O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202409091951


Ana Lúcia da Silva¹


RESUMO- O presente artigo propõe uma análise sobre o ensino da literatura na Educação Infantil, visando compreender os desafios, estratégias e impactos dessa prática pedagógica. O objetivo central é fornecer insights valiosos para educadores, pesquisadores e gestores educacionais, contribuindo para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na faixa etária inicial. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a metodologia de revisão de literatura que foi conduzida de maneira sistemática, abrangendo estudos publicados nas últimas décadas. A pesquisa exploratória buscou identificar tendências, lacunas e abordagens inovadoras no ensino da literatura para crianças na fase inicial da educação. A seleção criteriosa de fontes incluiu artigos acadêmicos, livros didáticos, relatórios de pesquisa e documentos oficiais, proporcionando uma análise robusta e abrangente. Os resultados da revisão destacam a importância do ensino da literatura na Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional das crianças. Identificou-se uma variedade de abordagens pedagógicas, desde métodos tradicionais até inovações baseadas em tecnologia, evidenciando a diversidade de estratégias aplicadas. Além disso, a análise revela lacunas persistentes na pesquisa, como a necessidade de mais estudos sobre a adaptação cultural e regional dos materiais literários utilizados. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o ensino da literatura na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança. As conclusões apontam para a necessidade de abordagens mais personalizadas e contextualizadas, levando em consideração as características individuais e culturais dos educandos. 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Literatura. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

A literatura desempenha um papel central no desenvolvimento humano, moldando perspectivas, fomentando a imaginação e contribuindo para a construção da identidade. No âmbito educacional, a inserção da literatura desde os primeiros anos de vida torna-se crucial, especialmente na Educação Infantil, fase formadora que estabelece as bases para o percurso acadêmico e pessoal das crianças. Este artigo empreende uma revisão de literatura minuciosa sobre o ensino da literatura nesse contexto específico, buscando compreender as nuances, desafios e benefícios inerentes a essa prática pedagógica.

A delimitação deste estudo emerge do reconhecimento de lacunas persistentes no entendimento das práticas eficazes de ensino da literatura na Educação Infantil. O problema de pesquisa que norteia este trabalho reside na seguinte indagação: Como as estratégias de ensino da literatura podem ser otimizadas para maximizar o impacto no desenvolvimento integral das crianças na fase inicial da educação?

Diante do problema levantado, conjecturamos que a diversificação de abordagens pedagógicas, a incorporação de recursos tecnológicos e a adaptação cultural dos materiais literários possam influenciar positivamente o processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil. Ademais, a formação continuada dos educadores é considerada uma variável-chave para a efetividade dessas estratégias.

O objetivo geral deste estudo é analisar criticamente o ensino da literatura na Educação Infantil, identificando estratégias eficazes para promover o desenvolvimento integral das crianças. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos incluem a revisão aprofundada da literatura existente, a análise de abordagens pedagógicas variadas e a proposição de recomendações práticas para educadores.

A relevância desta pesquisa transcende os limites acadêmicos, atingindo diretamente a sociedade e a comunidade educacional. O aprimoramento das práticas de ensino da literatura na Educação Infantil não apenas beneficia o desenvolvimento individual das crianças, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e socialmente engajados.

A metodologia adotada nesta investigação é fundamentada em uma extensa revisão bibliográfica, abrangendo estudos publicados nas últimas décadas. A pesquisa exploratória visa identificar tendências, lacunas e abordagens inovadoras no ensino da literatura para crianças na fase inicial da educação. Essa abordagem proporciona uma análise abrangente, consolidando conhecimentos existentes e delineando caminhos para avanços futuros.

2 DESENVOLVIMENTO 

2.1 Contextualização sobre o ensino da literatura na educação infantil

A literatura representa um recurso abundante e benéfico que nutre a imaginação das crianças de maneira contínua. As narrativas infantis desempenham um papel significativo na construção social, moral e literária dos leitores mais jovens, estabelecendo uma conexão entre o universo real e o imaginário (SILVA E RIBEIRO, 2015).

Complementa-se que engajar-se na leitura, seja por prazer ou por obrigatoriedade, proporciona uma verdadeira viagem através do nosso imaginário, permitindo-nos explorar diversos lugares. Esse processo revela a notável capacidade das crianças de interpretar os textos que leem, ou que são lidos para elas. A leitura literária, rica em conhecimento e situações, oferece uma oportunidade única de conexão entre a ficção e a realidade das crianças. Este enriquecimento possibilita que a criança relacione a leitura com sua própria experiência, analisando, contextualizando e formando novas concepções. Nesse contexto, destaca-se a importância crucial da literatura infantil no desenvolvimento da leitura durante a educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental (BARBOSA, 2021).

Destarte, salienta-se que a etapa inicial da educação básica, conhecida como educação infantil, tem como propósito promover o desenvolvimento completo da criança até os seis anos, abrangendo seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Essa fase educacional visa complementar e colaborar com as iniciativas da família e da comunidade (SILVA E RIBEIRO, 2015).

O processo de introdução à alfabetização infantil tem seu início na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Dentro desse contexto, a relação entre professor e aluno é fundamental, com o professor atuando como um mediador no contato da criança com a literatura infantil. As aulas de leitura desempenham um papel crucial no início do processo cognitivo de aprendizagem, sendo que o ato de ler para a criança, mesmo que ela ainda não seja capaz de fazê-lo por conta própria, estimula sua imaginação. Isso é viabilizado principalmente por meio da prática da contação de histórias realizada pelo professor. Nessa perspectiva, destaca-se também o papel do professor como leitor, influenciando positivamente o desenvolvimento literário e cognitivo da criança (BARBOSA, 2021).

Neste momento, a responsabilidade do educador consiste em introduzir a criança ao universo dos livros, comprometendo-se a cultivar o hábito de contar histórias. O objetivo é despertar o interesse e a curiosidade pela escrita, encorajando a criança a formular suas próprias hipóteses e explorar o mundo da leitura. É essencial que as crianças tenham a liberdade de escolher literatura de acordo com suas preferências (SILVA E RIBEIRO, 2015).

A presença de livros de literatura infantil na sala de aula desempenha um papel fundamental no desenvolvimento intelectual, social e afetivo da criança. Para garantir esse processo, é crucial que as crianças tenham acesso e possam manipular os livros desde a primeira infância, cultivando assim um apreço pelo universo da leitura. A dedicação e o interesse dos professores desempenham um papel crucial no auxílio ao desenvolvimento integral da criança, especialmente ao selecionar livros que despertem sua atenção (SILVA E RIBEIRO, 2015).

Dessa forma, pontua-se que é essencial integrar a criança ao universo da leitura, especialmente por meio dos pais que são leitores, os quais promovem o envolvimento, interesse e proporcionam condições propícias para a aprendizagem. A bagagem cultural e social transmitida pelos pais desde os estágios iniciais desempenha um papel de extrema importância nesse processo (COSTA, 2020).

Ao discutir sobre literatura, referimo-nos a uma relação íntima entre o leitor e a leitura. Durante o ato de ler, o leitor mobiliza sua memória, estabelece conexões entre fatos e experiências, e confronta seus valores. Nesse contexto, a Literatura Infantil emerge como uma valiosa aliada para a escola, oferecendo diversas possibilidades, como entretenimento, estímulo à imaginação, desenvolvimento do raciocínio e compreensão do mundo (COSTA, 2020).

Destaca-se igualmente que a relevância da Literatura Infantil se manifesta quando a criança entra em contato oral com ela, não se limitando apenas ao estágio em que se tornam leitores independentes. Portanto, ouvir histórias não é apenas uma fonte de prazer; é através desse processo que a criança tem a oportunidade de explorar novos conhecimentos. Essa experiência contribui para o início da construção da linguagem, da oralidade, de ideias, valores e sentimentos que desempenham um papel crucial em sua formação pessoal (COSTA, 2020).

Apresentar a literatura de maneira agradável não implica em subestimá-la, pois, como um método crucial para a formação de novos leitores, a literatura não só proporciona entretenimento, mas também tem o papel educativo de desenvolver a capacidade crítica, fluência e pensamento reflexivo. Isso pode ser alcançado por meio de diversos gêneros literários, como contos de fadas, gibis, mitos, fábulas e lendas (COSTA, 2020).

Portanto, é essencial que os educadores preparem e aprimorem suas aulas, envolvendo os alunos em atividades lúdicas e prazerosas, com o objetivo de cultivar leitores adultos capazes, que não encarem a leitura como uma obrigação. Além disso, fica evidente que a escola desempenha um papel fundamental na instilação do hábito de leitura e na formação do leitor, pois é o ambiente designado para o aprendizado da leitura. Portanto, atividades literárias diferenciadas no contexto educacional desempenham um papel significativo no bom desempenho das crianças (COSTA, 2020).

2.2 Os desafios do ensino da literatura na educação infantil

A Literatura Infantil constitui um domínio linguístico formado por meio da palavra escrita e falada, abarcando uma marcante diversidade de textos que encantam, provocam, contemplam e oferecem uma vasta gama de oportunidades para a exploração do mundo real e imaginário. Essa forma de expressão possibilita que o indivíduo atue sobre a realidade de maneira criativa, inventiva e emancipatória (MACÊDO, 2020).

Como resultado desse imaginário, a literatura infantil ao longo do tempo assumiu uma característica de gênero secundário, sendo por vezes percebida como uma simples forma de entretenimento ou um mero brinquedo. No entanto, a verdadeira perspectiva do uso da literatura é ampliar o desenvolvimento da criança em termos cognitivos, emocionais e sociais. A literatura infantil proporciona uma visão de mundo que integra tanto elementos reais quanto imaginários, contribuindo significativamente para a formação abrangente da criança (MACÊDO, 2020).

Atualmente, muitos educadores expressam preocupação em relação ao crescente desinteresse dos estudantes de todos os níveis pela leitura. Diversas razões são apontadas para esse fenômeno, como negligência familiar, deterioração do sistema educacional, excesso de facilidades na vida escolar e influências sociais que oferecem diversas formas de entretenimento. Contribuir para a formação de leitores proficientes, estimular a reflexão e promover a transformação da leitura em um hábito diário representam desafios e testes significativos para os professores, especialmente quando a iniciativa não recebe o respaldo dos pais, seja pela falta de conhecimento ou pela falta de interesse (SILVA E ARAÚJO, 2021).

O desafio enfrentado pelas instituições de educação infantil atualmente reside na oferta de um ambiente educacional que promova o desenvolvimento abrangente das crianças em diversas áreas, como afetiva, cognitiva e motora. Isso implica a incorporação de atividades que vão além do cuidado básico, abrangendo também a dimensão educacional de maneira a atender às necessidades das crianças, sem subestimá-las em suas capacidades. Esse ambiente voltado para a alfabetização propicia o contato das crianças com objetos culturais relacionados à escrita, preparando-as para o processo de alfabetização (PALOMO E SANTOS, 2014).

A Literatura Infantil representa um fenômeno de expressão criativa que retrata o mundo, o ser humano e a vida por meio das palavras, conduzindo a criança à exploração de um universo onde os sonhos e a realidade se entrelaça. Nesse contexto, a literatura possibilita que a criança embarque em viagens de descoberta, permitindolhe envolver-se em um mundo mágico onde ela pode formar suas próprias conclusões e, eventualmente, influenciar ou não a realidade. Semelhante a outros hábitos, a promoção e o desenvolvimento da literatura infantil devem iniciar desde os primeiros anos, considerando os inúmeros benefícios, especialmente no que diz respeito à formação do hábito e do gosto pela leitura (SILVA E ARAÚJO, 2021).

3 CONCLUSÃO

Diante da análise abrangente sobre o papel da literatura na formação das crianças, emerge a compreensão de que a literatura infantil desempenha uma função fundamental na nutrição contínua da imaginação dos jovens leitores. As narrativas infantis, ao estabelecerem uma ligação entre o mundo real e o imaginário, contribuem de maneira significativa para a construção social, moral e literária das crianças.

A reflexão sobre a importância da leitura evidencia que engajar-se nesse processo, seja por prazer ou por obrigação, oferece uma verdadeira viagem através do imaginário, permitindo a exploração de diversos lugares. A capacidade notável das crianças de interpretar textos, mesmo que ainda não sejam leitoras independentes, destaca a relevância da leitura literária na formação cognitiva e emocional.

É crucial ressaltar a importância da literatura infantil no desenvolvimento da leitura, principalmente durante a educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. A relação entre professor e aluno, mediada pela literatura infantil, assume um papel central, estimulando a imaginação e promovendo o início do processo cognitivo de aprendizagem.

A responsabilidade dos educadores em introduzir as crianças ao universo dos livros, cultivando o hábito de contar histórias, destaca-se como um aspecto relevante. A presença de livros de literatura na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo das crianças, e a dedicação dos professores desempenha um papel crucial na seleção de livros que despertem a atenção dos alunos.

Além disso, a parceria entre escola e família é destacada como essencial na formação do hábito de leitura. A bagagem cultural e social transmitida pelos pais desde os primeiros anos é um fator determinante nesse processo. A literatura infantil, ao ser apresentada de maneira prazerosa, não apenas diverte, mas também desafia as crianças a desenvolverem sua criatividade, imaginação e capacidade crítica.

O desafio contemporâneo das instituições de educação infantil é proporcionar um ambiente educacional que favoreça o desenvolvimento integral das crianças em diversas perspectivas. Isso inclui não apenas cuidar, mas também educar, estimulando a cognição, a afetividade e a motricidade. A alfabetização infantil, iniciada na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, destaca a importância da relação professor-aluno como mediadora do contato da criança com a literatura.

Em suma, a literatura infantil se revela como um instrumento poderoso na formação das crianças, nutrindo a imaginação, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais, e preparando-as para a alfabetização. É crucial reconhecer a importância dessa abordagem desde os primeiros anos, envolvendo a escola, os pais e os educadores no desafio de cultivar leitores críticos, imaginativos e apaixonados pela leitura.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, Josivânia da Costa. A literatura infantil na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021.

COSTA, Aline de Cássia da. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Instituto Federal Goiano. Ipameri, 2020.

MACÊDO, Daiane de Oliveira. A LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENCANTAR OU ENSINAR A LER? Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2020.

PALOMO, Ana Carolina Nunes dos Santos; SANTOS, Nelson dos. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2014.

SILVA, Euzilene Carvalho Da; RIBEIRO, Janete Santa Maria. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2014.

SILVA, Mariane Torres da; ARAÚJO, Maria Izabel Bezerra de. A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DA PRÉ ESCOLA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesqueira, 2021.


¹Licenciada em Pedagogia, Centro de Educação e Cultura de Goiânia, 2016; L.da. em Letras Português, Universidade Pitágoras 2022. Especialização em Neuropsicopedagogia, Instituto Wallon/Faculdade do Vale, em 2019; e Literatura Brasileira, Centro Universitário Faveni, 2024.