qual orientará todo o processo de busca e análise da literatura. A questão de pesquisa será formulada com base no objetivo de entender o impacto das metodologias ativas no ensino das práticas propedêuticas na formação de acadêmicos de enfermagem.  

Na segunda etapa, será realizada a busca bibliográfica, com a definição de critérios rigorosos de inclusão e exclusão de estudos. Os critérios de inclusão abrangerão artigos completos em português, publicados nos últimos cinco anos, que discutam o uso de metodologias ativas no ensino de enfermagem, especialmente nas práticas propedêuticas. Serão utilizados descritores como “metodologias ativas”, “ensino de enfermagem”, “práticas propedêuticas”, entre outros, associados por operadores booleanos, como AND e OR, para garantir uma busca eficiente e direcionada nas principais bases de dados científicas, incluindo BDENF, BVS, LILACS e SciELO. Os estudos selecionados serão analisados para verificar sua pertinência e qualidade metodológica.  

A terceira etapa consistirá na definição das ferramentas de coleta e síntese de dados, que serão utilizadas para classificar e organizar os estudos encontrados. A coleta será realizada nas bases mencionadas, e a síntese envolverá a análise dos dados a partir de critérios estabelecidos, como o nível de evidência dos artigos e a relevância para o tema da pesquisa.   

A quarta etapa envolverá a avaliação dos estudos selecionados, levando em consideração a qualidade metodológica e o nível de evidência de cada estudo. Para isso, serão utilizados critérios de avaliação padronizados para garantir a rigorosidade na análise da literatura.  

Na quinta etapa, os resultados dos estudos selecionados serão interpretados. A interpretação buscará comparar os achados com os conhecimentos teóricos existentes sobre metodologias ativas e práticas propedêuticas no contexto do ensino de enfermagem. Será realizada uma análise crítica dos resultados, levando em conta as contribuições e limitações dos estudos revisados, além das implicações para a formação de enfermeiros.   

A sexta e última etapa será a apresentação da revisão integrativa, na qual será descrita detalhadamente a metodologia adotada, as conclusões obtidas e as possíveis sugestões para futuras pesquisas na área.  

A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2024 e abril de 2025. Durante esse período, será feito o levantamento dos artigos com base nos descritores “metodologias ativas”, “ensino de enfermagem”, “práticas propedêuticas”, e “formação de enfermeiros”, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Serão considerados os critérios de inclusão de artigos completos publicados entre 2020 e 2025, que tratam da utilização de metodologias ativas no ensino de práticas propedêuticas, com foco na formação acadêmica de enfermeiros. Artigos duplicados, com metodologias frágeis ou que não atendam à questão de pesquisa serão excluídos da amostra final.  

Figura 1. Fluxograma de seleção dos estudos adaptados do Preferred Reporting Items For Systematic And Meta-Analyses (PRISMA).  

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS 

Para a construção desta etapa, elaborou-se um quadro analítico contendo a identificação dos estudos selecionados, com informações como o ano de publicação, objetivos, metodologias utilizadas, principais resultados e conclusões dos autores. Essa sistematização possibilitou uma análise comparativa entre os achados, permitindo identificar padrões e divergências nas percepções sobre o uso de metodologias ativas no ensino das práticas propedêuticas em enfermagem.  

A análise dos artigos revelou uma crescente valorização das metodologias ativas como ferramentas capazes de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto das habilidades práticas essenciais à formação do enfermeiro. Foram incluídos dez estudos científicos que atenderam aos critérios de inclusão previamente definidos, abrangendo publicações em português e inglês, no período de 2020 a 2025.  

As bases de dados utilizadas na busca foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a LILACS, a BDENF e a SciELO. A seleção dos artigos ocorreu de forma criteriosa, com foco em produções que abordassem, de maneira direta, o ensino de práticas propedêuticas mediado por metodologias ativas na graduação em enfermagem.  

Quadro 01: Distribuição dos estudos segundo autor/ano/base de dados, titulo do artigo, objetivo e resultados.  

AUTOR/ ANO/ BASE DE DADOS  TÍTULO DO ARTIGO  OBJETIVO  RESULTADOS  
RIBEIRO, R. A.; ABBADE, J. F.. 2024 – SCIELO  Estilos de aprendizagem e interfaces online: aporte ao ensino presencial em   graduações da saúde  Avaliar a preferência e satisfação de estudantes de graduações em saúde na utilização de diferentes tecnologias na educação superior presencial em   relação aos seus Estilos de Aprendizagem (EA).  O uso de recursos tecnológicos, metodologias ativas e mapeamento de EA não garante por si só o protagonismo e a autonomia do aluno em novo cenário de ensino-aprendizagem. A literacia digital, forjada na negociação e renegociação da experiência individual e coletiva, só poderá ser   alcançada mediante intencionalidade pedagógica.  
PASCON, DM et al.. 2022 – SCIELO  Aprendizagem baseada em projetos no ensino   remoto para alunos de graduação em enfermagem  Relatar a experiência da utilização da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com alunos de graduação em enfermagem.Os alunos desenvolveram projetos educacionais em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais.  
AMESTOY, SC et al.. 2021 – SCIELO  Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros líderes  Conhecer a percepção de docentes de enfermagem sobre as fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros líderes.  Foram destacadas como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino  voltado para o modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos estudantes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com a equipe de enfermagem e multidisciplinar, a utilização de metodologias ativas e a participação em grupos de pesquisa.
PALHETA, A. M. DA  S. et al.. 2020 – SCIELO  Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado e influências no exercício profissional  O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da   Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos.  Em linhas gerais, percebe-se que a proposta pedagógica na FEN/UFPEL articulada  às DCN/ENF tem atingindo o seu propósito de formar   profissionais éticos, críticos, reflexivos, socialmente comprometidos e autônomos, garantindo a eles, segundo os egressos entrevistados neste estudo, um diferencial no mercado de trabalho.  
FONTANA, R. T.;   WACHEKOWSKI, G.;  BARBOSA, S. S. N.. 2020 – SCIELO  AS METODOLOGIAS   USADAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM: COM A PALAVRA, OS   ESTUDANTES  Trata-se de uma investigação do tipo   transversal descritiva, realizada no segundo   semestre de 2016, cujo   objetivo foi investigar as   estratégias metodológicas usadas no ensino em   enfermagem para facilitar a aprendizagem, na perspectiva de discentes de quatro universidades do   noroeste do Rio Grande do Sul.  Portanto, pode-se inferir que, além da necessidade de os docentes encontrarem   uma maneira de se adaptar às tecnologias e metodologias ativas, devem ainda conhecer o perfil dos seus alunos, a fim de que   possam planejar, com eles, as técnicas e métodos   inovadores e criativos para desenvolver suas aulas.  
ROJAS-ESPINOZA,   Jessica Belen et al. 2024   LILACS, BDENF  Estratégias de ensino- aprendizagem para o cuidado profissional de enfermagem: consequências da   COVID-19  identificar estratégias de   ensino-aprendizagem para o cuidado profissional de Enfermagem por causa das consequências da COVID-19.  as estratégias de ensino e aprendizagem mais relevantes foram as   metodologias ativas e o trabalho colaborativo. A adaptabilidade de alunos e professores é o mais   importante a destacar, potencializando o desenvolvimento de competências por meio da ligação entre teoria e prática.  
DA SILVA, Adrya   Thayanne Henriques et al. 2023 – BDENF  Uso de jogos de aprendizagem para o ensino de teorias de enfermagem  relatar a experiência acerca do uso de jogos como meio facilitador no ensino e aprendizagem das teorias de enfermagem em uma instituição de ensino superior.  para operacionalização das teorias de enfermagem foram desenvolvidos quatros jogos. O primeiro foi uma roleta intitulada de “roda, roda Nightingale”; o segundo foi um jogo de tabuleiro, denominado   “Ludo a caminho das necessidades”; o terceiro foi um jogo de trampolim, nomeado “Trampolim da Orem”; por fim elaborou-se um jogo de largada,   denominado “A caminho da adaptação”.  
BESERRA, Eveline   Pinheiro et al. 2022 –    LILACS, BDENF  Aplicação das metodologias   ativas para ensino   de enfermagem em   meio à pandemia de COVID-19  Relatar a aplicação das metodologias ativas para o   ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19.  Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudosde caso, simulação realística, elaboração de  portfólio e vídeos com os procedimentos de   Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram   necessárias para colaborar com a construção do   conhecimento durante a   pandemia, uma vez que se   utilizou do modelo híbrido de ensino.  
ASSONI, Maria Aurélia da Silveira et al. 2022 –   LILACS, BDENF  Metodologias ativas de aprendizagem na capacitação de   enfermeiros para a   prevenção de lesão por pressão  Caracterizar a produção científica relacionada à   Teoria do Autocuidado de OREM nas teses de enfermagem brasileiras   disponíveis no banco de testes do portal CAPES.  Foram incluídas 10 teses que apresentaram diferentes formas de aplicabilidade da teoria de orem validação de protocolo e escala,  adaptação, desenvolvimento da consulta de enfermagem  e elaboração de instrumento norteador da consulta de  enfermagem. As estruturas semânticas relacionadas às  categorizações principais de utilização da teoria do   autocuidado envolveram ação, instrumento,   condições básicas e   suplementares do ser humano e lócus do cuidado.
DA SILVA NAGEL, Mônica Vanessa Ochôa et al. 2022 – LILACS, BDENF  Segurança perioperatória do paciente: metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagemavaliaçãoDesenvolver recursos educacionais sobre   segurança perioperatória do paciente e intervenções educativas na graduação de enfermagem.  Desenvolvidos recursos e intervenções basea-dos nas metas de segurança   perioperatória do paciente, por meio de jogo, simulação e exame clínico objetivo   estruturado. Quatro cenários de simulação, validados por professoras, a partir da Escala do Design da Simulação, foram criados sobre prevenção de infecção   relacionada à assistência de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e comunicação efetiva na transição do cuidado.  
CAVICHIOLI, Flávia Carla Takaki et al. 2022 – BDENF, LILACS  Educação continuada e  metodologias ativas em cursos a distância em   enfermagem: revisão integrativa da literaturaVerificar e discutir as metodologias ativas de ensino adotadas na educação de enfermeiros em cursos à distância.    Observou-se que 33,3% dos estudos promoviam   aprendizagem por meio de ambiente virtual de   aprendizagem, 30,3%   usavam o formato e- learning e 12,1% utilizavam método híbrido.   Considerações finais as metodologias ativas de  ensino tem sido empregadas em cursos de capacitação de profissionais de saúde,   inclusive enfermagem, e têm contribuído   positivamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes. (AU)  
CAVALCANTE, Francisco Marcelo Leandro et al. 2021 – BDENF  Monitoria acadêmica em enfermagem: construção de conhecimentos por meio de metodologias ativas  relatar as atividades de   monitoria acadêmica desenvolvidas por   estudantes de enfermagem.  realizaram-se três atividades baseadas em metodologias ativas, nas quais se utilizaram de jogos interativos e instrumento semiestruturado sobre  semiologia do sistema nervoso, por meio dos quais, pode-se dialogar sobre os conteúdos, esclarecer dúvidas e aprimorar habilidades e competência dos discentes junto aos docentes.  
CANEVER, Bruna   Pedroso et al. 2020 –   BDENF, LILACS  Metodologias ativas no   cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo  Conhecer a percepção de estudantes de enfermagem   sobre a contribuição do uso  do simulador de baixo custo no desenvolvimento de   habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso.  A partir dos dados, surgiram duas categorias. 1) Desenvolvimento de habilidades para cateterismo periférico venoso os   estudantes apontaram que o  uso do simulador possibilita compreender cada etapa do procedimento e identificar  onde precisam aperfeiçoar a técnica, preparando-os para o contato com o paciente. 2) Dificuldades encontradas na utilização do simulador de baixo custo. Os estudantes destacaram a baixa fidelidade do simulador e a limitação do treinamento por simulação sem comunicação.  

Os estudos analisados evidenciam que as metodologias ativas têm sido amplamente utilizadas no ensino de enfermagem, especialmente a partir dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O uso dessas estratégias contribuiu para uma formação mais crítica e participativa dos estudantes, ampliando sua capacidade de análise, resolução de problemas e atuação ética e autônoma (Beserra et al., 2022; Palheta et al., 2020; Rojas-Espinoza et al., 2024).  

No estudo de Amestoy et al. (2021), identificou-se que a formação de lideranças na enfermagem ainda encontra fragilidades, como o ensino centrado em práticas tradicionais e a escassez de transversalidade nos conteúdos. Contudo, destacam-se como potencialidades a inserção dos estudantes em cenários práticos e o uso de metodologias ativas, que favorecem o protagonismo discente e a atuação colaborativa com a equipe multiprofissional.  

Canaver et al. (2020) analisaram a contribuição de simuladores de baixo custo no desenvolvimento de habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso. Os estudantes relataram que o simulador favoreceu a compreensão do procedimento, apesar de apontarem limitações em sua fidelidade e ausência de interação comunicativa, revelando a importância do aprimoramento constante dessas ferramentas para uma aprendizagem mais eficaz.  

Cavalcante et al. (2021) relataram experiências com monitoria acadêmica baseada em metodologias ativas, como jogos e instrumentos interativos, que permitiram o diálogo entre discentes e docentes, promovendo uma construção colaborativa do conhecimento em temas como semiologia do sistema nervoso.  

No contexto do ensino a distância, Cavichioli et al. (2021) apontaram que a utilização de ambientes virtuais, e-learning e métodos híbridos na capacitação em enfermagem tem favorecido a aprendizagem contínua, com impactos positivos na qualidade do cuidado prestado.  

O estudo de Da Silva et al. (2023) demonstrou que jogos pedagógicos podem ser utilizados de forma criativa para o ensino de teorias de enfermagem, como exemplificado pelos jogos desenvolvidos com base em modelos teóricos como os de Nightingale e Orem, os quais facilitaram a compreensão e a fixação do conteúdo.  

Já Da Silva Nagel et al. (2022) desenvolveram recursos educacionais voltados à segurança perioperatória do paciente, utilizando simulações e jogos baseados em metas de segurança, demonstrando que as metodologias ativas também são eficazes para conteúdos complexos e específicos da prática clínica.  

Fontana, Wachekowski e Barbosa (2020) destacam que os docentes precisam conhecer o perfil de seus alunos e adaptar suas práticas, aliando tecnologia e inovação à realidade dos estudantes, a fim de planejar estratégias mais efetivas para a aprendizagem.  

No estudo de Palheta et al. (2020), foi observado que a articulação entre a proposta pedagógica baseada em metodologias ativas e as Diretrizes Curriculares Nacionais tem proporcionado a formação de enfermeiros com perfil crítico, ético e reflexivo, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho com diferencial competitivo.  

Pascon et al. (2022) relataram que, no ensino remoto emergencial, a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos possibilitou aos estudantes o desenvolvimento de ações educativas em saúde em plataformas digitais, ampliando sua autonomia e envolvimento com a prática.  

O estudo de Ribeiro e Abbade (2024) evidencia que o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos não garante, por si só, a autonomia dos estudantes. A efetividade da aprendizagem depende da intencionalidade pedagógica e da construção coletiva da experiência educativa.  

Rojas-Espinoza et al. (2024) apontaram que, durante a pandemia, as metodologias ativas e o trabalho colaborativo foram estratégias fundamentais para potencializar o desenvolvimento de competências, sendo essenciais para articular teoria e prática em meio às adversidades impostas pela COVID-19.  

Assoni et al. (2022) destacaram a importância das metodologias ativas na capacitação profissional para prevenção de lesões por pressão, demonstrando que essas estratégias têm sido aplicadas também na educação permanente de enfermeiros.  

Beserra et al. (2022) mostraram que a combinação de diversas estratégias, como estudos de caso, simulação e vídeos, foi necessária para manter a qualidade da formação durante a pandemia, utilizando o modelo híbrido de ensino como alternativa eficaz diante das limitações presenciais.  

4 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A presente revisão integrativa evidenciou que as metodologias ativas se configuram como estratégias eficazes no ensino das práticas propedêuticas na graduação em enfermagem. Tais metodologias favorecem a participação do discente no processo de aprendizagem e promovem o desenvolvimento de competências essenciais, como o raciocínio clínico, a autonomia, a habilidade técnica e a capacidade crítica.  

Os estudos analisados apontaram que recursos como a simulação realística, a  aprendizagem baseada em problemas, os jogos educativos e o trabalho em equipe contribuem positivamente para a formação acadêmica, ao tornarem o ensino mais dinâmico, significativo e contextualizado com a prática profissional. Além disso, os acadêmicos demonstraram percepção favorável quanto à utilização dessas metodologias, reconhecendo benefícios no aprimoramento da prática clínica e na preparação para os desafios do cuidado em saúde.  

Apesar das contribuições identificadas, persistem desafios para a implementação dessas estratégias, como a resistência de parte do corpo docente, a falta de infraestrutura adequada e a escassez de capacitação pedagógica. Esses fatores indicam a necessidade de investimentos institucionais que apoiem a inovação no ensino e incentivem a formação contínua dos educadores.  

Conclui-se que a inserção das metodologias ativas no ensino das práticas  propedêuticas representa um avanço significativo na formação em enfermagem, ao possibilitar uma aprendizagem mais eficaz, humanizada e voltada para as demandas contemporâneas da assistência em saúde.  

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Ana Graziela; GIRONDI, Juliana Balbinot Reis; KNIHS, Neusa Sica. Metodologias ativas na educação em enfermagem perioperatória. Revista SOBECC, v. 23, n. 1, p. 1-2, 2018. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/408. Acessado em 01 de abril de 2025.  

AMESTOY, Sônia Cristina et al. Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros líderes. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. esp, p. e20200196, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/kWYSCWjFH3MwTgmnxJMJsQd/?lang=pt Acessado em 01 de abril de 2025.  

ASSONI, Maria Aurélia da Silveira et al. Metodologias ativas de aprendizagem na capacitação de enfermeiros para a prevenção de lesão por pressão. Nursing (Edição Brasileira, Impressa), p. 78537864, 2022. Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/2479 Acessado em 01 de abril de 2025.  

BARBOSA, Kauanna Kelly et al. Metodologias ativas na aprendizagem significativa de enfermagem. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 44, p. 100-109, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4460 Acessado em 20 de março de 2025.  

BESERRA, Eveline Pinheiro et al. Aplicação das metodologias ativas para ensino de enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Revista de Enfermagem da UFPI, p. e2810, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810 Acessado em 02 de março de 2025.  

CANEVER, Bruna Pedroso et al. Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo. Escola Anna Nery, v. 25, n. 1, p. e20200131, 2020. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ean/a/cW3LjbTMsNDxGpNqYDBBKvK/?lang=pt Acessado em 02 de março de 2025.  

CAVALCANTE, Francisco Marcelo Leandro et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: construção de conhecimentos por meio de metodologias ativas. Revista de Enfermagem UFPE on line, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio1150723?utm_source=chatgpt.com Acessado em 02 de março de 2025.  

CAVICHIOLI, Flávia Carla Takaki et al. Educação continuada e metodologias ativas em cursos a distância em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Nursing (Edição Brasileira), v. 24, n. 276, p. 5670-5685, 2021. Disponível em: https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/1537?utm_source=chatgpt.com Acessado em 02 de março de 2025.  

COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. 2015. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/418 Acessado em 25 de fevereiro de 2025.

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DE SANTANA, Tuanny Caroline Pereira et al. Percepção de estudantes de enfermagem no desenvolvimento das habilidades e competências na simulação realística. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 6, p. e12634, 2023. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/12634 Acessado em 20 de fevereiro de 2025.  

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