REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202506081900
Johnnata Luiz Silva Lino
Karla Monise de Souza Silva
Márcia Magaly Moreira de Miranda
Elves Santos de Freitas
Glaucia Maria Melo Soares
RESUMO
Este artigo explora a educação matemática online como uma opção educacional valiosa e relevante na era digital. Primeiramente, discutiremos o contexto em que o ensino de matemática online foi desenvolvido, discutindo as vantagens e os desafios do ensino. Destaca como a flexibilidade e a acessibilidade da educação online podem superar as barreiras geográficas, permitindo que mais estudantes tenham acesso a recursos educacionais de qualidade. A seguir, revisaremos estratégias eficazes para implementar com sucesso o ensino de matemática online. Abordamos a importância de um planejamento instrucional cuidadoso, da seleção adequada de plataformas e ferramentas digitais e da criação de interações significantes entre professores e alunos no ambiente virtual. Destacando a importância de uma abordagem harmonizada que combina ensino on-line com métodos tradicionais, reconhecemos o papel essencial do ensino presencial e da interação humana no crescimento inclusivo dos alunos. Podemos tirar proveito da tecnologia complementando-a efetivamente com ensino on-line.
Palavras chave: Educação matemática. Ensino online. Ferramenta digitais. Ambiente virtual. Métodos tradicionais.
INTRODUÇÃO
A forma como os alunos aprendem e os professores ensinam foi transformada graças à crescente digitalização da sociedade e ao avanço da tecnologia. Agora, o ensino online é uma opção altamente valiosa e relevante, especialmente no domínio da matemática. Este método de ensino oferece vários benefícios e oportunidades que podem aprimorar a experiência geral de aprendizagem.
Em meio aos obstáculos educacionais da era digital, o ensino de matemática online apresenta uma resposta esperançosa. Começaremos por nos aprofundar no ambiente em que surgiu esta modalidade de aprendizagem, considerando a esfera educacional atual e a necessidade de soluções inventivas. Investigando os benefícios e os obstáculos desse método, examinaremos como ele tem o potencial de fornecer uma oportunidade de aprendizagem excelente e benéfica.
O acesso a plataformas virtuais e recursos digitais permite flexibilidade no ensino de matemática online, permitindo que os alunos adaptem a aprendizagem ao seu ritmo e estilo de vida únicos. A eliminação de barreiras geográficas significa que recursos educativos de primeira linha estão disponíveis para estudantes em áreas remotas ou com poucos recursos, transcendendo as fronteiras regionais.
Para uma implementação bem-sucedida do ensino online de matemática, é essencial explorar estratégias eficazes. A escassez de interação entre docentes e discentes pode afetar o desenvolvimento de habilidades sociais e a motivação dos alunos. Como resultado, o objetivo é maximizar os benefícios e reduzir as restrições. No entanto, é sabido que a aprendizagem online traz consigo os seus próprios desafios.
Os ambientes virtuais exigem um design instrucional cuidadoso e exigem uma seleção adequada de plataformas e ferramentas digitais, juntamente com a criação de interações significativas. Nossa abordagem visa equilibrar o ensino on-line com os métodos tradicionais, pois reconhecemos o importante papel que o contato presencial e o ensino desempenham no desenvolvimento integral do aluno.
Na era digital, é importante considerar o ensino de matemática online como uma opção educacional viável que pode promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Este artigo tem como objetivo contribuir para a conversa sobre práticas e estratégias eficazes para melhorar a aprendizagem da matemática.
DESENVOLVIMENTO
O ensino de matemática online tem sido objeto de estudos e pesquisas que buscam entender os benefícios e desafios envolvidos, além de identificar estratégias eficazes para sua implementação bem-sucedida. Nesta seção, apresentaremos uma revisão bibliográfica que destaca as principais contribuições acadêmicas sobre o assunto.
1. Flexibilidade e acessibilidade no ensino de matemática online
Diversos estudos têm enfatizado a flexibilidade e a acessibilidade do ensino online de matemática como fatores cruciais para seu êxito. De acordo com Clark e Mayer (2016), a possibilidade de definir horários e locais de estudo no ensino online permite aos alunos ajustarem seu aprendizado conforme suas necessidades individuais.
Karen Cator (2011), argumenta que o ensino online possibilita criar um ambiente inclusivo onde todos os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente das aulas, independentemente de suas habilidades físicas, sociais ou cognitivas.
A flexibilidade proporcionada pelos horários e locais de estudo no ensino online não só torna a educação mais acessível, mas também capacita os alunos a moldarem sua experiência de aprendizado conforme suas necessidades e preferências individuais. Isso contribui para uma educação personalizada e efetiva, onde os estudantes têm maior controle sobre seu processo educacional e podem alcançar resultados mais satisfatórios.
A área de soft skills é outra vertente onde o ensino online se destaca. Cria um espaço mais acolhedor para indivíduos introvertidos ou com dificuldades sociais, uma vez que estes alunos podem participar confortavelmente em discussões online. Eles podem compartilhar suas perspectivas e ideias por meio de comunicação escrita, eliminando prováveis obstáculos e envolvendo todos os alunos igualmente nas atividades acadêmicas.
O acesso a materiais de alta qualidade é muito mais fácil graças aos recursos digitais, e este benefício é especialmente importante independentemente da localização geográfica dos alunos (González-Martín et al., 2018).
O ensino online tem o potencial de aumentar a inclusão e a acessibilidade na educação através da utilização de recursos digitais. Isto democratiza as oportunidades educacionais e permite que pessoas de diversas origens e locais tenham acesso a materiais de primeira qualidade, resultando em oportunidades iguais para todos.
A flexibilidade no ensino online não apenas beneficia os alunos, mas também os educadores, permitindo-lhes adaptar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes e promover um engajamento mais profundo.
2 Design instrucional no ensino online de matemática
No mundo da educação, a fusão entre tecnologia e acadêmicos é um elemento primordial. Isso ocorre porque há atualizações frequentes sobre os avanços mais recentes que podem trazer um impacto positivo no domínio da aprendizagem e do ensino. Quando se trata de ensinar matemática pela Internet, o design instrucional entra em ação como um componente crítico.
A criação de uma experiência de aprendizagem virtual ideal para a matemática requer uma abordagem estruturada, conforme destacado por Moore e Kearsley (2012). Fornecer diretrizes claras aos alunos, juntamente com a seleção de ferramentas digitais e opções de plataforma adequadas, de acordo com Keengwe et al. (2017), permite um ambiente de aprendizagem interativo e adaptativo para melhor compreensão geral e aplicação de conceitos matemáticos.
No ensino de matemática online, o processo de design instrucional transcende o mero ato de entregar conteúdo. O objetivo final é promover uma experiência de aprendizagem que possua um senso de propósito e onde os alunos estejam ativamente engajados na construção do conhecimento.
Figura 1: página do site PheT

O envolvimento dos alunos na resolução de problemas matemáticos por meio de simulações, jogos educativos e exercícios práticos é enfatizado por Keengwe et al. O site PhET, mostrado na figura acima, é um exemplo de simulação que ensina como determinar os atributos compartilhados de quadriláteros analisando suas medidas de lado, ângulo e diagonal. Através desta simulação, os alunos podem compreender melhor como esses atributos definem uma categoria maior.
Os conceitos podem ser experimentados, as fórmulas aplicadas e as habilidades matemáticas praticadas usando essas ferramentas, proporcionando aos alunos um meio livre de livros didáticos para melhorar suas habilidades.
Ramos, Schlemmer e Nichele (2015), dão a conhecer que os códigos QR potenciam a interação e permitem a obtenção de informação. A utilização de códigos QR é compatível com smartphones e tablets equipados com acesso à internet e simplifica as tarefas do setor educacional.
Utilizando esta ferramenta digital é possível gerar estratégias instrucionais voltadas à socialização do material, ao desenvolvimento da autoria, à autonomia e ao trabalho colaborativo” (NICHELE; SCHLEMMER; RAMOS, 2015, p. 3).
O ensino de matemática costuma ser desafiador e abstrato, tornando difícil para os alunos absorver conceitos apenas lendo livros didáticos. No entanto, através de uma combinação de simulações interativas, jogos educativos e exercícios práticos, os alunos têm a oportunidade de experimentar estes conceitos “na prática” num ambiente virtual seguro.
A seleção adequada de plataformas e ferramentas digitais desempenha um papel crítico no design instrucional. Uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem (LMS) fornece um ambiente centralizado para compartilhamento, interação e avaliação de recursos. Além disso, optar por aplicativos e softwares educacionais pode enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais interativa e envolvente.
Nessa perspectiva, Valente (2002) enfatiza que a utilização de softwares na área da educação exige senso de responsabilidade e maior nível de conhecimento dos professores envolvidos no processo de ensino.
A PROMINAS oferece o Portal do Aluno LyraEdu, uma plataforma educacional que permite aos alunos acessar informações e recursos relacionados aos seus estudos. O portal fornece execução de código JavaScript, proporcionando aos alunos uma experiência interativa e prática. Ao acessar a plataforma, os alunos têm acesso a um dashboard personalizado onde podem visualizar suas disciplinas, materiais de estudo, atividades e notas. Além disso, a plataforma oferece recursos como fóruns, chat, videoaulas, biblioteca virtual e avaliações online.
3 Interação e engajamento no ensino online de matemática
Promover interações significativas entre professor e aluno é fundamental para a eficácia da educação matemática online. De acordo com Murphy, RodríguezManzanares e Barbour (2011), enfatizam a participação ativa dos alunos através do uso de ambientes virtuais, como fóruns de discussão, chats ao vivo e atividades colaborativas, é cada vez mais reconhecido como importante.
O ensino da matemática, disciplina conhecida pela sua natureza abstrata, exige o envolvimento do aluno para cultivar um papel ativo no processo de aprendizagem. Quando os estudantes se tornam construtores ativos de conhecimento, em vez de receptores passivos de informação, ganham uma compreensão mais profunda do assunto. Portanto, é fundamental que os alunos participem ativamente de sua própria educação.
Figura 2: Página de um fórum acadêmico.

O pensamento crítico e a exploração de conceitos matemáticos são incentivados através da utilização de fóruns de discussão, que proporcionam um espaço único para os alunos expressarem opiniões, fazerem perguntas e discutirem ideias.
Interagir com os tutores por meio de chats ao vivo oferece aos alunos a oportunidade inestimável de receber feedback imediato e esclarecer dúvidas em tempo real. A intimidade dessas interações reforça o entusiasmo dos alunos e promove feedback personalizado (BARCENA & READ, 2021).
Resolver problemas matemáticos complexos pode ser difícil para os alunos, especialmente se eles ficarem presos em um ponto específico. Incentivar os alunos a participarem em atividades colaborativas pode ser muito útil nestas situações, pois promove o trabalho em equipa e permite-lhes ver diferentes abordagens para o mesmo problema. Isso pode ser particularmente benéfico para a compreensão dos conceitos matemáticos pelos alunos.
Alunos com perspectivas diversas podem fornecer insights pouco ortodoxos que rompem bloqueios cognitivos. Isso pode ser especialmente valioso, pois cada aluno tem um ponto de vista distinto.. Através da resolução colaborativa de problemas, os alunos podem descobrir novas maneiras de abordar desafios matemáticos, desenvolver sua criatividade e ganhar confiança em suas habilidades de resolução de problemas.
Além disso, a colaboração promove a habilidade de explicar conceitos a outras pessoas, o que pode aprofundar ainda mais o entendimento do aluno sobre o tema. Ao ensinar a seus colegas, os alunos consolidam seu próprio conhecimento e, ao mesmo tempo, ajudam os outros a aprender.
4 Complementaridade com o ensino presencial
É importante ressaltar que o ensino online de matemática não deve substituir completamente o ensino presencial. Quando se trata de ensino a distância essa técnica se torna ainda mais valiosa, pois pode proporcionar ao aluno um horário mais flexível. Ao combinar os dois métodos, os alunos podem obter o melhor dos dois mundos para aprimorar sua educação.
A natureza híbrida destes métodos permite que os alunos tenham experiências personalizadas e interativas que podem atender às suas necessidades específicas. O resultado é uma experiência educacional única e emocionante.
O ensino online de matemática não deve substituir completamente o ensino presencial, mas sim ser visto como um complemento proveitoso. Uma abordagem equilibrada que combine métodos tradicionais com ensino online é fundamental, como demonstrado por pesquisas como a conduzida por Means et al. (2013).
Para o crescimento completo dos alunos, é imprescindível proporcionar educação presencial e interações interpessoais. Portanto, a importância da educação online reside na ampliação do escopo da aprendizagem e na utilização dos avanços tecnológicos.
O desenvolvimento social e emocional não pode ser facilmente alcançado sem o ensino presencial. Quando os alunos têm a oportunidade de interagir com seus colegas e professores em um nível pessoal, torna-se possível construir relacionamentos valiosos e melhorar as habilidades de comunicação. Um benefício adicional é a empatia desenvolvida por meio de tais interações. Além disso, o ambiente presencial permite experiências práticas, experimentação e aprendizado colaborativo que são fundamentais em muitas disciplinas.
No entanto, a educação online tem o potencial de superar algumas das limitações do ensino presencial. A acessibilidade é um dos principais benefícios. O ensino online pode alcançar alunos em áreas remotas, oferecendo-lhes acesso a recursos educacionais de alta qualidade que de outra forma estariam inacessíveis.
Além disso, a flexibilidade oferecida pelo ensino online permite que os alunos personalizem sua jornada de aprendizado, tornando-o adequado às suas necessidades individuais e horários.
Isso é particularmente valioso para adultos que trabalham, pais que precisam conciliar suas responsabilidades familiares e estudantes com diferentes estilos de aprendizado. Eles podem se envolver nos estudos após o expediente, nos fins de semana ou sempre que encontrarem brechas em sua agenda lotada. Isso permite que eles avancem em suas carreiras ou busquem novas oportunidades de emprego, mantendo o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e aprendizado contínuo.
Indivíduos que têm responsabilidades familiares, como pais que tem suas crianças para cuidar, também se beneficiam, podem ajustar seu horário de estudo de acordo com as necessidades de seus filhos, eliminando a necessidade de se deslocarem para um campus físico e permitindo que aprendam enquanto cuidam de suas famílias. Isso torna mais acessível a busca de educação adicional para melhorar suas perspectivas de carreira ou seguir interesses pessoais.
CONCLUSÃO
Os avanços nesta pesquisa permitem uma análise da educação matemática online na qual temos alguns dos fatores como, desafios e benefícios que permitem seu florescimento. Flexibilidade e acessibilidade são fundamentais no ensino à distância e a ascensão do ensino de matemática online é uma alternativa pertinente para um mundo dominado pela era digital.
Os recursos digitais podem agora ser amplamente acessados, permitindo que materiais de aprendizagem de alta qualidade estejam disponíveis aos alunos, independentemente da origem, embora a desigualdade continue a ser um problema. Essa abordagem personalizada da educação promove a aprendizagem individualizada e leva ao sucesso.
Na era digital, a tarefa de manter os estudantes de matemática interessados e promover as suas capacidades numéricas é um pouco complicada sem o contacto presencial tradicional. Mas não se preocupe, existem maneiras de remediar esse dilema. Dominar a arte do design instrucional é fundamental. Isto abrange a seleção de ferramentas e plataformas digitais apropriadas e a curadoria de interações enriquecedoras no mundo simulado.
Uma vez iniciada a assimilação destas soluções, a aprendizagem personalizada pode ser estendida a todos. Adotar uma abordagem equilibrada é crucial quando se trata de utilizar o ensino de matemática online como complemento aos métodos tradicionais presenciais.
Enfatizando a importância do contato humano e seu papel no desenvolvimento integral dos alunos, defendemos fortemente um modelo híbrido que valorize tanto a tecnologia quanto a interação presencial. Ensinar matemática através de métodos online oferece a oportunidade de revolucionar a educação devido ao seu potencial para aumentar a acessibilidade, flexibilidade e personalização.
Podemos otimizar esse método de ensino utilizando um planejamento instrucional cuidadoso e promovendo compromissos frutíferos. Para dotar os alunos das competências necessárias ao mundo contemporâneo, é crucial melhorar e aperfeiçoar constantemente as práticas de ensino online à medida que a era digital avança. Em última análise, isto pode levar a que todos os alunos tenham uma educação matemática de qualidade.
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