OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA AQUÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO BAD RAGAZ NA PARALISIA CEREBRAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

THE BENEFITS OF AQUATIC THERAPY USING THE BAD RAGAZ METHOD IN CEREBRAL PALSY IN CHILDREN AND ADOLESCENTS

REGISTRO DOI:10.5281/zenodo.10192183


¹Ana Paula Santos Da Silva
²Odineuza Furtado Amaral
³Sarah Pacheco Silveira
4Sinara Costa Freires
5Suelen Guimarães Tavares
6Ivanncy Santos de Queiroz
7Mônica Garcia de Araújo


Resumo

A Paralisia Cerebral é uma doença caracterizada como distúrbio não progressivo que compromete diretamente o desenvolvimento motor, e que com o crescimento da criança sem o devido acompanhamento fisioterapêutico e de outros especialistas pode acarretar evolução de outras alterações funcionais. Uma das terapias utilizadas pela fisioterapia é o método Bad Ragaz, utilizando do meio aquático e suas propriedades físicas como ferramenta de reabilitação.

Objetivo: Descrever os benefícios da terapia aquática Bad Ragaz, identificar seus efeitos positivos e analisar os benefícios alcançados através da terapia aquática em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral.

Materiais e método: Trata-se de uma revisão de literatura descritiva, sendo utilizado PeDRO, MedLine, Scielo, Periódicos Capes e Pubmed como base de dados científicos.

Resultados: Ao total, seis estudos embasaram o referencial teórico e outros cinco estudos compuseram a análise metodológica desta pesquisa.

Conclusão: Dentro do conhecimento cientifico a fisioterapia aquática utilizando o método Bad Ragaz tem efeitos benéficos, porém pode ser complementada por outras formas de tratamento, e é necessário realizar uma avaliação completa antes, durante e depois do tratamento para acompanhar a evolução do paciente com Paralisia Cerebral. Recomenda-se a elaboração de novas pesquisas já que há poucos estudos disponíveis nas bases científicas para consulta.

Palavras-chave: Paralisia Cerebral. Bad Ragaz. Crianças. Adolescentes. Fisioterapia.

Abstract

Cerebral Palsy is a disease characterized as a non-progressive disorder that directly compromises motor development, and with the child’s growth without due physiotherapeutic monitoring and other specialists, it can lead to the evolution of other functional changes. One of the therapies used by physiotherapy is the Bad Ragaz tool.

Objective: To describe the benefits of Bad Ragaz aquatic therapy, identify its positive effects and analyze the benefits achieved through aquatic therapy in children and adolescents with Cerebral Palsy.

Materials and method: This is a descriptive literature review, using PeDRO, MedLine, Scielo, Periódicos Capes and Pubmed as a scientific database.

Results: In total, six studies supported the theoretical framework and another five studies comprised the methodological analysis of this research.

Conclusion: Within scientific knowledge, aquatic physiotherapy using the Bad Ragaz method has beneficial effects, however it can be complemented by other forms of treatment, and it is necessary to carry out a complete assessment before, during and after treatment to monitor the evolution of the patient with Paralysis Cerebral. It is recommended that new research be carried out as there are few studies available in scientific databases for consultation.

Keywords: Cerebral Palsy. Bad Ragaz. Children. Teenagers. Physiotherapy.

1 INTRODUÇÃO

A Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens que afeta principalmente o desenvolvimento motor, sendo atribuída a um distúrbio não progressivo que ocorre no encéfalo em desenvolvimento. O portador pode apresentar alterações neuromusculares, variações de tônus, reflexos primitivos, espasticidade e rigidez, assim causando limitações nas atividades de vida diária e são frequentemente acompanhadas por distúrbios da sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento, por epilepsia e por problemas musculoesqueléticos secundários (Dias et al., 2010; Carneiro; Franquine, 2020).

Dentre uma das terapias utilizadas no tratamento de pacientes acometidos por PC, a fisioterapia convencional em solo é ofertada no tratamento aos pacientes. Os materiais geralmente utilizados no solo são tatames, barras paralelas, rampa e bola suíça. Porém, destaca-se o uso do ambiente aquático em paralelo, devido algumas propriedades físicas que a água promove tanto para a melhora do paciente quanto para a ergonomia do terapeuta. Nesse sentido existem diferentes nomes para o uso da água com fins terapêutico, atualmente o termo mais utilizado é reabilitação aquática ou hidroterapia (De Paschoal Castro; Barbosa; Braga, 2018).

Segundo De Paschoal Castro, Barbosa e Braga (2018) a fisioterapia aquática e no solo buscam promover a independência e a qualidade vida do paciente, com benefícios ao nível sensorial como diminuir a descarga de peso e estímulo proprioceptivos. Ao nível motor ativa a coordenação motora, facilita a marcha e fortifica a musculatura. Quanto à prevenção protege contra atrofias e atrasa o desenvolvimento da patologia. Ela também tem grande benefício no alívio de algias, melhora do equilíbrio, melhora do sistema respiratório e maior independência no cotidiano.

Segundo Lourenço, Gusmão e Meireles (2020) a terapia aquática é um modelo de tratamento fisioterapêutico na qual a água é usada como método ao processo de reabilitação, possibilitando a diminuição dos espasmos, aumento da força muscular, movimentos articulares com menos resistência, auxilia na marcha e na melhoria da estabilidade.

Dentro das terapias aquáticas enfatiza-se o método Bad Ragaz, que utiliza de exercícios funcionais com flutuadores e é uma técnica utilizada no tratamento da Paralisia cerebral. Foi desenvolvida pelo Dr. Knupler Lpsen em 1930 sendo que a técnica consiste em realizar movimentos em diferentes planos anatômicos e diagonais, é uma técnica que envolve uso de flutuadores na cervical, pelve e tornozelo do paciente (De Sousa; Buchi, 2009). 

A reabilitação aquática visa minimizar sequelas da patologia e proporcionar maior independência nas atividades diárias em paciente com PC, ela também pode adequar o tônus muscular, a capacidade de movimentos, prevenir contraturas e deformidades, melhorar o equilíbrio, maximizar o sistema respiratório, dentre outros benefícios (Dos Santos; Da Silva; Dos Santos, 2021). Há a necessidade de descrever os possíveis benefícios que a terapia aquática utilizando o método Bad Ragaz, possa trazer em crianças e adolescentes.

Para tal fim esta pesquisa teve como objetivo primário descrever os benefícios da terapia aquática pelo método Bad Ragaz em crianças e adolescentes com Paralisia cerebral, e para alcançar o objetivo geral foi necessário alcançar objetivos secundários: realizar um levantamento bibliográfico nas bases de dados científicas sobre a temática abordada, identificar os efeitos da terapia aquática de Bad Ragaz e analisar os benefícios da aplicação da terapia de Bad Ragaz.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Esta revisão foi realizada através de uma consulta às bases de dados cientificas PeDRO, MedLine, Scielo, Periódicos Capes e Pubmed. A coleta dos artigos deu-se início em agosto de 2023, tendo como estratégia formulada por meio dos seguintes descritores: Paralisia Cerebral, bad ragaz, crianças, adolescentes, fisioterapia, hydrotherapy, cerebral palsy e physiotherapy. Como critério de elegibilidade foram selecionadas pesquisas com temática para paralisia cerebral, tendo como técnica de tratamento a fisioterapia aquática, mais especificamente o método Bad Ragaz, sendo estudo em inglês e português.

Como critérios de exclusão artigos publicados anteriormente a 2013, trabalhos de conclusão de graduação, estudos duplicados e pesquisas que não estavam disponíveis na integra. Para elaboração de resultados e discussão dos dados obtidos através dos estudos selecionados, foi realizado a tabulação dos mesmos através da plataforma Microsoft Word 2021.

3 RESULTADOS

Ao total foram obtidos nas bases de dados cientificas vinte e oito artigos, após análise dos estudos e leitura na integra dos mesmos dois artigos foram excluídos por critério de duplicidade e quinze artigos por não abordarem a temática proposta nesta revisão. Assim, seis estudos foram selecionados elaboração da introdução, e outros cinco foram selecionados para fins de comparação metodológica, analise dos resultados obtidos e elaboração da discussão desta revisão como mostra a Figura 1.

FIGURA 1 – FLUXOGRAMA

Fonte: Autoria própria.

Para análise na íntegra e discussão dos resultados, cinco estudos como mostra a Tabela 1, que após leitura na íntegra e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados para análise dos resultados obtidos em cada estudo, com intuito de responder os objetivos desta pesquisa.

TABELA 1 – SÍNTESE DOS ESTUDOS

Fonte: Autoria própria.

4 DISCUSSÃO

Em seu estudo, Colman et al. (2019), com base nos achados da leitura, observou uma significativa diminuição do tônus muscular, resultando a melhora do movimento e consequentemente das atividades funcionais. Isso se deu devido à atribuição de programas de exercícios específicos com objetivo no fortalecimento muscular, mobilidade, relaxamento muscular e diminuição da rigidez, pois também segundo Peres, Ruedell e Diamante. (2009), os exercícios estáticos e dinâmico obtém melhoras no fortalecimento do corpo e equilíbrio.

Pereira e Prudente(2013), verificaram que a imersão do paciente no ambiente aquático utilizando o método Bad Ragaz estimulou melhora na capacidade funcional, na socialização, ganho de mobilidade, melhora na coordenação motora, equilíbrio e habilidades para manusear papel e lápis. Pastrello, Garcão e Pereira (2009) corrobora que os exercícios na água têm efeito esperado na postura supino, prono e sentada, havendo melhora significativa em todos os aspectos.

De acordo com Oliveira et al. (2013), a hidroterapia busca melhorar a qualidade de vida das pessoas com PC, ajudado a minimizar os efeitos da incapacidade física e promovendo maior independência e autonomia com variedades de técnicas e abordagens, com exercícios terapêuticos, atividades funcionais, treinamento de equilíbrio e coordenação, terapia manual e entre outras. Pois segundo Biasoli e Machado (2006), a hidroterapia pode trazer vários benefícios terapêuticos tendo efeitos preventivos, motores e sensoriais, podendo prevenir deformidade e atrofia, melhora da flexibilidade e da coordenação motora, diminui o tônus muscular, reeduca os músculos atrofiados facilitando o ortostatismo e a marcha.

Abdalla et al. (2010) relata que a reabilitação na PC, deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar com objetivo específico de estimular o desenvolvimento psicomotor, melhorar a qualidade da postura e do movimento, favorecendo a força muscular e apurar a qualidade da marcha.

Segundo Bonomo et al. (2007) destaca que em qualquer caso de PC e em qualquer intervenção, incluído a fisioterapia aquática, deve ser adaptado as necessidades específicas individuais de cada paciente ao plano de tratamento. Os autores também verificaram que os resultados indicam que não houve diferença significativa no tônus muscular, avaliado pela escala de Ashworth, antes e após o tratamento, tanto no grupo controle quanto no grupo tratado. Segundo o artigo, não houve alteração no tônus musculares devido eles não se modificarem, levando as mudanças nas propriedades estáticas intrínsecas dos neurônios.

5 CONCLUSÃO

A fisioterapia aquática tem seus benefícios destacados nesse estudo, como observado oferece reeducação muscular, facilita o ortostatismo e a marcha, também ajuda minimizando as sequelas e proporciona independência funcional nas atividades diárias. Promove, sim, a melhora e pode-se obter mais resultados com terapias complementares, pois a terapia aquática é apenas umas das terapias que podem ser utilizadas, além é claro que seguida de uma avaliação bem executada antes, durante e depois para acompanhamento da evolução do paciente com Paralisia Cerebral. Assim sugere-se a elaboração de novos estudos para melhor compreensão da temática aqui abordada e para elaboração de novos métodos avaliativos específicos para tal modalidade e novas pesquisas exploratórias para área de fisioterapia aquática devido à escassez de estudos nas bases de dados científicas.

REFERÊNCIAS

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BIASOLI, Maria Cristina; MACHADO, Christiane Márcia Cassiano. Hidroterapia: aplicabilidades clínicas. Rev Bras Med, v. 63, n. 5, p. 225-37, 2006.

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DE PASCHOAL CASTRO, Caio Roberto Aparecido; BARBOSA, José Luis Rodrigues; BRAGA, Douglas Martins. Efeito da fisioterapia aquática no pós-operatório de quadril em crianças com paralisia cerebral GMFCS V. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 18, n. 2, 2018.

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1 Discentes do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Norte – UNINORTE
2 Coorientador, Bacharel em Fisioterapia e Educação Física, Preceptor de Estágio Supervisionado – UNINORTE
3 Orientadora, Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal e Fisioterapia Hospitalar.