PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: TRECHO AVENIDA TORQUATO TAPAJÓS COM AVENIDA CONSTANTINO NERY NA CIDADE DE MANAUS – AM

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202410310941


Cilas Sousa da Silva¹;
Orientadora: Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro².


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso por meio da análise e avaliação das patologias em pavimentos flexíveis em um trecho da Avenida Torquato Tapajós com a Avenida Constantino Nery, na cidade de Manaus – AM. Buscou-se identificar as causas e origens dessas patologias, relacionando soluções para cada situação diagnosticada, com base em teses, artigos e bibliografias consultadas. O principal objetivo deste artigo é analisar as patologias mais recorrentes em pavimentos flexíveis. A pesquisa se justifica pela necessidade de avaliar a manutenção de danos e patologias em pavimentos, um fator constante na área de infraestrutura, que gera altos custos e demanda uma análise minuciosa para determinar os procedimentos a serem adotados. O método utilizado foi um estudo descritivo qualitativo exploratório, fundamentado na bibliografia existente e no levantamento documental em campo. A partir da análise das patologias, foram definidos os métodos necessários para a manutenção, conforme a regulamentação federal e as normas vigentes no Brasil. Os resultados obtidos revelaram diferentes classificações das manifestações patológicas em pavimentos flexíveis. Constatou-se que o tráfego previsto para o projeto da estrada está em desacordo com sua utilização, o que contribui para a ocorrência de fissuras evidentes na rodovia analisada. A implementação de melhores práticas pode mitigar os impactos negativos das patologias, garantindo a longevidade dos pavimentos e a segurança dos usuários. A conformidade com as diretrizes estabelecidas é crucial para assegurar que os pavimentos flexíveis atendam aos padrões exigidos, evitando problemas futuros decorrentes de intervenções inadequadas. Com a crescente digitalização no setor da construção, a integração de novas tecnologias se torna cada vez mais viável para o manejo das patologias em pavimentos flexíveis em trechos de rodovias com grande fluxo de tráfego.

Palavras-chave: Patologias; Pavimentos Flexíveis; Manutenção; Infraestrutura; Mapeamento de Processos; Sustentabilidade.

ABSTRACT

This study aimed to conduct a case analysis through the evaluation and assessment of pathologies in flexible pavements at a stretch of Avenida Torquato Tapajós with Avenida Constantino Nery, in the city of Manaus – AM. The research sought to identify the causes and origins of these pathologies, relating solutions to each diagnosed situation based on theses, articles, and consulted literature. The main objective of this article is to analyze the most common pathologies in flexible pavements. The research is justified by the need to assess the maintenance of damages and pathologies in pavements, a constant factor in the infrastructure sector that incurs high costs and requires thorough analysis to determine the procedures to be adopted. The method used was a descriptive qualitative exploratory study, grounded in existing literature and field documentation. Based on the analysis of the pathologies, the necessary maintenance methods were defined in accordance with federal regulations and current standards in Brazil. The results revealed different classifications of pathological manifestations in flexible pavements. It was found that the traffic anticipated for the road project does not align with its actual usage, contributing to the noticeable occurrence of cracks in the analyzed roadway. Implementing best practices can mitigate the negative impacts of these pathologies, ensuring the longevity of pavements and the safety of users. Adherence to established guidelines is crucial to ensure that flexible pavements meet required standards, avoiding future problems arising from inadequate interventions. With the increasing digitization in the construction sector, the integration of new technologies becomes increasingly viable for managing pathologies in flexible pavements in heavily trafficked highway segments.

Keywords: Pathologies; Flexible Pavements; Maintenance; Infrastructure; Process Mapping; Sustainability.

1 INTRODUÇÃO

O estudo das patologias em pavimentos flexíveis de uma avenida na cidade de Manaus no Estado do Amazonas, em trecho da Torquato Tapajós com Avenida Constantino Nery, e identificar das causas e origens e relacionando a solução para cada situação manifestada e diagnosticada em teses, e artigos e bibliografias consultadas é um tema crucial na engenharia civil, especialmente em um contexto onde a durabilidade e a segurança das infraestruturas rodoviárias são essenciais para a mobilidade urbana e rural. Os pavimentos flexíveis, caracterizados por suas camadas de materiais asfálticos, oferecem vantagens como a capacidade de se adaptar a deformações do solo e a facilidade de manutenção. No entanto, sua suscetibilidade a diversas patologias, como trincas, deformações, e desgaste superficial, demanda uma análise rigorosa para garantir sua funcionalidade e prolongar sua vida útil. O estudo das patologias em pavimentos flexíveis é um tema relevante na engenharia civil, especialmente considerando a importância da durabilidade e funcionalidade dessas estruturas.  Os pavimentos flexíveis, amplamente utilizados em rodovias, ruas e estacionamentos, são suscetíveis a diversas patologias que podem comprometer sua integridade e desempenho ao longo do tempo. O mapeamento e a identificação precoce dessas patologias são práticas fundamentais que permitem a antecipação de problemas, a redução de custos de manutenção e a maximização da segurança viária. Com a utilização de tecnologias modernas, como sensores e drones, a inspeção de pavimentos tem se tornado mais eficiente. Esses métodos possibilitam a coleta de dados em tempo real, facilitando a identificação de áreas críticas que requerem intervenção. A integração desses dados em sistemas de gestão permite uma visualização clara dos padrões de deterioração, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

A comunicação eficaz entre os profissionais envolvidos no projeto, como engenheiros, arquitetos e responsáveis pela manutenção, é outro elemento vital no manejo das patologias em pavimentos. Plataformas de comunicação digital têm se mostrado essenciais para garantir que todos estejam alinhados quanto ao estado do pavimento e às ações corretivas necessárias. O compartilhamento de informações em tempo real minimiza a possibilidade de mal-entendidos e promove um trabalho colaborativo mais harmonioso.

Entretanto, a gestão de patologias em pavimentos flexíveis enfrenta desafios significativos, entre os quais se destaca a resistência à implementação de novas tecnologias de monitoramento. Profissionais habituados a métodos tradicionais podem hesitar em adotar abordagens inovadoras, mesmo que essas tragam benefícios claros. Superar essa resistência requer não apenas treinamentos adequados, mas também uma mudança de mentalidade que valorize a prevenção e a manutenção proativa.

Ademais, a análise de dados desempenha um papel crucial na otimização da gestão de pavimentos. A coleta sistemática de informações sobre o desempenho das camadas asfálticas e sua resposta a diferentes condições climáticas e de tráfego permite a formulação de modelos preditivos. Com isso, é possível identificar tendências de deterioração e antecipar intervenções antes que os problemas se tornem críticos, garantindo assim a integridade das vias.

Outro aspecto relevante é a sustentabilidade, cada vez mais presente nas discussões sobre infraestrutura. O gerenciamento eficaz das patologias em pavimentos flexíveis pode contribuir para práticas de construção mais ecológicas, como o uso de materiais reciclados e técnicas que minimizem o impacto ambiental. Além disso, a identificação de falhas no pavimento que possam resultar em desperdícios de recursos ou em danos ambientais é essencial para a promoção de soluções sustentáveis, alinhando a engenharia civil às exigências contemporâneas por responsabilidade ambiental.

Portanto, o estudo das patologias em pavimentos flexíveis não apenas implica na identificação e correção de falhas, mas também na adoção de um conjunto de práticas que visam garantir a segurança, a durabilidade e a sustentabilidade das infraestruturas viárias. A interação entre tecnologia, comunicação e análise de dados se torna indispensável para a evolução dos métodos de gestão, posicionando a engenharia civil como um campo dinâmico e essencial para o desenvolvimento das cidades.

2 PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Segundo o Balaguer (2012) ele destaca que os mapeamentos depatologias em pavimentos flexíveis estes problemas são cruciais para garantir a segurança e a eficiência na execução de projetos relacionados. As patologias podem surgir devido a fatores como condições climáticas, carga excessiva, materiais de baixa qualidade, e falhas na execução.  Pode-se ver in loco e identificar e entender conforme Araújo (2016), ele cita que esses problemas desde o início é essencial para a manutenção adequada e para a implementação de soluções eficazes em rodovias com muito trafego e caminhões pesados tudo isso junto faz com que haja diversos tipos de patologias em pavimentos flexíveis e os problemas com peso em rodovia é desgastante e por vezes causa transtornos. O principal objetivo analisar as patologias mais recorrentes em pavimentos flexíveis 

Por isso, um mapeamento de processos na engenharia civil desempenha um papel fundamental em áreas e nas patologias em pavimentos flexíveis. Permite que, equipes compreendam cada etapa do projeto, desde o planejamento até a execução e a manutenção, facilitando a identificação de falhas e a análise de suas causas. Uma abordagem sistemática ao mapeamento de processos ajuda a equipe a compreender melhor suas funções e responsabilidades (BALBO, 2016).

Isso é particularmente importante em projetos complexos, onde a coordenação entre diferentes equipes é vital. Com uma visão clara do fluxo de trabalho, é possível identificar gargalos que podem causar atrasos e aumentar os custos. Implementar melhorias a partir dessas análises resulta em um aumento da eficiência e da produtividade, o que é essencial para o sucesso de projetos de pavimentação. Além disso, o mapeamento de processos contribui para a conformidade com normas e regulamentações, minimizando riscos legais e aumentando a segurança do trabalho (BERNUCCI, et al., 2017). 

Infere-se que, o mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis é uma etapa crítica na gestão e manutenção de infraestruturas viárias. Pavimentos flexíveis, compostos por camadas de materiais asfálticos, oferecem uma série de vantagens, como capacidade de adaptação a deformações do solo e facilidade na execução de reparos (BRANCO, et al., 2005).  No entanto, sua durabilidade e funcionalidade estão constantemente ameaçadas por diversas patologias, que podem comprometer a segurança e a eficiência do tráfego. Este artigo aborda a importância do mapeamento dessas patologias, os métodos utilizados e as tecnologias emergentes que têm transformado esse processo (BRASIL, 2016).

Com a devida importância pois este mapeamento e a patologias em pavimentos flexíveis é essencial por várias razões, primeiramente com a prevenção de problemas críticos e a identificação precoce de patologias, desta forma será permitido a implementação de medidas corretivas antes que os danos se tornem severos, o que pode economizar tempo e recursos significativos. A segurança viária ao que diz respeito aos pavimentos danificados podem levar a acidentes, aumentando o risco para motoristas e pedestres. Um mapeamento eficiente ajuda a manter as vias seguras. Sendo que o planejamento e a manutenção que fornece por meio do mapeamento onde ele fornece os dados valiosos ao planejamento de intervenções, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e eficaz (BRASIL, 2016).

Infere-se que o aumento da vida útil do pavimento e através do monitoramento contínuo e da manutenção adequada, é possível prolongar a vida útil dos pavimentos, reduzindo a necessidade de reconstrução.

2.1 Principais patologias em pavimentos flexíveis

As patologias mais comuns em pavimentos flexíveis incluem as trincas e podem ser superficiais ou profundas, resultando de tensões térmicas, tráfego intenso ou deterioração do material. Temos ainda as deformações com as ondulações e afundamentos, geralmente causadas por sobrecarga de tráfego ou falhas na compactação do solo (BRASIL, 2016).

Em patologias em pavimentos flexíveis conforme descreve Balaguer (2012), o seu desgaste por vezes é superficial onde a abrasão causada pelo tráfego intenso ou pesado pode levar à perda de materiais na superfície, comprometendo a aderência e a segurança. Temos ainda a rotura do ligante, com o envelhecimento do asfalto, combinado com a exposição a agentes climáticos, pode resultar em um ligante fraco, facilitando a formação de trincas. As fissuras de reflexão ocorrem quando fissuras em camadas inferiores se propagam para a superfície, muitas vezes devido a movimentos estruturais. 

Segundo Domingues, (1993) em seu manual para identificação de defeitos de revestimentos asfálticos de pavimentos ele destaca que se deve seguir por meio de métodos de mapeamento e existem várias técnicas de mapeamento que podem ser utilizadas para identificar patologias em pavimentos flexíveis com a inspeção visual por meio do método mais tradicional e acessível, onde profissionais caminham ou dirigem sobre o pavimento, registrando visualmente as anomalias. Embora simples, este método pode ser subjetivo e depende da experiência do avaliador segundo destacado pelo DNIT, (2016).

Em sendo, os métodos não destrutivos e as tecnologias como georradar e ultrassom permitem a análise da estrutura do pavimento sem causar danos. O georradar, por exemplo, pode identificar camadas e suas condições internas, enquanto o ultrassom pode detectar falhas ocultas. Os sistemas de monitoramento baseados em sensores e a instalação destes sensores que monitoram continuamente as condições do pavimento, como temperatura, umidade e tensão, possibilita a coleta de dados em tempo real. Esses dados podem ser integrados em sistemas de gestão para análise e previsão de falhas (BRASIL, 2016).

Existem ainda os drones e com o uso de drones para capturar imagens aéreas de pavimentos permite uma visão ampla e detalhada, facilitando a identificação de áreas críticas de áreas onde tenha algumas patologias de pavimentos flexíveis, facilitando assim seus reparos.  Para Balaguer (2012), a combinação de imagens de alta resolução com software de análise de imagens pode melhorar significativamente a precisão do mapeamento de rodovias onde haja patologias em pavimentos flexíveis. Nestes casos, temos ainda o Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e da integração de dados de mapeamento em um sistema SIG permite uma visualização clara das patologias, facilitando assim a análise espacial e a tomada de decisões este sistema chamado de SIG, pode ser utilizado para mapear a localização exata das patologias e acompanhar a evolução ao longo do tempo em locais onde as patologias em pavimentos flexíveis sejam observados e ao que se observa na literatura, temos as tecnologias emergentes e a evolução tecnológica tem revolucionado o mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis. Com algumas inovações incluem na atualidade temos a Inteligência Artificial (IA) onde seu uso de algoritmos de IA para analisar dados coletados de sensores e imagens pode identificar padrões de deterioração, prever falhas e otimizar a programação de manutenções. 

De acordo com Ribeiro, (2017) em seus estudos descritivos sobre, as principais patologias em pavimento flexível, ele destaca a Machine Learning que é uma tecnologia que permite que sistemas aprendam a partir de dados históricos para prever o desempenho futuro dos pavimentos e que não tenha patologias nos pavimentos flexíveis em rodovias com muito trafego. Ao analisar condições anteriores e suas consequências, Ribeiro, (2017), descreve que o machine learning pode oferecer insights valiosos para a gestão em rodovias com muito trafego. Existem diversas empresas que se utilizam machine learning em serviços como o Uber e Cabify utilizam machine learning para otimizar rotas e minimizar tempos de espera. A tecnologia analisa dados de corridas anteriores para identificar padrões e adaptar-se a mudanças, além de calcular automaticamente o valor de cada viagem e combinar rotas de forma eficiente.

A também em diversas empresas principalmente as de petróleo e gás o uso da realidade aumentada e virtual e a aplicação dessas tecnologias na visualização de dados de mapeamento proporciona uma compreensão mais intuitiva e acessível das condições do pavimento, permitindo que equipes de manutenção visualizem áreas problemáticas em um ambiente virtual antes de realizar intervenções. Os desafios no mapeamento destas patologias que apesar dos avanços, o mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis ainda enfrenta desafios, de acordo com Silva, (2011), em seu manual de patologia e manutenção de pavimentos, ele destaca que, o custo de implementação com a adoção de tecnologias avançadas pode demandar investimentos significativos, que nem sempre estão disponíveis em orçamentos públicos ou privados. 

No entanto, temos ainda a capacitação profissional isso é fundamental que os profissionais envolvidos na gestão de pavimentos estejam capacitados para utilizar novas tecnologias e interpretar os dados de forma adequada. Há um fator de resistência à mudança com muitas vezes, equipes habituadas a métodos tradicionais podem resistir à adoção de novas abordagens, o que pode comprometer a eficácia do mapeamento.  Infiro que, a manutenção de dados com a coleta de dados é apenas uma parte do processo. A manutenção e a atualização regular dos dados são essenciais para garantir a precisão e a relevância das informações. Dessa forma o mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis é uma prática fundamental para a gestão eficaz das infraestruturas rodoviárias. Compreender as diferentes patologias, adotar métodos de mapeamento apropriados e utilizar tecnologias emergentes são passos essenciais para garantir a durabilidade e a segurança dos pavimentos. 

Embora existam desafios a serem superados, os benefícios de um mapeamento eficiente em rodovias com muito trafego e com patologias em pavimentos flexíveis que por vezes superam amplamente os custos, promovendo uma infraestrutura mais resiliente e sustentável. O futuro do mapeamento em pavimentos flexíveis parece promissor, à medida que a inovação tecnológica continua a oferecer novas ferramentas e métodos para a engenharia civil. As patologias em pavimentos flexíveis são um desafio significativo na infraestrutura urbana, especialmente em regiões com clima e tráfego intensos, como Manaus, no Estado do Amazonas. Nesta cidade, as avenidas, como a interseção entre a Torquato Tapajós, enfrenta problemas recorrentes que afetam a durabilidade e a segurança das vias (DENIT, 2024). 

As principais patologias observadas nesses pavimentos incluem fissuras, deformações, e desgaste superficial. As fissuras, em particular, podem ser atribuídas a diversos fatores, como a carga excessiva de veículos, mudanças climáticas, e a qualidade dos materiais utilizados na construção. O intenso tráfego, especialmente de veículos pesados, excede frequentemente a capacidade projetada das vias, levando ao comprometimento da estrutura do pavimento.  Além disso, o clima tropical de Manaus, caracterizado por chuvas intensas e altas temperaturas, contribui para a deterioração dos pavimentos. A infiltração de água pode agravar fissuras já existentes, resultando em alagamentos e deslizamentos, o que representa um risco à segurança dos motoristas e pedestres. A identificação e análise dessas patologias são fundamentais para o planejamento de intervenções eficazes. Estudos recentes sugerem a adoção de métodos de manutenção preventiva e corretiva, que envolvem a avaliação contínua das condições das vias e a implementação de técnicas de reabilitação apropriadas. A utilização de materiais de qualidade e a consideração das especificidades locais durante a construção podem mitigar os problemas, aumentando a vida útil dos pavimentos (DNIT, 2016).

Portanto, a gestão adequada das patologias em pavimentos flexíveis em Manaus não só melhora a infraestrutura urbana, mas também assegura a segurança e o conforto dos usuários das vias, refletindo a necessidade de um planejamento urbano mais eficaz e sustentável.

2.2 Otimização do processo de patologias em pavimentos flexíveis as vantagens e desafios

As patologias em pavimentos flexíveis na cidade de Manaus, especialmente em avenidas movimentadas como a Torquato Tapajós, são um problema significativo que impacta a segurança e a mobilidade urbana. Fissuras, deformações, e desgaste superficial são algumas das principais manifestações, geralmente causadas por tráfego intenso, condições climáticas adversas e a qualidade dos materiais utilizados. Diante desse cenário, a otimização do processo de mapeamento das patologias torna-se crucial para a gestão eficiente das infraestruturas (DER, 2013).

A implementação de técnicas avançadas de mapeamento, como o uso de drones e sensores aéreos, oferece vantagens significativas. Esses métodos permitem uma análise detalhada e em larga escala das condições dos pavimentos, identificando patologias de maneira mais rápida e precisa. Além disso, a utilização de software de geoprocessamento facilita a visualização e o monitoramento contínuo das condições das vias, possibilitando uma gestão proativa (DNIT, 2016).

No entanto, essa otimização enfrenta desafios. A adoção de novas tecnologias requer investimentos em capacitação e infraestrutura, além de um entendimento técnico sobre a interpretação dos dados coletados. Há também a necessidade de integração entre diferentes órgãos e entidades responsáveis pela manutenção das vias, o que pode ser dificultado por questões burocráticas. Outro desafio é a variabilidade das patologias, que podem apresentar diferentes causas e soluções dependendo do contexto local. Portanto, é essencial que o mapeamento seja acompanhado de uma análise aprofundada das condições específicas de cada trecho.

Em resumo, a otimização do processo de mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis em Manaus oferece oportunidades para melhorar a manutenção das vias e aumentar a segurança viária. Contudo, os desafios associados à implementação dessas tecnologias exigem um planejamento cuidadoso e colaboração entre as partes envolvidas. Em sendo, o mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis é uma atividade crucial na engenharia civil, pois garante a segurança e a durabilidade das infraestruturas rodoviárias. Com o aumento da demanda por vias de qualidade e a pressão por recursos financeiros limitados, a otimização desse processo se torna uma necessidade premente. Este estudo de caso sobre artigo explora as vantagens da otimização do mapeamento de patologias, assim como os desafios que precisam ser enfrentados para implementar melhorias eficazes (DER, 2013).

As patologias em pavimentos flexíveis devem serem cuidadas e são de suma importância neste mapeamento de pavimentos flexíveis que são frequentemente utilizados em estradas e rodovias devido à sua capacidade de adaptação a deformações do solo e facilidade de manutenção. No entanto, eles são suscetíveis a diversas patologias, como trincas, deformações e desgaste superficial, que podem comprometer sua integridade e segurança. Um mapeamento eficaz permite a identificação precoce dessas patologias, o que é essencial para que se tenha o aumento da segurança de pavimentos deteriorados que podem causar acidentes (DER, 2013).

A identificação rápida de problemas ajuda a prevenir situações de reduzir riscos e os custos com a manutenções corretivas realizadas de forma tardia geralmente resultam em gastos maiores. O mapeamento adequado ajuda a evitar reparos extensivos e custos adicionais. Todavia o de prolongar a vida útil por meio de um mapeamento regular e eficaz contribui para a manutenção programada, aumentando a vida útil dos pavimentos. E com o planejamento estratégico com informações precisas sobre o estado do pavimento ajudam na alocação eficiente de recursos e no planejamento de intervenções.

As vantagens da otimização do processo de mapeamento de patologias em pavimentos flexíveis traz uma série de benefícios que podem transformar a forma como as patologias são gerenciadas sendo um deles a eficiência aumentada e da implementação de tecnologias avançadas, como drones e sensores, permite uma coleta de dados mais rápida e abrangente. Isso reduz o tempo necessário para realizar inspeções e acelera o diagnóstico de problemas. Vale destacar que a precisão nos dados e o uso de ferramentas de georreferenciamento e sistemas de informação geográfica (SIG) proporciona uma visualização clara das patologias. Isso facilita a análise espacial e a tomada de decisões mais informadas. E ainda a integração de dados e a otimização permite a coleta de dados de diferentes fontes, como sensores de tráfego e meteorológicos. Essa integração fornece uma visão mais holística do comportamento dos pavimentos, permitindo a identificação de fatores que afetam sua deterioração.

Nesse contexto a melhoria na previsão de falhas e da análise preditiva, alimentada por dados históricos e algoritmos de machine learning, pode prever quando e onde as patologias são mais propensas a ocorrer, permitindo intervenções proativas. Por fim a sustentabilidade por meio do mapeamento otimizado ele pode contribuir para práticas de construção mais sustentáveis. Ao identificar áreas que necessitam de atenção, é possível planejar manutenções que minimizem o desperdício de recursos. E dá redução da interferência no tráfego e por meio de técnicas como o uso de drones permitem inspeções sem a necessidade de fechar vias, reduzindo a interrupção do tráfego e aumentando a segurança durante as operações.

2.3 Desafios da otimização de patologias em pavimentos flexíveis na cidade de Manaus

As patologias em pavimentos flexíveis na cidade de Manaus, especialmente em avenidas movimentadas, como a Torquato Tapajós, representa um desafio significativo para a infraestrutura urbana. Fissuras, deformações e desgaste superficial são algumas das principais manifestações observadas, resultantes de fatores como o tráfego intenso, as condições climáticas adversas e a qualidade dos materiais utilizados na construção (DNIT, 2016).

Para enfrentar esses desafios, a otimização do processo de identificação e tratamento das patologias é essencial. Métodos modernos, como o uso de drones e tecnologias de geoprocessamento, permitem um mapeamento mais eficiente e detalhado das condições dos pavimentos. Essa abordagem facilita a detecção precoce de problemas, possibilitando intervenções preventivas e corretivas que podem prolongar a vida útil das vias. Entretanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta obstáculos. A necessidade de capacitação técnica, investimentos em infraestrutura e a integração entre diferentes órgãos responsáveis pela manutenção são aspectos que podem dificultar a eficácia dos esforços de otimização. Além disso, a variabilidade das patologias exige análises contextuais específicas, o que demanda um conhecimento aprofundado das condições locais.

Assim, enquanto a otimização do tratamento das patologias em pavimentos flexíveis em Manaus oferece oportunidades para melhorar a qualidade das vias e aumentar a segurança viária, os desafios associados requerem planejamento cuidadoso e colaboração entre os diversos stakeholders envolvidos. Essa abordagem integrada pode levar a soluções mais sustentáveis e eficientes para a infraestrutura urbana da cidade. Apesar das inúmeras vantagens, a otimização do processo de mapeamento de patologias em pavimentos flexíveis e enfrenta desafios significativos e os custos de implementação por meio da adoção de novas tecnologias muitas vezes requer investimentos substanciais. Para muitas administrações públicas, a falta de orçamento pode ser uma barreira significativa à modernização dos processos. E a capacitação da equipe e a implementação de tecnologias avançadas demanda profissionais qualificados e treinados. 

E ainda, investir em capacitação é fundamental, mas pode ser um processo demorado e custoso. E a resistência à mudança e a transição de métodos tradicionais para novas tecnologias pode encontrar resistência por parte de equipes acostumadas a práticas convencionais. Essa resistência pode ser superada com a demonstração clara dos benefícios e a inclusão de todos os stakeholders no processo. A manutenção de dados e a coleta de dados não é um evento único; é um processo contínuo. Manter a qualidade e a atualização dos dados é um desafio constante que requer um esforço dedicado e sistemático. Com a integração de sistemas com a utilização de múltiplas ferramentas e tecnologias, garantir que todos os sistemas funcionem em harmonia pode ser complexo. A falta de interoperabilidade pode limitar a eficácia do mapeamento. A análise de dados o aumento na quantidade de dados coletados exige ferramentas robustas de análise. Muitas organizações podem não ter os recursos ou expertise para extrair informações valiosas desses dados. Com as estratégias para superar desafios para otimizar o processo de mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis, algumas estratégias podem ser implementadas como por exemplo o planejamento financeiro onde se vai em busca de financiamento por meio de parcerias público-privadas ou fundos de investimento pode ajudar a cobrir os custos de implementação de novas tecnologias (DNIT, 2016).

Os programas de capacitação e deve ser desenvolvido em programas de treinamento contínuo que abordem não apenas o uso das novas tecnologias, mas também a importância da análise de dados e gestão de informações. A promoção da cultura de inovação que vem incentivar em uma cultura que valorize a inovação e a melhoria contínua pode ajudar a superar a resistência à mudança. Isso pode ser alcançado através de workshops e discussões abertas sobre os benefícios das novas tecnologias. A integração de sistemas e de investir em plataformas que permitam a integração de dados de diferentes fontes facilita a gestão e análise das informações, proporcionando uma visão mais completa. Com monitoramento contínuo a implementar um sistema de monitoramento contínuo para coletar dados em tempo real e atualizar constantemente o estado dos pavimentos. Isso ajuda a detectar problemas antes que se tornem críticos. As parcerias tecnológicas e colabora com universidades e instituições de pesquisa pode fornecer acesso a expertise e tecnologias de ponta, ajudando a superar limitações internas.

Infere-se que, otimização do processo de mapeamento das patologias em pavimentos flexíveis representa uma oportunidade valiosa para melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade das infraestruturas viárias, especialmente diante dos obstáculos e desafios enfrentados pela Avenida Torquato Tapajós em Manaus. A identificação precoce e precisa das patologias permite a implementação de intervenções corretivas mais eficazes, reduzindo o tempo e os custos associados a reparos emergenciais.

Ademais, a adoção de tecnologias avançadas, como o uso de drones e sistemas de informação geográfica (SIG), pode facilitar o mapeamento das condições dos pavimentos, proporcionando dados detalhados sobre a extensão e gravidade das falhas. Essa abordagem não apenas aumenta a eficiência do processo de avaliação, mas também permite um planejamento mais estratégico para a manutenção e recuperação das vias.

Além disso, a melhoria no mapeamento contribui para a sustentabilidade, ao possibilitar intervenções direcionadas que minimizam o desperdício de materiais e recursos. A implementação de um sistema de monitoramento contínuo poderá ajudar a detectar problemas antes que se tornem críticos, garantindo a durabilidade das infraestruturas. Portanto, a otimização desse processo é fundamental para enfrentar os desafios estruturais e operacionais da Avenida Torquato Tapajós, promovendo um ambiente viário mais seguro e resiliente

No entanto, infere-se que o futuro e o mapeamento de pavimentos flexíveis é promissor, e investir em sua otimização pode resultar em benefícios duradouros para a sociedade e para o meio ambiente.

2.4 DESAFIOS RELACIONADOS ÀS PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS

Uma das avenidas mais importantes da cidade de Manaus, a Torquato Tapajós, enfrenta sérios desafios relacionados às patologias em pavimentos flexíveis. Devido ao intenso tráfego, que inclui veículos pesados e transporte público, a via apresenta diversas manifestações patológicas, como fissuras, deformações e buracos. Essas falhas não só comprometem a segurança dos motoristas e pedestres, mas também afetam a fluidez do trânsito, resultando em congestionamentos frequentes (DNIT, AM, 2024).

O importante é seguir as normas e as leis já em operação no Brasil conforme pode ser observado em anexo ao final deste artigo. As condições climáticas da região, com chuvas intensas e alta umidade, agravam ainda mais esses problemas. A infiltração de água nas fissuras existentes pode levar a um aumento do desgaste do pavimento e à formação de alagamentos, criando um ciclo vicioso de deterioração. Além disso, a qualidade dos materiais utilizados na construção inicial dos pavimentos, muitas vezes inadequada para suportar as condições locais, contribui para o agravamento das patologias.

Outro desafio significativo é a falta de um sistema eficiente de monitoramento e manutenção das vias. Sem um acompanhamento regular, as patologias podem se intensificar, resultando em altos custos para reparos emergenciais. A gestão dessas questões requer uma abordagem integrada, que inclua a avaliação constante das condições dos pavimentos, a adoção de técnicas de manutenção proativas e a conscientização sobre a importância de uma infraestrutura urbana bem planejada (DNIT, AM, 2024).

Portanto, os desafios enfrentados pela Avenida Torquato Tapajós ilustram a necessidade urgente de estratégias eficazes para garantir a durabilidade e segurança dos pavimentos flexíveis em Manaus. Os desafios enfrentados pela Avenida Torquato Tapajós ilustram a necessidade urgente de implementar estratégias eficazes para garantir a durabilidade e segurança dos pavimentos flexíveis em Manaus. 

A região enfrenta condições climáticas adversas, com chuvas intensas que, em combinação com a falta de um sistema de drenagem adequado, resultam em acúmulo de água sob a superfície. Esse acúmulo provoca degradação dos materiais e aumento da pressão nas camadas inferiores, levando a fissuras e deformações. Além disso, a alta carga de tráfego, especialmente de veículos pesados, exige um dimensionamento apropriado dos pavimentos, o que nem sempre é observado nos projetos atuais. Falhas na modelagem e na escolha de materiais adequados agravam o problema, resultando em falhas prematuras e comprometendo a integridade estrutural das vias.

Ao que se observa in loco, é que a falta de manutenção regular também contribui para a deterioração, pois intervenções emergenciais frequentemente são insuficientes para tratar as causas subjacentes das patologias. Portanto, é imprescindível adotar uma abordagem integrada que considere a qualidade dos materiais, o planejamento adequado da drenagem e a implementação de um programa de manutenção preventiva. Essas ações são essenciais para assegurar a funcionalidade e a segurança das vias urbanas em Manaus.

Estas patologias em pavimentos flexíveis enfrentados na Avenida Torquato Tapajós ilustram a necessidade urgente de estratégias eficazes para garantir a durabilidade e segurança dos pavimentos flexíveis em Manaus, há evidente falhas e estas ocorrem devido a diversos fatores, como o desgaste natural, condições climáticas, carga excessiva e deficiências na execução ou nos materiais utilizados (DNIT, AM, 2024).

Esses pavimentos, geralmente compostos por camadas de asfalto, são projetados para suportar tensões e deformações, mas estão suscetíveis a uma série de problemas que podem comprometer sua funcionalidade e durabilidade. Uma das patologias mais comuns é a fissuração, que pode ser classificada em diferentes tipos, como fissuras superficiais, fissuras em rede e fissuras longitudinais. Essas falhas geralmente resultam da variação térmica, que provoca a contração e a expansão do material.  Outra patologia frequente é a deformação permanente, que se manifesta por meio de sulcos ou ondulações na superfície do pavimento. Isso ocorre principalmente em áreas submetidas a altas cargas, como o tráfego intenso de veículos pesados.

O envelhecimento do material asfáltico também contribui para o surgimento de patologias. Com o tempo, o asfalto pode perder suas propriedades físicas e mecânicas, levando à fragilidade e à desagregação. Além disso, a infiltração de água, seja por falhas na drenagem ou por fissuras, pode causar danos significativos, resultando em desagregação e formação de buracos (DNIT, AM, 2024).

Para a prevenção e tratamento dessas patologias, enfrentados na Avenida Torquato Tapajós em Manaus, é fundamental a realização de um bom projeto, a escolha adequada dos materiais e a manutenção regular dos pavimentos. Inspeções periódicas e intervenções corretivas, como recapeamento ou reparos locais, podem prolongar a vida útil do pavimento e garantir a segurança e o conforto dos usuários. O monitoramento constante é essencial para identificar problemas precocemente e evitar custos mais elevados com reparos extensivos.

2.5 Fatores das falhas das patologias em pavimentos flexíveis

As falhas observadas nas patologias dos pavimentos flexíveis na Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, podem ser atribuídas a diversos fatores interligados. Um dos principais aspectos é a inadequação no dimensionamento do pavimento, que não leva em consideração a carga suportada, especialmente em trechos com tráfego intenso de veículos pesados. A deterioração das camadas de base e sub-base, frequentemente causada por infiltração de água, também contribui significativamente para o surgimento de fissuras e trincas. Segundo Silva (2008), os veículos não provocam problemas estruturais, mas resultam em uma redução no atrito, o que compromete a segurança e aumenta o risco de acidentes.

Outro fator crítico é a qualidade dos materiais utilizados na construção. A escolha inadequada de agregados e asfalto, frequentemente influenciada por questões econômicas, compromete a resistência do pavimento e acelera seu desgaste. Além disso, as variações climáticas na região, com chuvas intensas e altas temperaturas, exacerbam o problema, levando a deformações plásticas e desagregação do material. A falta de manutenção regular e a ausência de um plano de conservação eficaz são aspectos que agravam as patologias nos pavimentos. Intervenções emergenciais frequentemente são realizadas sem um diagnóstico adequado, resultando em soluções temporárias que não abordam as causas subjacentes. Esses fatores evidenciam a necessidade de uma abordagem integrada para garantir a durabilidade e segurança das vias urbanas em Manaus.

Outros fatores que contribuem para o surgimento de trincas incluem a presença de camadas granulares com baixa capacidade de suporte, camadas superficiais com elevada rigidez e a utilização de materiais de qualidade inferior. Os tipos mais comuns de trincas incluem as trincas “couros de jacaré” ou “pele de crocodilo”, trincas isoladas de retração e trincas em bloco (PINTO, 2003).

Os pavimentos flexíveis, amplamente utilizados em estradas e rodovias, são projetados para oferecer uma superfície de tráfego durável e segura. No entanto, a ocorrência de patologias, como trincas, deformações e desgaste, pode comprometer sua funcionalidade e segurança. As falhas nesses pavimentos resultam, frequentemente, de uma combinação de fatores, que podem ser categorizados em três grupos principais: fatores de projeto, fatores de materiais e fatores ambientais. 

Os fatores de projeto inadequado são um dos principais responsáveis pelas patologias em pavimentos flexíveis. Isso inclui o dimensionamento insuficiente, onde as camadas do pavimento não são adequadamente dimensionadas para suportar as cargas esperadas, resultando em deformações e trincas. A análise inadequada do tráfego e dos tipos de veículos pode levar ao subdimensionamento (BERNUCCI, 2017).

A distribuição de cargas no projeto deve ser cuidadosamente considerada, uma vez que falhas na modelagem podem gerar pontos de estresse não adequadamente suportados, resultando em falhas prematuras. Além disso, deficiências na drenagem e a falta de um sistema eficiente podem causar o acúmulo de água sob o pavimento, levando à degradação dos materiais e ao aumento da pressão sobre as camadas inferiores. As condições climáticas da região, caracterizadas por chuvas intensas, exacerbam esses problemas. A água infiltrada pode comprometer a integridade estrutural do pavimento, gerando fissuras e deformações. A qualidade dos materiais empregados também é crítica, devendo atender aos padrões de resistência para suportar o tráfego intenso.

Adicionalmente, a falta de manutenção preventiva e corretiva contribui para a deterioração, uma vez que intervenções emergenciais são frequentemente insuficientes para resolver as causas subjacentes das patologias. Em suma, uma abordagem integrada e cuidadosa na projeção e manutenção é fundamental para garantir a durabilidade das vias urbanas em Manaus.

2.6 Fatores e materiais implicações e patologias em pavimentos flexíveis

Na Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, as patologias em pavimentos flexíveis são influenciadas por diversos fatores relacionados aos materiais utilizados na sua construção. A escolha inadequada de componentes, como asfaltos e agregados, pode comprometer a durabilidade e a resistência do pavimento. Por exemplo, a utilização de asfalto de baixa qualidade, que não resiste às altas temperaturas e à umidade típica da região amazônica, pode resultar em deformações e fissuras conforme destacado por Silva, (2011) em seus estudos sobre patologia e manutenção de pavimentos. Além disso, a combinação de materiais também desempenha um papel crucial. Misturas inadequadas podem levar a uma aderência insuficiente entre as camadas do pavimento, aumentando a suscetibilidade ao desgaste e à formação de buracos. O uso de agregados que não atendem às especificações técnicas pode provocar um envelhecimento prematuro da estrutura, afetando sua capacidade de suporte ao tráfego intenso (RIBEIRO, 2017). 

Outro fator a ser considerado é a variação nas propriedades dos materiais devido às condições climáticas locais. As chuvas frequentes em Manaus podem causar a infiltração de água nas camadas do pavimento, exacerbando as patologias existentes e gerando alagamentos.

Portanto, as implicações dos materiais nas patologias enfrentadas na Avenida Torquato Tapajós destacam a importância de um planejamento rigoroso e da utilização de componentes adequados para garantir a longevidade e a funcionalidade do pavimento. Uma abordagem mais cuidadosa na seleção de materiais pode ajudar a minimizar os problemas e a melhorar a infraestrutura viária da cidade. Os materiais utilizados na construção do pavimento são igualmente cruciais para a sua durabilidade. Entre os fatores relacionados a materiais estão a qualidade dos materiais de baixa qualidade ou inadequados podem levar a falhas. Por exemplo, um ligante asfáltico que não possui as propriedades necessárias para resistir a temperaturas extremas pode se deteriorar rapidamente (DNIT, 2023). 

As misturas asfálticas inadequadas e a proporção e a qualidade dos agregados na mistura asfáltica são fundamentais. Misturas mal projetadas podem resultar em perda de aderência e resistência, contribuindo para o surgimento de fissuras. As contaminações e a presença de contaminantes, como água ou substâncias químicas, durante a construção ou manutenção pode comprometer a integridade dos materiais, levando a falhas prematuras.

Temos ainda os fatores ambientais onde os pavimentos flexíveis estão expostos a uma variedade de condições ambientais que podem impactar seu desempenho com variações climáticas com temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas, podem causar dilatação e contração dos materiais, resultando em trincas. A umidade também desempenha um papel, pois pode afetar a adesão do ligante e a resistência dos materiais. 

Infere-se que a carga de tráfego e o aumento deste tráfego e do uso de veículos pesados podem causar tensões excessivas nos pavimentos. As cargas dinâmicas aplicadas por caminhões e ônibus, por exemplo, podem acelerar o processo de deterioração. Temos ainda a questão da erosão e da sedimentação com as ações da água, seja por chuva intensa ou escoamento superficial, pode causar erosão nas bordas do pavimento e sedimentação, impactando a estrutura e contribuindo para falhas.  

Segundo Silva (2008), ademais a interação desses diversos fatores pode levar ao surgimento de patologias em pavimentos flexíveis. Para mitigar esses problemas, é fundamental realizar um projeto cuidadoso, selecionar materiais de alta qualidade e considerar as condições ambientais durante a construção e manutenção. O monitoramento contínuo e a avaliação das condições dos pavimentos também são essenciais para garantir a durabilidade e segurança das infraestruturas rodoviárias.

2.7 Carga excessiva, patologias em pavimentos flexíveis enfrentados na AV

As rodovias brasileiras representam o principal meio de locomoção no país. No entanto, a má execução dos pavimentos tem levado ao aumento de defeitos, resultando em insegurança e desconforto para os usuários. Para reverter esse cenário, é essencial realizar um estudo mais aprofundado das principais patologias encontradas nos pavimentos, permitindo assim a implementação de soluções eficazes e a melhoria da qualidade das estradas (BRANCO, E PEREIRA, 2015).

A Avenida Torquato Tapajós, uma das principais vias de Manaus, enfrenta sérios problemas de patologias em seus pavimentos flexíveis, resultantes principalmente da carga excessiva e de deficiências na execução das obras. O intenso tráfego de veículos, especialmente os pesados, sobrecarrega a estrutura do pavimento, que nem sempre foi projetada para suportar essa demanda. Essa carga excessiva contribui para a formação de fissuras, deformações e buracos, comprometendo a segurança e a fluidez do trânsito. Além disso, as deficiências na execução das obras têm um impacto significativo na durabilidade dos pavimentos. Erros durante a construção, como a compactação inadequada do solo ou a aplicação incorreta de camadas de asfalto, podem resultar em uma base fraca, propensa a falhas. A falta de controle de qualidade nos materiais utilizados também é uma preocupação, pois asfaltos e agregados de baixa qualidade não conseguem resistir às condições climáticas e ao tráfego intenso da região.  Esses fatores não apenas afetam a integridade do pavimento, mas também aumentam os custos de manutenção, uma vez que as intervenções corretivas se tornam frequentes e dispendiosas. Para mitigar esses problemas, é essencial implementar uma fiscalização rigorosa nas obras, garantir a escolha de materiais adequados e promover campanhas de conscientização sobre o limite de carga suportável pelos pavimentos. 

Dessa forma, será possível melhorar a infraestrutura da Avenida Torquato Tapajós e prolongar a vida útil dos pavimentos flexíveis.

2.8 Fissuração de pavimentos flexíveis: Avenida Torquato Tapajós em Manaus

As patologias mais comuns em pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, incluem principalmente fissurações, que afetam significativamente a durabilidade e a segurança da via. A fissuração pode ser classificada em diferentes tipos, cada um com causas específicas e implicações distintas. Conforme Yoshizane, (2005), a aplicação da capa selante consiste na aplicação de um ligante, com ou sem agregados, sobre a superfície do pavimento. O principal objetivo dessa atividade é selar as trincas, impedindo assim a entrada de água.

Um dos tipos mais frequentes é a fissuração superficial, que ocorre na camada de desgaste do pavimento. Geralmente, essa patologia está relacionada ao desgaste natural causado pelo tráfego intenso, especialmente de veículos pesados, e à exposição às condições climáticas adversas da região, como chuvas frequentes e altas temperaturas. A infiltração de água nas fissuras pode agravar a situação, levando ao aumento do alagamento e à deterioração da estrutura (BERNUCCI, et al., 2017).

Outro tipo comum é a fissuração por retração, que ocorre devido à variação de temperatura e à umidade. Essa patologia se manifesta quando o material asfáltico se contrai, gerando fissuras que podem se espalhar rapidamente se não forem tratadas a tempo. A falta de um bom controle de qualidade durante a execução da obra, incluindo a escolha inadequada de materiais, também contribui para a formação dessas fissuras.

As fissuras em rede, que aparecem como uma série de fissuras interconectadas, são frequentemente resultado de tensões acumuladas no pavimento devido ao tráfego e às condições climáticas. Esse tipo de fissuração pode ser um sinal de que o pavimento está alcançando seu limite de capacidade estrutural. Além das fissuras, a Avenida Torquato Tapajós também enfrenta problemas de deformações, como a formação de ondulações e buracos, que estão diretamente relacionados ao fenômeno de “fatiga do pavimento”. Esse desgaste ocorre quando o pavimento é submetido a ciclos constantes de carga e descarga, levando à falha de sua estrutura (VIEIRA, 2011).

Em resumo, as patologias de fissuração em pavimentos flexíveis na Avenida Torquato Tapajós são um reflexo de múltiplos fatores, incluindo o tráfego intenso, as condições climáticas e a execução inadequada das obras. Para mitigar esses problemas, é crucial implementar estratégias de monitoramento e manutenção adequadas, garantindo a longevidade e a segurança das vias urbanas nas cidades principalmente.

3 METODOLOGIA

Segundo Silveira, e Gerhardt, (2009), no livro sobre os métodos de pesquisa sobre patologias mais comuns na fissuração em pavimentos flexíveis em rodovias, como a citada Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, refletem uma série de fatores interligados, afetando a durabilidade e a segurança da via. Neste contexto, a presente pesquisa adota uma metodologia que se baseia em um conjunto estruturado de procedimentos para identificar e analisar essas patologias, embasando as considerações finais de acordo com os objetivos estabelecidos. O trabalho se concentra na análise detalhada das fissuras, que podem ser classificadas em diversos tipos. A fissuração superficial, por exemplo, é frequentemente resultante do desgaste causado pelo tráfego intenso, especialmente de veículos pesados, em combinação com as condições climáticas da região, que incluem chuvas frequentes e altas temperaturas. A infiltração de água nas fissuras não tratadas pode agravar a deterioração do pavimento, levando a problemas mais sérios (CHIZZOTTI, 2018).

Além disso, a fissuração por retração, que ocorre devido às variações de temperatura e umidade, representa outro desafio. Esse tipo de fissura se manifesta quando o material asfáltico se contrai, e sua propagação pode ser acelerada pela falta de controle de qualidade na execução das obras. As fissuras em rede, que se apresentam como uma série de fissuras interconectadas, são um indicativo das tensões acumuladas no pavimento, geralmente provocadas pelo tráfego contínuo e pelas condições ambientais.

A pesquisa considera as práticas de análise em pavimentos, as normas técnicas regulamentadoras da ABNT e as diretrizes estabelecidas pelo DNIT como fundamentos essenciais para a avaliação das patologias. A adesão a essas normas é crucial para garantir a qualidade e a segurança das intervenções realizadas. Em suma, a identificação e análise das fissuras em pavimentos flexíveis na Avenida Torquato Tapajós demandam uma abordagem metodológica rigorosa, que não apenas evidencie as patologias existentes, mas também proponha soluções adequadas com base em normas técnicas e práticas recomendadas, assegurando a longevidade e a eficácia da infraestrutura urbana.

 A metodologia adotada para este estudo sobre patologias em pavimentos flexíveis foi projetada para compreender de forma abrangente as causas, impactos e soluções relacionadas a essas falhas. O enfoque incluiu uma revisão bibliográfica detalhada e uma análise prática, in loco, visando não apenas identificar as patologias, mas também propor diretrizes para otimização do mapeamento e monitoramento. Infere-se que, os principais passos da metodologia utilizada na revisão bibliográfica e de dados levantados com visita in loco, constituiu a base do estudo. Abrangendo uma busca sistemática em bases de dados acadêmicas, como Scielo, Google Scholar e IEEE Xplore, sendo um dos objetivos o de identificar publicações relevantes sobre: patologias em pavimentos flexíveis, em rodovias, como a citada Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, cujo foco foi levantado em artigos, dissertações, teses, livros publicados nos últimos cinco anos (2018/2024), e outros dados levantados na Web, por fim analisar as patologias mais recorrentes em pavimentos flexíveis como os que ocorrem na Avenida Torquato Tapajós, em Manaus.

Os critérios de seleção cujo tema é onde as fontes deveriam abordar patologias em pavimentos flexíveis, suas causas, consequências e métodos de diagnóstico. Foram utilizadas palavras-chave como patologias em pavimentos flexíveis, trincas em pavimentos, deformações em pavimentos e manutenção de pavimentos. A seleção incluiu estudos de caso, artigos revisados por pares e literatura cinzenta dentre outras. Após a coleta das fontes, foi realizada uma leitura crítica, destacando os principais conceitos, metodologias empregadas e resultados obtidos pelos autores. A análise de dados coletados se deu por meio da categorização das informações em diferentes tipos de patologias, suas causas e soluções propostas. 

Este processo incluiu a classificação das patologias e foram classificadas em categorias como trincas, deformações, desgaste superficial e falhas de ligante. A identificação de causas e foram mapeados fatores de projeto, materiais e ambientais que contribuem para cada tipo de patologia. Este estudo de caso foi feito por análise e incluiu a investigação de estudos de caso que exemplificam a ocorrência de patologias em pavimentos flexíveis e as abordagens adotadas para mitigação. As ferramentas e técnicas durante o estudo, foram analisadas as ferramentas e técnicas utilizadas para o mapeamento e monitoramento das patologias. Isso incluiu o softwares de gestão e a identificação de softwares utilizados na coleta e análise de dados sobre pavimentos, que possibilitam um melhor gerenciamento das informações. Com as técnicas de inspeção e da análise e métodos de inspeção, como georradar e drones, que facilitam a detecção precoce de falhas. A identificação de desafios este estudo também buscou compreender as barreiras enfrentadas na gestão das patologias em pavimentos. 

Foram identificados desafios como a resistência à adoção de novas tecnologias e analisou-se como a resistência por parte de profissionais pode impactar a eficácia do mapeamento. A capacitação profissional o papel da formação contínua de engenheiros e técnicos na implementação de soluções modernas foi discutido e consultado por meio das bibliografia em estudo. A integração de disciplinas por meio dos engenheiros civis desempenham um papel crucial na integração de diversas disciplinas. O estudo buscou entender como a colaboração entre áreas como geotecnia, estrutura e meio ambiente pode contribuir para a mitigação das patologias em pavimentos flexíveis. A análise das interações entre essas disciplinas é fundamental para desenvolver soluções mais eficazes e sustentáveis.

Infere-se que, com o monitoramento contínuo, por fim, a metodologia enfatizou a importância do monitoramento contínuo dos pavimentos. O trabalho incluiu a proposta de diretrizes para a implementação de um sistema de monitoramento que permita a identificação rápida de riscos a implementação de um protocolo de monitoramento que permita a identificação de problemas em tempo real, e na avaliação de desempenho a criação de indicadores de desempenho para avaliar a eficácia das intervenções realizadas. 

Certamente que, a metodologia proposta visa não apenas a identificação das patologias em pavimentos flexíveis, mas também a otimização dos processos de mapeamento e monitoramento, garantindo que os padrões de qualidade e segurança sejam mantidos. Com a integração de novas tecnologias e uma abordagem multidisciplinar, é possível enfrentar os desafios associados às patologias e contribuir para a durabilidade das infraestruturas rodoviárias como um todo.

As patologias mais comuns na fissuração em pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, são objeto de análise na presente pesquisa, que se fundamenta nos princípios estabelecidos por Prodanov e Freitas (2013). 

Esses autores destacam que a pesquisa científica visa explorar um ou mais fatores específicos sobre um tema, contribuindo para o avanço do conhecimento humano. Assim, é possível identificar diversas tipologias de pesquisa que podem ser utilizadas para aprofundar a compreensão sobre um assunto. Neste contexto, a classificação da pesquisa se alinha com a proposta de Silveira e Gerhardt (2009), que categoriza a tipologia de pesquisa com base na abordagem, natureza, objetivos e procedimentos. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, pois busca objetivar o fenômeno das fissurações, estruturando ações e estabelecendo relações precisas entre o contexto global e o local. Essa abordagem visa proporcionar uma compreensão mais aprofundada das condições que favorecem o surgimento de patologias nos pavimentos.

Ao focar nas fissuras, a pesquisa investiga não apenas a sua ocorrência, mas também as causas subjacentes, como o tráfego intenso e as condições climáticas adversas. A caracterização qualificada da amostra, bem como a análise dos resultados obtidos, permite um entendimento detalhado das patologias, contribuindo para a formulação de soluções eficazes. Dessa forma, a pesquisa não apenas identifica os problemas, mas também visa oferecer subsídios que possam auxiliar na melhoria da infraestrutura viária da Avenida Torquato Tapajós, fortalecendo a segurança e a durabilidade dos pavimentos flexíveis.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com base no levantamento realizado, na documentação e na análise segundo a norma, foram avaliadas e determinadas as patologias asfálticas encontradas na estrada em questão, assim como as soluções possíveis para o tratamento. As imagens apresentadas no Apêndices, ilustram todas as patologias encontradas no trecho analisado. Para evitar a extensão da análise, serão apresentadas as diferentes manifestações diagnosticadas, demonstrando todas as ocorrências documentadas. Os resultados obtidos na análise das patologias em pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, revelaram uma série de fissurações significativas, agrupadas em quatro categorias principais: fissuras em blocos por fadiga, fissuras e trincas, desagregação e afundamento com fissuras. Essa classificação foi fundamental para compreender as causas subjacentes e as implicações dessas patologias na durabilidade e segurança da via.

As fissuras em blocos por fadiga foram identificadas como uma das manifestações mais comuns, surgindo geralmente devido ao tráfego intenso, especialmente de veículos pesados, que sobrecarrega o pavimento. A análise também indicou que a deterioração das camadas de base e sub-base contribui para o surgimento desse tipo de fissuração, evidenciando a necessidade de um dimensionamento adequado durante a construção. As fissuras e trincas apresentaram alta incidência, muitas vezes resultando da combinação de fatores como variações térmicas e umidade. A infiltração de água nessas fissuras agrava o problema, aumentando a deterioração do pavimento. Essa relação entre umidade e fissuração é especialmente relevante no contexto tropical de Manaus, onde as chuvas são frequentes e intensas. A desagregação, outra patologia observada, foi frequentemente associada à qualidade dos materiais utilizados na pavimentação. A escolha inadequada de agregados e asfalto pode comprometer a resistência do pavimento, levando à perda de integridade estrutural.

Por fim, o afundamento com fissuras, frequentemente relacionado ao assentamento do solo, indicou falhas no processo de compactação e na preparação da base. Essa condição não apenas gera desconforto para os usuários, mas também eleva o risco de acidentes. Em síntese, os resultados da análise destacam a complexidade das patologias em pavimentos flexíveis na Avenida Torquato Tapajós. A identificação das fissuras e suas causas subjacentes é essencial para desenvolver estratégias eficazes de manutenção e recuperação. A adoção de melhores práticas na construção e no monitoramento das condições do pavimento é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança das vias urbanas em Manaus.

A análise realizada sobre o pavimento possibilitou qualificar e quantificar as manifestações patológicas encontradas. A partir da norma do DNIT 005/2003, foi possível identificar as patologias na estrada levantada, quantificando o número de ocorrências, que são apresentadas nos Apêndices anexos, juntamente com fotos do local. Em sequência, são demonstrados o detalhamento e a caracterização das patologias analisadas no trecho estudado.  As fissuras observadas ocorrem em um local com uma curva na parte externa da estrada, onde o momento de inércia exercido pelos veículos automotores exerce uma pressão acentuada sobre o pavimento asfáltico, especialmente durante frenagens e desacelerações. A passagem de caminhões e veículos pesados contribui para o desenvolvimento das manifestações patológicas, associadas também à má execução da compactação e a erros de projeto. A correção proposta para essa patologia consiste em readequar o projeto dos trechos da Avenida Torquato Tapajós que apresentam essa condição. Essa abordagem deve incluir a utilização de materiais reforçados na estrutura e a execução correta das intervenções, além da recuperação do revestimento, solucionando assim o problema sem intervenções drásticas, conforme determina a norma do DNIT 146/2024- BR.

Uma das ocorrências mais recorrentes no estudo sobre as patologias em pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós é a manifestação de fissuras e trincas, que muitas vezes estão interligadas ou relacionadas a outras patologias, caracterizando deformações excessivas do pavimento. A origem dessas fissuras está associada a diversos fatores, como calor, chuvas excessivas, altas temperaturas, desgaste, tráfego intenso e prolongado, além de problemas com a qualidade do material do revestimento. A solução para a correção dessas patologias consiste na realização de um tratamento superficial, com selagem das fissuras utilizando emulsão asfáltica. A desagregação, caracterizada por uma mistura asfáltica mal executada, resultou na separação dos materiais, embora tenha sido pouco manifestada no trecho, com ocorrências restritas a pontos de acostamento. A remoção das superfícies danificadas e a utilização de material asfáltico no recapeamento, conforme a norma, são as soluções mais indicadas.

Os afundamentos, por sua vez, são deformações plásticas que prejudicam severamente a trafegabilidade da estrada, trazendo riscos aos motoristas. Essas deformações se desenvolvem em locais específicos do pavimento, frequentemente em curvas, onde a frenagem e desaceleração de veículos pesados exercem pressões elevadas. A má execução da compactação e erros de projeto também estão associados a essas patologias. A correção das patologias em pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós requer a utilização de materiais reforçados e a execução correta das intervenções, além da recuperação do revestimento. Observou-se, por meio de inspeção, uma grande diversidade de ocorrências degradantes sobre o pavimento, sendo possível determinar soluções pontuais e práticas para todos os casos apresentados, mesmo que temporárias.

5 CONCLUSÃO

As patologias mais comuns na fissuração de pavimentos flexíveis da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus, reforçam a importância de um estudo abrangente das condições que afetam a durabilidade das vias urbanas. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso detalhado, identificando as causas e origens das patologias e propondo soluções adequadas para cada situação. Embora a análise tenha sido inicialmente realizada sobre diversas rodovias levantadas em teóricos e artigos de todo o Brasil, os princípios e descobertas podem ser amplamente aplicados à realidade de Manaus. As manifestações patológicas em pavimentos asfálticos são eventos frequentes, tornando imprescindível a implementação de práticas constantes de conservação, manutenção e, em casos mais críticos, recuperação das estradas. Essa abordagem não apenas atende às necessidades dos usuários, mas também previne acidentes e transtornos. As análises realizadas com base nas normas do DNIT 005/2003-TER, além das referências do Manual de Restauração dos Pavimentos Asfálticos, permitiram classificar as patologias observadas em quatro categorias: fissuras em blocos por fadiga, fissuras e trincas, desagregação e afundamento com fissuras. 

Dentre essas, as fissuras e trincas destacaram-se como as mais frequentes, muitas vezes originadas por interações complexas com outras patologias ou por suas características intrínsecas. Embora cada tipo de patologia exija soluções específicas, a análise geral sugere que os pavimentos foram dimensionados ou executados de forma inadequada, resultando em uma gama de problemas pontuais. Assim, é evidente que a ocorrência de patologias em pavimentos asfálticos é comum, indicando deficiências na área de infraestrutura viária. Para melhorar a qualidade dos projetos e execuções de estradas no Brasil, é essencial promover uma maior compatibilidade entre as normas técnicas, a escolha de materiais e a prática de uma manutenção eficaz, garantindo uma infraestrutura viária mais segura e duradoura. Além disso, a implementação de programas de monitoramento e avaliação contínua das condições das vias pode contribuir significativamente para a identificação precoce de problemas, permitindo intervenções proativas. Investir em tecnologias de pavimentação e materiais inovadores também pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a vida útil das estradas. Dessa forma, a sustentabilidade das infraestruturas viárias será aprimorada, beneficiando a sociedade como um todo. 

Destaca-se que o Brasil enfrenta diversos fatores que contribuem para o surgimento constante de patologias nas rodovias. A dependência excessiva desse modal resulta em sobrecargas, evidenciando a necessidade de desenvolver alternativas, como a construção de novos portos para o transporte hidroviário e a expansão e eletrificação das malhas ferroviárias. Além disso, a falta de fiscalização, tanto nas etapas construtivas quanto na operação das rodovias, e fatores como excesso de peso, lentidão na construção de novas vias e dificuldades na ampliação das existentes agravam a situação das rodovias brasileiras. Com o domínio técnico necessário para identificar defeitos e implementar correções adequadas, é possível promover uma mudança significativa no cenário rodoviário do país. Essa correção não apenas prolongará a vida útil das vias, mas também garantirá maior segurança e economia para os usuários da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus.

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¹Acadêmico do Curso de Engenharia Civil na Universidade Nilton Lins.  E-mail: cilasmilhares2012@hotmail.com ²Orientadora Profª da Universidade Nilton Lins em Manaus no Estado do Amazonas.