O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA NO HOSPITAL REGIONAL DE TEFÉ.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10247301940


Michaelle  Da Silva Rodrigues


1 INTRODUÇÃO

O presente estudo versa sobre as competências do assistente social na saúde pública precisamente no hospital regional de Tefé/AM.O interesse pelo tema surgiu em razão do crescente número de assistentes sociais envolvidos no atendimento de alta complexidade nos hospitais da região Norte do estado do Amazonas e pela luta em prol da inserção destes profissionais no âmbito hospitalar, tendo em vista sua formação profissional.

Atualmente abordar sobre o assistente social na saúde pública é uma questão necessária, levando em conta todo o processo de trabalho que envolve sua atuação (DOS SANTOS & BERNACHI 2012). Com o surgimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990, o serviço social passa a atuar com uma nova dinâmica na área da saúde baseado no conhecimento teórico-metodológico e projeto ético-político da profissão.

 O Assistente social é solicitado para trabalhar em diversos espaços ocupacionais da sociedade, no setor público e privado, em empresas filantrópicas sem fins lucrativos (BARBOZA 2011).  Este profissional tem oportunidade de atuar na área da saúde nos programas de saúde da família-PSF e nus hospitais, sua atuação na saúde dá ênfase  na construção de políticas públicas da saúde na sociedade.

O projeto se justificativa por levar em consideração a grande demanda que o assistente social tem em âmbito hospitalar na cidade de Tefé interior do estado do Amazonas, visto que este profissional atende munícipes não só da cidade de Tefé, como também de municípios circunvizinhos, havendo assim, uma grande sobre carga de trabalho deste profissional.  

Todavia, apesar da presença do assistente social ser antiga na área da saúde, o profissional ainda encontra dificuldades no reconhecimento de suas competências e atribuições no campo da saúde.

Na hospital regional de Tefé as atribuições do assistente social

A metodologia presente estudo se baseia em uma pesquisa de campo quantitativa, pesquisa elaborada através, questionários e entrevista. Está pesquisa foi feita na escola  Municipal Rei Davi que fica situado na zona rural da cidade de Tefé –AM, Esta escola  têm sido considerada neste trabalho de investigação pelo fato dos que educadores não mediram esforços para execução do projeto ambiental “Horta na escola”, nomeadamente no que concerne à promoção de atividades e pela preocupação demonstrada pela questão ambiental. Nesta pesquisa realizada no hospital regional de Tefé no setor de serviço social  pode-se perceber que o trabalho do assistente social capta uma grande importância na conscientização e seleção do atendimento oferecido, com o intuito de evidenciar essa importância, buscou-se aqui fazer um estudo que atinja esse objetivo proposto. Assim podermos observar que o trabalho dos assistentes sociais tem suas próprias necessidades dentro do contexto da saúde pública, capaz de nos fazer refletir sobre o assunto e buscar entender melhor sua importância na saúde pública.

Esse estudo vem contribuir com diversas pesquisas  e dá base a novos trabalhos a cerca do tema em estudo, gerando assim um melhor conhecimento para os pesquisadores.

Neste sentido, debruçar-se-á sobre os assistentes sociais como profissionais que fazem parte da equipe de saúde, enfocando sua intervenção profissional, de modo a analisar as especificidades profissionais no âmbito dos hospitais de alta complexidade.

2.     DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentação Teórica

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, organizada objetivando, principalmente, a universalidade da cobertura e do atendimento e o caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 194).

· A saúde, direito fundamental do ser humano, é concebida como “resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, maio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, que podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. A saúde não é 1 – REFERÊNCIAS E PRESSUPOSTOS BÁSICOS 10 O Serviço Social em Hospitais: Orientações Básicas CRESS – 7a Região/RJ um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas” (Relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, Anais, 1987: 382). Os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país (Lei no 8080/90, artigo 3º). Explicita-se, assim, a relação orgânica da saúde com os demais direitos sociais.

2.2  A Saúde Pública no Município de Tefé

Tal estudo ocorreu no município de Tefé no interior do Estado do Amazonas. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, eram de 62.021 habitantes. Sua área territorial é de 23.808 quilômetros quadrados, sendo o quadragésimo oitavo maior município do Brasil em área e o vigésimo terceiro do Amazonas. Está distante 523 quilômetros de Manaus, e 2.304 quilômetros de Brasília, capital nacional.

Imagem 1. Mapa de Tefé amazonas

Fonte: http://diocesedecoari.blogspot.com/2015/12/o-sacramento-da-crisma-em-anori.html

A cidade fica às margens do lago Tefé, lago formado pelo alargamento do rio de mesmo nome nas proximidades de sua foz, que é um dos afluentes do Rio Solimões na sua margem direita. Tefé possui um IDH de 0,639 (médio), típico das cidades do interior do estado. A principal fonte de renda da cidade é o comércio local e a agricultura, uma vez que são escoados vários alimentos para outras cidades, inclusive a capital de Manaus, exerce forte influência econômica sobre as cidades de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí, Carauari, Eirunepé, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga.

Na área da saúde, o município dispõe de 208 leitos…

Figura 2. Hospital Regional de Tefé

Fonte: https://diversidadeamazonica.com.br/wp-content/uploads/2020/05/hospital-regional-de-tefe-no-amazonas-2_08099.jpeg

2.2 Metodologia

A pesquisa de campo, descritiva teve uma abordagem quantitativa com o estudo realizado em uma Escola. De modo a caracterizar o projeto, o método de estudo de campo. Foram entrevistados (03) três professores e aplicado questionários em (22)  vinte e dois alunos da Escola Rei Davi,  localização geográfica no lago denominado ‘’Rio Tefé’’, onde se encontra a Escola.

 Estes alunos foram escolhidos em conjunto com os professores do projeto ambiental da escola, devido à experiência destes na participação em outros projetos, uma vez que estava em causa a avaliação das questões colocadas. Também foi escolhido três professores para realização da entrevista. A Idade média  dos alunos que responderam os questionários variam de  10 a 16 anos. Já os professores entrevistados  graduados e especialistas com idades entre 25 a 40 anos.

3 CONCLUSÃO

O estudo que foi realizado pretendia investigar a importância da educação ambiental para os alunos e professores na comunidade escolar, assim como avaliar o impactos pós-projeto.

 Para muitas pessoas, falar em projetos ambientais, preservação do ambiente, provavelmente associa-se de imediato à ideia da política da reciclagem, reduzir, reciclar e reutilizar, porém nos últimos anos, para além deste preconceito, ambiente e o desenvolvimento sustentável tem ganhado cada vez mais destaque. E evidencia-se uma prioridade crescente em matéria de sustentabilidade ambiental e por consequente em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, conferindo às escolas uma importância bem acima daquela que se relaciona com o desenvolvimento normal das atividades letivas.

Ao longo do trabalho, foi possível obter alguns indícios da relação positiva entre os dois conceitos (sustentabilidade e educação para o desenvolvimento sustentável), a qual terá sido posteriormente corroborada pela explanação dos casos em estudo.

A escola selecionada para integrarem este estudo contribuiu para aferir sobre a consciencialização no panorama de Educação Ambiental nacional relativamente à temática apresentada. Conclui-se da análise dos questionários (alunos) haver uma preocupação já considerável em torno desta matéria, reconhecendo, o potencial resultante da aplicabilidade da sustentabilidade, nomeadamente na sua dimensão ambiental, nas atividades pedagógico-didática decorrente do projeto ambiental na escola e que contribuí para o desenvolvimento sustentável.

Pode resultar em benefícios ambientais para a humanidade e todo o ecossistema, uma vez que, os jovens que participam no projeto assimilaram as ideias, os conceitos e as boas práticas e irá certamente colocá-las em prática, tanto na escola quanto na comunidade que vivem.

Por esta razão, julga-se que este trabalho contribui, mesmo se modestamente, para encontrar algumas das respostas pretendidas. Será que este estudo apenas faz sentido se considerarmos o mesmo como fazendo parte de um trabalho de investigação mais aprofundado, onde os indícios agora levantados possam de fato ser comprovados numa perspectiva mais abrangente e significativa em trabalhos futuros.

Através da realização das entrevistas aos professores do projeto ambiental “horta na escola”, e das várias conversas com os responsáveis, foram tecidas algumas considerações, que o projeto é de grande valia para a comunidade num todo, e as  mudanças na escola, como por exemplo ampliar a faixa  dos alunos no projeto que hoje é os  do 4º  e 5º ano do ensino fundamental.

No entanto, para colmatar essa lacuna, os projetos não devem estar assentes num só professor, deve ser inserida no projeto educativo e cada escola, trabalhado em várias disciplinas com várias dinâmicas. A educação Ambiental não formal desenvolvida nas escolas tem-se constituído como um importante espaço de ensino aprendizagem, no entanto, constatou-se que são escassos os mecanismos de avaliação dos programas desenvolvidos, tudo é imprescindível uma participação de toda a comunidade, pois a busca de sustentabilidade sintetizasse à questão de se atingir harmonia entre seres humanos e a natureza.

REFERÊNCIAS

DOS SANTOS M. A. & BERNACHI S. R. DE ALMEIDA O Papel do Assistente Social na Saúde Pública no Município de Três Lagoas.  ACADEMICAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 2012 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL – AEMS. Acesso em 25/02/2022.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria Executiva Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Acesso em 25/02/2022.

BARBOZA, Maria, Regina. As condições de trabalho do assistente social na saúde [manuscrito]. Um estudo junto a saúde estratégia  saúde da família no município de Campina Grande/PB

RODRIGUES MARIA JOSÉ, CASTANHEIRA LUÍS (2011). A voz das educadoras sobre a Educação Ambiental no jardim-de-infância – Um Estudo de Caso.

Vilas-Boas, F., Rodrigues, Martins & Macedo (2009). Contributo para a educação para o desenvolvimento sustentável: um estudo de questões sócio- ambientais da serra Algarvia.