ONDAS ULTRASSÔNICAS DE ALTA FREQUÊNCIA DO TIPO TRIANGULAR NO TRATAMENTO DA FLACIDEZ DOS GRANDES LÁBIOS VAGINAIS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202504151918


Glaucia Freire Batista¹


RESUMO- A estética íntima é uma área dos tratamentos estéticos que vem ganhando bastante destaque entre o público feminino justamente por ajudar a resolver esta questão, além de devolver a autoestima e melhorar a vida sexual de muitas mulheres. O estudo proposto, foi realizado através de estudo de caso em cabine e levantamento bibliográfico em livros, sites e artigos científicos, visando demonstrar, como o tratamento com o equipamento ADORNED®, que possui tecnologia de ondas de alta Frequência, tem sido eficaz no tratamento da flacidez dos grandes lábios. Sendo este, indicado para as mulheres que necessitam estimular a produção de colágeno a fim de obter mais elasticidade, melhorar a flacidez da pele da vulva. A escolha da técnica utilizada, por sua vez, é sempre de acordo com as queixas da paciente, que consiste em tratamentos exclusivos para a região íntima e tem como objetivo estimular colágeno e elastina na região da vulva, para que ela tenha um aspecto mais jovem e rosado, além de aumentar a elasticidade, reduzir a flacidez dos grandes lábios e aumentar a lubrificação para que as mulheres e, com isso, garantir a satisfação tanto em termos estéticos quanto em relação ao prazer sexual. Vale ressaltar que não se trata de procedimento cirúrgico, mas, sim, de tratamentos voltados a resolver o problema estético ou funcional da mulher.

PALAVRAS-CHAVE: Flacidez intima. Onda triangular. Alta frequência. ADORNED®

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, cada vez mais mulheres vem buscando pelo rejuvenescimento íntimo. As principais queixas que levam a procurar do tratamento são: assimetria e hipertrofia de pequenos lábios; pele da vagina fina, frágil, flácida e rugosa; escurecimento da região vulvar, perianal e virilha; falta de elasticidade; desconforto durante a relação sexual. (JANIA, 2023).

Muito além da estética, esse conjunto de técnicas contribui para a solução de problemas crônicos ou agudos que afetam diretamente o bem-estar físico e emocional das mulheres. O assunto ainda é tratado como polêmico em muitos ambientes, mas vem superando tabus à medida que novas técnicas e equipamentos começam a chegar ao mercado. (LAPIDARE, 2020). 

Com os avanços na tecnologia, eletroterapia, estética e cosmetologia é possível resgatar a jovialidade, saúde e bem-estar dessa área através de métodos avançados e minimamente invasivos que ajudam na produção de colágeno, que é o que permite a melhora da elasticidade. (IDEA, 2024).

O tratamento dos grandes lábios, no entanto, é muito procurado pelas mulheres que se sentem incomodadas pela flacidez, causada pelo excesso de pele. E todos os procedimentos com o mesmo objetivo, que é a melhoria da qualidade de vida da mulher, visando o aumento do conforto e autoestima. (FEMME SURG, 2024).

Dentre vários procedimentos a fim de melhorar o aspecto da região dos grandes lábios, a tecnologia ADORNED® (equipamento ultrassônico de alta frequência), vem ganhando espaço nos tratamentos íntimos. (DERMIUS®, 2018). É um procedimento não invasivo e indolor que gera um calor no tecido, levando a retração do colágeno e melhorando a firmeza e elasticidade da área. (FERNANDES et al, 2019).

O procedimento ultrassônico de alta frequência, é um tratamento não cirúrgico que estimula a produção de colágeno na região dos grandes lábios vaginais. Onde seus eletrodos produzem energia e calor quando em contato com a pele, estimulando a produção de colágeno e a elastina, melhorando e tensionando os tecidos da vulva.

Assim, há melhoria da flacidez, da espessura da mucosa e do fluxo sanguíneo. (ARAÚJO, 2019).

Existem vários recursos que podem aperfeiçoar para tratar e melhorar essa disfunção do rejuvenescimento íntimo, o Adorned surgiu no mercado da estética, como um método não invasivo eficaz, tem por finalidade melhorar o aspecto do envelhecimento cutâneo, estimulando a produção de colágeno e elastina, sendo assim, melhorando a aparência tecidual. (VASCONCELOS; CUNHA, 2022).

Desta maneira pode-se dizer, que a tecnologia Adorned vem apresentando resultados satisfatórios nos estudos realizados, sendo comprovada a eficácia dos efeitos na flacidez intima. Assim, trazendo melhora na aparência, gerando satisfação de mulheres que submetem ao tratamento. (ADORNED®, 2021).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Com o passar do tempo, as mulheres sofrem alterações hormonais, como a perda do estrogênio. Ou devido a acontecimentos da vida, como parto, menopausa, envelhecimento, uso de medicamentos ou tratamentos médicos, levando-a notar alterações indesejadas como a falta de lubrificação e elasticidade da pele na região íntima, que resulta em flacidez dos grandes lábios. (FERNANDES et al, 2019).

Quando se fala em rejuvenescimento íntimo, é comum que muitas pessoas não entendam ou reduzam esse conjunto de técnicas a noções simplistas. Mas a verdade é que esse tratamento é indicado para mulheres que têm problemas com flacidez na região vaginal, dores crônicas e falta de lubrificação durante a relação sexual, entre outros problemas. (CARVALHO, 2018).

A região íntima feminina possui características únicas, mas tem adentrado cada vez mais em padrões estéticos impostos pela sociedade, o que leva as mesmas à procura por tratamentos estéticos na região íntima. Pois, os padrões de beleza empregados pela mídia têm influenciado mulheres a buscar procedimentos que as beneficiem fisicamente e psicologicamente, elevando sua autoestima. (PEREIRA; CRUZ, 2022).

A técnica de rejuvenescimento íntimo, consiste em tratamentos exclusivos para a região íntima e tem como objetivos clarear a vulva, para que ela tenha um aspecto mais jovem e rosado, além de aumentar a elasticidade, reduzir a flacidez dos grandes lábios e aumentar a lubrificação para que as mulheres não sintam dor durante a relação sexual. Vale ressaltar que não se trata de procedimento cirúrgico, mas, sim, de tratamentos voltados a resolver o problema estético ou funcional da mulher. Nesse aspecto, é importante lembrar que, com o envelhecimento, é normal que as alterações hormonais resultem na falta de prazer durante o sexo ou, até mesmo, nas dificuldades em relação ao ato em decorrência da falta de lubrificação. Portanto, além de proporcionar o rejuvenescimento da pele da vulta, o procedimento também é muito eficaz para que as mulheres mais velhas deixem de sentir dor ou sofrer com ferimentos na genitália. (carvalho, 2018, com adaptações).

O equipamento ADORNED®, possibilita a estimulação fibroblástica, ocorrendo a neocolagênese e a neoelastogênese por meio de micro estímulos. (DERMIUS®, 2018). Esses estímulos levam a um processo inflamatório e resultam em novas células na região de vulva, melhorando a flacidez vulvar. (MAIA, 2023).

A energia térmica aciona os fibroblastos para gerar novas fibras de colágeno e elastina, espessando os tecidos, melhorando a circulação e aumentando a umidade. (TORGERSON, 2024).

Desta maneira pode-se dizer, que a tecnologia Adorned vem apresentando resultados satisfatórios nos estudos realizados, sendo comprovada a eficácia dos efeitos na flacidez intima. Assim, trazendo melhora na aparência, gerando satisfação de mulheres que submetem ao tratamento. (ADORNED®, 2021).

2.1 Flacidez íntima

A partir dos 30 anos, a pele tende a ficar mais delgada, enrugada, perdendo mais água tendendo a secura. Fatores externos e internos desencadeiam esse processo, os fatores internos como genética, sedentarismo, pouca ingesta de água e idade, externos estão relacionados ao tabagismo, exposição solar sem proteção, álcool e muita tração da pele, aumento e perda de peso. (Pereira; Cruz, 2022).

O colágeno é uma proteína que mantém a coesão das fibras da pele. Com o passar do tempo, a produção desta substância é reduzida e os lábios vaginais vão perdendo o volume e ganhando um aspecto enrugado. (ARAÚJO, 2019).

A flacidez íntima pode ser dividida em flacidez vaginal e em flacidez vulvar, que se diferenciam em pequenos aspectos: A flacidez vaginal consiste na perda de rigidez dos músculos pélvicos, ou seja, é o resultado do relaxamento dos músculos vaginais, que são músculos primordiais para a sustentação de órgãos do sistema urinário e reprodutivo da mulher. Isso pode causar perdas involuntárias de urina, dores na relação, dificuldade para sentir prazer, entre outros sintomas. Já a flacidez vulvar é uma condição causada pela redução da produção de colágeno e pela consequente perda de elasticidade da pele da vulva. Pode ocorrer, principalmente, em mulheres a partir de 35 anos de idade, deixando a vulva, os grandes e os pequenos lábios, com um aspecto mais flácido. Outros sintomas relacionados são o ressecamento dessa região, que, além de incômodos físicos, pode influenciar diminuindo a autoestima, libido e consequentemente diminuindo a qualidade de vida. (LAPIDARE, 2020).

Pereira; Cruz, (2022), complementa que a flacidez cutânea decorre pela diminuição e perda das estruturas fundamentais presentes no tecido conjuntivo, tais como, matriz extracelular, fibras de colágeno, fibras elásticas e reticulares.

2.2 O Equipamento ADORNED®

O equipamento ADORNED® é uma inovação tecnológica através de ondas ultrassônicas de alta frequência do tipo triangular, para flacidez íntima. Atuando apenas no estrato córneo do tecido epidérmico, sua aplicação é direcionada, especialmente para áreas delicadas como a vulva. (BATISTA, 2024).

A vibração ultrassônica estimula a microcirculação e oxigenação da região, razão pela qual, ajuda na síntese de colágeno e elastina, estimulando o rejuvenescimento da pele. Além de ser indicado para todos os tipos de pele. (REIS, 2023).

A energia térmica aciona os fibroblastos para gerar novas fibras de colágeno e elastina, espessando os tecidos, melhorando a circulação e consequentemente, aumentando a umidade local. (TORGERSON, 2024).

Apresenta velocidades de propagação, compatíveis com diferentes meios, sendo essa característica própria ao processo de interação das ondas ultrassônicas com o meio em particular. (JR, 2024). A vibração ultrassônica também ajuda na síntese de colágeno e elastina, estimulando o rejuvenescimento da pele, no clareamento de manchas e na melhora do aspecto geral da pele, pois estimula a microcirculação e oxigenação da região. (REIS, 2023).

Seu uso pode ser como um tratamento independente, ou ainda ser combinado com outros procedimentos, pois, suas funções e técnicas são exclusivos para a região íntima tendo como um de seus objetivos aumentar a elasticidade. (CARVALHO; COSTA, 2020).

2.3 A Ondas Ultrassônicas de Alta Frequência do tipo triangular

O ultrassom é uma onda mecânica, de propagação tridimensional, que é produzida por qualquer fonte que gere ondas sinusoidais de compressão e rarefação, em frequências variadas, resultando em vibrações no meio em que o som se propaga. (CEBOLA, 2024).

Para gerar ondas ultrassônicas de alta frequência, geralmente são utilizados transdutores ultrassônicos como metais por exemplo, em um campo elétrico para produzir deformação mecânica os quais produzem oscilações mecânicas em resposta a impulsos elétricos. Cada transdutor possui uma frequência de ressonância natural, de acordo com o material utilizado. As frequências entre 1 e 10 MHz (mega-hertz ou milhão de hertz) são as mais utilizadas. (JR, 2024).

Existem vários métodos usados para gerar ondas ultrassônicas, incluindo piezoelétrico, magnetostrictivo e eletrostrição. (BING, 2024). A frequência das ondas é determinada pela frequência das vibrações e o comprimento de onda é determinado pela velocidade do som no meio. (WONG, 2023) 

Um dos equipamentos mais importantes de um laboratório de eletrônica é o gerador de sinais. O gerador de ondas triangulares é o responsável por gerar a forma de onda da portadora, de alta frequência, e o gerador de ondas senoidais é responsável pela geração do sinal de referência senoidal. (NOVELIN, 2017).

Ondas dente de serra e triangulares resultam de circuitos projetados para controlar tensões de forma linear, sendo necessários resistores adicionais para garantir que os níveis estejam corretos para isso. (RAISA, 2023).

3 MATERIAIS E METODOS

Esta pesquisa consiste em estudo de caso de ninfoplastia sem cortes, por meio de alta frequência, a partir da utilização do equipamento ADORNED®, da DERMIUS®. Como método de pesquisa, realizou-se revisão de literatura acerca do tema proposto em biblioteca virtual, livros, artigos e revistas. Empregando também a abordagem qualitativa, do tipo exploratório, a fim de analisar, mediante registros fotográficos e pesquisados em literaturas, os resultados obtidos.

O estudo de caso foi realizado na Clínica Maria DERMIUS®, em Inhumas-GO, no período de maio de 2023 a julho de 2023, uma sessão a cada 30 dias, totalizando 3 sessões.

As pacientes modelos em questão J.M.S.O. 23 anos (figura 1) e D.F.R. 42 anos, (figura 2). já com a pele preparada e limpa, foram realizadas 2 sessões em cada paciente, com duração de duas horas cada sessão. As pacientes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo A e B).

Figura 1.
Figura 2.

4 CONCLUSÃO

Nos dias de hoje aumentou a procura de tratamentos estéticos pelas mulheres na busca de melhorar sua autoestima e saúde ou para agradar outra pessoa, independente da intenção ou motivo temos que mostrá-las o lado positivo que é em primeiro lugar um carinho e agrado para si mesma através dos benefícios destes tratamentos e que cada uma tem sua beleza própria e que deve ser valorizada incluindo no que diz respeito a parte íntima.

 Através dos registros fotográficos de pré e pós o procedimento com equipamento ADORNED®. Pode-se concluir que o tratamento proposto desta pesquisa obteve uma diminuição significativa da flacidez região vulvar, mesmo com poucas sessões

Conclui-se no presente estudo que o equipamento ADORNED® como técnica alternativa não invasiva, seguro, indolor e eficaz, apresenta resultados positivos, no tratamento da flacidez vulvar, melhorando a estética vaginal.

5 REFERÊNCIAS

ADORNED®. www.adorned.com. 2021. Disponível em: www.adorned.com. Acesso em: 13 jan. 2024.

ARAÚJO, Janine. Estética íntima: 6 tratamentos não invasivos que você não conhecia. clinicajaninearaujo.com.br. São Paulo, 2019. Disponível em: https://clinicajaninearaujo.com.br/2019/09/estetica-intima-6-tratamentos-nao-invasivosque-voce-nao-conhecia/. Acesso em: 11 jan. 2024.

BATISTA, Glaucia Freire. ADORNED®: ONDAS ULTRASSÔNICAS DE ALTA FREQUÊNCIA DO TIPO TRIANGULAR, EM NINFOPLASTIA SEM CORTES. Venda Nova do Imigrante – ES, 2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem em dermatologia) – Favene.

BUDEL, Anelise. O Poder do Ultrassom Microfocado na Tonificação da Pele. www.clinicabudel.com.br. 2023. Disponível em: https://www.clinicabudel.com.br/opoder-do-ultrassom-microfocado-na-tonificacao-da-pele/#:~:text=O%20ultrassom%20microfocado%20%C3%A9%20uma,col%C3%A1geno%20e%20a%20renova %C3%A7%C3%A3o%20celular. Acesso em: 13 jan. 2024.

CARVALHO, Heloisa Costa. O que é e como funciona o rejuvenescimento íntimo. luminapelle.com.br. 2018. Disponível em: https://luminapelle.com.br/rejuvenescimentointimo/. Acesso em: 9 jan. 2024.

CEBOLA, Edson. Som, ultrassom e infrassom. pascal.com.br. Disponível em: https://pascal.com.br/som-ultrassom-e-infrassom/. Acesso em: 26 jan. 2024.

DERMIUS®. www.dermius.com.br. 2018. Disponível em: www.dermius.com.br. Acesso em: 10 jan. 2024.

FEMME SURG, Clínica. Saiba como o rejuvenescimento íntimo pode melhorar a sua qualidade de vida. femmesurg.com.br. Florianópolis, 2024. Disponível em: https://femmesurg.com.br/saiba-como-o-rejuvenescimento-intimo-pode-melhorar-a-suaqualidade-de-vida/. Acesso em: 10 jan. 2024.

FERNANDES, KETLYN MATHYLIDA; DA SILVA, WAINE FERNANDA; SILVA, MAISA. EFEITO DA RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DA FLACIDEZ GENITAL

INTIMA FEMININO: Revisão Bibliográfica. portal.unisepe.com.br. Revista Saúde em Foco, 2019. Disponível em: https://revistaft.com.br/wp-content/uploads/2025/04/image-27.gif

DA-RADIOFREQU%C3%8ANCIA-NO-TRATAMENTO-DA-FLACIDEZ-GENITAL-INTIMA-FEMININO.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

IDEA. Estética Íntima. portalidea.com.br. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/noes-bsicas-de-esttica-ntima-apostila01.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

LAPIDARE, Lapidare. lapidareinstituto.com.br. 2020. Disponível em: https://lapidareinstituto.com.br/rejuvenescimento-intimo-quais-sao-as-principaistecnicas-e-como-elas-podem-beneficiar-as-mulheres. Acesso em: 11 jan. 2024.

JANIA, Selina. Estética íntima: a nova tendência nos cuidados pessoais da mulher. tulipia.com.br. 2023. Disponível em: https://tulipia.com.br/blog/tendencias/esteticaintima-a-nova-tendencia-nos-cuidados-pessoais-da-mulher. Acesso em: 10 jan. 2024.

PEREIRA, Ana Beatriz Cavalcante; CRUZ, Lara Lourrane Lima. EFEITOS DA RADIOFREQUÊNCIA NO REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO FEMININO: REVISÃO INTEGRATIVA. revistaft.com.br. Ciências da Saúde, Edição 116, 2022. Disponível em: https://revistaft.com.br/efeitos-da-radiofrequencia-no-rejuvenescimento-intimo-femininorevisao-integrativa/. Acesso em: 10 jan. 2024.

RIBEIRO, Daniela P. N. lapidareinstituto.com.br. 2020. Disponível em: https://lapidareinstituto.com.br/rejuvenescimento-intimo-quais-sao-as-principaistecnicas-e-como-elas-podem-beneficiar-as-mulheres/. Acesso em: 12 jan. 2024.

SCHIMIDT, Felipe. Apresentação Ultrassom Microfocado. pt.scribd.com. 2022. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/586767556/APRESENTACAOULTRASSOM-MICROFOCADO. Acesso em: 12 jan. 2024.

VASCONCELOS, Pricila Ferreira; CUNHA, Gilmara Linhares da Silva. APLICAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NO REJUVENESCIMENTO NA ESTÉTICA ÍNTIMA FEMININA: REVISÃO INTEGRATIVA. revistaft.com.br. revistaf, 2022. Disponível em: https://revistaft.com.br/aplicacao-da-radiofrequencia-no-rejuvenescimento-na-esteticaintima-feminina-revisao-integrativa/. Acesso em: 10 jan. 2024.

TORGERSON, Cory. REJUVENESCIMENTO VAGINAL. drtorgerson.com. Canadá. Disponível em: https://drtorgerson.com/gynaecology-treatments/vaginal-rejuvenationwith-laser-and-without-laser/. Acesso em: 11 jan. 2024.


¹glauneca@gmail.com