MOTRICIDADE NA INFÂNCIA… AUTONOMIA PARA A VIDA

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10159478


Profº. Esp. Robervan Soares de Mendonça


Assim como o corpo necessita de oxigênio para sobreviver e manter os órgãos em perfeita congruência, assim também o ser humano precisa de movimentos  específicos para manter-se apto, diante dos desafios diários da vida moderna,  movimentos esses que exigem: flexão, agilidade, lateralidade, noção de tempo,  espaço, entre outros movimentos.  

Nesse sentido, a história relata que por muitos anos os primeiros homens  utilizavam dessas valências (correr, saltar, lançar, subir em arvores) inatas, para a  sobrevivência e manutenção da espécie. Com o passar dos séculos e com as novas  tendências tecnológicas, incluindo as inteligências artificiais (IA`s), assim como os  assistentes virtuais (alexa) que gerenciam tarefas físicas por comando de voz (acender  luzes, televisão, abrir portão) têm deixado a vida das pessoas mais confortável e com  menos movimentos.  

Diante desse panorama e de modo gradativo observa-se que essas mudanças  advindas da modernidade têm apontado para uma realidade que tendem a afetar o  curso natural de uma vida autônoma, haja vista, que esses recursos tecnológicos têm  privado as pessoas de movimentos que antes seria de corpo inteiro por apenas toques  sutis com a ponta dos dedos ou por voz.  

Apesar desses avanços tecnológicos (máquinas fazendo o papel do homem)  serem importantes para o desenvolvimento da economia de um país, eles trouxeram  consigo dois fenômenos. Primeiro, a substituição de homens por máquinas em alguns  segmentos profissionais. De acordo com pesquisas, até 2026, 54% dos empregos formais  do país poderão ser ocupados por robôs e programas de computador (Organizações da  Universidade de Brasília – UnB). Segundo, a ciência afirma que há um mecanismo de defesa  natural em nosso corpo que procura nos manter sempre seguros, por isso, o cérebro  humano aclama naturalmente por reserva energética tais como: comodidade,  conforto, hábitos sedentários, deixando em segundo plano os movimentos naturais do  corpo. Para pesquisadores do Jornal Neuropsychologia, a conservação de energia foi  essencial para a sobrevivência dos seres humanos, pois nos permitiu ser mais  eficientes na busca por comida, abrigo, na competição […] e na prevenção de  predadores.  

Nesse prisma, os estudos têm apontado, dia após dia, que em especial as crianças e adolescentes têm regredido nos aspectos da saúde física, emocional e psicomotor não atingindo níveis satisfatórios para a saúde. De acordo com o relatório  da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 81% das crianças e adolescentes em  idade escolar não conseguem atingir os níveis recomendados de atividade física: ≥60  minutos diários […].  

Esse déficit de movimento das crianças em idade escolar tem transparecido  negativamente em outros aspectos da vida, refletindo em uma geração  descoordenada, insegura e sedentária o que tem ampliado o número de várias  patologias relacionadas à falta de movimentos. Para LE BOULCH, 1984, a psicomotricidade deve ser praticada desde a mais tenra idade, conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já  estruturadas.  

Diante dessas constatações a despeito do progresso para longevidade e bem estar, faz-se necessário tomar uma série de mudanças de hábitos no presente para  que se tenha um futuro promissor. Vale ressaltar, que o sucesso de uma geração não se  mede pelos aparatos extrínsecos adquiridos com os recursos financeiros, mas consiste nas descobertas psicomotoras, cognitivas e físicas que serão exigidos para se ter uma vida plena.  

Referências:  

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/03/pesquisa-da-unb-mostra-que-30- milhoes-de-empregos-serao-substituidos-por-robos-ate-2026.ghtml 

https://www.terra.com.br/noticias/dino/especialista-explica-a-preguica-no-cerebro-e mostra-como-e-possivel-eliminala,472ce1543f2c8d29e7e2f458555c7a05gs65sveb.html. Acessado em: 14/06/2021 

Organization WH. Global recommendations on physical activity for health 5-17 years old 2018.  Available from: http://www.saude.br/index.php/ articles/84-atividade-fisica/229- recomendacoes-daoms-dos-niveis-de-atividade-fisica-para-todas-as-faixasetarias. 

LE BOULCH, Jean. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre:  Artes Médicas, 1984.