REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202409230828
Cláudio André Neves1
Nícolas Alessandro de Souza Belete2
RESUMO
Este estudo aborda a aplicação da Metodologia de Apoio à Decisão Multicritério (MCDA) para a gestão da dragagem na Hidrovia do Rio Madeira, enfatizando a sustentabilidade financeira e operacional. O objetivo é desenvolver um modelo integrado que priorize os investimentos em dragagem de forma eficiente e promova a gestão sustentável dos recursos hídricos. O trabalho destaca a necessidade de uma tomada de decisão informada e equilibrada, considerando diversos critérios e interesses de múltiplos stakeholders. Propõe-se um protocolo abrangente para guiar as decisões estratégicas na gestão da hidrovia, assegurando eficiência operacional e sustentabilidade alinhada com os objetivos de longo prazo da região.
Palavras-Chave: Gestão de Hidrovias, Multicritérios em Hidrovias, Tomada de Decisão Multicritério, Análise Multicritério.
ABSTRACT
This meticulous and detailed study articulates the integration of the Multicriteria Decision Support Methodology (MCDA) with a rigorous analysis focused on financial and operational sustainability, which is fundamental in the management of dredging the Madeira River waterway. The project aims to develop an integrated model that not only prioritizes dredging investments efficiently but also promotes responsible and sustainable management of water resources. This work underscores the critical importance of informed and balanced decision making, incorporating a variety of criteria and considering the interests of multiple stakeholders. With this, the study proposes to establish a comprehensive and robust protocol, aimed at guiding strategic decisions in the management of the waterway. This protocol aims to ensure that each decision made is not only operationally efficient but also sustainable and aligned with the long-term objectives for the sustainable development of the region.
Keywords: Hidroway Management, Hidroway Multicriteria, Multicriteria decision making, Multicriteria analysis
INTRODUÇÃO
Este projeto propõe a implementação da Metodologia de Análise de Decisão Multicritério (MCDA) para otimizar os investimentos em dragagem na Hidrovia do Rio Madeira, uma via crucial para o transporte de cargas e o crescimento econômico da região. A hidrovia enfrenta desafios significativos de navegabilidade, principalmente devido à necessidade contínua de dragagem. A pesquisa visa identificar, avaliar e priorizar áreas críticas para intervenção, equilibrando fatores econômicos, ambientais, técnicos e sociais.
O estudo se concentra na identificação dos fatores-chave para o gerenciamento eficiente da Hidrovia do Rio Madeira, visando melhorar a alocação de recursos para dragagem, manutenção e monitoramento. A importância do transporte fluvial na região é amplificada pela crescente atividade econômica no norte do Brasil. Desafios adicionais surgem com as secas extremas, que impõem restrições significativas à segurança da navegação.
Em resposta a esses desafios, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem implementado programas de dragagem e monitoramento. Este estudo incorporará dados dessas iniciativas para uma análise mais abrangente. O objetivo é realizar uma avaliação meticulosa dos processos vigentes e estabelecer parâmetros claros para uma análise de decisão multicritério, utilizando dados existentes para aprimorar a tomada de decisões.
Este projeto alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que tange à inovação em infraestrutura e à sustentabilidade de comunidades (ONU, 2015). A pesquisa representa um passo significativo na direção de uma gestão de recursos hídricos mais consciente e responsável, essencial para o desenvolvimento sustentável da região.
MATERIAIS E MÉTODOS
A metodologia envolve uma coleta detalhada de dados, utilizando fontes como relatórios governamentais, estudos ambientais, dados econômicos e contribuições de especialistas. A importância de cada fonte de dados é discutida, assim como a integração dessas informações na análise. O processo de seleção e ponderação dos critérios na MCDA é explicado, incluindo aspectos técnicos, ambientais, econômicos e sociais. A aplicação da MCDA é descrita em detalhes, especificando o software ou as ferramentas analíticas utilizadas e como os dados serão processados e analisados. Além disso, o processo de análise de sensibilidade para validar os resultados é detalhado, explicando como diferentes cenários serão testados e avaliados.
Esta seção examina estudos anteriores sobre o papel das hidrovias no contexto global, com uma comparação detalhada com a situação brasileira, ressaltando particularidades e desafios únicos. Uma análise aprofundada da literatura existente sobre dragagem é realizada, abordando técnicas, impactos ambientais e desafios logísticos. Além disso, a aplicação da MCDA em diferentes contextos de gestão de recursos hídricos é explorada, identificando lições aprendidas e práticas recomendadas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados esperados incluem a priorização das áreas para investimento em dragagem, ilustrados com mapas e esquemas, e a descrição do modelo de decisão desenvolvido, explicando como ele pode ser adaptado e utilizado em outros contextos de gestão de hidrovias. As implicações dos resultados para políticas públicas e decisões de investimento são discutidas, propondo caminhos para a implementação efetiva das recomendações.
Na pesquisa bibliográfica será avaliado o impacto potencial dos resultados na eficiência da hidrovia e no desenvolvimento regional. Aspectos como redução de custos, segurança na navegação e impactos ambientais são considerados. As limitações do estudo são discutidas, abordando potenciais vieses e áreas para futuras pesquisas.
CONCLUSÃO
Este estudo avança na gestão da Hidrovia do Rio Madeira, integrando a Metodologia de Análise de Decisão Multicritério (MCDA) para equilibrar aspectos econômicos, ambientais, técnicos e sociais na dragagem. Utilizando dados do DNIT, o projeto promove uma tomada de decisão informada e transparente, contribuindo para uma gestão sustentável da hidrovia. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, este trabalho não só aborda desafios locais, mas também serve como modelo para outras hidrovias, destacando a importância de uma abordagem integrada e colaborativa na gestão de recursos hídricos.
AGRADECIMENTOS
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001, agradeço também ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, Projeto CAPES/ANA AUXPE Nº. 2717/2015, pelo apoio técnico científico aportado até o momento.
REFERÊNCIAS
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ONU (2015). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Organização das Nações Unidas.
1Cláudio André Neves. Mestrando em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO. Segurança hídrica e usos múltiplos da água. Ji-Paraná, Rondônia, Brasil. E-mail: claudioandreneves@gmail.com.
2Dr. Nícolas Alessandro de Souza Belete. Docente do Mestrado em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO. E-mail: nicolas.belete@unir.br.