ILLUSTRATED MANUAL OF ENDODONTIC INSTRUMENTS FOR DENTAL STUDENTS
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202411270852
Hérica Kamile Da Silva Luz1
Mayara Vieira Da Silva1
Silmara Lúcia Gama Da Silva1
Marcella de Almeida Canto2
Resumo
Introdução: O ensino da endodontia objetiva fornecer conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a execução de um tratamento endodôntico adequado. Todavia, por se tratar de uma unidade curricular densa, envolvendo procedimentos meticulosos, muitos acadêmicos podem apresentar dificuldades, visto que o tratamento possui várias etapas clínicas, equipamentos, substâncias químicas e instrumentais adequados para o desenvolvimento de cada sessão. Objetivo: O objetivo do estudo foi a criação de um manual ilustrado de instrumentos endodônticos, que visa trazer uma linguagem simplificada e acessível para consultas rápidas que auxiliem os acadêmicos durante seus estudos e planejamento da terapia endodôntica. Materiaisemétodos: Foi feito um levantamento da literatura nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e Pubmed, utilizando como critérios de inclusão artigos publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol, no período de 2010 a 2024. Os critérios de exclusão foram artigos cujo acesso não era possível, disponibilizados de maneira incompleta, textos que não abordavam ou abordavam de maneira superficialmente o tema do presente trabalho. Além disso, foi feita a catalogação de materiais utilizados na prática da endodôntica, através de listas de instrumentais da disciplina, bem como a categorização desses materiais, de acordo com suas funcionalidades e aplicações. Resultados: Diante da literatura selecionada, realizou-se o registro de cada material para a construção do manual ilustrado. Foram categorizados, contabilizando um total de 74 materiais registrados, divididos em material estéril, não estéril e de consumo. A obtenção dos registros foi realizada por meio de fotografias em celular e editadas com auxílio das plataformas Canva e do software Power Point, que permitiram a realização do processo criativo do manual. Conclusão: O presente trabalho realizou a confecção de um material didático pelo qual busca-se inserir facilitação da aprendizagem teórico-prática , assim como ajudar no nível de autoconfiança dos estudantes de odontologia.
Palavras-chave: Endodontia. Estudantes de Odontologia. Tratamento do Canal Radicular. Odontologia. Cirurgião-Dentista.
Abstract
Introduction: The teaching of endodontics aims to provide knowledge and the development of the necessary skills and competencies for performing proper endodontic treatment. However, because it is a dense curriculum unit involving meticulous procedures, many students may face difficulties, as the treatment consists of several clinical stages, equipment, chemical substances, and instruments essential for the development of each session. Objective: The objective of this study was to create an illustrated manual of endodontic instruments, designed to provide a simplified and accessible language for quick consultations, assisting students during their studies and the planning of endodontic therapy. Materials and Methods: A literature review was conducted in databases such as Google Scholar, Scielo, and PubMed, with inclusion criteria being articles published in Portuguese, English, or Spanish between 2010 and 2024. Exclusion criteria included articles that were not accessible, incomplete, or those that did not address or only superficially addressed the theme of this work. Additionally, a catalog of materials used in endodontic practice was compiled through lists of instruments used in the discipline, categorizing these materials according to their functionality and applications. Results: Based on the selected literature, each material was recorded for the creation of the illustrated manual. A total of 74 materials were cataloged, divided into sterile, non-sterile, and consumable categories. The records were made using cell phone photographs, which were then edited using Canva and PowerPoint platforms, facilitating the creative process of the manual. Conclusion: This work produced an educational material aimed at enhancing theoretical and practical learning and helping to boost the confidence of dental students.
Keywords: Endodontics. Dental Students. Root Canal Treatment. Dentistry. Dentist.
1. INTRODUÇÃO
A Endodontia é umas das especialidades mais complexas da odontologia e uma das mais importantes, uma vez que seu conhecimento, ainda que não seja uma especialidade de interesse, é fundamental para o atendimento de emergências odontológicas, por exemplo. Segundo Lopes e Siqueira (2015), a endodontia envolve o conhecimento da etiologia, diagnóstico e tratamento de alterações pulpares e periapicais dos dentes. Dessa forma, é crucial e de extrema importância que cirurgiões-dentistas tenham conhecimento teórico e prático acerca de seu planejamento e execução, a fim de garantir melhores atendimentos a seus pacientes.
Na graduação em Odontologia, o ensino da Endodontia objetiva fornecer conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a execução de um tratamento endodôntico adequado (GROCK, 2016). As atividades práticas são inicialmente realizadas em laboratórios pré-clínicos, nos quais os acadêmicos usam manequins para simular o atendimento em pacientes, com dentes humanos extraídos ou artificiais, com intuito de adquirir maior habilidade manual e aptidão técnica e, posteriormente a essa fase, os discentes iniciam seus atendimentos em pacientes na clínica-escola (VIEIRA, 2022). Todavia, por se tratar de uma unidade curricular densa, que envolve procedimentos meticulosos, muitos acadêmicos podem apresentar extrema dificuldade, visto que o tratamento endodôntico possui várias etapas clínicas, equipamentos, substâncias químicas e instrumentais adequados para o desenvolvimento de cada sessão, e requer avançado conhecimento biológico e anatômico dos dentes (MURRAY & CHANDLER, 2014) e dos materiais e instrumentais envolvidos, além da execução correta de cada uma dessas etapas, o que está intimamente relacionado ao sucesso da terapia endodôntica (LOPES & SIQUEIRA, 2015). O tratamento endodôntico é constituído em três etapas operatórias básicas que são:
- A abertura coronária: cavidade que é feita na porção da coroa do dente para se ter acesso a cavidade pulpar e condutos radiculares;
- O preparo químico-mecânico: feito por meio de instrumentos endodônticos, substâncias e/ou soluções químicas auxiliares por meio de irrigação e aspiração;
- Obturação do sistema de canais radiculares: consiste no preenchimento dos espaços vazios que antes eram ocupados pela polpa dental.
Apesar de as grades curriculares do curso de graduação em Odontologia apresentarem uma etapa de preparação pré-clínica da disciplina de endodontia, as aulas em laboratório apresentam algumas diferenças da realidade da prática clínica. Dessa forma, é necessária intensa dedicação aos estudos por parte dos acadêmicos de Odontologia, que deverão ter domínio sobre diagnóstico, anatomia dos canais radiculares, planejamento, materiais e instrumentais essenciais, entre outros, e a pouca experiência com casos clínicos e a ansiedade diante de um tipo de tratamento que precisa ser meticuloso, podem gerar nos discentes diversos tipos de inseguranças para realizar este atendimento (TAVARES, 2023). O planejamento detalhado e conhecimento prévio das etapas de tratamento de forma que inclua todos os instrumentos, substâncias e materiais pode auxiliar o aluno a desempenhar seu papel com menor possibilidade de intercorrências.
Estes aspectos, portanto, justificam a necessidade da confecção de um material didático complementar para os discentes que irão cursar a disciplina de Endodontia acerca dos instrumentais e equipamentos utilizados nesta especialidade da Odontologia, pois apesar de existirem diversos livros sobre a disciplina, o manual proposto por este trabalho visa trazer uma linguagem simplificada, acessível e direta, para consultas rápidas que auxiliem os acadêmicos durante seus estudos e planejamento da terapia endodôntica, tanto para os alunos iniciantes quanto para os que já passaram pela disciplina pré-clínica e precisam relembrar o conteúdo estudado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 TRATAMENTO ENDODÔNTICO
Para que o tratamento endodôntico tenha sucesso, é fundamental que sejam seguidos princípios biológicos, científicos e mecânicos, junto ao conhecimento da anatomia interna do dente. O insucesso endodôntico é, na maioria das vezes, resultante de falhas técnicas, as quais dificultam a conclusão adequada dos procedimentos voltados para o controle e a prevenção da infecção endodôntica. Para diminuir as chances de um insucesso do tratamento endodôntico, deve-se seguir e atentar-se para todas as etapas deste (ALVES, 2020).
Se o tratamento endodôntico não for realizado de forma correta no que diz respeito ao uso de instrumentais e substâncias químicas, não é possível controlar a infeção bacteriana que ocorre no sistema de canais radiculares e que, em alguns casos, pode causar infecção dos tecidos periapicais e complicações ao paciente (MELO, 2021).
Após um diagnóstico adequado, a fase mais importante do tratamento endodôntico é a preparação dos sistemas de canais radiculares (SCR). A instrumentação biomecânica correta do canal radicular é o principal método de eliminação de restos pulpares, microorganismos e seus subprodutos. A porção radicular deve ser devidamente modelada e limpa para ser adequadamente obturada, reduzindo suficientemente a quantidade de detritos do SCR para que se obtenha maiores taxas de sucesso (DIAS, et al. 2023). O preparo químico mecânico na Endodontia é realizado através de instrumentação com limas apropriadas para este fim, associadas a irrigação copiosa com o uso de substâncias químicas auxiliares, visando a sanificação do sistema. Logo, na busca da otimização desta etapa, vem surgindo novas técnicas e instrumentais que auxiliam o profissional neste sentido (DORNELLES, et al. 2021).
Finalizado o preparo químico-mecânico, a obturação deve ser realizada. Segundo Penha (2018), a esta etapa consiste no preenchimento do canal radicular por um material biocompatível, que deve ser limitado ao canal radicular de maneira uniforme, sem extensão para tecidos periapicais ou outras estruturas vizinhas. De acordo com Akbar (2015), em um estudo radiográfico realizado com 100 pacientes que tiveram insucesso no tratamento endodôntico, a principal causa encontrada para este insucesso foi relacionada à qualidade da obturação, onde 46,9% apresentaram obturações insuficientes (>2 mm aquém do ápice), 28,5% possuíam obturações ruins e 13% apresentaram sobreobturação. Dessa forma, é evidente a importância desta etapa para um tratamento duradouro e com menor risco de falhas.
Cada um destes procedimentos requer conhecimento específico, habilidades desenvolvidas e segurança em relação à escolha dos instrumentos, materiais e substâncias químicas de acordo com cada tipo de diagnóstico e tratamento específico.
2.3 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A PRÁTICA DA ENDODONTIA NA GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA
No Brasil, as instituições de ensino constroem seus projetos pedagógicos seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), estabelecidas pelo Ministério da Educação, para estruturar os cursos de Odontologia (BRASIL, 2021). Geralmente, esses modelos de ensino visam uma formação profissional generalista, que pode comprometida se os alunos não tiverem compreensão adequada da disciplina (SPONCHIADO JR et al., 2023).
De acordo com Tavares (2023) em um levantamento realizado com acadêmicos de odontologia de faculdade pública e privada que avaliou o nível de confiança em relação aos tratamentos endodônticos, 21,7% dos participantes afirmaram se sentirem muito pouco ou pouco confiantes para realizarem o procedimento, 44,3% se mostraram neutros e apenas 33,9% dos participantes afirmaram se sentirem confiantes ou muito confiantes para realização de terapias endodônticos. Além disso, quando se trata de tratamento endodôntico em molares, esses números se mostram mais alarmantes onde, aproximadamente, 50% afirmaram se sentirem muito pouco ou pouco confiantes nas etapas de execução do tratamento endodôntico, chegando a 61,8% quando perguntado sobre a etapa de obturação e apenas 19,1% se mostraram confiantes ou muito confiantes.
Segundo levantamento realizado por Vieira (2022), dos estudantes que estavam no primeiro semestre de clínica endodôntica, mais de 50% apresentaram dificuldades no isolamento absoluto, na escolha da medicação intracanal e na realização de radiografias aplicadas à endodontia. Em contrapartida, quando comparados com estudantes dos últimos semestres da graduação, esses números tendem a diminuir significativamente, ficando abaixo de 10%. Todavia, foi expressivo o quantitativo de estudantes que apresentaram dificuldades na etapa de obturação dos canais, ficando em torno de 42% de todos os alunos em atividade clínica. Por fim, 38,3% afirmaram que seu maior grau de dificuldade estava no preparo químico mecânico e 26,7% gostariam de uma abordagem do conteúdo teórico proporcional ao grau de complexidade dos tratamentos (TAVARES, 2023).
3. METODOLOGIA
Foi realizado levantamento da literatura nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol, no período de 2010 a 2024. Os critérios de exclusão foram artigos cujo acesso não foi possível, disponibilizados de forma incompleta, textos que não abordavam ou que abordavam superficialmente o tema do presente trabalho. As palavras-chave pesquisadas foram: Estudantes de Odontologia; Tratamento do Canal Radicular; Odontologia; Cirurgião Dentista.
Foram encontrados 904 artigos, dos quais 858 foram descartados pelo critério de exclusão, 46 foram avaliados e após análise, 11 artigos foram selecionados por serem mais relevantes para o trabalho. Com a análise da literatura, evidenciou-se que um material complementar de linguagem simples, direta e acesso prático, poderia auxiliar os acadêmicos no processo de aprendizagem da endodontia. Dessa forma, iniciou-se a criação de um Manual Ilustrado de Instrumentos Endodônticos para Acadêmicos de Odontologia, por meio de um projeto de Iniciação Científica no âmbito do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), submetido no Edital Nº 20/2023. O projeto foi aprovado para que fosse desenvolvido no decorrer do ano de 2024.
Os dados que compõem as informações contidas no manual foram retirados de roteiros de atividades práticas das disciplinas de Endodontia pré-clínica e Endodontia clínica do UNIFAMAZ, bulas de substâncias químicas auxiliares e descrições de fabricantes de instrumentos endodônticos.
Para o desenvolvimento deste produto educacional, foram seguidas as etapas descritas abaixo:
- Catalogar os materiais e instrumentos utilizados na prática da Endodontia pré-clínica e clínica.
- Categorizar os materiais e instrumentos utilizados na prática da Endodontia pré-clínica e clínica, de acordo com suas funcionalidades e aplicações.
- Realizar uma breve descrição das funcionalidades e aplicações de cada um dos materiais e instrumentais utilizados na prática das unidades curriculares.
- Realizar o registro fotográfico de cada instrumental e material utilizado na prática da Endodontia.
- Construir um manual ilustrado de materiais e instrumentais utilizados na prática da Endodontia.
Este trabalho não possui nenhum viés ético pois o registro dos materiais e instrumentais foi realizado sem exposição de dados sensíveis pela própria equipe de pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a análise da literatura selecionada e aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, foi feita a catalogação de materiais utilizados na prática de endodontia clínica, através listas de instrumentais da disciplina, bem como a categorização desses materiais, de acordo com suas funcionalidades e aplicações. Sendo assim, foi feito o registro de cada material para a construção do manual ilustrado, visando contribuir na formação acadêmica dos discentes de odontologia menos experientes. Os materiais foram categorizados, contabilizando um total de 74 materiais registrados, catalogados por funcionalidades, assim como por especificação, sendo divididos em material estéril, não estéril, descartável ou de consumo. A obtenção dos registros foi realizada por meio de fotografias realizadas com celular Iphone 14 pro e editados com o auxílio da plataforma Canva e do software Power Point, que permitiram a realização do processo criativo do manual. Finalizada a criação desse conteúdo didático, buscou-se registro na Câmara Brasileira do Livro (CBL) para obter o ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro), a fim de facilitar a catalogação e publicação.
4. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando as pesquisas bibliográficas notou-se que dentro da graduação, os discentes deparam-se com várias dificuldades e limitações, o que por vezes podem desestimulálos. Saber observar essa problemática é de grande necessidade para as instituições, os professores e os alunos. E foi devido a essa observação que se constatou a necessidade da criação de um material que se apresenta em uma linguagem acessível para acadêmicos, que pudessem auxiliá-los em uma disciplina que de acordo com as pesquisas bibliográficas, mostram um determinado grau de dificuldade. O presente trabalho realizou, portanto, a confecção de um material didático pelo qual busca-se inserir facilitação da aprendizagem teórico-prática , assim como ajudar no nível de autoconfiança dos estudantes de odontologia.
REFERÊNCIAS
ALVES, Carolina. O. Etiologia do insucesso do tratamento endodôntico–revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso em (Odontologia) Centro Universitário UNIFACVEST, Lages SC, 2020.
Brasil. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file
DIAS, Khezia, et al. Benefícios das Limas rotatórias no tratamento endodôntico: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, v. 12, n. 3, 2023.
DORNELLES, Ariele; SCHWINGEL, Rafael. Instrumentação Manual Com Limas De Níquel Titânio: Uma Revisão De Literatura. Anais Eletrônico XII EPCC. n. 4, p. outubro de 2021.
GROCK, Hélen. Experiências relacionadas à execução de tratamentos endodônticos de urgência e níveis de ansiedade, qualidade do sono e qualidade de vida em alunos de graduação em odontologia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2016
LOPES, Hélio; SIQUEIRA, José. Endodontia: Biologia e técnica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier editora, 2015.
MELO, Mariana. Comparação entre instrumentação mecanizada e instrumentação manual, Repositório da Universidade de Lisboa, Dissertação de Mestrado, 2021.
MURRAY, Colleen; CHANDLER, Nicholas. Ensino de endodontia na graduação na Nova Zelândia: experiência, percepções e níveis de autoconfiança dos alunos. Australian Endodontic Journal, v. 40. P. 116-122, 2014.
SPONCHIADO, Emílio, et al,. Modelos de ensino da Endodontia em cursos de graduação em Odontologia do Estado do Amazonas. Rev ABENO. V. 23. N 1. P. 1858, 2023.
TAVARES, Paloma. Avaliação do nível de segurança dos alunos de universidade pública e privada para realização de procedimentos endodônticos. SISTEMOTECA Sistema de Bibliotecas da UFCG. 2023.
VIEIRA, Ana Luiza. Percepção dos graduandos em odontologia da UNISUL sobre as dificuldades relacionadas ao tratamento endodôntico. Trabalho de Conclusão de Curso (Odontologia) Universidade Sul de Santa Catarina, 2022.
1Discente do Curso Superior de Odontologia do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia.
2Docente do Curso Superior de Odontologia do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. Mestre em Endodontia (São Leopoldo Mandic, Campinas – SP). e-mail: marcellacanto@famaz.edu.br