O PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO E A IMPORTÂNCIA DO SEU INCENTIVO PARA A COMUNIDADE

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8061533


Herika Karollynne Costa Lima, Giovanna Tarquinio Sales Muniz, Jadson da Silva Santana, Camila Maria da Silva, Wanessa Daniele Ferreira da Silva, Amanda Larissa Oliveira da Silva, Maria Gabriela Nelson Branco, Pdro Medeiros de Lima, Ítalo Vinícius Ferreira da Silva, Lívia Sardinha de Melo, Ellen Nunes de Melo, Ana Maria Pessoa de Melo, Herbert Lima dos Anjos, Ericka Maria da Silva, Larissa de Araujo Braga, Elyka Milena Furtado Nascimento, Raquel Moura Barbosa Nascimento do Ó Albuquerque.


RESUMO

Introdução: Durante a gestação ocorrem muitas alterações fisiológicas no corpo, mudanças naturais que necessitam de uma abordagem multiprofissional. Tendo em vista que um descuido com a saúde bucal no período gestacional pode, inclusive, estar associado ao parto prematuro e ao baixo peso ao nascer. A atenção e acompanhamento à saúde de gestantes devem ser redobrados com trabalho conjunto da equipe médica e odontológica. Desse modo a avaliação odontológica é indicada no intuito de se obter a recomendação de uma abordagem preventiva e/ou terapêutica específica. Objetivos: O presente estudo tem como objetivos enfatizar orientações sobre esse tipo de acompanhamento e colaborar para um aumento da divulgação de informações sobre o tema abordado a fim de chamar a atenção dos profissionais da saúde para a importância do pré-natal odontológico na promoção da saúde à gestante. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura. Para a fundamentação deste trabalho foram realizadas buscas na base de dados Lilacs e Pubmed. Resultados: É importante ressaltar que o tratamento odontológico pode ser realizado durante a gravidez, desde que sejam feitos por profissionais capacitados e os riscos e benefícios sejam adequadamente avaliados. Embora admitam a importância do acompanhamento odontológico no pré-natal, muitos dentistas não se sentem completamente seguros para realizar tratamentos dentários em gestantes. Conclusão: O incentivo do pré-natal odontológico poderá motivar a gestante para aquisição e manutenção de hábitos positivos de saúde levando à saúde da mãe e consequentemente à saúde do bebê.

Descritores: Cuidado Pré-Natal; Educação Pré-Natal; Odontologia.

ABSTRACT

Introduction: During pregnancy, many physiological changes occur in the body, natural changes that lived from a multidisciplinary approach. Bearing in mind that carelessness with oral health during the gestational period may even be associated with premature birth and low birth weight. Attention and monitoring of the health of pregnant women should be redoubled with joint work by the medical and dental teams. Thus, dental evaluation is indicated in order to obtain a recommendation for a specific preventive and/or therapeutic approach. Objectives: The present study has the objective of emphasizing guidelines on this type of follow-up and collaborating to increase the dissemination of information on the subject, certainly in order to draw the attention of health professionals to the importance of dental prenatal care in health promotion. to the pregnant woman. Methodology: This is a literature review. To support this work, searches were carried out in the Lilacs and Pubmed databases. Results: It is important to point out that dental treatment can be performed during pregnancy, as long as they are performed by trained professionals and the risks and benefits are considered. Although they admit the importance of dental care during prenatal care, many dentists do not feel completely safe to carry out the treatments adopted in pregnant women. Conclusion: The incentive of dental prenatal care can motivate the pregnant woman to acquire and maintain positive health habits, leading to the health of the mother and, consequently, the health of the baby.

Keywords: Prenatal Care; Prenatal Education; Dentistry.

INTRODUÇÃO

A gravidez é um estado fisiológico único que provoca mudanças passageiras nos níveis hormonais, no sistema imunológico, na estrutura física e no metabolismo da mulher. Algumas dessas modificações alteram o risco para doenças bucais e afetam a composição microbiana da cavidade oral e de vários locais do corpo (JANG, Hoonji et al. 2021).

A cavidade oral possui uma microbiota diversificada como consequência de vários determinantes ecológicos. Através de uma relação simbiótica com o hospedeiro o aglomerado de microrganismos orais se instala e mantém o equilíbrio microbiano oral. Tal equilíbrio apresenta uma função importante no combate às infecções e na manutenção das funções da cavidade oral. Quando em desequilíbrio, uma comunidade microbiana oral pode levar ao surgimento em alta escala de patógenos oportunistas ou bactérias patogênicas e, consequentemente, doenças bucais como doenças periodontais e cárie dentária (COBB C. M. et al. 2017).

Devido a grande influência dos comportamentos e saúde maternos nos resultados da saúde infantil, o momento da gravidez é ideal para promoção da prevenção de cárie precoce na infância, entretanto pesquisas atuais sugerem que mulheres possuem a tendência de receber uma quantidade menor de atendimento odontológico quando estão grávidas, além de desconhecerem programas de atendimento odontológico para gestantes (XIAO, J. et al. 2019; STEINBERG, B. J. et al. 2013; MAYBURY C. et al.2019).

Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo colaborar para um aumento da divulgação de informações sobre o tema abordado a fim de chamar a atenção da comunidade e dos profissionais da saúde para a importância do incentivo do pré-natal odontológico para promoção da saúde.

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para o levantamento dos artigos na literatura realizou-se uma busca em julho de 2021 nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed.

Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos que retratassem a temática referente ao uso do laser de diodo no tratamento da periodontite em pacientes diabéticos e artigos publicados e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos doze anos sem restrição de idioma.

Foram utilizados, para busca dos artigos, os seguintes descritores: Diode Lasers AND Periodontitis AND Diabetes e definidos com as associações de interesse dos autores. As seguintes pesquisas ilustradas abaixo na Figura 1 foram elaboradas a partir dos descritores já citados.

Figura 1 – Fluxograma de estratégia de busca nas bases de dados PubMed, Lilacs e Medline.

  Descritor  Total de Publicações  Publicações filtradas   Após a leitura do título    Após a leitura do resumo  
Pré-natal5.29628122
Pré-natal Odontológico6426193
Pré-natal Care6.06435151
Fonte: autoria própria.

A partir da busca de artigos científicos nas plataformas acima evidenciadas utilizando o descritor “pré-natal” o resultado foi de 5.296 arquivos, colocando o descritor “pré-natal odontológico” obteve 64 resultados e a busca com o descritor ‘’prenatal care’’ resultou em 6.064 trabalhos. O processo de seleção para avaliação e escolha dos artigos foi realizado de forma independente com subsequente comparação dos resultados para obtenção dos artigos selecionados em comum acordo. Então, a seleção das publicações foi conduzida em duas etapas: (1) leitura dos resumos dos artigos, e (2) análise qualitativa dos artigos na íntegra.

 Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos que retratam a temática referente ao pré-natal odontológico e a importância do seu incentivo para a comunidade, além de artigos completos publicados em português, espanhol e inglês e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos treze anos. Não foram utilizadas monografias, teses e dissertações.

RESULTADOS

Foram selecionados para análise 6 artigos, apresentados na Tabela 2.

TÍTULOAUTORESANODELINEAMENTODESFECHO
Alterações microbianas durante a gravidez, nascimento e infância  OHAYON, M. N. NEWMAN, H., KPREN, O2016Revisão de literaturaAs complexas interações entre o hospedeiro e a microbiota durante a gravidez e o desenvolvimento inicial ainda precisam ser totalmente compreendidas.
Alterações sistêmicas e suas manifestações bucais em gestantesFIGUEIREDO, C. S. A. et al.2017Revisão de literaturaOs órgãos de uma mulher passam por várias alterações fisiológicas, neurológicas e hormonais durante a gravidez. Tais mudanças ocorrem gradualmente e são essenciais para o desenvolvimento do feto, fornecendo o necessário para a formação de tecidos e estabelecimento de reservas para a vida uterina e fetal.
Espécies-chave na gengivite da gravidez: um instantâneo do microbioma oral durante a gravidez e o período pós-partoBALAN, P. et al.2018Estudo observacionalÉ bem conhecido que a gravidez está sob constante influência de fatores hormonais, metabólicos e imunológicos e isso pode impactar a microbiota oral na gengivite gravídica.
Microbiota periodontopatogênica, mecanismos infecciosos e parto prematuro: análise com equações estruturais (coorte-BRISA)COSTA E. M. et al.2019Estudo de coorteA associação entre microbiota periodontopatogênica e parto prematuro tem sido amplamente estudada.
Periodontal Disease and Pregnancy Outcomes: Overview of Systematic Reviews  DAALDEROP, L. A. et al.2018Revisão sistemática  A doença periodontal é muito comum durante a gravidez.
The oral microbiome and adverse pregnancy outcomesCOBB, C. M. et al.2017Revisão de Literatura As comunidades de saúde pública médica e odontológica podem abordar estratégias de intervenção para controlar a doença inflamatória oral, diminuir a carga inflamatória sistêmica e, finalmente, reduzir o potencial de resultados adversos na gravidez.
Fonte: autoria própria.

DISCUSSÃO

A gravidez provoca diversas alterações fisiológicas simultâneas como alterações imunológicas, ganho de peso, além de alterações hormonais e metabólicas que ocorrem para preservar a saúde do bebê e também da mãe. Tais alterações são conhecidas há décadas, entretanto as mudanças significativas na composição do microbioma que ocorrem durante a gestação foram observadas apenas recentemente (OHAYON, M. N. NEWMAN, H., KPREN, O. 2016).

De acordo com Figueiredo e colaboradores (2017), a cavidade oral sofre alguns eventos durante o período gestacional, como, por exemplo, o surgimento de gengivite, periodontite e granuloma piogênico, além de inflamação dos tecidos periodontais devido a mudanças na quantidade de biofilme presente e aumento da incidência de cárie em decorrência da diminuição do pH salivar.

A riqueza e diversidade da microbiota oral podem sofrer modificações decorrentes de alterações sistêmicas que ocorrem no corpo humano e a gravidez corresponde a um desses ambientes alterados, ademais respostas imunes alteradas como aumento significativo no número de hormônios sexuais possuem a capacidade de impactar o microbioma oral humano (BALAN, P. et al 2018).

Segundo Costa e autores, a associação entre parto prematuro e microbiota patogênica vem sendo estudada de maneira ampla, entretanto os mecanismos biológicos envolvidos nesse caso não são totalmente conhecidos.

A associação entre doença periodontal e várias alterações adversas comuns e da gravidez está bem estabelecida para que os estudos comecem a ir além da realização de estudos epidemiológicos primários adicionais e revisões sistemáticas nesta área, além disso existe a necessidade de se concentrar em elucidar os mecanismos subjacentes à ligação entre a doença periodontal e os resultados adversos da gravidez para divulgar o desenvolvimento de terapias direcionadas e estratégias preventivas (DAALDEROP, L. A. et al. 2018).

Cobb e colaboradores (2017) afirmam que fortes evidências sustentam uma associação entre bactérias patogênicas periodontais e pré-eclâmpsia e parto pré-maturo. Além disso, os autores observaram ainda que  plausibilidade biológica da associação entre a doença periodontal, as bactérias inerentes e o impacto sistêmico dos mediadores inflamatórios e os resultados adversos da gravidez provavelmente engloba vários aspectos, tais como uma disseminação hematogênica (bacteremia) de patógenos periodontais, uma disseminação hematogênica de múltiplos mediadores de inflamação que são gerados pelo hospedeiro e/ou resposta imune fetal a bactérias patogênicas e uma possível transmissão oral de patógeno microbiano. Tendo isso em vista, as comunidades de saúde pública médica e odontológica devem utilizar estratégias de intervenção com o objetivo  de controlar a doença inflamatória oral, o que suprimirá o potencial de resultados adversos da gravidez e diminuirá a carga inflamatória sistêmica.

CONCLUSÃO

O incentivo do pré-natal odontológico poderá motivar a gestante para aquisição e manutenção de hábitos positivos de saúde levando à saúde da mãe e consequentemente à saúde do bebê. Orientações práticas sobre a saúde bucal no período gestacional são necessárias para quebrar as barreiras que impedem os dentistas de realizar tratamento dentário em gestantes e, dessa forma, destacar a importância do pré-natal odontológico na promoção da saúde. Com as orientações adequadas, o pré-natal odontológico dá um suporte maior à assistência e ao controle da saúde da gestante e do bebê. Além disso, no decorrer do pré-natal odontológico a grávida deve obter informações acerca: da necessidade de cuidados redobrados com relação à higiene oral e alimentação, da importância da saúde bucal dela e do bebê além de orientações sobre as manifestações orais típicas da gravidez, sendo, portanto, fundamentais os cuidados profissionais. A orientação a respeito das vantagens de um acompanhamento odontológico ao longo do período gestacional trará como resultado uma gravidez mais saudável e tranquila.

REFERÊNCIAS

BALAN, P. et al. Keystone Species in Pregnancy Gingivitis: A Snapshot of Oral Microbiome During Pregnancy and Postpartum Period. Frontiers in Microbiology, v. 9, out. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6189292/. Acesso em: 12 jan. 2023.

COBB, C. M. et al. The oral microbiome and adverse pregnancy outcomes. International Journal of Women’s Health, v. 9, ago. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5557618/. Acesso em: 10 jan. 2023.

COSTA E. M. et al. Microbiota periodontopatogênica, mecanismos infecciosos e parto prematuro: análise com equações estruturais (coorte-BRISA). Arch Gynecol Obstet, v. 300, dez. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31677089/. Acesso em: 12 jan. 2023.

DAALDEROP, L. A. et al. Periodontal Disease and Pregnancy Outcomes: Overview of Systematic Reviews. JDR Clin Trans Res, v. 3, set. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6191679/. Acesso em: 12 jan. 2023.

FIGUEIREDO, C. S. A. et al. Systemic alterations and their oral manifestations in pregnant women. J Obstet Gynaecol Res, v. 43, jan. 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28074549/. Acesso em 11 jan. 2023.

JANG, Hoonji et al. Oral microflora and pregnancy: a systematic review and meta-analysis. Scientific reports, v 11, ago 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8377136/. Acesso em: 10 jan. 2023.

MAYBURY C. Alfabetização em saúde bucal e assistência odontológica entre gestantes de baixa renda. Am J Health Behav, v. 43, maio 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31046886/. Acesso em: 11 jan. 2023.

OHAYON, M. N. NEWMAN, H., KPREN, O. Microbial Changes during Pregnancy, Birth, and Infancy. Frontiers in Microbiology, v. 7, jul. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4943946/. Acesso em: 11 jan. 2023.

STEINBERG, B. J. et al. Saúde oral e cuidados dentários durante a gravidez. Dental Clinics of North America, v. 57, abr, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0011853213000037?via%3Dihub. Acesso em: 11 jan. 2023.

XIAO, J. et al. Cuidados pré-natais de saúde bucal e prevenção da cárie na primeira infância: uma revisão sistemática e meta-análise. Caries Research, v. 53, jan. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6554051/. Acesso em: 10 jan. 2023.